O Desespero do Conselho Federal de Medicina

Um tema importante que merece a reflexão dos leitores. Um dos problemas do sistema de saúde no país hoje é a falta de médicos. O artigo abaixo é de  Hermann Hoffman (falecomhermann@gmail.com), sergipano, acadêmico do 5° ano de medicina.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e seus societários fiéis, os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), depois de vários ataques burocráticos falidos que revelam o perfil autocrático destas entidades, engatilham suas armas em direção ao Governo Federal, revelando o desespero ante o avanço real das propostas que a Presidenta Dilma e o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha implementam com a finalidade de melhorar a saúde dos brasileiros aumentando a quantidade de médicos de família e comunidade e ao mesmo tempo, estimulando a interiorização deste profissional, tão necessário e tão raro nas pequenas cidades do Brasil.

Com um texto agressivo, impositivo, criminoso e enganoso, o CFM tornou público o "Manifesto de Belém", aprovado no encerramento do I Encontro Nacional de Conselhos de Medicina, no dia 8 de março. O documento repudia as primeiras medidas que foram operacionalizadas pelo Governo Federal. É necessário dizer que o CFM representa a alta elite brasileira e tem como objetivos principais, manter a hegemonia médica, evitar o aumento numérico destes profissionais no país, perpetuar o caos na saúde e daí culpar o Governo Federal por ser de esquerda e representar os interesses da sociedade. Diante desta situação, o mesmo colégio médico vem impondo há vários anos um conjunto de regras covardes para centenas de brasileiros que obtiveram diplomas de medicina no exterior depois de 6 anos de estudos, em suma, nem os brasileiros que se formam como médicos no exterior, nem os médicos estrangeiros, podem exercer a profissão no Brasil por impedimentos legais.

Por outro lado, respaldados pelo Governo Federal por meio de um convênio que incomoda o CFM, mais de 1.000 médicos cubanos com alta experiência já iniciaram os cursos preparatórios com professores brasileiros e nos próximos meses estarão desembarcando no Brasil para trabalhar nas zonas com maior deficiência de médicos, norte e nordeste. O convênio entre o Brasil e Cuba estima que de 4.000 a 6.500 médicos cubanos trabalhem nos interiores do país. Convênios parecidos de cooperação médica com Cuba estão em vigor em mais 100 países, estimando-se que aproximadamente 120 mil profissionais cubanos da esfera da saúde trabalham no exterior. Se destacam até o momento por terem salvado um total superior a 3 milhões de vidas por conceitos de urgência, além de efetuadas aproximadamente 3 milhões de cirurgias e quase 700 milhões de consultas médicas nos países que prestam seus serviços, e ainda assim, Cuba conta com 6,4 médicos por cada 1.000 habitantes, o maior quantidade  de médicos por habitantes do mundo, enquanto o Brasil apenas 1,95 médicos por 1.000.

Mesmo com evidências, os ataques aos brasileiros que estudam medicina no exterior e os médicos cubanos vão muito além do "Manifesto de Belém". Nos últimos meses foi publicado o volume I e II do livro "Demografia médica no Brasil" que visa intimidar o Governo Federal por outro ângulo. Os livros afirmam que o Brasil não necessita de médicos, contrariando o Ministério da Saúde que defende o incremento destes profissionais, além desta disputa de forças, o CFM tem desacreditado o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), lançado recentemente pelo Ministério da Saúde, e que promoverá a atuação de mais de 4.000 médicos nos serviços de Atenção Básica, beneficiando a população de 1.407 municípios do Brasil.

No país do futebol, a medicina virou negócio administrado pelo CFM, daí é lucrativo para eles impedirem a entrada de novos médicos no sistema por todos os meios, sejam formados no exterior ou no Brasil, uma vez que muitos que conformam esta entidade dominam o mercado particular da assistência à saúde e se sentem ameaçados ao ver o Governo Federal buscar soluções para a atual situação que o próprio CFM ajudou a criar ao não impor regras claras para a obtenção do registro médico dos brasileiros formados nas universidades públicas e com o dinheiro da sociedade brasileira. A regra deveria ser clara, médico brasileiro formado com o dinheiro do povo ou formado no exterior, só tem registro no CFM definitivo depois de três anos trabalhando nas comunidades carentes, deveria…

Para reflexão
“O número dos que nos invejam confirma as nossas capacidades”. Oscar Wilde.

Prefeito fala sobre denúncia da Navalha acatada pelo STJ
O prefeito João Alves Filho (DEM) demonstra tranquilidade com a posição do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em acatar a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra 12 dos 17 acusados de envolvimento no desvio de dinheiro público investigado pela Polícia Federal durante ação especial que ficou conhecida como Operação Navalha. Leia matéria de Cássia Santana, aqui na Infonet: https://.infonet.com.br/politica/ler.asp?id=141731&pagina=1

Aracaju
A programação da prefeitura de Aracaju foi vasta no aniversário de 158 anos. Além das atividades culturais e desportivas ontem, 17, a programação foi iniciada com a participação do prefeito João Alves na missa em ação de graças pelo aniversário da capital, realizada na Igreja do Santo Antônio, e na solenidade cívica na praça Ignácio Barbosa, onde foram depositadas flores no obelisco em homenagem ao fundador da capital sergipana, e feita a entrega das medalhas do Mérito Serigy.

Mérito Serigy
João Alves fez a outorga da Ordem do Mérito Serigy a personalidades que se destacaram por seus serviços prestados à comunidade aracajuana. Entre elas, a presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputada Angélica Guimarães (PSC) e o soldado Nivaldo dos Santos do Batalhão de Choque da Polícia Militar.

Angélica agradece homenagem
"Esta comenda aumenta mais ainda minha responsabilidade para com o povo de Aracaju. Quero agradecer a generosidade do prefeito de Aracaju por ter me distinguido com tal homenagem. A iniciativa de nos procurar a respeito do plebiscito foi de João Alves, que mostrou a polêmica existente na Zona de Expansão de Aracaju, e nós, enquanto parlamentar e presidente do Poder Legislativo, tomamos a iniciativa de apresentar um decreto legislativo de autoria da Mesa Diretora da Assembleia. Esse projeto foi autorizado pela maioria na casa e já foi encaminhado para a presidente do TRE, Dra. Aparecida Gama, que já entrou em contato com o TSE e estamos apenas aguardando que a data do plebiscito seja marcada", lembrou Angélica Guimarães.

Serviços
O soldado do Batalhão de Choque Nivaldo dos Santos falou da satisfação em ser um dos homenageados durante o aniversário de Aracaju. “É grande a satisfação por ter concluído com muito êxito o meu trabalho durante o carnaval e ter representando a policia militar e o Batalhão de Choque onde eu sou efetivado. Agradeço ao prefeito por ter oferecido essa medalha pelo bom serviço prestado a sociedade sergipana”, agradece o soldado. (Infonet).

Parque da Cidade
A festa dos 158 anos promovida pelo Governo de Sergipe, através da Seel e Secult no Parque da Cidade, no sábado, foi bastante movimentada, com uma vasta programação cultural e esportiva.  Evento contou com a presença do vice-governador, Jackson Barreto, e do secretário de Esporte e Lazer, Maurício Pimentel.

Atividades
Através do projeto ‘Viva Aracaju’, uma promoção do Governo, por meio da Seel e Secult, a programação esportiva se desenvolveu pela manhã e à tarde. As atividades culturais tiveram início à tarde e se prolongaram pelo período noturno.

Pilares
Para o vice-governador Jackson Barreto, incentivar o povo a praticar esporte é um dos pilares do programa de governo de Marcelo Déda.  “É gratificante a gente ver criança de seis, sete anos, jovens, adolescentes, todos eles envolvidos na prática esportiva. Quero parabenizar a todos envolvidos na realização desse grande evento”, disse o vice- governador Jackson Barreto.

Presente
O secretário Mauricio Pimentel disse que aquela festa cultural e esportiva era um presente do Governo do Estado. “O governador Marcelo Déda, que tem primado pelo desenvolvimento do esporte e da cultura no nosso estado, não poderia ficar ausente dessas comemorações”, elogiou Pimentel.

Luiza Erundina apoia moção de Iran que pede saída de Feliciano da CDHM
Deputada federal é contra Feliciano na presidência da CDHMDe passagem por Aracaju, onde participou, na noite da sexta-feira, 15/3, do seminário Mídia, Liberdade de Expressão e Direitos Humanos, na sede da CUT/Sergipe, a deputada federal Luiz Erundina (PSB) apoiou a iniciativa do vereador Iran Barbosa (PT), que apresentou uma Moção de Apelo à Presidência da Câmara Federal e à Liderança do Partido Social Cristão (PSC) daquela Casa para que possam avaliar e, se possível, adotar as medidas regimentais cabíveis para a substituição do deputado Marco Feliciano (PSC) da presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara.

Afirmações
São atribuídas ao parlamentar do PSC afirmações de caráter discriminatório em relação à África, aos africanos e aos seus descendentes, quando se referiu aos negros, em seu twitter, como “descendentes amaldiçoados de Noé”; e de cunho homofóbico e preconceituoso dirigidas à comunidade LGBT, afirmando que “a podridão dos sentimentos dos homoafetivos levam (sic) ao ódio, ao crime, à rejeição”.

Iniciativa
“É muito oportuno que o vereador Iran, meu ex-colega de Câmara dos Deputados, tenha tomado essa iniciativa. Essa moção é fundamental. Um documento de uma Câmara Municipal tem sim peso político, carrega consigo também um simbolismo político. Se isso for estimulado nas câmaras municipais e chegar em grande volume, podemos somar aos nossos argumentos e falas lá na Câmara Federal”, defendeu a deputada socialista.

Perfil
Assim como o vereador Iran Barbosa, Erundina deixou claro não ter nada contra o fato de Feliciano ser pastor evangélico, mas sim contra o seu perfil, que não se enquadra no perfil de quem vai conduzir uma comissão que tem a tarefa de zelar pelo respeito aos direitos da pessoa humana, combater violações aos direitos humanos e defender as minorias.“Ele não se enquadra nesse perfil, necessário à condução dos trabalhos na Comissão de Direitos Humanos e Minorias.

Centro Acadêmico de Direito da Unit promove assembleia geral com os estudantes
O Centro Acadêmico Tobias Barreto (Direito-Unit), por meio da Gestão "Interação – É hora de agir!" promove na próxima quarta-feira, 20/03, uma Assembleia Geral com os estudantes do curso de Direito da Universidade Tiradentes. O evento acontecerá às 17h no auditório do Bloco D do Campus Unit Farolândia.

Expectativa
Segundo estimativa do CATB, mais de 4 mil alunos fazem parte do corpo discente do curso de Direito da Unit. A expectativa da direção do Centro Acadêmico é que boa parte destes estudantes se façam presentes na assembleia. O Diretor Geral do CATB, Wallace Teles, reforça que a participação do alunado neste processo é de extrema importância.

Sugestões
"O Centro Acadêmico Tobias Barreto representa milhares de alunos, e nós sabemos que boa parte deles tem alguma sugestão para que o curso possa melhorar. Todos nós, alunos, queremos que a Universidade melhore, e que nós melhoremos junto com ela. Através da assembleia, poderemos conhecer estas demandas trazidas pelos estudantes e trabalharmos para que elas possam ser resolvidas de forma adequada, quer seja pela Coordenação do Curso, quer seja pela Reitoria da Universidade, que costuma nos receber para ouvir nossos pleitos e reivindicações", afirma Wallace.

Realidade
A assembleia tem por objetivo discutir a realidade do curso de Direito da Unit e, sobretudo, ouvir as críticas, sugestões e reclamações dos estudantes. Segundo a direção do CATB, a assembleia é um momento de interação, discussão e aproximação entre os próprios discentes, para que possa haver uma centralização das demandas visando uma resolução mais simplificada dos pleitos. Ao final, será produzido um relatório da reunião que será tornado público e servirá como base para que as diretorias do CATB tomem os encaminhamentos cabíveis. Todos os estudantes de Direito da Unit estão convocados.Para maiores informações, basta entrar em contato com o Centro Acadêmico pelas redes sociais: www.facebook.com/catbunit  ou www.twitter.com/catbunit . Por e-mail, o endereço é o catb.unit@outlook.com .

Video Homenagem Aracaju
Veja o vídeo que a Brasil filme (www.brasilfilmes.net) produziu para o aniversário de 158 anos de Aracaju: https://vimeo.com/61836359

Frase
“Viva a sua vida e esqueça a sua idade.” – Norman Vincent Peale, pastor e escritor.

Futebol
REFORMA DO BATISTÃO – Coincidindo com os 158 anos da capital sergipana, uma importante notícia foi divulgada pelo governo do Estado. O Estádio Estadual Lourival Batista, o “Batistão”, vai passar por uma ampla reforma, na qual serão empregados 18 milhões de reais. O edital de concorrência será lançado no próximo mês de abril, enquanto que o início das obras vai ocorrer no segundo semestre deste ano. Será a primeira reforma de verdade realizada em nossa principal praça de esportes, inaugurada em 1969, portanto há 44 anos. O estádio será fechado para a execução das obras e sua reabertura acontecerá, provavelmente, em 2014, quando fará 45 anos de existência. /// REVISTA – O Confiança lançou, na última sexta-feira, na livraria Saraiva (Shopping Rio Mar), a revista “PROLETÁRIO”. Um grande número de torcedores, quase todos uniformizados, compareceu ao evento, que teve a participação de cinco atletas do Dragão: Valdo, Alexandre, Renê e os goleiros Jefferson e Fábio. /// Toda a diretoria azulina, tendo à frente o presidente Luiz Roberto, compareceu ao ato. O goleiro Fábio, atleta-símbolo do Confiança, protagoniza a capa da revista. /// Marcaram presença, também, alguns dos importantes apoiadores do clube do bairro Industrial, como o prof. Jouberto Uchoa de Mendonça, reitor da Universidade Tiradentes. /// Essa iniciativa é mais uma demonstração do processo de modernização do clube proletário, capitaneado pelo seu atual presidente, contando com o trabalho conjunto dos demais dirigentes e conselheiros do Confiança. /// SITE – De parabéns a Federação Sergipana de Futebol pela reformulação do sítio da entidade, agora mais moderno e fácil de acessar. Bola branca para o presidente José Carivaldo de Souza. /// CIRURGIA – O colega MARCELO MACEDO obteve pleno êxito na cirurgia cardiológica a que se submeteu. Dentro de uns poucos dias o repórter que cobre a FSF estará de volta às suas atividades normais. Por enquanto, permanece hospitalizado (São Lucas), recebendo inúmeras visitas.

Futebol II
CAMPEONATO SERGIPANO – Resultados da oitava rodada: No Batistão, com público de 13.500 torcedores, Sergipe e Confiança empataram por 2 X 2. Marcha da contagem – 3 minutos – Sergipe 1 X 0 (Carlinhos) – 31 – Confiança empata (André) – 36 – Confiança faz 2 X 1 (Diego Neves), placar do primeiro tempo. Peixinho empata para o Sergipe, no segundo tempo, aos 40 minutos. /// Demais resultados: Em Itabaiana – Socorrense 1 X 0 Itabaiana; Em Estância – Olímpico 1 X 0 Estanciano; Em Lagarto – River Plate 3 X 0 Lagarto e em Maruim – América 0 X 0 Boca Junior. /// CLASSIFICAÇÃO – Socorrense é o líder com 15 pontos. Sergipe e Confiança também têm 15; River Plate, Olímpico e América – 11; Itabaiana – 9; Lagarto e Boca Junior – 7. Finalmente na lanterna está o Estanciano, com 6 p.g. /// A rodada de número 8 será complementada na próxima quarta-feira, com a partida Socorrense X Estanciano, no Batistão, às 20,15 horas. Será o encontro do líder com o último colocado do certame. /// COPA DO NORDESTE – O Campinense da Paraíba derrotou o ASA de Arapiraca por 2 X 0 e conquistou o título da competição regional. /// O sergipano DIEGO COSTA assinalou os dois gols da vitória do Atlético de Madrid sobre o Osasuña, pelo campeonato espanhol. O jogador, convocado para a seleção brasileira pelo técnico Felipão, saiu de campo lesionado. /// Próximos amistosos do Brasil: 21 de março – Itália. 25.03 – Rússia.

Curtas I
TCU investiga preços pagos pelo governo federal. /// Câmara dos Deputados poderá votar projetos sobre segurança nesta semana. /// Governo vai enviar projeto de lei ao Congresso para fortalecer os PROCONs. /// Publicada redistribuição dos royalties. Governadores questionam lei no Supremo Tribunal Federal. /// EDUARDO CAMPOS renova críticas à presidente DILMA. /// Entidades defendem que Estados retirem ICMS da cesta básica. /// DILMA ROUSSEFF já está na Itália, para assistir à posse do papa FRANCISCO. /// Rivais da presidente procuram apoio no meio empresarial. /// JORGE GERDAU afirma que manter 39 ministérios é BURRICE. /// Governo federal planeja criar selo de qualidade para as empresas.

Curtas II
Inauguração da Fonte Nova é adiada por causa da viagem de Dilma à Itália. /// Angélica Guimarães, presidente da Assembléia Legislativa, e o PM Nivaldo Santos são agraciados com a medalha do mérito SERIGY. /// Filha de Prestes vai lançar livro em Aracaju. /// Programação comemorativa dos 158 anos da capital sergipana foi coroada de pleno êxito. /// AÉCIO NEVES trabalha para ter apoio do governador SÉRGIO CABRAL (PMDB) do Rio de Janeiro. /// “Tudo bem que o novo papa é argentino. Mas todos sabemos que Deus é brasileiro, e a Copa do Mundo será nossa, com certeza.” – ALDO REBELO, ministro do Esporte. /// Governador de Pernambuco, EDUARDO CAMPOS, já não esconde que será candidato em 2014. /// Na posse dos novos ministros, DILMA ROUSSEFF defende a coalizão. /// Solenidade aconteceu no sábado, pela manhã, antes da viagem da presidente para a Itália.

PELO TWITTER

www.twitter.com/jsantana61 Só quem tem autoridade para julgar é o Judiciário. Quando a imprensa tenta fazer isso, os programas matinais de rádio q o digam, é um desastre.

www.twitter.com/Thiago_Reis_Aju Por maior que seja o buraco em que você se encontra, pense que por enquanto, ainda não há terra em cima.

www.twitter.com/andersonrosaSE  Minha religião é o amor… amor á todos que respiraram o amor a vida e á aqueles que um dia a defendeu – independente de suas religiões!

www.twitter.com/ThalesBrandao  O lado ruim de ensinar e porque encontramos pessoas ingratas que fazem uso do aprendizado sem agradecer e usam salto alto c/ nariz empinado.

www.twitter.com/salesneto1  Dilma quer desonerar as mensalidades escolares e subsidiar planos de saúde. Assim ela conquista o coração da classe média. Passa a régua.

www.twitter.com/adiersonmont  Temos 39 Ministros, EUA 15, França 16,Alemanha 14, Reino Unido 17. Somos uma vergonha.

www.twitter.com/DavidAlmeida13  Como evitar os aduladores??!?

ARTIGO

Ah Aracaju!  Sérgio Alves*
O despertador toca: é hora de levantar, partir pro banho, escovar os dentes e seguir pra tomar um café da manhã reforçado: suco de mangaba, cuscuz, apelidado carinhosamente de teimosinho, pão Jacó, manteiga da terra e carne do sol. Quando acabo, já "aperriado" com o horário para ir "trabalhá" dou os dois gritos necessários pra começar o dia: "bença mãe" e "bença pai", pai que aliás, todos ficam "mangando" que eu sou 'cagado e cuspido' por ser tão parecido. Sigo pro ponto, olho pro céu, vejo um "casamento de raposa", rezando pra não vir chuva forte e "alagaju"; "pego" o meu Circular-alguma-coisa 01, passo pela beira-mar (que beira um rio), vejo os "tó-tó-tós", passo pelo maior quebra-molas do mundo, apelidado carinhosamente de Viaduto da Hermes Fontes e sigo até o DIA, pra de lá, "pegá" outro Busão.
Ah, DIA que me deixa em estado terminal, quem é que "aguenta" esses gritos dos vendedores de "sarôio", "mácasado" e "pé-de-moleque" de manhã cedo? Isso me faz lembrar dos vendedores de "adicuri" (lá no passado) e dos "guris" tocando triângulo, com uma lata de tinta nas costas, vendendo "cavaco-chinês". Mais eu não fico "retado", aproveito a demora do ônibus pra olhar um mapa da cidade que está ali exposto, que incrível a organização de minha cidade: além das ruas em Xadrez, percebo que as ruas do Bairro América são nomes de países, que as do Bairro Siqueira Campos são nomes de estados brasileiros e que as ruas do centro possuem nome de cidades sergipanas, uma vida toda aqui e não havia percebido isso.
Ó lá, chegou meu ônibus, bato e rebato com um monte de gente que quer entrar e  com um monte de gente que quer descer. Fila, pra quê fila? Nossa filosofia é chinesa… Vixe Maria, que "paía", não consegui um lugar pra sentar, mas, não vou ficar "barreado", vou aproveitar esse tempo em pé, antes que alguém fale comigo, já que em aqui todo mundo se conhece, pra inventar um "disdrobo" pra "gazear" o trabalho ou no mínimo ir embora mais cedo. Dizer que estou com uma dor do "cabrunco", já não cola, acho melhor "ficar quieto" e trabalhar, afinal, hoje é sexta.
Hora de voltar, aguardando o meu ônibus, passa um 'fio de uma quenga' com uma moto e pisa na poça pra molhar todo mundo. Molhado, subo no meu Circular-alguma-coisa 02, junto entra a gurizada do  EFRAIM/MANASSES, mais uma vez, pra vender seus produtos, continuando a viagem, sinto aquele fedorzinho de mangue na curva do Iate; já em casa, ligo pro meu pai, peço o carro e ele responde: estou voltando do 'mercadinho'. Eu espero, aquela fila do "gêba" deve estar enorme, ainda bem que meu velho tem mania de colocar o carrinho de compras numa fila e ficar na outra pra ver qual vai mais rápida. Entro no veículo, encontro a namorada, levo pra tomar um sorvete no Castelo Branco, sigo pra um restaurante na orla até a hora em que o Garçom me avisa que a cozinha está fechando (23:00hs). Na volta, passo na frente de um show,  vejo um monte de gente, sempre as mesmas 'caras', na frente do evento, passo por um posto de gasolina lotado de carro com som alto e logo em seguida, entro numa 'pousada' com hora fracionada.
Sábado de folga, o dia está meio lá e meio cá, se fizer sol, vou "pra praia", andar uma infinidade do calçadão até o mar, sentar numa cadeira e comer caranguejo, "caruru" no copinho e queijo derretido na hora. Em caso de chuva, independente do calor, é dia de usar casaco, com bermuda ou short. A noite, pensando num programinha mais light, vou pra o shopping assistir um filme no cinema, sempre, com a ligeira impressão de que todo a cidade teve a mesma idéia que eu. Se der sorte, não pego engarrafamento, afinal, Aracaju é a cidade com a maior quantidade de carros por metro quadrado, vale ressaltar que, destes, apenas 2% tem cor diferente de cinza/branco/preto…
Poderia prosseguir por horas, falando dessa cidade maravilhosa que tanto amo; falar de expressões como "Eitcha Pentcha", "bexiga", "Gota serena", "bichiguenta", "istôpô balaio", "Valeime", "Eita pêga", "Gastura", "Aquéte o faixo"; poderia falar de curiosidades como o Bar do Meio numa esquina, ou a estátua de Sílvio Romero na Praça Camerino, da Rua da Frente atrás da cidade; poderia falar de comidas como "batata doce", "fruta-pão", de castanha de caju torradinha, do bolo de Puba do Mercado Municipal; mas, por hora, vou preferir devotar o amor que sinto por minha terra natal: EU TE AMO ARACAJU!
"Da colina do Antônio vejo o rio, as ruas em xadrez, as casas e árvores e uma infinidade de pessoas! Vejo Aracaju e como é bom viver aqui…"

PARABÉNS PELOS SEUS 158 ANOS.

* Aracajuano, flamenguista e Secretário da JPT/Aracaju.

ARTIGO

Parâmetros rasos: uma avaliação do Sergipão 2013 – Por Joseilton Nery Rocha

Quem me conhece sabe: uma outra cachacinha boa que aprecio é o futebol, além da política e da música. E, vez em quando, curto uma de comentarista do esporte não tão bretão. Que o diga a Catalunha!
Amanhã estarei no Batistão para ver o nosso clássico maior, o diabo CSS versus o dragão ADC, na expectativa de uma grande partida. Me desculpe os meus amigos tricolores da ribeirinha, rever o Ameriquinha ficará para outra rodada.
Só não enxerga quem não quer ver. Nível técnico baixo, por enquanto, no certame sergipano. A competitividade sob parâmetros rasos. Veja: o meu América FC, elenco limitadíssimo, conduzido administrativamente pelo sobrinho da querida Enedina Feitosa, o baluarte Joaquim Feitosa, com muito sofrer, se encontra na quarta colocação, na pontuação geral. E somente a 4 pontos do líder, o rubro CS Sergipe, por critérios técnicos, já que se encontra empatado com a agremiação azulina AD Confiança.
Quanto aos poderosíssimos, o líder Sergipe não é essa coca-cola toda. Depende bastante dos seus alas autênticos – Carlinhos e Deivid – muito bons e sabiamente bem aproveitados pelo técnico Givanildo Sales. No dia que enxergarem isso, sei não! O dragão, para mim, é uma grande decepção. Não consigo acreditar que um clube organizado estruturalmente, sob uma gestão respeitada, a equipe formada e se preparando, desde o ano passado, esteja na segunda colocação, ganhando a duras penas os adversários reunidos de última hora, com um futebol sofrível. Nadélio Rocha ainda não conseguiu fazer o time vibrar. O torcedor azulino que vê o jogo com a razão também já percebe e se preocupa. Afinal, são três anos sem a conquista do Sergipão.
Podemos dizer que o tremendão e os petrorroyalties são outras decepções. Surpresa agradável é, novamente, a Socorrense de Dalmo Prata que foi organizada tecnicamente pelo conterrâneo e competente Edmilson Santos e agora sob a batuta da gabaritada raposa Luiz Pondé. Os ribeirinhos do Cotinguiba vão dar muito trabalho.
Criticar também é querer o bem do futebol sergipano, desde que críticas leais e construtivas. Quero o melhor para o nosso futebol. Por sinal, amanhã abaixo os cambistas. Tema de outro comentário. A partida já está quitada com os impostos pagos pelos contribuintes aracajuanos.

ARTIGO

Ressocializar através da Educação   José Raimundo de Sousa*

A educação nunca foi despesa, sempre foi investimento com retorno garantido
O poder público vem facilitando o seu descaso para com a questão da violência ao impor a política da não reeducação das pessoas em privação de liberdade. Estas são manipuláveis se não tiverem conscientização pedagógica. O tratamento infligido ao prisioneiro, fora de qualquer promiscuidade corruptora, deve tender principalmente a sua instrução geral e profissional e sua melhora (princípio da educação penitenciária). É preciso que essas pessoas sejam impedidas de ter acesso a educação para que não abandonem a criminalidade. Sabe-se que quanto menos esclarecidos forem os presidiários, mais tranquila será a consciência dos governantes e dos administradores dos presídios, pois dificilmente serão cobrados das suas responsabilidades.
Portanto, para que o direito á educação previsto em lei seja ignorado, deve-se cuidar que os internos sejam “coisificados” e, em “reificando-os”, se demonstra que não são gentes. A desumanização existente nos presídios denuncia a finalidade da discussão: se penas mais rígidas resolvem ou não o grande índice de violência no país.
Como falar em diminuição da criminalidade, se não falarmos na educação? Como falar na educação, se os encarcerados não são reeducados com programas de ressocialização? Como serão ressocializados se não são tidos como pessoas, mas como “coisas” ou ainda piores do que “lixo”, uma vez que lixos são recicláveis e os internos não; se não estaria o poder público interessado em implantar um programa de ressocialização através da educação.

A importância da educação como programa de reabilitação foi atestada por Charles Lucas, quando diz: “Só a educação pode servir de instrumento penitenciário. A questão do encarceramento penitenciário é uma questão de educação”. Os governantes não estão comprometidos com a educação, pois sempre a concebem como uma despesa e não como uma aplicação com dividendos certos que beneficiam toda a sociedade. Por isso, as escolas nas unidades prisionais não passam de um mundo de ”faz-de-conta”. Portanto, o poder público não oferece nenhuma condição para que a educação funcione adequadamente, seja no que tange à não-contratação efetiva de professores ou às precárias condições de trabalho dos professores, em que estes não tem nenhum incentivo para continuar trabalhando dignamente, alem de ser trocados quase que semestralmente (o que prejudica o andamento das iniciativas anteriores). A escola é o único lugar do presídio onde os encarcerados são tratados humanamente e onde se tenta a reeducação dos mesmos, mas, infelizmente, nem todo mundo tem o privilégio de estudar embora isto seja um direito de todos, como manda a Constituição Federal (Arts. 205; 206; I,II; Art.17 Lei Número 7.210/84 LEP).
Isso é uma realidade que agrava a situação dos apenados, alem de ser quase a única maneira de remir as penas impostas já que não há trabalho para quem o quer. Ainda no que diz respeito á educação como meio para a ressocialização, o direito de frequentar as aulas não é estendido a todos que assim o desejam. Nisso, os administradores dos presídios alegam motivos de segurança para impedir que todos tenham acesso á educação na prisão (?!).
O cerne do problema é que, na realidade, não se quer a recuperação das pessoas em privação de liberdade, haja vista que são “vacas leiteiras” do governo e de empresários. Somos da opinião de que a educação deveria ser obrigatória em todas as prisões. Tanto que a referência poderia ser: Quem não quiser estudar não se envolva em crimes. A educação como processo constante de aprendizado e de desenvolvimento humano socializa enquanto a socialização se der através da reeducação, aprendendo para refletir, contribuir, criar e, refazer o já feito e desfazer aquilo que é defeito. A reeducação ressocializa na medida em que todas as pessoas à margem social tiverem as condições de ser reincluídas socialmente. Isto acontece com a colaboração de todos, visando adquirir sempre novos valores e uma nova visão de mundo. Os marginalizados sociais são ressocializados quando podem pôr em prática o que aprenderam, pois pior do que não poder aprender é não ter a oportunidade de exercer o aprendido. A educação ressocializa ajudando na reeducação, disponibilizando as oportunidades reais que transformam a realidades dos não-ressocializados.
Porém indaga-se: Quem são os ressocializaveis? Geralmente, quando se fala de ressocialização, pensa-se logo nos presidiários, mas será que só eles necessitam disso? Acreditamos que não. Qualquer ser humano fora do processo social (Os excluídos e marginalizados) ou no sentido racional, quando se está a margem de normas e regras de relacionamento ou descumprindo algumas dessas leis. Nós não podemos viver a despeito dos outros uma vez que somos animais políticos e sociais.
Necessitamos nos socializar com os demais seres sociais. Se houver rompimento neste sentido, faz-se necessária a ressocialização permanente. A educação como fator  aglutinador da ressocialização pode proporcionar isso para os “presos” por sentimentos (ódios, mágoas e rancores), enquanto a reeducação serve aos encarcerados por grades como mecanismo de ressocialização e subseqüente reinserção social. A importância da educação como meio para a ressocialização do homem para consigo mesmo configura-se quando é possível ter emprego na área de formação para ensinar aos outros o que se aprendeu; quando se tem um salário justo e digno para construir uma família, podendo dar a mesma um futuro promissor; quando se tem todos os direitos e deveres de um cidadão; quando for possível ser um exemplo de vida para os outros e não mais como um que passou pela vida e em nada contribuiu.
Entrevista de um presidiário, retrata o desejo de muitos daqueles que ainda tem esperanças, assim como tantos que já otiimizaram a oportunidade e o momento, outros na mesma fila, aguardando que um dia possa tirar na sorte grande, estudar, trabalhar, e ser cidadão.
“Gostaria que fossem trazidos cursos de Sociologia, Filosofia e Direito. As Ciências Humanas ajudariam muito, tanto para abrir a mente das pessoas como para socializar. Em relação aos cursos profissionalizantes, a informática seria bem viável. Também na área de empreendedorismo, haja vista que ninguém da oportunidade de emprego para ex- presidiário. Então, seja qualificado a ser o próprio patrão (C.O.E., Entrevistado).”
O livro de Cornelius Ezeokeke, Nigeriano hoje radicado em Fortaleza, onde cumpriu pena, (8 anos), nos traz uma serie de reflexões a respeito do mundo do cárcere, e suas consequências para a sociedade, o sujeito é levado para lá em pagamento de uma divida social, teria que sair melhor, porem é empurrado a sair pior, e arrastado para a vala sem chance de escapar,os que escapam são uma minoria, que por ironia do destino resolve atravessar rios e mares, passar fome e frio, na espera do seu DEUS que a todo instante é chamado a acudir, alguns tem mais sorte, como o caso do escritor em epigrafe, hoje renomado professor, que negro e servindo ao trafico internacional de drogas, fora preso, mas otimizou o momento, que ali estudou, formando  em filosofia, tornar-se um homem visto e reconhecidamente cidadão. Pois a maioria dos que nasce na pobreza como EZEOKEKE, NEGRO, POBRE, FEIO, E AFRICANO, (Nigeriano), dificilmente em condições normais chegaria onde chegou.
Neste espaço só falamos dos que querem, sabemos que tem os que não querem, que, aliás é minoria, mas estes não são o nosso caso.

*Presidente do CCEP/SE

DO LEITOR

Comerciantes e valores mínimos de uso de cartão de crédito
De uma leitora devidamente identificada: “É impressionante como a classe comercial sergipana arruma sempre um "jeitinho" de prejudicar o consumidor.  Como muita gente,adquiri o hábito de andar com pouco dinheiro no bolso e aderi ao uso de cartões de crédito e débito.Hoje,12/03,me dirigi à Baviera Haus da Apulcro Mota para fazer um lanche.Lá ,havia a bandeira do BaneseCard.Fiz o pedido e para a minha surpresa, quando dei o cartão,a atendente disse que ali o débito não era aceito e que o crédito,só para compras acima de 10 reais!Perguntei se ali havia um Código de Defesa do Consumidor,obrigatório em estabelecimentos comerciais,e diante da negativa,questionei se ela sabia que estava usando de prática abusiva,pois o estabelecimento não é obrigado a aceitar cartão,mas uma vez que aceita,não pode exigir valor mínimo de compra.A atendente disse que recebia ordens,pedi que ela colocasse por escrito e a proposta que recebi foi que eu passasse os 10 reais no cartão e recebesse o troco de volta(a conta tinha dado 7,50)!!!Resumindo,paguei a dinheiro e quando solicitei a nota fiscal,me foi entregue a nota fiscal de número 116005,da Eletrônica Sobral,que fica localizada aos fundos da Baviera.rge-se por parte do Procon e da Delegacia de Defesa do Consumidor uma fiscalização mais efetiva,pois sei que isso não acontece só comigo.E a SEFAZ,poderia explicar à leigos como eu se é possível um estabelecimento dar notas fiscais em nome de outro? Com a palavra,a Baviera Haus”.

Coisas de São Cristóvão
Do leitor Messias Gonçalves  (mameangon@bol.com.br  ): “Em 1978 um grupo de adolescentes sonhadores, fundou em São Cristóvão, o Grêmio Olímpico Sancristovense. Como os seus participantes mal tinham chegado à idade adulta, ficou conhecido como “OS POP´S”. Por muitos participou de diversos campeonatos na cidade. Por várias vezes sangrou-se campeão. Nos últimos anos, vem sendo comandado por Vadinho da Thalu (Zé morto), Paulinho dos Correios e Mário Sérgio. Mas existem outras pessoas que também ajudam, embora de forma mais discreta. Desde que participa do campeonato sergipano dos “QUARENTÕES”, de uma das ligas do estado, já fora campeão três vezes.  Ou seja. É Tri Campeão. Mesmo com todo sucesso e glória, talvez seja o único time do Brasil, do estado que não pode jogar na sua cidade. Quando tem o mando de campo, tem que se deslocar para Aracaju, ou outra cidade do estado para poder jogar. E por que isso está acontecendo. É que embora o Limão, como é conhecido o estádio municipal, seja de propriedade da prefeitura de São Cristóvão, portanto da população, quem detém de fato e de direito e manda e desmanda, é quem? O policial civil e ex-vereador Israel Sarmento. Aquele mesmo que agrediu a professora Vera, quando da votação de decretos e leis que foram de encontro aos direitos dos professores da cidade. É preciso que o promotor público no seu papel em defesa da população, exerça o seu direito e acabe dentro da legalidade jurídica, essa aberração. O estádio precisa voltar para o município. Nenhum cidadão pode se achar no direito de querer mandar em algo que é da população. Mesmo que esteja havendo conivência por parte dos atuais prefeitos da cidade. Rivanda de direito e Armando de fato”.

Mensalão, Operação Navalha…
Do leitor Júlio César (julioujse@yahoo.com.br ):  “No segundo semestre do ano passado a sociedade brasileira assistiu o julgamento do tal "Mensalão Petista" devidamente transformado em espetáculo nas suas transmissões em tempo real! Não foram poucas as vezes que foi dito que era o julgamento mais importante da história política do Brasil, justamente, como foi igualmente propalado, por se tratar do maior caso de corrupção já ocorrido nesse País devido ao montante de dinheiro supostamente movimentado! Supostamente porque as provas nunca apareceram de fato, tampouco apareceu qualquer deputado que tenha recebido incisivamente dinheiro do governo para acompanhar seus mandos nas votações do Congresso, nem, ao menos, qualquer indício de enriquecimento ilícito dos envolvidos do chamado "núcleo político". Daí que o poder judiciário nunca apresentou um número definitivo para o montante gerado, apesar de todas as tentativas técnicas, sérias e formais. Os valores sempre oscilaram entre 70 e 143 milhões de reais, sendo que quanto mais próximo dos 143 milhões maior o uso da imaginação!Ontem, a sociedade brasileira foi notificada do prosseguimento do julgamento da Operação Navalha. Onde aparece como réu o atual prefeito de Aracaju, João Alves Filho, além do ex-conselheiro do Tribunal de Contas, Flávio Conceição. As provas são consistentes! Escutas telefônicas, relatórios da CGU, enriquecimentos indevidos e lista de beneficiados. O montante devidamente desviado dos cofres públicos é de cerca de 180 milhões de reais! Quantia que corresponde a cerca de 80% do orçamento da única obra fraudada. Como perguntar não ofende, onde está a lógica de considerar o primeiro caso o mais importante julgamento da história política do País e o maior caso de corrupção já desenrolado nessas terras tupiniquins dados os montantes averiguados, as consistências dos fatos e as naturezas dos feitos?”

João Bebe Água. Uma questão de visão e de valor
Da leitora Mell Vianna? “Ontem dia dezessete de março, duas cidades de Sergipe tinham algo em comum.  Aracaju e São Cristóvão. A primeira comemorava 158 anos de status de cidade e a condição de capital do estado.  Já a segunda, nada tinha o comemorar, já que perdera para a primeira.Enquanto a primeira organizava e realizava mais uma vez diversas atividades comemorativas e, encerrando a parte esportiva com a realização da já tradicional corrida São Cristóvão/Aracaju. Paralelamente a toda estrutura organizacional do evento, filhos ilustres e a sociedade sancristovense, patrocinada pela ACIJOBA (Ação e Cidadania Popular João Bebe Água), pelo terceiro ano consecutivo, promoveram mais uma vez o evento intitulado, “Tributo a João Bebe Água”.À principio pode parecer certo revanchismo e até mesmo querer melar a festa doa aracajuanos. Mas é justamente o contrário. O que defendemos e buscamos  é desmistificar  a imagem distorcida do nosso herói. Nada do que foi dito e escrito sobre ele, é verdadeiro. 
São inúmeras atividades folclóricas e culturais com grupos da cidade. Este ano tivemos a Chegança, o reisado e o Samba de Côco.  O que talvez precise ser repensado é o local. Embora a ideia inicial seja salutar, já que o evento acontece na rua que abriga a ONG, talvez inteligentemente fosse mais produtivo realizar o evento na Praça São Francisco, aproveitando o público que para aqui se desloca pelo fato da corrida.A ida das comemorações para uma das praças da cidade atrairia a imprensa e os turistas acompanhantes dos atletas. Os produtos expostos na sede da ACIJOBA, que são de uma riqueza impressionante, graças ao trabalho do artista plástico eclético, Nivaldo Oliveira, teria muito mais apreciadores e com certeza compradores. Aproveito para sugerir aos futuros turistas que visitarem São Cristóvão, nunca deixem de visitarem a sede da ACIJOBA. Vocês vão amar”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“O termômetro do sucesso é apenas a inveja dos descontentes”. Salvador Dalí.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais