Manifestações legítimas X Salvador da Pátria

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O blog é totalmente favorável as manifestações pacíficas. O povo na rua não apenas renova o sentimento de luta popular, mas ordeiramente ajuda ainda mais a consolidar a democracia. Totalmente contra ações violentas e criminosas.

O interessante é que o movimento que tomou conta das principais capitais do país não tem coloração partidária e ficou à margem principalmente dos grandes partidos.

Como o movimento não tem rumo, o perigo é surgir um Salvador da Pátria como já aconteceu em outros países e até no Brasil, quando Collor ganhou as eleições em 1989 com o discurso de combate aos Marajás e apoio da mídia mais importante naquele momento.

Os tempos são outros, as redes sociais derrubaram os órgãos de imprensa tradicionais.

Porém, o rumo do movimento, que começou contra o transporte da tarifa e ganhou corpo contra a corrupção, mais saúde, educação e contra os gastos com os estádios da Copa, ninguém sabe onde vai chegar.

O certo é que muita gente está demonstrando a insatisfação com o atual quadro. E merece uma reflexão de todos os políticos, independente de partidos.

Marketing cria problema partidário
O relacionamento do senador Eduardo Amorim com o deputado federal André Moura, integrantes do PSC sempre foi o melhor possível. Os dois sempre fizeram o alinhamento dos mandatos de forma a fortalecer o grupo.Nos últimos meses vários meios de comunicação de Sergipe publicaram desavenças no campo do marketing.

Estilos diferentes
Enquanto a chegada do jornalista e marqueteiro Theotônio Neto foi comemorada pelos que assessoram o senador Eduardo Amorim como uma excelente aquisição para a campanha de 2014, o deputado federal André Moura foi o responsável pela aquisição do profissional de comunicação que trabalhou muito tempo com o grupo João Alves e tem divergências com toda a imprensa sergipana, sem falar na classe política. O estilo odioso dele é totalmente diferente da forma do senador Amorim trabalhar e a prova é que em pouco tempo já causou sérios problemas, inclusive com a própria assessoria de comunicação comandada pelo competente Chiquinho Ferreira. Por falar nele, a total solidariedade do blog. Ele sabe o motivo.

Imagem
Alguém vai negar, mas o blog tem a informação que a divergência (que deve ser momentânea) entre o senador e o deputado federal do PSC foi porque o trabalho das pesquisas qualitativas do marketing do senador Eduardo Amorim detectou que o nome de André Moura “colado” no dele vem prejudicando sua imagem, por conta dos últimos processos de condenação na Justiça sergipana. André hoje, além da condenação na semana passada – cuja decisão ele diz que é perseguição do juiz em nota publicada neste espaço hoje – foi condenado também por uma das câmaras do TJ/SE, composta por três desembargadores.

Próximo será o PT
A verdade é que o período pré-eleitoral está acirrando os ânimos em todos os partidos. Outros conseguem contornar a situação como será o caso do PSC. O próximo partido, onde o acirramento dos ânimos explodirá para a imprensa, será o PT. Lá o tradicional autofagismo eleitoral chegará mais cedo. E tudo começará pela disputa da presidência estadual.  É só aguardar!

Recepção ao Papa Francisco
Por falar em André Moura, como líder do PSC na Câmara ele será um dos 16 congressistas a recepcionar o Papa Francisco no Encontro Mundial da Juventude, dia 17 de Julho, no Rio de Janeiro.

Deputado vai à secretaria pedir relação de cargos. Constrangimento p/Jackson
O governador em exercício Jackson Barreto (PMDB) está inaugurando obras no interior e comandando diversas ações, mas não mudará nada da estrutura governamental sem o consentimento do governador Marcelo Déda. Mas tem deputado da base que acha o contrário. Foi numa importante pasta e pediu a relação dos cargos comissionados como se fosse o próximo titular. Criou um constrangimento danado para Jackson.

Hospital do Câncer. Perguntar não ofende
É verdade que o Ministério da Saúde vetou a construção do Hospital do Câncer no local que o governo estadual deseja, ao lado do Hospital de Urgência, governador João Alves Filho?

Ousadia de ladrões. Exigência de fralda tamanho “M” de marca famosa
Os ladrões estão cada dia mais ousados, no último sábado (15), por volta das 13h, três assaltantes assaltaram uma farmácia localizada na av. Beira Mar, vizinha a um restaurante, além de levar todo o dinheiro do caixa eles exigiram fraldas tamanho "M" de uma marca famosa. Um estava armado com um revólver, o outro dando cobertura na porta da farmácia enquanto um terceiro estava em carro Celta branco.

Parabéns a SMTT. Proibição veículos em frente a SSP
Até que enfim a SMTT tomou uma posição firme em relação aos veículos estacionados em frente a SSP, pois estavam atrapalhando o tráfego naquela localidade. Parabéns a SMTT.

Atenção SMTT! Semáforo urgente no cruzamento Augusto Maynard/ Vila Cristina
Leitores enviaram e-mails pedindo a SMTT que estude a possibilidade de implantar um semáforo, com urgência no cruzamento da Avenida Augusto Maynard com a rua Vila Cristina. Realmente o trânsito é complicado, principalmente porque a Vila Cristina é mão dupla.

Mão única
Outra reivindicação é a mão única na rua Rafael de Aguiar no trecho entre a rua Isaias de Jesus – Jardim Tropical – é a Avenida Nova Saneamento, sentindo Sul/Norte.

Poço Redondo: não são 64 povoados, deputado
Ontem, 17, ao discursar na Assembleia sobre a necessidade de novos municípios, o deputado Antônio dos Santos deu como exemplo o município de Poço Redondo, que segundo ele tem 64 povoados. Não é verdade, o município tem pouco mais de 10 povoados, o que existem lá são vários assentamentos agrários.

LDO
O líder da oposição, deputado Venâncio Fonseca anunciou ontem que o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, só será votado quando o governo enviar o reajuste salarial dos servidores. Só para lembrar: pela legislação, a Assembleia só poderá entrar em recesso em julho depois da aprovação da LDO.

Presidente Sintracon/SE debate com empresários da ASEOPP
A já tradicional reunião-almoço da Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, teve ontem, 17, a presença do presença do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil do Estado de Sergipe (Sintracon/SE), Raimundo Reis e a dirigente Josefina.

Benefícios
O presidente da ASEOPP, Luciano Barreto, na abertura do debate registrou que a greve é uma premissa justa, desde que seja feita sem vandalismo e elogiou o movimento que o Sintracon realizou sem nenhuma ocorrência. “Defendemos cada vez mais a união do capital e do trabalho”, disse, afirmando que é necessário também que os órgãos públicos insiram nas planilhas das obras os benefícios conquistados pelos trabalhadores.

Licitação com dissídio antigo
Luciano Barreto lamenta que alguns órgãos públicos não vem acompanhando os dissídios coletivos para colocar os preços corretos nas obras e deu como exemplo uma licitação que será realizada hoje, 18, de um importante órgão publico, cuja planilha tem o dissídio do ano passado. Ele defendeu também que a negociação salarial inicie antecipadamente no próximo ano.

Greve foi por falta de diálogo do Sinduscon/SE
Ao debater com os dirigentes, o presidente do Sintracon/SE, Raimundo Reis revelou que a greve foi por conta das várias reuniões realizadas com a comissão do Sinduscon/SE sem avanços. Ele chegou a dizer que um dirigente do Sinduscon/SE não acreditava na força da categoria e chegou a fazer chacota porque são cerca de 20 mil trabalhadores na construção civil em Sergipe e apenas três mil sindicalizados. “Foi a falta do diálogo que nos levou a greve”, disse, para depois elogiar que vários dirigentes da ASEOPP antecipadamente aceitaram a proposta do sindicato da categoria”, explicou.

Semict lança receptivo turístico para período junino
Iniciou ontem,17, o programa de Receptivo Turístico para o período junino da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju (Semict). A ação tem como objetivo mostrar o potencial receptivo de nossa capital ao tempo em que promove o Forró Caju 2013.O receptivo realizou ações no Aeroporto Internacional Santa Maria, no Terminal Rodoviário Governador José Rollemberg Leite e pontos turísticos da cidade, a exemplo dos Mercados Municipais.

Ações
Entre as ações desenvolvidas estão apresentações de trio Pé de Serra, apresentação de quadrilha junina, publicidade e distribuição da programação do evento, que conta com 11 dias de folia. Todas as ações promovidas foram resultados de uma parceria entre a Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju e a Infraero, que disponibilizou os espaços para promover o Forró Caju.

Importância
O secretário Walker Carvalho ressaltou a importância da iniciativa não só para recepcionar bem o turista, mas para fazer com que ele retorne mais vezes a nossa capital que se mostra acolhedora e festiva. O programa de Receptivo Turístico foi um sucesso e segue até o dia 28 de junho, nos horários de pico dos terminais de passageiros e pontos turísticos da cidade.

Processo seletivo para Marinheiro  Auxiliar de Convés e Maquinas
A Capitania dos Portos de Sergipe em parceria com a Prefeitura Municipal de Pirambu realizou hoje pela manhã na Câmara Municipal de Vereadores de Pirambu, o processo seletivo para o curso de Marinheiro Auxiliar de Convés e Maquinas, para o preenchimento de 30 vagas.

Condições
O processo seletivo dar condições para que os aprovados possam pilotar embarcações em águas interiores, até 10 AB (Arquiação Bruta) e também os habilita a trabalhar em embarcações em qualquer AB em águas interiores ou em mar aberto em serviços gerais em convés ou em maquinas, podendo no futuro comandar embarcações de até 50 AB em águas interiores.

Curso especial
De acordo com Capitão Tenente Reformado, Luiz Vieira Filho, os aprovados no processo seletivo, deverão fazer um curso especial de embarcações de passageiros com duração de 10 dias, além dos exames de saúde e de resistência física (natação e permanência em água), que é eliminatória.Dos 89 inscritos 60 compareceram para a realização do processo seletivo. Ainda de acordo com Luiz Vieira, o numero de vagas podem ser ampliado.

Viagem ao RS
O vereador de Aracaju Lucas Aribé (PSB) viajou para a cidade de Alvorada, no Rio Grande do Sul na última segunda-feira, 17, e retorna à Aracaju no dia 21, próxima sexta-feira. O intuito da viagem é atender a um convite do projeto Embrião, que fica localizado na cidade gaúcha e promove a inclusão social de crianças e jovens. Preocupado com a acessibilidade em Aracaju, Aribé irá aproveitar a oportunidade para conhecer a realidade das pessoas com deficiência e pretende renovar ideias de projetos e ações para uma cidade mais acessível.

Viagem ao RS II
Atos políticos e palestras também estão na agenda do vereador aracajuano em território gaúcho. "Participaremos de dois atos políticos e faremos duas palestras. A primeira será sobre acessibilidade e inclusão social e a outra sobre educação inclusiva. Ficarei fora de Aracaju, mas representarei o meu Estado como faço desde pequeno. Já fiz como músico e como palestrante, inclusive quando participei da Semana Nacional das Bibliotecas Braille em Campinas, em 2011, e tenho o maior orgulho de fazer isso", destacou.

SE: Brasil Offshore gera mais de 80 encontros de negócios
O Saldo da “Brasil Offshore”, feira internacional realizada em Macaé – Rio de Janeiro, foi positivo. O grupo de Sergipe, formado por oito empreendimentos ligados a Rede PetroGas, recebeu em média 160 visitas ao estande por dia, participaram de várias reuniões empresariais coletivas que geraram 88 encontros de negócios com potenciais reais de firmar parcerias.

Parcerias
“Quando sentamos para negociar tudo pode acontecer. Podemos firmar uma parceria para fornecer nossos produtos e serviços, vislumbrar uma futura sociedade e até detectarmos um novo fornecer de insumos. Mas, o que importa realmente, é realizar negócios”, explica o empresário Eduardo Marinho, que trabalha com um empreendimento voltado para o fornecimento de fixadores metálicos.

Visitas
Durante os quatro dias da feira os sergipanos realizaram e receberam visitas de empresas nacionais e estrangeiras. “Os empreendedores participaram de dezenas de reuniões empresariais que se transformaram em encontros de negócios com empreendimentos da Coreia do Sul, China, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Espanha, Chile e Venezuela. O grupo de Sergipe também sentou à mesa com empresários ligados a Rede Petro e empreendedores de vários estados”, explica o consultor Aladio Antonio, coordenador do projeto petróleo e gás, fruto de uma parceria entre a Petrobras e o Sebrae.

Oportunidade
Os empresários da Rede PetroGas Sergipe também tiveram oportunidade de expor seus produtos e serviços e negociar com as principais grandes empresas ancoras. “Mais uma vez as empresas de Sergipe vêm para essa feira mostrar suas inovações tecnológicas. Fizeram contatos importantes com empreendimentos nacionais e internacionais, com grandes perspectivas de parceiras e mercado, além dos contatos com fornecedores. Os depoimentos que estamos recebendo dos integrantes da missão estão sendo bastante positivos, todos satisfeitos com o evento”, explica a consultora do Sebrae Ana Nunes, coordenadora do projeto Petróleo e gás.

Ilhas das Flores: apoio da Codevasf para piscicultura e pesca artesanal
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai  apoiar o município de Ilha das Flores na estruturação da piscicultura familiar e da pesca  artesanal. Nessa segunda-feira, 17, o prefeito de Ilha das Flores, Cristiano Beltrão,  visitou o superintendente regional Paulo Viana para discutir uma parceria que promova a  inclusão produtiva de pescadores e piscicultores no município.

Arranjo Produtivo
A Codevasf irá contemplar o município de Ilha das Flores por meio do Arranjo Produtivo  Local de piscicultura. O APL deve ser fomentado por meio da compra e disponibilização de  equipamentos, adquiridos com recursos do Plano Brasil Sem Miséria. Neste primeiro  momento, a prefeitura deve realizar um levantamento para avaliar as necessidades de
pescadores e piscicultores locais.

Economia

O superintendente regional da Codevasf, Paulo Viana, considera a organização da atividade  produtiva um elemento fundamental para a economia do Baixo São Francisco. “O objetivo não  é somente apoiar a atividade, mas também integrar pescadores e piscicultores familiares ao mercado, inclusive efetivando a reativação da unidade de beneficiamento de pescados  que atende à região”, afirma o superintendente.

Interação entre novos investidores e empreendedores locais
Novos investidores, inclusive empresários de outras partes do mundo, estão aportando no Estado de Sergipe. Para fomentar a interação entre o diferentes empresários e gerar oportunidades de negócios, o Fórum Empresarial de Sergipe e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe (Sedetec) promoveram um seminário. A partir do evento, que aconteceu ontem (17), no Centro de Convenções, as empresas locais puderam conhecer as empresas que estão chegando a Sergipe e as mesmas apresentaram suas demandas ao empresariado local. Neste primeiro seminário foram apresentados 12 investidores, entre empresas de atuação local e destaque para as internacionais (Japão, Itália e França).

Bimensal
A proposta de realização do seminário, que passará a acontecer a cada dois meses, surgiu de uma reunião do Fórum Empresarial de Sergipe. "Uma das discussões foi o fato de que as empresas que chegam ao nosso Estado, atraídas principalmente pelo incentivo fiscal que têm do Governo, acabam não utilizando as empresas locais para as suas demandas nas aquisições de produtos e serviços, até por falta de conhecimento do mercado local. O seminário faz com que possamos ter  um crescimento sustentável das empresas locais e agrega valor a todo o ecossistema sergipano de desenvolvimento", informa o coordenador do Fórum, Roger Barros.

Interação
Segundo o secretário de Estado Saumíneo Nascimento, foi um evento bastante positivo. "Houve momentos de interação durante o seminário, mas os contatos continuam no sentido de que eles sejam fornecedores entre si. As instituições financeiras vieram também para dar suporte nas necessidades de capital de trabalho e capital financeiro [Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica e Banco do Estado de Sergipe]. A ideia é fortalecer a matriz de subproduto do Estado de Sergipe", lembra o secretário.

Geração
O coordenador do Fórum destaca que, durante as apresentações, as empresas mostraram que vão gerar de 500 a alguns milhares de empregos diretos, a depender do tipo de demanda. "A gente percebe que, com a atração dessas empresas, Sergipe aumentará em muito sua demanda por mão de obra qualificada e, com certeza, atrairá novos investimentos", revela.

FSF faz festa para os “Melhores do Campeonato”
Tudo pronto para a festa dos “Melhores do Campeonato 2013”, que será realizada na noite desta terça-feira 18, no Sindicato dos Bancários, que é promovida pela Federação Sergipana de Futebol (FSF), em parceira com a Associação dos Cronistas Desportivos de Sergipe (ACDS) e Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL).A solenidade que terá início às 19 horas homenageará os destaques da competição encerrada com o Sergipe conquistando o titulo estadual depois de nove anos.

Sucesso no Quinto arrasta-pé do 18 do Forte
A Associação dos Moradores do Alto do Manoel Pereira realizou nas noites de sexta-feira e sábado da semana passada, o quinto Arrasta-pé do Bairro 18 do Forte, contando com quase quatro mil pessoas em cada noite e já se transformou no grande forró da zona norte de Aracaju, segundo declarou o padrinho da festa, o ex-vereador e secretário de Esportes e Lazer da capital – Fábio Mitidieri. “Nós realizamos esta festa desde 2009 e a cada ano estamos melhorando a produção e a realização deste evento, que já está consagrado como o forró da zona norte de Aracaju”, disse.

Apoio
O evento é coordenado pela AMAMP, que tem como presidente Cristiano da Cruz Poconé, incansável batalhador ao lado de sua comunidade para que a festa seja realizada com sucesso,paz e segurança a cada ano.      A festa deste ano contou com o apoio decisivo do Governo do Estado de Sergipe, deputado estadual Luiz Mitidieri, Petrobras, Banese, Prefeitura Municipal de Aracaju, presidente  do diretório do PSD de Aracaju-Fábio Mitidieri, Fundação Cultural de Aracaju, Plamed e Empresa Municipal de Serviços Urbanos-Emsurb.  O apoio de toda a comunidade também foi muito importante para que a festa tenha sido realizada com muita alegria e tranqüilidade.

Agenda
18 DE JUNHO – Hoje é o dia da imigração japonesa, que teve início em 1908, com a chegada, ao porto de Santos, do primeiro navio conduzindo os primeiros imigrantes oriundos da terra do sol nascente. O vapor que trouxe os nipônicos chamava-se Kasato Maru. Eles foram distribuídos por seis fazendas do interior do Estado de São Paulo, especialmente na região de Ribeirão Preto. Os imigrantes japoneses vieram para o Brasil com o objetivo de trabalhar na produção de café. O navio Kasato Maru 781 pessoas. O fluxo migratório cresceu, bastante, no Brasil, após a Primeira Guerra Mundial. O mesmo viria a ocorrer depois da Segunda Guerra. Segundo dados fornecidos pelo IBGE, no ano de 2010 o país recebeu 592 mil imigrantes estrangeiros. A colônia japonesa é uma das mais numerosas, no Brasil. Os japoneses radicaram-se na região sudeste: São Paulo e Paraná, principalmente. Neste 18 de junho também se comemora o dia do químico.

Memória – Aconteceu há 48 anos – (1965)
No Brasil – Março – Acontece a primeira eleição após o golpe militar. Outubro – Tem lugar a eleição para governadores. Negrão de Lima vence na Guanabara e Israel Pinheiro, em Minas, ambos da oposição. Castelo Branco baixa o AI-2, endurecendo o regime, depois de 5 dos 11 governadores eleitos serem da oposição. O ex-presidente JK volta do exílio.
Em Sergipe – Em consequência do AI-2, os partidos políticos então existentes foram extintos e criados apenas dois novos: a ARENA, do governo, e o MDB, da oposição. Tivemos, então, um fato raro. Na Assembléia Legislativa, TODOS optaram pela  ARENA. Mas na Câmara Federal a situação era diferente: ARENA 4 X 3 MDB. Os organizadores do MDB foram, dentre outros: José Carlos Teixeira, Walter Batista, Ariosto Amado e Otávio Penalva. Celso de Carvalho continuava o seu mandato-tampão, Um novo governador seria eleito em 1966, mas pela Assembleia Legislativa, que indicaria 3 nomes, sendo que um deles tornar-se-ia o novo chefe do executivo. Isso viria a ocorrer um ano depois. Era a época dos festivais de música, que também eram realizados em Sergipe. O concurso de Miss Sergipe, naquele período, era alvo das atenções do público sergipano, seguindo o sucesso do Miss Brasil e do Miss Mundo.

Festejos juninos aquecem vendas no varejo
Uma das festas mais aguardadas e comemoradas pelos nordestinos, o São João, é também considerado a terceira melhor data do varejo. Por isso, o GBarbosa caprichou na decoração e também na exposição dos produtos sazonais e de maior procura durante a época em diversas seções. Em algumas lojas, apresentações de dança e trios pé de serra prometem embalar os clientes em compras na contagem regressiva para o São João. Para garantir as boas vendas, com expectativa de aumento em 15% com relação ao ano anterior, e também aumentar a visibilidade de produtos típicos, as lojas da rede já estão enfeitadas com bandeirolas e barracas decoradas onde os clientes podem encontrar paçoca, pipoca de microondas, canjiquinha, flocão de milho e diversos temperos para quem adora preparar delícias culinárias. “Nesta época, os produtos sazonais ganham maior destaque e a venda de itens como pipoca e canjica chega a dobrar em algumas lojas”, afirma José Luiz Miranda, diretor comercial de perecíveis.

Curtas
NOVAS MANIFESTAÇÕES, ONTEM, EM SÃO PAULO, BELO HORIZONTE, PORTO ALEGRE, CURITIBA E NO RIO DE JANEIRO. /// GRUPO INVADE CÚPULA DO CONGRESSO, EM BRASÍLIA. /// DILMA AFIRMA, EM COMUNICADO, QUE MANIFESTAÇÕES PACÍFICAS SÃO LEGITIMAS, NO PAÍS. /// FHC SOBRE OS PROTESTOS: “NÃO SÃO BADERNEIROS.” /// HADDAD APARECE DE SURPRESA EM REUNIÃO ENTRE GOVERNO DO ESTADO E MOVIMENTO PASSE LIVRE. /// DÓLAR FECHA A DOIS REAIS E DEZESSEIS CENTAVOS, PELA PRIMEIRA VEZ EM QUATRO ANOS. /// MEC DIVULGA LISTA DE SELECIONADOS NO SISU. /// GREVE DE VIGILANTES PARALISA ATIVIDADES DOS BANCOS EM ARACAJU. /// CANDIDATURA DE SÍLVIO SANTOS CAUSA POLÊMICA INTERNA NO PT. /// CAPITAL SERGIPANA ADERE À ONDA DE PROTESTOS. PASSEATA SERÁ REALIZADA NESTA QUINTA-FEIRA, NO CENTRO DA CIDADE.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Piso Salarial
A aprovação de um piso salarial é sempre motivo de comemoração por parte da categoria que a conquista. É o que está para acontecer com os radialistas. Proposta neste sentido está em curso, no Congresso Nacional. É evidente que seus autores, ao apresentarem projeto nesse sentido, pensaram exclusivamente em que se fizesse justiça a esse importante segmento da sociedade, quase nunca merecedor do reconhecimento de seu trabalho. A propósito, o Sindicato dos Radialistas de Sergipe, STERTS, filiado à CTB – Confederação dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – central sindical que, por sinal, tem crescido bastante, está prestes a conseguir que seja oficializado um piso nacional para aqueles que exercem as funções de radialista. O valor para o piso aludido é R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais). Isso representa mais do que o dobro do atual piso, que é regionalizado. A coluna ouviu, sobre o assunto, alguns radialistas sergipanos. A opinião é dividida. Uns acham que a medida é altamente benéfica para a classe. Já outros se dizem céticos sobre a eficiência da medida, e até mesmo outros temem que a aprovação desse piso possa vir a ser “um tiro no pé”, considerando, até mesmo, a hipótese de uma onda de desemprego no setor. É preciso, então, que se analisem vários aspectos da questão. Vale salientar que as empresas de rádio e televisão não podem ser apontadas como exemplos de instituições que valorizam os seus profissionais. Na realidade, principalmente no rádio sergipano, piso é confundido com teto. As empresas estão acostumadas a uma relação praticamente informal com uma grande parte de seus funcionários. Na maioria esmagadora delas, imperam regimes como o de arrendamento de horários, aquele que prevê apenas pagamento de comissão sobre publicidade, ou pagamento através de RPA. Um profissional experiente, na hipótese de ser contratado, receberá o piso, ou seja, a mesma remuneração vale para todos, não importando se o profissional tem ou não competência, ou se tem ou não formação específica para o exercício da profissão. TODOS recebem o mesmo salário. Em raras empresas existe plano de carreira, um instrumento de valorização indispensável. Claro que a iniciativa dos sindicatos, federações e confederações de trabalhadores visando à fixação de pisos de abrangência nacional merece aplauso. Ocorre que em Sergipe o empresariado da área de comunicação está longe de ser um exemplo para as justas relações entre o capital e o trabalho.

Ailton Rocha
Dia desses, encontrei-me com o ex-atleta e treinador Ailton Rocha, pernambucano de Abreu e Lima que chegou a Sergipe na década de 70 para brilhar no futebol sergipano, compondo, com Zé Pequeno e Naninho, um dos melhores meios-de-campo de todos os tempos. Personalidade marcante, como treinador dirigiu as principais equipes do Estado. Um exemplo de seriedade. É sempre um prazer conversar com pessoas como Ailton Rocha, hoje um sergipano de coração que, todavia, não renega suas origens. Afinal, são 43 anos de convivência com a terra sergipana, sempre acolhedora. Em tempo, Ailton foi tricampeão pelo Club Sportivo Sergipe (1970/1971 e 1972), depois de defender as cores do Bahia. O técnico do Sergipe era o saudoso José Mendonça, o grande Dequinha, aquele mesmo que integrava, no Flamengo, a famosa linha intermediária: Jadir, DEQUINHA e Jordan.

Nigéria aplica goleada
Como era esperado, mesmo tendo chegado ao Brasil somente a uma hora e trinta minutos do domingo, a seleção nigeriana goleou o Taiti, por 6 X 1, ontem à tarde, no Mineirão em Belo Horizonte. Com uma equipe em que apenas um jogador é profissional, a seleção que representa a Oceania foi completamente envolvida pelos africanos. Com 10 minutos de jogo, a Nigéria já tinha marcado dois gols. Foi ótimo para os nigerianos, que construíram um saldo de gols bastante forte. É fácil imaginar o que vai acontecer aos taitianos nos dois próximos jogos, contra a Espanha e o Uruguai.

Resultados até agora
Grupo A – Brasil 3 X0 Japão e Itália 2 X 1 México. Grupo B – Espanha 2 X 1 Uruguai e Nigéria 6 X 1 Taiti.

Próximos jogos
Amanhã, quarta-feira – Em Fortaleza, Brasil X México, às 16 horas, pelo grupo A. Itália X Japão, às 19 horas, na Arena Pernambuco, às 19 horas, também pelo grupo A. Quinta-feira, 20.06, às 16 horas – Espanha X Taiti, no Maracanã (RJ). E Nigéria X Uruguai, às 19 horas, em Salvador, pelo Grupo B.

Absurdo inominável
Quem assistiu ao programa TV Folha, produzido e apresentado por jornalistas do jornal Folha de São Paulo, no último domingo, às 19 horas e 30 minutos, pelo Canal 114 da SKY – (TV Cultura de São Paulo), deve ter ficado, como eu, impressionado e indignado com a truculência empregada pela Polícia Militar de São Paulo contra os manifestantes que protestavam, mais uma vez, na região da Avenida Paulista, contra o aumento das passagens de ônibus e também contra os gastos feitos com verbas públicas visando à Copa das Confederações e  à Copa do Mundo de 2014. Mas não somente atingindo os manifestantes, como também pessoas que não participavam dos protestos, dentre elas vários jornalistas que estavam cobrindo os acontecimentos, portanto, exercendo sua nobre profissão. Uma jornalista, por exemplo, levou um tiro de borracha no olho direito, mas mesmo assim teve coragem de relatar tudo o que ela presenciou, na noite anterior. Foram cenas fortes, chocantes, que comprovaram o total despreparo da Polícia Militar do mais rico Estado do Brasil. Mais de uma dezena de jornalistas foram agredidos. É evidente que alguns dos que estavam protestando excederam-se, quando promoveram depredações. Entretanto, esses fatos não retiram a legitimidade do movimento. Afinal, a Constituição garante a liberdade de expressão. Lamentável, também, o papel de emissoras de TV, com destaque para a Globo, que detém a maior audiência, ao não exibir as imagens das manifestações, que, entretanto, foram exibidas pela TV Cultura, no programa TV Folha, do último domingo.

18 de Junho
Nesta data, em 1916, era fundada a antiga CBD – Confederação Brasileira de Desportos, hoje CBF – Confederação Brasileira de Futebol.

Questão de ética
Incrível, mas é verdade. Ronaldo, o fenômeno, é um dos mais destacados integrantes da comissão organizadora local da Copa do Mundo. Recentemente, foi contratado para atuar, como comentarista convidado, pela Rede Globo de Televisão, até o final da Copa de 2014. Qual a condição que o ex-craque terá para criticar a seleção, a CBF, a FIFA, ou qualquer outro ente envolvido com a competição? Pensando bem, quem tem um comentarista como Casagrande precisa de um Ronaldo para comentar futebol? Além de tudo, Ronaldo terá sempre, a seu lado, o Galvão Bueno, que é PHD em controlar as opiniões de seus colegas de equipe. O grande GB já desmentiu que andou pensando em encerrar sua carreira de narrador esportivo após o campeonato mundial do próximo ano.

Festa dos melhores
A festa organizada pela FSF e pela ACDS para premiar os melhores do campeonato sergipano de 2013 será realizada hoje à noite, no auditório do Sindicato dos Bancários.

PELO TWITTER

www.twitter.com/zedutra13  A diferença entre eu e alguns que me contestam , à direita e a esquerda, é que eu não sou hipócrita . Não gosto de policia nenhuma.

www.twitter.com/krica_menezes Não consigo entender radio sergipana q compra editorial nacional e logo d quem?De Alexandre Garcia!Aqui n tem jornalista nao Liberdade FM?

www.twitter.com/Abrahao_Filho  Tanta gente falando abertamente da vida pessoal no twitter e eu aqui me perguntando o que eu tenho a ver com isso!

www.twitter.com/lidiacastelino No lugar de "lixo reciclável" deveria haver um lugar para "reciclar pessoas", porque tem gente que não muda de jeito algum.

www.twitter.com/cezar_britto  Gosto de ver a juventude manifestando o seu  pensamento e marchando orgulhosa nas ruas públicas. E ensinando a importância da Democracia.

www.twitter.com/silviosantospt  Vejo com surpresa o debate no Twitter sobre as manifestações do povo como se fosse uma coisa do outro mundo.ISSO É DEMOCRACIA, ESTÚPIDOS!!!

Nota de Esclarecimento  –  Deputado federal André Moura*

A fim de restabelecer a verdade e tranquilizar os meus queridos eleitores e amigos, informo que não fui condenado à perda do mandato que ora exerço, conforme noticiado por alguns órgãos de imprensa, porque o magistrado autor da demanda não tem competência jurídica para arbitrar tal punição, de acordo com a legislação em vigor. Ademais, até a sentença por ele promulgada – "perda dos direitos políticos por oito anos" – somente teria eficácia caso fosse ratificada pelo pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe, ainda assim cabendo recurso ao Superior Tribunal de Justiça e por fim ao Supremo Tribunal Federal.

Portanto, não me foi cassado o mandato de deputado federal eleito pelo povo sergipano e muito menos estou inelegível para disputar o pleito de 2014. Tudo não passa de mais uma tentativa frustrada de escorraçar a minha imagem política junto à opinião pública, em especial os eleitores de Japaratuba e Pirambu, pela proximidade que minha família tem com esses municípios. Por outro lado, a decisão condenatória do Juiz de Japaratuba e Pirambu advém de um processo equivocado, sem vínculo com a verdade dos fatos e baseado apenas em denuncias caluniosas e ilações feitas por adversários políticos, a maioria delas desmentidas em outros méritos já julgados e pelos quais fui plenamente absolvido.

Na fase processual, o contraditório simplesmente inexistiu. O magistrado não discutiu as supostas provas, não permitiu a participação dos meus advogados e sequer me ouviu em audiência. Aliás, todas as supostas provas foram produzidas pelo próprio Juiz. Da mesma forma, não foram ouvidas testemunhas de defesa, procedimento normal em outros processos originados à mesma época, quando fui vítima das aleivosias de uma oposição raivosa. Como para qualquer outro cidadão, meu amplo direito à defesa é prerrogativa inegociável, posto que em todas as causas anteriores, nas quais pude me manifestar pessoalmente e através de meus advogados, fui absolvido – em algumas delas, por unanimidade! Contei inclusive com pareceres favoráveis do Ministério Público Federal e com os votos a meu favor de ministros do STF.

Não é segredo para ninguém que venho sofrendo desabrida e desalmada perseguição por parte do Juiz de Japaratuba e Pirambu. As palavras que me são dirigidas por esse servidor público que deveria ser o mais imparcial de todos são (por maioria) de baixo calão e eivadas de ressentido ódio. Até então, preferi seguir o rito jurídico normal, sem buscar reparações. Contudo, diante das constantes agressões e do total desrespeito ao meu direito, autorizei meus advogados a promoverem medidas jurídicas contra o referido magistrado.

Quero ser ouvido em audiência, apresentar as testemunhas de defesa, ouvir as testemunhas da acusação e apresentar provas de minha idoneidade ética e moral na condução da administração pública. Tudo cara a cara, diante de quem não tem demonstrado coragem de me enfrentar numa audiência, havendo inclusive de ter a participação da imprensa, para que a população seja informada sobre cada passo do processo, com a transparência devida. Com a graça de Deus, como fui vitorioso noutros momentos em que expus a verdade, tenho absoluta convicção de que também essa decisão arbitrária será anulada.

Finalizo confirmando que continuo elegível, que participarei da eleição de 2014 como candidato e que tenho o direito constitucional de recorrer dessa injusta condenação diante de um Tribunal imparcial e técnico. Da mesma forma, ainda nesta semana recorrerei da decisão do citado Juiz junto à Justiça sergipana, considerada uma das mais eficientes no Brasil – e para mim, a melhor do país. Outra medida que tomarei, como consequência de fatos anteriormente ocorridos (pela perseguição do excelentíssimo magistrado), é a sua representação à Corregedoria do Tribunal de Justiça e ao Conselho Nacional de Justiça – CNJ, exibindo a parcialidade que marca a condução nos processos contra a minha família em Pirambu e, mais recentemente, em Japaratuba.

*Presidente Estadual do PSC/SE e líder do partido na Câmara dos Deputados

ARTIGO

Sobre a necessidade de revalidação dos diplomas        por Henrique Batista e Silva*

Diante da ausência de uma política eficaz de assistência em saúde à população brasileira, o que se reflete na dificuldade de acesso a médicos e atendimento nas regiões mais distantes do país e nas periferias das metrópoles, o Governo Federa tem insistido em promessas equivocadas para solucionar estes graves problemas de saúde pública.

Os erros se sucedem, comprometendo a qualidade da formação médica e até mesmo do atendimento oferecido aos que dependem da rede pública. Passemos esse retrospecto em perspectiva. Num primeiro momento, por entender que a falta de médicos poderia ser resolvida com a abertura de mais vagas nos cursos de medicina em regiões mais carentes de profissionais, o Ministério da Educação (MEC) autorizou a ampliação do número de vagas nos cursos de medicina existentes e até a abertura de novas escolas.

Independentemente da falta de estrutura dessas instituições de ensino, argumentou-se, entre outros pontos, que a decisão seria uma forma de fixar os médicos formados nas regiões onde estudaram. Neste sentido, o estudo Demografia Médica (volumes I e II), realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) apresenta provas conclusivas de que essa linha de raciocínio é falha.

Os dados indicam que a presença de condições atrativas para o exercício do trabalho médico, como o acesso às técnicas e equipamentos que permitem melhores diagnósticos e de tratamentos, está entre as maiores razões para fixação do profissional numa determina área, o que desmonta o argumento simplista governamental.

Além disso, existe a perplexidade dos médicos (mesmo das capitais) diante do sucateamento das estruturas de atendimento, configurando-se em outro fator de desestimulo. As fiscalizações realizadas pelos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) testemunham o cenário de guerra que médicos e pacientes enfrentam para fazer e receber assistência. Em todos os estados, sobram postos e hospitais com instalações abaixo da crítica: prédios velhos e mal cuidados, equipamentos obsoletos, sujeira por todo lado. Enfim, nada que lembre a dignidade e o respeito aos quais todo cidadão tem direito.

Um olhar mais atento aos argumentos do Governo também evidencia a vinculação das propostas dos gestores atuais aos interesses políticos. Isso transparece, especialmente, na pressão dos prefeitos, que querem a absurda permissão para médicos formados no exterior atender os brasileiros sem a devida revalidação dos seus diplomas.

Existem até gestores que falam em “calibrar” as provas do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Universidades Estrangeiras (Revalida), criado pela Portaria MEC nº 278/2011, tornando-as mais fáceis. Na caneta, querem apagar as evidências do fracasso desses candidatos, já que, em suas duas primeiras edições (2011 e 2012), o índice médico de aprovação dos candidatos no Revalida ficou em torno de 10%.
Este percentual representa a falta de preparo desses profissionais para enfrentar o desafio da assistência. O assunto é sério, pois envolve vidas humanas. Não podemos esquecer que alguém creditado como médico, mesmo não sendo habilitado para exercer esse papel, pode cometer erros, com consequências definitivas, agindo com as melhores intenções. No entanto, mesmo diante dos alertas, os gestores insistem em seu ponto de vista, colocando o bem estar de milhões em risco.

Ao exigir a convalidação dos diplomas dos que se formaram em Medicina em outros países, não se faz nada diferente do que ocorre em outras nações importantes. Processos semelhantes ocorrem na Inglaterra, Estados Unidos da América do Norte, Chile, Canadá e África do Sul, por exemplo. Em todas eles, os candidatos têm avaliados seu conhecimento teórico, prático, ético e de língua. Porque no Brasil deveria ser diferente? Que país é este?

O Conselho Regional de Medicina de Sergipe (Cremese), em consonância com o Conselho Federal de Medicina, mantém sua posição inabalável de contraposição às propostas como estas, apresentada pelo Governo Federal, que ferem a dignidade dos cidadãos, desrespeitam o escopo legal, desvalorizam os médicos graduados no Brasil e colocam em suspeição a qualidade do atendimento oferecido na rede pública.

O Cremese se contrapõe a todos os argumentos simplistas e imediatistas que atentam contra a população brasileira, deixando-a indefesa diante da possibilidade de riscos provocados por médicos que não tenham a devida comprovação de qualidades técnicas, humanísticas e de proficiência da língua portuguesa.

Deixar de observar o que estabelece a Constituição Federal, a Lei nº 3268/57 que dispõe sobre os Conselhos de Medicina, a Resolução CNE/CES nº 4/01 que institui as Diretrizes Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, e já citada Revalida, sem dúvida, se configura em expediente perigoso de agressão da legislação brasileira.

Ressalte-se que na argumentação e no posicionamento adotado pelos Conselhos de Medicina não reside negação ao direito legítimo do estrangeiro de exercer a medicina no nosso país ou o espúrio espírito de xenofobia. O CFM e o Cremese são a favor da vinda para o país de médicos (brasileiros ou não brasileiros) formados em faculdades estrangeiras, desde que aprovados em exames criteriosos para revalidação dos seus diplomas, como o Revalida.

O que fica evidente em todo este debate público, de grande relevância para a Saúde e a Medicina, é que há questões negligenciadas pelo governo federal para explicar as razões da falta de médicos em regiões de difícil acesso, ignorando-se – convenientemente – problemas estruturantes. Ao  colocar o foco do sucesso da assistência na presença (ou não) do médico, não se fala em compromissos de gestão de longo prazo.

Por isso, os Conselhos de Medicina se alinham em defesa da boa Medicina, pelo fim do subfinanciamento da saúde (com a destinação de 10% das receitas brutas da União para o setor) e pela implementação de uma política de trabalho para o médico, que incorpore atrativos para o médico (como remuneração adequada e perspectivas de progressão funcional) e garanta às comunidades e aos médicos as condições de trabalho para a assistência se materialize.

A criação de uma carreira de Estado para o médico do Sistema Único de Saúde, proposta já encaminhada ao Palácio do Planalto e ao Ministério da Saúde, toca em todos estes pontos e comprova que os médicos estão empenhados com solução urgente dos problemas vivenciados pela população carente, mas sem fazer maquiagens ou propor ações paliativas.
Os Conselhos de Medicina apenas exigem o que é justo e seguro para todos os brasileiros. Agora, cabe ao Governo – em todas as suas esferas – assumir sua responsabilidade e sua obrigação. Precisamos é de médicos bem formados, bem preparados, bem avaliados e com condições e estímulo para o trabalho. Tratar a população de maneira desigual é sinal de desconsideração e de desrespeito para com a cidadania brasileira.

*secretário Geral do CFM.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun 

 Frase  do Dia
“É indispensável estudar incessantemente no processo da luta, livres e prisioneiros. Estudar e lutar/lutar e estudar.” Georgi Dimitrov, líder revolucionário búlgaro, nasceu em 18 de Junho de 1882 e morreu em 1949.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais