Déda e a Voz da Alma

Hoje o texto é na 1ª pessoa.

Peço a meia dúzia de leitores deste espaço que deixe de lado as questões políticas, a aversão pelos políticos, a raiva contra qualquer governante e desarme os espíritos acirrados para ler o artigo de hoje.

Já escrevi que o ano de 2012 ficará marcado na história política de Sergipe por diversos fatos, como a eleição da Mesa da AL e o rompimento do governo Déda com o grupo Amorim, a eleição de João Alves em Aracaju, entre outros.

Porém, ontem, 26 de Outubro de 2012, a história registrará uma entrevista concedida não pelo governador, mas por um ser humano, Marcelo Déda Chagas que foi a emissora Mega FM, ser entrevistado por George Magalhães. Não com o poder de governador de Sergipe, mas como um ser humano desnudado de corpo e alma que luta contra um câncer de estomago para fazer um apelo em prol dos sergipanos.

Marcelo Déda Chagas apelou pela aprovação do Proinveste, não como governante, mas como um homem que ainda tem muitos sonhos para ajudar o seu povo e expondo toda sua luta contra um câncer. Em dado momento o apelo de Déda lembrou outro grande estadista: Martin Luther King, que fez um discurso histórico falando em liberdade e o sonho de viver numa nação com  negros e brancos em igualdade de tratamento, na década de 60 nos EUA.  Martin deu sua vida pelo sonho dos americanos. E Déda mostrou que o sonho dos sergipanos vem em primeiro lugar.

O cidadão Déda também apelou por um sonho qualquer. Não um sonho vaidoso, de um governante, mas de um ser humano que luta contra um câncer e apenas pediu o direito de deixar a sua marca, de trabalhar pelo povo.

Seria fácil para qualquer um neste momento se afastar do governo estadual e se preocupar apenas com sua doença. Mas o estilo de Déda não é esse. Alguns acham que ele é vaidoso, outros que é arrogante. Porém, se verdadeiros, estes defeitos são bem melhores do que ser chamado de omisso ou corrupto. Estes dois defeitos ninguém pode imputar a Marcelo Déda. Pode errar (e errou muito), mas jamais será omisso. E este momento difícil na vida dele é uma prova incontestável. E a palavra corrupção não consta no dicionário de Déda.

A certeza é uma só: a vida a cada dia apresenta novos ensinamentos. E rever conceitos principalmente no sentido pleno da palavra é algo que todos deveriam refletir sempre.  A humildade que Déda transbordou ontem mostrou que ele aprendeu não só com os erros do passado, mas com o presente.

Quem ouviu a entrevista de Déda, por mais que cético e opositor do governador, teve a alma tocada. Foi um ser humano que agradeceu a todos que estão orando por ele. “Vou ser curado pela fé e pela ciência e vou continuar a missão que Deus tem para mim…Vou criar meus filhos e ver meus netos, sabe por quê? Porque Deus quer!”

O que aconteceu ontem na Mega FM não foi mais um discurso de um governante defendendo a aprovação de um projeto de lei e recursos para investir.

Foi a Voz da Alma que ecoou por todo Sergipe. Foi a voz de um ser humano, como qualquer um de nós que  teve a coragem de dizer apenas:

“Quero viver, quero o direito de continuar ajudando o povo de Sergipe”

Proinvest SE já virou assunto nacional
A demora em aprovação do empréstimo do Proinveste na Assembleia Legislativa, em Sergipe já virou notícia nacional. O assunto foi destaque, na sexta-feira, 25, no site da Época, na coluna de Felipe Patury e na coluna de Luiz Carlos Azedo, no Correio Braziliense, apontando que mesmo passando por tratamento médico para curar um câncer no estômago, o governador Marcelo Déda negocia com os deputados estaduais para a aprovação de empréstimos de R$ 727 milhões junto ao BNDES e a Caixa Econômica Federal.

Desobediência
Luiz Carlos Azedo coloca como título da nota “Desobediência’ e afirma: “o governador de Sergipe, Marcelo Déda, ‘se licenciou’ do tratamento de saúde para reassumir as responsabilidades administrativas do estado” para buscar aprovação na Assembleia Legislativa do crédito que serão aplicados em diversos setores do estado, a exemplo de infraestrutura, saúde, educação, agricultura e segurança pública.

Rivando Gois demitido da TV Sergipe? Blog não acredita
O blog prefere não acreditar na notícia que recebeu na noite da sexta-feira, 26, de que o jornalista Rivando Gois foi demitido da TV Sergipe. Rivando foi candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Almeida Lima, ambos do PPS. Se foi verdade a demissão é um ato arbitrário. O blog vai apurar.

37 Anos sem Vlado I
Em 1975, em outubro, o jornalista Vladimir Herzog foi assassinado nas dependências do DOI-CODI, em São Paulo. Só recentemente, neste ano de 2012, a Justiça determinou que o atestado de óbito de Vlado fosse alterado, já que nele constava como causa da morte “suicídio”. O assassinato de Vladimir Herzog motivou uma enorme manifestação, na praça da Sé, em São Paulo, com o apoio direto do cardeal dom Paulo Evaristo Arns e de pastores protestantes e rabinos.

37 Anos sem Vlado II
Mesmo com a ocupação da praça pelos militares, milhares de pessoas transformaram o ato num veemente protesto contra a ditadura. A família do jornalista luta, agora, no sentido de que a Comissão da Verdade identifique os culpados pela morte do jornalista, que era ligado ao PCB. O nome do médico legista que atestou o suicídio era Harry Shibata. Um nome inolvidável.

Conselheiro do Sebrae
Na última sexta-feira, 25, pela manhã, Zezinho Guimarães, tomou posse como membro do Conselheiro Deliberativo do Sebrae. Todos ficaram surpresos e ninguém entendeu foi nada.

Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos
O Banco Estadual de Sergipe – Banese firmou parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado para definir detalhes da criação da nova Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), que ficará localizada na rua de Laranjeiras, no Complexo de Polícia Especializada, onde fica a Delegacia Plantonista.

Vítimas
A presidente do Banese, Vera Lúcia, apontou o Banese como um dos maiores interessados na implementação da delegacia em Sergipe porque, segundo ela, o Banco está entre as vítimas dos criminosos virtuais. “Vamos disponibilizar recursos, por meio de um convênio de parceria. Para o Banese este é um passo bastante importante, tendo em vista que grande parte das operações bancárias ocorre através do uso de tecnologias. Além disso, essa parceria vai ser muito importante para a população”, disse.

Crimes virtuais
O delegado Alessandro Vieira, que será o titular da DRCC, ressaltou que a maioria dos crimes, em tempos de redes sociais, tem vinculação com a tecnologia. “Em Sergipe os maiores prejuízos estão vinculados às fraudes que vitimam correntistas e bancos. Os prejuízos não são revelados, mas não há dúvidas que são muito elevados”. No Brasil, os criminosos digitais agem em campos diversos. Roubo de identidade, fraudes de cartão de crédito e violação de propriedade intelectual são somente alguns exemplos.

Comunicado: parcela de reajuste será processada por folha suplementar
A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) esclarece que, devido a problemas operacionais, a parcela de reposição da diferença salarial sobre o reajuste de 5,02% não pôde ser processada no contracheque relativo ao mês de outubro. A Seplag está apurando a causa do problema e está providenciando a correção por meio de folha suplementar, que deverá ser quitada nos próximos dias.

Sabatina de Belivaldo na AL
A novela da eleição de conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe prossegue nesta segunda-feira, 29, com a sabatina do candidato Belivaldo Chagas, ex-deputado estadual e atual secretário de Estado da Educação. A partir das 11 horas, ele estará na sala de comissões da Assembleia Legislativa respondendo aos vários questionamentos dos deputados, conforme determina o Regimento da Casa.

Sem surpresas
Para evitar surpresas no momento da eleição, que será posteriormente marcada, o deputado Francisco Gualberto (PT), solicitou da presidente da AL, deputada Angélica Guimarães (PSC), que formalizasse um aviso prévio a todos os parlamentares sobre o dia do pleito. “Pedi que a Mesa diretora comunique a todos nós, do jeito que puder, com pelo menos 24 horas de antecedência. Assim os deputados poderão se programar melhor e evitar viagens, por exemplo”.

Turismo I
A CVC, uma das principais e maiores operadoras de turismo do país, realizou uma palestra na Feira de Turismo das Américas, com o objetivo de capacitar agente de viagens com o destaque para os principais destinos de Sergipe.A empresa informou que já estão disponíveis os Block Charter, que são bloqueios das aeronaves com voos regulares para Aracaju, partindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Londrina e Belo Horizonte.

Turismo II
Segundo a CVC, estão reservados uma média de 8 mil lugares só para Sergipe na temporada de verão, além de bloqueio hoteleiro. "A gente espera com isso manter o crescimento do destino para próximo ano", disse Aguinaldo Júnior, gerente de serviço da CVC para Sergipe, informando ainda que São Paulo Bahia e Minas Gerais são os principais emissores de turistas para Sergipe, respectivamente.

Recrutamento para o Futebol Americano do Sergipe
Depois da boa participação no Campeonato Brasileiro de Futebol Americano deste ano, o Sergipe Bravos já pensa no futuro. Neste sábado (27), às 15 horas, será realizado um recrutamento de novos atletas visando a competição nacional de 2013. Esse "tryout" acontece, no Estádio João Hora de Oliveira, em Aracaju.

Quem pode participar
Os interessados não precisam ter conhecimento algum sobre o esporte. Vale gordo, magro, alto ou baixo, já que o futebol americano tem espaço para todos. Basta estar no dia, local e horário marcado usando roupas leves e calçando tênis ou chuteira.

Brasileiro deste ano
O Sergipe Bravos ficou com a segunda colocação da divisão sul da conferencia nordeste, garantindo vaga para os Playoffs. Nos playoffs, ganhou do time alagoano do Maceió Marechais, garantindo vaga para as semifinais que foram disputadas no dia 13 de outubro. No confronto, enfrentou o Time do América Bulls perdendo pelo placar de 50 a 9.

Flagrantes esportivos 
Federação Sergipana de Futebol recua e garante presença da imprensa em reunião. ANÁLISE – De forma absolutamente arbitrária, a FSF tinha divulgado que não seria admitida a presença de jornalistas e radialistas na reunião do Conselho Arbitral que vai decidir, na próxima quarta-feira, a fórmula de disputa do campeonato sergipano de 2013. Um cerceamento descabido, que beira os limites da truculência, evidenciando que ainda tem muita gente com saudade da ditadura. Afinal, que mal poderiam fazer os companheiros de imprensa. Que assunto tão importante vai ser debatido pelos representantes dos clubes a ponto de não permitir a presença dos repórteres? – Eis, porém, que o presidente Carivaldo de Souza, entrevistado por Cristiano Prado, na Rádio Aperipê, afirmou que não existia nada disso. E garantiu a plena liberdade de trabalho aos profissionais da mídia, nas dependências da FSF. Fica, então, uma dúvida: quem teria autorizado a Assessoria de Comunicação da entidade a anunciar a tosca decisão? Setor responsável pela sobrevida do nosso futebol há anos, a imprensa esportiva merece um tratamento mais respeitoso. Um outro detalhe: a reunião vai ser realizada sem que se conheçam, ainda, os dois clubes da série A-2 que sobem para a primeira divisão, a série A-1. Será que isso é correto? Num primeiro momento, a resposta é não.

Curtas
MEC desmente boatos e confirma ENEM para 3 e 4 de novembro. /// Empresa contratada por Serra teria criado site falso de Haddad. /// Sepultada na Holanda a atriz Sylvia Kristel, a “Emmanuelle”. /// Erros em pesquisas eleitorais podem resultar em criação de CPI na Câmara. /// Após sucesso absoluto no Rio de Janeiro, feira de turismo vai a São Paulo. /// Governador Déda concede entrevistas para defender aprovação de empréstimo. /// “Creio em Deus e na ciência. Vou vencer a batalha contra o câncer.” – Afirma o governante do Estado. /// Joaquim Barbosa viaja segunda-feira para a Alemanha, onde vai começar tratamento para a coluna. /// PETROBRAS lucra 5,6 bilhões de reais no terceiro trimestre, abaixo da expectativa. /// Defesa de DIRCEU pede redução de pena. /// Ordenador Nacional do Sistema descarta sabotagem no apagão. /// Black-out atingiu os nove estados do Nordeste, a região norte e a centro-oeste. /// Reunião extraordinária em Brasília toma medidas de emergência para regularizar o sistema elétrico nacional. /// “Sandy” desloca-se para os Estados Unidos, depois de matar 41 pessoas no Caribe. /// Berlusconi tem pena reduzida em um ano. /// Milton Leite é citado como o novo Galvão. /// Na reta final, esquenta a disputa entre Serra e Haddad. /// Candidatos participaram, ontem, do último debate, na Rede Globo.

PELO TWITTER

www.twitter.com/valadaotv  No apagão eu estava apagado kkkkkkk

www.twitter.com/jsantana61 #Apagão: a chance de Dilma mandar Lobão pra casa.

www.twitter.com/Abrahao_Filho Interessante é o pessoal que chega perguntando: Viu o apagão? Claro que eu não vi, tava tudo escuro.
www.twitter.com/cezar_britto  Hoje acordei sem despertar. O mundo dos sonhos ainda em mim habita. O dia poderá dizer a razão. Ou a noite quando outra vez nascer.

www.twitter.com/miltonalves_se  Há quem se faça de cego, para não enxergar o amanhã. Didaticamente, o governador @MarceloDeda mostrou as razões que interessam ao estado;

www.twitter.com/genilsonbarbos1 A máquina mais perfeita que é corpo do ser humano um dia falha imagine um gerador. A oposição é fogo até por gerador eles choram #ChoraNeném

www.twitter.com/clovis_silveira Tenho a impressão que aqui em Sergipe, tem muita gente: mal amado, mal educado, mal criado e mal com a vida. Só assim explica a revolta!

ARTIGO

Deda: apagão de conflito em plena luz do dia por Ferreira Filho*

Por volta das oito horas da manhã de sexta-feira, 26, depois de uma madrugada, literalmente, escura, devido o apagão ocorrido em vários estados nordestinos, chega ao estúdio da Mega FM no programa apresentado pelo radialista, George Magalhães, o governador Marcelo Deda para uma entrevista que já deveria ter acontecido, porém, fora adiada por um mal estar sofrido pelo chefe do estado no dia anteriormente marcado.

Disposto a falar sobre o empréstimo que o governo do estado pretende ser contemplado pelo PROINVEST, Deda fez um preâmbulo de agradecimentos pela solidariedade que vem recebendo dos sergipanos lhe dando força para enfrentar a luta contra o câncer, além de mencionar o seu sacrifício para não perder essa oportunidade de investimentos possíveis na sua administração.

Considerado por todos que acompanham a política como um dos maiores oradores de Sergipe, o governador aproveitou as inúmeras emissoras que estavam em cadeia com a Mega durante sua participação para discorrer sobre os projetos inseridos no total do empréstimo, como também, chamar a reflexão dos ouvintes em cada região para as lideranças, em particular, os deputados que representam cada uma delas, dizendo não acreditar no posicionamento contrário deles quando no momento da votação.

Bem articulado com as palavras para não cometer qualquer deslize, e aguçar um pouco mais a batalha institucional instalada entre o poder legislativo e executivo, desde a eleição da mesa diretora, Deda pontuou seu conteúdo destacando três focos: comprometimento, interesse coletivo e emoção.

Direcionando os valores e municípios aonde chegarão os investimentos, o governador foi didático, dividindo o compromisso com os parlamentares para os cidadãos que se beneficiarão das obras. Citou Zé Franco, Maria Mendonça, Adelson Barreto, Paulinho das Varzinhas, Angélica Guimarães, Pastor Antônio, Goretti Reis, Mundinho da Comase, enfim, cada um com seu cada qual.

Ampliando um pouco mais o compromisso, e saindo do indivíduo para grupo, Deda enfatizou as figuras do deputado, Venâncio Fonseca, líder da bancada de oposição, Augusto Bezerra, vice-líder, senador Eduardo Amorim e seu irmão na condição de comandantes de um grupo significativo no parlamento, além do prefeito eleito de Aracaju, João Alves Filho, entregando-lhes inclusive a oportunidade de marcarem um tempo, quando da conclusão dos investimentos, de que aconteceram pela permissão e compreensão de todos em favor das obras.

Falando por Sergipe, o governador deixou claro que muitos dos investimentos seriam inaugurados pelo seu sucessor, independente de quem fosse, embora tivesse nominado três possíveis postulantes: Jackson Barreto, Eduardo Amorim e João Alves.

Disse também que o estado não poderia ficar sem receber esses recursos por conta da política partidária, considerando que se tratava do interesse coletivo, onde Sergipe era maior do que todos eles.

Emocionado pediu aos deputados e as lideranças que lhe permitissem marcar seu nome na história do desenvolvimento do estado, fixando e, ou iniciando obras estruturantes para tal, e finalizou pedindo autorização para Jackson Barreto, João Alves e Eduardo Amorim, para marcar uma audiência com a presidenta Dilma na companhia de todos.

Deda pode até não conseguir aprovar o Empréstimo na Assembléia Legislativa, mas, quanto à marcação de seu nome na história de Sergipe isso é fato, principalmente, quando no momento luta pela própria vida, e sabe lá de onde, busca energia para apagar os conflitos políticos, lutando pela unidade de todas as lideranças em favor de Sergipe e da sua gente.

Por fim, entendo que os homens são capazes de ganhar, de perder, porém, não existe força, salvo a do criador do universo, para vencer um sonho, principalmente, quando esse sonho está voltado para o povo de Deus.

Que seja feita a vontade do Pai. Amém.

*Radialista/Publicitário

ARTIGO

Desejo       por Robson Carvalho de Menezes*

No tema de hoje, dissertarei desejo como um ponto crucial no que se refere a resultado de riqueza. Poço afirmar que é uma direção, ou seja, quem deseja dá os primeiros passos para conseguir riqueza, quem não deseja, dificilmente alcançará riqueza.

Grandes homens de sucesso obtiveram êxito porque escolheram uma meta definida e nela concentrou toda sua energia, todo poder, todo seu esforço em prol do sucesso e riqueza. Esses homens concentram energias e afastam possibilidades de bater em retirada e apostar todo o seu futuro na sua capacidade de conseguir o que deseja.

A ideia é transformar dinheiro em desejo. Vou fazer uma pergunta simples: O que mais você deseja? Dinheiro, fama, poder, satisfação, personalidade, paz de espírito, felicidade? Ou simplesmente você não deseja nada ou nem ao menos sabe o que quer direito.

Digo que para você responder e obter sucesso em alguma dessas dicas é necessário o ponto inicial de partida. O desejo. Mas tenha em mente que desejar não é realizar. E não somente porque você deseja que vá conseguir, mas o desejo é o começo para sonhar e criar ações que te levem a resultados.

O método pelo qual o desejo de riquezas pode ser transformado em seu equivalente financeiro fundamenta-se em definidos passos:
Já escrevi em outro artigo “Porque seu Modelo de Dinheiro é Importante”, com isso friso em fixar a importância do modelo descrito em sua mente, sobre a quantia que deseja ter, ou seja, fixar na mente a quantia exata de dinheiro. Determine um montante. Por exemplo: ser um empresário muito bem sucedido, um empresário modesto, um investidor moderado, um funcionário de médio porte, um executivo, um funcionário de pequeno porte e assim por diante. Determine um salário que sonha e deseja alcançar.

Logicamente com isso, você terá de dar algo em troca, é simples, você deseja, você determina, mas você da em troca. (nada vem de graça). É a lei da física, você dá, você recebe, você não dá, você não recebe.

Meta é muito importante, defina qual ou quais são suas metas definidas, declare uma data, para com isso você trabalhar em cima do tempo. Lembre-se: tempo é dinheiro, e seu tempo está correndo contra ou a favor do seu dinheiro.

Elabore um plano para realização, de quanto você quer em dinheiro, de quanto tempo precisa para sua realização, de quanto tempo você irá determina-se para concretização e o que você precisa fazer para o feito.

A ideia do tempo é de suma importância, veja só: digamos que você seja um funcionário de uma multinacional ganhando 1X salário, e almeja ser gerente geral da empresa para ganhar 4X salário e até almeje chegar à presidência da empresa! Então você determina uma data tipo (“serei gerente daqui a dois anos”.), e com isso trabalha muito e busca todas as ferramentas necessárias para atingir seu objetivo, como por exemplo: “faculdade, especializações, cursos, interação com o produto, aumento da produtividade, cumprimento de metas, mais dedicação no trabalho e outros fatores que você enxergue como primordial para alcançar o cargo”. Você não irá passar a vida toda para alcançar o cargo de gerente, vai? Por isso o tempo determinado para almejar o objetivo é importante.

Muitas pessoas acham impossível conseguir ou ver-se na posse de grandes salários e cargos altos, antes de realmente tê-lo, porém é ai que entra as pessoas com desejo, ambição e determinação de obter o que deseja. Se você desejar dinheiro, um cargo de chefia, uma conquista tão sonhada ou coisas do tipo tão intensamente ao ponto de virar idéia fixa e marcada na sua mente, que não consiga pensar em mais nada, só em concretizar seu projeto, seu desejo, concluir sua meta, e esse desejo virando idéia fixa, não terá dificuldade em converter e se convencer que irá conseguir. O objetivo é querer o que deseja com tal determinação que você se convença de que vai tê-lo.

A observação e cuidado é; se deseja ter algo ou alcançar determinada coisa… Corra atrás, pois do céu só cai chuva. E lembre-se da lei da física: tem que dar em troca pra receber o que quer, ou seja, se doe e se comprometa com aquilo que deseja, pois não é fácil conquistar algo, mas é glorioso o sabor da vitória desejada.

*Espec. em Finanças/ Espec. em Gestão Empresarial.
Face book: Robson Gestor Empresarial
Sites: http://robsongestor.blogspot.com/
http://www.administradores.com.br/home/robsongestor

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
"Se a igualdade entre os homens- que busco e desejo- for o desrespeito ao ser humano, fugirei dela."
Graciliano Ramos de Oliveira romancista, cronista, contista, jornalista, político e memorialista nasceu em 27 de Outubro de 1892 e morreu em 1953.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais