Corruptos e analfabetos políticos

Shakespeare, célebre conhecedor da natureza humana, faz com que Ângelo, em Medida por medida, pronuncie as seguintes palavras:

“Uma coisa é ser tentado e outra coisa é cair na tentação. Não posso negar que não se encontre num júri, examinando a vida de um prisioneiro, um ou dois ladrões, entre os jurados, mais culpados do que o próprio homem que estão julgando. A Justiça só se apodera daquilo que descobre. Que importa às leis que ladrões condenem ladrões?” (SHAKESPEARE, 1994:129)

O espetáculo da corrupção enoja e torna a própria atividade política ainda mais desacreditada. Os que detestam a política – como diria Brecht, os analfabetos políticos – regozijam-se. Os podres poderes fortalecem os argumentos pela indiferença e o não envolvimento na política. É o moralismo abstrato e ingênuo que oculta a ignorância e dissimula a leviandade egoísta dos que não conseguem pensar para além do próprio bolso.

O analfabeto político não sabe que sua indiferença contribui para a manutenção e reprodução desta corja de ladrões que, desde sempre, espreitam os cofres públicos, prontos para dar o golpe à primeira oportunidade que surja. Os analfabetos políticos não vêem que lavar as mãos alimenta a corrupção.

Quem cultiva a indiferença, o egoísmo ético do interesse particularista, é conivente com o assalto ou é seu beneficiário. O que caracteriza a república é o trato da coisa pública, responsabilidade de todos nós. Como escreveu Rousseau (1978: 107): “Quando alguém disser dos negócios do Estado: Que me importa? – pode-se estar certo de que o Estado está perdido”.

Eis o duplo equívoco do analfabeto político: nivelar todos os políticos e debitar a podridão apenas a estes. Os políticos, pela própria atividade que desempenham, estão mais expostos. No entanto, não há corrupção, sem corruptores e corrompidos. Pois, se a ocasião faz o ladrão, a necessidade também o faz.

Não sejamos hipócritas. Exigimos ética dos políticos como se esta fosse uma espécie de panacéia restrita ao mundo – ou submundo – da política. Mas, e a sociedade? Se o ladrão rouba um objeto e encontra quem o compre, este é tão culpado quanto aquele.

Ah! Não fazemos isto! E os pequenos atos inseridos na cultura do jeitinho brasileiro não são formas não assumidas de corrupção? Quem de nós ainda não subornou o policial rodoviário? Ou não vivemos numa sociedade onde honestidade é sinônimo de burrice, de ser trouxa, etc.? E como correr o risco de ser bobo quando a sociedade competitiva premia os mais espertos, os mais egoístas, os mais ambiciosos?

A bem da verdade, o ladrão aproveita a ocasião. Quem de nós nunca foi tentado? Quem de nós não cometeu algum deslize quando se apresentou a ocasião? Quem foi tentado e não caiu em tentação? Quem conseguiu manter a coerência entre pensamento e ação, discurso e prática? Os homens são julgados por suas obras e apenas através delas é que podemos comprovar a sua capacidade de resistir à tentação. Afinal, como afirma Shakespeare (1994: 201), através de Isabel, sua personagem: "A lei não alcança os pensamentos e as intenções são meros pensamentos".

O analfabeto político demoniza a tentação da política. Seu prêmio é a ignorância. E, muitas vezes, enojados e cansados diante do espetáculo propiciado pelos governos que se sucedem, somos tentados a imitá-lo e sucumbir à rotina do cotidiano que consome nossos corpos e pensamentos e nos oferece a substância anestésica capaz de dar a ilusão da felicidade.

Bem que tentamos ficar na superfície das aparências e nos contentarmos em, como os demais animais, simplesmente consumir e reproduzir. Mas só as bestas de todo tipo não refletem sobre a sua situação no mundo. Por mais alienado que seja, o ser humano tem condições de pensar criticamente, de compreender e de projetar seu próprio futuro. Esta pequena diferença em relação aos demais animais é que o torna o único animal capaz de produzir cultura e de fazer sua própria historia.

Não basta apenas criticar os que caem em tentação, é mister superar o comodismo do analfabetismo político. Pedagogicamente, educamos pelo exemplo. Não podemos exigir ética na política ou formar uma geração cidadã, consciente dos seus direitos e deveres e capaz de assumir a defesa da justiça social, se nossos exemplos afirmam o oposto. Afinal, mesmo os ladrões têm a sua ética. O personagem shakespeareano tem razão…(Por Antonio Ozaí da Silva/escritor na revista Espaço Acadêmico)

BLOG nos próximos dias
O titular deste espaço estará viajando nos próximos dias num compromisso familiar agendado há alguns meses. A atualização do blog não será interrompida, mas qualquer informação poderá ser enviada por e-mail. O blog agradece a atenção dos leitores e pede desculpas antecipadas se demorar a responder os e-mails e ficar sem contato direto por telefone. No próximo mês o titular deste espaço volta ao ritmo de trabalho normal.

Vídeos chats com candidatos
O Portal Infonet inova mais uma vez trazendo este ano vídeos chats com os candidatos à prefeitura de Aracaju, no lugar dos tradicionais chats. O bate-papo terá intervenção de um jornalista do Portal Infonet, de um jornalista convidado e dos internautas, com envio de perguntas no momento do chat. O Vídeo Chat é uma realização do Portal Infonet em parceria com o Grupo Alfama.

Aracaju: datas dos vídeos chats com os candidatos
O primeiro Vídeo Chat do Eleições Infonet 2012 aconteceu esta semana com a presença no estúdio da Alfama dos promotores Elias Pinho e Gilton Feitosa que tiraram dúvidas sobre o processo eleitoral. Os entrevistado  foram agendados em ordem alfabética: 8/08 – Antônio Carlos Valadares Filho (PSB), 15/08 – João Alves Filho (DEM), 22-08 José Almeida Lima (PPS), 29-08 Reynaldo Nunes de Morais (PV) e 05/09 Vera Lúcia Pereira da S. Salgado (PSTU).

Almeida explica as “estrelinhas”
Ao pedir direito de resposta no programa apresentado por George Magalhães na Mega FM, por ter sido chamado de mentiroso no dia anterior pelo deputado federal André Moura (PSC) o candidato a prefeito de Aracaju Almeida Lima (PPS), explicou que em encontro no restaurante Piantella em Brasília com o empresário Edvan Amorim foi solicitado para colocar as estrelinhas que ele tinha a oferecer pelo acordo.

Não apresentou
Almeida disse que Edvan Amorim repetiu por várias vezes a necessidade da proposta e estavam presentes o suplente, Lauro da Bomfim, o deputado André Moura e o deputado estadual Paulinho das Varjinhas. E dias depois ao chegar para uma reunião na Ilha FM foi logo questionado pelo empresário se tinha levado o papel com as estrelinhas. Almeida disse: “Não trouxe”.

Aracaju: 1º grande ato é da coligação de Valadares Filho
A inauguração do comitê central do candidato a prefeito Valadares Filho (PSB), na última sexta-feira a noite foi o primeiro grande ato da campanha em Aracaju. Uma multidão tomou conta da Avenida Barão de Maruim para ouvir os discursos empolgados de diversas lideranças, não só de Sergipe, mas de vários Estados do país que vieram prestigiar o lançamento, a exemplo de deputados federais do PSC, do governador do Amapá, Camilo Capiberipe, da senadora Lidice da Mata e outros.

Discursos
Os discursos deram o tom da campanha. Além do combate a corrupção e a defesa da ética as lideranças mostraram que a aliança está unida e já estão nas ruas para a disputa eleitoral. A presença de Zé Eduardo Dutra foi destacada pelos petistas e pelo candidato Valadares Filho. “Um dos maiores senadores da história de Sergipe”, disse. Chamou a atenção também a mobilização de vários candidatos a vereador.

História de luta
O professor Bittencourt, ex-secretário de educação, é candidato a vereador pelo PCdoB depois de 20 anos como militante do partido. A luta de Bittencourt é batalhar pela melhoria da qualidade de vida. É o novo junto com o  novo, agindo em favor de quem precisa: o povo. Bittencourt é o novo na forma de pensar e  nas ações de interesse público. Para ele, Valadares Filho representa, sobretudo, a tentativa de reafirmar o avanço de Aracaju, da melhoria de sua qualidade de vida, com o crescimento que foi implantado no campo da educação, onde participou diretamente das inovações e desenvolvimento na Secretaria de Educação do município.

Faleceu Hulda Faro
Faleceu na madrugada de ontem a senhora Hulda Faro, sogra do suplente de senador Lauro Antônio, o Laurinho da Bomfim. O velório está sendo realizado  no cemitério Colina da Saudade e o sepultamento será as 11h no mesmo local.

Câmara de Aracaju: A Pantomima continua
É simplesmente incrível o que vem ocorrendo nas sessões da Câmara de Vereadores de Aracaju. Convocados para um período extraordinário de trabalho durante o recesso parlamentar, os representantes do povo prosseguem dando um show explícito, transmitido pelo rádio, pela televisão e pela internet. Para começar, as sessões começam com atraso, pela falta de quórum para deliberação.

Presidente implorando
O presidente Emanuel Nascimento fica, durante muito tempo, implorando aos vereadores que compareçam. Infelizmente, essa atitude dos detentores de um mandato popular que lhes foi outorgado, através do voto, pela população de Aracaju, tem contribuído enormemente para afastá-los ainda mais dos cidadãos. Na última quinta-feira, a cena repetiu-se. Quando, enfim, o quórum foi atingido, eis que os eminentes vereadores aracajuanos aprovam uma inadmissível redução do número de sessões semanais para duas.

Redução
Doravante, elas só ocorrerão às terças e quartas-feiras. O próprio presidente Emanuel Nascimento, do Partido dos Trabalhadores, apressou-se em justificar que a decisão se impunha, por causa da campanha eleitoral. O presidente do poder legislativo municipal apressou-se, inclusive, em dizer que depois do recesso a redução poderá ser aplicada. É a desfaçatez alcançando um nível altíssimo. Esse gesto é o mesmo que um tapa na cara dos eleitores. Quer dizer, então, que a votação da revisão do Plano Diretor não tem importância alguma? Claro que não. O que interessa, mesmo, é fazer suas campanhas, ora bolas.

Falta de compromisso
A propósito, em um dos programas matinais de rádio, um dos mais prestigiados apresentadores afirmou, alto e bom som, que os vereadores estão certos. Quem não tratar de sua campanha é um verdadeiro otário, pois depois da eleição, quem não conseguir se eleger vai ser gozado. Como se vê, parece que os vereadores, ao darem esse show de falta de compromisso com as leis que disciplinam o desenvolvimento urbanístico sustentável de Aracaju, merecem o apoio de muita gente, inclusive dentre os chamados formadores de opinião. É a degradação total.

Exemplos de compromisso com a cidadanida
Ainda bem que há, dentre os membros da Câmara Municipal de Aracaju, representantes do povo que ainda colocam em primeiro lugar o compromisso assumido com a defesa da cidadania. Eles são exceções e um exemplo emblemático desse grupo minoritário é o Dr. Emerson Ferreira, do PT, cuja posição, durante todo o seu mandato, tem sido a de pugnar pela mudança dos costumes políticos, a começar pela ruptura com o que se poderia chamar, sem erro, dessa VANGUARDA DO ATRASO que insiste em lutar “bravamente” para que nada de novo aconteça. Enquanto isso, a PANTOMIMA continua.

Concorrência radares e sensores: Eliseu Kopp inabilitada
Foi publicado na última sexta-feira, 20, no Jornal do Dia, aviso da SMTT sobre a concorrência pública para habilitação das empresas interessadas em atuar na fiscalização eletrônica em Aracaju. De acordo com a comissão as empresas Eliseu Kopp e Cia Ltda; CLD Consladel Cosntrutora Laços Detetores e eletrônica e Fiscal Tecnologia e automação Ltda, foram inabilitadas por não atender algumas exigências do edital. Elas tem direito a recursos.

"Senador não responde processo no STF", afirma Fabiano Feitosa
Em resposta ao levantamento realizado pela Revista Congresso em Foco a assessoria jurídica do senador Eduardo Amorim (PSC) a cargo do advogado, Fabiano Feitosa, esclarece que o parlamentar não responde a nenhum processo no Supremo Tribunal Federal (STF). "No levantamento do Congresso em Foco conferimos a existência de dois inquéritos, o primeiro tem relação à Secretaria de Estado da Saúde, mas esse inquérito foi encerrado pela Polícia Federal e encaminhado para o STF, devido ao fórum privilegiado", informou Feitosa.

Sem indiciamento
Segundo o assessor, para que haja o arquivamento do inquérito, ele deve ser enviado para a Justiça, neste caso o juízo de valor é do STF. "Neste, referente à Secretaria de Estado da Saúde, o senador não foi indiciado. Outras pessoas que, também, estavam sob investigação serão indiciadas, mas reafirmando, o senador não foi", afirmou ao completar ainda que "não há processo contra Eduardo Amorim".

Desvio de foco
A publicação destacou, ainda, um segundo inquérito relacionado à captação ilícita de votos. O advogado lembrou que em 2010 o cidadão, Sérgio Ribas, que teria sido candidato a vereador em eleições passadas, pelo PSB, foi preso em uma carreata. "Foram presos com o cidadão santinhos do então candidato a deputado estadual, Armando Batalha, que é filiado ao PSB", destacou Fabiano Feitosa, ao afirmar ainda que, o cidadão com o intuito de desviar o foco, teria dito que estava fazendo carreata para Eduardo Amorim.

Contradição
"Todos sabem do partido de Armando Batalha, sabemos que ele tinha seis candidatos nas eleições de 2010. Candidatos, inclusive, do partido dele para senador e para deputado federal que ele apoiava. É contraditório afirmar que o cidadão estava fazendo campanha para Eduardo Amorim", esclareceu Feitosa.

"Visitas Guiadas" e "Noites de História" são apresentados em São Paulo
Os projetos de educação patrimonial "Visitas Guiadas" e "Noites de História" desenvolvidos pela Subsecretaria de Patrimônio Histórico e Cultural (SUBPAC/SECC) e realizados na Praça São Francisco, 18º Patrimônio Mundial no Brasil, serviram como tema para dois trabalhos científicos apresentados no Simpósio Internacional de História Pública, organizado pela Universidade de São Paulo (USP). Os artigos são de autoria da coordenadora de educação patrimonial, Maíra Ielena, que teve o objetivo ampliar a divulgação do trabalho realizado em Sergipe.

Inauguração
Será inaugurado neste sábado, 21, o comitê central da campanha do candidato a prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo (PCdoB). O ato público acontecerá =o Portal Clube, no conjunto Marcos Freire I com a presença das principais  lideranças dos partidos que fazem parte da coligação “Fé para Mudar” (PCdoB, DEM e PSDB). Padre Inaldo avalia que essa primeira manifestação pública da sua candidatura a prefeito marca o início do processo eleitoral que resultará na transformação social e administrativa do município de Socorro.  

Novo viaduto do Detran
Iniciada mais uma etapa da duplicação do viaduto do Detran, localizado na Avenida Tancredo Neves, em Aracaju. Antes de concluir as etapas de cravação das estacas metálicas, de concretagem dos nove blocos de coroamento e levantamento dos 28 pilares, a construtora começou a fazer a primeira das sete travessas que sustentarão as 112 vigas pré-moldadas.

Cronograma
De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, a construção segue o cronograma estabelecido pelo Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária(DER), órgão vinculado a Seinfra e responsável pela obra.“Como as travessas servirão de base para a sustentação das vigas pré-moldadas que formarão o tabuleiro(piso), a previsão é que no final do mês de agosto ou primeira quinzena de setembro, as primeiras vigas sejam lançadas e o viaduto comece a ganhar corpo, ou seja, as pessoas começarão a ver as estruturas de concreto”, esclareceu o secretário.

Cidadão do mundo I
Neiva Moreira, cidadão do mundo. Jornalista panfletário em São Luís do Maranhão, onde sua popularidade lhe assegurou sucessivos mandatos em eleições legislativas, foi cassado pelo golpe militar de 1964. Foi obrigado a se exilar, mas não se rendeu à adversidade. No exílio, criou uma publicação de repercussão internacional, o “Cadernos do Terceiro Mundo”.

Cidadão do mundo II
O maranhense José Guimarães Neiva Moreira, que faleceu na capital do Estado, São Luís, em 10 de maio passado, foi um dos grandes pregadores do socialismo libertário. Neiva Moreira foi, por sua luta e peregrinação política, além de libertário latino-americano, um autêntico Cidadão do Mundo. Fonte: Jornal da ABI, edição 379 – junho, 2012.

Campanha meritória do Hemose
Neste sábado, 21, importante campanha será levada a efeito, no HEMOSE, a partir das 8 horas. Trata-se de “O NEGATIVO, POSITIVO PARA A VIDA”. A referida campanha será coordenada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. E os seus objetivos são: Formação de um cadastro de doadores adventistas com fator RH negativo e manutenção do estoque regulador de sangue do HEMOCENTRO.

Café da manhã
Com grande sucesso, realizou-se ontem, no auditório central do BB, localizado no prédio da praça General Valadão, mais uma edição do Café da Manhã, evento que é realizado mensalmente, numa iniciativa da AFABB/SE, contando com o apoio das demais entidades do funcionalismo do Banco do Brasil, a saber: AABB, AAFBB, ANABB e, também, do Sindicato dos Bancários.

XIV Conferência Nacional dos Bancários
Aberta na sexta-feira, 20, em Curitiba. Vai até o domingo (22.07). Delegação de Sergipe, presidida por José Souza, participa do evento, defendendo proposta de 10 por cento de ganho real mais a reposição da inflação. Federações e sindicatos debaterão vários temas, como emprego, remuneração, saúde, mais crédito, menos juros.

Ricardo Flores
O ex-presidente da PREVI poderá assumir, nos próximos dias, uma diretoria do Banco do Nordeste.

Aracaju romântica
Já se encontra nas livrarias de Aracaju a quarta edição ampliada de “ARACAJU ROMÂNTICA QUE VI E VIVI”, obra de autoria de Murillo Melins.  A primeira edição, publicada em 2007, obteve grande aceitação por parte do público sergipano. Um dos nossos principais memorialistas, o autor destaca a vida de Aracaju em vários aspectos, durante o período que compreende os anos 40 e 50 do século passado. A orelha é assinada pelo jornalista Luiz Eduardo Costa. Da obra, nesta quarta edição ampliada, constam vários depoimentos sobre Murillo Melins. Destaque, também, para as fotos que ilustram a publicação. Detalhe: Murillo foi vítima de uma flagrante irregularidade cometida pela Academia Sergipana de Letras, o que acabou prejudicando sua candidatura a uma vaga daquele sodalício. Méritos de sobra ele os possui. É, sem dúvida, um cultor do passado, que se torna vivo no relato de quem vivenciou os fatos relatados. Para os que apreciam o gênero, trata-se de uma obra simplesmente imperdível. Capa: Foto de Lineu Lins de Carvalho. Impressão: Editora J. Andrade.

Livro
“Diário Carioca, o Jornal que Mudou a Imprensa Brasileira” – Obra de autoria de Cecília Costa Junqueira, jornalista e escritora, ex-editora do caderno Prosa & Verso, de “O Globo”, recebeu forte aplauso da crítica especializada, em função da excepcional pesquisa sobre um jornal que fez história, cujo papel e simbolismo tiveram grande impacto na sociedade brasileira. Em 28 de maio de 1950, o Diário Carioca iniciou sua nova fase, na tentativa de adaptar o jornal ao padrão dos mais modernos órgãos da imprensa mundial. O Diário Carioca tinha um time de jornalistas de primeira linha. Nele trabalharam, dentre outros: Danton Jobim, Pompeu de Souza, Carlos Castelo Branco, José Ramos Tinhorão e Armando Nogueira.

Orquestra Garcia do Recife. No Iate Clube de Aracaju
No próximo dia 25 de agosto, a partir das 22h30, o Iate Clube de Aracaju será o palco de um Grande Encontro de duas orquestras: Garcia do Recife e Metais Genais (SE).  O evento será “all inclusive” com Buffet, cerveja, refrigerantes, água mineral e de coco. Reservas de mesas pelo telefone: 3211 – 96-23 ou na secretaria do clube.

Futebol

Seleção olímpica do Brasil derrotou na sexta-feira em amistoso, na cidade de Middlesbrough, a equipe da Grã-Bretanha, por 2 X 0. Sandro e Neymar assinalaram os gols da equipe brasileira. /// O Brasil integra o grupo C do torneio de futebol das Olimpíadas de Londres, ao lado do Egito, Bielorússia e Nova Zelândia. /// Os jogos do Brasil serão: contra o Egito – 26.07, em Cardiff, no Millennium Stadium, às 15,45 horas; contra a Bielorússia, em Manchester, no Old Trafford, às 08,00 horas e finalmente, no dia primeiro de agosto, contra a Nova Zelândia, às 10,30 horas, em New Castle, no estádio St. James Park. /// Se passar da primeira fase, o Brasil poderá cruzar com a Espanha, nas quartas-de-final. /// Falcão foi demitido do Bahia e Dorival Júnior do Internacional. /// Confiança X Sergipe e Socorrense X River Plate jogarão, respectivamente, no Batistão e no Estádio Wellington Elias, hoje à tarde. É mais uma rodada da Copa Governo de Sergipe. /// Esporte sergipano está duplamente de luto. Faleceu na quinta-feira o desportista Conrado Almeida, que presidiu o Sergipe. E ontem, sexta-feira, ocorreu o passamento de Manoel Gonçalves, ex-dirigente do Confiança. O Dr. Conrado foi delegado, enquanto que Gonçalves, o “baiano”, foi funcionário da Previdência Social. /// Rogério Lima da Rocha e Cláudio Francisco Lima e Silva serão os árbitros dos jogos de hoje. O primeiro apita em Socorro e o segundo, no Batistão. A Comissão de Arbitragem acertou na mosca, escalando os dois melhores árbitros sergipanos da atualidade. ///Amanhã, domingo, no estádio Rei Pelé, em Maceió, o Itabaiana enfrentará o CSA, pela série D do campeonato brasileiro. /// A janela de contratações de atletas estrangeiros terminou ontem.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Gilbertotv A beleza cansa, a simpatia não. A beleza não dura, a simpatia é eterna; não tem prazo de validade. A simpatia faz bem a alma e ao coração.

www.twitter.com/antoniaamorosa  Quando eu morrer, alguns terão acesso as cartas que escrevo para Deus. Verão o número de pessoas que oro, citando-as, sem que saibam disso.

www.twitter.com/ahcor_sevla  Nunca na história de minha vida uma frase fez tanto sentido: O SONHO ACABOU ! Hoje sofri a maior decepção ideológica(política) de minha vida.

www.twitter.com/riltonmorais  Estranha esta paralisação dos profissionais de saúde no dia 25. Fica clara a relação com política e enfraquece o pleito devido da classe.

www.twitter.com/salesneto1  Podemos ter defeitos. Todos tem. Mas não somos ladrões.

DO LEITOR

“Armengos” em ônibus da linha Marcos Freire
Do leitor David Almeida “No dia  19 de julho, ao sair de casa, como faço todos os dias pela manhã, para tomar um

ônibus no Marcos Freire e seguir ao trabalho aqui no DIA, me deparei com este veículo em condições precárias (vide fotos em anexo): Buracos no chão, detalhe, é possível ver a rua enquanto o ônibus anda, “armengos” para segurar a janela de ventilação do teto, janelas e base de sustentação das cadeiras enferrujadas, poças de água no chão, um barulho infernal do motor e uma produção de fumaça absurda.  São essas as empresas de ônibus que reclamam na justiça por um aumento no preço das passagens (uma das mais caras do Brasil), que lutam contra a licitação do transporte público e que se unem em prol de candidatos que defendem apenas os seus interesses e não os da população. É assim que essas empresas tratam a classe trabalhadora de Aracaju e redondezas, no lucro pelo lucro, constrangendo a população que precisa do transporte público, com veículos em condições desumanas. Está insuportável essa situação, precisamos reclamar para que ônibus velhos e em condições precárias saiam das ruas. Precisamos, agora mais do que nunca, de uma licitação justa, transparente e que traga as nossas ruas ônibus decentes. CHEGA DESSE ABSURDO!”

Mal Déda entrou na campanha e Machado demonstra “medo”
Da leitora Mell Viana :”Mal Déda entrou na campanha e Machado demonstra “medo”. Na última segunda feira no Iate Clube de Aracaju, estiveram reunidos os chamados linha de frente da campanha dos candidatos Valadares Filho e Conceição Viera, com as presenças dos líderes do bloco governista, inclusive com a presença do próprio governador Marcelo Déda, para já na quarta feira José Carlos Machado, no programa matinal ancorado por George Magalhães, na Mega FM, demonstrar preocupação. Machado chegou até sugerir que Déda governe em vez de militar. Coisa que sempre ele e o seu candidato João Alves nunca deixaram de fazer. A diferença é que no governo petista, s pessoas são convocadas após o expediente. Ou seja, após as dezoito horas. Quando disputou a reeleição em 2006, o seu grupo já estavam nas ruas às quinze horas. Estavam tão certos de que já tinham vencido essa eleição, que soou estranho esse desespero. O pior é que ousa aconselhar os seus adversários. Parece que as fichas começam a cair e começar a ver pela frente mais uma derrota e ver cair por terra o sonho de assumir um cargo majoritário. Tanto para João Alves como para o próprio Machado, essa talvez seja as suas últimas chances. Uma nova derrota representará um final melancólico d uma grande liderança, que pecou por não ter acompanhado as transformações naturais do tempo e não ter preparado os seus sucessores. Adotou a política do eu, dos meus e que os outros que nos acompanhe. Todas as entrevistas que Machado dar nas emissoras de rádios, parece até que ele passou muitos anos fora do nosso estado. Ele tenta passar aos ouvintes que durante as mazelas nos últimos dois governos de João ele não consegue enxergar e tentar esconder. Tem uma facilidade e falar na saúde, como se o seu governo não tivesse deixado “todos” os hospitais do interior fechados. Sem contar com o congelamento dos salários e das gratificações dos servidores públicos, quando em campanha contra Zé Eduardo, havia prometido assim que assumisse o governo corrigiria pelo menos o valo inicial igual ao salário mínimo à época. Deu foi um calote Como diz Déda, o último governo de João, ele olhou para o mar, se esquecendo do interior e do sertão. Torrou o dinheiro numa ponte, que poderia ser construída com pelo menos quarenta por cento a menos, se não a projetasse com esse modelo. Muita gente desconhece, mas esse modelo, ainda precisa adquirir os maquinários para no caso de uma necessidade, levantar a parte central. A campanha nem começou e já estão demonstrando aperreio”.

ARTIGO

Acordo, desacordos e estrelinhas – Edson Junior*

A disputa pela prefeitura de Aracaju, agora em 2012, tem revelado lances poucos sadios para a normalidade do processo eleitoral. De “negociatas”, envolvendo milhões; gente, que supostamente tem deveres na justiça; enriquecimento duvidoso; indicação para o Tribunal de Contas do Estado; loteamento político de órgãos da administração direta e indireta do município e muita, muita fritura e trairagem, surgiram nas últimas semanas, como prenúncio de que há muito mais aviões e estrelas no céu de 2012 do que “possa supor nossa vã filosofia”.

Caro leitor, observemos: onde teria ocorrido tudo isso? Quais personagens envolvidas? O que teriam negociado?
RESPOSTA: Todas as personagens de todos esses supostos acordos, desacordos e brutalidade institucional, figuram na composição João Alves e Edvan Amorim, como demonstrados nos tópicos abaixo, com fontes citadas. Não é opinião, vontade ou injúria deste que escreve. Nomes e correlacões, com as fontes apontadas, expõem fatos e personagens.

Vamos fazer uma retrospectiva?

1) NEGOCIATAS
O deputado federal Almeida Lima, após ter sido alimentado por André Moura e o grupo Amorim (os programas radiofônicos têm seus arquivos, inclusive a MEGA FM) como um possível nome do grupo para disputar a prefeitura de Aracaju, foi preterido no último momento e percebeu a emboscada em que havia se metido, autoproclamando-se, inclusive, de “papacapim” no processo. Após isso, disparou denúncias gravíssimas, que a esta altura deve estar na pauta vigilante do Ministério Público Eleitoral (MPE). Entre as denúncias: a) Em entrevista ao Jornal Cinform, Almeida Lima afirmou que o empresário Edvan Amorim teria lhe pedido R$ 5,4 milhões em troca do apoio do grupo que lidera para a sua campanha eleitoral; b) Que o grupo Amorim exigiu Emurb, Emsurb, Saúde e SMTT, para apoiá-lo. Aqui http://www.faxaju.com.br/viz_conteudo.asp?id=144370; c) Que, segundo Almeida Lima, o acordo feito entre os Amorim e João Alves, seria para “levar José Carlos Machado para assumir uma vaga no Tribunal de Contas do Estado” Aqui http://www.faxaju.com.br/viz_conteudo.asp?id=143418

2) DEVERES NA JUSTIÇA
Há entrevistas no programa A HORA DA VERDADE, na MEGA FM, em que o deputado federal Mendonça Prado, do DEM, desafia o empresário Edvan Amorim a justificar seu “enriquecimento” e que ele, Edvan Amorim, tem muito o que esclarecer à Receita Federal. Há provocações mais ácidas, mas fiquemos apenas nessa. Além disso, sua esposa, Ana Alves, filha de João Alves, fez coro ao pensamento do esposo, Mendonça Prado, e entre tantas, sugeriu “uma pesquisa na cidade de Itabaiana para ver quem são os Amorim e os Moura”. Diz mais: “Na verdade, eu gostaria de saber desse povo que não tem capacidade, de onde vem tanto poderio. {…} o André Moura precisa deixar de falar besteira. Ele acabou se tornando um garoto de recado dos Amorim. Ele precisa sim dar muitas explicações.” Aqui http://www.consultnews.com.br/noticias.asp?n=5391

SÍNTESE: Estranhamentos e fortes acusações povoam o ambiente das chapas de oposição, notadamente as de João Alves e Almeida Lima. Parece claro que a composição entre João Alves e Edvan Amorim criou um profundo problema político no bloco e despertou a ira de Almeida, que parece não ter usado todo seu arsenal de denuncias e pulmões para gritar.

Analisando o processo e buscando mais informações sobre as personagens deste “bafo político”, consultei o site Congresso em Foco e vi uma lista de 191 congressistas que respondem a inquéritos no STF. Dentre os parlamentares, dois sergipanos: André Moura e Eduardo Amorim. Nada conclusivo e eles têm o constitucional direito à ampla defesa e ao contraditório. E ao que respondem? Vamos ao extrato:

ANDRÉ MOURA – Deputado Federal PSC (SE)
Responde aos inquéritos 3110 (crimes eleitorais); 3224 (crimes de responsabilidade/quadrilha ou bando); 3221 (crimes de responsabilidade), e 3204 (quadrilha ou bando/improbidade administrativa).
EDUARDO AMORIM – Senador PSC (SE)
Inquéritos 3381 (captação ilícita de votos) e 2867 (improbidade administrativa/crime da Lei de Licitações).
Fonte: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/outros-destaques/suas-excelencias-os-investigados/

Ressalve-se, a bem da verdade, que os inquéritos estão em fase inicial, portanto, não há qualquer indiciamento ou oferecimento de denúncia que possa caracterizar algum ilícito penal. Mas está no STF, pela prerrogativa do foro privilegiado a qual os parlamentares citados têm direito.

Ontem, novamente em mais um show de radiojornalismo da MEGA FM, George Magalhães e equipe, o deputado federal Almeida Lima teve direito a uma tréplica, por ter sido, insistentemente e vigorosamente, chamado de “mentiroso” pelo presidente do PSC e também deputado federal, André Moura, no programa da quinta-feira. Almeida entrou no ar, pediu o direito de resposta para o programa da sexta-feira e, não só reiterou tudo que já denunciou, como detalhou lugares, pessoas e assuntos discutidos, inclusive revelando uma nova unidade de tratativa política: “estrelinhas”. Almeida não revelou significado, nem valoração dessa estranha unidade, mas ficou subentendido que se tratava de uma contrapartida para um possível entendimento, que não foi firmado. FATO: Muitos estão vendo estrelinhas neste processo de “fazer política” e “fazer negócios” onde, categoricamente, Almeida diz que não faz negócios, faz política. Então, quem estava tentando fazer “negócios” com ele, e não política? E quais os “negócios”?

Sinceramente, não sei como encerrar esse texto, de tão vergonhosas são as denúncias. Uma coisa é certa: esse triângulo de acordos e desacordos formado pelo grupo Amorim, Almeida Lima e João Alves, provocou enorme curiosidade e indignação na sociedade, que reagiu com náuseas e convicta de que precisa e procurará mais informações nestas eleições.

Como eleitor, acompanharei o desenrolar da campanha e as respostas a tudo isso. Espero que nada do que está sendo denunciado seja verdadeiro e que o MPE investigue, caso a caso, de forma tempestiva, tudo que vem sendo descortinado, a fim de que nós, os eleitores, saibamos quem está jogando o jogo limpo que a DEMOCRACIA exige.

*Acadêmico em Jornalismo/UFS

ARTIGO

Porque seu modelo de dinheiro é importante? Robson C. de Menezes*

O invisível gera o dinheiro

   Se você quer mudar os frutos, primeiro tem que trocar as raízes – Quando deseja alterar o que está visível, antes deve modificar o que está invisível.

Você já ouviu falar de pessoas que "desabrocham" financeiramente? Já notou que alguns indivíduos ganham rios de dinheiro e depois perdem tudo, ou começam aproveitando uma excelente oportunidade e, em seguida, deixam o bolo desandar? Mas qual a causa desse problema. Por fora, parece má sorte, economia oscilando, um gestor ou sócio desonesto, meu colega de trabalho me passou a rasteira, ou tem aqueles que ainda abrem a boca e diz: "Deus não gosta de mim" a vida me pregou uma cilada, ou seja, lá o que for. Porém a questão é outra.

É por esse motivo que, se uma pessoa ganha muito dinheiro sem estar preparada para lidar com tanto dinheiro, o mais provável é que a sua riqueza tenha vida curta e esse indivíduo acabe sem nada.

A maioria das pessoas simplesmente não tem capacidade interna para conquistar e conservar grandes fortunas ou grandes sucessos que a vida lhes proporcionou. Pois falando de grandes cargos e grandes fortunas, não é fácil de lidar, pois com grandes salários, cargos e fortunas são lógico você ter grandes responsabilidades, enfrentar as crescentes dos grandes desafios que a fortuna e o sucesso trazem.

É um fator primordial no qual estas pessoas incapazes de superar esses desafios, que elas não enriquecerem.

Um exemplo prático e fácil são aqueles que ganham nas loterias, quantos de nós não já assistimos diversas entrevistas e reportagens sobre ganhadores de loterias que em pouco tempo voltam ao seu estado financeiro original. Isto relata que, essas pessoas voltam ao seu estado financeiro original por não conseguirem ter a quantidade de dinheiro com o qual conseguem lidar com mais facilidade.

No caso de enriquece pelo próprio esforço ocorre exatamente ao contrário. Repare que, quando um milionário desse tipo perde a fortuna, geralmente ele a refaz em pouco tempo. É claro que há também vários casos nos quais entram em depressão.

Vamos citar um exemplo: Busque no google ou em revistas e livros a história de Donald Trump, ele é um ótimo exemplo. Rico, bilionário e muito bem sucedido no mundo corporativo e dos negócios. Ele tinha bilhões de dólares e perdeu cada centavo. Dois anos depois, recuperou tudo e até conseguiu mais.

Como explicar isso? É simples. Pessoas assim podem perder todo dinheiro que possuem, mas jamais perdem o ingrediente mais importante do seu sucesso: potencial milionário ou mente milionária. Trump, por exemplo, é um bilionário e tem a mente trabalhada para ser como um. Perceba que ele nunca poderia ser apenas um milionário? Ele se sentiria inferior, acabado, arrasado… Fracassado financeiramente.

Amigos isso acontece porque o  "termostato" (equipamento de controle) financeiro desse empresário está regulado para produzir bilhões, e não milhões.

Caros estudantes, algumas pessoas têm um termostato financeiro programado para gerar milhares, e não milhões, outros tendem a gerar algumas centenas. Finalmente, existem aquelas cujo termostato financeiro está condicionado a funcionar abaixo de zero. (elas estão congelando e nem sabem por que).

Alguns podem estar pensando, é fácil citar esses exemplos, eles são muito ricos, outros pensam: vem viver minha vida, e verás? É fácil falar, a vida do vizinho é sempre melhor…

Prezados estudantes, a realidade é que a maior parte das pessoas não atinge o seu pleno potencial, não é bem sucedida.

O motivo é simples. As pessoas, na maioria, agem de forma inconsciente. Quase dormem no ponto, trabalham e pensam num plano superficial da vida, baseadas somente no que veem. Elas vivem estritamente no mundo visível.

Caros amigos se querem e possuem um objetivo de ser um rico, milionário ou bilionário saia do mundo visível, foque naquilo que o levará ao seu objetivo, o que precisa ter, ser ou fazer para alcançar seu objetivo do sucesso.

Boa Leitura, ótima reflexão e até nosso próximo encontro.

*Editor do conteúdo.
Sites: http://robsongestor.blogspot.com/
www.twiter.com/gestor_robson
Facebook: robsonmenezes_gestor@hotmail.com

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   
 
Frases do Dia

“Algumas vezes um homem inteligente é forçado a ficar bêbado p/ passar o tempo
Com os burros”  Ernest Hemingway, escritor norte-americano que nasceu em 21 de Julho de 1899 e morreu em 1961.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais