Francisco e o cisco no olho dos políticos

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Aos que se julgam com o monopólio da representação, vale o recado do papa: "Saiam à rua a armar confusão. Abandonem a comodidade"

Nas ruas do Brasil, os jovens, sem papas nas línguas e nos cartazes, questionam o poder e suas circunstâncias de escândalos.

Nas ruas do Rio, o papa Francisco, despojado, reduziu a pompa secular da instituição eclesiástica de tradição monárquica. Ele orientou seu próprio clero a abandonar o comportamento "principesco" e o "apego às riquezas".

Governantes soberbos e inebriados por mordomias se dizem "tocados" pelo papa e pelos protestos, prometendo humildade.A dinâmica política não comporta milagres, mas registra mudanças de postura, ao menos por espírito de sobrevivência. Os dirigentes brasileiros estão submetidos a um curso intensivo de "escutatória".Partidos e políticos, no purgatório do descrédito, são chamados a profunda metanoia. Para tanto, Francisco, mais como líder religioso ecumênico que como chefe de um Estado que Cristo nunca cogitou fundar, ofereceu instigante roteiro.

Aos que degradam nossa atividade política com suas máquinas de comprar votos, o papa opôs "a tarefa de reabilitar a política, que é uma das formas mais altas de caridade", lembrando que "os jovens possuem sensibilidade especial frente às injustiças, mas muitas vezes se desiludem com notícias de corrupção".

Aos que subordinam a função pública ao jogo bruto dos interesses econômicos, desde as eleições, o papa contrapôs "uma visão humanista da economia e da política, que realize cada vez mais a participação das pessoas, evitando elitismos e erradicando a pobreza, asseguradas a todos dignidade, fraternidade e solidariedade".

Aos que montam bancadas religiosas e instrumentalizam a fé do povo, o papa lembrou que "a laicidade do Estado, sem assumir como própria qualquer posição confessional, favorece a pacífica convivência entre religiões diversas".Para ele, "a religião tem um patrimônio e o põe a serviço do povo, mas, se começa a se misturar com politicagem e impor coisas por baixo do pano, transforma-se em um mau agente de poder".

Aos de mentalidade doentia que, na direção oposta da prática de Jesus, discriminam e querem "curar" os que, saudáveis, vivenciam sua homoafetividade, o papa incomodou, desconsiderando orientação sexual como elemento de identificação: "Os gays não devem ser discriminados e sim integrados. Quem sou eu para julgá-los?".

Aos áulicos que vivem de bajular e fazer lobbies, no Vaticano e aqui, o papa alertou: "Gosto quando alguém me diz não estou de acordo'. Esse é um verdadeiro colaborador. O pior problema é o lobby, o dos avaros, dos políticos, dos maçons…".

Aos que usam e abusam das benesses, exercendo poder não para servir mas para se servir, o papa alertou quanto à "feroz idolatria do dinheiro" e lembrou que "austeridade e simplicidade são necessárias a todos".

Aos que se julgam com o monopólio da representação e que só deixam os gabinetes para reproduzi-la com propaganda enganosa de tempos em tempos vale o recado de Francisco para a igreja: "Saiam à rua a armar confusão. Abandonem a mundanidade, a comodidade e o clericalismo. Deixemos de estar encerrados em nós mesmos!".

Assim seja.

(Chico Alencar, deputado federal (PSOL-RJ) e coordenador do Movimento Nacional Fé e Política. Artigo Publicado FSP, de hoje, 09/08)

Cliente assaltada no Hiper
Ontem, 08, a tarde, uma cliente foi assaltada no estacionamento do hiper G Barbosa da Francisco Porto. Bem entendido: o estacionamento principal, em frente a entrada da loja. Ao pedir ajuda a um segurança do Hiper a moça ouviu do rapaz que ‘’eles lá  já sabiam da existência de um suspeito na área’. E só.

Cliente assaltada no Hiper II
Já se tornaram comuns as notícias de assaltos dentro e no entorno do G Barbosa da Francisco Porto. Policiamento externo na região é dos mais precários, enquanto que a segurança interna do hiper é deficiente, não intimidando a marginalidade que ataca principalmente as mulheres. Assaltadas  e desprotegidas elas retornam pra casa desesperadas. 

PHS em Sergipe: João Nascimento continua no comando
Informações de bastidores dão conta que na noite da última quarta-feira, 07, foi frustrada uma tentativa de tirar o comando do PHS em Sergipe do empresário João Nascimento. O presidente nacional, Eduardo Machado, confirmou que o grupo que faz parte o senador Eduardo Amorim fez sondagens para que o partido fosse para o grupo dele.

Respeito
O presidente Eduardo Machado deixou claro que em Sergipe o PHS está bem conduzido sob o comando de João Nascimento. “O Dr. João Nascimento é um homem muito respeitado no PHS em todo o Brasil, prova disso que foi convidado por mim para assumir relevante função partidária em defesa dos direitos humanos”.

Lista tríplice PGE é inconstitucional, diz STF
O projeto de lei do deputado Venâncio Fonseca estabelecendo a lista tríplice para escolha do procurador geral do Estado é inconstitucional. Lei idêntica, do Estado de Mato Grosso, foi considerada inconstitucional pelo STF, através de uma ADIN.

Ajude a reintegrar presos à sociedade. Além de humano, é mais barato para os cofres públicos
O Conselho da Comunidade na Execução Penal –CCEP/SE vem realizando um grande trabalho em Sergipe, apesar dos poucos recursos e as escassas ajudas. Todos os seus membros são abnegados sob o comando do presidente Jose Raimundo de Sousa. Estão sendo realizados vários cursos para os egressos do sistema penal. Este mês o Comitê dos funcionários do Banco do Brasil fez uma doação para vale transporte, ajudando 20 egressos por 70 dias que fazem o curso de pedreiro, através do SENAI.

Baixa reincidência. Ressocialização é a melhor forma
José Raimundo explicou que durante o tempo que estão sendo realizados cursos, das centenas de egressos que participaram, apenas três reincidiram nos delitos e voltaram para a prisão. Outro não foi reincidência, mas tinha um mandato de prisão em aberto. O egresso inclusive já estava trabalhando com carteira assinada. “De todas as formas ressocialização é a melhor forma. Alguns poucos não acertam, mas 96% passam a inscrever uma nova história”, disse Raimundo afirmando que o Conselho não quer dinheiro, nem cargo, apenas convênios dos órgãos governamentais para ajudar na capacitação dos egressos. Quem deseja ajudar com vale-transporte e cesta básica pode ligar: 9988-0188.

Rádio Frei Paulo
O blog foi informado que emissora de Rádio Educadora AM de Frei Paulo,que pertence a José Arinaldo de Oliveira (pai do prefeito) e a José Arinaldo de Oliveira Filho(prefeito),terá que pagar a multa eleitoral referente ao período das eleições 2012, pois foi estipulado o prazo de 05 dias para o pagamento se não a emissora teria os bens penhorados. O processo assinado pela juíza Carolina Valadares Bittencourt tem o despacho de 16 de julho deste ano.

“Redução da Maioridade Penal”
A imprensa e vários setores da sociedade trazem à tona, com frequência, discussões acerca da redução da idade da responsabilidade penal para 16 anos vislumbrando, em tal alteração, uma possível resposta para o problema da violência urbana.Com o intuito de discutir a matéria, a Escola Superior do Ministério Público de Sergipe – ESMP, em parceria com o Centro de Apoio Operacional da Infância e Adolescência promoverá, no dia 12 de agosto ás 14;30h, no Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas, a palestra intitulada “Redução da Maioridade Penal”.

Estatuto
O evento contará com a presença do Dr. Munir Cury, um dos protagonistas na elaboração do Estatuto da Criança e do adolescente – ECA e tem como público – alvo membros e servidores do MP, bem como será aberto para pessoas ligadas à Rede de Proteção à Criança e Adolescente.A palestra faz parte da programação de “Eventos Abertos” da ESMP, que tem por objetivo fomentar a discussão de temas relevantes com a sociedade civil.Os interessados em participar deverão solicitar a inscrição até o dia 11 de agosto, encaminhando e-mail para a ESMP – escolasuperior@mpse.mp.br .

Projetos
O governador em exercício, Jackson Barreto, fez ontem uma visita a presidente da AL, Angélica Guimarães. Jackson apresentou oito projetos encaminhados pelo governo estadual. “Esta é uma visita onde expressamos nosso respeito ao Poder Legislativo, à sua presidente, deputada Angélica Guimarães, onde reafirmamos que o nosso desejo é manter esse ambiente de cordialidade, respeito, entendimento e de facilitação no trabalho que exercem conjuntamente o Poder Executivo e o Legislativo”, afirmou Jackson.

Fortalecimento
Já a presidente da AL, deputada Angélica Guimarães, considerou a visita um gesto de “fortalecimento da relação institucional entre os poderes”. “Este é um gesto que melhora nossa relação institucional e faz parte do aperfeiçoamento das relações entre os poderes constituídos. Quando o governador em exercício vem à Casa Legislativa, com seus secretários e sua bancada, nos fazer uma visita e tratar dos projetos que aqui tramitam quem ganha são os interesses da população sergipana, diante deste gesto de cordialidade. O Poder Legislativo é independente na avaliação e tomada de suas decisões, mas é sempre importante cultivar relações respeitosas e responsáveis”, ponderou a presidente.

Maria defende PEC do orçamento impositivo
A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) destacou ontem, 08, a importância da Proposta de Emenda à Constituição que institui o orçamento impositivo. A matéria já foi aprovada em comissão especial da Câmara Federal, segue para plenário na próxima semana, e depois será enviada para análise do Senado da República.

Importância
“É uma proposta de extrema importância, pois ao impor ao governo que cumpra o orçamento da forma como foi aprovado, garante-se, por exemplo, a execução das emendas parlamentares. Acaba com esse modelo adotado atualmente que não passa de uma peça de ficção”, defendeu Maria do Carmo.

Convênio para sinalização turística
O secretário Municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Walker Martins Carvalho, esteve ontem, 8, no Ministério do Turismo, em Brasília, representando o prefeito João Alves Filho durante a assinatura de  convênio no valor de R$ 1 milhão atribuído ao PAC do Turismo. O projeto beneficia 34 cidades históricas de 17 estados brasileiros. Em Sergipe, apenas Aracaju e São Cristóvão foram contempladas.

Sistema
O prefeito João Alves Filho conheceu ontem, 8, na Praça de Eventos da Orla, um modelo similar do veículo do sistema BRT, que será implantado em Aracaju após a licitação de transportes e da construção das vias exclusivas para circulação. A iniciativa de apresentar à população do veículo foi da empresa Marcopolo, responsável pela fabricação da carroceria.A implantação do Sistema BRT faz parte dos investimentos em mobilidade urbana, um compromisso assumido por João Alves desde a campanha. De acordo com o prefeito, o sistema está implantado em 166 cidades importantes do mundo.

Guardas municipais
Em discurso ontem, 08, na Câmara dos Deputados, Valadares Filho (PSB) ressaltou a importância do trabalho das guardas municipais para melhorar a segurança pública nos municípios e pediu urgência na votação do Projeto de Lei que regulamenta a atividade desses profissionais.

Empenho
“Venho hoje a esta tribuna para solicitar o empenho dos líderes dos partidos e do presidente desta Casa para que o Projeto de Lei nº 1232, de 2003, que trata da regulamentação das guardas municipais seja apreciado o quanto antes”, disse Valadares Filho.

Avaliação do primeiro semestre legislativo
No Plenário da Câmara, ontem, 8, o deputado federal André Moura, líder do PSC, fez um balanço dos principais projetos apresentados por ele, como o PL 4853/12, que obriga o presidiário a trabalhar, e o PL 5671/13, que rateia o auxílio-reclusão entre a família do apenado e a família da vítima. Além disso, Moura apresentou a visão do partido sobre os reflexos das manifestações no Legislativo e Executivo.

Democracia
“O povo ir às ruas lutar por um país mais justo, igualitário, com menos impostos e mais qualidade de vida é de fundamental importância para o fortalecimento da democracia no Brasil. A população sabe quais são suas verdadeiras necessidades e pode mudar os rumos da administração pública”, diz o líder, citando as palavras do vice-presidente nacional do partido, Everaldo Pereira.

Demandas
Para o segundo semestre, Moura diz que o PSC defende a ampliação de canais para ouvir melhor a população, a fim de que as demandas da sociedade não se acumulem. “Devemos criar mecanismos mais eficazes para dar voz ao cidadão e fazer essa voz repercutir seus anseios nesta Casa”, afirmou.

Violência
Segundo o deputado, a violência, que antes era restrita aos grandes centros urbanos, tem se espalhado por todas as regiões brasileiras, chegando aos mais longínquos municípios.“Esse crescimento da violência nos indica que o atual sistema de segurança pública tem se revelado falho; não é mais capaz de garantir a segurança nos municípios”.

Audiência Pública
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe – realiza hoje às 9h, uma audiência pública para debater o ensino jurídico com professores, alunos e dirigentes de instituições de ensino do Direito.Entre os principais temas a serem discutidos estão as diretrizes curriculares do curso, os métodos de avaliação, importância do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), entre outros temas de interesse da área do Direito.Após as discussões nos estados, será realizada uma grande audiência nacional, em data a ser definida, na sede do Conselho Federal, para reunir todos os levantamentos das audiências estaduais e fechar uma posição da OAB Nacional que será levada ao grupo de trabalho paritário.

Programa de Ajuda Humanitária. Curso Reanimação Neonatal
Os dias 9 e 10 deste mês serão marcantes para a cidade de Aracaju. Médicos credenciados pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pela Sociedade Sergipense de Pediatria em parceria com o Programa de Ajuda Humanitária de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ministrarão uma série de aulas teóricas e práticas no Curso de Reanimação Neonatal para cerca de 120 profissionais da saúde, entre médicos pediatras, enfermeiros, auxiliares e parteiras de diversas cidades do estado.

Organização
Toda a jornada é organizada e coordenada pela Sociedade Brasileira de Pediatria e patrocinada pelos fundos de Ajuda Humanitária da Igreja de Jesus Cristo, o programa é desenvolvido em parceria com os hospitais.  Jornada será totalmente apostilada com manuais da Academy of Pediatrics e da American Heart Association. Ao final, os participantes realizarão testes teóricos e práticos e receberão o certificado de conclusão, além de manuais e equipamentos. Local e Horário do Treinamento:   Auditório da Capela de A Igreja de Jesus Cristo dos  Santos dos Últimos Dias (Mórmons) Av. Gonçalo Rollemberg Leite, 1633 – Bairro Luzia/ 10h30 às 16h.                                                      

Material
O Programa de Ajuda Humanitária da Igreja de Jesus Cristo doará aos hospitais participantes todo o material usado incluindo 09 kits completos de reanimação neonatal. Os kits são compostos de vários itens, entre eles um manequim de reanimação neonatal; e todos os demais itens necessários para uma rápida intervenção no caso em que um bebê nasça com dificuldade de respiração.O mesmo projeto já foi levado a efeito em diversos países, tais como China, Mongólia, Equador, Paraguai, Bolívia e Etiópia. No Brasil, esse curso é ministrado há vários anos em diversos estados como Pará, Piaui, Bahia, Maranhão, Pernambuco e outros.

Microempreendedor Individual
O Banco do Estado de Sergipe (Banese) está participando da 5ª Semana do Microempreendedor Individual, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas(Sebrae) na Praça General Valadão, em horário comercial, até o próximo sábado, 10.O Banco é parceiro do evento que tem como meta para esta edição legalizar 3 mil microempreemprendedores, além de fornecer orientação empresarial e capacitações gratuitas para aqueles que já saíram da informalidade.

Equipe
Para isto, o Banese está mantendo uma equipe no local, coordenada pela Gerente de Negócios da Agência Siqueira Campos, Léa Selmara, para orientar os microempreendedores quanto à abertura de contas, adesão ao Banese Card e apresentação de linhas de crédito voltadas para o pequeno empreendedor. “O Banco não poderia deixar de participar de um evento como este, voltado para a geração de emprego e renda no Estado.”, afirmou Léa Selmara.Segundo Aurélio Viana, analista técnico do Sebrae, o evento tem recebido, em média, 400 pessoas por dia, público superior às expectativas.

3ª Corrida dos Advogados acontece sábado
Neste sábado, 10, acontece a 3ª edição da Corrida dos Advogados. Organizada pela Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAA/SE), em parceria com a OAB/SE e a Zona Alvo – Consultoria Esportiva, a largada acontece na frente da sede da Ordem, na Av. Ivo do Prado (Praça do Mini-Golf), às 17h. As entregas dos kits para os atletas acontece das 9h às 15h do sábado, na própria sede da OAB. Serão duas provas, uma de 5 km e outra de 10 km, com bastante premiações e sorteio de brindes ao final. Contamos com a presença de todos neste importante evento esportivo.

Sarau Dominical, Dia dos Pais
Grande festa para o dia dos pais em nosso Sarau Entre Amigos. Domingo (dia 11) Programação: Djalma, Madeiros, Cléber Alberto, Carlos Moreno, e Nelsão (Vozeirão). Convidado especial: BETO MENEZES. Faça sua reserva contactando com o celular – 9977-3304.Cardápio a La Carte.

Cães  filhotes: 3ª Feira de Adoções de 2013
Amanhã, 10 ,a ONG Defensores dos Animais (DEA), que tem como presidente, a veterinária Maria do Carmo Rocha Paixão,

realizará a 3ª Feira de Adoções de 2013 de cães filhotes no Estabelecimento Atalaia Rações a partir das 9h.Para adotar é preciso: ser maior de 18 anos, levar comprovante de residência, identidade, passar por uma entrevista e assinar termo de adoção."

Agenda
09 DE AGOSTO – Hoje é o DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS. No Brasil, existem 896.917 índios no Brasil. Este número foi apurado no Censo de 2010, realizado pelo IBGE. Em 2012, eles ocupavam 689 áreas indígenas, com mais de 109 milhões de hectares, o equivalente a 12,9 por cento do território brasileiro. As etnias mais numerosas dentre os índios brasileiros são, em ordem decrescente: Ticuna – 46.045; Guarani – 43.401; Caingangue – 37.470 e Macuxi – 28.912. Também merecem ser citadas, por sua importância: Terena – Tenetehara – Ianomâmi – Potiguara – Xavante e Pataxó. Quando os portugueses chagaram ao Brasil, em 1500, havia 6 milhões de nativos em nosso país. FRASES: “O único índio bom é um índio morto.” – General Philip Henry Sheridan (1831/1888). “A terra deve pertencer a quem dela tira o mlhoe proveito, no caso, o índio.” Júlio Camargo, escritor. “Todo dia era dia de índio. Hoje ele só tem o dia 19 de abril.” – Da música popular brasileira. Canção interpretada por Baby Consuelo, hoje Baby do Brasil. Enquanto isso, os preços dos alimentos caem e derrubam o índice de inflação. Guido Mantega adverte, porém, que ela deverá voltar a crescer. Mas garante que fechará o ano no centro da meta. Rasan Howani, novo líder iraniano, diz estar preparado para negociações sérias. A SIEMENS vem colaborando com a Polícia Federal desde 2012 nas investigações sobre o propinoduto. O SBT perde quase a metade de seu público infantil matinal. Em Aracaju, a Câmara Municipal trocou a Rádio Liberdade pela Jornal na execução das transmissões das sessões plenárias. Um presente de grego para a segunda mais antiga emissora de rádio de Sergipe, que vai completar 60 anos no dia 7 de setembro.

Passeios e travessia Crôa do Goré, Viral e ilha dos Namorados
Atenção sergipanos que ainda não conhece a Crôa do Goré, cuja travessia é feita através do Mosqueiro em Aracaju. A

Crôa – que fica em São Cristovão – surge diariamente com o movimento da maré no rio Vaza-Barris é uma atração turística linda. O local tem quiosques de palha, bar flutuante e um excelente banho. De lá você desfruta da beleza dos manguezais, pode passear pela região e passar por baixo da ponte Joel Silveira. Lá você pode também optar pelo passeio para o Viral (encontro do rio e do mar/Mosqueiro) e também para a Ilha dos Namorados.

Passeios e travessia Crôa do Goré, Viral e ilha dos Namorados II
Os turistas se encantam e os sergipanos precisam conhecer. Uma boa alternativa para quem não quer ser explorado financeiramente (é com toda segurança) é pegar o Catamarã Emanuel (lá também tem lancha) na Marina Marisol (chegando a Orla Por do Sol segue a esquerda em direção a escola municipal José Carlos Teixeira. Apenas 100 metros). A marina é administrada por uma família, que tem à frente o conhecido Prego, marinheiro que conhece como ninguém toda a região. Para marcar é só ligar: (79) 9925-1959/3227-1773.

GBarbosa inaugura supermercado na Barra dos Coqueiros
Na próxima terça, 13 de agosto, às 9h, a rede de supermercados GBarbosa inaugura mais uma loja em Sergipe, desta vez, em Barra dos Coqueiros. De acordo com o diretor de Operações do GBarbosa, Frederico Pereira, a nova loja, que possui mix de 25 mil produtos, vem atender à demanda do mercado local, que vivencia um momento de expansão imobiliária e de crescimento populacional – que, segundo dados do IBGE, dobrou no ano de 2010.

Unidade
No GBarbosa de Barra dos Coqueiros os clientes poderão encontrar itens de eletro, perecíveis, hortifruti, limpeza, entre outros, distribuídos em uma área de vendas superior a 1.500 metros quadrados. Como forma de oferecer maior comodidade, a unidade contará ainda com uma farmácia, e funcionará de segunda a sábado, das 7h às 20h, e domingos e feriados das 7h às 14h. Essa é a 31ª loja do GBarbosa no Estado e contribuiu para empregar diretamente 90 colaboradores.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

O rádio por dentro
Transcorria o ano de 1964. Raymundo Luiz dirigia artisticamente a Rádio Cultura, em substituição a Clodoaldo Alencar Filho, o Alencarzinho, renomado professor que depois assumiu o cargo de reitor da UFS. Raymundo também comandava a equipe de esportes da emissora católica. Um episódio envolvendo o departamento esportivo e Santos Mendonça, que naquela época apresentava o seu “Calendário” na Cultura, motivou a saída de Raymundo Luiz, que foi, com toda a equipe da Favorita dos Esportes para a Difusora. José Eugênio, que comandava o esporte na PRJ-6, a emissora oficial do Estado, abriu mão da chefia em favor de Raymundo Luiz. Com apenas uma semana na Difusora, Carlos Magalhães e Wellington Elias retornam à Cultura. Era formada a Equipe Campeã, sob o comando de Carlos Magalhães. Essa equipe passou a liderar a audiência esportiva em nosso Estado. Sua formação persistiu, com algumas variações, até 1973. Um ano antes, a Cultura recebia uma homenagem da CBD por ter sido a emissora que mais jogos transmitiu durante a Copa da Independência, competição que reuniu seleções de todo o mundo para celebrar o sesquicentenário de nossa Independência. Pois é. Em 1973, Carlos Magalhães mudava de prefixo, levando com ele alguns profissionais que passaram a atuar na Rádio Liberdade. Na década de 70, após a inauguração do Batistão, em 1969, as cinco emissoras AM realizavam coberturas esportivas: Difusora (Aperipê), Liberdade, Jornal, Cultura e Atalaia (em ordem cronológica, levando-se em conta a fundação de cada uma delas).

Torcidas “Organizadas”
Assunto recorrente nos programas esportivos de rádio e TV, colunas de jornais e revistas, sites e blogs da internet, e nas conversas sobre o futebol, as torcidas chamadas organizadas não deixam de representar uma preocupação permanente de todos quantos desejam o desenvolvimento do esporte brasileiro, principalmente quando nos encontramos a menos de um ano da Copa do Mundo a ser levada a efeito no Brasil. Sobre o tema, citamos frase de autoria de Thales de Oliveira, promotor do Ministério Público, a respeito das brigas ENTRE as torcidas qualificadas como ORGANIZADAS: “Ou elas (torcidas organizadas) se ajeitam entre si ou elas próprias vão se autoextinguir.”

Luiz Anselmo – (Piquet)
Leitor assíduo de nossa coluna, participa, aos domingos, das 18 às 19 horas, na Rádio Xodó FM, de um programa de esportes. Fica o registro com o incentivo de que essa participação possa continuar, vez que o interesse demonstrado pela comunicação esportiva salta aos olhos. Esperamos que o PIQUET acelere cada vez mais, rumo ao sucesso.

Abraço especial
Para Lucas Aribé, vereador, musicista e radialista. E também para Aleanderson, da rádio comunitária da Paróquia do Grageru.

Julgamento no STJD
No dia 14 de agosto, às 17 horas, no STJD, estarão sendo julgados o Sergipe e a Federação Sergipana de Futebol, pelos acontecimentos verificados no Estádio Fernando França, em Carmópolis.

Tudo Azul
Felizmente, o Sergipe foi muito bem recebido pelos desportistas de Itabaiana. A equipe comandada por Givanildo Sales realizou, na quarta-feira, treinamento coletivo, com o apoio de seus torcedores, inclusive muitos da cidade de Itabaiana e de outros municípios da região do agreste de Sergipe.

Liga do Nordeste
Duas capitais estão interessadas em promover a festa de abertura do campeonato da Liga do Nordeste, em 2014. João Pessoa e Aracaju. Milton Dantas informou que a decisão poderá ser tomada a qualquer momento.

Esporte Interativo
Tudo O.K. com o canal fechado cuja programação é 100 por cento esportiva. Futebol sergipano vai ter ampla divulgação. E os clubes faturarão com a exibição dos jogos, ao vivo ou na base do VT.

Tecnologia ampliada
Em verdade, ampliado está o espaço aberto pela FIFA para a aplicação da tecnologia que detecta se a bola ultrapassou totalmente a linha do gol. Esse moderno instrumento foi usado, de forma experimental, na Copa das Confederações deste ano, realizada no Brasil. Agora, a entidade “mater et magistra” do futebol internacional acaba de regulamentar sua colocação em prática nos jogos pelas eliminatórias de Copas do Mundo e em amistosos entre seleções. O custo aproximado do sistema é da ordem de 430 mil reais e deverá ser adquirido pela administração de cada estádio.

Lamartine Babo
Um dos mais importantes compositores da música brasileira, o carioca Lamartine Azeredo Babo era, também, revistógrafo, humorista, radialista e produtor. Compôs nada menos do que 11 hinos dos clubes de futebol do Rio de Janeiro, a começar pelo América, seu time de coração. São resultado de sua fértil inspiração os hinos do Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama, todos eles lançados em 1945. Nesse ano, ele lançou, a cada semana, um desses hinos, no programa “Trem da Alegria”, um dos mais famosos do rádio brasileiro. Simplesmente genial, mestre das marchinhas de carnaval, sua discografia é bastante copiosa. À nossa coluna, contudo, interessa, por motivos óbvios, o detalhe de ter sido o autor dos hinos de praticamente todos os clubes de futebol do Rio de Janeiro. Mas vale dizer que seus temas variavam bastante. Babo compunha músicas de estilos variados.

Compositores sergipanos
Nesse aspecto, os nomes que merecem ser citados, em nosso Estado, são os de José Silva (hino do Confiança), Freire Ribeiro (Sergipe) e Alberto Carvalho (Itabaiana). Antonio Vilela, aposentado do Banco do Brasil, já falecido, veio trabalhar em Aracaju, na agência do BB. Compositor, criou a música “Atalaia”, uma das mais belas sobre nossa praia e, consequentemente, sobre nossa cidade. Além de “Mocambo de Palha”, outra bela música, Vilela compôs o hino da AABB Aracaju. Temos que fazer uma referência ao Dr. Gilson, que tem produzido músicas que se referem a vários clubes, como o Sergipe e o Confiança. O seu maior sucesso foi lançado em 2008, quando se transformou em um grande hit da campanha “Vamos subir dragão…” Como todos se recordam, naquele ano o Confiança esteve a um passo de ascender à Série B. Ainda sobre Vilela, que era primo carnal de Dom Avelar Brandão VILELA, sua obra-prima Atalaia foi, por muito tempo, a característica musical oficial da Rádio Atalaia.

Memória do esporte
09 DE AGOSTO – Em 1931, nasce o ex-jogador e técnico Zagallo, em Maceió (Alagoas). MÁRIO JORGE LOBO ZAGALLO foi campeão mundial como jogador, em 1958 e 1962; como técnico, em 1970; e como coordenador-técnico, em 1994. Em 1942, o Botafogo vence o Vasco por 5 X 1, pelo campeonato carioca e registra a maior goleada sobre o rival.  Em 19 de abril de 1961, o Botafogo repetiu o placar. Em 1987, ocorreu uma comemoração equivocada do jogo número 1.000 realizado no Morumbi. O erro aconteceu porque a administração do estádio esqueceu que houve rodadas duplas pelo campeonato paulista. O real jogo número 1.000 aconteceu no dia 5 de julho, quando o São Paulo venceu o Botafogo, de Ribeirão Preto, por 3 X 2.

Jogo rápido
Rogério Ceni afirma que não entrará na disputa política pela presidência do São Paulo, para não queimar sua imagem junto à torcida tricolor. /// Duas torcidas organizadas do Palmeiras estão proibidas de entrar nos estádios. A decisão foi tomada pela Federação Paulista de Futebol. /// CBF seleciona rivais mais frágeis e leva a equipe brasileira à Ásia. O time de Felipão fará jogos na China e na Coreia do Sul. /// Seleção enfrentará Portugal em Boston, nos Estados Unidos, 3 dias após de atuar amistosamente no Mané Garrincha, em Brasília, contra a Austrália. /// Faltam 48 horas para o Sergipe enfrentar o Juazeirense pela Série D.

PELO TWITTER

www.twitter.com/cezar_britto  Cuidemos dos sonhos. Eles serão fundamentais na colheita do amanhã.

www.twitter.com/eugeniadeda  Nós definitivamente vivemos num país cada vez mais Maluco. Quem nos prometeu que ia melhorar acabou entrando na festa.

www.twitter.com/jsantana61  Me perdoem os amigos médicos, mas não faz o menor sentido ser contra o Mais Médicos. Os escassos argumentos apenas exibem o corporativismo.

www.twitter.com/chicoandradef  Técnico de futebol da Itália diz que ficou chocado com arena x favela no Brasil. Senhor,há muito que estamos chocados com a Máfia italiana!

www.twitter.com/AlberthoJorge1  Acreditei em cegonha até os 12 anos.Depois me disseram que a criança nascia pelo sovaco da mulher. Acreditei também! Antigamente, era assim!

www.twitter.com/ORodrigoMachado  Quando advogado vai para a televisão e o único argumento de defesa é a prescrição do crime…

ARTIGO

Estatuto da Juventude: Vitória do Brasil!  por Sérgio Alves*

Após nove anos de tramitação, o Estatuto da Juventude foi aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado por nossa presidenta. Esse texto é uma declaração dos direitos da população jovem (15 a 29 anos), que já representa aproximadamente 30% da população brasileira (pouco mais de 50 milhões) [IBGE-2010].  A partir desse documento, as políticas públicas de juventude (PPJ) se transformam em prerrogativas do Estado. Um grande passo que, pactuado entre os governos e a sociedade civil, fomentará um lugar de destaque para as PPJ's no debate das políticas brasileiras e incitará significativa melhoria socioeconômica com ótimos resultados para o Brasil.

Em um breve histórico, o jovem, apesar de sempre ter se apresentado com papel fundamental nos rumos da história do país e representar, por um processo natural, o futuro da nação, só foi reconhecido como sujeito de direitos em Julho de 2010 com a aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 42/2008, conhecida como PEC DA JUVENTUDE, que incluiu o termo JOVEM na Constituição Federal (CF), em seu capítulo VII, que trata dos direitos e garantias fundamentais (a exemplo das crianças, adolescentes e idosos).

Como consequência desta PEC, vários projetos de lei que tramitavam na Câmara Federal e no Senado fundiram-se para conceber o texto do Estatuto da Juventude (Projeto de Lei 4529/2004) e promover aos jovens brasileiros, como dito anteriormente, direitos e garantias fundamentais. A importância desse texto é denotada quando analisamos os dados estatísticos: é nessa faixa etária que se concentra grande parte dos principais problemas da atualidade (drogas, violência, desemprego, etc.). Dentre muitos outros, o estatuto, com força de lei, assegura os direitos à participação social, ao território, à livre orientação sexual e à sustentabilidade.

Esse novo momento, em que reconhecemos, de fato, os jovens como a cara do presente, e não somente como o futuro do país, carrega consigo a necessidade de planejamentos e ações dos governos e da população, com a participação obrigatória da juventude nos processos decisórios, na formulação e execução de ações direcionadas (políticas públicas) que visem proteger, capacitar e gerar oportunidades para eles: cursos profissionalizantes, no geral, voltados às necessidades locais; incentivo ao esporte com apoio a atletas e a escolas de diferentes modalidades, promoção de torneios, construção de praças esportivas, etc; valorização da cultura; investimento em inclusão digital; promoção da educação sexual; construção de clínicas de reabilitação e desenvolvimento de políticas de redução de danos; melhoria do transporte público e investimento em projetos de mobilidade urbana, maciço investimento em ensino público de qualidade, garantia dos direitos à alimentação, moradia, entre tantos outros. Beneficiando, de um modo geral, toda a sociedade.

A aprovação e a sanção do Estatuto da Juventude, além de representarem o pagamento de uma dívida social histórica, carregam consigo o planejamento de ações de curto, médio e longo prazos, que alavancarão o desenvolvimento social, econômico, tecnológico e científico do país. Investir na Juventude é garantir o futuro do BRASIL.

Parabéns Presidenta Dilma! Parabéns Juventude Brasileira!

PS_ O governo do estado de Sergipe possui uma Coordenadoria Especial da Juventude, que contribui para o desenvolvimento da identidade e da autonomia dos (as) jovens sergipanos e assegura o efetivo trabalho no desenvolvimento das Políticas Públicas de Juventude – PPJ`s, articuladas como o conjunto das demais políticas públicas do Governo (http://www.juventude.se.gov.br/index.html ). Conheça e contribua!

*Geólogo/Secretário da Juventude Petista de Aracaju

ARTIGO

  Este pode ser um cidadão, não um bandido, a menos que o Estado o transforme   por Jose Raimundo de Sousa
 
Henryton Klysthenes Ribeiro estava animado com o aniversário de 24 anos. Planejavafazer uma rave para 'parar' a pequena cidade de Timbaúba, na Mata Norte de Pernambuco, distante cerca de 100 km do Recife. Ribeiro dava aulas particulares de matemática e inglês, vivia bem com os pais e a irmã mais velha e tinha vários amigos, mas também uma fraqueza: queria ganhar dinheiro fácil. Com dois colegas, resolveu assaltar a agência dos Correios de Aliança, município vizinho, apenas quatro dias antes da festa. Sabia que o sistema de segurança do local era frágil e acreditava na impunidade. No dia 6 de junho de 2012, o trio aproveitou a saída de almoço dos vigilantes e, fingindo estarem armados, roubaram dinheiro da agência, que estava em funcionamento e atendia alguns clientes no momento do crime. Os comparsas conseguiram fugir, mas ele acabou sendo preso em flagrante e a tão esperada data passou em branco, na prisão.

Foi no Presídio de Igarassu (PIG), na Região Metropolitana do Recife, onde cumpre pena, que o jovem, envergonhado e arrependido do crime, parou para pensar na vida que queria levar dali em diante. Inscreveu-se no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), formou um grupo de estudos com outros 16 reeducandos, todos já com o ensino médio completo, e fez a prova. O resultado no Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que saiu na última segunda-feira (14), foi uma surpresa ainda maior: ele conseguiu a sétima posição no curso escolhido, a licenciatura em matemática, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com nota 706,29. Foi a melhor colocação de um reeducando em toda a história do sistema prisional do estado.

"É muito melhor ser reconhecido como alguém que venceu, pelo estudo, que como alguém que roubou, até porque eu não me considero um bandido, mas alguém que errou, aprendeu com isso e merece uma segunda chance. Pensei no dinheiro fácil, queria aventura, mas passei do limite e achei que tinha destruído a minha vida. Agora, ao invés de contar os dias para sair da prisão, vou contar os dias para começar as aulas. Vou embarcar em uma aventura bem melhor, e nessa quero ter sucesso", diz Henry, como é chamado pelos amigos do PIG.

À espera da liberdade

Henry é um preso provisório. Ele foi julgado pela 25° Vara da Justiça Federal e condenado a cinco anos de detenção. Ele está agora em regime fechado, em um presídio de segurança máxima.  A sentença dele ainda vai passar pela Vara de Execuções Penais, que deve encaminhá-lo para o regime semiaberto. O advogado dele entrou com pedido para desclassificar o crime para furto. A expectativa é que em abril, quando começam as aulas na UFRPE, Henry já possa cumprir a pena em regime aberto, tendo que assinar, todo mês, o livro de presença no Centro de Apoio a Egressos em Liberdade (Cael).Henry estudava na biblioteva do presídio com 16 colegas, entre eles, Davi Airam (D), que está a menos de um ponto de conseguir uma vaga no curso de ciências biológicas, na UFRPE.Isso porque Henry já está cumprindo parte da pena do regime fechado – ele chegou ao PIG em outubro de 2012 e ainda trabalha na área administrativa da unidade prisional. A cada três dias de trabalho, um dia é diminuído da pena total. "Por incrível que pareça, foi na prisão que tive tempo para pensar melhor no que eu queria ser. Fiz escola particular, onde era bolsista, fiz curso técnico em administração, mas era muito indeciso no que fazer, agora estou feliz porque passei no que eu sempre quis de verdade. No primeiro dia de aula, na Rural, se eu tiver que me apresentar, não vou ter vergonha nem esconder que já estive preso. Aprendi agora a não baixar a cabeça e vencer os obstáculos", conta.

A partir desta sexta (18), os estudantes convocados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem se matricular nas instituições de ensino em que foram aprovados.Pensei no dinheiro fácil, queria aventura, mas passei do limite e achei que tinha destruído a minha vida. Agora, ao invés de contar os dias para sair da prisão, vou contar os dias para começar as aulas"

Superlotação x dedicação
O Presídio de Igarassu foi inaugurado em 2002 e tem capacidade para 426 presos, mas está superlotado, com 2.680 homens divididos em 13 pavilhões – mais de seis vezes acima da capacidade. Mas Henry afirma que não sentiu muito os efeitos negativos da superlotação, pois, como trabalha na unidade, tem direito a uma cela melhor, a qual divide com outros três companheiros. "Eles até deixavam eu ficar com a luz acesa para ler um livro de noite, ou então com a televisão no mudo, só para iluminar minha área", conta.

Ao todo, 102 reeducandos do PIG inscreveram-se no Enem. Oito tiveram nota suficiente para participar do Programa Universidade para Todos (Prouni) e 31 para o Sisu, mas só Henry conseguiu uma vaga na universidade até agora. Ele acordava às 7h e trabalhava até as 16h, com intervalo para almoço. Depois, encontrava-se com os colegas do grupo de estudos na biblioteca da unidade. "A gente resolvia provas do Enem, simulados. Também ensinava matemática. Às vezes, a gente pegava uma mesa e ficava estudando na frente do pavilhão até 23h, não tinha hora mesmo para acabar. Não tive problema com estrutura para estudar, a direção incentivava muito, imprimindo material da internet, dando lápis, caderno", afirma.

Tanta dedicação resultou em nota boa no Enem: 698,36 – só a redação foi 840. A média foi suficiente para ele se inscrever no Sisu. "Eu nem sabia que um preso podia se inscrever no Enem, e eu concorri com gente com mais tempo para estudar, com mais estrutura material e psicológica. Acho que é preciso criar cotas para nós, para quem está com a liberdade privada. Eu brinco que tive sorte em ficar aqui em Igarassu, porque ouço dos que já passaram em outros presídios que nem todos têm essa estrutura e incentivo", aponta. Outro detalhe é que o Sisu não tem vagas para cursos a distância.

A nova Lei de Cotas já vale para a seleção deste ano do Sisu. Segundo a medida, 43 universidades federais e 40 institutos federais de educação reservaram, pelo menos, 12,5% de suas vagas para estudantes das escolas públicas. A partir do primeiro semestre de curso, será dada uma bolsa de R$ 400 ao candidato aprovado que tenha renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. A lei não contempla presos.

Presidente do CCEP/SE*

DO LEITOR

Indústria das aposentadorias  X  INSS = Imoralidade consentida?   I
D leitor Dinho Santana:  “Recentemente foi noticiado sobre um processo impetrado pelo ex Presidente do TJSE, Des. Osório de Araújo Ramos Filho, contra a entidade sindical, por alegar que teve a honra ofendida, na campanha do sindicato, que combatia a manutenção das benesses para poucos privilegiados, em detrimento de uma política de valorização digna para os servidores do Judiciário sergipano. Materializada pela figura do Marajá, a campanha salarial fez denúncias contundentes e revelações que causaram repercussão nunca antes vista na sociedade sergipana, em relação aos altos cargos em comissão, as indenizações milionários, os "supersalários" e as incorporações dos valores de Cargos em Comissão e Funções de Confiança, cobrando, categoricamente, uma postura do gestor do TJSE, à época, que agora se apresenta como ofendido. Nos últimos dias veio a tona no blog do Adiberto de Souza, mais um escândalo e agora "denunciado" pelo então governador em meio aos conchavos políticos Você acha correto o governo conservar um secretário no cargo por seis meses apenas para lhe garantir uma gorda aposentadoria? Pois foi o que fez o PT visando beneficiar o ex-secretário da Casa Civil, Jorge Alberto (PMDB). Pior é que esse jeitinho imoral é visto por muitos com a maior naturalidade, a ponto de ter sido tornado público pelo próprio governador Jackson Barreto (PMDB). Segundo ele, Jorge permaneceu no cargo, embora sem trabalhar, apenas para incorporar as vantagens salariais de um secretário à aposentadoria de servidor público. A lei pode até proteger atos dessa natureza, porém a sociedade não deve se calar diante de tamanha imoralidade bancada com o dinheiro público que o governo diz não dispor nem para conceder um mísero reajuste aos servidores, que verdadeiramente trabalham. Como sempre faço comentei: "Quando os que mandam perdem a vergonha, os que obedecem perdem o respeito." – Cardeal de Retz. Não é de agora que tenho denunciado está industria de aposentadorias, tipo ex- governadores, viúvas, juízes, desembargadores e conselheiros. – aposentados compulsóriamente – não pode o INSS, abolir o famigerado "Fator Prvidênciario" nem reajustar com os índices do Salário Mínimo, por quebra a Previdência??? E o Ministério Público Estadual, lê, ouve e não apura?

Indústria das aposentadorias  X  INSS = Imoralidade consentida?  II
Conclui Dinho Santana: “vimos e alguns até participaram do movimento dos R$0,20 que na verdade foi o mote da insatisfação reinante por conta dos cinco meses ao ano de impostos pagos para beneficio de poucos,  sem que o todo da sociedade tenha direitos básicos a exemplo de saúde, educação e segurança! Em 03/08/2013 -Pedido de Perdão Resultado desarmamento tem sido negativo, num Artigo de Marcelo Lopes – Um pedido de perdão pela falta de visão. Somente as famílias, homens e mulheres de boa índole entregam suas armas. Isso é previsível! O marginal jamais vai entregar sua ferramenta de trabalho, ainda mais com as burocracias encostas pela polícia federal, também é cômico até de imaginar ? um bandido indo a uma delegacia solicitar uma permissão de transporte para depois voltar com sua arma e entregá-la bonitinha ao atendente do Sistema Nacional de Armas (SINARM)./ Hoje esse cidadão se vê a mercê da sorte. O criminoso entra sem medo algum, sem contar com o elemento surpresa, entra uma vez, outras vezes e quantas mais ele quiser ? metendo a arma na cara do “boa praça” e gritando: “perdeu, perdeu moleque” e leva tudo que quer. Mas voltando ao cerne do título; o teto da aposentadoria paga pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) R$ 4.157,05 teto este para raríssimos  trabalhadores da iniciativa privada! O desdém dos nossos ditos "dirigente" é tamanho que cheguei a receber esta critica: "Já que você gosta de publicar frase prontas, aí vai uma para sua reflexão: "A hipocrisia é a fuga mais comum daquele que não tem coragem de ser ele mesmo, o que leva a sufocar seus medos e frustrações no preconceito para com o outro" (autor desconhecido)/ A frase se aplica muito bem a seu perfil, daqueles que se beneficiam dos louros da elite política, mas se diverte em esculhambá-la". Patética -pejorativo que é considerado ridículo por explorar as emoções até ao excesso – todos meus artigos , comentários são devidamente assinados! Quanto aos: "louros da elite política", vemos que estes se consideram acima dos pobres e incautos eleitores que sem o direito ao Voto Facultativo, são forçados a comparecerem as urnas?Faço minhas as palavras do Papa Francisco: “Eu não sinto medo. Sei que ninguém morre de véspera. Quando acontecer, o que Deus permitir, será," Saúde e paz.”

Blog no twitter:   www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
“A inteligência é o que você usa quando não sabe o que fazer”.

"Nasceu gente é inteligente"

Jean Piaget, psicólogo suíço, nasceu em 09 de Agosto de 1896 e morreu em 1980.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais