Déda e a última oportunidade

Uma reflexão das mudanças do governo Marcelo Déda desde 2007 e ao final uma análise da questão política atual. Se Marcelo Déda resolver ser candidato a Senado a reforma do secretariado passa não apenas por uma nova postura administrativa, mas também política.

Começou em 2006 com 26 cargos no 1º escalão. João tinha 31 –  Quando assumiu o governo, em janeiro de 2007, Marcelo Déda tinha 26 nomes no secretariado do 1º escalão (inclui-se aí a Controladoria e a Defensoria Pública). Até dezembro de 2006, no governo João Alves Filho, o total era de 31 cargos no 1º escalão, incluindo-se as pastas da Juventude, Especial para Mulheres, Gestão Estratégica, Assuntos Parlamentares e o Gabinete Militar (até então com status de secretaria), que foram extintas no início do primeiro governo Déda.

Do 1º secretariado apenas seis continuam – Dos 26 nomes que assumiram em janeiro de 2007 no primeiro escalão de Déda apenas seis continuam. Com um detalhe apenas três nos mesmos cargos: Benedito Figueiredo (Justiça); Pedro Lopes (Escritório de Rep. Em Brasília) e Adinelson Alves (Controladoria). Outros três foram remanejados: Oliveira Junior, deixou a Casa Civil e foi para o Planejamento, Orçamento e Gestão (ex-Administração); Eloisa Galdino deixou a Secretaria de Comunicação Social e foi para a Cultura e Jorge Alberto que deixou a extinta Administração e foi para a Casa Civil.

1ª mudança: A primeira mudança no secretariado aconteceu em dezembro de 2008. Deixou a secretaria da Fazenda um dos principais auxiliares e amigos, Nilson Lima, por divergências políticas. Déda aproveitou e deslocou João Andrade do Banese, para a Fazenda. Mudou também os secretários da Infraestrutura, saindo Osvaldo Nascimento e entrando Valmor Barbosa; do Trabalho, saindo Renato Brandão e entrando José Sobral e Esporte e Lazer, saindo Leó Filho e entrando Mauricio Pimentel.

Em 2009, reduziu secretarias e enxugou a máquina – Em maio de 2009 em meio a crise econômica que afetava todo país, o governador anunciou uma redução de secretarias e enxugou a máquina. Acabou com a secretaria do Turismo, incorporando as suas atribuições a pasta do Desenvolvimento Econômico; extinguiu a pasta dos transportes e assuntos metropolitanos e também a Secretaria de Cidades. E Kércio Pinto sai da SSP e entra João Eloy.  Com as pastas foram extintos também vários cargos comissionados. Depois aconteceram outras mudanças, principalmente por conta da saída de secretários que seriam candidatos em 2010, como Rogério Carvalho, Ana Lúcia, Jorge Araújo e Bosco Costa.

No 2º governo, em 2011, reforma com 25 cargos no 1º escalão – Ao assumir o 2º governo, Déda fez uma nova reforma administrativa, mudando algumas pastas, como a administração e planejamento que foram extintas, surgindo a Planejamento, Orçamento e Gestão. Criou as secretarias dos Direitos Humanos e Cidadania e a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres. Criou algumas sub-secretarias e ampliou o leque para atender toda base aliada.

Agora está prestes a anunciar uma nova reforma administrativa. Não será apenas uma simples reforma. Além da questão financeira e da necessidade de enxugar a máquina, o governador necessita realizar uma reforma política para os próximos dois anos. Ele sabe que se desejar ser candidato ao Senado, terá que sair daqui há dois anos. O novo secretariado, além de contemplar a base aliada precisa, sobretudo, ter uma nova postura não só administrativa, mas política.

Dois anos parecem muito tempo, mas não é. São seis anos e quase quatro meses de Marcelo Déda governando Sergipe.

Base de todo o poder – A base de todo o poder, segundo Maquiavel, são boas leis e bons soldados e só pode haver boas leis onde há bons soldados. Atualizando o conceito de soldados, para aliados e equipe técnica, pode-se entender que um governante precisa de uma equipe coesa para  ajudá-lo no comando poder.

E outro ensinamento de Maquiavel: os príncipes que sustentam seu domínio apoiados em uma base mercenária nunca terão uma posição firme e segura. Com eles, a ruína só demora até o ataque inimigo, pois o salário que ganham não justifica que matem e morram pelo soberano.Um bom ensinamento para este momento onde o governador não só fará uma reforma administrativa, mas também está consolidando sua base na Assembleia Legislativa.

“É preferível  perder com as suas próprias forças a vencer com as alheias, porque está não seria uma autêntica vitória”. Mais uma de Maquiavel.

Subcomissão do Nordeste
Nesta segunda-feira, 19, a partir das 8h30, o governador Marcelo Déda participará da 5ª Reunião Técnica da Subcomissão Permanente de Desenvolvimento do Nordeste. O evento acontecerá no Auditório Oviedo Teixeira, BR-235, Km 16, na Fazenda Boa Luz, município de Laranjeiras.

Debate
O encontro da subcomissão tem por objetivo realizar um debate em que o Governo Federal – através de senadores do Nordeste e de outras regiões do país, além de técnicos federais –, terá oportunidade de apresentar as suas ações para a região, em especial àquelas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Temas
Serão temas de discussão do Governo de Sergipe: Bacia de Irrigação, Canal Xingó, Turismo e Cultura. Nessa reunião preparatória, serão discutidos, também, o método de trabalho para que o Governo do Estado prepare sua interlocução com o Senado, no tocante aos pontos importantes sobre cada tema relacionado pela Subcomissão.

Gasto com pessoal cresce e cria risco para governadores
FSP, de hoje, 19: Em um intervalo de apenas quatro semanas, dois governadores petistas anunciaram medidas para cortar despesas com a folha de salários dos servidores públicos.Primeiro, Marcelo Déda, de Sergipe, avisou a seu secretariado que será necessária neste ano uma economia equivalente a quase um quinto das receitas do Executivo.No fim de fevereiro, Agnelo Queiroz, do Distrito Federal, apresentou um pacote que incluiu suspensão de reajustes salariais, redução do número de cargos de confiança e dos salários oferecidos aos seus ocupantes.

Contratações
Não se trata de um surto de austeridade no partido mais identificado com os sindicatos do funcionalismo – nem tampouco a tendência está restrita a governos do PT.Anos seguidos de crescimento econômico acelerado e recordes na arrecadação de impostos estimularam os governadores de vários Estados a promover contratações e atender pleitos das categorias mais influentes.

16 Estados e DF
A conta chegou: desde a recessão de 2009, a evolução da receita deixou de ser tão favorável, e em cada vez mais Estados as despesas ultrapassam ou ameaçam ultrapassar os limites fixados pela Lei de Responsabilidade Fiscal.Levantamento feito pela Folha indica que em 16 Estados e no Distrito Federal os gastos do Poder Executivo com pessoal cresceram nos últimos cinco anos em ritmo preocupante, superior ao da arrecadação de impostos.

Ajuste obrigatório
De acordo com os dados mais atualizados disponíveis no Tesouro Nacional, pelo menos quatro Estados já estão acima do que a legislação chama de limite prudencial, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.As despesas desses Estados com pessoal no Executivo superam o patamar de 46,55% da receita. Isso significa que eles não podem criar novos cargos nem aumentar os salários do funcionalismo.

João Andrade: reajuste linear
"O Executivo só poderá aplicar reajuste linear para todas as categorias, limitado à reposição da inflação", diz o secretário da Fazenda de Sergipe, João Andrade.O Estado concedeu aumentos salariais generosos para professores, policiais e bombeiros até o ano passado. No caso dos professores, os reajustes chegaram a 215%.Alagoas e Distrito Federal, que elevaram suas despesas com pessoal no ano passado, estão muito perto de atingir o limite prudencial. O Paraná, que ainda não entregou ao Tesouro os dados finais de 2011, engrossa a lista.

LRF
O outro limite previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal para os gastos com pessoal nos Estados é o teto, equivalente a 49% das receitas estaduais. Quem ultrapassa esse limite tem oito meses para corrigir o excesso e pode até demitir servidores se isso for necessário.

PB e RN acima do limite
Na Paraíba, as despesas com o funcionalismo público superavam o teto em agosto, mas o percentual caiu para 46,74% em dezembro. Ou seja, ficaram abaixo do teto, mas mesmo assim continuaram acima do limite prudencial previsto pela lei.Situação semelhante foi enfrentada pelo Rio Grande do Norte a partir do segundo semestre de 2010. "O Estado não teve condições de cumprir os planos de carreira aprovados pelo governo anterior", relata Anselmo Carvalho, chefe do Gabinete Civil do Estado.

Novas despesas
As dificuldades vividas por esses Estados ajudam a entender por que os governadores têm se oposto a duas medidas que estão em discussão no Congresso e podem provocar uma nova disparada nos gastos com pessoal.A primeira é a proposta de emenda constitucional que nivela por cima o piso salarial de policiais e bombeiros. A segunda, editada neste mês, elevou o piso dos professores e motivou um ataque do governador gaúcho, Tarso Genro, ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante, seu colega no PT.

Cinemark
Verdadeiros absurdos continuam acontecendo nas salas Cinemark, quer no Shopping Jardins, quer no Shopping Riomar. Em especial os frequentes defeitos técnicos de projeção, o que tem forçado espectadores terem de deixar a sala para reclamar. Até que uma providência seja tomada, decorrem alguns minutos. Haja paciência. É nisso que dá a falta de concorrência. E o que aconteceu com relação ao filme “O Artista”, é outro absurdo. Uma verdadeira falta de respeito.

Aracaju: PSC afirma que vai lançar candidato
O vice presidente nacional do Partido Social Cristão, Pastor Everaldo, chegou na tarde de ontem, 18, a Aracaju para discutir sobre a posição do partido para as eleições do corrente ano. O senador Eduardo Amorim, o deputado federal André Moura, os deputados estaduais Zeca da Silva e Pastor Antônio receberam o líder do seu partido no Aeroporto Internacional Santa Maria.

Prefeitos
“Entendemos que o PSC é um partido que está forte e temos condições de indicar nomes para concorrerem à eleição de cada cidade. Em Sergipe não vai ser diferente. Iremos reunir todos os diretórios e discutir quem será candidato de cada município e trabalhar para que consigamos eleger o maior número de prefeitos”, informa Pastor Everaldo.

Zeca da Silva preparado
O pastor afirma que o PSC já possui um nome para disputar as eleições municipais em Aracaju. Para ele o deputado estadual Zeca da Silva se enquadra como um candidato forte por possui um extenso currículo na vida pública, prestando serviços ao Estado. “Fiz questão de vir pessoalmente para fazer o convite a Zeca. Ele já foi vereador, deputado, secretário de estado, então ele tem a competência e experiência para comandar uma cidade”, conta Everaldo.

Quem vencerá em Porto da Folha?
É verdade, Porto da Folha, será uma incógnita nas eleições municipais deste ano. O duelo foi lançado! Tem o candidato Albino quase eleito, representante dos irmãos Amorim e o candidato do prefeito que até agora não conseguiu passar de um (um) por cento nas pesquisas, representando o Governo. Por trás ainda vem o Dr. Araujo do 51, representando o PSB e Gilmar  representando o PMDB de Jackson Barreto. Em junho tudo pode acontecer, é só aguardar o duelo de Deda e Amorim, Porto da Folha esta no meio deste caminho.

PSB de Rosário decide apoiar reeleição de Etelvino Barreto
Reunidos no Congresso Municipal, filiados ao PSB de Rosário do Catete decidiram na noite do sábado (17) apoiar a reeleição do prefeito Etelvino Barreto (PMDB). O encontro aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores e a decisão foi aprovada por maioria esmagadora. O prefeito Vino, comunicou que em 2016 apoiará a candidatura de Wagner Quintela.

Sepultando o atraso
“Essa é a forma democrática da Nação 40 tomar uma decisão importante como essa. Disse aqui que qualquer que fosse o caminho decidido, seja pela candidatura própria ou pelo apoio ao prefeito, eu seguiria junto com o grupo. Mas tenho certeza que hoje tomamos a melhor decisão, e que sepultará de vez a tentativa do retorno do atraso, da ditadura e da humilhação em nosso município”, frisou o presidente do diretório municipal do PSB, o ex-prefeito Wagner Quintela, referindo-se ao também ex-prefeito Laércio Passos (PR).

Começa  a Semana da Água
Em comemoração ao Dial Mundial da Água, 22 de março, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente dos Recursos Hídricos (Semarh) realizará a partir de hoje, 19 a 23 de março, a Semana da Água 2012. O objetivo é criar um momento de reflexões, análises, conscientizações e elaborações de medidas práticas que venham  fortalecer a gestão e o melhor consumo da água em suas variáveis utilizações. O evento, que acontecerá no auditório do Complexo da Codise, terá como tema este ano “Água e Qualidade de Vida”.

Mini-cursos
Hoje serão realizados dois tipos de mini-cursos. O primeiro, que acontece a partir das 8h terá como temática as “Técnicas de Medição de Vazão”, momento ofertado pela Agência Nacional de Água, (ANA). O segundo mini-curso que começa a partir das 14h, terá como discussão a “Estimativa da Produção de Sedimentos em Bacias Hidrográficas”, instruído pelo professor Dr. Ricardo Aragão da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que finalizará as devidas atividades às 18h. Já a solenidade oficial da abertura da Semana da Água, ocorrerá na terça-feira, dia 20 de março, às 8h.

Homenagem a Jorge Farone
Homenagem do jornalista e advogado Luiz Eduardo Oliva a Jorge Farone, que faleceu no último final de semana: Nos bares os copos estarão vazios. Um silêncio triste dos freqüentadores. E as mesas não serão devidamente postas. Certamente vazios não somente de bebidas. Certamente silenciados do humor. Certamente desprovidos da alegria. Não haverá mais a irreverência. Tampouco a inofensiva inconveniência das conversas cheias de chistes e alegria. Nem uísque, nem vodka sequer cachaça com milone. Serão bares a meia porta com aviso: “Hoje 10% de silêncio, porque morreu Jorge Farone”. Minha homenagem ao amigo Farone, alma boêmia que incorporou o bar como forma máxima de alegrar os amigos e ampliar as amizades.

SP transforma carreira de delegado em jurídica
Deu na FSP, de hoje, 19: A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou uma emenda à Constituição Estadual que passa a reconhecer como jurídica a carreira de delegado de polícia.A emenda, de autoria do governador Geraldo Alckmin (PSDB), recebeu o aval de todos os partidos e foi aprovada em segundo turno na última quarta-feira.A mudança é um pleito histórico da categoria.O texto que passou pelo Legislativo determina que, para concorrer à vaga de delegado nos concursos públicos, o candidato deverá comprovar, no mínimo, dois anos de atividades jurídicas.Deputados paulistas avaliam que a alteração também dará margem para discussão sobre a equiparação salarial com as outras carreiras jurídicas, como promotores e defensores públicos.

São Cristóvão: população reclama de aumento abusivo na taxa de Iluminação Pública
Não se fala em outra coisa em São Cristóvão. Cidade localizada a 25 quilômetros da capital Aracaju que não seja a nova taxa de Iluminação Pública. As faturas da conta de energia desse mês chegaram com essa novidade desagradável para a população e a revolta foi imediata. A taxa começou a ser cobrada a partir do último dia 02 de março.

Aumento
O que você faria se o valor da Contribuição de Iluminação Pública (CIP) na sua conta de energia saltasse de R$ 9,60 para R$ 30,59? E que tal pagar a referida taxa todos os meses e não ter o serviço disponível em sua rua? Esses são questionamentos levantados pela população de São Cristóvão nos últimos dias, ao receber a conta de energia referente ao mês de fevereiro. Muitos estão revoltados sem compreender o aumento na CIP. A polêmica toma conta da cidade, especialmente entre as pessoas que tem consume acima de 30 Kw, pela nova Lei são isentos quem consome até 30kw.

Projeto
No final de 2011, a prefeitura enviou um projeto de lei para a câmara de vereadores reajustando a Unidade de valor de custeio que regula a tarifa de Iluminação Pública. Havia a justificativa de que o valor atual estava defasado e não garantia a cobertura dos fatos públicos com a prestação do serviço.O projeto foi aprovado pela bancada que dá sustentação ao Prefeito Alex Rocha (PDT), no entanto, ninguém imaginava que esse reajuste seria na proporção que está sendo apresentado aos moradores do município.

Aprovação
Votaram a favor do projeto os vereadores Antônio Lima (Pai Véio) PMDB, José Rubens (Mago) PR, Antonio Militão (Tony da Academia) PSC, Gibson Rodrigues (Irmão Gibson) PSC, Jorge Luiz Lisboa (Jorge Lisboa) e Cláudio Chagas (PMDB). O projeto teve apenas dois votos contrários, os dos vereadores Carlos Menezes (Carlos Vilão) e Michael Almeida (PT do B), e foi encaminhado para ser votado em regime de urgência com pedido de dispensa dos pareceres das comissões pelo então lider do prefeito.Os moradores reclamam que a tarifa subiu e as demandas da própria iluminação pública na cidade continuam aumentando. A intenção da população é que os valores sejam revistos, pois há casos em que o reajuste chega à 200%.

Prefeitura esclarece
A prefeitura de São Cristóvão por meio do secretário de infraestrutura Anselmo Lisboa, explicou que a Lei Municipal nº 050/2001, que determina a tarifa de Iluminação Pública, esteve em vigor desde 2002. Mas, a Lei nº 002/2011 altera o percentual a ser cobrado sobre a tarifa. A lei, que já está valendo desde o início do mês, determina o reajuste gradual, baseado no consumo. "Quem gasta mais vai pagar um percentual maior de iluminação pública e quem gasta menos, naturalmente, paga menos", explica o secretário. Para saber quanto vai pagar de contribuição de melhoria da iluminação, basta observar o consumo mensal e conferir na tabela da Energisa a porcentagem a ser cobrada sobre a tarifa em vigor.O portal  SE Notícias apurou que a Energisa é a responsável por recolher a taxa de iluminação pública e fazer o repasse desses valores à prefeitura de São Cristóvão. A Energisa explica que apenas é arrecadadora e que o aumento foi autorizado pela Lei Municipal 002/2011, aprovada em 03 de novembro para vigorar a partir de janeiro de 2012. Matéria completa com tabela de aumento no site:www.senoticias.com.br

DO LEITOR

Segurança e demandas sociais na Zona de Expansão
Paulo Lima e Moradores da Aruana: “mais uma vez venho solicitar seus préstimos junto a Policia Militar, no que tange a algumas estratégias de policiamento na Zona de Expansão. Cláudio estamos totalmente órfãos de ações táticas na área dos conjuntos do Brisa Mar / Horto do Carvalho / Águas Bela, Franco Freire e Costa Nova. A situação piorou e muito ultimamente, com diversos assaltos a transeuntes (moradores), estabelecimentos comerciais e residências, chegando ao cúmulo de sairmos para trabalhar ou estudar e ao chegarmos encontrar às nossas casas literalmente arrombadas e sem muitas das coisas que compramos com muita luta e trabalho. Quanto aos assaltos aos coletivos que servem ao nosso bairro, o problema maior está na linha AQUÁRIUS X DIA, que quase que diariamente sofre com as ações dos meliantes no trecho do São Conrado ou no final de linha do Bairro Novo, local emblemático e com graves problemas sociais que impactam a boa convivência com os demais moradores dos conjuntos citados. Já relatei algumas vezes que bastaria algumas blitz na saída do terminal do DIA – já que os meliantes entram no coletivo lá mesmo no terminal, bem como outra blitz nas imediações da rota de fuga da Petrobras, onde eles roubam e se deslocam em direção ao bairro Santa Maria. O problema mesmo é que não temos policiamento em toda a Aracaju, e os PAC´s até então construídos em raríssimas excessões, são palcos de descanso cinco estrela e/ou para uso diverso daquele que fora planejado. É Cláudio, morar na Zona de Expansão hoje é padecer no inferno! Inferno a que fomos colocado desde o início do povoamento local, com a entrega dos citados conjuntos aos moradores sem o mínimo de preocupação com às nossas necessidades básicas, tipo: limpeza urbana deficiente – só limpam a área na sua totalidade em eventos festivos ou de conotação política; queda constante de energia elétrica; transporte deficitário, principalmente à noite ou aos finais de semana;  policiamento zero; sem posto de saúde; sem escola pública; sem um supermercado da grande rede na localidade – dizem que o GBarbosa não deixa a prefeitura licenciar outro no local; qualidade duvidosa da água, chegando barrenta ou amarelada várias vezes ao dia; quantidade excessiva de animais soltos (cães, cavalos, vacas e gatos); sinalização de trânsito extremamente ruim ou inexistente em vias de grande fluxo de veículos – acrescido de falta de educação dos motoristas e proprietários de estabelecimentos comerciais que fazem vista grossa às infrações dos seus clientes no processo de compra, que param onde querem, não se importando com os perigos de acidentes aos demais transeuntes.Assim, pedimos socorro das autoridades competentes em solucionar ou minimizar esses problemas. E a hora é agora, ano de eleição e de processamento de ações produtivas que sejam objeto de demandas públicas da nossa área”.

Novela incentiva mulheres a serem violentas
Do leitor Marcos Simplicio: “Na ultima sexta feira ao assistir a novela da rede globo Fina Estampa a cena dos personagens Baltazar e Celeste, mim chamou muito atenção. Pelo fato da novela estar querendo mostrar cenas do cotidiano. Porem o autor errou muito ao mostrar o ator batendo na atriz e depois ela dizendo que ia lhe dar uma lição para que ele nunca mais batesse em mulher alguma, em seguida encheu o cara de bofetadas. Fugindo completamente da temática dos dias atuais que é a divulgação da lei Maria da Penha. A televisão não pode incentivar as mulheres partirem para a violência, arriscando-se a uma tragédia. Quando o correto seria a novela ter mostrado a atriz indo a delegacia prestar queixa, a policia prendendo o agressor e em seguida a justiça punindo exemplarmente para que os telespectadores tomassem como exemplo e fossem em busca de seus direitos sem jamais partirem para retribuir a violência domestica com mais violência”.

O exemplo da Bahia com o setor da Tecnologia da Informação
Do presidente da ASSESPRO-SE, Roger Barros: “Veja a importância que o nosso estado vizinho dá ao nosso setor de TI. Enquanto isso por aqui só vemos demonstração de falta de compromisso e visão de futuro. Isto se traduz nas recentes brigas políticas de interesses pessoais/partidários dos nossos governantes. Lamentável e lastimável não termos uma política pública para uma área tão estratégica que é a Tecnologia da Informação. Estamos perdendo o bonde da história e do crescimento do país onde na maioria das capitais brasileiras estão sendo dados incentivos para atração de empresas com vertentes em inovação tecnológica pois geram empregos e renda acima da média dos demais setores produtivos. Temos em andamento a construção da nova sede do Parque Tecnológico de Sergipe (SERGIPETEC) ao lado da UFS, através de convênios celebrados com o Ministério da Ciência e Tecnologia, mas com sérios riscos de se tornar mais um “elefante branco” já que falta uma política de atração para as empresas se instalarem por lá além de uma definição clara do papel do SERGIPETEC para a sociedade como um todo. Esperamos que o Governador e o Prefeito da nossa capital acordem para estes fatos que geram sérios problemas para as empresas locais do setor que estão na iminência de mudarem suas sedes para outras localidades a fim de buscar o reconhecimento que merecem”. A matéria citada por Roger:Governador da Bahia participa da CeBIT 2012 para reafirmar a criatividade e a competência do Estado no setor de TI.Jaques Wagner, Governador da Bahia, desembarcou em Hanover, na Alemanha, para se unir a delegação brasileira formada por 130 empresas e instituições públicas e privadas e representar o Estado Baiano na CeBIT 2012. Buscar parceiros para o Parque Tecnológico da Bahia e investidores para o Estado em geral, além de reafirmar a criatividade e a competência do mercado soteropolitano, foram os objetivos principais da participação do Governador no evento.O Governo do Estado possui uma parceria com a SOFTEX (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro) e, de acordo com o Governador, ela foi uma das motivações que fizeram a Bahia marcar presença na CeBIT 2012.  “Com o importante apoio do guarda-chuva institucional da Presidência da República e do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) queremos focar nossas ações para atrair novas empresas que queiram investir na Bahia, gerando novos negócios e alavancando nossa economia”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 Frases do Dia
“As pessoas perguntam qual é a diferença entre um líder e um chefe. O líder trabalha a descoberto, o chefe trabalha encapotado. O líder lidera, o chefe guia”. Franklin Roosevelt.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais