TV Cidade: outro debate não será melhor

O blog arrisca em escrever que o debate da TV Cidade mais uma vez será o melhor nas eleições deste ano em Aracaju. A exemplo das últimas eleições (estadual e municipal) a forma como é organizado o debate ele deixa os candidatos mais livres para perguntas e respostas. Diferente do que será realizado pela TV Sergipe que segue regras rígidas da rede Globo que torna o debate não só engessado, mas enfadonho. O mediador, Carlos França, fez o dever de casa, ou seja, é como arbitro de futebol, quando não aparece muito é porque cumpriu corretamente o trabalho.

No debate de ontem todos os quatro candidatos estavam tranquilos e não demonstraram nervosismo em nenhum momento. É claro que os partidários e as assessorias dos quatro candidatos vão puxar “a sardinha” para o seu lado. O blog não analisou quem ganhou ou perdeu, mas assistiu todo o debate e fez uma avaliação (como nos debates das outras eleições) dos pontos que achou mais alto e baixo de cada um.

É uma análise opinativa do titular deste blog e, certamente, receberá criticas de todos os lados. A análise:

Almeida Lima  (PPS) – Ex-prefeito, ex-senador e deputado federal. É candidato a prefeito de Aracaju pela terceira vez.

Ponto Alto – Mostrou que tem conhecimento de todos os projetos de João Alves quando governador que não saíram do papel e alertou o eleitorado que João já teve três oportunidades e muito do que promete hoje ele não fez. Usou o tempo várias vezes para mostrar que as administrações que apoiam Valadares Filho não fizeram o que ele promete agora.

Ponto baixo –  Com a preocupação de acusar João Alves, o PT e o senador Valadares quando governador deixou de responder a várias respostas sobre propostas de governo. Criticou os adversários, mas não usou o tempo para apresentar propostas.

Reynaldo Nunes  (PV) –  Candidato a um cargo executivo pela primeira vez.

Ponto Alto – A defesa de uma secretaria do meio ambiente e as criticas aos  prefeitos que passaram e não tiveram uma preocupação e ação efetiva para a área.

Ponto baixo – Respondeu superficialmente algumas respostas e procurou direcionar quase todos os temas para a questão ambiental. Não aproveitou para ter uma postura mais firme no vídeo e transmitir mais segurança.

Valadares Filho (PSB) – No segundo mandato como deputado federal é candidato a um cargo executivo pela primeira vez.

Ponto Alto – Surpreendeu com a objetividade em responder as perguntas com conhecimento de dados específicos de todas as áreas. E soube devolver com firmeza as criticas de Almeida Lima ao seu projeto do VLT e a transferência do SAMU, deixando claro que tem o apoio de Edvaldo, mas tem divergências na forma de administrar.

Ponto baixo –  Foi nítida a tentativa de passar a ideia que não tem responsabilidade pelas administrações anteriores, quando o grupo que faz parte está no poder há 12 anos. Não quis acompanhar as criticas de Almeida Lima e Vera Lúcia ao candidato João Alves. Em algumas respostas exagerou na gesticulação.

Vera Lúcia  (PSTU) –  Disputa pela quinta vez um mandato executivo. Já disputou duas vezes o governo estadual e é a terceira vez que disputa a Prefeitura de Aracaju.

Ponto Alto – Mostrou experiência, uma postura e um discurso mais ameno do que o das candidaturas anteriores. Deixou claro que não tem compromisso com o poder econômico.

Ponto baixo –  Em todos os temas pregou que Aracaju é o caos total não reconhecendo nenhuma ação efetiva positiva das administrações anteriores.

João Alves (DEM) – Fugiu do debate, num desrespeito total aos eleitores.  Foi alvo de diversas criticas. Almeida Lima chamou o projeto dele para armar a Guarda Municipal de ridículo e disse que a situação atual da cidade de Americana (SP) não é como ele veiculou no horário eleitoral. Almeida lembrou também que João teve a oportunidade de melhorar a segurança e não conseguiu, recordando da “Missão” e dos processos judiciais  que João responde. “Alguém já viu um projeto de João Alves dá certo?”  Vera Lúcia registrou também uma nota que saiu na imprensa que João iria pagar por produtividade os guardas e também lembrou os escândalos envolvendo o nome do candidato do DEM.

O blog assina embaixo as palavras do jornalista Adiberto de Souza, no blog dele, aqui na Infonet ontem, 04: “Quem possui propostas concretas não foge de debate, deixando a cadeira vazia. Aquele que faz isso afronta a população, demonstra despreparo e falta de coragem para encarar os opositores, além de levantar a suspeita que tem algo muito grave a esconder. O candidato fujão não merece o respeito nem o voto do eleitor consciente e preocupado com o futuro de sua cidade”.

Despertar
Ao discursar ontem, 04, pela manhã, no auditório da CDL, para a militância do PSB, o presidente nacional e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, disse acreditar que os aracajuanos estão despertando para uma opção de renovação e a garantia que Aracaju não irá retroceder”, disse para depois destacar os diversos avanços que o Brasil conquistou nos últimos anos com os governos Lula e Dilma.

Unidade em Aracaju
Eduardo Campos lembrou que as lideranças em Aracaju tiveram a competência de manter a unidade do campo democrático de esquerda. “Fico feliz esta unidade que é importante para o processo maior da presidente Dilma. Todos deste grande projeto estão unidos em Aracaju”, disse ao defender um debate qualificado sobre o futuro da capital sergipana. “Essa união fará a força e a diferença ao lado do governador e da presidente Dilma”.

Eduardo Campos: Chegou o tempo de Valadares Filho
“Tudo na vida tem o seu tempo e chegou o tempo de Valadares Filho ser prefeito. Ele está disposto, está com gás e preparado para ser prefeito de Aracaju”, disse lembrando que já viu muita eleição gente “colocar sapato alto” e quebrar antes da festa e já muita gente entrar em eleição como vencedor e perder. “Nós queremos o amanhã, não o ontem, todos tem seus méritos e já tiveram a oportunidade de realizar. Nossos adversários já tiveram a oportunidade de fazer. O tempo é outro agora”, registrou.

Referencia nacional
Ao agradecer a presença do governador Eduardo Campos no encontro com a militância do partido, o candidato Valadares Filho registrou que ele hoje é uma referência nacional na administração pública. “Nossa campanha está mostrando um crescimento constante é uma demonstração que o povo de Aracaju está de olho para o futuro e não para o passado”, disse.

Conflitos PSB/PT
Os conflitos entre o PSB e o PT são pontuais. Eles ocorrem em Recife, Fortaleza e Belo Horizonte. Eduardo Campos trabalha com o cenário de 2018, quando é bem provável que o PT não tenha candidato próprio. Ontem, 04, ao discursar em Aracaju ele ressaltou o trabalho dos governos Lula e Dilma.

Geraldo Júlio
Em Recife, o candidato Geraldo Júlio, apoiado pelo governador Eduardo Campos (PSB), tem chances de vencer o pleito no primeiro turno.

Estão de olho nos R$ 200 milhões do Aracaju Previdência
Ontem, 04, pelo twitter um candidato a vereador em Aracaju escreveu que o Aracaju Previdência deve recolher apenas a parte do salário que serve de cálculo para a aposentadoria. Pelo jeito as Torres querem ruir as aposentadorias dos servidores municipais. Abram o os olhos!

José Fernandes não foi denunciado pelo TCU
O deputado estadual Francisco Gualberto (PT) usou a tribuna na sessão de ontem, 04, para confirmar que o ex-secretário de Educação, José Fernandes de Lima, não tem nada a ver com a denúncia de desvio da merenda escolar feita recentemente pelo Ministério Público Federal (MPF).

Pessoa ilibada
De acordo com Gualberto, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou a retirada do nome de Fernandes Lima da representação movida pelo MPF. “Faço questão de enfatizar isso para que o nome de uma pessoa ilibada, como o ex-secretário José Fernandes, seja citado como suspeito”, disse o deputado. Com a medida, o TCU entende que não há envolvimento algum do ex-gestor com o caso. “Se o MPF quiser, que investigue os empresários envolvidos com a merenda escolar”, frisou Gualberto.

Defesa do meio ambiente
O professor e jornalista Alex Nascimento é candidato a vereador em Aracaju este ano com o mote: Atitude. Compartilhe essa ideia! Durante dois anos e meio for apresentador voluntário do programa Ecos em Debate, na Aperipê AM voltado para a discussão do meio ambiente, urbanização e qualidade de vida. Todo material de campanha dele é reciclado e de acordo com a quantidade distribuída são plantadas arvores na cidade. Entre suas propostas a redução do IPTU por área verde preservada.

Missa Augusto Franco
Foi realizado ontem, 04, uma missa em ação de graças pelo centenário do ex-governador e empresário Augusto Franco. O ato ecumênico foi celebrado pelo arcebispo da capital, Dom Palmeira Lessa. A Catedral ficou lotada de familiares , amigos e autoridades. A missa contou também com a participação dos bispos dom Henrique Soares, Dom Mário, Monsenhor José Carvalho e dos padres Peixoto e Genival, além da presença do convidado especial, Padre Jorgão, pároco da igreja Nossa Senhora da Paz, no Rio de Janeiro.

Político visionário
Presente a missa, a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Angélica Guimarães homenageou o ex-governador. "Um sergipano ilustre que realizou muito para os sergipanos. Um político visionário, que contribuiu significativamente para o desenvolvimento de Sergipe. Nos orgulhamos pelo empreendedor que ele foi, como também pelo grande pai de família, homem honrado e cidadão de bem”.

João destaca conversa com Augusto Franco
Também presente a missa o ex-governador e candidato a prefeito João Alves Filho revelou que em uma das conversas que teve com Augusto Franco, ele falou sobre o amor que sentia por Sergipe. “Lembro-me quando ele me disse: João Alves, meus colegas empresários do Sul dizem que se eu não investisse aqui o que eu invisto, multiplicaria meu patrimônio. Mas prefiro investir aqui, que é terra que eu amo e onde viveram meus ancestrais”.

Homem organizado
Augusto Franco, no olhar de João Alves, sempre foi um homem muito organizado. Tanto que não entrou logo na vida pública, embora viesse de uma das mais ilustres famílias da linhagem política do Estado. “Ele só foi investir na política depois dos  50 anos, quando já estava com a família consolidada, os filhos já adultos e muito bem criados ao lado da grande esposa que teve, a Maria Virgínia, uma mulher extraordinária. Educaram os filhos com muita rigidez, austeridade, sobretudo na escola do trabalho, como ele sempre me dizia”, frisou o candidato.

Reconhecimento
"Para nós é uma alegria muito grande ter ao nosso lado essa preciosidade que é dona Maria Virgínia Leite Franco, minha mãe, para assistir a missa do centenário do meu querido pai. Vemos a catedral lotada como um reconhecimento da população de Sergipe a um governante austero, sério e que muito trabalhou pelo desenvolvimento econômico e social do Estado de Sergipe", disse o empresário Walter Franco.

Alguns dados sobre Augusto Franco
Eis alguns dados sobre a figura de Augusto, cidadão, empresário e político, extraídos da publicação Personalidades Sergipanas, de autoria de Luiz Antônio Barreto:Nasceu nas terras da Usina São José, no povoado Pinheiro, em Laranjeiras (SE), em 4 de setembro de 1912. Seus pais: Albano do Prado Pimentel Franco e Adélia do Prado Franco. Estudou no Colégio Salesiano, em Aracaju e depois no colégio Antônio Vieira, dos jesuítas, em Salvador. Concluiu o curso superior na Faculdade de Medicina da Bahia, em 1937. Sua carreira como empresário iniciou-se como diretor da Companhia Industrial São Gonçalo, em São Cristóvão. Foi, depois, diretor do Banco Comércio e Indústria de Sergipe. Suas atividades empresariais cresceram com a morte do irmão, José do Prado Franco (1949), de sua mãe Adélia (1954) e do irmão Walter Franco, em 1957. Casado com D. Maria Virgínia Leite Franco, com quem teve 9 filhos.

Política
Entrou na política pelas mãos de Leandro Maciel, líder máximo da antiga UDN. Foi eleito pela ARENA deputado federal (1967/1971), depois senador (1971/1979), governador indicado pelo regime militar (1979/1982) e novamente deputado federal (1987/1991), já pelo PDS. Em seu governo, realizou várias obras e valorizou o funcionalismo público. Sua maior realização foi a Adutora do São Francisco, inaugurada em 1982 pelo então vice-presidente da República, Aureliano Chaves. Exerceu o cargo de presidente do PDS nacional. Como empresário, deixou sua marca registrada nos setores têxtil, produção de açúcar e comunicações. Augusto Franco faleceu em Aracaju, com 91 anos, no dia 15 de dezembro de 2003.

Ampliação de horário de biblioteca
Estudantes do conjunto Augusto Franco estão se mobilizando para pedir a secretária municipal de Educação, Josevanda Franco, a ampliação do horário de funcionamento da única biblioteca Ivone de Menezes Vieira, única do local. Os estudantes querem que a biblioteca funcione até às 22h e que seja consertado o ar condicionado. Uma reivindicação que pode ser atendida aumentando o quadro de funcionários.

Iluminação em dois postes
Ainda no conjunto Augusto Franco a Energisa precisa reestabelecer a iluminação de dois postes localizados no fundo do antigo supermercado Isabela. O local tem um grande fluxo de pedestres, principalmente estudantes que se deslocam de suas residências para as escolas

Rodovia Sítios Novos/Santa Rosa do Ermírio
Foi iniciada a pavimentação asfáltica dos primeiros quilômetros da Rodovia Sítios Novos/Santa Rosa de Ermírio, no município de Poço Redondo na divisa de Sergipe com a Bahia.  A implantação e pavimentação da SE-407 está sendo realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura(Seinfra), junto com o Departamento Estadual da Infraestrutura Rodoviária (DER). Na obra que está com 70% concluídos, estão sendo investidos R$ 16.279.614,67.

Demanda de mais de 40 anos
O secretário Valmor Barbosa, anunciou com entusiasmo especial a pavimentação asfáltica dos primeiros quilômetros da SE-407 por se tratar  de uma demanda de mais de 40 anos. “Essa é uma região importante. Além de ser um povoado bastante adensado , onde tem muita gente morando, é também uma região importante pela produção de leite, principalmente em Santa Rosa do Ermírio”.

Ana Lúcia avalia os perfis políticos de Valadares Filho e João Alves
A disputa eleitoral para a Prefeitura Municipal de Aracaju e a polarização dos candidatos Valadares Filho e João Alves foram temas de debate na Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira, 04/09. Em resposta às críticas que o deputado Capitão Samuel fez ao Partido dos Trabalhadores, a deputada estadual e professora Ana Lúcia (PT) defendeu a discussão de projetos ao invés de discursos maniqueístas que ‘demonizam’ partidos ou figuras públicas.

Preconceito de idade
“A gente não pode negar candidaturas por preconceito de idade. Nós temos duas candidaturas que começam a ser polarizadas. Uma de uma pessoa que está na mesma faixa etária que eu, um idoso, que já foi três vezes governador e uma vez prefeito indicado pela Ditatura Civil e Militar, um prefeito biônico. E o outro é um jovem de 31 anos que tem experiência como parlamentar e não tem no Executivo. Como educadora, eu pergunto: ele não tem processo, não tem vício, não tem denuncia de corrupção contra ele; mas é só por causa da idade que a gente não vai concordar com sua candidatura e seu programa de governo? É por causa dos apoiadores? Mas sua candidatura também tem apoiadores de esquerda, progressistas, com história de luta pela transformação da sociedade”, avaliou Ana Lúcia.

Análise da conjuntura
“Então não é bom simplesmente rotular nos momentos em que a gente precisa analisar a conjuntura a partir das contradições que existem. Precisamos saber se seu projeto nos ajuda a avançar, a resolver os problemas da cidade”, completou. Para aprofundar a discussão, a deputada refletiu sobre a experiência do PT em Porto Alegre, que durante 16 anos governou com a participação popular sem precisar de maioria na câmara, portanto, sem a necessidade de compactuar com o conservadorismo, e ainda assim conseguiu implementar um projeto democrático e popular na capital gaúcha.

Contradições e projetos propostos
“Não existem posições políticas sem ideologia e sem um projeto de sociedade. É verdade que este projeto para ser implementado gera contradições, principalmente para nós do campo da esquerda, que lutamos por justiça, igualdade e distribuição de riqueza dentro de um sistema capitalista, que em sua lógica é extremamente excludente, competitiva e individualista. Governamos, portanto, a partir de conflitos e fortes contradições”, afirmou.A deputada defendeu que é importante assumir as contradições do momento político e discutir sobre os projetos propostos.

Contradição de deputado
Ana Lúcia ainda apontou que o deputado Capitão Samuel não terá candidato a prefeito em Aracaju se for seguir à risca seu próprio discurso, pois a candidatura que seu partido apoia tem muitos dos vícios políticos criticados por ele. “Se for pelo seu raciocínio, o senhor não votará em quem o seu partido está apoiando, que é o doutor João. Porque se for por coerência, por princípios de programas que priorizem as políticas públicas para a maioria da população e que respeitem o servidor e assegure seus direitos, que tenha o diálogo como um princípio norteador de sua gestão e busque a justiça e a paz social, não será com o seu partido que o senhor vai votar, porque o candidato João Alves não acredita nem pratica estes ideais”, observou Ana Lúcia.

Ivan Leite irá representar SE em audiência com ministra
Na manhã De hoje, 5 , o prefeito de Estância e presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), Ivan Leite, irá participar de uma reunião do Conselho Político da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em Brasília. Presidentes das federações municipais de todo o país estarão presentes no encontro, que tem como foco a preocupação com a gigantesca queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). À tarde, os gestores têm uma audiência marcada com a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, no Palácio do Planalto.

Queda do FPM
"A queda do FPM já é bastante prejudicial em anos normais, mas toma proporções muito maiores em final de mandato. O Governo Federal se preocupa com o estímulo ao crescimento econômico e a manutenção do emprego na indústria, por isso isentou automóveis, materiais de construção e a linha branca (geladeiras, lavadoras etc.) do pagamento de IPI, o que representa valores expressivos dos quais os municípios recebem uma parcela através do FPM", ressalta Ivan Leite, explicando que o governo teria outro caminho de estímulo à economia e à manutenção dos empregos, que seria a redução das contribuição que as empresas pagam, sem tirar receita dos municípios. "Isto porque ao tomar essa decisão, ele (o governo) não deu apenas a parte que é dele, mas também a dos municípios", frisa o gestor.

A resposta de Dilma
Mostrando claramente que conhece o limite entre a educação e a cumplicidade, a presidente da República, Dilma Rousseff, emitiu nota oficial para responder as críticas feitas em artigo publicado na imprensa pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. FHC teceu comentários agressivos sobre o ex-presidente Lula, o que levou a presidente a assumir a defesa de seu antecessor. O artigo de FHC e a nota da presidente foram destacados, ontem, na mídia nacional.

Nilo Batista
O conhecido e conceituado criminalista, a respeito do processo do mensalão (ação penal 470), produziu o seguinte comentário: “A publicidade do julgamento é uma garantia constitucional do acusado e não um direito do público.”

Mensalão tucano
A ocorrência pioneira nessa área ocorreu em Minas Gerais, em 1998. O respectivo processo está na pauta do STF e deverá ser julgado em 2013.

Atendimento ao público no MPF/SE é normalizado
O atendimento ao público foi normalizado na Procuradoria da República em Sergipe (PR/SE), com o fim paralisação dos servidores. O atendimento presencial funciona no horário 9h às 18h na sede da procuradoria, que fica na Avenida Beira Mar, 1064, Bairro Treze de Julho, em Aracaju. O formulário de denúncias na internet também está disponível e o serviço de protocolo funciona normalmente.

Memória Política – JB, parte II. Link da campanha de 1985
Do professor Ludwig Oliveira:  Entendo que é chegada a hora de Jackson Barreto ter o seu nome referendado para governar o nosso estado, por isso compartilho dos cinco tópicos que você colocou em seu blog "Memória Política JB".Este link abaixo é da campanha de Jackson Barreto para prefeito de Aracaju em 1985 onde diversas "figuras" da política de nosso estado estão no mesmo palanque de JB, alguns até adversários ferrenhos na atualidade. O meu depoimento na campanha é na condição de vereador de Aquidabã em 1985, intercedendo por Jackson e sua Aliança Democrática”. O link: http://www.youtube.com/watch?v=TCYDzmo4V_k

Memória Política – Anistia incompleta
Em 18 de abril de 1945, era publicada no jornal “Correio da Manhã”, do Rio de Janeiro, uma relação de 600 nomes que seriam beneficiados pela anistia, se ela fosse ampla. Durante o dia, Getúlio Vargas assinou o Decreto-Lei 7474. À noite, os presos políticos começaram a ser postos em liberdade. Era a anistia ampla, geral – mas não irrestrita.

Memória Política –  João Figueiredo
O mesmo presidente da República que ficou famoso por afirmar que “prefiro o cheiro de cavalo ao cheiro de povo” e que era egresso da arma da cavalaria, sancionou, em 1979, a Lei da Anistia, seis anos antes do término da ditadura militar (1964/1985). Sobre ele, também circulava uma piada que dava conta de um atentado que sofrera: atiraram um dicionário dentro de seu carro. E, finalmente, negou-se a entregar a faixa presidencial ao presidente José Sarney, por considerá-lo um grande corrupto. Mais de 30 anos depois da Lei da Anistia, amplos setores da nação movimentam-se para impedir que os crimes de tortura sejam também beneficiados com a anistia concedida em 1979. As cortes internacionais não admitem que os que praticaram tortura sejam protegidos pela referida Lei. A Comissão da Verdade inicia suas atividades em todos os Estados brasileiros. Em Sergipe ainda não há sinais nesse sentido. O assunto é da alçada das secretarias de Justiça e de Direitos Humanos.

Último mês para recadastrar o cartão Escolar
Os alunos que não concluíram o recadastramento do cartão Escolar, ou seja, que não entregaram documentação em um dos postos ou sede Setransp até o dia 30, estão com a compra de crédito eletrônico bloqueada. Para voltar a comprar, o estudante só precisa atualizar o cartão. Essa norma não vale para os alunos da Universidade Federal de Sergipe – UFS -, do Instituto Federal de Sergipe nem do Colégio de Aplicação. Quem estuda nessas instituições, devido a continuidade da greve, está com 50% da cota de compra liberada. Já os alunos do ensino à distância da UFS estão com 100% da cota por estarem com a rotina de estudo normalizada. Para recadastrar, o aluno deve acessar o www.setransp-aju.com.br/portaldousuario, preencher e enviar o formulário.

Cohidro participa da ExpoSergipe em Lagarto
De 5 a 9 de setembro, ocorre a Exposergipe na cidade de Lagarto. A expectativa do Governo do Estado, co-organizador da feira, é que sejam gerados, nesta edição, R$ 2 mi em agronegócios. A Cohidro participará mais uma vez do evento, divulgando seu trabalho em irrigação pública e produção agroecológica no Município, contando com a instalação, no local, de um modelo de horta orgânica e maquete demonstrando o funcionamento da barragem no Rio Piauí, administrada pela Companhia. Ainda ocorre no estande, a distribuição das cartilhas educativas de racionalização no uso de agrotóxicos e de produtos alternativos à estes, também produzidas pela Empresa.

Sucesso do evento “Distúrbios de Aprendizagem”
A Luminar, organizadora da palestra “Distúrbios de Aprendizagem” realizado no último dia primeiro em Aracaju agradece a todos os meios de comunicação que deram apoio ao evento que foi muito elogiado pelos participantes Pais, professores, diretores, psicólogos, psicodepagogos e até avós se fizeram presentes e demonstraram satisfação com o que foi exposto de maneira brilhante pelo professor e  Doutor. Rafael da Silva Pereira.

Iate Clube Celebra 59 anos
Uma verdadeira festa apoteótica, show/baile, aconteceu no último dia 25 no Iate Clube com as Orquestras Metais Geniais(local) e a Orquestra do Maestro Garcia do Recife abrilhantaram uma grande festa de aniversário para sócios e não sócios que se deleitaram ao som de  grandes hits nacionais e internacionais rememorando os áureos tempos das big bands. O clube praiano já se prepara para comemorar seus 60 anos com bastante festividade. clique no link abaixo e acompanhe entrevista com o comodoro Fernando Sobral ao programa Entre Amigos. O link:
http://www.youtube.com/watch?v=OoLhNpgeU7k&feature=youtu.be

Flagrantes do esporte
Futebol – Uma situação que persiste: a estreita ligação entre a FSF e a Secretaria de Esporte e Lazer. São diversos os dirigentes da entidade que rege o futebol sergipano que também exercem cargos de confiança na Secretaria Estadual de Esportes. É uma ligação que não faz o menor sentido. Isso não é bom nem para um nem para o outro órgão. Nem tampouco para o futebol. Como entidade autônoma, a Federação deveria livrar-se de qualquer vínculo com o governo. Quem saiu dessa situação, recentemente, foi o professor Custódio Santana, que deixou a FSF. E agora é, somente, diretor de praças de esportes da SEEL. /// Por falar em Secretaria de Esportes, a municipal continua tendo à frente o ex-árbitro Antônio Hora Filho, que, por sinal, realiza um bom trabalho /// Seleção brasileira treina em Cotia, São Paulo, para o amistoso de sexta-feira à tarde, no Morumbi, contra a África do Sul. No dia 10, o amistoso será no Arruda, em Recife, diante da equipe da China.

Curtas
Zona de expansão: assunto predominante na reunião de ontem da CMA. /// 2,6 bilhões de reais é o déficit da Previdência Social até julho. /// Ricardo Flores assume a BrasilPrev./// Candidato do PSB recebe apoio do PSDB em Belo Horizonte. /// Iniciada a programação alusiva aos 100 anos de Augusto Franco. /// Justiça da Suíça autoriza repatriação de 7 milhões de dólares do juiz Lalau. /// Passageiro passa mal após voo e morre em Salvador. /// Em São Paulo, primeiro debate é vazio de propostas. /// Candidatos preferem atacar apoios incômodos dos rivais. /// ANEEL quer energia elétrica pré-paga em 2013. /// FHC tentou semear divisão entre Dilma e Lula.

PELO TWITTER

www.twitter.com/sergioalves1  A vida é uma mistura de ritmos, idas e vindas, conquistas e perdas e sensações. #BomDia

www.twitter.com/marcos_rm  Preconceito me deixa enojado. Respeitar o ser humano como igual ninguém quer.

www.twitter.com/capsamuel  Hoje percebi que o jogo Político faz estragos em grandes amizades.

www.twitter.com/armandobatalhaj  Da escola de guerra da vida: o que não me mata me fortalece. Nietzsche.

www.twitter.com/EduardoZededuda  Interessante:“A independência não constitui um direito do magistrado a decidir a seu bel prazer,sem dar satisfação à sociedade"Eliana Calmon.

DO LEITOR

Ambulância de Riachão do Dantas em evento particular em Lagarto
E-mail recebido; Peço que não divulgue a fonte, mas não é possível não se indignar com fato tão absurdo.A UTI móvel (ambulância) da Prefeitura de Riachão do Dantas, passou dias e noites no Parque Zezé Rocha em Lagarto, uma festa particular, para atender eventual acidentado na vaquejada. Dizem que Zezé apoia a campanha a reeleição do atual prefeito, Ivan Macedo. Para não contratar uma ambulância, pegou a da Prefeitura de Riachão do Dantas. Veja a filmagem feita por um Médico-Veterinário.Isto é flagrante de Improbidade Administrativa e abuso do poder político praticado pelo candidato”. O link:

Caso Jonatha: Pode-se pedir ao STJ a federalização do processo 
Do leitor Diogo Barbosa de Souza: “O vereador Manoel Mattos foi executado em janeiro de 2009 em Pitimbú,litoral sul da Paraíba. Denunciava a atuação de grupos de extermínio na divisa entre Pernambuco e Paraíba. Foi pedido ao STJ a federalização do processo se alegando basicamente que por conta da participação de autoridades policiais o inquérito não avançava.O STJ transferiu para as esferas federais a competência da investigação, dos procedimentos investigativos e do julgamento do assassinato de Manoel MattoO IDC (Incidente de Deslocamento de Competência), popularmente conhecido como federalização, está previsto na Constituição, introduzido pela EC 45/04, para casos de grave transgressão aos direitos humanos.Art. 109, §5º da CF:Nas hipóteses de grave violação de direitos humanos, o Procurador-Geral da República, com a finalidade de assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil seja parte, poderá suscitar, perante o Superior Tribunal de Justiça, em qualquer fase do inquérito ou processo, incidente de deslocamento de competência para a Justiça Federal.O IDC pressupõe, concomitantemente, a verificação de grave violação de direitos humanos e a possibilidade de responsabilização como consequência de obrigações assumidas em tratados internacionais. O Brasil é signatário de acordos internacionais de proteção aos direitos humanos e pode ser responsabilizado pelo descumprimento dessas obrigações.Acho que seria o caso de se pensar se o ocorrido com Jonatha não se enquadraria nisso (ressalvadas as devidas proporções, claro), já que o inquérito sobre sua morte, sem surpreender ninguém, não apontou culpados.”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frases do Dia
“O mundo é uma gaiola de loucos. E, quanto mais ouço, mais ignoro.”
Tommaso Campanella, OP, teólogo, filósofo e poeta italiano nasceu em 05 de Setembro de 1568 e morreu em 1639.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais