2014: tempo de abrir portas e não fechar

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Em vários artigos no ano passado, antes do resultado eleitoral, o blog alertou que a vitória de João Alves Filho em Aracaju mudaria totalmente o cenário existente naquele momento para a disputa do governo do Estado em 2014. Há um ano, todas as pesquisas internas, mostraram uma ampla vantagem do senador Eduardo Amorim. Só faltava escolher a cor do terno da posse e encomendar ao alfaiate.

A vitória de João Alves Filho no primeiro turno em Aracaju não apenas abalou a estrutura do bloco comandado pelo governador Marcelo Déda, mas também mudou o cenário para 2014. Se antes, o senador Eduardo Amorim estava bem nas pesquisas sozinho, com a entrada de João Alves tudo mudou.

É lógico que não foi apenas o renascimento de João Alves, mas também a polêmica de mais de um ano sobre o Proinveste. O desgaste foi claro, não só para o governo do Estado, mas também para o senador Amorim.  A prova maior é que pelas pesquisas atuais (todos os lados estão encomendando quase que mensalmente) João Alves Filho corre folgadamente em primeiro lugar.

Marketing –  O senador Eduardo Amorim, candidato do PSC ao governo do Estado, fez uma excelente contratação recentemente colocando o jornalista sergipano e marqueteiro (trabalhou com Duda Mendonça em várias campanhas por todo o país) Theotônio Neto. Ele já foi político (prefeito de Carmópolis) e conhece como ninguém a política sergipana. Criou a ideia do “Novo tempo”, que Eduardo Amorim está mostrando nas inserções partidárias e nas visitas ao interior.

Fechando portas – Se por um lado, o senador Eduardo Amorim está abrindo portas com a estratégia pré-eleitoral, o irmão, Edivan Amorim, presidente do PTB e mentor político, começa a fechar portas para 2014. Sergipe hoje tem cinco grupos importantes: além do comandado pelos irmãos Amorim, tem o de Déda, o de Jackson, o de Valadares e o comandado por João Alves.

A estratégia de Edivan Amorim de criticar duramente Jackson e Valadares é para tentar afastá-los de João Alves. Porém, ao dizer que o seu grupo tem candidato ao governo fecha também a porta para João Alves se ele decidir ser candidato a governador. E não é só isso. Se João não for candidato ao governo vai querer a única vaga do Senado em disputa. E se Maria do Carmo resolver não ser candidata à reeleição, por conta da saúde, o candidato já tem nome: Mendonça Prado.  E alguém em sã consciência imagina Eduardo Amorim e Mendonça Prado de mãos dadas numa chapa majoritária?  Nem pensar.

Desde que assumiu a prefeitura as conversas entre o prefeito João Alves e o governador Marcelo Déda são semanais. Naturalmente que eles juram que é apenas um entendimento administrativo.  João Alves vem também conversando com o senador Valadares e o vice, Jackson Barreto. Todas conversas administrativas.

Das cinco lideranças citadas, apenas o PT comandado por Déda ainda não esteve no palanque de João. Por duas vezes – em 1985 (Prefeitura) e 1986 (governo) – João Alves, Jackson e Valadares dividiram o palanque obtendo vitórias.

O certo é que ainda falta muito para as definições, mas o presidente do PTB, Edivan Amorim precisa mudar sua estratégia rapidamente. Esse ano ele conseguiu apenas fechar portas esquecendo que o aliado de hoje pode ser o adversário de amanhã e vice-versa.

É preciso domar o temperamento. A vitória não chega apenas pela vontade própria.

Banestado: Edivan Amorim foi inocentado
Através da assessoria, o presidente do PTB em Sergipe, Edivan Amorim, enviou documentação para rebater a acusação de Jackson Barreto de que ele foi condenado no caso Banestado. Através de recurso ordinário (RHC 15296/PR) e certidão recebida o processo teve julgamento final no STJ em 25/06/2004, ou seja, há quase 10 anos, e Edivan Amorim foi inocentado das acusações.

PMDB sub-representado no governo
A entrevista publicada no Jornal da Cidade de ontem, 19, do deputado federal Fábio Reis (PMDB) concedida ao jornalista Eugênio Nascimento está dando o que falar. Quando se pensava que dentro do PMDB de Sergipe tudo corria as mil maravilhas, Fábio Reis – único representante do PMDB/SE no Congresso – disse que o partido está sub-representado no governo.

Alterações
Fábio Reis entende que após a aprovação do Proinveste é necessário reequilibrar a composição partidária do governo. “Estamos nos sentindo subrepresentados pelas indicações do partido”, disse. Hoje o PMDB tem os secretários da Agricultura, José Sobral e da Justiça Benedito Figueiredo. Perdeu a Casa Civil na prática, porque no papel Jorge Alberto ainda é secretário.

Em ebulição
A declaração de Fábio Reis mostra o que vem ocorrendo nos bastidores na base de sustentação do governo Déda. Alguns partidos aliados, com o PSD, o PCdoB e o próprio PMDB estão ansiosos pela reforma administrativa que não chega. A declaração de Fábio Reis coloca Jackson contra parede. Parece que Déda tem uma Ferrari, mas encontra-se numa autopista com o veículo na primeira marcha.

Lagarto
Ainda na entrevista ao JC, o deputado ressaltou o empenho do vice-governador Jackson Barreto em conseguir recursos federais para Lagarto e destacou que no Proinveste foram aprovadas obras importantes como a construção do mercado, estrutura do perímetro irrigado do Piauí e acessos e infraestrutura para núcleos industriais. “Isso é muito pouco, mas foi uma solicitação da deputada Goretti Reis. O lamentável é o outro deputado e líder do governo, que não solicitou nada porque o prefeito não é seu aliado. Uma pena…”

Secretários em exercício
Uma situação sui generis no governo do Estado. Há vários meses Pedro Lopes é o secretário em exercício de Governo. Ou seja, o titular ainda é Chico Dantas. A mesma situação na Casa Civil, onde Silvio Santos ainda é secretário em exercício e o titular é Jorge Alberto. Silvio vive ainda uma situação interessante: pelo Diário Oficial ainda é o secretário da Saúde, ou seja, Joélia Santos também encontra-se interina há vários meses.

Reforma que não chega
A reforma administrativa esperada desde o final do ano passado deve ocorrer apenas em junho. Nos bastidores todo mundo já sabe algumas mudanças, como nas pastas do Trabalho, Desenvolvimento Urbano, entre elas. Quem vai entrar não dorme enquanto não for efetivado de verdade. Quem está na corda bamba torce para que novos ventos soprem para mudar os rumos. Enquanto isso, quase tudo anda a marcha lenta.

Caravana do PT/Glória. Rogério conclama militância
A caravana do PT em Sergipe esteve este final de semana em Glória onde reuniu militantes de toda a região na Câmara Municipal. Foram mais de 3 horas de eventos, em que os militantes expuseram as próprias opiniões, sugeriram mudanças e avaliaram alguns pontos das eleições passadas e o que preveem para as eleições futuras.

Defesa do governo Déda
Um dos pontos unânimes foi a necessidade de fazer a defesa do governo Marcelo Deda. O prefeito de Poço Redondo, Roberto Araújo comentou “ Sergipe é o único Estado do país a fazer uma contra partida no combate a Seca.Aqui além de recebermos sementes do governo federal, o governo estadual disponibiliza carros pipas. Mas, os outros Estados só viabilizam a ajuda federal. Isso nos orgulha”.

Obras
Já o prefeito anfitrião, Chico do Correio, falou das obras realizadas na região “São muitas estradas recuperadas e construídas, distribuição de água, entre outras ações. Não temos o domínio da mídia e por isso, estamos tendo essa dificuldade de divulgação”, informou.

“Querem nos desconstruir”
O presidente do PT/SE e deputado federal Rogério Carvalho lembrou que o Brasil deixou de ser propriedade da elite e passou a ser propriedade do povo, assim como Sergipe. “Eles não entendem isso e querem nos desconstruir. E aqui em Sergipe temos que enfrentar os irmãos Amorim, João Alves. Não é tarefa exclusiva das lideranças, mas de todos vocês militância, precisam fazer a análise de conjuntura e enquanto eu for presidente, nós vamos fortalecer o debate da militância, formando novos quadros e seguir em frente através de um coletivo que faz as transformações”.

Bolsa Família. Boato maldoso mostrou que muita gente tem sem precisar
Um boato maldoso, de que o programa Bolsa Família iria acabar, levou os beneficiários ontem em vários Estados aos caixas eletrônicos. O boato maldoso merece punição, mas fica um alerta para os gestores do programa: deu para perceber muita gente de carro e moto chegando nas agências bancárias. Bolsa família não é para quem tem  renda mínima?. Sei não…

Alagoas: lá também tem transmissão ao vivo do campeonato local
Em quase todos os Estados uma emissora de televisão transmite os jogos do campeonato de futebol local. No sábado, 18, por exemplo, em Alagoas, o jogo decisivo CRB X CSA foi transmitido ao vivo e o campo estava lotado pela Record. Em Sergipe, a TV Sergipe, comprou os direitos de transmissão do campeonato só para a TV Atalaia não comprar e exibir como fez no ano passado. Não tem respeito algum pelos sergipanos.

Frase
“De forma curiosa, a velhice é mais simples do que a juventude, porque para ela existem menos opções.” – Stanley Kunitz, poeta.

Mortes de jornalistas
Desde 20 de janeiro de 2012, quando o repórter e radialista Laécio de Souza, de 40 anos, de Camaçari (BA), foi morto depois de sair do trabalho na Rádio Sucesso FM, até 14 de abril de 2013, foram assassinados, no Brasil, 14 jornalistas, a maioria vítimas de represálias pela independência com que exerciam suas atividades profissionais. O último abatido foi o fotógrafo Walgney Assis Carvalho, 43 anos, frila do jornal Vale do Aço, morto em Coronel Fabriciano (MG), em 14 de abril deste ano. O exercício da profissão está cada vez mais arriscado, sobretudo em áreas de Mato Grosso do Sul e de Minas Gerais. O homicídio é represália ao jornalismo independente.

Mais uma “Imortal”
Atualmente presidida por uma mulher, ANA MARIA MACHADO, a ABL – Academia Brasileira de Letras – acaba de ampliar seu contingente feminino. No dia 11 de abril, a Casa de Machado de Assis elegeu a escritora e jornalista ROSISKA DARCY DE OLIVEIRA para a cadeira número 10, vaga com a morte do escritor e poeta Ledo Ivo, cujo falecimento ocorreu em 23 de dezembro do ano passado, em Sevilha, Espanha. Rosiska recebeu 23 de 38 votos possíveis. A nova imortal da Academia notabilizou-se por sua destacada atuação em defesa dos direitos da mulher nos anos 1980 e é, além de jornalista e escritora, bacharel em Direito pela PUC – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Congressos: BB e CEF
Bancários do país inteiro ligados ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica Federal realizaram, de 17 a 19 de maio, em São Paulo, seus congressos. Esses eventos abriram o debate da Campanha Salarial 2013/2014.

Eleições
Nos dias 22, 23 e 24 ocorrerão as eleições para a direção do Sindicato dos Bancários de Sergipe. José Souza de Jesus, candidato único, será reconduzido ao cargo de presidente.

Pleito no Sergus
Com 376 votos, correspondentes a 48,52 por cento do total, os baneseanos elegeram Augusto Cezar Barboza Santos para representá-los no SERGUS (Instituto Banese de Seguridade Social). A direção do instituto é integrada por três diretorias, sendo duas indicadas pelo banco estatal. Augusto Cezar é o titular da Diretoria de Seguridade, uma conquista que resultou da luta encetada pelo Sindicato dos Bancários.

Agenda
Ontem, 19 de maio, domingo, transcorreu o dia NACIONAL DA DEFENSORIA PÚBLICA, importante órgão que tem como principal função manter o princípio de igualdade dos cidadãos perante a lei ao defender e orientar pessoas sem recursos para pagar advogados. Não obstante a Constituição Federal preveja sua implantação pelos governos estaduais, ainda existem unidades da Federação que ainda não implantaram sua Defensoria Pública. Fica, aqui, o reconhecimento deste BLOG pelos serviços prestados à sociedade pela Defensoria Pública de Sergipe. Um grande absurdo, que persistiu durante um longo tempo, foi o fato de São Paulo, o mais rico Estado do Brasil não ter uma defensoria pública. De acordo com a Constituição do país, o Ministério Público Federal, a Advocacia-Geral da União, a Defensoria Pública e a advocacia em geral são organismos indispensáveis ao funcionamento da Justiça.

Memória – Aconteceu há 53 anos – (1960)
No Brasil – Juscelino Kubitschek inaugura Brasília, a nova capital federal, no dia 21 de abril. O período final de seu mandato é marcado por um grande crescimento econômico, com uma média de 7 por cento ao ano. Esse crescimento vertiginoso tinha dois pilares: a industrialização e a crescente participação do capital estrangeiro. Como herança negativa, porém, há um desequilibro nas contas públicas, inflação alta, desvalorização da moeda e aumento do custo de vida. O ex-governador paulista Jânio Quadros, do Partido Trabalhista Nacional (PTN), vence as eleições para a Presidência da República, contando com o apoio da UDN – União Democrática Nacional. João Goulart (PTB/PSD) é eleito vice-presidente. Em Sergipe – Na eleição para presidente, o candidato situacionista, Henrique Duffles Teixeira Lott, ex-ministro da Guerra, venceu o candidato Jânio Quadros, apoiado por um grupo de pequenos partidos e mais a UDN. Vitoriosa, portanto, a coligação PSD/PR. Lott venceu em Aracaju e em Sergipe. Na área da comunicação social,a Rádio Cultura de Sergipe, pertencente à Igreja Católica, inaugurada em 21 de novembro de 1959, conquistava, aos poucos, a audiência do público sergipano. O embaixador Sette Câmara representara o presidente JK na solenidade de inauguração da Cultura. O senhor Pedro da Silva Bastos, oriundo do IAA, Instituto do Açúcar e do Álcool, foi o primeiro diretor-presidente da Rádio Cultura, uma obra com a marca de Dom José Vicente Távora, o bispo operário, e do padre Luciano José Cabral Duarte, que alcançava índices impressionantes de audiência, apresentando o programa “A Hora Católica”. Outro marco importante da presença da Igreja Católica nesse período foi a implantação das Escolas Radiofônicas, que levavam a alfabetização a todos os recantos de Sergipe, sob a orientação do MEB – Movimento de Educação de Base. Dirigentes e funcionários do MEB foram perseguidos pela ditadura militar e esse importante movimento acabou sendo extinto. A PROCASE, instituição ligada à diocese de Aracaju, executou programas pioneiros de reforma agrária em Sergipe. Com a aproximação das eleições estaduais, previstas para 1961, começavam as tratativas a respeito de nomes que iriam concorrer ao cargo de governador do Estado. A campanha pelas reformas de base ensaiava seus primeiros passos. Era intensa a luta política entre a UDN e o PSD, que tinha por aliado o PR. O PTB, com a ascensão de João Goulart, viria a aumentar o seu potencial político. Eram agora quatro as emissoras de rádio de Aracaju: Aperipê, Liberdade, Jornal e Cultura. Gazeta de Sergipe, A CRUZADA, Correio de Aracaju e Diário de Aracaju (Diários Associados) eram os principais jornais da época.

Justa homenagem
A Federação Sergipana de Futebol prestou significativa homenagem ao desportista ROBERTO ARCIERE, que militou por 20 anos no futebol de nosso Estado. Atualmente exercendo o cargo de gerente do Sergipe, o citado dirigente e empresário faleceu, na última sexta-feira e foi sepultado no sábado, em nossa capital. ROBERTO ARCIERE começou no Maruinense, passou pelo Pirambu, Itabaiana, Confiança e Sergipe, sempre exercendo as funções de supervisor ou gerente de futebol. Foi funcionário do BRADESCO. O presidente Carivaldo de Souza decretou luto oficial por três dias e colocou em jogo um troféu com o nome de ROBERTO ARCIERE no jogo de ontem, Sergipe X River Plate. Como a partida terminou empatada, o troféu foi entregue, de forma apropriada, ao presidente do Sergipe, seu último clube.

Futebol
CAMPEONATO SERGIPANO – No primeiro jogo das finais, Sergipe e River Plate empataram sem abertura de contagem, no Batistão. Dessa forma, a decisão ficou para o próximo domingo (26.05), também no Batistão. O placar final fez justiça ao rendimento de ambas as equipes. O River foi bem melhor no primeiro tempo, mas o Sergipe equilibrou as ações na etapa complementar. Em verdade, no primeiro tempo o quadro rubro esteve abaixo da crítica. Com as repreensões oportunas de Givanildo Sales no intervalo, o time voltou de forma totalmente diferente, no segundo tempo. FICHA TÉCNICA: Local – Estádio Lourival Batista, o Batistão. Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG) – FIFA; assistentes: Alessandro Rocha Matos (FIFA – MG) e Janete Arcanjo (FIFA – MG); árbitro reserva – Vagner Reawl, do Mato Grosso. Público pagante – 3.938. Não pagante – 703. Público total: 4.641 espectadores. Realmente, muito abaixo do que era esperado. A torcida rubra não compareceu em massa para incentivar sua equipe, que luta há nove anos para conquistar o título estadual.  Renda – R$ 44.750,00. Sergipe – Marcão – Carlinhos, Emerson, Cláudio Baiano, Léo e Deivid – Fernando Pilar (Leozinho), Rodrigo  e Rafael – Lucão e Fabinho Cambalhota (Nivaldo). River Plate – Pablo – Magno, Bira, Mizael e Pedrinho – Raulino, Lelê, Wallace e Everton (Claudinei) – Leandro Kivel e Bibi. /// As duas arrecadações dos jogos finais serão divididas em partes iguais, entre o Sergipe e o River Plate. /// Ainda não está confirmado que a partida do próximo domingo será dirigida por árbitros de fora do Estado. Se considerarmos que a renda do primeiro jogo foi de 44 mil, 750 reais e que as despesas com arbitragem da CBF/FIFA chegam a quase 20 mil, seria mais razoável, do ponto-de-vista econômico-financeiro, que o clássico final fosse comandado por árbitros locais. Ou, pelo menos, que fosse contratado, apenas, o árbitro central. Ocorre que o presidente da Associação dos Árbitros, Ivanei Alves de Lima, decidiu que se a opção for por arbitragem da CBF/FIFA, ela terá que ser completa. Cabe, então, uma simples pergunta: pode o presidente de uma associação interferir nas decisões dos clubes e da FSF? – O raciocínio lógico atesta que não. Enfim, são coisas do futebol sergipano. /// Ao empatar com o Santos, em 1 X 1, na Vila Belmiro, o Corinthians conquistou, pela vigésima-sétima vez, o campeonato paulista. /// O Vitória foi camnpeão na Bahia e o Atlético em Minas Gerais. /// Hoje tem festa em Pernambuco. No Recife, teremos a presidente Dilma ao lado do governador Eduardo Campos (Arena Pernambuco na parada).

Curtas
CASO ALSTOM: SÓ O BRASIL NÃO PUNIU NINGUÉM. NEM A EMPRESA, NEM SUSPEITOS DE RECEBER PROPINA. /// PARA O DITADOR ASSAD, INVASÃO À SÍRIA É PROVÁVEL. /// “NÃO SOU GÊNIO DO MAL.” – DECLARA EDUARDO CUNHA, PRINCIPAL OPOSITOR DA MP DOS PORTOS. /// AÉCIO ASSUME A PRESIDÊNCIA DO PSDB COM 97 POR CENTO DOS VOTOS DE CONVENCIONAIS. /// ‘PODEMOS FAZER MAIS E MELHOR”. BORDÃO CUNHADO POR EDUARDO CAMPOS É REPETIDO PELO NETO DE TANCREDO NEVES. SÓ NÃO DISSE COMO… /// PMDB SERGIPANO RECLAMA DE DIMINUIÇÃO DE ESPAÇO NO GOVERNO DÉDA. /// JACKSON BARRETO RESPONDE ÀS CRÍTICAS DE EDVAN AMORIM. /// LÍDER DE 12 SIGLAS PARTIDÁRIAS, O PRESIDENTE DO PTB DECLARA QUE A GUERRA É PRA VALER E VAI ATÉ A ELEIÇÃO DE 2014. /// MÉDICOS FAZEM NOVA AVALIAÇÃO NO DIA 02 DE JUNHO. /// MARGINAIS TRAVESTIDOS DE TORCEDORES PROMOVEM BRIGA E QUEBRA-QUEBRA NO TERMINAL DE ÔNIBUS DO CENTRO. /// MICHEL TEMER E EDUARDO CUNHA ENTRAM EM ROTA DE COLISÃO. /// JUSTIÇA DE SÃO PAULO VAI GASTAR 1,5 BILHÃO DE REAIS NA CONSTRUÇÃO DE NOVOS PRÉDIOS.

PELO TWITTER

www.twitter.com/marciorocha1   Pergunta: quem foi que gravou esse comercial da final do sergipano? "Rivêr pleiiitxxxxxi" e Sêêrrrgipe" ficou bisonho.

www.twitter.com/zeehsoares   Gente, Twitter não é religião não. Para quê pedir seguidor? Ui.

www.twitter.com/Rafael_Salomao   As vezes eu penso que minha vida poderia ser um pouquinho diferente..  :/

www.twitter.com/olhosdosertao  Lula, sobre os meios de comunicação: Quando nós os  criticamos, eles dizem que estão sendo atacados. Quando nos atacam,  falam em democracia.

www.twitter.com/aidabrandao22   A Vida não é um LIVRO, algumas histórias acabam no meio, sem motivo, sem razão, sem final .

www.twitter.com/JorgeRibeiroSE   estive neste FDS no litoral norte, Ponta dos Mangues, depois do Proinvest, terrenos aumentaram em 2000%, especulação….

www.twitter.com/andersonrosaSE   As redes sociais são bacanas. Mas, infelizmente, temos uma necessidade de despir nossa alma… que não deve ser aberta pra muitíssima gente!

DO LEITOR

Servidores Detran/SE. 2 Paralisações e greve a partir de 03 de Junho
O Sindicato dos Servidores do Detran de Sergipe (Sindetran/SE) comunica: “A estratégia de ganhar tempo dessa vez não teve efeito. O governo que não escuta os servidores e a autarquia de trânsito que arrecada muito, paga pouco, sobrecarrega seus funcionários (uma vez que há necessidade de servidores e não se chama os excedentes do último concurso) e ainda submete-os a situações constrangedoras que vão desde falta de água a péssimas condições estruturais (cadeiras quebradas, banheiros interditados, trabalho ao sol, etc.), tentou fraudar mais uma vez a mobilização da classe com promessas infundadas. Mas esta se reunião em Assembleia Geral Extraordinária neste sábado, 18/05/2013, e trocou o discurso vazio dos dirigentes do Detran/SE pelo protesto, aprovando o Plano de Ações elaborado pelo Sindetran/SE. Dessa forma, em 21/05/2013 e 23/05/2013, coordenadores, diretores e clientes encontrarão guichês sem atendentes, pois serão dias de paralisação. Dia 21, o ato será em frente à Sede do Detran, das 8h às 12h30. Vamos mostrar para a sociedade sergipana a nossa situação e dizer para o Detran e o Governo algumas verdades inconvenientes. Dia 23, os servidores deverão ficar parados nas unidades onde estejam lotados e em seus respectivos horários de trabalho. Nada de computador ligado! Braços cruzados, insatisfação. A partir daí, Detran e Governo terão mais 10 dias para apresentar alguma proposta ou reabrir as negociações em torno de melhorias salariais para a categoria. Sem novidades no front, 03/06/2013 será o dia D: o dia inicial da Greve!”

Convite aos filhos de São Cristóvão
Do leitor Messias Gonçalves: “No próximo sábado, dia 25 de maio será realizada a Páscoa dos filhos de São Cristóvão, que hoje não residem mais na nossa cidade. Vamos resgatar o tempo de estudantes, das décadas dos anos setenta e oitenta, quando os colégios da cidade tinham às suas Páscoas individualmente.  Tempo em que os homens levavam um envelope com uma oferenda e as meninas levavam uma flor.A missa será celebrada na igreja Matriz, às 19 horas. Portanto, aos leitores de Cláudio Nunes que nasceram em São Cristóvão, ou conhece alguém que lá nasceu, pedimos que seja informado deste evento de fé e de reencontro com os nossos conterrâneos. Que Deus ilumine a todos”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

   
Frase do Dia
"Ser livre é (…) passar a maior parte do tempo de nossas vidas em que nós gostamos de fazer". José Alberto Mujica Cordano, conhecido popularmente como Pepe Mujica, agricultor e presidente do Uruguai, nasceu em 20 de Maio de 1935, portanto, comemora hoje 78 anos.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais