Venâncio X João Alves. Alguém acredita?

O blog por várias vezes já registrou elogios ao trabalho correto exercido pelo deputado Venâncio Fonseca como líder da oposição. Não é adepto do estardalhaço e sempre faz suas criticas de maneira responsável. Nunca levou para a tribuna da AL ou para a imprensa denúncia levianas.

O estilo de Venâncio é claro: ele nunca precisou de porta voz ou assessor de imprensa. Vai para a linha de frente responder e questionar quando necessário, não só como deputado de oposição, mas também como presidente estadual do PP em Sergipe.

No final da semana passada a imprensa noticiou que o senador Eduardo Amorim e o presidente estadual do PSC, André Moura, convidaram e Venâncio aceitou ser candidato em Aracaju com o apoio do grupo. Quem conhece Venâncio e os laços que ligam ele aJoão Alves Filho, do qual foi líder na AL, sabe que o parlamentar não enfrentará uma disputa em Aracaju contra o ex-governador.

Dizem que o fato aconteceu porque Venâncio Fonseca foi “vetado” na chapa de João Alves com a indicação a vice-prefeito pelo grupo de Amorim. João Alves não abre mão de José Carlos Machado como vice-prefeito, segundo as informações publicadas pela imprensa.

Só tem uma maneira de Venâncio ser candidato em Aracaju. Se João Alves Filho não for candidato. Ou seja, se Venâncio Fonseca aceitou pra valer o convite do grupo de Amorim é porque já sabe que o ex-governador não será candidato.

Venâncio Fonseca não disputará a prefeitura de Aracaju contra João Alves.

E o blog abre as apostas para a meia, ou melhor, uma dúzia de leitores.

Grupo e a candidatura de Zeca
O titular deste espaço tentou falar por várias vezes com o pré-candidato do PSC, deputado Zeca da Silva, sobre a decisão das duas lideranças do partido em convidarem Venâncio Fonseca (PP) para ser o candidato do grupo em Aracaju, mas não conseguiu.

Pré-candidato foi condenado por colegiado em outro Estado em 2011
O blog recebeu a informação de que um pré-candidato que está na frente das pesquisas em um importante município de Sergipe, foi condenado por um colegiado (câmara cível) num processo que começou no final da década de 90 em outro Estado. A decisão é do ano passado ( abril/2011) e pegou de surpresa seus amigos em Sergipe.

Suspensão dos direitos políticos por seis anos
Entre outras decisões, a condenação suspende os direitos políticos por seis anos. Assim que receber toda a decisão o blog publicará com exclusividade. Tem mais alguns nomes de Sergipe envolvidos no mesmo processo. Neste caso, o pré-candidato pode ter a candidatura impugnada no decorrer da campanha.

Fakes e processos
Este espaço usa apenas a ferramenta na rede social do twitter para informar o que é postado diariamente. O bom da rede social é que você escolhe quem segue, ou seja, o que deseja ler e ter conhecimento. Se não gosta não precisa seguir. Alguns usam fakes para denegrir a imagem das pessoas esquecendo-se que hoje é fácil descobrir de quem é a responsabilidade. Foi assim, que em pouco mais de um ano este espaço já ganhou dois processos judiciais. É a melhor resposta.

Para comando da PM: trazer de volta PMs à disposição da Justiça Federal
Como o novo comando da PM está muita disposição e boa vontade para trazer de volta ao policiamento ostensivo os PMs em desvio de função que tal  solicitar a Justiça Federal os 4 policiais militares, que segundo informações,  servem de motoristas aquele órgão.

Combate à Lavagem de Dinheiro
O estado de Sergipe poderá ter um representante político condecorado com o Prêmio Congresso Em Foco 2012, graças ao Projeto de Lei nº 209/203, de autoria do senador da República Valadares (PSB), aprovado no início deste mês junho em caráter terminativo pelo Senado Federal, impondo maior rigor às penalidades para os crimes de lavagem de dinheiro no Brasil. O PSL aguarda sansão presidencial.

Prêmio Em Foco 2012
Valadares foi pré-indicado ao Prêmio Congresso Em Foco 2012, na primeira edição da categoria: "Combate ao Crime Organizado", pela Associação Nacional de Delegados da Polícia Federal – ADPF. A nova categoria do concurso tem o incentivo dos delegados da PF.Já como pré-candidato ao prêmio, o sergipano foi convidado e participou, na noite da quarta-feira (13/06), do jantar de lançamento oficial da categoria "Combate ao Crime Organizado" do Prêmio Congresso em Foco 2012.

Mais rigor
Para o presidente da ADPF, Marcos Leôncio Souza Ribeiro, combater a realidade do Crime Organizado implica modernização de métodos e ferramentas que não estava prevista quando foi criada a maior parte das leis e códigos que tratam da atividade criminal no país. O projeto do senador Valadares, que recebeu substitutivo da Câmara dos Deputados, torna mais rigorosa a legislação de combate aos crimes de lavagem de dinheiro, com maiores punições aos chamados "laranjas" e, ainda, com a previsão da alienação de bens dos criminosos.

Outra vez a “SIM” I
É pura ironia. A operadora de TV a cabo que se chama “SIM” é uma verdadeira negação. Pela segunda vez em menos de uma semana, a referida empresa deixou na mão grande parte dos seus assinantes da região da Farolândia. Incrível, mas é verdade. A “SIM” está conseguindo superar a “NET” em desrespeito aos clientes, que, quando ligam para a central de atendimento, ficam até 45 minutos, uma hora, ouvindo uma musiquinha chata e mensagens publicitárias da empresa.

Outra vez a “SIM” II
A propósito, os assinantes estão sendo instados a optar por novos planos, face a mudanças na grade de canais. Como ocorre quanto aos pontos extras, cuja cobrança é proibida pela ANATEL, essa mudança nos planos também vai trazer prejuízos para os pobres clientes. Num momento em que a concorrência está aumentando, com o surgimento de novas opções, a SIM estressa os seus clientes/assinantes, com um atendimento, através da central, de péssima categoria. É preciso que se diga NÃO à SIM.

Universidade da Paz
Chamou a atenção deste blog o seguinte fato: há, situado entre o Parque dos Cajueiros e o bar Última Sessão, uma edificação em que funciona, ou, pelo menos, deveria funcionar a Universidade da Paz. Na fachada do prédio, a seguinte inscrição: Federação das Bandeirantes do Brasil – Núcleo de Sergipe. Ao que tudo indica, as atividades dessa instituição devem estar paralisadas, pois nunca se vê movimento algum ali, em qualquer dia da semana.

Processo seletivo: Agentes de Orientação Empresarial
O Instituto de Tecnologia e Pesquisas – ITP em parceria com o SEBRAE/SE, abriu processo seletivo para Agentes de Orientação Empresarial –AOE. Os estagiários deverão ser estudantes da Universidade Tiradentes regularmente matriculados nos cursos de Administração ou Ciências Contábeis a partir do 5° período. Mais informações e todo edital em: www.itp.org.br.

Festa dos colaboradores da construtora J.Nunes
O Buffet Isadora Saraiva em nome do grupo Sol e Mar agradece a confiança depositada ao mesmo tempo que parabeniza toda diretoria da construtora J. Nunes, na pessoa de Mariana Barreto, gerente de RH, pela belíssima festa junina proporcionada aos seus colaboradores no último sábado, 16, no clube de engenharia onde não faltou gente bonita e muita animação.

TJ: Premiação dos servidores destaques em 2011
A festa da premiação dos servidores do Tribunal de Justiça de Sergipe que se destacaram em 2011 acontece hoje 18, às 9 h, no auditório do Palácio da Justiça. Este é o quarto ano da premiação, com 53 categorias e cerca de 500 servidores que se destacaram por participarem de práticas e projetos inovadores, contribuindo para uma melhor prestação jurisdicional.

Critério objetivos
A lista com as unidades e servidores vencedores foi publicada no último dia 11. A premiação dos servidores é realizada através de critérios objetivos, como forma direta de motivar e integrar os servidores à estratégia institucional. Tais critérios foram amadurecidos por sugestões dos próprios servidores e de acordo com o regulamento das Resoluções 11/2008, 23/2009, 18/2010 e 28/2011.

Jucese inaugura novo escritório regional em Carmópolis
Amanhã, 19, às 16h, a Junta Comercial (Jucese), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), inaugura mais um escritório regional Sergipe, dessa vez no município de Carmópolis. Após a solenidade, às 17h, será realizada uma reunião na Câmara Municipal de Carmópolis para sensibilização dos vereadores sobre os benefícios que a Junta Comercial pode levar à região.

7º Escritório regional
De acordo com o presidente da Jucese, Vinicius Mazza, este é o sétimo escritório regional que Junta inaugura no Estado, concluindo o plano de expansão e interiorização da Junta Comercial, que já atende a todas as regiões administrativas – Leste, Centro Sul, Sul, Agreste Central e Alto Sertão sergipano – criadas pelo Governo do Estado para melhor administrar e conduzir as políticas públicas.

XII Word Agro
O engenheiro agrônomo Arício Resende Silva foi indicado pelo CONFEA – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia para representar a região nordeste no importante congresso internacional que vai acontecer no próximo mês de setembro, em Quebec, no Canadá. Expressiva liderança sindical, Arício Resende tem participado de vários eventos ligados à agronomia, participando dos debates sempre de forma positiva, o que levou a entidade nacional a escolhê-lo para, na qualidade de delegado especial, representar toda a região nordestina. Atualmente integrante da diretoria executiva da AEASE – Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe, já participou de várias outras entidades da área da agricultura e da engenharia, em Sergipe, a exemplo do CREA e do Sindicato dos Engenheiros.

Antônio Hora Filho
Depois de muitos anos atuando como árbitro de futebol, em Sergipe, o conhecido desportista, professor de Educação Física e, atualmente, exercendo a função de titular da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Aracaju, está pendurando as chuteiras, ou melhor, o apito. A Federação Sergipana de Futebol está preparando, segundo o blog tomou conhecimento, uma homenagem a ser prestada ao grande árbitro sergipano, muito possivelmente no primeiro clássico Sergipe X Confiança, pela Copa Governador do Estado.

Trabalho
Além de uma figura humana admirável, Antonio Hora é dotado de uma soma de conhecimentos nas áreas de pedagogia e relações humanas. No momento, realiza um ótimo trabalho, como destacado integrante da equipe que foi  comandada pelo vereador Fábio Mitidieri até pouco tempo quando  retornou à Câmara Municipal para concorrer à reeleição como vereador de Aracaju. Antonio Hora é, sem dúvida, um dos maiores nomes da arbitragem sergipana, ao lado de nomes como João Carlos Smith, Francisco de Aguiar Siqueira, Sidrack Marinho e vários outros. Justa, portanto, a homenagem que lhe será prestada pela FSF.

No Futebol, é diferente
“Futebol é uma caixa-de-surpresas”. Para ratificar essa velha máxima, vejam o que aconteceu na Eurocopa: a seleção grega, cujo país está mergulhado numa profunda crise, eliminou a da Rússia, nação que integra o BRICS – grupo formado pelos principais países emergentes: Brasil, Rússia, Índia, China, e agora, também, pela África do Sul. Provado está que futebol não tem nada a ver com economia.

Copa Governo de Sergipe
Tem seu início marcado para o próximo dia 30. Decisão acertada a de deixar a abertura da competição para após o período junino. Pois, como bem proclama o cantor e compositor Rogério, Sergipe é o país do forró.

PELO TWITTER

www.twitter.com/gildasio2002  Circula boato de que Almeida Lima vai ingressar com ação judicial contra o PSC. Vai pedir indenização por “perda de tempo” #suigeneris

www.twitter.com/Machu_Veio  Dica de beleza: 10 cervejas antes do espelho.

www.twitter.com/clovis_silveira  Não adianta pinotear, gritar ou pedir socorro. Quem planta vento, colhe tempestade!!

www.twitter.com/aidabrandao22  "Antes de você falar OUÇA. Antes de CRITICAR, conheça. Antes de DESISTIR TENTE" .

DO LEITOR

Obrigada pelas receitas, mas o que aconteceu?
Da leitora Maria de Lourdes: “Cláudio você é de mais. Por muito tempo, o seu leitor Messias Gonçalves tem defendido duas bandeiras nos seus comentários. Primeiro que se estabeleçam as carreiras de estado e as de governo. Outra é a revalidação dos diplomas de medicina dos brasileiros que acreditaram no sonho de se tornarem médicos estudando em Cuba, no Chile, Venezuela e tantos outros países latinos. O cara bateu sem dó e piedade nessa greve dos professores. Lembra que lhe enviei um comentário sobre as analises minhas e do meu marido? De repente, o cara começa a lhe enviar receitas de comidas e você as publica sem nenhuma explicação. Você tem a obrigação de dizer o porquê dessa mudança drástica. O que será que fez  mudar da água pro vinho? Eu e meu esposo vamos aguardar as explicações”

Esclarecimento sobre os textos do leitor Messias Gonçalves
Resposta do Blog: O leitor Messias Gonçalves recebeu na última quinta feira, um recado de que alguém envolvida na greve dos professores estaria a investigar a sua vida profissional no seu órgão de origem. Como se trata de práticas adotadas nas ditaduras e quando ocorreu o conhecido holocausto, ele optou em demonstrar aos leitores o que passaram muitos.  Para Hitler, o caminho era as incinerações. Os corpos eram queimados após a inalação de uma substância química.  Na ditadura, mortes, cegueira e as mais absurdas perseguições. Em conversa, ele me prometeu que após a sétima receita ele detalhará o que está acontecendo.

Receitas no lugar da verdade III
Do leitor Messias Gonçalves: “Hoje vou passar para os seus leitores a última receita considerada carregada. Pesada no popular. Trata-se de uma buchada. Você pode fazer de carneiro como de bode. Garanto pra vocês que a de bode é mais saborosa.  Para fazê-la você pode comprar a criação inteira ou encomendar a um desses vendedores nos mercados ou mesmo nas feiras livres dos bairros. Como o nome já insinua, a buchada é feita do fato do animal, que deve ser escaldado, cortado em picadinho.  Junto a ele, adicione todos os temperos, como colorau, cominho, vinagre, hortelã, alho, cebola, tomate, pimentinha, sal e pimentão. Deixe apurar por mais uma hora.  O bucho você pode dividir em duas partes para montar dois molhos. Ou seja, neles você vai colocar juntos os pedaços picados e costurar. Se preferir coloque também o arroz. Isso é opcional. Se quiser cozinhar o arroz separado, não te problema. É aconselhável também cozinhar carne de carneiro ou  de bode para acompanhar e também render. Lembre-se de cozinhar com uma boa quantidade de água para que com caldo possa mexer o pirão.  Recomenda-se antes da degustação, um gole de pinga quanto mais pura melhor, já que existe a tese dos poça olho, que ajuda na digestão. Outro conselho. Após comer a buchada não é recomendado tomar banho de mergulho e nem querer afogar o ganso. Você pode ser vítima de estuporar. A partir de manhã, as receitas leves e doces. Como queremos que sejam as nossas vidas”.

ARTIGO

Mitos da mobilidade urbana                 por Jorge Santana*

Com as ruas entupidas de carros, engarrafamentos gigantescos mesmo em cidades de médio porte e o transporte coletivo sempre deficiente, mobilidade urbana virou a temática da moda, sobretudo em véspera de eleição municipal, período onde se proliferam as mais falsas e inexequíveis promessas.

Que tal simplificar essa história, didaticamente? Então vamos ser cartesianos ao examinar o problema, buscando as suas causas e as possíveis soluções.

Nas economias desenvolvidas, e agora também nas emergentes, os carros sempre foram sonhos de consumo. Quanto mais acessíveis, mais consumidores se tornam felizes e exigentes proprietários de veículos. A primeira das exigências: quem tem carro quer ter o privilégio de andar em vias sem conviver com engarrafamentos e trânsito lento, daí exigir que as administrações públicas se virem para construir viadutos e novas vias, enlanguescer outras, enfim, gastar fortunas dos seus limitados orçamentos em obras cada vez mais complexas e caras.

Como esses setores da sociedade são influentes, terminam por pautar a mídia e os políticos, fazendo com que todos, como se papagaios fossem, fiquem a repetir pseudo-soluções sem se dar ao trabalho de se debruçar sobre sua efetividade.

Com a entrada em circulação de 3,5 milhões de novos veículos por ano nas cidades brasileiras, as "soluções" apresentadas para resolver o problema da mobilidade urbana equivalem a enxugar gelo: uma intervenção urbana ameniza o problema aqui, até que, pouco tempo depois, ele reaparece mais à frente.

Feita essa opção por tentar dar comodidade ao transporte individual, sacrificam-se os investimentos no transporte coletivo. No Brasil essa obtusidade é mais acentuada e eis o maior exemplo: a maior malha de metrô do país, em São Paulo, tem 74 km, enquanto Santiago do Chile, com menos da metade da população, tem 94 km. Basta dirigir um carro nas duas cidades para perceber o que significa essa diferença.

Para completar essa tragédia urbana, o lobby da indústria automobilística sempre consegue fazer com que o governo adote medidas que garantam suas vendas (sobretudo as recorrentes desonerações tributárias) sem, obviamente, afetar as abusivas margens de lucro (os carros mais caros do planeta proporcionam as maiores lucratividades). É fato que a carga tributária brasileira é estratosférica, mas reduzí-la para setores que abusam dos preços é prejudicar os potenciais beneficiários dos impostos, ou seja, a sociedade.

Há ainda outro agravante: a proliferação indiscriminada, e sob o olhar complascente dos órgãos de trânsito, de toda espécie de veículos motorizados de duas rodas, pilotados por kamikazes que ajudam a infernizar o trânsito das cidades e a engordar as estatísticas de acidentes de trânsito.

Em resumo, o modelo que adotamos no Brasil não vai resolver, sequer minimizar, a problemática da mobilidade urbana. Pior, sem investimentos no transporte coletivo, restará o amargo remédio da adoção de medidas restritivas ao livre trânsito, como os já comuns pedágios urbanos adotados em algumas metrópoles do mundo.

E por fim, mas não menos importante, recomendo poupar seus ouvidos sempre que algum político oportunista apresentar proposta mirabolante para enfrentar o pré-colapso da mobilidade urbana nas cidades brasileiras.

*engenheiro e empresário.

ARTIGO

Pensamento crítico sobre a Educação em Sergipe  por André Machado Santana

No Facebook está acontecendo uma solicitação para se assinar uma petição que visa dar força ao movimento dos professores pelo aumento de 22% ao magistério. Concordo plenamente com essa petição pública , pois meu ver o que o governo do Estado fez, conforme explanou o vice-presidente da OAB/SE, Maurício Gentil, foi uma artimanha para poder fugir da Lei federal, fugindo da sua competência legislativa, pois somente a União pode legislar sobre alteração nas Diretrizes e Bases da Educação, bem como sobre condições para o exercício das profissões, garantindo dessa forma, segundo interpretação do Governador, que o Estado de Sergipe não estaria obrigado a conceder esse aumento salarial.

Importante frisar que o magistério público é organizado em carreira, e portanto não é possível dar aumento salarial distinto para integrantes de uma mesma carreira, senão de hoje em diante, um Juiz substituto não será merecedor do mesmo reajuste que é dado ao Desembargador, um Soldado não será merecedor do mesmo reajuste de um Coronel, isso sendo reflexo em todas as demais carreiras de servidor público.

Mas gostaria de também expor uma opinião a cerca da qualidade do ensino público em nosso Estado. Tenho observado que anualmente muitos alunos tem abandonado a escola pública, muitas vezes por determinação dos seus pais, pois quando estes conseguem uma melhor condição financeira, colocam seus filhos numa escola particular. Está na hora de nós professores começarmos a dar mais suor pela melhoria da qualidade de nossa Educação, o que com certeza traria de volta nossos alunos e mais, traria a sociedade para o nosso lado em nossas reivindicações. Chega de dois tipos de aula, uma para a escola particular e outra para pública, pois em nossa escola pública recebemos, em sua maioria, hora aula melhor remunerada do que a particular, e portanto não justifica sermos complacentes com a má qualidade de ensino, deixando bem claro que tal atitude não é num todo, mas infelizmente a cada dia está ampliando.

Colegas professores, do jeito que está caminhando, daqui a pouco todos nós teremos que nos transformar em professores de ensino profissionalizante, não que este não seja muito importante, mas  a cada dia que passa diminuem as turmas de ensino médio nas escolas públicas, dificultando assim até a colocação de nós professores em sala de aula, e projetando um perigo às nossas especialidades, pois aqueles que não se adaptarem ao profissionalizante, como o Estado agirá, um novo Plano de Demissão Voluntária??

As matérias do currículo do ensino médio são essenciais para o desenvolvimento de um cidadão mais crítico, e portanto participante das decisões políticas que influem no nosso dia-a-dia, e que tais matérias farão desse cidadão, ciente e eficiente na hora de escolher os seus representantes, sejam no Executivo ou no Legislativo.

Devemos continuar a lutar pelo reajuste salarial, mas temos também que darmos resposta à sociedade de que somos muito capazes, não podemos ficar se escondendo em cotas de vestibulares, nossos alunos tem que ser os primeiros, pois pelo que saiba somos capazes de conseguir isso.
Se existem más condições de trabalho, que façamos manifestações pontuais, que chamemos a imprensa e mostremos que não estamos apenas preocupado com o nosso salário, mas sim com as condições que nos são oferecidas, isto é, que nós professores façamos paralisações pontuais, se tal escola não dar condições que mostremos a sociedade que não somos nós os incapazes, ao contrário, que somos eficazes e eficientes, faltando para isso apenas condições estruturais para desenvolvermos o nosso trabalho.

Tenho certeza que se fizermos este esforço a mais, traremos nossos alunos e seus pais para nosso lado em qualquer reivindicação que fizermos, e não conseguiremos apenas 22% de aumento, mas receberemos o clamor público pela valorização real do professor da escola pública.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
“Seria ótimo se as pessoas com diferenças no mundo hoje percebessem que não existem diferenças”. Paul McCartney, cantor e compositor inglês nasceu em 18 de junho de 1942. Comemora hoje 70 anos.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais