Divagações sobre a Cosa Nostra

Ontem o titular deste espaço conversou por muito tempo com um grande magistrado de Sergipe, hoje aposentado. Com a sapiência de quem vivieu muito tempo no Judiciário e de amizade com políticos e autoridades, o magistrado aposentado lembrou que nunca em Sergipe a disputa política foi tão antecipada, no caso a eleição de 2014 e com um grupo tentando passar por cima de tudo, não só das leis, mas do respeito aos poderes constituidos e ultrapassando o muro que sempre foi respeitado de não atingir o carater e a honra das autoridades e seus familiares.

O magistrado aposentado revelou que está escrevendo suas memórias e nos últimos anos se assustou com uma figura que apareceu na política de Sergipe. Lembra-lhe o personagem de sucesso do ator Marlon Brandão, em “O Poderoso Chefão”, o mafioso Don Vito Corleone, de voz serena, rouca e mansa que comandava a “Cosa Nostra”.

Para o magistrado a voz mansa e serena representa hoje tudo que há de errado na política de Sergipe. “Alguém que não vota para legislar mudanças, mas para ganhar dinheiro. Alguém que não concorre, não pensa em fazer a diferença, mas para dar ordens e ser o todo poderoso Corleone sergipano”.

As divagações do magistrado aposentado sobre a política de Sergipe acabou com a lembrança que Don Vito Corleone tinha vários filhos, todos com nomes italianos, mas apenas um deles, Michael, teve o nome norte-americano porque o pai desejava que ele ingressasse na política. Queria eleger o filho para ampliar os tentáculos da rede de corrupção da máfia nos Estados Unidos. Mas não conseguiu.

Ainda bem que a última lembrança do magistrado aposentado não tem semelhança com o nosso Estado: não há máfia e muito menos Cosa Nostra e rede de corrupção em Sergipe.

Repercussão negativa
A repercussão negativa ontem, 20, da denúncia do deputado Gilmar Carvalho (PR), contra a desembargadora Suzana Carvalho de que ela tem duas filhas no TJ/SE  foi mais do que um tiro no pé, um bombardeio suícida. As filhas da desembargadora realmente trabalham no TJ e todas as duas são concursadas e não estão subordinadas a magistrada. Ou seja, tudo dentro da lei.

Solidariedade a desembargadora e aos membros do Judiciário de SE
O blog é solidário a desembargadora que tem uma carreira brilhante no Judiciário de Sergipe onde ingressou através do concurso público há 34 anos.  Uma biografia incorruptivel em toda carreira. Quem conhece sabe que é uma mulher pacata, ponderada, ouve muito, fala pouco e que estuda minuciosamente todas suas decisões.A decisão sobre o caso do TCE foi irreprensivel. Por isso a solidariedade deste espaço a desembargadora  e a todos os membros do Judiciário de Sergipe. Leia nota de esclarecimento do TJ/SE nesta edição.

Filha do senador Valadares
Outra denúncia foi que a filha do senador Valadares é do gabinete de Suzana Carvalho. É verdade, mas Luciana Valadares também é concursada do Tribunal de Justiça. Ou seja, tudo dentro da lei. Ontem, 19, o senador postou pelo twitter: “Luciana Valadares é servidora do Poder Judiciário por concurso. Exalto sua competência e ética profissional o que me deixa orgulhoso como pai”.

Altruísmo Sergipano. 16 PM`s enviados para força nacional
Como SE é um estado pacato, sem crimes violentos, taxa de homicídio zero a PM decidiu enviar 16 policiais para força nacional. Sem falar que aqui o efetivo de policiais militares está sobrando. Ou seja, estes 18 policiais militares vão garantir a segurança em outros estados. Vale salientar que esse efetivo seria suficiente para policiar duas cidades sergipanas 24 horas por dia, 7 dias por semana.  Os nomes foram divulgados no BGO de ontem,19.

Renúncia é loucura
A decisão que anulou a eleição ocorrida na Assembléia Legislativa de Sergipe para preenchimento de vaga no Conselho do TCE/SE, gerou um punhado de especulações.Embora Gilmar Carvalho tenha encontrado a imediata sugestão que o favorece, a de que Suzana Azevedo deve renunciar, há informações de que a coisa não é tão fácil assim, pois sem mandato ela ficaria fragilizada perante seus pares e o risco de perder a eleição passa a existir.

Subvenções
Ontem, 19, por telefone um deputado estadual em conversa com o titular deste espaço disse que o ataque do deputado Gilmar a desembargadora Suzana Carvalho pode sobrar para todos os parlamentares. É que o MPE com o apoio do TJ pode passar um pente fino nas subvenções da Assembleia. Será?

Tiro no pé
Na AL, a deputada Goretti Reis está propondo a instalação de uma Comissão Parlamentar, para investigar como foi feita a aplicação dos recursos públicos movimentados pelas Fundações de Saúde. Surpreendentemente o deputado Gilmar Carvalho se manifestou no sentido de ampliar a investigação para a Secretaria Estadual de Saúde, para os mais antenados com a política, ficou evidente que a ampliação da investigação, será uma tentativa de alcançar o ex-secretário Rogério Carvalho. O que começam a especular é que essa decisão pode representar um tiro no pé, pois é possível que outro parlamentar proponha estender a CPI, para outra gestão, já quase esquecida.

Propaganda eleitoral deveria ser retirada até 7 de novembro
No final do mês de outubro, a Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE) divulgou release a imprensa informando que recomendou a todos os promotores eleitorais  para adotarem algumas medidas para garantir que candidatos e partidos retirem a propaganda utilizada na campanha eleitoral deste ano. As propagandas devem ser retiradas até o último dia 7 de novembro em todo o Estado.

Propaganda irregular no calçadão
Na recomendação a procuradora regional eleitoral, Lívia Tinôco, que fez um grande trabalho nas eleições deste ano, pediu

aos promotores que ingressassem com representações caso as recomendações não fossem atendidas pelos candidatos. Ao lado uma foto com um grande exemplo de propaganda eleitoral irregular. A propaganda do candidato a vereador em Aracaju, Valter Duarte, foi colocada no espaço público, o calçadão da praia de Atalaia (na entrada da passarela do caranguejo). Ou seja, não poderia ter sido colocada naquele local, mas ninguém fez nada. E até ontem, 19, continuava lá, na certeza da impunidade.  E em vários outros locais de Aracaju muitas propagandas eleitorais continuam expostas.

Zona de Expansão
A presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputada Angélica Guimarães (PSC), recebeu na tarde de ontem, 19, representantes da Zona de Expansão que foram solicitar apoio à presidente a respeito da incorporação do bairro Mosqueiro e adjacências ao município de São Cristóvão. De acordo com a diretora do Conselho das Associações Moradores dos Bairros Aeroporto e Zona de Expansão Aracaju (Combaze), Karina Drummond, as comunidades se organizaram para provocar o Poder Legislativo quanto a realização o mais rápido possível do plebiscito.

Plebiscito
“Nós trouxemos um abaixo-assinado com mais de 1.500 assinaturas solicitando a realização de um plebiscito para definir se os povoados devem pertencer ao município de Aracaju ou ao de São Cristóvão. Esperamos que o mais breve possível este plebiscito seja aprovado. Enquanto cidadãos temos o direito de escolhermos em que município queremos pertencer”, afirmou a diretora do Combaze, Karina Drummond.

Aracaju
Para o presidente do Instituto Guarahmim, Cristino Lima, será importante para a Zona de Expansão continuar a pertencer a Aracaju. “Há um medo grande de perdermos os avanços que conquistamos. Sabemos que a prefeitura de São Cristóvão não tem suporte para ajudar a nossa comunidade. Por isso estamos aqui , buscando este apoio do Poder Legislativo, através da deputada Angélica Guimarães, na luta por nossos direitos”, observou Lima.

Pleito justo
De acordo com a presidente Angélica o movimento é legitimo, nasce forte e que contará com o apoio da Assembleia Legislativa. “Eles são representantes de comunidades da Zona Expansão que trouxeram a mim assinaturas de moradores e eleitores que querem que o plebiscito aconteça. É um direito desses moradores decidirem através do voto se querem ser munícipes de São Cristóvão ou de Aracaju”, afirmou Angélica, acrescentando que o abaixo-assinado entregue pelos representantes com mais de 1.500 assinaturas dá a AL a possibilidade de pleitear junto ao TRE a realização do plebiscito. “Vamos encaminhar a presidente do TRE para que ela possa se manifestar, porque o processo eleitoral é com o TRE. Nós daremos inicio e faremos a solicitação e esperamos ser atendidos em nosso pleito”, ressaltou.

TCE: Justiça determina posse de concursados
O  deferiu parcialmente ontem pedido de liminar da OAB/SE para que o TCE no prazo de 30 dias proceda a nomeação e posse de todos os candidatos aprovados dentro das vagas previstas no concurso público regido pelo Edital 01/2011. A Justiça decidiu também que no  prazo de 120 (cento e vinte) dias, o TCE proceda a nomeação e posse dos demais candidatos aprovados dentro das vagas existentes no quadro legal atual do TCESE, apesar de não previstas no mencionado edital. A decisão fixou multa diária de R$ 1 mil na hipótese de descumprimento.

Homenagem
O vice-presidente do Partido dos trabalhadores de Sergipe, Cicero dos Santos (Casa Grande) receberá hoje, 20, às 11h na Assembleia o  título Abdias Nascimento em reconhecimento as contribuições e lutas do movimento negro em Sergipe, dentro das comemorações do Dia da Consciência Negra no Brasil.

Combate ao Racismo
Casa Grande é militante do PT e fundou o Movimento Negro Unificado na década de 80. Participou da Fundação da Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial do governo Lula em 2004 e é membro da  Executiva do Setorial de Negros do PT-SE vinculado a SNCR – Secretaria Nacional de Combate ao Racismo.

Capacitação de profissionais que atuam na rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM) promoverá, de 26 a 28 de novembro, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM), a I Capacitação dos Profissionais dos Serviços Especializados e da Rede de Atendimento e Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Estão sendo disponibilizadas 480 vagas.

Palestras
A abertura oficial do evento ocorrerá às 8h do dia 26, no Auditório Atalaia do Centro de Convenções de Sergipe. Na tarde do dia 26, e no decorrer dos dias 27 e 28, os participantes terão acesso a novas palestras e aos grupos de trabalho. No final da capacitação eles apresentarão os trabalhos e uma agenda de compromisso.

Iluminação na Rua Cedro, ao lado do Batistão. Mais um capítulo
Será que a direção do estádio Batistão ainda não descobriu como resolver o problema da energia elétrica de dois postes que ficam na entrada da praça de esportes, na Rua Cedro? Um dos postes não acende hora nenhuma, já outro fica acesso 24 horas. Detalhe: são quatro lâmpadas no postes e a energia é paga pela SEEL. A Energisa já avisou que a responsabilidade é da administração do Batistão. Até quando?

Eletricitários realizam ato hoje pela manhã em frente a Energisa
Esta terça-feira, 20, é decisiva para os eletricitários de Sergipe. Após 55 dias de negociações junto a Empresa de Energia de Sergipe (Energisa) sem o efetivo consenso, a categoria realiza ato público em frente a empresa, a partir das 7h e, na sequência, às 9h, mais uma rodada de negociações. Caso não sejam atendidas as reivindicações, será convocada assembleia para paralisações temporárias das atividades. Os trabalhadores estão insatisfeitos e, além das cláusulas econômicas, a categoria também luta para ampliação do tempo de afastamento para doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.

Outros municípios
A diretoria do Sindicato dos Eletricitários de Sergipe (Sinergia) também está contando com a participação dos trabalhadores que se desenvolvem atividades em outros municípios. “Vamos deflagrar os desmandos da Empresa. Hoje, a Energisa é campeã em acidentes no trabalho com mortes e mutilações”, confirmou o presidente do Sinergia, Sérgio Alves.

Discriminação
Alves afirmou que a Energisa pratica a discriminação com os seus trabalhadores no quesito afastamento do trabalho. Recentemente, em Minas Gerais, Estado onde a empresa também opera, foi fechado acordo coletivo de trabalho estendendo o benefício para três anos e, em Sergipe, a empresa insiste em conceder 90 dias para doenças ocupacionais e um ano para acidentes de trabalho. “A Energisa está na contramão. Atualmente são 80 trabalhadores afastados, inclusive, este ano, tivemos dois acidentes sérios, onde um trabalhadores  teve o seu braço amputado e o outro está passando por sessões de fisioterapia sem condições de executar suas funções laborais”, esclareceu.

Reivindicações
Dentre as principais cláusulas, os eletricitários reivindicam ganho real de 3%; auxílio alimentação de R$ 650,00; piso salarial de R$ 750,00; aumento de 20% na participação dos lucros; que considere um ano e meio de benefícios para trabalhadores que se afastam do trabalho por acidente ou doença ocupacional.A categoria ainda solicita 30% de adicional de risco para os leituristas e reajuste do ticket refeição para R$ 17,00 (atualmente R$ 13,50).

Deso lança Programa de Recuperação de Crédito
Nesta terça-feira, 20, às 9h30, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) lança oficialmente para imprensa o Programa de Recuperação de Crédito (PRC). O lançamento ocorrerá durante entrevista coletiva que será concedida pelo diretor-presidente da Deso, Antônio Sérgio Ferrari Vargas e pelo diretor Comercial, Amito Brito. Em pauta, a iniciativa tem o objetivo de sensibilizar os clientes a renegociarem as suas dívidas, evitando os prejuízos com cortes nas ligações de água.

Palestra sobre ‘Motivação em vendas e atendimento’
Empreendedores sergipanos terão oportunidade de participar gratuitamente da palestra “Motivação em Vendas e Atendimento”. Será nesta quarta-feira, 21, às 19h30, no Auditório do Sebrae. O palestrante será o consultor do Sebrae, Antonio Neto, conferencista em gestão de negócios e pessoas, com participação em eventos realizados no Brasil e exterior. A palestra tem como objetivo despertar reflexões sobre atitudes e estratégias nos empresários para aumentar as vendas, de modo que se possa atingir as metas estabelecidas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (79) 2106-7710 e 2106-7725  e pelo e-mail tecnologia@se.sebrae.com.br

Atletas de Sergipe brilham em campeonato mundial realizado no Chile
De 13 a 15 de Novembro foi realizado na cidade de Puerto Mont, no Chile o Mundial de Artes Marciais com a participação de

dezenas de atletas de diversos países. Os atletas sergipanos que defenderam a seleção brasileira tiveram uma brilhante participação. Os atletas de Sergipe foram acompanhados pelo professor e atleta Yoacan Jócelis.

Atletas de Sergipe brilham em campeonato mundial realizado no Chile II
De Sergipe participaram: Yonara Yasmim (campeã de kata individual e vice-campeã em kumite individual, em kata com armas e kata com duplas); Danilo Jeferson (campeão de kata, campeão de kata dupla, campeão de kata com armas e vice-campeão de kumite); Larissa Rayanne (campeã de kata, vice-campeã de kata equipe e com armas); Fernanda Louse (campeã de kata individual, de kumite e kata com armas); Thiago Loeser (vice-campeão de kata e de kata em equipe e campeão de kata com armas); Sayonara (campeã de kumite, vice-campeã de kata por equipe e terceiro lugar de kata); Yara Yane (3º lugar kumite) e Leticia Danielly (campeã kata com armas e vice-campeã de kumite).

Parque dos Falcões: uma nova postagem no blog Tito Garcez
Uma nova postagem sobre um interessante atrativo sergipano que muita gente não conhece: o Parque dos Falcões. Muitas informações sobre o parque, sobre as aves e sobre como costuma ser a visita guiada. Veja: http://www.titogarcez.com/2012/11/parque-dos-falcoes-saiba-como-e-visita.html

Banese estará presente na 4ª edição da FITEC
O Banco do Estado de Sergipe (Banese) participará da 4ª edição da Feira da Indústria e Inovação Tecnológica de Sergipe (FITEC-SE), que acontecerá do dia 22 a 25 de novembro, no Centro de Convenções de Sergipe, com horário de funcionamento para visitação das 16h às 22h. O Banese, que também é patrocinador da feira, participará do evento com um estande que apresenta os Canais de Atendimento do Banco.

“Elogio  da Amizade” será lançado no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 do corrente, terça feira a partir das 19horas , o professor José Paulino da Silva , lançará  seu livro  “ Elogio da Amizade – um registro de memória e experiência” no salão de festas do Iate Clube de Aracaju  na Av. Beira MarAntes do momento de autógrafos, haverá uma mesa redonda sobre amizade, coordenada elo professor Paulino com as  presenças dos escritores Geová Sobreira, de Brasília, e Sebastião Moreira Duarte, da Universidade Federal do Maranhão e da Academia Maranhense de Letras.

“Elogio  da Amizade” será lançado no dia 27 de novembro II
O momento de autógrafo contará ainda com a  participação de artistas da cultura popular: sanfoneiros,  vaqueiros/aboiadores, além da  sonoridade da banda de Pífanos da família Vito  uma das ricas expressões da cultura  popular do Alto Sertão sergipano Trata-se de um ensaio que ressalta a importância da amizade para o ser humano. O livro contém na primeira parte, referências ao pensamento de alguns filósofos humanistas  como Erasmo de Rotterdam, o romano Cícero, doutores da Igreja Católica  como Santo Agostinho,  pensadores como Anselm Grün, educadores, poetas   que ressaltam o valor da amizade como “uma centelha da divindade”.

“Elogio  da Amizade” será lançado no dia 27 de novembro III
Para José Paulino, Elogio da Amizade é uma obra para o público em geral mas, sobretudo, para educadores e pais que têm filhos em idade de educação escolar. “Escrevi este ensaio pensando na presença de inúmeras pessoas que contribuíram para sedimentar minha visão de mundo ajudando-me a entender e conservar a amizade como ingrediente importante  para  minha qualidade de vida.

Nota Esclarecimento TJSE – Desª Suzana Maria Carvalho Oliveira
Em resposta à denúncia de suposta prática de nepotismo e de suspeição da Desª. Suzana Maria Carvalho Oliveira para julgar o Mandado de Segurança 331/2012, o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) esclarece a verdade dos fatos:

1.     O § 1º do art. 2º, da Resolução 07/2005, alterado pela Resolução 21/2006 do Conselho Nacional de Justiça, permite que servidores ocupantes de cargo de provimento das carreiras judiciárias, admitidos por concurso público e que não estejam subordinados ao magistrado possam ser investidos em cargo em comissão ou função gratificada. É justamente nesse permissivo legal que se encontra embasada a nomeação das duas filhas da Desª Suzana Maria Carvalho Oliveira. Ambas são ocupantes de cargo de provimento efetivo, admitidas por concurso público e não há subordinação entre elas e nem a Desembargadora;
2.     Com relação à suposta suspeição da Desª Suzana Maria Carvalho Oliveira para julgar o Mandado de Segurança 331/2012, preceitua o art. 135 do Código de Processo Civil – CPC, que a suspeição se opera em relação ao magistrado e as partes. A Desª Suzana Maria Carvalho Oliveira não possui nenhuma relação com as partes do referido Mandado de Segurança. Também não gera qualquer tipo de suspeição a possível relação de assessores de magistrados com as partes.
3. A Desª Suzana Maria Carvalho Oliveira ingressou no Tribunal de Justiça de Sergipe em 1978, através de concurso público, para o cargo de Juiz de Direito. Antes de ser promovida a Desembargadora atuou nas Comarcas de Frei Paulo e Riachuelo. Já na Comarca de Aracaju atuou na Vara de Execuções Penais e Corregedoria de Estabelecimentos Penais até 1987. Depois disso assumiu a titularidade do cargo de Juiz da 5ª Vara cível de Aracaju. Foi nomeada Juíza Corregedora durante o biênio 1993/ 1995 e em 2008 foi designada para exercer a função de Juíza Auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça. Suzana Maria Carvalho Oliveira foi promovida a Desembargadora, pelo critério antigüdade, e tomou posse em 18 de agosto de 2008.

PELO TWITTER

www.twitter.com/laysmillena Têm algumas imitações de rádio e radialistas nesse Estado que eu nem perco tempo escutando. Caráter passa longe. Desses, eu corro. Rádio-extorsão: a gente vê por aqui. A gente se liga em você.

www.twitter.com/Rafael_Salomao O sol deveria queimar as calorias não a pele.

www.twitter.com/JC_X  Fui ligar pra uns amigos palmeirenses pra tirar um sarro da cara deles mas não consegui 🙁 infelizmente a linha CAIU 🙂

www.twitter.com/krica_menezes  "Não há no mundo exagero mais belo que a gratidão."

www.twitter.com/Mmauriciolobo Sinceramente esta antecipação das eleições 2014 prejudica diretamente os sergipanos, quando o q esta em jogo são os projetos pessoais.

www.twitter.com/frednavarro No Brasil, há uma década morrem em média 100 mil pessoas/ano no trânsito e na violência urbana. Faixa de Gaza é aqui.

DO LEITOR

Afrontando os poderes
Do leitor Renato Luiz F. de Almeida: “Setores do Poder judiciário em Sergipe começam a se preocupar com o “modus operandi” de dois irmãos, que em razão do controle exercido sobre uma grande quantidade de siglas partidárias, e da propaganda que fazem de robusto poderio econômico, estão manipulando o voto de vários parlamentares.A preocupação reside no fato, de que essa manipulação tem sido feita no sentido de afrontar explicitamente um poder constituído (o Executivo), desmoralizando diariamente, inclusive a figura institucional do governador de Sergipe.A direção do voto e o conteúdo dos pronunciamentos feitos por alguns parlamentares, na tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe, são antecipados através de uma rede de comunicação que embora em nome de terceiros, até o galo da igreja sabe a quem pertence, e principalmente a quem serve.A afronta aos poderes é tão grande que diante de uma decisão tomada na última quinta-feira (14-11-2012), pela desembargadora Suzana Carvalho, tornando nula a eleição que indicou a deputada estadual Suzana Azevedo para integrar o Conselho do Tribunal de Contas, foi suficiente para que um parlamentar do agrupamento publicasse nota dizendo que se a decisão da desembargadora for mantida ele fará questionamento sobre duas indicações anteriores.O fato de questionar outras indicações é legítimo e pode ser exercido por qualquer cidadão, mas o que chama atenção é a forma acintosa como foi divulgada a intenção de ingressar com tais ações. É como se pretendesse intimidar o Poder Judiciário.No dia de ontem, os microfones da Rede Ilha de Comunicação, foram direcionados para desmoralizar o Poder judiciário de Sergipe, de forma desesperada e motivado apenas pela insatisfação com o voto da Desembargadora Susana Carvalho, o apresentador do programa de maior audiência da emissora denunciou a existência de nepotismo no tribunal de Justiça de Sergipe, relacionando o nome de servidoras concursadas.As emissoras que compõem essa rede de comunicação também estão sendo alvo de avaliação, elas podem ser investigadas exatamente porque a legislação federal não permite que as emissoras de rádio, que são concessões públicas, sejam utilizadas com finalidade contrária aos interesses coletivos para evolução cultural da sociedade, e estejam em mãos de apenas um empresário. Se uma investigação constatar o uso de “laranjas”, o crime estará caracterizado”.

Destruição dos manguezais
Por Abrahão Crispim Filho:”"Há uns tempos atrás a cidade de Aracaju era coberta de uma vasta faixa de manguezal; vegetação que fica entre o ambiente terrestre e marinho e abriga uma extensa cadeia alimentar. A população cresceu, a cidade se expandiu e a especulação imobiliária entrou em ação. Aracaju, terra de tantas iguarias como ostras e caranguejos, tão apreciadas pelo povo local e de outras cidades, pede socorro. Seus mangues foram completamente devastados devido a ação predatória do homem, sendo ele o principal prejudicado. A ocupação do solo sem planejamento é inapropriada e indecente, pois visa somente interesse econômico e deixa de ser um desenvolvimento sustentável. É certo que a paisagem deve ser modificada de acordo com a necessidade do homem, mas não prejudicando o meio ambiente. O aterramento de mangues de forma desordenada para  dar espaço a construção de prédios,casas, ruas e avenidas tem causado diversos impactos ambientais como: mudanças climáticas, avanço do mar em direção ao acostamento, aumento do stress e da violência e a redução da qualidade de vida devido a crescente poluição. O que falta é um planejamento de expansão adequado e uma política que vise a educação ambiental, mostrando a necessidade de preservação do que ainda resta".

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

   
Frase do Dia
“Olha de novo: não existem brancos, não existem amarelos, não existem negros: somos todos arco-íris”.
Ulisses Tavares. Para Homenagem o Dia da Consciência Negra no Brasil, hoje, 20/11, data em que morreu Zumbi dos Palmares em 1695.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais