Razões da revolta de alguns médicos

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Num país distante uma tentativa de revolta foi frustrada porque não recebeu o apoio principal: da população. Lá, no país conhecido do “jeitinho”, onde quem tinha que trabalhar seis horas, trabalhava apenas duas, a população se revoltou e resolveu trazer de fora médicos para cuidar dos mais carentes.

E os motivos da revolta frustrada? Foram muitos, mas alguns o blog lembra, apesar do fato ter acontecido há muito tempo:

– Alguns médicos que eram donos de clinicas ficaram com receio de  não mais prescreverem à vontade suas próteses e órteses, onde ganham além da cirurgia, cerca de 40% das empresas que revendem estes equipamentos.

– Em algumas províncias deste país existiam apenas dois profissionais neurocirurgiões, que eram donos de uma empresa de próteses e órteses e prescreviam um monte destas, sem justificativas médicas. A população descobriu que a empresa estava em nome de um laranja.

– Já numa capital de uma das províncias alguns médicos donos de clinicas ganhavam com a falta de colegas no interior e enriqueciam a medida  que os pobres do interior tem de vir a uma destas clínicas pagando do pouco dinheiro que eles não tinham. Tinham medo do lucro gratuito acabar (como acabou) e ainda tinham a audácia de espalhar pela província, através da imprensa, critica aos gestores do interior.

–   Enquanto no interior das províncias os pobres não tinham médicos, na capital alguns profissionais, como anestesistas, ganhavam o equivalente a R$ 200,00 por hora de trabalho. Os gestores ficavam reféns destes profissionais que em algumas especialidades não tinha concorrência.

– Naquele país distante tinha um órgão classista, mas fechava os olhos e era corporativista não punido médicos que abandonavam os plantões, faltavam, cobravam de pacientes pelo sistema público, cartelizações da medicina, imprudências e negligências.

– Com isso a categoria ficou enfraquecida no país e a revolta não teve apoio da população. E alguns médicos humanistas e preocupados com a saúde pública começaram a gritar a mostrar que não concordavam com os colegas.

– E aqueles poucos que ditavam as regras nos órgãos representativos começaram a perder força. Suas indicações financeiras e não técnicas começaram a ser desvendadas pelos próprios colegas.  A ânsia e ganância de alguns começaram a ser expostas para todos.

E como escreveu Einstein a população e a maioria dos médicos daquele país abriu a mente para uma nova ideia e ela (a mente) jamais voltou para o tamanho original.

Acabou o boicote a saúde pública, a gestão. A classe médica continua lutando pelos seus direitos, mas agora ao lado da população e não por conta de politicalhas baratas e o estímulo a impunidade dos que agiam com má-fé.

Associação das Pensionistas de SE pede a Jackson que mude calendário de pagamento
A presidente da Associação das Pensionistas do Estado de Sergipe, Isaura Maria Mascarenhas  (pens. do proc. Laurindo Alves Campos, falecido 30/07/93), Isaura Maria Mascarenhas está pedindo ao governador em exercício Jackson Barreto que retorne o pagamento das pensionistas e aposentados para o primeiro dia de pagamento do governo. Ela lamenta que além de ter mudado para o último dia do calendário o pagamento de julho só será efetuado em agosto.

PM é para garantir segurança fora dos estádios
Há muito tempo o blog vem batendo nesta tecla, mas alguns leitores não entenderam. A PM tem que atuar na segurança fora dos estádios de futebol. Dentro os responsáveis devem contratar segurança privada. Ontem, 29, a PM anunciou que vai cumprir a lei. Ou seja, estavam atuando ilegalmente nos estádios a pedido da FSF. Obs: Veja como se faz democracia. No Espaço do Alceu Monteiro, lá embaixo neste blog, a opinião dele é totalmente contrária a do titular deste espaço. É assim que se faz!

Sem tetos: é preciso separar quem necessita dos oportunistas
O blog sempre bateu nesta tecla. No movimento sem teto tem gente que não precisa e vai de invasão em invasão, ganhando residências e depois revendendo. Ontem, 29, a  secretária municipal da Família e da Assistência Social de Aracaju, Selma Mesquita, fez um grave relato: das cerca de 300 famílias que se encontram hoje na invasão Novo Amanhecer apenas 70 estão no cadastro feito pela PMA quando da retirada da invasão do 17 de Março.

OSCIP. Prefeito do PSB também quer implantar na área da saúde
Depois que a oposição ao prefeito João Alves (DEM) criticou a implantação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, a administração do município de São Cristovão, comandada pelo PSB, resolveu copiar a ideia e ontem, 29,  divulgou no Diário Oficial do Estado o “Chamamento Público” voltado para o Fundo Municipal de Saúde. A prefeita do município é Rivanda Farias.

Responsabilidade no descarte dos resíduos industriais
Perguntar não ofende. A Ambev  (multinacional) em Sergipe e a Dakota Calçados (nacional) já estão descartando os resíduos industriais de forma correta em Sergipe? O blog denunciou que a Ambev (Estância) e a Dakota (Simão Dias) estavam jogando os resíduos industriais em lixões nos respectivos municípios. O blog vai em busca de informações com a população local.

OAB lança campanha em Sergipe por eleições limpas
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado, lança quinta-feira, 1°, no auditório da OAB Sergipe a campanha "Eleições Limpas". Com a iniciativa, a OAB vai buscar 1,6 milhão de assinaturas pelo Brasil para que a proposta de reforma política de iniciativa popular se torne lei. Toda a sociedade sergipana está convidada para o evento que acontece às 19h, na antiga sede da OAB/SE, localizada na Travessa Martinho Garcez, 71, Centro.

Defesa
O presidente da Seccional Sergipana, Carlos Augusto Monteiro Nascimento, lembrou que a Ordem já tem defendido a questão da reforma política há muito tempo. “O Conselho Federal já vem se debruçando sobre a matéria da reforma política há vários anos e, por conta disso, lançou essa campanha ‘Eleições Limpas’. Várias seccionais já vêm lançando suas respectivas campanhas, com coleta de assinaturas físicas, estimuladas, inclusive, por outras entidades irmanadas no mesmo propósito da Ordem”.

Compensações previdenciárias indevidas
Como se não bastasse os processos que tramitam no TJSE , referentes a atos de improbidade administrativa em desfavor do prefeito de Frei Paulo,José Arinaldo de Oliveira Filho (DEM),agora tem mais um para a coleção. Segundo o blog foi informado de que trata-se de R$1.556.160,90 que é referente à soma de prejuízos identificados na prefeitura de Frei Paulo/SE por conta das compensações previdenciárias indevidas. Os processos 201168000811 e 201268000502 são a respeito de contratações de pessoas e o processo 201368000604 é referente à ação ingressada pelo Ministério Público Federal em Sergipe.

TJSE: proposta de isonomia no auxílio-alimentação
O Presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), Des. Cláudio Dinart Déda Chagas, recebe ontem, 29, o Presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (SINDIJUS), Plínio Pugliese. Na oportunidade, o presidente do TJSE informou ao representante dos servidores a sua intenção de realizar a equiparação (isonomia) nos valores pagos, a título de auxílio-alimentação, entre servidores e magistrados, de forma parcelada, a partir de 2014.

Parcelas
“Preciso encaminhar tal proposta para o Pleno. Aprovada pelo Colegiado, a isonomia será realizada em parcelas, a partir do próximo ano”, explicou o magistrado. Além disso ficou definida, até o final de 2013, a concessão da adequação no reajuste do auxílio-alimentação, que foi de 5,37%, atendendo a previsão inflacionária para o período, para o índice real, apurado em dezembro/2012 que foi de 6,2%.

Semiárido: prefeitos realizam reunião
O prefeito de Canindé de São Francisco Heleno Silva esteve ontem, 29, durante a parte da manhã na cidade de Nossa Senhora da Glória reunido com os demais prefeitos que representam para discutir as ações para combater a seca que deverá ter continuidade ainda este ano. Este presente também o secretária da agricultura Zezinho Sobral e Diretor Presidente da Emdagro Jefferson Feitoza de Carvalho.

Alternativas
Mesmo com os municípios atualmente tendo algumas das suas barragens cheias depois das trovoadas de fevereiros e as chuvas do mês de janeiro, a preocupação dos participantes também é a de como encontrar alternativas para a recomposição do rebanho de gado que hoje é pequeno depois da gravidade da seca na região.

Canal Xingó
O prefeito Heleno Silva lembra que a passagem do ministro da integração nacional Fernando Bezerra por Canindé durante este mês foi bastante proveitosa, já que ele anunciou que retornará no inicio de agosto para anunciar a construção do Canal Xingó. Projeto de irrigação que ira beneficiar milhares de produtores rurais. "Mesmo a obra possa levar de seis a oito anos para ser executada e ficar pronta, nós temos a certeza que durante este tempo, muitos empregos vão aparecer para a nossa população, e depois de pronto o beneficio que toda a região terá será um marco e possivelmente a independência para aqueles que serão beneficiados", pontuou o prefeito.

PSDB realiza campanha doação de sangue
Devido ao baixo estoque no banco de sangue do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), o PSDB Sergipe decidiu realizar uma campanha com o objetivo de salvar vidas e ajudar pessoas que precisam de sangue e estão hospitalizadas. Diante da grande necessidade em manter o banco de sangue atualizado, o projeto vem obtendo grande apoio e recebendo diversos elogios.O ato será realizado nesta sexta-feira a partir das 09h00 no HEMOSE que fica localizado na Avenida Presidente Tancredo Neves, S/N, Bairro Capucho,  Aracaju – SE. A campanha está aberta a todo público e quem quiser participar pode entrar em contato com o presidente do PSDB Jovem, Bruno Andrade, pelo telefone (79) 9996-2686 ou ligar para sede do PSDB Sergipe através do telefone (79) 3211-3595.

Armando Júnior é o novo diretor da Emsetur
Tomou posse na manhã  de ontem, 29, o novo diretor administrativo e financeiro da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), Armando Batalha Júnior. Armando Júnior tem se destacado como advogado criminalista e já foi professor universitário e procurador legislativo. "Para mim, é uma área nova, mas aproveito a oportunidade para, com humildade, aprender e ouvir. Podem esperar muito trabalho e compromisso com o turismo em Sergipe", garantiu o novo diretor da Emsetur.

Articulação
O secretário de Turismo, Elber Batalha, falou sobre a chegada de Armando Júnior e enalteceu sua capacidade de articulação. "Temos enorme satisfação em recebê-lo aqui no turismo, não só pelas razões políticas, como também pela articulação e bom relacionamento de Armando Júnior. Somando isso ao projeto de desenvolvimento da Setur e Emsetur, iremos fomentar ainda mais a geração de emprego e renda no setor turístico de Sergipe".

Contribuição
Já o deputado federal, Valadares Filho, destacou a contribuição do PSB com o Governo de Sergipe. "O Partido Socialista Brasileiro possui grandes nomes em seus quadros que já contribuem com o governo de Marcelo Déda e com Jackson Barreto. E, com o nosso apoio, temos colhido frutos, a exemplo dos empregos que já foram gerados na área do turismo desde que assumimos a pasta", lembrou o deputado, que é presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara Federal.O presidente da Emsetur, Paulo Henrique Sobral enfatizou o elo do novo diretor com um dos municípios mais importantes

3ª Conferência Municipal de Cultura
A comissão organizadora da 3º Conferência Municipal de Cultura da Secretaria Especial de Cultura (Sec/Funcaju) trabalha a todo vapor para o evento que acontece na próxima quarta-feira, 31, na Sociedade Semear. O grupo formado por membros da Sec/Funcaju e dos segmentos culturais se reuniu quatro vezes para discutir os últimos detalhes. Cerca de 250 pessoas são esperadas.

Balanço
Na tarde de ontem, 29,o presidente estadual do PSC, deputado federal André Moura, concedeu entrevista ao programa Giro de Notícia na Rádio Cultura 670 AM, apresentado por Cláudio Leite e Flávio Lima, em pauta um balanço da atuação parlamentar neste primeiro semestre.

Veto
Em uma das afirmativas, Moura disse que trabalhará para derrubar o veto ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 200/12, que extingue a multa de 10% sobre o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de trabalhadores, nos casos de demissão sem justa causa. "A multa era para que o governo cobrisse os expurgos inflacionários do Plano Verão e Plano Collor. Em 2008 o objetivo do projeto foi alcançado e o valor virou receita para o governo".

Defensorias e piso
Falando das proposituras apresentadas por ele na Câmara, o deputado sergipano citou exemplo da PEC 247/13 que amplia o número de Defensorias Públicas pelo interior do Brasil, possibilitando o acesso à justiça para aqueles que não têm como pagar por um advogado. Também falou sobre o PL 3982/12, que institui piso salarial para os radialistas. "O projeto teve aceitação muito boa no Parlamento, com cerca de 70% dos deputados apoiando por entender que a categoria tem papel fundamental na sociedade. Em agosto está previsto um ato festivo para o lançamento da Frente Parlamentar do Piso dos Radialistas", informou.

A Escola de inglês da Atalaia
A Alps, primeira escola de inglês da Atalaia, vai ficar ainda melhor. É que a franqueadora nacional promoveu a fusão da marca com a Skill, o que vai provocar o aprimoramento metodológico e o aperfeiçoamento do material didático, fazendo o que era bom ficar ainda melhor. As mudanças já começaram e a unidade da Atalaia está com as matrículas abertas esperando você e ainda oferecendo descontos especiais durante esta semana. A escola oferece cursos em todos os níveis (iniciante, intermediário e avançado) e para todas as idades (crianças, adolescentes e adultos). Ligue 3243-4000 e agende sua aula experimental de graça. Você vai perceber que é possível aprender inglês pra rodar o mundo sem ter que atravessar a cidade.

Testes rápidos de hepatite seguem sendo realizados em Itabaiana
Durante esse mês de Julho, a prefeitura de Itabaiana, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, está realizando exames de testes rápidos de Hepatite. Nesta segunda-feira, 29, a Clínica de Saúde Manoel Pereira, no bairro Porto, recebeu a equipe do CTA, que disponibilizou vários exames preventivos.

Exames
A secretária de Saúde, Andréa Reis Mendonça, se fez presente na unidade e afirmou que o objetivo principal é a prevenção. “As pessoas que conseguem fazer o diagnóstico, conseguem tratar e ter uma qualidade de vida melhor, evitar que no futuro tenham outras complicações, como um câncer de fígado, uma cirrose hepática”, explicou.Os exames são gratuitos e podem ser realizados sem encaminhamento ou autorização médica. Em trinta minutos o diagnóstico é informado. Na próxima quarta-feira, 31, a equipe do CTA estará realizando esses mesmos exames na Unidade de Saúde do Bairro Miguel Teles, das 08 às 12h.

Max Prejuízo comemora construção de nova Unidade de Saúde no AF
O vereador Max Prejuízo (PSB) se reuniu na tarde desta segunda-feira, 29/7, com a secretária municipal de Saúde, Goretti Reis, onde discutiram, entre outras coisas, a construção de mais uma Unidade de Saúde no conjunto Augusto Franco. Max conseguiu, junto ao deputado federal Valadares Filho (PSB), que uma emenda do Ministério da Saúde, no valor de R$700 mil, fosse destinada para construção desta unidade, com contrapartida do município.

Crescimento
"O conjunto Augusto Franco  cresceu muito ao longo desses 30 anos, tem mais de 80 mil habitantes e apenas uma Unidade de Saúde, insuficiente para atender a demanda de toda a região da Farolândia.  Essa é uma reivindicação antiga da comunidade e uma luta que assumi. Agora, com a liberação da verba e o empenho da secretária, tenho certeza que a obra vai acontecer", comemorou o vereador Max Prejuízo.

Trâmites
Segundo a secretária Goretti Reis, todos os trâmites legais serão feitos para  liberação dos recursos e a nova Unidade de Saúde será construída em um terreno do município de Aracaju. O local foi sugerido pelo vereador Max Prejuízo.

Escalas Médicas
O parlamentar, que apresentou uma indicação na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) no sentido de que as escalas médicas das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) fossem disponibilizadas no site da Secretaria de Saúde, aproveitou a oportunidade do encontro para solicitar a secretária que sua indicação fosse atendida.

Festival
Sergipe venceu duas das quatro edições do Festival Nacional de Música da Associação das Rádios Públicas do Brasil, Arpub. A cantora e compositora sergipana, Patrícia Polayne venceu, em 2009, o 1º Festival em duas categorias (melhor música com letra e melhor arranjo), com "Arrastada". No ano seguinte, a banda The Baggios e o grupo Café Pequeno, também sergipanos, foram os grandes campeões do Festival da Arpub, respectivamente na categoria “melhor música com letra” pela canção “Em Outras” e na categoria “instrumental” com a “Última Batalha”.

Etapas
As emissoras públicas promovem etapas estaduais por meio de festivais, que selecionam  canções para concorrer ao Festival Nacional da Arpub no final do ano. Desde junho, os ouvintes da Rádio Aperipê são convidados a votar pelo site da Fundap nas 30 concorrentes do V Festival Aperipê de Música, FAM, na categoria música com letra e instrumental. De acordo com o diretor-presidente, Luciano Correia, a expectativa é que as produções sejam ainda melhores que as edições passadas. “O FAM é um projeto vitorioso que promove nacionalmente o talento sergipano”, ressalta Luciano.

Jurados
Os jurados desta edição do Festival da Aperipê são o Dj Kaska (apresentador do programa Global Beats), Ernesto Seidl (apresentador do Clube do Jazz), Fábio Sampaio (artista plástico), James Bertisch (arranjador, produtor musical e timpanista da Orquestra Sinfônica de Sergipe), Luciano Barreto (jornalista, DJ e produtor musical da Bahia) e Paulo André (produtor musical de Pernambuco). A votação do público encerra dia 02 de agosto, até agora o FAM já recebeu mais de 3 mil votos. De acordo com o gerente da Aperipê FM, Alex Sant’Anna, o Festival vem se firmando como a grande janela de divulgação da música produzida em Sergipe.

Músicas
“Este ano, além de ter um número maior de inscritos que no ano passado, a qualidade das canções demonstra que a final promete ser uma grande mostra do que está sendo produzido de melhor na atual cena sergipana” destaca Alex.As doze músicas selecionadas pela comissão julgadora e as três escolhidas por voto popular disputarão a final do V FAM que acontece em setembro no Teatro Lourival Batista. De lá, sairão as vencedoras para concorrer ao Festival da Arpub que tem o objetivo de interligar produções artísticas locais, promovendo e divulgando nacionalmente cenários culturais de cada região brasileira. Entre no site da Fundação Aperipê e vote na sua preferida! http://www.aperipe.com.br

IDHM – Posição de Aracaju
A capital sergipana ocupa uma posição intermediária (a de número 13), no ranking nacional das cidades com melhor IDHM – índice de desenvolvimento humano, dentre as capitais dos estados brasileiros, incluído o Distrito Federal (DF) – Brasília. Numa gradação de 0 a1 a cidade de Florianópolis (SC), ocupa a melhor posição, liderando o ranking nacional, Aracaju está em décimo-terceiro lugar. Florianópolis tem um índice de 0,847, Aracaju desponta com 0,770. A ONU declarou, publicamente, o desempenho do Brasil nesse particular, dando um salto altamente positivo, de acordo com os novos resultados apurados.

Radha Abramo
Na semana que passou, este blog noticiou o falecimento de Radha Abramo. Voltamos ao assunto para registrar com detalhes a importância dessa importante personalidade, que era viúva do grande jornalista Cláudio (1923/1987). Radha morreu na última quarta-feira, 24, aos 85 anos, de infarto do miocárdio. Ela era crítica e historiadora de arte. Nome de excepcional atividade nos meios artísticos e na imprensa do País nos anos 1970/1980, Radha Abramo atuou na criação do parque de esculturas da Praça da Sé, e, como crítica, escreveu sobre a obra de artistas eminentes no Brasil, como Geraldo de Barros e Alfredo Volpi. Foi responsável, ainda, pela curadoria da representação brasileira na Bienal de Veneza em 1986. Cláudio Abramo, seu esposo, falecido em 1987, aos 64 anos, é um dos nomes mais destacados da imprensa brasileira em todos os tempos. Mestre do jornalismo e da ética, é de sua autoria a frase, exposta em um modesto pórtico, que abre, diuturnamente, o nosso blog, para dar, permanentemente, o testemunho do compromisso irrevogável de cada jornalista com a verdade e a ética profissional.

Curtas
IDH – FLORIANÓPOLIS É A PRIMEIRA DO RANKING BRASILEIRO. /// A ONU RECONHECE O PROGRESSO IMPRESSIONANTE DO BRASIL. /// IBAMA APONTA FALHAS E AMEAÇA ATRASAR LICENÇA PARA A USINA DE BELO MONTE. /// ITAMARATY REBATE JOAQUIM BARBOSA E NEGA DISCRIMINAÇÃO RACIAL. /// MÉDICOS DOS ESTADOS UNIDOS QUEREM MUDAR FORMA DE DETECTAR E TRATAR CÂNCER. /// PMDB AMEAÇA COM PEC PARA LIMITAR A 20 O NÚMERO DE MINISTÉRIOS. /// PATRIOTA MINIMIZA DENÚNCIA DE ESPIONAGEM DOS ESTADOS UNIDOS. /// ESTATAL DO PRÉ-SAL SERÁ CRIADA EM 15 DIAS. /// SÃO PAULO TEM 28 CIDADES ENTRE AS 50 COM MELHOR ÍNDICE DE IDH DO PAÍS. /// TELEXFREE: MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE QUE INVESTIDORES NÃO ENTREM COM AÇÃO INDIVIDUAL.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Explicação necessária
Em nosso espaço de ontem, comentando os lamentáveis incidentes do domingo passado, em Carmópolis, quando fizemos restrições à decisão tomada no sentido de proibir a entrada de torcedores do CSA no Estádio Fernando França, afirmamos que essa atitude não tinha amparo legal. É evidente que estávamos nos referindo aos torcedores legítimos da equipe alagoana. Se a providência foi tomada apenas com relação aos marginais que integram a torcida organizada do clube alagoano, que, inclusive, são proibidos de ingressar nos estádios da Terra dos Marechais, nada a reparar. A verdade é que não se pode mais tolerar, por mínimo que seja, os verdadeiros atentados promovidos pela Mancha Azul e outras do mesmo ramo. Quanto ao número de pagantes anunciado ter sido bem menor do que os quatro mil ingressos colocados à venda, há que se levar em conta que um número significativo de torcedores desistiram de ver o jogo. Como, entretanto, houve venda antecipada, o seu valor deve ser agregado aos que foram utilizados por seus compradores. Ainda sobre esse assunto, a praxe é que sejam reservados 10 por cento dos ingressos para os torcedores da equipe visitante. Em que pesem as diversas entrevistas prestadas ontem pelo tenente-coronel Paiva, um dos oficiais mais preparados de nossa Polícia Militar, fato inconteste é que o planejamento da ação policial falhou ao ter-se concentrado exclusivamente na revista dos ônibus e vans, tendo deixado, ao mesmo tempo, o estádio completamente desguarnecido. O bom senso mostra que a ausência de policiais à frente do Fernando França contribuiu para facilitar a ação criminosa perpetrada. Se houvesse, pelo menos, um veículo e policiais armados nas imediações do estádio, isso fatalmente inibiria a ousada ação dos ocupantes do veículo que fizeram os disparos.

Ernando protesta
O presidente do River Plate, Ernando Rodrigues, afirmou, em várias emissoras de rádio, que o seu clube não teve a menor culpa dos acontecimentos de domingo. Segundo ele, a obrigação da diretoria que ele preside era colocar o Estádio Fernando França em condições para sediar a partida. Salientou que não houve qualquer tumulto dentro do Estádio. E lamentou que torcedores do Sergipe tenham afirmado que o estádio carmopolitano não tem condições normais de ser utilizado. Afinal, foi o Sergipe que optou por fazer suas partidas em Carmópolis, e não em Itabaiana ou qualquer outro local.

Candidatura impugnada
Causou estranheza a decisão tomada pelos atuais dirigentes da Associação dos Árbitros com o objetivo de impugnar a candidatura de oposição, liderada pelo árbitro Edmo. A eleição está prevista para hoje, às 17h30. Edmo anunciou que já recorreu da decisão junto aos seus responsáveis e que, se não for atendido, vai pedir ao Ministério Público que interfira no processo, para sustar a realização da eleição programada para hoje.

Expediente normalizado
A FSF desde ontem voltou ao horário normal de  funcionamento: das 13 às 19 horas.

Absurdo  inominável
É inacreditável a atitude tomada pelo comando da Polícia Militar ao anunciar que a PM sergipana não mais atuará nos estádios de futebol de Sergipe. Inconformada com as críticas unânimes feitas pela imprensa por sua atuação mal planejada no último domingo em Carmópolis, a cúpula daquela instituição age como se fosse um favor a prestação de serviços de segurança pública à população. Não acreditamos que os dirigentes da PM sergipana sustentem essa atitude inteiramente equivocada. A conferir.

60 Anos da Liberdade
Fundada em 7 de setembro de 1953, a Rádio Liberdade AM – 930 khz completará, este ano, seis décadas de existência. O seu proprietário, o industrial e comerciante Albino Silva da Fonseca, empresário de várias atividades, ingressava na área da comunicação social. Militante político da UDN – União Democrática Nacional, o Sr. Albino Silva chegou a exercer a suplência do cargo de Senador por Sergipe. O titular era Heribaldo Vieira. O principal objetivo da criação de uma emissora de rádio era ajudar na campanha para o governo do Estado, nas eleições de 1954. E foi realmente decisiva a participação da Rádio Liberdade para que a UDN alcançasse esse fito. O engenheiro Leandro Maciel veio a derrotar o candidato da situação, formada pelo PSD/PR. Um momento crítico da nova emissora sergipana ocorreu no dia 24 de agosto de 1954, quando suas dependências quase foram invadidas por populares. É preciso lembrar que foi nessa data que o então presidente Getúlio Vargas cometeu suicídio. Ídolo dos trabalhadores, o gesto de Vargas provocou uma onda de protestos em todo o país. Prevendo o que poderia acontecer, a direção da emissora montou um esquema especial para impedir a invasão. Silva Lima, radialista baiano, foi o maior nome que passou pela emissora da rua Itabaianinha. É um verdadeiro ícone de nossa radiofonia. Ao longo da história, a Liberdade pertenceu, além de ao seu fundador, Albino Silva, a: 1. Heráclito Rollemberg. 2. Almeida Lima. 3. Atualmente, a emissora pertence ao Grupo TORRE. A equipe de produção da 930 prepara uma programação especial que irá ao ar na semana das comemorações pelos 60 anos de existência da segunda mais antiga estação de rádio de Aracaju. A primeira, portanto a pioneira, é a Rádio Aperipê – 630 khz – inaugurada em 1939, na era Vargas.

Memória do esporte
30 DE JULHO – Em 1930, o Uruguai bate a Argentina por 4 X 2 e conquista a primeira Copa do Mundo, realizada em Montevidéu. Em 1966, no Estádio Wembley, em Londres, a Inglaterra vence a Alemanha Ocidental, por 4 X 2, e conquista a Copa do Mundo. Já em 30 de julho de 1976, o Cruzeiro de BH conquista a Libertadores da América, ao vencer o River Plate, da Argentina, por 3 X 2, com gols de Nelinho, Ronaldo e Joãozinho. O terceiro jogo, que decidiu o título daquele ano, foi realizado no Estádio Nacional de Santiago do Chile.

Jogo rápido
Diretoria do Sergipe confirmou amistoso no próximo domingo, em Pirambu, contra uma seleção local. Givanildo Sales prepara a equipe para enfrentar o Juazeirense, no dia 11 de agosto, em Juazeiro, na Bahia. /// Abel Braga é demitido do Fluminense. /// Vanderley Luxemburgo poderá dirigir o tricolor carioca. /// Bernard poderá ficar no Atlético Mineiro. /// Morre o atleta Cristian “Chucho” Benitez, aos 27 anos, de parada cardíaca. Ídolo no México, era titular da seleção equatoriana e estava atuando atualmente no El Jaish, do Qatar. /// Neymar deverá estrear hoje, no Barcelona, em amistoso contra o Lechia Gdanski, da Polônia. /// Sexta-feira Barcelona e Santos jogarão amistosamente no Camp Nou. Partida faz parte das negociações em torno do craque Neymar, que se apresentou ontem ao time catalão.

PELO TWITTER

www.twitter.com/dimasroque  Se você não tem limites em seus devaneios, por favor, volte a dormir, pois já está me incomodando. Vc defende a liberdade, mas só a sua?

www.twitter.com/LeonardoBoff  A mensagem principal da JMJ foi a pessoa do Papa Francisco:humilde,carinhoso,irmão universal.Suscitou esperança e  o caminho do diálogo.

www.twitter.com/deniswesleyufs  Odeio quem me rouba a solidão sem em troca me oferecer verdadeira companhia.

www.twitter.com/freibetto  Agora falta o papa acabar com o celibato obrigatório e permitir o uso de preservativos e o acesso das mulheres ao sacerdócio.

www.twitter.com/palmeriodoria  Quem acredita em refresco no confronto político após a visita do papa pode tirar o cavalinho da chuva: vem aí agosto, mês do cachorro louco.

www.twitter.com/vieiramattoss  qual político brasileiro se arriscaria, a fazer o que fez o Papa Francisco? sei que impossível, mas seria legal meditarem.

www.twitter.com/italomarcos__  Fim de mês e eu na linha da miséria :/

NOTA PÚBLICA -Manobra garante sigilo da caixa preta do Setransp – Ascom VCA

No fim de semana anterior, a VCA e outras 4 empresas convocaram uma Assembléia Extraordinária no SETRANSP, na pauta: pagamento de agiotas, auditorias e apuração de responsabilidades pela paralisação dos ônibus. O tema parecia explosivo.
O prefeito de Aracaju, João Alves, com estardalhaço midiático, notificou na quarta-feira, dia 24 de julho, a exclusão das empresas VCA e São Cristóvão do serviço transporte urbano na capital. 
Até hoje, a VCA e São Cristóvão alegam que não foram comunicadas oficialmente da exclusão, mas na 5º feira (25/07), a SMTT comunicou ao SETRANSP a saída das empresas.
Hoje, seria o dia da Assembléia que não ocorreu, porque o Sindicato alegou que não havia mais maioria do grupo da VCA. Com a exclusão da VCA e São Cristóvão elas não poderiam mais votar na Assembléia. Sem a maioria, não houve deliberação alguma.
“A Caixa Preta do SETRANSP continua fechada, as empresas queriam um esclarecimento, mostrar o que ocorreu, mas infelizmente, não é isso que o SETRANSP pretende. Não pretende transparência, não pretende Auditoria”, disse o advogado da VCA, Gilberto Vieira.
O advogado não quis comentar sobre a manobra jurídica e quem estaria participando e com qual interesse. “Não sei porque negar essa direito de transparência, é algo salutar para toda a sociedade”, acrescentou Vieira.
Em um dos itens da convocação feita pela então maioria das empresa, estava a possibilidade de garantir o funcionamento do sistema, cumprindo uma regra do Estatuto de que 70% de tudo que foi arrecadado deveria ir para folha, sem a Assembléia a possibilidade de novas paralisações é uma preocupação para toda a população.
A manobra para retirar a maioria dos votos do SETRANSP em prol dos esclarecimentos só aconteceu porque a SMTT correu para comunicar ao SETRANSP da exclusão da VCA e São Cristóvão, antes mesmo de comunicar às próprias empresas penalizadas.
Para a Prefeitura, os esclarecimentos seriam importantes demais, assim, garantiria à atual gestão dados que mostrariam que a crise é um bomba relógio que caiu no colo do atual Prefeito, isso pode ter sido prejudicial à gestão do Prefeito João Alves.
O que a população cobra é um esclarecimento claro dos fatos, pois o esconde é uma brincadeira de criança, que virou um instrumento jurídico do Setransp, para não prestar contas.
A população quer saber quais os reais valores embutidos no preço das passagens, por isso se faz necessário a auditoria, mas parece que só a VCA e a população querem isso.

ARTIGO

Na briga entre o rochedo e o mar quem sofre é o caranguejo!  Júnior Torres* e  Leonardo Alves**

Poucos meses atrás, o deputado federal Rogério Carvalho (PT/SE) buscou os holofotes para tentar desqualificar a administração do prefeito João Alves Filho, seu alvo preferencial foi a Saúde de Aracaju. Naquela oportunidade, o ex-secretário da pasta, tanto da Capital quanto do Estado, mostrou toda a sua suposta indignação contra as Organizações Sociais – OS, modelo de gestão que o doutor João irá implantar.

Não demorou e o verdadeiro motivo da reestreia do deputado Rogério na cena política estadual foi revelado. Assemelhando-se a um corvo, percebendo que a debilitada saúde do governador Marcelo Déda poderá impedi-lo de disputar uma vaga no Senado Federal, o parlamentar tentava se viabilizar como candidato petista ao cargo às sombras da polêmica acerca da instalação das OS. Como se viu, a qualidade do serviço de Saúde prestado à população aracajuana nunca esteve no cerne da discussão. Desmascarado, Rogério recolheu-se!

A luz do dia sempre inibiu a atuação dos corvos. Estes preferem trabalhar em companhia das sombras. Pois bem! Ontem, dia 29 de julho, durante entrevista, o prefeito de Aracaju revelou que, nos seus quase 07 meses de gestão, ainda não conseguiu ser recebido em audiência pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT/SP). Segundo doutor João Alves, o encontro não ocorre porque um “político forte daqui de Sergipe” estaria interferindo junto ao Ministério. No mesmo intervalo João foi recebido, no mínimo, 3 vezes pela Presidenta.

O prefeito, apesar da insistência dos jornalistas e repórteres presentes à entrevista, não declinou o nome daquele que tem trabalhando contra os interesses da população aracajuana. A tarefa coube a alguns portais de notícias locais. De acordo com os portais, o político que tenta, agora pelas sombras, prejudicar a administração da Capital, tem nome e sobrenome, chama-se: Rogério Carvalho.

O deputado Rogério, como todos sabem, é médico de formação. Um dos seus colegas de residência foi o agora ministro Alexandre Padilha. Ambos chegaram, inclusive, a morar sob o mesmo teto durante o período. A referida convivência explicaria facilmente a influência que o parlamentar petista exerce dentro do Ministério da Saúde. Para quem não lembra, o doutor já chegou a ser cotado para assumir a pasta, em substituição ao atual ministro.

Não é possível que o doutor Rogério Carvalho não perceba que a sua ingerência junto ao Ministério da Saúde em nada interfere na vida pessoal de João Alves. Os únicos que se prejudicam com a falta dos recursos que poderiam advir das possíveis parcerias entre a prefeitura de Aracaju e o Ministério são os cidadãos mais carente. Bem diz a sabedoria popular: na briga entre o mar e o rochedo, quem sofre é o caranguejo!

*Acadêmico de Direito e Presidente da Juventude do Democratas em Aracaju; 
**Advogado e Vice-presidente  da Juventude do Democratas em Aracaju.

DO LEITOR

Nós merecemos a lama?
Do leitor Anselmo Costa: “Aconteceu no ultimo final de semana um show sertanejo, denominado de “Balada Festival”, que foi realizado num verdadeiro chiqueiro, onde milhares de sergipanos foram prestigiar acompanhado de esposas, namoradas, amigos, assim como os turistas de outros Estados.Para quem teve condições de estar nos camarotes estava protegido, acontece que a grande massa do público pagante, adquiriu seus ingressos na pista, não sei onde estava esta pista, não seria melhor colocar “no lamaçal”Mudar as condições climáticas é claro que não temos esse direito, pois as condições meteorológicas estavam visíveis que seria chuva em todo o Estado neste final de semana.O que repudio é a falta de respeito ao povo sergipano onde é a única cidade que falta estrutura física de uma casa de show decente. Todos nós sabemos que por muitos anos empresários do ramo de shows utilizou-se de espaço público onde nunca pagou pela sua utilização até o MPE ter que intervir e proibir a realização de shows particulares em lugares públicos. Porque enquanto estes empresários realizavam seus shows em espaço público, não fizeram investimentos em uma Casa de Show  ou um espaço digno de seres humanos com infraestrutura capaz de propiciar conforto a quem se utiliza da mesma,  com os lucros que foram auferidos.Estamos aí passando por uma onda de protestos aonde a população vem cobrando por serviços públicos dignos para toda a população.É chegada a hora de também protestarmos por instalações dignas para realização dos shows que acontecem em nossa Capital deixando de ir até que tenhamos instalações adequadas. Deveríamos ir sim e ficarmos na porta sem adentrar o recinto em protesto pela falta de respeito à população sergipana.”

Mais médicos menos advogados e preso quem vai!…
Do leitor Dinho Santana: “Traz você hoje 29/08; "Mais Médicos. Blog é favorável ao programa As mentiras que correm e as verdades que incomodam" e ainda: Planos de saúde, II e III. Publicou no dia 22/03/2013 a Agência Brasil, comentário do Lourenço Canuto: MEC proíbe abertura de novos cursos de direito Lourenço Canuto – Agência Brasil. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou hoje (22) o fechamento temporário de autorização para novos cursos de direito e o cancelamento de vestibulares para todos os cursos cujos alunos formados tenham tirado nota até 3 no Conceito Preliminar de Curso (Indicador CPC, do MEC). Ele lembrou que o ministério já determinou a suspensão de vestibular para os cursos de medicina que tiveram baixa avaliação de qualidade. O MEC fechou hoje parceria com a OAB para a realização de trabalho conjunto visando estabelecer um marco regulatório para os cursos de direito. O presidente da entidade, Marcus Vinícius Coêlho, disse que a reprovação de 93% dos estudantes de direito na última prova da ordem indica que está havendo no país um "estelionato educacional". ?O professor faz que ganha bem, faz que ensina; o estudante faz que aprende e quem está sendo prejudicada é a sociedade?. Lido o contraditório entre seus dois comentários, vemos que assim como na saúde carece a advocacia a eliminação dos supostos advogados "Fichas Sujas", os quais protegidos no corporativismo de uma ordem blindada na sua alta fiscalização! Faço aqui um comparativo ao dito pelo Millôr Fernandes – " Isto sim é um Congresso eficiente! Ele mesmo rouba, ele mesmo investiga, ele mesmo absolve.". O fato é que o mau profissional estará em todas as áreas! Só que todas a exemplo da sociedade reféns de um Judiciário, onde recentemente noticiado:  processo impetrado pelo ex Presidente do TJSE, Des. Osório de Araújo Ramos Filho, contra a entidade sindical, por alegar que teve a honra ofendida, na campanha do sindicato, que combatia a manutenção das benesses para poucos privilegiados, em detrimento de uma política de valorização digna para os servidores do Judiciário sergipano. Materializada pela figura do Marajá, a campanha salarial fez denúncias contundentes e revelações que causaram repercussão nunca antes vista na sociedade sergipana, em relação aos altos cargos em comissão, as indenizações milionários, os "supersalários" e as incorporações dos valores de Cargos em Comissão e Funções de Confiança, cobrando, categoricamente, uma postura do gestor do TJSE, à época, que agora se apresenta como ofendido." e ainda: como declarado pelo presidente da seccional de Sergipe Carlos Augusto Monteiro: "o primeiro da história", num número aproximado de 7 mil advogados um foi preso em flagrante por repassar dois aparelhos celulares e cinco carregadores de bateria a dois internos do Complexo Penitenciário Carvalho Neto (Copencan), em São Cristóvão. O advogado foi cassado por unanimidade pelo Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Sergipe (OAB/SE). Imunes a fiscalização/punição externa, a OAB, como em nenhuma outra facção se fecha como uma pérola numa ostra sem que se puna seus supostos advogados "Fichas Sujas", assim fazendo em ser contrário a maioridade penal, com uma sociedade desarmada e reféns de bandidos armados de armas de fogo e também valendo-se de menores delinquentes protegidos pela menor idade e advogados possibilitando um "direito de defesa", Sem esquecer que: "Direitos Humanos  são para Humanos Direitos"! Saúde e paz”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frases do Dia
“O segredo é não correr atrás das borboletas… É cuidar do jardim para que elas venham até você.”

“O passado não reconhece o seu lugar: esta sempre presente.” 

Mario Quintana, poeta brasileiro, nasceu em 30 de Julho de 1906 e morreu em 1994.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais