Lição deixada por Graciliano Ramos p/ políticos

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O relatório administrativo da Prefeitura de Palmeira dos Índios, administrada pelo  então prefeito Graciliano Ramosa. Nota-se que o Brasil já teve político preocupado com a boa aplicação dos recursos públicos. Na semana que Graciliano Ramos foi homenageado no Festival Literário de Paraty (RJ) uma homenagem do blog reproduzindo o relatório, que na verdade é também mais uma obra literária do grande escritor brasileiro. Que sirva de exemplo para todos os políticos.

Relatório da Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios, 1930.

Sr. Governador.

Esta exposição é talvez desnecessária. O balanço que remeto a V. Ex.a mostra bem de que modo foi gasto em 1929 o dinheiro da Prefeitura Municipal de Palmeira do Índios. E nas contas regularmente publicadas há pormenores abundantes, minudência que excitaram o espanto benévolo da imprensa.

Isto é, pois, uma reprodução de fatos que já narrei, com algarismo e prova de guarda-livros, em numerosos balancetes e nas relações que os acompanharam.

RECEITA – 96:924$985

No orçamento do ano passado houve supressão de várias taxas que existiam em 1928. A receita, entretanto, calculada em 68:850$000, atingiu 96:924$985.

E não empreguei rigores excessivos. Fiz apenas isto: extingui favores largamente concedidos a pessoa que não precisavam deles e pus termo à extorsões que afligiam os matutos de pequeno valor, ordinariamente raspados, escorchados, esbrugados pelos exatores.

Não me resolveria, é claro, a pôr em prática no segundo ano de administração a eqüidade que torna o imposto suportável. Adotei-a logo no começo. A receita em 1928 cresceu bastante. E se não chegou à soma agora alcançada, é que me foram indispensáveis alguns meses para corrigir irregularidades muito sérias, prejudiciais à arrecadação.

DESPESA – 105:465$613

Utilizei parte das sobras existentes no primeiro balanço.

ADMINISTRAÇÃO – 22:667$748

Figuram 7:034$558 despendidos com a cobrança das rendas, 3:518$000 com a fiscalização e 2:400$000 pagos a um funcionário aposentado. Tenho seis cobradores, dois fiscais e um secretário. Todos são mal remunerados.

GRATIFICAÇÕES – 1:560$000

Estão reduzidas.

CEMITÉRIO – 243$000

Pensei em construir um novo cemitério, pois o que temos dentro em pouco será insuficiente, mas os trabalhos a que me aventurei, necessários aos vivos, não me permitiram a execução de uma obra, embora útil, prorrogável. Os mortos esperarão mais algum tempo. São os munícipes que não reclamavam.

ILUMINAÇÃO – 7:800$000

A Prefeitura foi intrujada quando, em 1920, aqui se firmou um contrato para o fornecimento de luz. Apesar de ser o negócio referente à claridade, julgo que assinaram aquilo às escuras. É um bluff. Pagamos até a luz que a lua nos dá.

HIGIENE – 8:454$190

O estado sanitário é bom. O posto de higiene, instalado em 1928, presta serviços consideráveis à população. Cães, porcos e outros bichos incômodos não tornaram a aparecer nas ruas. A cidade está limpa.

INSTRUÇÃO – 2:886$180

Instituíram-se escolas em três aldeias. Serra da Mandioca, Anum e Canafístula. O Conselho mandou subvencionar uma sociedade aqui fundada por operários, sociedade que se dedica à educação de adultos.

Presumo que esses estabelecimentos são de eficiência contestável. As aspirantes a professoras revelaram, com admirável unanimidade, uma lastimosa ignorância. Escolhidas algumas delas, as escolas entraram a funcionar regularmente, como as outras.

Não creio que os alunos aprendam ali grande coisa. Obterão, contudo, a habilidade precisa para ler jornais e almanaques, discutir política e decorar sonetos, passatempos acessíveis a quase todos os roceiros.

UMA DÍVIDA ANTIGA – 5:210$000

Entregaram-me, quando entrei em exercício, 105$858 para saldar várias contas, entre elas uma de 5:210$000, relativa a mais de um semestre que deixaram de pagar à empresa fornecedora de luz.

VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS – 56:644$495

Os gatsos com viação e obras públicas foram excessivos. Lamento, entretanto, não me haver sido possível gastar mais. Infelizmente a nossa pobreza é grande. E ainda que elevemos a receita ao dobro da importância que ela ordinariamente alcançava, e economizemos com avareza, muito nos falta realizar. Está visto que me não preocupei com todas as obras exigidas. Escolhi as mais urgentes.

Fiz reparos nas propriedades do Município, remendei as ruas e cuidei especialmente de viação.
  Possuímos uma teia de aranha de veredas muito pitorescas, que se torcem em curvas caprichosas, sobem montes e descem vales de maneira incrível. O caminho que vai a Quebrangulo, por exemplo, original produto de engenharia tupi, tem lugares que só podem ser transitados por automóvel Ford e lagartixa. Sempre me pareceu lamentável desperdício consertar semelhante porcaria.

ESTRADA PALMEIRA A SANTANA

Abandonei as trilhas dos caetés e procurei saber o preço duma estrada que fosse ter a Sant’Ana do Ipanema. Os peritos responderam que ela custaria aí uns seiscentos mil-réis ou sessenta contos. Decidi optar pela despesa avultada.

Os seiscentos mil-réis ficariam perdidos entre os barrancos que enfeitam um caminho atribuído ao defunto Delmiro Gouveia e que o Estado pagou com liberalidade: os sessenta contos, caso eu os pudesse arrancar ao povo, não serviriam talvez ao contribuinte, que, apertado pelos cobradores, diz sempre não ter encomendado obras públicas, mas a alguém haveriam de servir. Conheci os trabalhos em janeiro. Estão prontos vinte e cinco quilômetros. Gastei 26:871$930.

TERRAPLENO DA LAGOA

Este absurdo, este sonho de louco, na opinião de três ou quatro sujeitos que sabem tudo, foi concluído há meses.

Aquilo, que era uma furna lôbrega, tem agora, terminado o aterro, um declive suave. Fiz uma galeria para o escoamento das águas. O pântano que ali havia, cheio de lixo, excelente para a cultura de mosquitos, desapareceu. Deitei sobre as muralhas duas balaustradas de cimento armado. Não há perigo de se despenhar um automóvel lá de cima.

O plano que os técnicos indígenas consideravam impraticável era muito mais modesto.

Os gastos em 1929 montaram a 24:391$925.

SALDO – 2:504$319

Adicionando-se à receita o saldo existente no balanço passado e subtraindo-se a despesa, temos 2:504$319.

2:365$969 estão em caixa e 138$350 depositados no Banco Popular e Agrícola de Palmeira.

PRODUÇÃO

Dos administradores que me precederam uns dedicaram-se a obras urbanas; outros, inimigos de inovações, não se dedicaram a nada.

Nenhum, creio eu, chegou a trabalhar nos subúrbios.

Encontrei em decadência regiões outrora prósperas; terras aráveis entregues a animais, que nelas viviam quase em estado selvagem. A população minguada, ou emigrava para o Sul do País ou se fixava nos municípios vizinhos, nos povoados que nasciam perto das fronteiras e que eram para nós umas sanguessugas. Vegetavam em lastimável abandono alguns agregados humanos.

E o palmeirense afirmava, convicto, que isto era a princesa do sertão. Uma princesa, vá lá, mas princesa muito nua, muito madraça, muito suja e muito escavada.

Favoreci a agricultura livrando-a dos bichos criados à toa; ataquei as patifarias dos pequeninos senhores feudais, exploradores da canalha; suprimi, nas questões rurais, a presença de certos intermediários, que estragavam tudo; facilitei o transporte; estimulei as relações entre o produtor e o consumidor.

Estabeleci feiras em cinco aldeias: 1:156$750 foram-se em reparos nas ruas de Palmeira de Fora.

Canafístula era um chiqueiro. Encontrei lá o ano passado mais de cem porcos misturados com gente. Nunca vi tanto porco.

Desapareceram. E a povoação está quase limpa. Tem mercado semanal, estrada de rodagem e uma escola.

MIUDEZAS

Não pretendo levar ao público a idéia de que os meus empreendimentos tenham vulto. Sei perfeitamente que são miuçalhas. Mas afinal existem. E, comparados a outros ainda menores, demonstram que aqui pelo interior podem tentar-se coisas um pouco diferentes dessas invisíveis sem grande esforço de imaginação ou microscópio.

Quando iniciei a rodovia de Sant’Ana, a opinião de alguns munícipes era de que ela não prestava porque estava boa demais. Como se eles não a merecessem. E argumentavam. Se aquilo não era péssimo, com certeza sairia caro, não poderia ser executado pelo Município.

Agora mudaram de conversa. Os impostos cresceram, dizem. Ou as obras públicas de Palmeira dos Índios são pagas pelo Estado. Chegarei a convencer-me de que não fui eu que as realizei.

BONS COMPANHEIROS

Já estou convencido. Não fui eu, primeiramente porque o dinheiro despendido era do povo, em segundo lugar porque tornaram fácil a minha tarefa uns pobres homens que se esfalfam para não perder salários miseráveis.

Quase tudo foi feito por eles. Eu apenas teria tido o mérito de escolhê-los e vigiá-los, se nisto houvesse mérito.

MULTAS

Arrecadei mais de dois contos de réis de multas. Isto prova que as coisas não vão bem.

E não se esmerilharam contravenções. Pequeninas irregularidades passam despercebidas. As infrações que produziram soma considerável para um orçamento exíguo referem-se a prejuízos individuais e foram denunciadas pelas pessoas ofendidas, de ordinário gente miúda, habituada a sofrer a opressão dos que vão trepando.

Esforcei-me por não cometer injustiças. Isto não obstante, atiraram as multas contra mim como arma política. Com inabilidade infantil, de resto. Se eu deixasse em paz o proprietário que abre as cercas de um desgraçado agricultor e lhe transforma em pasto a lavoura, devia enforcar-me.

Sei bem que antigamente os agentes municipais eram zarolhos. Quando um infeliz se cansava de mendigar o que lhe pertencia, tomava uma resolução heróica; encomendava-se a Deus e ia à capital. E os Prefeitos  achavam razoável que os contraventores fossem punidos pelo Sr. Secretário do Interior, por intermédio da polícia.

REFORMADORES

O esforço empregado para dar ao Município o necessário é vivamente combatido por alguns pregoeiros de métodos administrativos originais. Em conformidade com eles, deveríamos proceder sempre com a máxima condescendência, não onerar os camaradas, se rigorosos apenas com os pobre-diabos sem proteção, diminuir a receita, reduzir a despesa aos vencimentos dos funcionários, que ninguém vive sem comer, deixar esse luxo de obras públicas à Federação, ao Estado ou, em falta destes, à Divina Providência.

Belo programa. Não se faria nada, para não descontentar os amigos: os amigos que pagam, os que administram, o que hão de administrar. Seria ótimo. E existiria por preço baixo uma Prefeitura bode expiatório, magnífico assunto para commérage de lugar pequeno.

POBRE POVO SOFREDOR

É uma interessante classe de contribuintes, módica em número, mas bastante forte. Pertencem a ela negociantes, proprietários, industriais, agiotas que esfolam o próximo com juros de judeu.

Bem comido, bem bebido, o pobre povo sofredor quer escolas, quer luz, quer estradas, quer higiene. É exigente e resmungão.
  Como ninguém ignora que se não obtém de graça as coisas exigidas, cada um dos membros desta respeitável classe acha que os impostos devem ser pagos pelos outros.

PROJETOS

Tenho vários, de execução duvidosa. Poderei concorrer para o aumento da produção e, conseqüentemente, da arrecadação. Mas umas semanas de chuva ou de estiagem arruínam as searas, desmantelam tudo – e os projetos morrem.

Iniciarei, se houver recursos, trabalhos urbanos.

Há pouco tempo, com a iluminação que temos, pérfida, dissimulavam-se nas ruas sérias ameaças à integridade das canelas imprudentes que por ali transitassem em noites de escuro.
Já uma rapariga aqui morreu afogada no enxurro. Uma senhora e uma criança, arrastadas por um dos rios que se formavam no centro da cidade, andaram rolando de cachoeira em cachoeira e danificaram na viagem braços, pernas, costelas e outros órgãos apreciáveis.

Julgo que, por enquanto, semelhantes perigos estão conjurados, mas dois meses de preguiça durante o inverno bastarão para que eles se renovem.

Empedrarei, se puder, algumas ruas.

Tenho também a idéia de iniciar a construção de açudes na zona sertaneja. Mas para que semear promessas que não sei se darão frutos? Relatarei com pormenores os planos a que me referia quando eles estiverem executados, se isto acontecer.

Ficarei, porém, satisfeito se levar ao fim as obras que encetei. É uma pretensão moderada, realizável. Se não realizar, o prejuízo não será grande.

O Município, que esperou dois anos, espera mais um. Mete na Prefeitura um sujeito hábil e vinga-se dizendo de mim cobras e lagartos.

Paz e prosperidade.

Palmeira dos Índios, 11 de janeiro de 1930.

GRACILIANO RAMOS

Campo em Sergipe Já renderia royalties sociais
O Globo, coluna Negócios & Cia, Flávia Oliveira: Se entrasse em vigor hoje, a lei que destina parte dos royalties à educação e à saúde, teria um campo apto a distribuir recursos à União e ao estado e a municípios de Sergipe. O Projeto de Lei 323-E/2007, aprovado anteontem na Câmara (falta passar pelo Senado e pela presidente Dilma), carimba os repasses de áreas com declarações de comercialidade emitidas a partir de 3 de dezembro do ano passado. Desde essa data, a ANP registrou nove blocos nas bacias de Campos (5), Sergipe (1), Recôncavo (1) e Parnaíba (1). Do total, oito ainda estão em fase de desenvolvimento.

Campo em Sergipe Já renderia royalties sociais II
Significa que ainda não iniciaram a extração de petróleo ou gás natural. Portanto, não rendem royalties nem participação especial. A única das áreas que já produz é o campo terrestre de Rabo Branco (SE). Em maio, segundo relatório da ANP, a área produziu 940,07 metros cúbicos de petróleo e 147.713 de gás. Em royalties, foram repassados R$ 153,293 mil. É fração ínfima dos R$ 123,837 milhões que a exploração em terra de óleo e gás rendeu ao governo federal, estados e municípios no mês passado. No mar, onde as operações se concentram, só em maio, a produção de óleo e gás rendeu R$ 1,111 bilhão em royalties.

50% da  PETROGAL
A petrolífera de Portugal é a operadora do campo de Rabo Branco (SE). A outra sócia é a Petrobras. A estatal está em outros três campos declarados comerciais desde dezembro; cinco têm a OGX.

Atualização Blog
Devido ao feriado de Emancipação Política de Sergipe comemorado nesta segunda-feira, 08, o blog só volta a ser atualizado na próxima terça-feira. 09. Um bom feriadão para todos.

Cash eletrônico da Caixa na orla: sempre com problema
O cash eletrônico da Caixa localizado na Orla da Atalaia, um pouco antes da entrada da Passarela do Caranguejo passa mais tempo fora do ar do que funcionando. Além de prejudicar os clientes sergipanos, prejudica também o turismo local. Na última sexta-feira, o titular deste espaço, em menos de meia hora observou mais de 10 pessoas tentando usar o cash sem sucesso. A maioria turistas.

Cidade do interior paga salário de R$ 30 mil para segurar médico
(FSP, de ontem, 05): Há 18 dias, Khariny Gonçalves e Silva, 33, assumiu a função de única médica de Novo Santo Antônio (MT), cidade a 1.100 km da capital do Estado. Salário: R$ 30 mil. "Não tem asfalto, não tem esgoto, nem água encanada", diz Eleandro Turatti, marido da médica. "Para sacar dinheiro, são quatro horas de carro."

Estrutura
A estrutura que encontrou na unidade de saúde não era boa, mas está melhorando, diz Khariny. "O prefeito não sabe o que o posto precisa. Se peço um remédio, na outra semana está chegando." Com grande rotatividade e dificuldade de fixar um médico, a prefeitura de Novo Santo Antônio –cidade de 2.000 habitantes– diz que é obrigada a pagar salários elevados.

Deu trabalho
"Hoje temos a médica, mas deu trabalho. Pago R$ 30 mil para ficar. Se não for [esse salário], não vem médico. E esse valor mata o município", explica Lourivan Santos, secretário municipal de Saúde. Mesmo após os descontos, o salário de Khariny, que faz jornada de 40 horas semanais e sobreaviso, é mais que o dobro dos R$ 10 mil líquidos anunciados pelo Ministério da Saúde para o programa "Mais Médicos" de fixação de médicos brasileiros e estrangeiros no interior.

Prioridade
O ministro Alexandre Padilha (Saúde) tem dito que a prioridade será preencher as cerca de 10 mil vagas com os profissionais brasileiros. Porém, a realidade de municípios do interior ou periferia das grandes cidades mostra que, com salários iguais ou superiores à bolsa, não é tarefa fácil fixar o médico. Os motivos relatados por gestores variam: falta de estrutura da cidade, distância da capital e salários mais atrativos nos grandes centros. O Conselho Federal de Medicina diz que é preciso estruturar carreiras para médicos.

Padre detesta política, mas não perde a oportunidade de discursar
Tem coisas que só ocorrem em Sergipe. Pode ter certeza. Este espaço já falou por várias vezes dos devaneios do padre de Macambira, o Américo. Diz que não gosta de política, mas pede voto na eleição, foi quase preso no dia e “arrumou” um 13 para colocar na porta da Igreja.

Padre detesta política, mas não perde a oportunidade de discursar II
Na última sexta-feira, 05, aprontou mais uma durante duas inaugurações do governo do Estado no município de Campo do Brito. Foi convidado, não para discursar, mas para conceder a tradicional benção nas inaugurações. Mas não perdeu tempo e discursou por duas oportunidades. Em uma delas, o povo cansado estava conversando e ele de pronto “é falta de educação conversar enquanto outro está falando”. E o que ele faz ?

Padre detesta política, mas não perde a oportunidade de discursar III
Em dado momento do discurso disse que gosta de fiscalizar os políticos e “mete o pau mesmo”. Belo termo para um padre. Aliás, ainda  tirou onda com o deputado federal Valadares Filho, que estava presente dizendo “soube que esteve na cúria”. Só pode ter sido quando dos problemas causados por ele e a população cansada pede ajuda para que a Igreja Católica não fique maculada. De nada adianta o padre Américo continuará com seus devaneios. Parece que os comandantes da Igreja Católica em Sergipe apoiam tudo que ele faz.

Márcio destaca reunião com Dilma 
O deputado federal Márcio Macêdo participou na última sexta-feira, 05, de uma reunião com a presidente Dilma Rousseff, quando se discutiu a proposta do Governo Federal de realização de um plebiscito para reforma política. O parlamentar sergipano integra a comissão do Partido dos Trabalhadores responsável pelo aprofundamento do debate sobre o tema. Márcio considerou o encontro como muito positivo. Ele é um dos entusiastas da reforma e acredita que este é o melhor caminho para aprimorar o modelo político brasileiro e fortalecer a democracia no país.

Alto nível
"O encontro foi de alto nível. Dilma Rousseff é uma presidente que compreende o que está acontecendo no Brasil e, como estadista, está ouvindo as vozes das ruas. Ela está preocupada em dar as respostas para esse novo momento da política brasileira. A presidente está empenhada em cumprir os cinco pactos que ela anunciou para o Brasil", afirmou Márcio Macêdo, após o encontro.

Plebiscito
Em relação ao plebiscito, o parlamentar sergipano comentou que a presidente reafirmou seu respeito ao Congresso, que é a quem cabe desencadear o processo da reforma. "A presidente sabe que é papel do Congresso realizar o plebiscito. Ela respeita e tem uma posição a favor da reforma política com plebiscito já", frisou Márcio Macêdo, que também é favorável ao encaminhamento imediato do processo de consulta popular.

Obra em Frei Paulo
A assessoria da Prefeitura de Frei Paulo, esclareceu ontem, 05, que a obra da Praça da Juventude ainda não foi entregue pela empresa e por isso não foi inaugurada. Explicou que é um complexo com campo, quadra e clube social. A previsão é que a obra esteja pronta no final deste mês para inauguração de imediato.

Angélica apoia luta do Sindimed contra importação de médicos
A presidente da Assembleia Legislativa, deputada estadual Angélica Guimarães (PSC), participou do ato organizado pelo Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed) e demais Entidades Médicas (CRM e SOMESE) simbolizando o Dia de Mobilização Nacional Contra a importação de Médicos e as Mazelas no Sistema de Saúde. A parlamentar marcou posição contra a vinda de profissionais mal qualificados para atuarem no Brasil.

José Carvalho
É justo que seja lembrada no dia internacional das cooperativas, 06, a figura de José Carvalho, o maior defensor das cooperativas e de seu sistema, em Sergipe. Apresentou, durante décadas, no rádio sergipano, o programa “Cooperativismo em Foco”.

Protógenes quer CPI para investigar fraude fiscal da Rede Globo
Fonte: R7: O deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) diz serem graves as informações que recebeu sobre sonegações fiscais cometidas pela Rede Globo. Recentemente, documentos vazados na internet divulgaram que a empresa teria sonegado um total de R$183,14 milhões da Receita Federal. O delegado recebeu os documentos de manifestantes que protestavam contra a emissora no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (4) e disse que fará investigação sobre o assunto no Congresso Nacional.

Procedimentos
“Pode-se partir até para uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) como outro tipo de investigação. Do meu conhecimento, já existem alguns procedimentos investigativos. Se eles não estiverem tendo seu tratamento a altura da gravidade do que se apura, é evidente que tem de ter uma investigação maior por parte do Parlamento brasileiro”, disse o parlamentar em matéria publicada pelo R7.

Receita Federal
Protógenes, que vem acompanhando o assunto, diz que quer integrar em sua investigação a informação de outras esferas que já estariam analisando a Rede Globo. “Eu já estou estruturando para solicitar informações junto à Receita Federal, de procedimentos instaurados, e também junto ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal, indícios de Crime Financeiro. Não há só indícios de sonegação Fiscal. Foram relatados, pelo que acompanho, crimes financeiros e crimes tributários, e há indícios a se apurar nessa direção”, afirmou.

Reivindicações
O deputado, que é ex-delegado da Polícia Federal, relata não ver indício de fraudes na documentação apresentada pelos manifestantes. Segundo ele, “as reivindicações são legítimas”.Na noite desta quarta-feira (3), cerca de mil manifestantes se reuniram na frente da sede da Rede Globo, no Rio de Janeiro. O grupo questionava o não pagamento dos impostos por parte da emissora à Receita Federal entre outros pontos relativos à empresa. Durante o ato, foi entregue uma carta à Rede Globo cobrando explicações sobre a fraude ao fisco, assumida pelo grupo televisivo.Procurada pela reportagem do Portal R7, a assessoria de imprensa da Rede Globo ainda não havia se manifestado até a publicação desta nota.

AMURCES e AMBARCO vão participar da XVI Marcha dos Prefeitos em Brasília
As Associações dos Municípios da Região do Centro Sul (AMURCES) e dos Municípios da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba (AMBARCO) estarão representadas na XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, de 8 a 11 de julho, no Royal Tulip Brasília Alvorada Hotel (SHTN – Trecho 1, Conjunto B, Bloco C), na capital federal. As duas entidades estarão presentes nos atos e convidam toda a classe política, em especial os prefeitos, para participarem da Marcha.

Empresários comemoram o fim da multa de 10% do FGTS

De Brasília, por meio das redes sociais, o presidente da ACESE, Alexandre Porto comemorou e parabenizou o Deputado Laércio Oliveira pela mobilização e empenho na aprovação do projeto aprovado na última quarta-feira (03) e agradeceu aos Deputados André Moura, Valadares Filho, Almeida Lima, Mendonça Prado e Fábio Reis que votaram a favor do PLP 200/2012.

Empresários comemoram o fim da multa de 10% do FGTS II
O Deputado Rogério Carvalho foi o único da bancada de Sergipe que votou contra o setor produtivo brasileiro.  "Parabéns, aos Deputados Federais que votaram a favor da extinção dos 10% da multa rescisória. Essa é uma conta que pagamos há mais de 10 anos e chegou a hora de fazer justiça com o empregador. Foi sem dúvida uma grande vitória. Agora é aguardar a sanção da Presidenta Dilma. Valeu Brasil!", finalizou.

PGE e SETRAB discutem sobre Programa ProJovem
O procurador assistente, Arthur Borba recebeu o secretário de Estado do Trabalho (SETRAB), José Lauro Seixas Lima, para uma reunião relativa a convênios relacionados ao Programa ProJovem. Discutiram assuntos relativos a este projeto que já está em execução em Sergipe.

Reinserção
Lançado em 2005 pelo Governo Federal o ProJovem faz parte da Política Nacional de Juventude,e destina-se a promover a inclusão social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental. O programa  tem o objetivo de  buscar  a reinserção deste jovem na escola e no mundo do trabalho, de modo a propiciar mais oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania.

Finalidades
Nessa perspectiva, o Programa tem como finalidades específicas  a reinserção dos jovens no processo de escolarização; a identificação de oportunidades potenciais de trabalho e a capacitação para o mundo do trabalho; a participação dos jovens em ações coletivas de interesse público; a inclusão digital como instrumento de inserção produtiva e de comunicação como também a ampliação do acesso dos jovens à cultura.

Dia do panificador é comemorado
Nesse domingo, 07 de julho, será comemorado o Dia Nacional do Panificador. Sergipe registra a data com um evento festivo e de negócios, que será realizado no Complexo Desportivo do SESI, localizado no Dia, a partir das 10h da manhã. Empreendedores, colaboradores e fornecedores das panificações estarão reunidos para um momento de confraternização.

Dia de negócios
Segundo Antonio Carlos, presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado de Sergipe, há vários anos a data vem sendo comemorada. “Dessa vez o Sindicato estará realizando um dia de negócios e lazer, que terá também a participação dos parceiros. Será um momento oportuno para reunir a classe e familiares para uma grande festa de confraternização, com churrasco, distribuição de brindes para os colaboradores e brinquedos para as crianças. Será um dia cheio de atividades recreativas”, explica Antonio Carlos.

Panificações
A primeira atividade do dia será uma exposição de produtos para panificação com oportunidade de negócios. Atualmente em Sergipe existem mais de 800 panificações, desse total mais de 100 são sindicalizadas. São empreendimentos situados em Aracaju e distribuídos em todo o Estado, que trabalham diariamente para garantir o pão de cada dia.A confraternização em homenagem ao Dia Nacional do Panificador é uma ação do Sindicato, que conta com o apoio de parceiros e fornecedores, como a Federação das Indústrias do Estado de Sergipe, Sebrae e Moinho Sergipe.

Show Atheneu. Esclarecimento
D diretora do Atheneu, Maria Salete: Como diretora do Teatro Atheneu, quando avisada em tempo hábil, de cancelamentos e adiamentos de espetáculos, comunico a ASCOM da SECULT que publica a notícia no site do teatro. Toda a responsabilidade de esclarecimentos e informações para o público fica por conta do produtor local. No Show de Moacyr Franco os funcionários do teatro foram orientados a devolver o dinheiro de quem comprou o ingresso no teatro, e ficaram para dar informações até às 20H30. Pois o show estava marcado para às 20H.

Cursos da Valdice
A Escola de Artes Valdice Teles, unidade da Secretaria Especial de Cultura (Sec/Funcaju), já está com as inscrições abertas até o dia 12 deste mês para cursos de artesanato, dança, teatro e música que serão oferecidos neste segundo semestre. Para fazer a matrícula na escola de artes basta apresentar uma foto 3×4, comprovante de residência, cópia da carteira de identidade e preenchimento da ficha de inscrição, além do pagamento de uma taxa semestral no valor de R$ 20. Funcionários municipais e pessoas comprovadamente carentes são isentas da taxa. As aulas começa dia 5 de agosto. A Escola de Artes Valdice Teles, que está agora na rua Vila Cristina, 354 – bairro São José, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e sábado, das 8h às 12h. O telefone de contato é o 3211-6913.

Cheiro da Minha Terra. Chiko Queiroga e Antônio Rogério
Na próxima terça-feira, 09, ás 21 horas no teatro Tobias Barreto Chiko Queiroga e Antonio Rogério estarão fazendo um grande show intitulado cheiro da minha terra.será em comemoração aos 15 anos de sucesso da dupla.teremos participações especiais de Gladston Rosa(SE).Jorge Papapá-Ba(compositor de Ivete Sangalo),Jota Luna(poeta de Paulo Afonso),Lahu da Flauta e Carlos Vilella (compositor de Adelmário Coelho, Flavio José e Fagner). ingressos antecipados poderão ser adquiridos na Curtsom(rodoviário velha),na bilheteria do teatro,na Pierre Alexander(rua lagarto 1200 próximo ao prédio da oi) ou pelo disk ingresso mm motos 3248-4989.informações 9948-9421. na compra de um ingresso ganhe um kit surpresa Pierre Alexande e mais um cd de Chiko Queiroga e Antonio Rogério.

AGENDA
6 DE JULHO. Hoje é o dia internacional das cooperativas. COOPERATIVA é uma organização formada e dirigida por uma associação de usuários, que se reúnem em igualdade de direitos com o objetivo de desenvolver uma atividade econômica ou prestar serviços comuns, eliminando os intermediários. O COOPERATIVISMO é uma doutrina que tem por objetivo a solução dos problemas sociais por meio da criação de comunidades de cooperação. O cooperativismo surgiu na Inglaterra, em 1844, quando foi constituída uma cooperativa integrada por tecelões, na cidade de Rochdale. No Brasil, as primeiras cooperativas surgiram na segunda metade do século XIX, principalmente no meio rural.
08 DE JULHO – Segunda-feira próxima. Dia do padeiro e, também, dia dedicado à Ciência (no Brasil). Em Sergipe, é feriado. O povo sergipano comemora sua EMANCIPAÇÃO POLÍTICA. A Carta Régia que declarou a emancipação política de Sergipe foi assinada por Dom João VI, em 8 de julho de 1820.
11 de julho – Quinta-feira – Nova manifestação política nas ruas do país, inclusive com paralisação de atividades por um dia.
12 de julho –  Sexta-feira – Posse, na AABB Aracaju, da nova diretoria do Sindicato dos Bancários, que tem na liderança o funcionário do BB, José Souza de Jesus.

Curtas
RENAN MUDA POSIÇÃO E AGORA DIZ QUE VAI RESSARCIR A UNIÃO. /// AUMENTA O NÚMERO DE AUTORIDADES QUE SE UTILIZARAM DE JATOS DA FAB PARA ASSISTIR À DECISÃO DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES. /// TEMER RECUA E PASSA A APOIAR O PLEBISCITO AINDA ESTE ANO. /// OPOSIÇÃO DIZ QUE PROPOSTA DO PLEBISCITO JÁ NASCEU MORTA. /// GRACILIANO RAMOS É HOMENAGEADO NA FESTA LITERÁRIA DE PARATY. /// SITUAÇÃO NO EGITO AINDA É INSTÁVEL. /// LÍDERES SUL-AMERICANOS SOLIDARIZAM-SE COM A  VENEZUELA E AFIRMAM QUE EPISÓDIO DO BLOQUEIO DA AERONAVE PARA IMPEDIR SEU RETORNO A CARACAS FOI UMA AFRONTA À SOBERANIA DO GOVERNO VENEZUELANO. /// MICHEL TEMER VAI REUNIR-SE COM A BANCADA ALIADA NO SENADO SOBRE O PLEBISCITO. /// SENADOR ALOYSIO NUNES FERREIRA, DO PSDB, NÃO ACREDITA EM PLEBISCITO AGORA. /// DILMA APELA PARA AS LIDERANÇAS DA BASE DO GOVERNO E REFORÇA SUA CONFIANÇA NA INTELIGÊNCIA DO POVO BRASILEIRO. /// PETISTAS CRITICAM A COMUNICAÇÃO DO GOVERNO POR DESPREZAR AS REDES SOCIAIS. /// DESTINO DO PLEBISCITO ESTÁ NAS MÃOS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. /// RENAN AFIRMA QUE SENADO SÓ ENTRA NA JOGADA SE A PROPOSTA PASSAR PELA CÂMARA FEDERAL. /// OAB LANÇA CAMPANHA PARA EXPLICAR SUA PROPOSTA DE REFORMA POLÍTICA. /// SETOR PRODUTIVO COMEMORA QUEDA DOS 10 POR CENTO SOBRE O FGTS. /// JOGO DO BICHO MOVIMENTA 12 BILHÕES DE REAIS POR ANO NO BRASIL. /// IGREJA CATÓLICA ULTIMA PREPARATIVOS PARA A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE. /// JOÃO PAULO II ESTÁ PERTO DE SER SAGRADO SANTO, INDEPENDENTEMENTE DE COMPROVAÇÃO DE UM SEGUNDO MILAGRE.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

PREVI
A PREVI, o maior fundo de pensão da América Latina, tem como patrocinador o Banco do Brasil. A Caixa de Previdência dos Funcionários do BB foi fundada em 16 de abril de 1904, tendo completado, portanto, 109 anos, em abril último. O seu nome original era Caixa Montepio dos Funcionários do Banco da República do Brazil (com z, mesmo). Com 120 mil participantes somente no Plano 1, a instituição criou o Plano 2, chamado de PREVI Futuro, para os funcionários do BB admitidos a partir de 1998. Desde 2008, através da famigerada Resolução 26 do CGPC – Conselho Gestor da Previdência Complementar, o superávit da PREVI tem sido dividido em partes iguais com o Banco do Brasil, que é PATROCINADOR e não PARTICIPANTE. Todos os recursos de um fundo de pensão devem ser direcionados no sentido de garantir o pagamento das aposentadorias e outros benefícios legais, como as pensões. Com um patrimônio invejável, a PREVI tem sido alvo da cobiça de muita gente (do governo, por exemplo, que é o maior acionista do Banco do Brasil, o seu patrocinador). Sou um dos participantes da PREVI. Indignado com uma matéria publicada pela Folha de São Paulo, que está motivando ampla repercussão, estou abrindo a parte inicial do ESPAÇO DO ALCEU de hoje para a reprodução da referida matéria:

Jornal: fundo do Banco do Brasil gasta R$ 14 mi em palco de sorteio da Copa

Arena será construída na Costa do Sauipe, complexo no litoral norte da Bahia
 
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o Previ – fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, o maior do País – vai gastar R$ 14 milhões para construir a Arena Sauipe, onde acontecerá o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014. A Previ é também a acionista única do resort da Costa do Sauipe, local em que será erguido o complexo. O evento está marcado para 6 de dezembro, na Bahia, e tem audiência estimada pela Fifa de 2 bilhões de pessoas ao redor do mundo.

Segundo a publicação, a Previ foi procurada e não se manifestou sobre o assunto. A Arena Sauipe tem inauguração prevista para 24 de agosto, a tempo de promover eventos-teste no local antes do sorteio. O projeto prevê um salão principal de 2,4 mil m², com capacidade para 3,5 mil pessoas sentadas ou 6 mil em pé durante shows. A Folha também afirma que a escolha da Bahia para receber o sorteio é uma forma de compensação pela Arena Fonte Nova não ter recebido o jogo de abertura da Copa, nem uma partida das oitavas de final com o primeiro colocado de um dos grupos.

Sergipe na Cabeça
Líder isolado do grupo A-4 da série D, o Sergipe tem tudo para ampliar sua vantagem sobre os demais integrantes de seu grupo na competição. O quadro rubro, comandado por Givanildo Sales, vai enfrentar o Juazeirense, amanhã à tarde, às 16 horas, no Estádio Fernando França, em Carmópolis.

Sete na seleção
Sete jogadores do Brasil foram escolhidos para compor a seleção hipotética da Copa das Confederações: Júlio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz , Paulinho, Neymar e Fred. Iniesta, Sérgio Ramos e Fernando Torres (Espanha) e Luiz Suarez (Uruguai) completaram a relação anunciada pela FIFA.

FIFA confirma
A FIFA ratificou sua decisão, já anunciada no começo da semana, segundo a qual os ingressos para os jogos da Copa do Mundo serão os mais baratos de todos os tempos. Os descontos especiais, porém, não contemplarão as partidas relativas às fases semifinais e finais.

Livro
O jornalista Maneco Muller, que se tornou famoso como cronista social, tendo sido o pioneiro nessa área, em 1945, no Diário Carioca, teve relançado, na última quarta-feira, o livro “O Velho e a Bola”, uma coletânea que resulta da compilação de 40 crônicas do escritor (1923/2005), sobre o ex-craque Nilton Santos, do Botafogo e da seleção brasileira, que completou 88 anos no último dia 16 de junho, e que está internado, com Alzheimer, desde 2008. Na oportunidade, foram prestadas homenagens a Maneco Muller e a mais 11 jornalistas esportivos torcedores do Botafogo, que tiveram seus nomes gravados em uma placa. A compilação das crônicas foi realizada pelo jornalista Rafael Casé, a partir do acervo do jornal Última Hora. Maneco Muller as escreveu em 1963, como tributo a Nilton Santos, a “Enciclopédia do Futebol”, para louvar a vitória do Brasil na Copa do Mundo do Chile, em 1962.

Djalma Santos
Outra legenda do futebol brasileiro, o lateral-direito Djalma Santos, vai ser homenageado pelo Palmeiras, no jogo de hoje, pela série B, contra o Oeste, em Presidente Prudente. Com 84 anos, Djalma Santos está internado na UTI de hospital em Uberaba, com infecção pulmonar. Os atletas palmeirenses entrarão em campo com uma mensagem de apoio ao ex-craque estampada nas camisas.

Jogo rápido
Comissão especial visitou ontem o João Hora. /// Terça-feira estará no Estádio Proletário Sabino Ribeiro. /// Objetivo: fazer levantamento para a realização de obras de revitalização das duas praças esportivas. /// Se o que está sendo propalado for verdade, é um verdadeiro absurdo. A reforma do Batistão não estaria contemplando um novo sistema de iluminação. Seriam apenas trocadas as luminárias. /// Torcemos para que não seja verdade. /// Ideia do cronista esportivo e jornalista Otacílio Leite pegou bem. Eis que o governo do Estado, sensibilizado, já tomou as primeiras providências quanto à revitalização dos estádios do Sergipe e do Confiança.

Memória do Esporte
Em 6 de julho de 1974, o Brasil disputa o terceiro lugar da Copa do Mundo realizada na Alemanha Ocidental, jogando contra a Polônia, depois de perder por 2 a zero para a Holanda. Resultado: Polônia 1 X 0 Brasil. A seleção brasileira ficou em quarto lugar. Em 7 de julho de 1957, Pelé faz sua estréia na seleção brasileira e marca o gol do Brasil na derrota por 2 a 1, para a Argentina, no Maracanã, pela Copa Roca. Em 7 de julho de 1974, jogando em casa, a Alemanha Ocidental sagra-se campeã do mundo ao vencer a Holanda, por 2 a 1, em Munique.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Ricadv3232  O "Povo esta com vontade de dar umas "boas palmadas" ao modo antigo nos Políticos" para ver se aprendem a lição de como se comportar.

www.twitter.com/Edson_Bomfim  Lembrando a canção "Nos Bailes da Vida" (Milton Nascimento), os médicos cubanos vão onde o povo está, e o médico, não! Que tal?

www.twitter.com/ojoaoaugusto  O Conselho Regional de Medicina deveria ter a mesma energia apurando denúncias engavetadas contra médicos, igual à vinda dos estrangeiros

www.twitter.com/ffariajr  "Quem enrolou seu para-quedas hoje?  Bom dia!

www.twitter.com/marcosaurelio23  Viram a condenação do Paulo Henrique Amorim por racismo? Ele disse que o Heraldo Pereira, Globo, "é um Negro de alma branca"! Pena justa!

www.twitter.com/rlimaneto  Alguém já leu a recém-lançada biografia de Dirceu ? Julgamentos a parte, deve ser interessante, uma aula da história recente do Brasil.

NOTA

O Sindetran comunica: o silêncio de Jackson

O Sindicato dos Servidores de Sergipe comunica:Na última audiência que tivemos com Jackson Barreto, ele afirmou que nos receberia hoje, 05/07, para apresentar alguma proposta. Contudo, mais uma vez o governador em exercício faltou com sua palavra. Já é de praxe: embora o Tribunal de Justiça tenha dito que o movimento paredista dos servidores do Detran frustrou negociações que estavam em andamento, o que tivemos até agora foram reuniões onde Jackson fazia as vezes de desentendido e Bosco Costa não cumpria com a prerrogativa de “intermediar”, como ele mesmo gosta de dizer, a situação, (ou seja, ao invés de ajudar, prestava o desserviço de comunicar para o Palácio de Despachos com atraso e equívoco as reivindicações da categoria), e ambos "jogavam a bola" de um para o outro, sem chegar a termo algum, negando-se a negociar.
Jackson se acertou com o Sintese (Sindicato dos Trabalhadores em Educação) e com o Sintrase (Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos do Estado de Sergipe). Com o Sindifisco (Sindicato do Fisco do Estado de Sergipe), vai se entendendo e reúne-se na próxima quarta-feira, 10/07. Todos estes sindicatos são antigos e representam categorias numerosas. 2014 é um ano eleitoral, não cairia bem começa-lo mantendo rusgas com os 22.000 profissionais da educação, por exemplo. Mas nós, servidores do trânsito, embora poucos e talvez por isso ignorados, somos os únicos que, diretamente, produzem renda para os cofres do estado. Nosso empenho e inteligência contribui para a arrecadação de Sergipe. Os serviços do Detran são caros e o resultado deles, milionário. No entanto, a fatia que temos disso são os vergonhosos R$ 684,00 líquidos.
Ao governador, gostaríamos de dizer: a greve acabou, mas nosso salário continua miserável, a estrutura da maioria das unidades do interior permanece precária, as diárias abusivas e ilegais seguem sendo pagas, estagiários ainda são contratados de forma irregular (ao invés de serem convocados os excedentes do último concurso) para maquiar a urgente necessidade de funcionários na autarquia. E por essas e outras, nosso descontentamento, nossa indignação e o descrédito do Governo e dos dirigentes despreparados e preocupados apenas com seus interesses pessoais e políticos que ocupam as cadeiras das diretorias do Detran, também resistem. Nós garantimos: novas manifestações surgirão. A chama da revolta está acesa e será difícil apaga-la.
Atenciosamente,Ascom Sindetran

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frases  do Dia
“ Partilhe o seu conhecimento. É uma das maneiras de atingir a imortalidade”.

“Quando morremos, nada será levado, exceção das sementes lançadas por nosso trabalho e do nosso conhecimento.”

“Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso…”

Tenzin Gyatso, atual Dalai Lama (14º) e líder religioso do Budismo, nasceu em 06 de Julho de 1935;

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais