Edvaldo: do sonho ao pesadelo

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB) estava muito à vontade ontem, 17, quando concedeu entrevista ao radialista/deputado Gilmar Carvalho na rede Ilha. Edvaldo foi sabatinado e respondeu diversas perguntas dos ouvintes. Ouviu muitas cobranças, mas também mostrou as obras que já fez e as que estarão concluídas até o final deste ano.

Mas o ponto principal foi a eleição deste ano em Aracaju e o prefeito voltou a afirmar que sonha com um nome de consenso de todos os partidos que compõe o bloco governista para a disputa da eleição. Disse que não tem problema com qualquer partido, mas entende que o consenso é fundamental porque  com dois candidatos as arestas podem ser abertas e ficará difícil juntar tudo no 2º turno.

Questionado se tem problema com o deputado Rogério Carvalho, Edvaldo deixou claro que não tem nenhuma objeção em apoiá-lo para prefeito, mas hoje o nome de preferência dele é o do secretário de Finanças, Jefferson Passos, que é filiado ao PCdoB. “Mas não vamos impor candidatura alguma, vamos buscar o caminho da responsabilidade e da unidade”, afirmou, acrescentando que um candidato único evitaria a precipitação do debate para 2014.

Se o grupo tiver dois candidatos a prefeito, Edvaldo disse que escolherá aquele que ele e seu partido acharem melhor para Aracaju. Questionado se poderá apoiar um candidato que não seja do PT, no caso de dois candidatos, Edvaldo disse que isso poderá acontecer. “Farei todos os esforços para que todo o grupo apóie um candidato único” avisou.

O sonho de Edvaldo é o mesmo de Déda e de outras lideranças do grupo governista. Só que o sonho de cada um tem um palanque igual, com as mesmas pessoas, mas com o protagonista diferente no papel de candidato.

E neste caso o sonho de cada um vai virar o pesadelo eleitoral deste ano. E Edvaldo, como prefeito terá que fazer uma opção eleitoral que desagradará uma ou mais liderança. E para tomar essa decisão, perderá muitas noites porque não estará em jogo apenas a vitória em 2012, mas também seu futuro político. E o candidato que escolher poderá levá-lo do sonho ao pesadelo ou vice-versa. Somente as urnas dirão se escolheu o caminho certo.

Clarice Lispector escreveu sobre sonhos: “Ainda bem que sempre existe outro dia. E outros sonhos. E outros risos. E outras pessoas. E outras coisas..”

E o blog pede licença para modificar o texto da grande  escritora: “Ainda bem que sempre existe outro palanque. E outros sonhos. E outros candidatos. E outras eleições. E outras campanhas…”

Edvaldo e Zeca
Ontem, 17, á tarde o prefeito Edvaldo Nogueira recebeu a visita do  secretário Estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Zeca da Silva. Além da situação do Distrito Industrial de Aracaju os dois conversaram sobre as eleições em Aracaju, já que Zeca é pré-candidato pelo PSC.

Consenso
Edvaldo Nogueira disse que até o mês de junho, o bloco deve entrar em consenso e definir um candidato único, fortalecendo a candidatura do nome escolhido, evitando ainda a antecipação das eleições de 2014. Ele voltou a defender o compromisso com a continuidade da atual gestão de forma melhorada, capacidade e liderança.

PSC
Zeca da Silva disse que gostou da conversa com o prefeito principalmente porque Edvaldo Nogueira deixou claro que pode apoiar qualquer candidato da base aliada, independente de partido. “Ouvir dele que o PSC não serve apenas para apoiar, mas também serve para ser apoiado”, registrou.

Obras na Atalaia Nova
O governador Marcelo Déda visita hoje, 18, pela manhã ao lado do secretário de Infraestrutura, Valmor Barbosa a obra da orla da Atalaia Nova (Barra dos Coqueiros).

Rádio comunitária
Depois da visita Déda concederá uma entrevista ao programa Hora da Verdade comandado pelo multmídia Montalvão, numa rádio comunitária. O governador mostra que sabe da importância deste tipo de comunicação. Só um detalhe: o prefeito Gilson dos Anjos foi convidado várias vezes, mas nunca apareceu.

Placa fria é crime. Só descobriram agora
Quem acompanha este espaço há algum tempo sabe que por várias vezes o blog cobrou que a SSP regularizasse a situação do emplacamento correto das viaturas. A critica do blog foi porque as lideranças do movimento da PM “só despertaram”, por coincidência agora para o problema.  Sé é crime, porque não deixaram de usar antes?

Prevaricação I
Ou seja, quem prevaricou não foi só o Governo do Estado, mas também os policiais que aceitaram. Aliás, e alguns policiais (a minoria, ainda bem) usavam as viaturas para resolver seus problemas particulares. Quantas vezes este espaço postou denúncias de veículos transportando estudantes?

Prevaricação II
E se quiser ir mais longe a prevaricação atinge também a SMTT e a própria Companhia de Trânsito ligada a SSP, já que os dois órgãos nunca pararam um veículo destes em blitz alguma. Já pensou se um agente de trânsito notifica um carro dirigido por um PM ou PC? Sairia faísca.

CNH
Depois que passar a atual fase é bom que a SSP só deixe dirigir os veículos os policiais com CNH e realmente habilitados. Por falar nisso as motos da PM estão todas regularizadas? E as antigas, adquiridas nos governos Albano e João Alves alguém sabe onde estão. Deixa prá lá…

Proibições de férias só valem para os praças?
Recentemente o comando da corporação publicou em Boletim Interno os meses para que fossem elaborados os planos de férias dos policiais militares. Dos 12 meses do ano foram proibidos os meses de janeiro, junho e dezembro, por causas das festas natalinas, compras de fim de ano, verão, Pré-caju e sã João.

Informações
O primeiro ato do governador Marcelo Déda ao reassumir o comando do poder executivo, ontem, 17,, foi reunir-se com a cúpula dirigente da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) para discutir a segurança do Pré-Caju. O evento ocorrerá entre os dias 19 e 22 deste mês e reunirá uma média de 300 mil pessoas por dia, conforme dados de seus organizadores.

Garantia de segurança
“Mesmo no período em que estive afastado do governo, acompanhei o desenrolar dos fatos, tomei conhecimento das reivindicações dos policiais e convoquei a reunião de hoje para que pudéssemos ter um quadro efetivo desse movimento, de modo a garantir a segurança dos sergipanos e dos turistas durante os festejos do Pré-Caju e tenho confiança que os militares sergipanos cumprirão com o seu dever perante a sociedade sergipana, mostrando dedicação e responsabilidade”, disse o governador.

Comandos de férias
E assim que reassumiu o cargo o governador Marcelo Déda quis saber de todas as ações e descobriu que em pleno janeiro, com o Estado cheio de turistas e Pré-Caju tem três comandos importantes da PM de férias. Arrepare, Osmário!

Receita municípios
A queda do repasse do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, no início do ano, foi tema de uma entrevista do prefeito de Umbaúba, professor Anderson ontem, 17, no telejornal Cidades Notícias, da TV Cidade.

IPI e incentivos
Anderson disse que uma das causas foi a isenção do IPI de vários produtos pelo Governo Federal  e descontou de uma só vez alguns incentivos dados as industrias e o comércio. “Foi uma média de 17%, de acordo com a população e a região do país”, disse afirmando que em seu município a queda chegou a pouco mais de 25%. “Não conseguimos quitar a folha de pagamento ainda”, disse.

Sem planejamento
O prefeito explicou que teve suspender os investimentos que seriam iniciados este ano. “O problema é que não existe, por parte dos governos, um planejamento sobre as nossas receitas recebidas”, disse afirmando que o município faz uma comparação com o ano anterior. “Sem planejamento, por conta de uma receita não definida prejudica principalmente os municípios pequenos”, disse.

Salário mínimo e piso do magistério
Segundo Anderson a própria Receita Federal tinha informado que a receita deste primeiro mês seria robusta, mas o Governo Federal resolveu descontar de uma vez vários incentivos. “Nós temos agora de reajustar o salário mínimo, que vem crescendo. Há três anos era R$ 415,00 e agora R$ 622,00 e os repasses não vêm acompanhando este acréscimo”, disse, dando como outro exemplo o reajuste do piso salarial do magistério. “E o pior é que a realidade atual força a vários prefeitos demitirem num momento delicado”, registrou.

Missa de 30º Dia, hoje, 18  – João Victor Vasconcelos Gois
Será realizada hoje, 18, às 19h, na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus no Grageru a Missa de 30º Dia do estudante João Victor Vasconcelos Gois, filho do casal de amigos Hamilton Gois e Sheila Vasconcelos.

Mensagem
A mensagem da família: “São inúmeras as partilhas de apoio, de novos propósitos espirituais, de até um novo sentido para a vida. É com o objetivo de nos reencontrarmos um pouco mais e saborearmos do sutil, porém profundo, perfume de Paraíso que permanece em nós que desejamos convidar a todos para a missa de 1 mês de partida de nosso João Victor Vasconcelos Gois para o Paraíso”.

Energisa está poluindo o rio Poxim I
Do site senoticias: Um dos principais afluentes da margem direita da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe, o rio Poxim,

responsável por cerca de 30% do fornecimento de água da capital – na altura do bairro Rosa Elze, na Grande Aracaju, está sendo prejudicado com a instalação de uma rede de energia. Os moradores reclamam que a Energisa está aterrando uma área de preservação permanente, do rio Poxim, no bairro Rosa Elze em São Cristóvão. Os moradores estão questionando na Justiça a implantação dessa rede de alta tensão.

Energisa está poluindo o rio Poxim II
A Energisa está instalando uma rede de alta tensão com postes de 22 metros de altura na rua José Edilson de Andrade, bairro Rosa Elze em São Cristóvão. Esses postes são uma linha de transmissão de energia que vai pasar por dentro do rio Poxim e abastecerá a subestação que está sendo construída na Avenida Tancredo Neves.Para instalar essa rede de energia que passa pelo rio, a Energisa está aterrando o rio com cascalhos, entulhos e lixo doméstico para facilitar a instalação de postes dentro do rio Poxim. A foto ao lado diz tudo. Mais fotos no site:www.senoticias.com.br

Justiça tem novo secretário
Desde a última segunda-feira, 16, o adjunto da Secretaria de Justiça, Filadélfio Alexandre Silva, assumiu a titularidade com a licença do secretário Benedito Figueiredo.  "A vida pública só se faz com a renovação. Essa transferência momentânea de cargo simboliza isso. A secretaria está caminhando e hoje nós temos um dos mais eficientes sistemas prisionais do país, graças à atuação dos agentes e dos diretores prisionais", enfatizou Benedito Figueiredo.

Interinidade
Na ocasião Jackson Barreto, que estava como governador em exercício,  destacou a gestão de Benedito à frente da Sejuc. "Esse é um gesto simples, mas de grande conteúdo, porque o governador Marcelo Déda confia em Filadélfio Alexandre e na competência do nosso secretário de Justiça. Benedito é um homem sério, honrado, comprometido e que todo o estado de Sergipe conhece sua trajetória. Desejo uma interinidade tranquila a Filadélfio", disse ele.

Retorno
O prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, retornará às atividades nesta quarta-feira, 18. A solenidade de transmissão do cargo será às 7h, no Centro Administrativo da Prefeitura, na sede do município, onde ele receberá o cargo do vice-prefeito Job de Carvalho.

Taxistas e aterro
Na oportunidade, o prefeito Fábio Henrique concederá entrevista coletiva sobre os táxis lotação de Nossa Senhora do Socorro e sobre a possível ida do aterro sanitário para o povoado Tabocas.

Aseopp
Na manhã da última quinta-feira, 12, o Secretário Estadual do Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Antonio Sérgio Ferrari Vargas, recebeu de forma solícita a diretoria da Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas (Aseopp) junto com alguns convidados para tratar de assuntos relacionados ao setor da construção civil. A reunião foi realizada após um pedido feito pelos representantes da Aseopp, e o secretário recebeu-os prontamente.

Programa Minha Casa, Minha Vida II
Antonio Ferrari iniciou a reunião com uma novidade positiva. Ele disse que a Sedurb está desenvolvendo um estudo para viabilizar o Programa Minha Casa, Minha Vida II, para a faixa da população que recebe de zero até 03 salários mínimos. Com isso, pessoas com baixo poder aquisitivo terão a oportunidade de possuir a casa própria. Ferrari já agendou com a Caixa Econômica Federal uma reunião para tratar deste assunto.

Preocupações
O presidente da Aseopp, Luciano Barreto, falou sobre as preocupações em relação a alguns acontecimentos do setor da construção civil. Segundo ele, algumas empresas que sempre trabalharam para o governo de forma séria e comprometida, estão fechando as portas, falindo e algumas procurando iniciar atividades no setor imobiliário, dando lugar a empresas novas, algumas aventureiras.

Maior rigor nas licitações
Já o vice-presidente de obras públicas da associação, Francisco Otoniel, solicitou ao secretário maior rigor na participação das EPP’s em licitações, em relação ao cumprimento da lei. O Secretário informou que é difícil saber se uma empresa atende aos critérios de uma EPP, segundo lei estadual, sem que os órgãos contratantes mantenham comunicação entre si para informar se as empresas que tentam ser beneficiadas pela lei possuem compromissos assumidos (contratos efetivamente em andamento). Francisco sugeriu que fosse criada uma normativa que obrigasse todos os órgãos (estadual, municipal e federal), responsáveis por obras públicas, a declarar mensalmente ao TCE tais compromissos assumidos pelas empresas.

Verão Sergipe I
Uma estrutura de 15 mil metros quadrados abrigará sergipanos e turistas nos próximos dias 27 e 28 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro durante a quinta edição do Verão Sergipe. Toda a infraestrutura do evento está sendo pensada para receber com conforto e tranqüilidade a multidão que deverá invadir as praias de Atalaia Nova, na Barra dos Coqueiros, e Caueira, em Itaporanga D’Ajuda. Nesta terça-feira, dia 17, a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, e sua equipe, visitou o espaço onde será montada a estrutura do evento, na Barra dos Coqueiros. Na ocasião, a gestora da Cultura do Estado aproveitou para visitar a orla da Atalaia Nova que será inaugurada no próximo dia 27 durante o primeiro dia da festa.

Verão Sergipe II
A festa será comanda por atrações de peso. Na Atalaia Nova irão se apresentar: The Baggios, Paralamas do Sucesso e a cantora Margareth Menezes, no dia 27; e Reação, Chimarruts e Rita Lee, no dia 28. Já na Praia da Caueira, a festa ficará por conta da banda sergipana Cabedal, Biquíni Cavadão e Fundo de Quintal, no dia 3 de fevereiro e no dia 4 se apresentam: a Alapada, Rita Ribeiro e Frejat. O Verão Sergipe é uma realização do Governo do Estado sob coordenação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Espaço de Beleza Sisters I
Desde dezembro de 2009, Aracaju tem um moderno espaço de beleza: Sisters (www.sisters.vai.la). Sob o comando de

especialistas da área, sob a coordenação de Clotildes, da biomédica Geici e Liliana que tem especialização em micropigmentação, através de curso realizado em São Paulo. A empresa é genuinamente sergipana, com um alto conceito entre os clientes.

Espaço de Beleza Sisters II
O Espaço Sisters foi o primeiro a ter a nova tecnologia de depilação a laser, com critérios científicos e rigor profissional. Todos os produtos usados são de primeira linha com o intuito de promover o bem estar dos clientes, valorizando a beleza estética com profissionalismo e personalização. Além da micropigmentação, o espaço oferece serviços na face, mãos e pés, cabelos, depilação a lazer e diversos tipos de tratamentos. O Sisters fica na rua Risoleta R. Brito, 208-A, no bairro Farolândia (entrando na Avenida ao lado do restaurante Parmegiano). Marque sua visita pelo telefone 3243 – 4648. Veja a localização ao lado (é só clicar na imagem para ampliá-la).

Kit Verão
A Coordenadoria de Marketing da Cosil criou uma ação especial para a estação mais quente do ano. Quem visitar os stands de vendas da construtora concorrerá, semanalmente, a um kit verão com direito a sombreiro, para-sol, porta-óculos e lixeira sustentável para carro, bola de vôlei e viseira. Um ótimo incentivo para quem deseja realizar o sonho da casa própria ou realizar um bom investimento imobiliário.

Base de CEP dos Correios será vendida pela internet
Desde ontem, 17, o novo Diretório Nacional de Endereços (e-DNE) dos Correios pode ser adquirido pela internet, na loja virtual Correios Online. Antes, a aquisição era feita com assinatura de contrato e entrega física da Base de Dados em CD-ROM. Agora, o acesso aos dados é feito por meio de download do arquivo, assim que o pagamento é confirmado. A partir da compra, também é possível baixar as atualizações trimestrais durante um ano. A consulta à base de CEP de todo o Brasil para a postagem de correspondências continua sendo oferecida de forma gratuita pelos Correios, por meio de guias nas agências ou pelo Busca CEP, no site dos Correios (www.correios.com.br).

PELO TWITTER

www.twitter.com/marciorocha1  5h30, as notícias começam a chegar, as vidas começam a andar, as pessoas a se colocar pro cotidiano, e o pintinho piu.

www.twitter.com/dudufs  Pergunta do dia: Pq os PMs estão parando as viaturas? Resposta: Pq ainda não começaram as aulas.

www.twitter.com/italomarcos__  A minha alma está armada e apontada para a garrafa de café

www.twitter.com/kadydja  Quero fazer um agradecimento especial a quem me trancou na secretaria + uma vez. Como lidar? Pelo menos os espiritos me fazem cia. #sinais

www.twitter.com/mc_jornalista  Não sei porque esse escândalo envolvendo o BBB. Todos não sabem que ali e' casa de saliência? Ou alguém achou que seria tratada como freira?

www.twitter.com/George_wos  Um dos argumentos pra expulsar o tal Daniel foi de q ele infringiu o regulamento do #BBB. Mas quais são as regras? E baixaria tem regra???

www.twitter.com/JC_X   Vem cá a mulher fala que não houve sexo, não prestou queixa e a policia quer seguir na investigação ?? BRASILLLLLL.

DO LEITOR

Relato de um parente (devidamente identificado) de um paciente internado no Hospital de Urgência João Alves a espera de uma cirurgia:
“Li ontem, 16, uma matéria na página da infonet sobre a sala de recuperação do HUSE, que permanece superlotada. Observei também alguns comentários sobre o atendimento que o HUSE oferece aos pacientes que lá se encontram e vi que um deles se refere a um paciente que está hospitalizado há 15 dias. Resolvi então descrever o que está acontecendo com o mesmo. Trata-se de uma pessoa da minha família que sofreu um acidente de trabalho no dia 04 de janeiro, tendo fraturas no calcanhar e no joelho, sendo está é gravíssima. O SAMU foi acionado e o recolheu no local do acidente, levando-o até o HUSE onde ele foi recebido. A partir daí começa o nosso tormento.
Primeiro fizeram uma ficha de acolhimento e ficou aguardando para fazer os raios x. Esperou muito e ninguém do hospital se prontificou para levá-lo até a sala onde faria as radiografias. Perguntamos por que estavam demorando tanto e a resposta foi que não tinha maqueiro para conduzi-lo até a sala. Então nós mesmos o levamos.
Quando chegamos ao raio-X, a pessoa responsável pelo setor , disse que sem o maqueiro não faria o exame porque não tinha como colocá-lo na mesa.Perguntamos então se podíamos passá-lo para a mesa e a pessoa concordou, mas cruzou os braços e não quis nos auxiliar,apenas segurou a maca porque pedimos encarecidamente.
Após o raio-X, retornamos para a sala onde fomos atendidos e quando o médico chegou para olhar o exame disse que não havia prestado e que teria que ser feito novamente. Tivemos então que retornar para fazer outro. Enquanto isso, o paciente sentia dores horríveis. Passamos novamente por tudo que já havíamos feito. Desta vez o exame prestou, o médico diagnosticou as fraturas e disse que ele teria que ficar no hospital porque seria necessário fazer as cirurgias, mas que não sabia quando seria, pois precisava agendar. Questionamos então a gravidade da fratura e as dores que ele estava sentindo. A resposta foi que havia outros pacientes esperando também que tinha gente que já esperava há 20 dias. Mas, como eles dizem, ”não há nada demais nisso” não é mesmo.
Diante do que nos foi dito, ficamos esperando uma solução para o caso. O paciente não tinha enfermaria para ficar e continuou na maca em que chegou e foi colocado no final do corredor, onde já estavam outros pacientes.
No dia seguinte, o médico disse que não tinha previsão para a cirurgia e que também não tinha material no centro cirúrgico. Portanto, daria alta ao paciente e quando tivesse uma vaga e material avisaria. Sendo assim, ele veio para casa no dia 05 de janeiro.
Na segunda-feira, dia 08 ele retornou ao hospital com a promessa de realizar a cirurgia na terça, dia 09, logo pela manhã. Para nossa surpresa, os exames que foram realizados haviam sumido e os que seriam necessários para o pré-operatório não foram realizados, portanto o procedimento cirúrgico não podia ser realizado. Depois de tudo isso, nada mais foi realizado a não ser, promessas de transferência para o Hospital Cirurgia, quando houver uma vaga, material para a cirurgia e equipe médica a disposição para os procedimentos.
Diante de toda essa espera o quadro está se agravando. Ele não se movimenta devido às fraturas, já está tomando medicação para não ter trombose e as costas já estão ficando machucadas devido à posição permanente no leito.
Até quando vamos esperar, até não ter mais jeito? Vamos continuar ouvindo o Sr.Francisco Claro dizer que está tudo bem e que não faltam suprimentos, materiais e sei lá mais o que?
Depois que não tiver mais nada a fazer, que o paciente que continua lá sofrendo não puder mais andar, quem vai se responsabilizar? Onde está a qualidade de vida da nossa cidade?”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"Hoje, a geração – que uma corja de assassinos tentou calar com baionetas – faz ecoar seu grito de liberdade … Não há vida num governo de baionetas. E não há vida por uma razão: … A geração das baionetas morreu. E, com o seu sepultamento, abriram-se as portas para que a minha geração, a geração que lutou pela liberdade, pudesse voar."
– Epílogo  do discurso de posse de Clóvis Barbosa no TCE-SE, em 29 de maio de 2009, um dos mais belos já proferidos na história do órgão – apropriado para um momento em que vozes da ditadura, aqui em Sergipe, querem pisotear o governo da liberdade pela intimidação das baionetas.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais