O Brasil não de hoje não é o mesmo de ontem

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

As legitimas manifestações que eclodiram por todo país estão sendo alvo de diversas reflexões.  Cada um expondo seu ponto de vista e avaliando toda conjuntura e o futuro do país.  O titular deste espaço vem conversando com algumas pessoas mais experientes e comparando fatos do passado com o presente, tentando aprender e adivinhar o caminho que o Brasil vai trilhar. Entre elas, o velho comuna Marcélio Bomfim, que do auge de sua lucidez como ex-exilado político e militante comunista tem feito ótimas reflexões.

Surgem agora até analistas informando que pesquisas qualitativas já demonstravam há algum tempo que uma massa pensante de aproximadamente 40 milhões de pessoas estavam muitas insatisfeitas com os rumos do país, por conta de diversos problemas. Desta massa a grande maioria da classe média que sente-se acuada e acossada por diversas ações governamentais.

E os analistas da mídia nacional citam exemplos como: o alto custo pago pelo governo federal no investimento para que muitos brasileiros tivessem acesso aos bens de consumo e melhorassem de vida; A questão das cotas nas universidades públicas que dividiu as opiniões e expos claramente uma segregação; o custo alto da mão de obra, como o modelo escravagista de ter uma emprega doméstica diária, abolido há muito tempo nos países desenvolvidos, entre outros.  Alguns integrantes da própria imprensa nacional expos segração. A renomada jornalista Danusa Leão chegou a escrever lamentando que Paris e nova York já não eram mais as mesmas porque “periga-se dar de cara com o porteiro do seu prédio.”  Não precisa nem analisar.

O movimento que está aí não é contra um partido ou um grupo político como alguns tentam passar. Que a culpa é apenas de Dilma e do PT e ponto final. O problema é mais profundo, passa por uma crise institucional do Estado em sua concepção maior. São problemas antigos como saúde, transporte e educação, passando para problemas morais como a corrupção o gasto milionário em estádios.

É preciso que toda classe política entenda que neste momento é preciso nascer um novo pacto. Não de boca para fora, mas comprometido com os anseios dessa massa que foi para às ruas e está disposta a continuar se as mudanças profundas não chegarem.

E tem mais, é preciso que não só os políticos entendam, mas também a sociedade, principalmente a classe média, que se é preciso melhorar, tudo bem, mas não pode deixar que as chamadas forças conservadoras aproveitem o momento de questionamento para retroceder. Ou se pode negar que os trabalhadores e os mais pobres tiveram avanços signicativos nos últimos 10 anos no Brasil?

Do tomate e da tarifa de ônibus –  Assim como o tomate foi o estopim para todos voltarem a falarem na inflação (hoje compra-se o quilo a R$ 1,00) o reajuste nas tarifas urbanas foram também o estopim para milhares de brasileiros soltarem um grito que estava preso esperando apenas uma chance: Chega, basta, mudança já, no sentido da estrutura do Estado, como um todo.

Ditadura e puberdade  – Aos que aproveitam do momento para o saudosismo da ditadura militar é preciso lembrar que se o regime militar estivesse no comando do país, nem a primeira manifestação teria ocorrido. Seria abortada pelo serviço de inteligência e seus líderes estariam nos porões dos DOI-CODI da vida, presos, torturados e alguns mortos. Por isso não tentem manipular alguns jovens que ainda estão na puberdade como massa de manobra para interesses escusos, tirando direitos e acabando com avanços importantes.

As bandeiras que estão nas ruas são legitimas. Não há como negar que as principais autoridades estão num caminho cheio de ovos, onde estão pisando com muita cautela. Qualquer ovo quebrado pode destruir tudo que já foi feito.

Todo cuidado é pouco. Refletir o recado da rua e avançar. Retroceder jamais.

Pronunciamento Dilma
Resta saber qual será a repercussão junto aos manifestantes do pronunciamento da presidente Dilma transmitido em cadeia nacional de rádio e televisão na última sexta-feira.  Veja bem: a repercussão junto aos militantes, já que no meio da grande mídia nacional, com certeza, só aparecerão análises negativas.

Déda reaparece no twitter e faz reflexão sobre movimentos
O governador Marcelo Déda usou sua página no twitter, no final da tarde da última sexta-feira, 21, para se manifestar a respeito do momento que vive o Brasil e também pelo sucesso  da grande passeata desta quinta-feira, 20, em Aracaju.  Ele demonstra gratidão ‘a todos os amigos que torceram e oraram por mim. Estou bem melhor! Venceremos!’. Déda continua em tratamento de saúde em São Paulo na sua luta contar câncer de estômago.

Exemplo
Déda parabenizou, primeiramente, os manifestantes aracajuanos que para ele,  ‘deram um exemplo ao país: manifestação pacífica sem vandalismo. Democracia sergipana forte.’. Depois se reportou ao vice-governador Jackson Barreto, que está em exercício no Governo. “Meus parabéns ao vice governador Jackson Barreto, à SSP e à PM, PC, CBM. Conduta foi vital para a tranqüilidade da manifestação”, disse Déda.

Estaleiro
Do twitter, Déda faz uma brincadeira e passa a fazer algumas reflexões sobre o que se passa no país com estas séries de manifestações país à fora. “Algumas reflexões de um político no estaleiro. Às ruas competem protestar, manifestar-se, sem seguir este ou aquele modelo pret-a-porter. Aos políticos compete ouvir, olhar, analisar, refletir e agir com competência, agenda e atitudes, de modo a retomar o diálogo com as massas”, afirmou.

“Políticos que devem adaptar-se”
Para o governador de Sergipe, o conformismo dirá que isso passa: erro! “Não é a massa que vai se adaptar a esse modelo político caquético. Políticos que devem adaptar-se. A ferramenta da análise será sempre a política. Basta de sociologuês! A academia tem todo o tempo do mundo, nós não!”

Vandalismo
“Vandalismo é inconciliável com a democracia. Compete à sociedade isolá-lo e ao Estado puni-lo”, recomenda Déda, que alerta, em seguida, “cuidado imprensa, TV Globo, etc.:  não se dança valsa na cratera do Etna. Não dá prá prever que caminho tomará a lava. Ele lembra: ‘alguma coisa está fora de ordem ou alguma ordem está fora da Coisa. (D'après CV)”.

Democracia
Déda cita que há tempos atrás,Chico Buarque, o Grande, detectou a morte da canção. “Estamos vendo movimentos sem agenda,líderes,som,discurso: e aí Academia:estamos vendo a morte da retótica, nascida com a polis grega; jóia da democracia ateniense e ferramenta da república romana? Incorporada à democracia ocidental, tem sido ferramenta indispensável à democracia representativa. E aí? A democracia cabe em 140 toques?”, questiona o governador que se despede da suas reflexões com um ‘tchau e benção !’

Polícia prende 40 pessoas por ‘jogo do bicho’
Todo mundo sabe que o jogo do bicho é contravenção. Em todos os cantos da cidade de Aracaju tem uma banca. Por qual motivo o combate não é feito, no mínimo semanalmente? A polícia demora muito tempo para prender as pessoas responsáveis.  E quando a polícia atua é notícia para a imprensa. O correto seria questionar a SSP qual o motivo de tanta demora? Veja a matéria aqui da Infonet: https://.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=145818&pagina=1

Pirambu antecipa pagamento de junho
O prefeito de Pirambu, Élio Martins, anunciou na última sexta-feira que neste sábado,22, todos os servidores estarão recebendo os salários de junnho. “Fizemos um esforço muito grande para que os servidores do Município de Pirambu possam passar os festejos juninos com os seus salários na conta”.

Orçamento
O prefeito  lamentou a falta de condições orçamentárias imposta pela Câmara de Vereadores que não lhe deu condições de promover os festejos juninos como gostaria de ter feito. "Por falta de dotação orçamentária não promovemos os festejos juninos como o povo de Pirambu merece", lamentou.

Japaratuba: reajuste salarial para Agentes de Endemias e de Saúde
Em reunião realizada esta semana com os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, o prefeito de Japaratuba, município distante 54 km da capital sergipana, Hélio Sobral Leite, anunciou a concessão de reajuste salarial para as categorias.

Importância
Com isso, a partir do próximo mês, os agentes de Japaratuba passam a receber R$ 950.De acordo com Hélio Sobral, o projeto já foi encaminhado à Câmara de Vereadores do município e aprovado com unanimidade pelos representantes do Legislativo Municipal. “Todos sabemos da importância do trabalho prestado pelas duas categorias. Por tanto, assim que o projeto foi levado para os vereadores, eles aprovaram, mostrando que estão naquela Casa para ajudar os japaratubenses. Isso me deixa bastante satisfeito”, afirma o prefeito.

Projeto de lei  beneficia empregado doméstico
Unificar e facilitar o recolhimento das contribuições trabalhistas do empregado doméstico e assim evitar o desemprego deste profissional e não elevar as despesas dos contratantes. Este é o objetivo do projeto de lei 5.809/2013, de autoria do deputado federal Márcio Macêdo (PT), que trata do estabelecimento de uma guia de recolhimento única relativa ao contrato de trabalho do empregado doméstico.

Ampliação
Na justificativa da proposta, o parlamentar ressalta que com a Emenda Constitucional 72, de 2 de abril de 2013, ampliou-se os direitos trabalhistas dos empregados domésticos, como a jornada de 44 horas semanais de trabalho, a remuneração de serviço extraordinário, o salário-família, a remuneração do trabalho noturno superior ao diurno e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS. No entanto, diz o deputado, essas mudanças tender a elevar os custos do empregador doméstico.

Regras
Nesta condição, "para evitar que o aumento das despesas para o empregador doméstico seja motivo para não formalização da relação de trabalho ou para a demissão do empregado doméstico já contratado, na regulamentação do FGTS, do salário-família e do seguro-desemprego deverão ser observadas regras que incentivem esta relação de emprego".

Guia de recolhimento única
E é neste contexto que Márcio Macêdo apresentou este projeto de lei, que estabelece uma guia de recolhimento única, que englobe todas as contribuições previdenciárias e trabalhistas decorrentes do contrato de trabalho doméstico. "Tenho a certeza que tal medida facilitará o recolhimento das contribuições devidas pelo empregador doméstico, incentivando, ainda que indiretamente, a manutenção de muitos postos de trabalho", defende.

Novo presidente da Jucese é empossado
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, participou na última sexta-feira, 21,  da cerimônia de posse do novo presidente da Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) – vinculada à Sedetec – George Trindade de Góes.

Convite
"Externo minha alegria com o convite do governador Marcelo Déda e estou muito honrado e com a receptividade do secretário e sua equipe. Também gostaria de parabenizar Vinícius Mazza e o excelente trabalho realizado nesses anos. A expectativa é justamente dar continuidade a essas ações e superar expectativas, esse é o nosso grande foco. O Governo, claro, é o elo fundamental para que isso aconteça, principalmente agora com trabalho realizado pela Redesim, tenho certeza que prestaremos um serviço ainda melhor para a sociedade", disse George.

Apoio
Saumíneo Nascimento desejou boa sorte a George e ressaltou que ele contará com o apoio irrestrito da Secretaria e das empresas coligadas."O desafio é dar continuidade e melhorar, ampliar o conhecimento para que tenhamos uma boa sucessão e gestão na Jucese. Desejamos êxito e temos certeza que, com muito trabalho, isso será alcançado, contribuindo cada vez mais com o desenvolvimento econômico do Estado", disse o secretário.

Departamento nacional
O novo presidente assume o lugar de Vinícius Mazza, que presidiu a Junta de 2011 a 2013, realizando um trabalho que deu continuidade ao ritmo de desenvolvimento econômico do Estado e agora assume a presidência nacional do Departamento Nacional de Registro do Comércio, em Brasília. Saumíneo Nascimento aproveitou a solenidade para destacar a atuação de Vinicius Baudouin Mazza, ex-presidente da Junta Sergipana, pela brilhante trajetória enquanto esteve no órgão – cerca de dois anos. "Parabenizo o trabalho realizado por Vinicius, que implementou melhorias, teve um bom relacionamento com os empresários e com a própria Secretaria, além de ter conseguido uma boa articulação em nível nacional, chegando a ocupar a presidência da Associação Nacional de Presidentes de Juntas Comerciais (Anprej), mostrando a relevância dos trabalhos por ele realizados", reconheceu.

Elba Ramalho faz show no São João de Aracaju nesta quinta,27
Elba Ramalho promete não deixar ninguém parado no seu supershow com sua banda nesta quinta,27, a 01 da manhã, no Palco Luiz Gonzaga, na programação do São João de Aracaju. Com um espetáculo montado especialmente para tourné de São João, Elba faz duas horas de espetáculo homenageando quatro ícones do forró: Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos e Flávio José.

Detalhes
Com um show impecável pensado nos mínimos detalhes, Elba faz um mimo para o público. Em tempo de Copa das Confederações, 120 bolas de futebol amarelas com a inscrição “Elba Tour 2013” serão distribuídas no momento em que cantar a música País Tropical. Nas duas horas de espetáculo. Elba programou músicas nos ritmos de forró, xote, xaxado, baião e frevo para esquentar ainda mais a multidão.

Figurino
Durante o show a cantora troca o look duas vezes que são assinados pelo estilista também paraibano Ary Rodrigues. Aplicações de cristais realçam ainda mais o brilho e a energia de Elba Ramalho. Os quatro bailarinos baianos acrescentam a energia do show incentivando todos a dançar e em certo momento se caracterizam dos santos juninos, como Santo Antonio, São Pedro, São João e São José.

Agenda
22 DE JUNHO – Hoje é o dia do aeroviário. Amanhã, 23 de junho, comemoram-se o DIA INTERNACIONAL DAS VIÚVAS, o DIA DA ONU PARA O SERVIÇO PÚBLICO e o DIA DO LAVRADOR.

Curtas
FIFA PEDE, E GOVERNO AUMENTA EFETIVO DE SEGURANÇA PARA A COPA DAS CONFEDERAÇÕES. /// “QUEREMOS OUVIR A VOZ DAS RUAS, MAS COM RESPEITO E ORDEM.” AFIRMA DILMA ROUSSEFF, EM PRONUNCIAMENTO NA TV. /// FELIPÃO DEFENDE GOVERNO E DIZ QUE PAÍS NÃO VAI MUDAR EM UM DIA. /// BC INJETA 14 BILHÕES DE DÓLARES NO MERCADO, MAS DÓLAR SOBE 5,7 POR CENTO NA SEMANA. /// CENTENAS DE SERGIPANOS VÃO HOJE A SALVADOR PARA APOIAR A SELEÇÃO BRASILEIRA CONTRA A ITÁLIA. /// REDUÇÃO DO PREÇO DE PASSAGENS DE ÔNIBUS EM ARACAJU ESTÁ MUITO ABAIXO DOS CÁLCULOS OFICIAIS. /// DESONERAÇÃO DEVE MOTIVAR REDUÇÃO SUPERIOR A 7 POR CENTO SOBRE OS PREÇOS PRATICADOS ATUALMENTE. /// NO CASO DE ARACAJU – 17 CENTAVOS. /// PMA ENVIOU PROJETO QUE DEVERÁ SER VOTADO JÁ NA TERÇA-FEIRA. /// COM O FERIADO DO DIA 24, O SÃO JOÃO TAMBÉM VAI SER COMEMORADO PELOS BANCÁRIOS. /// NOVA DIREÇÃO DA TV CULTURA DE SÃO PAULO INICIA PROCESSO DE DEMISSÕES. /// BB LANÇA PROGRAMA DE INCENTIVO À DEMISSÃO DE APOSENTADOS OU PRESTES A SER APOSENTADOS PELA PREVIDÊNCIA OFICIAL (INSS).

Curtas II
ALIADOS PEDEM REFORMA MINISTERIAL. /// PROJETO QUE TRAMITA NA CÂMARA FEDERAL ZERA TRIBUTO SOBRE COMBUSTÍVEL DE TRANSPORTE PÚBLICO. /// NOVO PROJETO SOBRE O FPE – FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS ESTADOS – PODERÁ SER VOTADO NA SEMANA QUE VEM. /// OFERTA ESPECIAL DO TOTTENHAM PAGA MULTA DE PAULINHO E DEVE SELAR VENDA DO CRAQUE DO CORINTHIANS E DA SELEÇÃO. /// DILMA ANUNCIA PACTO COM GOVERNADORES POR MELHOR SERVIÇO. /// LÍDER DA OPOSIÇÃO NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, VENÂNCIO FONSECA, DEPOIS DE TRANCAR A PAUTA, AFIRMA QUE ESTÁ PRONTO PARA DIALOGAR COM O GOVERNO. /// GENERAL SERGIPANO JOSÉ ELITO SIQUEIRA ESCALADO PARA LIDERAR GRUPO QUE VAI MONITORAR OS PROTESTOS NAS REDES SOCIAIS.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Iniciativa Louvável. Patrocínio da Caixa ao Club Sportivo Sergipe
É disso que o futebol sergipano precisa. Confiar mais, ousar, pensar grande. A Caixa Econômica Federal poderá patrocinar o Club Sportivo Sergipe. Claro que o valor do contrato não será no mesmo valor do que foi assinado com o Flamengo, ou com o Corinthians. Mas a iniciativa do grupo gestor do Mais Querido, por si só, representa um passo muito importante. O futebol mudou muito, nos últimos anos. Não é, mais, meramente uma modalidade esportiva, aliás, a mais popular do nosso país. Os clubes, cada vez mais, modernizam seus métodos de administração, adotando ferramentas que são próprias de empresas. Os integrantes do grupo gestor rubro estão de parabéns. Reinaldo Moura, Lailson Melo, Ari Resende, Ramon Barbosa, Paulinho Vasconcelos, Beto Hora, Chico Buchinho, Sílvio Santos e vários outros estão empenhados nesse projeto. A nuvem negra que encobriu o centenário clube está se dissipando, para alegria de seus milhares de torcedores. Com o time liderando o seu grupo na série D, depois de os dirigentes terem mantido praticamente todo o elenco campeão de 2013, e também os membros da Comissão Técnica, o Sergipe já programa um amistoso de vulto, contra o Vitória da Bahia, a ser realizado, provavelmente, no próximo dia 29, dia de São Pedro. Devido à coesão do grupo gestor, o clube rubro não tem a mínima pressa de realizar eleição para a diretoria executiva. Isso só deverá acontecer no final do ano. E, para satisfação de todos, há um nome que aglutina todos os membros. Trata-se de Reinaldo Moura, conselheiro e porta-voz do grêmio rubro. A propósito, a medida que vem sendo adotada nos últimos tempos, que consiste em apenas um falar em nome do clube é corretíssima.  O seu emprego facilita enormemente a vida da agremiação. Pelo que fez até agora na série D, há razões para, sem otimismo exagerado, pensar na passagem para a segunda fase da competição. O que reacende as esperanças de vermos de volta à série C um representante desse nosso combalido futebol sergipano. Voltando ao patrocínio da CEF, é bom lembrar que outros clubes fora do eixo Rio/São Paulo já conseguiram fechar um contrato com a referida instituição financeira federal. É o momento de dizer: “VAI, SERGIPE, PRA CAIXA, VOCÊ TAMBÉM.” Observação importante: os dirigentes rubros admitem, apenas, que estão mantendo negociações nesse sentido, contudo nada está confirmado, ainda.

Memória do esporte
Em 22 de junho de 1980, a Alemanha Ocidental vence a Bélgica por 2 X 1 e conquista a Eurocopa de Seleções. Em 1986, nas quartas-de-final da Copa do Mundo do México, a Argentina vence a Inglaterra por 2 X 1 e garante vaga nas semifinais. Nesse jogo, o craque argentino Diego Maradona faz o primeiro gol, de mão. Maradona disse que fez o gol com sua cabeça “y la mano de Diós”, (e a mão de Deus). Em 22 de junho de 1988, uma das finais mais acirradas do campeonato carioca, o Vasco derrota o Flamengo por 1 X 0, com um gol de Cocada, assinalado aos 44 minutos do segundo tempo.

O Rádio por dentro
A Rádio Cultura de Sergipe não transmitiu o jogo da seleção brasileira, realizado na última quarta-feira, quando o Brasil derrotou a seleção mexicana por 2 X 0. O importante evento, válido pela Copa das Confederações, foi transmitido pela 540, Jornal/Tupi do Rio de Janeiro, 630, Aperipê/Rádio Nacional e pela Liberdade, 930/Bandeirantes/Cadeia Verde-Amarela.

Amistoso confirmado
No dia 21 de julho, o Sergipe vai realizar um amistoso, em Aquidabã, contra uma seleção local. O Mais Querido levará todos os seus titulares.

Retrocedeu
Depois de ter sido levantada a hipótese de suspensão da Copa das Confederações, por falta de segurança, no Brasil, a FIFA emitiu nota oficial desmentindo essa informação, que circulou, ontem, durante grande parte do dia. Da mesma forma, disse que não é verdade que o nosso país não mais sediará a Copa do Mundo de 2014.

Jefferson
O excelente goleiro do Botafogo, atualmente servindo à seleção brasileira, poderá ser negociado com o futebol europeu.

Gum e Carlinhos
Dois ótimos atletas do Fluminense. O primeiro, zagueiro, e o segundo,lateral-esquerdo. São dois outros nomes na mira de clubes da Europa.

Copa das Confederações
Jogos de hoje: Às 16 horas, em Salvador – Itália X Brasil. No mesmo horário, na Arena Mineirão, em Belo Horizonte – Japão X México. (Ambos pelo grupo A da competição). Amanhã, domingo, pelo grupo B, teremos: Em Fortaleza, na Arena Castelão – Nigéria X Espanha e também às 16 horas, na Arena Pernambuco, Uruguai X Taiti.

Literatura esportiva
Os estudiosos do futebol brasileiro não podem deixar de ler a obra “Juca Kfouri, O Militante da Notícia”, de autoria do jornalista Carlos Alencar. A editora é a IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. Juca é um dos principais jornalistas esportivos do país, considerado o sucessor legítimo de João Saldanha. Atualmente, é colunista da Folha de São Paulo e apresentador e comentarista da ESPN. Autor de várias denúncias, foi um dos que mais lutaram pela implantação da CPI DO FUTEBOL e da que tratou do caso CBF/NIKE. Ele foi diretor da revista PLACAR, no período em que várias reportagens investigativas foram publicadas, sob seu comando.

PELO TWITTER

www.twitter.com/JoseRaimundos  Dilma, Governadores e prefeitos precisam respeitar o povo. O recado está dado. Agora esperamos respostas.

www.twitter.com/henriclay  O modelo político se esgotou. É hora de eleições gerais para assembleia nacional constituinte, para fazer uma profunda reforma política.

www.twitter.com/CelMagno  Povo politizado, um sonho que agora vira realidade. É só o começo, me sinto orgulhoso por ser sergipano e Brasileiro.

www.twitter.com/Edson_Bomfim  É importante separar a legitimidade das manifestações e a rapinagem dos grupos ultraconservadores que não querem o bem do Brasil.

www.twitter.com/FranciscoPippio  Se hoje muita gente no Brasil acordou, foi graças aos que passaram a vida inteira vigilantes para que o sonho não adormecesse.

www.twitter.com/mendoncaprado  Não sou um político que esconde a sua linha de pensamento. Eu acho que a Polícia é quem deve investigar e o Ministério Público denunciar. Lamento a campanha ridícula que estão fazendo contra mim na internet, só porque acho que a Polícia é quem deve investigar. PEC 37 Já!

DO LEITOR
Sobre os neo-ativistas e a modernização das ações da FIFA

Do engenheiro João Bosco Rosa Cruz, o Bobô Cruz: Pois é, o “inverno Brasileiro” tem pautado os comentários em todos os cantos do Brasil! Linda manifestação popular, que contou com a participação de pessoas que nunca tinham experimentado a emoção de gritar nas ruas, as queixas e necessidades do povo Brasileiro. A maioria composta de jovens, mas também de alguns que há 10 anos tentam retornar aos corredores da república e também estavam lá, estes pela primeira vez, mas não pelos mesmos motivos.
Mas foi válida também a participação destes, que, pela primeira vez, puderam ser usados como massa de manobra (espero estar certo) por aquela juventude, teoricamente sem intenções políticas e sim  de critica contra o sistema Brasileiro e solicitando mais melhorias na educação, saúde, transporte etc….
Acredito, que a gota d’água da manifestação se deu nas exigências da FIFA para que um país sedie uma competição sobre sua tutela e os gastos que estas exigências demandam, sem contar com os possíveis exagero dos custos.
Sem entrar no mérito dos custos exorbitantes versus retorno em turismo a longo prazo, empregos gerados e obras de mobilidades exigidas, acho que está mais que na hora da FIFA, como organizadora de um evento do porte da Copa das Confederações e Copa do Mundo, se modernizar e ter em seu rol de exigências pontos definidos de melhoria de cidadania, educação, saúde e preservação do meio ambiente, exigindo índices sociais a serem alcançados como metas para um determinado país sediar os eventos. Tudo isso através de um cronograma de implantação de ações elaborado por um comitê gestor plural. Aí sim, além de bons estádios, teríamos condições de ter melhorias concretas na educação, na saúde, na preservação do meio ambiente e no crescimento urbano no país sede, contribuindo com a modernização dessa entidade que termina por exigir de países em crescimento gastos de país já desenvolvido, obrigando inclusive a construção de verdadeiros elefantes brancos, como os Estádios do Amazonas e Brasília, cujos jogos de futebol não irão suprir àquela administração, a verba necessária para manutenção.
Sobre este assunto me veio uma ideia, já que o Consórcio do Eike Batista deve administrar o Maracanã e seus agregados que são o filé do futebol, que no bojo do contrato, reze a obrigação de manter também um desses dois Estádios, permitindo que ele roa também um ossinho pra compensa e aliviar o bolso do brasileiro.

Karate na Alemanha. Confederação parabeniza atletas
Do professor Yoakan Jócelis: “A confederação de karate Interestilos do Brasil parabeniza seus atletas pela brilhante participação no IV mundial da WJKA que aconteceu na Alemanha no período de 17 e 19 de junho. A federação sergipana mandou 04 atletas para representar o Brasil e tiveram uma excelente participação foram eles:  Juliana duas medalhas de ouro ( kata  e kumite) Fernanda Louise duas medalhas sendo ouro no kata e prata no kumite, Rodrigo uma medalha de ouro kata, e Jonathas Ramos uma medalha de prata no kata.Esses resultados engrandece muito o karate Sergipano pois mostrar que a nova geração do esporte esta vindo com força total, mais uma vez queremos parabenizar esses ilustres atletas e também dar os nossos aplausos ao chefe da delegação por acreditar nessa nova geração o Kioshi Fernado Rocha Baluarte no karate sergipano”.

Nota de Esclarecimento – Prefeitura Municipal de Campo do Brito
A Prefeitura Municipal de Campo do Brito no seu dever de prestar todos os esclarecimentos a respeito de dúvidas sobre a administração municipal, vem a público reafirmar que o motivo da saída de Patrícia Ribeiro Rocha foi uma decisão de ordem pessoal e profissional, uma vez que a mesma é funcionária pública do município de Japaratuba e sua cessão não foi autorizada por aquela gestão municipal.
À época da saída da secretária, o prefeito comentou que recebeu a notícia com surpresa e afirmou que Patrícia Ribeiro Rocha contaria com o seu apreço e sua admiração. Desejando, boa sorte e sucesso em sua nova jornada profissional.
E para dirimir toda e qualquer especulação, segue abaixo, uma nota emitida por Patrícia Ribeiro Rocha, em que confirma o que tínhamos noticiado naquele período:
Em primeiro lugar gostaria de ressaltar que, por a gente viver em um país democrático de direito, a liberdade de expressão deve ser assegurada. Para tanto, entendo e valorizo o papel dos profissionais ligados aos meios de comunicação, embora muitas vezes extrapolem nas suas colocações, por motivos diversos.
Pois bem, como todos sabem sou enfermeira, especializada em Saúde Pública e em Auditoria em Saúde. Funcionária pública concursada, do município de Japaratuba, na Estratégia de Saúde da Família. Também Tenho uma grande aptidão por gestão pública. Foi a partir desta descoberta que tive a oportunidade de assumir a secretaria municipal da Saúde de Campo do Brito por três vezes, em mandatos e períodos distintos.
Ao ser convidada para assumir a Secretaria no atual governo, fui com a certeza e convicção que o peso da responsabilidade seria imensurável, tendo em vista o momento histórico que a nossa querida Campo do Brito estava vivendo e por se tratar de uma pasta problemática, complexa, e que é o gargalo de toda administração pública.
Uma das minhas características principais ao assumir um cargo/função é ter dedicação EXCLUSIVA, pois só dessa forma tenho a sensação de missão cumprida. Foi então que o inesperado aconteceu, acabei sendo surpreendida pela revogação da portaria, na qual me designava para o meu órgão de origem. Dessa forma não tive como hesitar, pois se tratava de um concurso público e para completar a secretária da saúde de Japaratuba, por ser minha amiga, pediu que eu ficasse lhe dando assessoria.
Então, por este motivo deixei a secretaria da saúde de Campo do Brito, acabei frustrando as minhas idealizações por não ter dado prosseguimento aos meus propósitos, que certamente fazem parte desse processo de MUDANÇA que nossa terra viverá.
Ao nosso Excelentíssimo prefeito, o meu apreço e consideração.
Estarei sempre à disposição de vocês.
Atenciosamente,
Patrícia Ribeiro Rocha
Por fim, em nome da Prefeitura Municipal de Campo do Brito e do Prefeito Léo Rocha, nos colocamos à disposição de todos e reafirmamos que o nosso compromisso é realizar uma administração pública transparente e com respeito às pessoas e às instituições. Afinal, um novo tempo se constrói com responsabilidade e trabalho.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 
Frases  do Dia

"O segredo da força está na vontade."

“A vida é uma missão. Qualquer outra definição de vida desorienta aqueles que a aceitam. Religião, ciência, filosofia, embora ainda discordem em muitos pontos, concordam em que toda existência tem um objetivo.”

Giuseppe Mazzini, político e revolucionário italiano nasceu em 22 de Junho de 1805 e morreu em 1872.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais