Muito dinheiro p/ doenças que podem ser prevenidas

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Infelizmente, somente no Brasil a frase “Os médicos terão que trabalhar” é manchete e chama atenção dos leitores, como se fosse uma aberração. Algo de outro mundo. A frase, do novo diretor do Ipesaúde, Lauro Seixas, – numa entrevista concedida ao Jornal da Cidade do último domingo – serve não só para o órgão, mas para todo país, neste momento onde o governo federal está implantando o programa Mais Médicos que levará a atenção básica e medidas preventivas para os pacientes do interior.

Há várias semanas, quando do engajamento na campanha em defesa do Mais Médicos, o titular deste espaço vem conversando com profissionais da área da saúde, inclusive médicos. Nota que o problema não engloba todos os médicos, por exemplo. Em Sergipe a maioria que trabalha no sistema SUS é abnegada, mas também tem alguns que apenas têm o SUS como cabide de emprego, ou, em alguns casos como plataforma de interação para exames e cirurgias na rede privada. É fato!

Quando alguns poucos da elite médica ficam contra a chegada de médicos do exterior, como, por exemplo, cubanos, é porque sabem que para fazer medicina preventiva e atenção básica não são necessárias grandes estruturas. Sabem também que boa parte da população está carente por falta do médico humanista.

Reserva de Mercado. O medo maior – O maior medo é sem dúvida a chamada reserva de mercado. Tem médicos que trabalham em vários locais, sem dar conta de nenhum, maltratando e humilhando pacientes pobres.

Problemas existem – É lógico que a saúde no Brasil tem  vários problemas e muitas dificuldades, mas elas podem ser superadas e o início será um trabalho preventivo para reduzir o número de pacientes.

Muito dinheiro para doenças que podem ser prevenidas –  Hoje em nosso país a diabetes, hipertensão,  e a dislipidemia (colesterol alto), trazem muito sofrimento para o povo  e  muito  dinheiro para os médicos. As doenças do coração que levam as cirurgias como colocação de próteses, cateterismo, ponte de safena, pagam muitos congressos e muitas  viagens para o exterior.

  Sabe-se que a diabetes tem complicação como cegueira, insuficiência  renal ,e  circulação, levando o paciente a fazer hemodiálise, Cirurgia cardíaca, amputações entre outros, se esse povo for cuidado na atenção básica, como ficam  essas especialidades?

Revolução silenciosa – Portanto é necessário que  novos médicos  venham para o país     trazer mais   informação, promover uma melhor saúde e  prevenir doenças, sendo importante  fazer  uma   revolução  silenciosa, que não é do interesse de quem sobrevive da ignorância e do sofrimento da população mas sim de quem tem compromisso com o nosso povo.

É por isso que este pequeno espaço vestiu a camisa do Mais Médicos. E conta a cada dia com o apoio de muitos profissionais da saúde. Inclusive médicos sergipanos abnegados.

Quem tem competência, não tem medo de concorrência. Principalmente numa profissão que a vocação é para cuidar de gente. É solidariedade e humanismo.

George Magalhães esclarece
O blog recebeu uma informação de uma reunião com agressões na equipe do radialista George Magalhães, da MEGA FM. Procurando ontem, 04, pelo blog ele informou que a reunião, que aconteceu na última quarta-feira, teve alguns problemas, mas jamais agressões verbais ou físicas. O radialista lamentou que os boatos infundados partiram de integrantes do grupo dos irmãos Amorim. “Nosso programa cresceu com a ajuda da equipe, dos ouvintes e de Deus. E, infelizmente, tem gente que não aceita e tenta de as todas maneiras tumultuar. Peço a Deus que ilumine suas mentes”.

Resíduos industriais em Lixão: JC repercute denúncia contra Dakota/Simão Dias
O Jornal da Cidade de ontem, 05, publicou uma matéria mostrando denúncia dos moradores de Simão Dias, que este espaço já divulgou várias vezes. Com fotos, o JC mostrou que o lixão está repleto de dejetos industriais, principalmente da fábrica Dakota Calçados localizada no município.

MPE tem que tomar  providências urgente
A reportagem do JC comprovou que o lixo é descartado de forma incorreta, através de carretas diariamente. E o pior: a empresa não está nem aí, alegou que tem uma lei municipal responsabilizando a Prefeitura. Um absurdo. É preciso que o Ministério Público tome as devidas providências urgentemente.

Dirigentes do PCdoB descontentes com governo
E mais um abacaxi para o governador em exercício, Jackson Barreto, resolver. Dirigentes do PCdoB, aliado de primeira hora do PT, estão insatisfeitos com a não participação no governo estadual. Uma reunião do núcleo político está marcada para a próxima semana. Quando no governo, Déda disse que o PCdoB, faria parte com a mudanças que seriam implementadas este ano. E até agora nada.

PRB também na expectativa
Outro partido da base aliada que está na expectativa é o PRB. Tinha o secretário Francisco Dantas, que saiu do governo. E até agora nada. Pelo jeito ou Jackson arruma a base ou vai ter sérios problemas.

Candidato a federal
Em entrevista ao Jornal da Cidade do domingo o ex-secretário e ex-deputado Jorge Alberto (PMDB) confirmou que recebeu o convite do governador Déda para assumir o escritório de Sergipe em Brasília e pediu um tempo para responder. Foi quando Déda se licenciou do cargo. “Se esse diálogo tivesse acontecido, lhe informaria que nos moldes em que se encontram a estrutura atual do escritório eu não aceitaria”, disse.

PMDB
Jorge Alberto disse ainda que enquanto outras siglas buscam nomes para a disputa 2014 o PMDB em Sergipe parece tentar desestimular seus líderes para candidaturas. “Sou um político que não tenho dificuldade de conversar com nenhum grupo”, disse, afirmando que tem aliados independente do partido que esteja. “Quem conhece a minha história sabe que nunca dirigi ataques pessoais a quem quer que seja. Vamos à batalha”, concluiu.

Isolado e solitário
Uma cena curiosa no último final de semana num bar bastante frequentado do bairro 13 de Julho. Numa mesa o deputado federal Mendonça Prado, a esposa, Ana Alves, a senadora (!sogra de Mendonça) e alguns amigos. Enquanto a mesa das lideranças do DEM em Sergipe estava cheia, em outra, solitário o deputado estadual Augusto Bezerra, também do DEM.

Rede Petrox cresceu e esqueceu do gerenciamento
Não é a primeira vez que o blog critica a falta de gestão nos postos Petrox. Ontem, 04, às 14h, no posto localizado no conjunto Costa e Silva quem chegava ao local para abastecer era informado: estamos trocando a equipe, aguarde um pouco. Pois bem! O titular deste espaço esperou quase 10 minutos e nada. Foi embora. Quem já viu um posto paralisar suas atividades porque a equipe está sendo trocada? Só pode ser falta de gerenciamento.

Inscrições abertas para o encontro pedagógico do Sistema Maxi
Diretores, gestores e educadores da Bahia, Sergipe e Alagoas terão oportunidade de participar do III Encontro Pedagógico da Região. A expectativa é que mais de 250 profissionais participem do evento, que esse ano abordará o tema “Da escola que informa à escola que transforma”. O encontro será realizado no Colégio Jardins, em Aracaju, dia 17 de agosto, às 8h e as inscrições dos professores das escolas conveniadas no Sistema Maxi podem ser feitas pelo site:http://www.maxiprint.com.brr

Oficinas
Serão seis oficinas, que abordarão os temas “Histórias Infantis e o lúdico encantam as crianças”, “Jogos na Educação Infantil – aprimorando metodologias”, “A arte de ensinar Ciências – Práticas em sala de aula”, “Contribuição da educação física na escola”, “Os desafios do Enem frente à avaliação escolar” e “Workshop de Gestores e Mantenedores”.

Gestão
Para Carlos Piatto, Gerente-Geral do Sistema Maxi de Ensino, o sucesso das instituições está diretamente relacionado ao modelo de gestão empregado por seus mantenedores. “O trabalho unicamente intuitivo na gestão demonstrou não ser eficiente. O mercado exige profissionalismo da gestão e estratégias inovadoras. Para conseguir um posicionamento diferenciado é fundamental estabelecer parcerias”, destaca.

3º Salão de Fotografia foram prorrogadas para o dia 9
As inscrições para o 3º Salão de Fotografia, o evento que abre espaço para fotógrafos profissionais e amadores, foram estendidas para o dia 9 de agosto, consequentemente, a data de início exposição com as 50 melhores fotografias, que serão classificadas após julgamento, foi adiada para o dia 19 do mesmo mês. O salão que este ano tem como tema "Sergipe sua cultura, seu folclore", teve seu prazo ampliado em virtude da grande demanda de inscritos, e por um motivo especial: dia 19 é comemorado o Dia Mundial da Fotografia.

Galeria
 O evento é realizado pela Galeria de Arte Álvaro Santos (GAAS), unidade vinculada à Secretaria Especial de Cultura (Sec/Funcaju). As inscrições são gratuitas, abertas a todos e devem ser realizadas na sede da GAAS, localizada na praça Olímpio Campos, s/n. Os três primeiros colocados serão premiados com valores entre R$ 1,5 mil e R$ 2,5 mil.

Inscrições
As inscrições são gratuitas e individuais. As fotos deverão ter a dimensão de 60×40 centímetros, em preto e branco ou coloridas, e devem ser entregues no ato da inscrição, que deverá ser realizada até o dia 3 de agosto, mediante o preenchimento de um formulário. O local para se inscrever é a Galeria de Arte Álvaro Santos, localizada na Praça Olímpio Campos, s/n. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 18h; e aos sábados, das 9h às 13h. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (79) 3179-1308.

Agenda
5 de agosto – Hoje é o dia nacional da SAÚDE. Reconhecidamente o setor que se constitui no verdadeiro “calcanhar de Aquiles” nos três níveis de poder em nosso país: federal, estadual e municipal. É importante frisar que não é por falta de dinheiro. Verbas e mais verbas são liberadas, ano após ano, mas a situação não melhora. Os problemas mais recentes, envolvendo médicos, planos de saúde e governo são emblemáticos de uma situação vexatória, na qual, via de regra, quem paga o pato é a parcela menos favorecida da sociedade, como os trabalhadores de baixa renda, os aposentados, os pensionistas. O SUS – Sistema Único de Saúde, inspirado na política dos ingleses para o setor saúde, não consegue cumprir a universalização do atendimento ao público. Cada um dos cidadãos brasileiros precisa, neste dia consagrado à saúde, refletir de que forma a comunidade também poderá prestar sua inestimável colaboração no sentido de que o direito à saúde, garantido pela Constituição, possa estender-se a todos, na mesma medida. Lutar por um sistema que seja mais preventivo do que curativo. Eis aí uma idéia que merece ser valorizada. Que tal, por exemplo, todos nós nos portarmos com atenção especial ao autocuidado, como componente indispensável à preservação da saúde de cada um? Pensem nisso. FRASE: “Não é ter saúde que é bom; não a ter é que é ruim.” – Abgar Renault, escritor mineiro.

Curtas
IGREJA CATÓLICA DESCULPA-SE POR ABUSOS SEXUAIS NA GRÃ-BRETANHA. /// ESTADOS UNIDOS VÃO MANTER EMBAIXADAS FECHADAS ATÉ O PRÓXIMO DIA 10 DE AGOSTO. /// DEPARTAMENTO DE ESTADO AMERICANO INFORMOU QUE A REDE AL QAEDA PODERÁ PROMOVER ATAQUES NESTE MÊS. ///  BELTRAME CRITICA ANISTIA A PMs DO RIO E DIZ QUE PEDIRÁ EXPLICAÇÕES. /// RADICALIZAÇÃO QUEBRA CONFIANÇA DE DILMA NO PMDB. /// BASE ALIADA REDUZIDA PARA OITO PARTIDOS. /// SEPULTADO NO RIO O JORNALISTA LUIZ PAULO HORTA.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

O Apito na Campanha
Mais um fato absurdo no futebol brasileiro. A escalação de árbitros por parte da CBF está sendo feita em atenção a pedidos formulados por políticos. A cada pedido atendido, mais um voto para Marco Pólo Del Nero, até agora o candidato oficial a suceder o atual presidente, José Maria Marin. Nunca se registrou, na história do nosso futebol, uma prática tão vergonhosa como esta. Afinal, que moral poderá ter um árbitro que se submete a esse tipo de procedimento? – A neutralidade, a imparcialidade são pré-requisitos para que um árbitro possa desempenhar o seu papel dentro de campo, com independência. Anteriormente, tivemos, neste ano de 2013, a denúncia de que o patrocínio de uma conhecida montadora de veículos a campeonatos estaduais estava ligado também à campanha pró Del Nero, que preside a federação de São Paulo. Pobre futebol brasileiro.

Desrespeito total
Como um clube da estirpe do Santos Futebol Clube pode ter sua glória, sua tradição atingida de forma absurda, a exemplo do que está ocorrendo, na agremiação da Vila Belmiro? Tricampeão mundial de clubes, por ele passaram Pelé, o rei do futebol e outros craques de primeira linha do futebol internacional. Em 2011, o Santos era derrotado, fragorosamente, pelo Barcelona, da Espanha, na decisão, em Tóquio, do mundial de clubes. E agora, vê-se humilhado pelo próprio Barcelona, ao levar uma vergonhosa lavada de 8 a zero. Essa situação desperta indignação da torcida não apenas do Santos, mas de todas as torcidas de clubes brasileiros. A irresponsabilidade da diretoria santista atingiu um nível absurdo. A vitória na Copa das Confederações, está muito claro, foi enganosa. É preciso repensar os planos visando à Copa do Mundo. Observe-se que os jogadores mais destacados do atual campeonato brasileiro são os veteranos Juninho, do Vasco da Gama, com 38 anos, Seedorf, do Botafogo, com 37 e Alex, outro “repatriado” depois de se tornar ídolo na Turquia. Pergunta que merece resposta é a seguinte: Quando os nossos clubes vão levar a sério as divisões de base? É claro que esse descaso com a renovação de valores presente na grande maioria dos clubes brasileiros é um dos problemas que impedem o desenvolvimento do futebol nacional. Meus amigos do esporte, levar 12 gols em dois jogos sem fazer nenhum é uma verdadeira tragédia, mesmo tendo sido diante do melhor clube de todo o mundo, ou, pelo menos, o segundo. Enquanto isso, o apito entra em cena, como moeda de troca em eleição. Não há dúvida: estamos chegando ao fundo do poço, sem que uma luz surja, para servir de guia para novos rumos.

PELO TWITTER 

www.twitter.com/alanbarretoso  O pior não é o fim do jornalismo impresso, mas o fim da confiança no jornalismo!

www.twitter.com/CABB07  O Papa Francisco deveria nos visitar com mais frequência. Deixou um sentimento de Paz em cada brasileiro!!!

www.twitter.com/Nillo Cordeiro  "A medicina no sistema capitalista é praticada com um fim de benefícios econômicos e não a serviço do povo". Evelio Pérez.

www.twitter.com/PadreDjacy  Só os pobres entendem e compreendem a importância do programa mais médicos do governo federal.

www.twitter.com/salesneto1  Acidente é tudo aquilo que não pode ser evitado. Encher a cara, atropelar e matar é assassinato mesmo. As Leis precisam mudar.

www.twitter.com/AlberthoJorge1 Descobriram,na Espanha, pelos exames, que Neymar tem ANEMIA. Imaginem a mangação se ele fosse nordestino!!!!!!

DO LEITOR

MPF Investiga Irregularidades no Coren-SE 
E-mail recebido: “Em janeiro de 2005 o então presidente do COFEN ( Conselho Federal de Enfermagem ) Gilberto Linhares e sua esposa presidente o COREN ( Conselho Regional de Enfermagem ) SERGIPE Hortencia Linhares, enfermeira da SES, foram presos pela Polícia Federal tendo ele sido condenado a cumprir pena de reclusão carcerária até final do ano passado e ela, juntamente com Marli Francisca enfermeira da SES e Mirian Christina enfermeira do hospital Cirurgia, estão respondendo processo criminal na 3ª Vara Processo 0005744-25.20.4.05.8500 e por improbidade administrativa, na 2ª Vara Processo 0002033-46-2010.4.05.8500 na Justiça Federal. Por determinação conjunta MPF, Polícia Federal e COFEN em fevereiro de 2008 houve intervenção no COREN SERGIPE, destituindo o plenário cujas ordenadoras de despesas eram justamente Marli Francisca e Mirian Christina por praticamente quase os mesmos atos elencados na atual Portaria, de nº 28, acrescentando licitações fraudulentas. A junta interventora, teve por objetivo corrigir os rumos desregrados do órgão e fazer novas eleições, cuja chapa vencedora foi composta por Irene do Carmo Alves Ferreira Enfermeira das secretarias de saúde do Estado e de Aracaju, Gabryella Garibalde Santana Resende Enfermeira das SMS Aracaju e Maruim e outros; Irene estive à frente na gestão de outubro de 2008 a 1º de janeiro de 2012 quando houve renovação do pleito, porém em abril Irene se afastou para compor o plenário do COFEN como Conselheira 2ª secretária. Segundo as provas constantes da denúncia, os mesmos atos praticados por Hortência e por Marli continuaram a ser praticados por Irene e por Gabryella. Em virtude disso, o MPF resolveu instaurar inquérito contra a atual gestão do COREN-SE para apurar diversas irregularidades no sentido de evitar que mais uma vez este conselho de classe esteja sendo utilizado para fins escusos em favor de uma minoria.”

Obra na 13 de Julho
Do leitor Júlio César Vieira Soares: Interessante! 'Passeando' no sábado pela manhã pelo portal da transparência da Prefeitura de Aracaju encontrei a pérola que está transcrita logo abaixo. Trata-se do empenho para os estudos de impacto ambiental do aterro do Rio Sergipe.A decisão judicial recente foi para que a prefeitura realizasse em caráter de urgência as obras de reforma da balaustrada, eliminando, de uma vez por todas, qualquer risco que pudesse existir em relação aos transeuntes. Como se ver, a Prefeitura não tem a mínima vontade de cumprir a decisão judicial, que obrigava o início da reforma da balaustrada num prazo de 30 dias, com consequente liberação da Avenida Beira Mar. Além de não iniciar os procedimentos necessários para a reforma da balaustrada, no último dia 22 de julho empenhou os estudos de impacto ambiental para a obra de aterro, coisa que sempre se negou a fazer, afirmando que a obra não tinha essa necessidade e que poderia ser tocada "emergencialmente". O estudo de impacto ambiental foi e é uma exigência da ADEMA desde o primeiro momento que o assunto veio à tona!O valor do empenho é de quase 1 milhão de reais e foi feito com dispensa de licitação, e está subordinado à Secretaria de Planejamento – EMURB. Para adicionar mais sombras ao tema, não existe nenhuma publicidade quanto à empresa que realizará o EIA/RIMA, tampouco quais os itens que serão tocados e analisados durante o estudo, o empenho não foi divulgado nem mesmo pelos meios de comunicação oficial da Prefeitura e não se sabe até que ponto o empenho poderia ser feito com dispensa da licitação!Lembro que no início dos anos 1990, o prefeito da época tentou transformar a área que hoje é conhecida como manguezal da 13 de julho, numa nova Coroa do Meio. A ideia era transformar aquele espaço num pequeno bairro, com casas e empreendimentos de luxo. A reação popular, na época, foi instantânea e maciça. Eram os tempos de estudos e debates que atingiriam seu auge na realização da ECO 92. Graças a isso o projeto foi abandonado e da pressão popular surgiu a Lei Estadual Nº 2825 de 23 de Julho de 1990, de autoria do então deputado estadual Marcelo Déda. A Lei que vigora até hoje, proíbe qualquer tipo de obra de expansão urbana que descaracterize a paisagem natural notável do Rio Sergipe. Ressalta-se que o atual projeto da prefeitura compreende a construção de um aterro para a posterior expansão do calçadão da 13 de Julho sob o mesmo! Levando a entender que a tal obra não visa a "proteção" de 150 metros de balaustrada que são atingidos por ondas de 80cm durante 6 horas por dia! Vamos deixar acontecer? !( Secretaria Municipal de Planejamento/Número do Empenho 00452/2013/Histórico: VL REF A ESTUDOS DE IMPACTO AMBIENTAL E DO RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL DA OBRA DE CONTENÇÃO DA PRAIA TREZE DE JULHO DO CV /2013 /CNPJ/CPF 13.118.245/0001-60/ Fornecedor: EMURB-Empresa Municipal de Obras e Urbanização/Modalidade Licitação: Dispensa de Licitação/ Valor do Empenho: R$ 953.344,27/Data do Empenho: 22 de Julho de 2013)

Blog no twitter:   www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Pelos erros dos outros, o homem sensato corrige os seus” Oswaldo Cruz, médico infectologista brasileiro nasceu em  O5 de Agosto de 1872 e morreu em 1917.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais