O Profeta e o Capitão

Diz a bíblia que Samuel foi o último dos juízes e o primeiro dos profetas. Ele tornou-se conhecido pela sua inteligência, liderança, retidão de caráter, lealdade e fidelidade aos seus propósitos, sobretudo os de natureza religiosa. O significado bíblico contextualizado do seu nome significa "Pedido de Deus".

Samuel era um homem de compromissos, um homem que honrava a palavra empenhada e que jamais se apartou do seu povo. Samuel, o profeta, foi sem dúvida um homem que deixou um legado indelével de suas virtudes e qualidades.

Sergipe tem um personagem político que guarda o mesmo nome do profeta. Trata-se do Capitão Samuel. Contudo, as pessoas que o cercam e sob as quais ele exerce ou ao menos exercia liderança parecem, a julgar pelas declarações recentes, que já não nutrem pelo mesmo a mesma admiração ou simpatia. O blog refere-se aos Policiais Militares do Estado que foram decisivos em sua eleição para deputado estadual, onde conseguiu atingir a marca considerável de 43 mil votos.

Para boa parte dos militares, o Capitão Samuel não vem atendendo às expectativas da categoria e nem tem apoiado aqueles que anteriormente o apoiaram, como é caso do Sargento Vieira, que inicialmente teve dificuldades de registrar a sua candidatura a vereador de Aracaju e que depois não conseguiu se eleger (havendo, inclusive, quem diga que o Capitão Samuel apoiou a candidatura de outro candidato). Para esses militares, Samuel não tem demonstrado a mesma lealdade e fidelidade que marcaram a história do seu homônimo.

A continuar desse jeito, o Capitão Samuel corre o sério risco de perder totalmente a liderança e a confiança que lhe foram depositadas pelos seus pares, o que pode lhe acarretar fragorosa derrota nas eleições vindouras.

Por fim, cabe aqui uma reflexão: o Capitão Samuel, que tanto diz que o Governo do Estado abandonou e persegue os militares, o que vai dizer em sua defesa quando é acossado pela própria classe que representa, ao argumento de que traiu a confiança da mesma?

Noutras palavras, parece que o Capitão Samuel deixou de ser estilingue para ser vidraça e isso pode lhe custar muito caro.

Feriadão
O blog pede a compreensão dos leitores mais vai descansar neste feriadão retornando apenas na próxima segunda-feira, 15. Um bom descanso para todos, com muita saúde e paz junto aos familiares.

Só agora? Depois de eleito? PF e Adelson Barreto Filho I
Este espaço sempre defende a participação ativa da Justiça Eleitoral e da Polícia Federal em ações para restabelecer a legalidade e por a casa em ordem. Mas a noticia publicada aqui na Infonet (https://.infonet.com.br/politica/ler.asp?id=135028&pagina=1 ) de que a PF ( a pedido da Justiça Eleitoral) vai investigar se foi narrado fato falso em propaganda eleitoral por parte do vereador eleito Adelson Filho que na verdade é sobrinho de Adelson Barreto, não tem sentido neste momento.

Só agora? Depois de eleito? PF e Adelson Barreto Filho II
Quando o nome foi registrado o blog chamou a atenção e publicou explicações de Adelson Barreto sobre o relacionamento fraterno com o sobrinho que foi adotado por ele desde cedo por conta do falecimento do pai. O nome verdadeiro é Tijoi Barreto Evangelista, mas segundo Adelson Barreto ele é conhecido como Adelson Filho.

Ayres Britto: projeto de poder do PT era ‘golpe’  E quem o escolheu?
A manchete acima foi uma das principais da imprensa nacional no dia de ontem. A declaração do ministro e presidente do STF, Carlos Ayres Britto foi forte, mas levanta também outros questionamentos: Quando ele foi candidato a ministro o principal cabo eleitoral foi o governador de Sergipe, Déda, do PT. E ele foi escolhido pelo presidente Lula, também do PT. Não seria o caso dele ter renunciado ao cargo por conta do “golpe”?

Solidariedade a Genoino
Ainda sobre o mensalão o governador Marcelo Déda postou no twitter na última quarta-feira:  “Assino em baixo, Jorge. “@JorgeVianaAcre: Solidariedade a Genoino e sua família. Homem tão íntegro e honesto quanto os que o condenaram."

Coelho Fritado
Domingo, 07, o jornalista Elton Coelho rumou para Recife, a convite de Pedrinho Valadares, e acompanhou a vitória do prefeito Geraldo Júlio (PSB), apoiado pelo governador Eduardo Campos e que derrotou o tucano Danilo Coelho (PSDB). Foram ao Marco Zero comemorar a vitória no 1º turno e depois a um restaurante. Lá pelas tantas, na despedida e em frente a uma roda de pessoas, Pedrinho avisou a Eduardo:
– Governador, amanhã vou levar o Coelho para uma caminhada em Boa Viagem – disse referindo-se ao jornalista.
Perspicaz e sem perder o amigo, Eduardo Campos respostou.
– Vá, mas leve o Coelho disfarçado, porque o daqui já foi fritado. Vai que confundem ele e…….

Abandono I
O vereador Moritos Matos, do PDT, ocupou a tribuna, na sessão da quarta-feira, 10, da Câmarade Aracaju, para lamentar o abandono a que foram relegados os candidatos a vereador pelo Partido Democrático Trabalhista na recente eleição municipal. Os dirigentes da referida agremiação omitiram-se completamente, o que ocasionou um sentimento de revolta dos citados candidatos, sendo que um deles foi o próprio líder do movimento leigo da Igreja Católica.

Abandono II
Embora tenha obtido uma votação significativa, Moritos Matos não se reelegeu. Segundo ele, a prova maior do descaso dos dirigentes da legendária agremiação política fundada por Leonel Brizola foi o fato de, tendo eleito três vereadores na eleição municipal passada, em 2008, na deste ano o PDT não conseguiu reconduzir nenhum dos três.

Abandono III
Mesmo tendo sido convidado por vários partidos, mantive-me fiel ao PDT, observou o vereador Moritos Matos, que, ainda durante seu discurso, foi convidado a ingressar no PSD, no PSC e no PT do B. Moritos encerrou seu pronunciamento dizendo que vai estudar os convites recebidos para, posteriormente, tomar uma decisão.

Sobriedade
É a palavra que mais se coaduna com o processo de eleição dos novos presidente e vice-presidente do STF – Supremo Tribunal Federal. Entre a distribuição das cédulas, passando pelo recolhimento dos votos, sua apuração e posterior proclamação do resultado, incluindo-se os pronunciamentos de praxe, não transcorreram 15 minutos. O “tape” da sessão deveria ser exibido para os membros da Câmara Municipal de Aracaju. O novo presidente é Joaquim Barbosa e o vice-presidente, Ricardo Lewandowski. A posse será marcada pelos eleitos. Observação especial: até mesmo o ministro Celso de Melo, o decano da Corte, foi econômico nas palavras.

Consolo
Se isso servir de consolo aos candidatos a vereador de Aracaju pelo PC do B que não lograram êxito nas urnas, o ex-ministro dos Esportes, Orlando Silva, foi candidato a vereador em São Paulo pelo PC do B e também não ganhou. Portanto, Samarone, Karla, Bittencourt, Ivânia e os demais podem ficar relaxados.

Maturidade e sentimento republicano
A semana acaba com uma importante vitória de Aracaju no que se refere a maturidade e o sentimento republicano dos políticos. O prefeito eleito João Alves foi recebido pelo governador em exercício Jackson Barreto e no dia posterior pelo prefeito Edvaldo Nogueira. João e Edvaldo conversaram sobre o processo de transição e que a PMA terá um espaço para as equipes possam trabalhar de forma harmônica.

PMA sem dívidas e dentro da LRF
Edvaldo ressaltou que o  prefeito eleito irá encontrar uma prefeitura sem dívidas, com as finanças em dia e destacou que fará o possível para inaugurar as obras em andamento até o dia 31 de dezembro. "Tudo está  na mais perfeita ordem, dentro da Lei de Responsabilidade fiscal, para que o próximo prefeito tenha condições de começar bem o seu trabalho. Estamos fazendo um grande esforço para que as obras em andamento fiquem prontas até o final do ano. Já para aquelas que não puderem ser concluídas, deixo o recurso em caixa para que o futuro prefeito possa dar continuidade", enfatizou o chefe do executivo municipal.

Respeito
Destacando que sempre teve um grande respeito pelo prefeito Edvaldo Nogueira, João Alves Filho saiu satisfeito do primeiro encontro. "Mesmo estando de lados opostos, sempre mantivemos um relacionamento respeitoso e cordial.  Hoje fui recebido cavalheirescamente por um prefeito de visão republicana de alto nível e não tinha nenhuma dúvida de que iria encontrar esse tratamento aqui", disse João, explicando que irá escolher em breve a equipe de transição e que tudo será feito de forma harmônica com Edvaldo Nogueira.

É preciso desarmar os ânimos em Canindé
O blog foi informado de que tem gente em Canindé ainda com os ânimos exaltados por conta das eleições municipais. É preciso desarmar os ânimos e acabar com os insultos através da emissora de rádio, principalmente quando estão envolvidos profissionais da comunicação. É preciso que o exemplo seja dado para que os eleitores não fiquem exaltados e o pior aconteça.

Propriá: Fernandinho vai para o quarto mandato
E o vereador Fernandinho Britto (PT) foi eleito para o quarto mandato na Câmara Municipal de Propriá. Ele já foi presidente da Câmara por duas vezes consecutivas e é hoje um dos políticos mais experientes do município.

Na Câmara, Valadares Filho, agradece aos aracajuanos
Ao discursar na última quarta-feira, 10, na Câmara dos Deputados, Valadares Filho (PSB) que foi candidato a prefeito de Aracaju agradeceu o apoio dos aracajuanos e das lideranças aliadas na campanha onde obteve  quase 114 mil votos.  “Ser candidato a prefeito de Aracaju foi uma experiência maravilhosa. Tive a oportunidade de conhecer melhor minha cidade e as pessoas que lá vivem; e, principalmente, tive oportunidade de refletir sobre os problemas e necessidades do povo aracajuano, além de participar de uma verdadeira festa democrática”, disse.

Lideranças políticas
Valadares Filho agradeceu a confiança dos eleitores e as lideranças políticas do Estado de Aracaju. “Quero agradecer meu pai, o senador Antonio Carlos Valadares; o líder maior da minha coligação, o governador Marcelo Deda, para o qual estamos orando pela sua plena recuperação; o vice-governador Jackson Barreto, que foi um companheiro leal de todas as horas; o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, que sempre foi um incentivador da minha candidatura; o ex-senador José Eduardo Dutra; os meus colegas deputados Rogério Carvalho e Márcio Macedo”.

Companheira de chapa
Seguindo, Valadares Filho agradeceu a grande amiga e companheira de chapa, que sempre esteve ao seu lado durante toda a campanha demonstrando sua força política e seu companheirismo, a deputada estadual Conceição Vieira. O deputado também agradeceu os candidatos a vereadores, os partidos políticos aliados, as lideranças políticas e comunitárias que o apoiaram, militantes e toda a sua equipe de trabalho.

Papel democrático
Valadares Filho desejou sorte ao ex-governador João Alves, que venceu o pleito de forma legítima. Afirmou que vai exercer seu papel democrático o que o povo lhe deu. “Cabe a mim a partir desse momento fiscalizar, com firmeza e serenidade, o comprimento das promessas feitas pelo prefeito eleito João Alves”. O deputado do PSB de Sergipe também destacou que as divergências políticas não serão impeditivos nem obstáculos para atravancar o interesse público e o bem estar do povo aracajuano.

Elitização
A decisão da Federação Espírita de Sergipe de cobrar ingresso para a participação no V Congresso Estadual realizado no Teatro Tobias Barreto causou indignação no seio dos integrantes do movimento espírita sergipano. A decisão acabou afastando os mais pobres do grande conclave, medida que colidiu frontalmente com os legítimos ideais do kardecismo.

PSC de SE elege mais prefeitos proporcionalmente
O balanço das eleições municipais 2012 para o Partido Social Cristão (PSC) foi positivo e o líder da bancada na Câmara dos Deputados, André Moura discursou em plenário divulgando os dados, que mostram o crescimento do PSC no Brasil. Em 2012, os prefeitos eleitos pelo partido foram 44% a mais que nas últimas eleições e para vereadores o percentual é de 29%.

Proporcionalidade
Segundo André Moura, Minas Gerais elegeu 37 prefeitos, já o Paraná 12, Sergipe fica em quantitativo com o terceiro. Mas o líder destacou que considerada a proporcionalidade, o número de candidatos eleitos em relação à quantidade de municípios  no Estado, o ranking eleva Sergipe para a primeira colocação.O trabalho realizado pelos dirigentes nacionais e regionais durante o ano que se passou, é em grande parte responsável pelas vitórias nas urnas, que elaboram reuniões a fim de organizar e incentivar a participação mais efetiva na política.

Clima quente
Situação e oposição não se entenderam na sessão da quarta-feira, 10, na Assembleia Legislativa e o resultado foi a reprovação de um importante requerimento pedindo regime de urgência na apreciação e votação do Projeto de Lei do Executivo que pretende contrair empréstimo de R$ 727 milhões junto ao Governo Federal. Dos 22 deputados presentes, apenas nove votaram a favor do requerimento favorável ao governo do Estado.

Culpa de Edvan Amorim
Para o deputado estadual Francisco Gualberto (PT), autor do requerimento derrotado, a falta de harmonia no parlamento estadual é provocada pela ação danosa do empresário Edvan Amorim, líder de vários partidos, e mentor do grupo de oposição no parlamento. “Eles querem derrotar o Estado. Edvan Amorim está pouco se lixando para o Estado. Ele quer é travar uma disputa pessoal com uma pessoa que inclusive está muito doente, que é o governador Marcelo Déda”, disse Gualberto.

Itabaiana e os números eleitorais
Itabaiana é conhecida pelo acirramento político e as apostas eleitorais. Tem gente que agora está jogando no bicho durante toda a semana por conta dos números finais: Valmir (o prefeito eleito) teve 53,59% dos votos, somando tudo da 22, o número do PR, partido dele. Já Luciano, o prefeito derrotado teve 46,41% somando tudo da 15, o número do PMDB dele. Ou seja, muita coincidência mesmo.

“Um novo tempo em Itabaiana”, destaca Maria
A eleição de Valmir de Francisquinho (PR) para prefeito de Itabaiana foi saudado pela deputada Maria Mendonça (PSB) da tribuna da AL,  afirmando que o município vive um momento de instauração de um novo tempo. Ao enaltecer as características dos itabaianenses a deputada destacou também o apoio recebido por Valmir dos irmãos Edvan (PTB) e Eduardo Amorim (PSC).

Esperança
A deputada ressaltou que "Itabaiana viveu, nesses três meses, uma história de construção de uma campanha eleitoral que tinha como foco central a Esperança! Foi esse sentimento que fortaleceu o compromisso, individual e coletivo, com as mudanças que o município necessitava e o povo queria. Foi a crença na democracia, na liberdade de escolha e na lisura do pleito que oportunizou uma verdadeira onda de engajamento e de participação, que resultou em uma das mais belas disputas eleitorais já registrada na história política do nosso município".

Mensagem
Maria Mendonça reforçou ainda dizendo que o povo aprovou, aceitou e levou a todos os cantos e recantos da cidade a mensagem de Valmir de Francisquinho e do grupo que o apoiou. "A este povo, inteligente e cheio de esperança, agradecemos a alegria que nos proporcionou, nessa caminhada e na consolidação da vitória. Por um dever de justiça, quero expressar a minha gratidão a Edvan e a seu irmão Eduardo Amorim, bem como aos colegas deputados  e às pessoas que, acreditando no projeto político proposto, aderiram a candidatura de Valmir e engajaram-se na campanha com dedicação e alma", disse.

Gratidão
"O engajamento e o empenho dos irmãos Amorim, na campanha, foi irrestrito e determinante para que a vitória fosse alcançada. Somaram-se aos milhares de conterrâneos para dar um basta e permitir que a alegria e a esperança pudessem voltar a reinar no município. A eles a nossa gratidão. Estamos juntos construindo uma Itabaiana mais feliz. Foi a mais justa expressão de apoio, alegria e solidariedade a uma projeto político nascido do grupo Teles de Mendonça e construído pela vontade popular. Aqui devo a vitória lúcida a todos os itabaianenses. Itabaiana não se rendeu às máquinas administrativas do Estado e do município. A vitória de Valmir é, consequentemente, a vitória de Itabaiana", acrescentou a deputada.

Procurador-Geral participa de reunião no Ministério da Justiça em Brasília
O Procurador-Geral do Estado de Sergipe, Presidente em exercício do Colégio Nacional de Procuradores-Gerais do Estado e do Distrito Federal (CNPGEDF), Márcio Leite de Rezende, e o Procurador-Chefe da Procuradoria Especial de Atuação junto aos Tribunais Superiores, André Luís Santos Meira, reuniram-se na última terça-feira, 09, no Ministério da Justiça, em Brasília, com o Presidente da ANAPE, Marcelo Terto e Silva, o Procurador-Geral do Estado do RS, Carlos Kaipper, toda a mesa diretiva da ANAPE e demais representantes da Secretaria de Reforma do Poder Judiciário do Ministério da Justiça para estabelecer as bases gerais de cooperação para desenvolver atividades de caráter institucional por meio de ações conjuntas dos Poderes Públicos, Federal e Estaduais, e da Associação classista.

Instalação de Condomínio
Dando provas mais uma vez do respeito e preocupação com seus clientes, a Construtora Celi mais uma vez realiza no prazo determinado a entrega de um de seus empreendimentos, o Absolutto Condomínio Clube. A Assembleia de Instalação com a eleição da primeira síndica e demais membros responsáveis pelas primeiras decisões dentro do empreendimento ocorreu na última terça, 09, no Spaço Nobre. Parabéns à Construtora e aos novos moradores!

Flagrantes esportivos
Fluminense derrota o Bahia e mantém liderança do Brasileirão. /// Seleção brasileira faz amistoso, hoje à tarde, em Malmoe, na Suécia, enfrentando o Iraque, comandado por Zico. /// Kaká confirmado na equipe do Brasil. /// River Plate, através de seu presidente, Ernando Rodrigues, quer que haja uma prévia antes da Assembleia Geral dos clubes para discutir o próximo campeonato sergipano da série A-1. /// Primeiro turno sem Confiança e Itabaiana – esta idéia sofre oposição de alguns clubes. /// Confiança poderá contratar Geraldo, que está no Fortaleza. /// Valdson poderá retornar ao Dragão, a pedido de Geraldo. /// Itabaiana acelera obras da primeira etapa de seu Centro de Treinamento. /// Há muita indecisão no processo de sucessão do tricolor da serra. O atual presidente, Eduardo Almeida, não postula a reeleição. /// Mudança no comando da prefeitura serrana não deverá alterar apoio ao Itabaiana. /// Gênisson Silva, presidente rubro, vai apresentar fórmula alternativa na reunião do dia 31 de outubro.

Curtas
STF condena Dirceu, Genoíno e Delúbio. /// Genoíno deixa cargo no Ministério da Defesa. /// Para Ives Gandra, costumes políticos vão mudar, após julgamento do mensalão. /// Alckmin admite que execuções de policiais militares são ataques do crime organizado. /// Pesquisa aponta: Romney está na frente de Obama na eleição americana. /// Dia D será 6 de novembro. /// FMI aponta vulnerabilidade do Brasil face a piora da crise européia. /// Banco Central dos Estados Unidos aponta crescimento moderado. /// BOVESPA cai pelo segundo dia com pessimismo mundial. /// Dilma sanciona lei que permite Free Shops em cidades de fronteira. /// PRB e Russomanno ficarão neutros no segundo turno em São Paulo. /// João Alves recebido por Edvaldo Nogueira. Agora só falta a presidente Dilma. /// Banco Central baixa a taxa básica de juros pela décima vez: SELIC agora é de 7,25 por cento. /// Requerida a falência das Lojas Americanas. /// Aprovada a compra da WEBJET pela GOL. /// Vereadores lamentam-se na sessão da Câmara. /// Jailton Santana cotado para presidir o parlamento municipal. /// PMDB apóia Haddad. Paulinho da Força e Soninha Francine fecham com Serra. /// Geddel quer PMDB apoiando ACM Neto em Salvador.

PELO TWITER

www.twitter.com/diogobsouza  Os institutos de pesquisa dizem que hoje o dia será dublado, a margem de erro é de 50% para sol e de 50% para chuva.

www.twitter.com/Abrahao_Filho  Não basta ser pobre, tem que falar: “É simples, mas é de coração!”

www.twitter.com/VivieLucas2  “Caráter, personalidade e sinceridade são virtudes que estão faltando nas pessoas hoje em dia.”

www.twitter.com/Georg_Magalhaes  Lucas Aribe gastou algo entorno de 10 mil reais e foi eleito, teve candidato que gastou algo perto de um milhão de reais.

www.twitter.com/jbandeiramello  “Mandatos são instrumentos para a justiça social” – muito lúcida e correta esta declaração do Senador Eduardo Amorim.

www.twitter.com/AnderChrisSouza  Quem sabe o que quer construir, entende que a base, ainda que nivelada ao solo e nada grandiosa, é a parte mais importante da obra. #bomdia

NOTA – senador Valadares

@marcelodeda e a Carta de Nobreza

Ao final da campanha eleitoral, encaminhava-me para mais uma mini carreata a ser realizada em um dos bairros de Aracaju, quando o meu celular tocou.

Era o governador Marcelo Déda que me disse de seu desejo em fazer uma gravação, em S. Paulo, onde já se encontrava para tratamento de saúde, reafirmando seu apoio ao nosso candidato Valadares Filho.

Comunicou-me que no dia seguinte, para combater a grave enfermidade que o acometera, iria submeter-se à primeira sessão de quimioterapia, mas que antes, pretendia encaminhar uma gravação para o programa gratuito de tv e rádio do TRE.

Recebí com agrado sua decisão mas ponderei-lhe que em face de seu estado de saúde talvez não fosse aconselhável aquele esforço, e que, o melhor àquela altura seria recolher-se para o duro tratamento que iria enfrentar.

Qualquer um, na situação em que Déda se encontrava não se lembraria de nada mais a não ser cuidar de sua saúde. Fez a gravação e a enviou para a produtora. Foi um gesto nobre que deixou a mim e a Valadares Filho emocionados e agradecidos.

Déda traduziu naquele gesto a sua capacidade de superação num momento difícil para sua saúde, demonstrando que, mesmo numa situação adversa, não esquece de seus compromissos e do fiel cumprimento de seu dever.

O dever é a necessidade voluntária, a carta de nobreza de um homem." (Henri-Frédéric Amiel).

Por Senador Antônio Carlos Valadares (publicado no Facebook)

Nota a Imprensa –  Vera Lúcia

Nossa campanha foi extremamente vitoriosa, um orgulho e uma lição para toda a classe trabalhadora

Em nome de toda a militância da Frente de Esquerda (PSTU, PSOL e PCB) gostaria de agradecer aos trabalhadores e trabalhadoras aracajuanos pelos 20.241 votos dados à nossa coligação nestas eleições. Enfrentamos 4 candidaturas com orçamentos acima de 1 milhão de reais e fizemos uma campanha limpa, baseada unicamente na militância, no trabalho voluntário e na capacidade de arrecadação financeira dos próprios trabalhadores. Em um programa de TV de 2 minutos e 7 segundos, fomos capazes de apresentar propostas, ao mesmo tempo em que responsabilizamos os atuais e passados governantes pela difícil situação em que se encontram os trabalhadores de Aracaju em termos de saúde pública, moradia, transporte, educação, violência e tantos outros temas.

Nossa campanha mostrou que ninguém está condenado a escolher entre o ruim e o pior ainda. Apresentamos uma alternativa concreta, e uma parcela significativa da população atendeu ao nosso chamado. Outra parcela, por uma série de motivos, acabou votando em outros candidatos, mas nos recebia sempre com enorme simpatia e apoio por todos os bairros que caminhamos. Essa realidade era apenas a comprovação daquilo que as pesquisas já apontavam: fomos, durante todo o processo eleitoral, a candidatura com menor índice de rejeição. Ou seja, cumprimos nosso principal objetivo: conversamos com os trabalhadores e eles nos entenderam e apoiaram, ainda que tenham feito outra opção de voto. Frente a tudo isso, consideramos nossa campanha extremamente vitoriosa, um orgulho e uma lição para toda a classe trabalhadora de Aracaju.

João Alves, ex-prefeito da cidade e governador do estado por três vezes, volta hoje à cena política ressuscitado pelo fracasso estrondoso dos governos do PT e do PCdoB, tanto à frente do governo do estado, quanto da prefeitura. Também não é secundário, para explicar a vitória de João, a péssima escolha feita pelo PT de sair de vice em uma chapa encabeçada pelo PSB, na figura de um dos filhos da oligarquia sergipana.

Não temos dúvida de que João Alves fará um governo autoritário, voltado para as elites e as grandes obras faraônicas, de desrespeito ao funcionalismo público municipal, aos professores, aos estudantes e à população em geral. Dizemos isso com pesar porque sempre que saímos à luta contra este ou aquele governante, não o fizemos por prazer, mas por extrema necessidade. E assim será com João Alves. Estaremos ao lado dos moradores do Santa Maria, 17 de Março, Coqueiral e tantos outros bairros em sua luta por moradia digna; ao lado dos estudantes quando João quiser aumentar o preço da passagem; ao lado dos pobres quando João permitir que se aumente o seu salário ou o salário dos vereadores; ao lado das mães trabalhadoras quando elas se revoltarem nos corredores dos postos de saúde e nas filas das creches.

Nossa vitória consiste, portanto, em que despontamos como uma força política real em Aracaju. Os partidos de esquerda se uniram para mostrar que há sim pessoas que não se rendem e não se vendem; que os trabalhadores podem sim se organizar em torno de um programa que atenda às suas necessidades e que um tal programa pode sim ter apoio popular. A partir de agora, os governantes de plantão e todos os partidos políticos terão que contar com esse fato.

Vera Lúcia Pereira da Silva Salgado -Ex-candidata a prefeita de Aracaju pela Frente de Esquerda/Presidente estadual do PSTU

DO LEITOR

Situação de temor em Telha – Esclarecimentos
O leitor Bruno Rodrigues enviou o seguinte texto rebatendo o leitor Francisco Dias Neto cujo texto foi publicado na quarta-feira, 10. O texto enviado na integra:  “Venho esclarecer diversas situações inverídicas descritas no artigo intitulado “Situação de terror no município de Telha”, publicado neste blog. Primeiramente, desde o início da campanha eleitoral, o candidato eleito sofreu diversas injúrias e até difamações por parte dos opositores. O artigo o qual afirma haver uma situação de terror no município de Telha, nada mais é do que mais uma tentativa de denegrir a imagem do candidato eleito. Todos sabemos dos nossos direitos, e não achei justo postarem noticias inverídicas, sem nenhuma fundamentação, para tentar causar um certo temor entre a população local. Quem vive em Telha sabe que nada do que foi colocado no artigo, a exemplo de “portas derrubadas a pontapés, bombas na madrugada, ameaças a idosos e deficientes”, realmente aconteceu. A população de Telha escolheu o prefeito eleito de forma legal, espontânea e democrática, não sendo correto que um eleitor da oposição, insatisfeito com a derrota, tente denegrir a imagem daqueles que venceram pelos seus próprios méritos. Saibamos perder com classe, pois a vida é feita de batalhas e sempre haverá um perdedor e um vencedor. O que não é justo é quem perdeu ficar inconformado e tentar tirar o brilho da vitória do adversário. Faltar com a verdade para se sentir “vingado”  pela derrota é uma atitude extremamente covarde e temerária. Respeitar a legítima decisão do povo é a atitude que um cidadão preocupado com “seu povo” e “sua cidade” deve ter. As eleições de 2012 já se passaram. A decisão está tomada pelo povo e temos que respeitar!! Todas as atitudes legais serão tomadas para tentar coibir esse tipo de utilização dos meios de comunicação para vomitar mentiras, sem se preocupar com as consequências geradas no âmbito da sociedade”.

Eleições, palanques desmontados e promessas
Do leitor Ailton Rocha  (afrocha@infonet.com.br): “Depois de conhecido o resultado das eleições, faz-se necessário desmontar o palanque. Aos eleitos cumpre o dever de realizar as promessas de campanha para fazer valer a dignidade do exercício do cargo que a maioria lhes confiou. Aos não eleitos, o de exercer o papel de uma oposição construtiva, fiscalizando e denunciando possíveis mazelas que venham, por acaso, serem praticadas contra o erário público. Quanto às ofensas pessoais é sempre bom lembrar, que estas podem ser enquadradas nas modalidades de crimes que violam a honra: a Calúnia (art. 138), a Difamação (art. 139) e a Injúria (art. 140) do Código Penal Brasileiro.O conceito de honra abrange tanto aspectos objetivos, como subjetivos, de maneira que, aqueles representariam o que terceiros pensam a respeito do sujeito – sua reputação, enquanto estes representariam o juízo que o sujeito faz de si mesmo – seu amor-próprio. Na definição de Victor Eduardo Gonçalves a honra “é o conjunto de atributos morais, físicos e intelectuais de uma pessoa, que a tornam merecedora de apreço no convívio social e que promovem a sua auto-estima”.

Férias X Fundação Parreiras Hortas
E-mail de um servidor devidamente identificado: “Isso mesmo!!!! nos servidores da Fundação Parreiras Horta fomos surpreendidos  pelo comunicado que não poderíamos gozar ferias nos meses de Novembro, Dezembro e Janeiro o motivo? Seria falta de dinheiro? Sinceramente não sei, com a palavra a nossa Fundação Parreiras Horta criada pra agilizar a  gestão, no entanto nós servidores é que pagamos o pato sem férias”.

Capela e os políticos que não respeitam a democracia
E-mail de Ana Carla Barreto Alves (anacarlab33@gmail.com): “Nesta quarta-feira, 10, o prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita,protagonizou mais um drama em uma emissora de rádio da capital (que é arrendada por ele mesmo). Reuniu vereadores do seu grupo, eleitos no último domingo, e também a candidata a prefeita derrotada, Josefa Paixão. Na ocasião, todos se lamentaram pela derrota e demonstraram desrespeito a vontade do eleitor, desrespeito a democracia. Contaram vantagens e sem autorização falaram em nome do povo da cidade. Em momento algum foram humildes para reconhecer que perderam o direito de administrar a prefeitura porque o prefeito e sua equipe não atenderam os anseios da população. Salários atrasados; obras inacabadas – como a do mercado municipal que se arrasta por mais de três anos, deixando feirantes expostos ao sol e a chuva; escolas rurais fechadas e merenda de má qualidade em todas as unidades de ensino da rede municipal, são alguns dos pontos negativos da administração de Sukita. Capela também não possui uma rodoviária, a que tinha foi destruída por ele e até o dia de hoje não se fala em reconstrução. E tem mais, parentes, e alguns liados ostentam riqueza que não condiz com os salários que recebem. Dá pra ter saudade? Respeitem o povo capelense!”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
“Nossa Senhora é a máxima santidade na máxima simplicidade”.
Madre Maria Helena Cavalcanti, em homenagem ao Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, comemorado no dia 12 de Outubro, feriado nacional.

“Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a”. Johann Goethe, para homenagear o Dia da Criança comemorado em 12 de Outubro.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais