Discurso genérico do Senador Amorim

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

As declarações prestadas pelo Senador Eduardo Amorim, em entrevista que concedeu ontem (02/09) aos jornalistas André Barros e Rosalvo Nogueira, longe de destacarem propostas ou projetos que viabilizem um futuro venturoso para o nosso Estado, foram monocórdias, já que o assunto que lhe despertou maior interesse foi o relativo ao número de cargos em comissão e de secretarias do Estado, que, segundo disse, é excessivo, o que é verdade e o blog apoia.

O Senador chegou, inclusive, a dizer, não se sabe bem se levado pela emoção (a propósito, pareceu, pelo tom de voz, que estava colérico ou discursando num palanque para uma multidão), que o Estado funcionaria bem com apenas 40% dos cargos em comissão atualmente existentes, ou seja, se fosse ele o governador reduziria em 60% o número de cargos em comissão. Anotem isso, caros leitores, é que talvez o Senador Amorim precise ser lembrado futuramente acerca dessa declaração. Este blog também tem arquivos implacáveis!

O senador está correto no sentido de dizer que o Estado precisa cortar despesas, sejam elas de que tipo for. Todavia, o que ele esquece de dizer é que a atual estrutura de cargos em comissão que aí se encontra não foi obra do acaso, mas fruto da vontade dos políticos que hoje são seus aliados. Basta ver quantos cargos em comissão foram criados na gestão de Déda e quantos cargos foram criados na gestão de João Alves Filho e dos que o antecederam.

A intenção subliminar é atingir João Alves?  – A propósito disso, cabe aqui uma comparação: em 2006, o Estado tinha 29 Secretarias de Estado, incluídas as especiais e órgãos equiparados, enquanto que atualmente existem 25. E um detalhe: um dos secretários era o atual senador Amorim. Sem falar que em Aracaju, com a reforma, o atual prefeito, João Alves tem 17 pastas e além de aumentar o valor de alguns cargos comissionados criou outros. Vê-se, portanto, que nesse quesito, o senador Amorim não pode ficar tão à vontade para se pronunciar, pois vários dos seus aliados contribuíram e ainda contribuem para o inchamento da administração pública, seja estadual, seja municipal.  A título de informação, o Estado de São Paulo tem 26 secretarias e a Prefeitura Municipal 27.

Algumas perguntas – Reduzir o número de cargos em comissão e de secretarias é importante, pois qualquer redução de despesa é bem vinda, sempre, mas esse não é o principal problema. Alguém sabe dizer quanto representa, em percentual e em valor nominal, a despesa com cargos em comissão na folha de pagamento do Estado? Dos cargos em comissão existentes, quantos são ocupados por servidores efetivos? O que ocasiona o déficit na previdência? As incorporações de cargos em comissão e de gratificações representam quanto por mês ao Tesouro e à Previdência do Estado? São perguntas que precisam ser esclarecidas e respondidas. Mas, tenham certeza, caros leitores, que dificilmente se ouvirá de quaisquer dos futuros candidatos ao Governo do Estado respostas concretas para essas perguntas. O discurso é praticamente o mesmo e padrão: “não temos dados para fornecer uma resposta específica para essas perguntas”. Mas que tal destacar pessoas para estudar a legislação estadual e o funcionamento da máquina pública visando mostrar para a sociedade um projeto concreto de ações? Isso, dificilmente se verá. O que teremos no ano que vem é mais do mesmo, ou seja, discursos genéricos que prometem tudo aquilo que na prática não irão realizar.

Déficit previdenciário e ações concretas –  O Senador, que se diz um estudioso da administração pública, bem que poderia, em futuras entrevistas que vier a conceder, dizer o que pensa do déficit da previdência e de que modo é possível ao Estado criar mecanismo que assegurem o pagamento atual e futuro aos aposentados e pensionistas; de que maneira a administração pública pode melhorar serviços relacionados à saúde, educação e segurança pública; como é possível conciliar a legitima reivindicação de reajustes dos servidores públicos com as possibilidades financeiras do Estado; como fazer para as obras de infraestrutura serem realizadas de forma mais célere, dentre outras questões. Mas isso com propostas que revelem projetos concretos de ações, e não um discurso bem articulado, mas que nada diz de efetivo.

Aliás, sobre discursos genéricos e promessas vazias, o Ministro do STF Luís Roberto Barroso, de modo irônico e revelando a inversão da lógica natural das coisas, resolveu intitular um dos seus brilhantes artigos com a seguinte frase: “Chega de ações, queremos promessas”.

Justiça Federal indefere liminar pedida pelo CRM-SE
Mais uma vitória do programa Mais Médicos do Governo Federal. Assim como ocorreu em outros Estados, a Justiça Federal, através da juíza Telma Maria Santos Machado (1ª Vara), indeferiu liminar requerida pelo Conselho Regional de Medicina – SE, para não conceder registro provisório aos médicos estrangeiros que participarão do programa. A defesa do programa está sendo feita com competência pela Advocacia Geral da União – AGU. O processo foi remetido para Brasília.

Encontro
O governador em exercício Jackson Barreto saiu satisfeito do encontro que teve ontem, 02, em São Paulo, com o governador licenciado Marcelo Déda. Jackson mostrou a atual realidade administrativa e a preocupação com a queda do FPE e a dificuldade em pagar a folha de pessoal. Jackson quer fazer algumas mudanças e pelo jeito Marcelo Déda aceitou sem ponderações.

Zezinho Sobral mudará de pasta
Um nome certo para mudar de pasta é o atual secretário de Estado da Agricultura, Zezinho Sobral. Fala-se que ele pode ir para o Planejamento, no caso de Jeferson Passos ser remanejado para a Secretaria da Fazenda. Ou então ir diretamente cuidar das finanças do Estado. Uma certeza: Oliveira Junior que está interino na Fazenda desde a licença de João Andrade deseja retornar logo para a Sub-Secretaria de Desenvolvimento Energético.

Luto Oficial em Capela. Sepultamento de Hélio Dantas hoje, às 16h
A Prefeitura Municipal de Capela decretou luto oficial por três dias a partir de ontem, 02, por conta do falecimento do empresário e ex-deputado estadual e federal, Hélio Dantas, na última sexta-feira, 30. O sepultamento de Hélio Dantas será neste terça-feira, 03, às 16h, no cemitério Colina da Saudade em Aracaju.

João Alves e senador Amorim têm reunião
Na manhã  de ontem2, o prefeito João Alves Filho recebeu o senador Eduardo Amorim (PSC) em seu gabinete, onde discutiram assuntos relevantes ao município de Aracaju, mas com foco principal nas questões que envolvem a saúde da população.

Administração
Na visita de cortesia do senador Eduardo Amorim, ele destacou que o prefeito João Alves em sua gestão tem procurado atender às necessidades da população. "Desejo uma boa condução, administração e gestão ao prefeito, pois sei que os desafios são enormes e Aracaju precisa do seu trabalho e dedicação, e com fé em Deus teremos a resposta muito em breve para todas as questões. Desde a saúde à mobilidade urbana Dr. João conhece muito bem a nossa cidade e, além disso, nossa capital se transformou muito com a sua ajuda e atitudes", declarou Eduardo Amorim.

Saúde
O senador destacou também que com apoio de João Alves levará a problemática de média e alta complexidade de Aracaju ao ministro da Saúde Alexandre Padilha, numa audiência que ocorrerá no dia 10 de setembro, em Brasília. Segundo Amorim, este é um grande problema do povo brasileiro.

Algo positivo
O prefeito João Alves agradeceu a visita de Eduardo Amorim e revelou que pretende amenizar ao máximo essa grande problemática que afeta a maioria da população em geral. "Espero que junto com o senador, e os outros componentes da bancada, possamos conseguir algo positivo junto ao Governo Federal, isso será bom para todos", relatou João.

Entulhos da MRM
Ontem, 02, o blog publicou o descaso da empresa MRM que deixou entulhos na rua ao fundo do Palácio de Veraneio. A empresa foi acionada pela Deso e ainda ontem pela manhã retirou o entulho. É uma pena que a eficiência da MRM só aparece quando é cobrada.

Obra do Mergulhão na Avenida Tancredo Neves
O ex-presidente da Emurb, Osvaldo Nascimento esclareceu ontem que a obra do mergulhão – elevado jornalista Hugo Costa – na Avenida Tancredo Neves em nenhum momento foi paralisada: “A obra foi iniciada no primeiro semestre de 2012. A Emurb pavimentou o acesso da ponte Gilberto Carvalho até o conjunto Augusto Franco. Enquanto o projeto estrutural foi reanalisado a Celi trabalhava na confecção das placas da superestrutura da obra”, disse.

Comissão de Turismo e Desporto tem pauta extensa
O presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, Valadares Filho (PSB) tem uma série de compromissos esta semana. Ontem, 02, à noite, participou, ao lado do ministro dos Esporte, Aldo Rebelo, do evento “O Empresário Amigo do Esporte”, onde o ministério homenageia o empresariado de todo país que se destaca na contribuição e fortalecimento do esporte. Hoje, 03, Valadares Filho, participa de reunião com a Associação Brasileira de Empresas Marítimas, onde terá uma extensa pauta. Entre os assuntos o estimulo aos cruzeiros marítimos dentro do país como mais um atrativo turístico.

Feira de Turismo e reunião com Trade Nacional
Amanhã, 04, o presidente da Comissão participa, representando a Câmara dos Deputados, da abertura da 41ª ABAV – Feira de Turismo das Américas, promovida pela Associação Brasileira das Agências de Viagens. A Feira tem estandes de vários países e Estados, inclusive Sergipe, que através da Setur e Emsetur, está apresentando roteiros turísticos e atrativos. Na quinta, 05, participa de uma reunião com o trade turístico nacional onde discutirá o incentivo a rede hoteleira e a necessidade da redução dos preços das passagens aéreas e a devida fiscalização para fortalecer o desenvolvimento do país.

Reunião dirigentes Banese e grupo Almaviva
A Diretoria do Banese participou ontem, 2, de uma reunião com os dirigentes do Grupo Almaviva do Brasil. O objetivo foi prospectar negócios, através de uma  parceria entre a instituição bancária e a companhia italiana.

Parceria
No encontro, a presidente do Banese, Vera Lúcia de Oliveira destacou as vantagens que a companhia de telemarketing teria ao firmar parceria com um Banco que possui uma vasta rede de atendimento. “O Banese conta hoje com 61 agências bancárias, 457 caixas eletrônicos espalhados no estado, além de atendimento pelo Internet Banking e Alô Banese”, informou a presidente.

Bom negócio
De acordo com o vice-presidente do grupo Almaviva, Giulio Salomone, a parceria seria um bom negócio para Sergipe. “Estamos sem dúvidas ansiosos para realizarmos esta parceria com o Banese, que ajudaria tanto a nossa empresa, quanto a cidade de Aracaju e principalmente o Estado de Sergipe”, enfatizou o executivo.

Desfile
Na manhã do 1º de setembro, o secretário Especial de Cultura, Josenito Vitale (Nitinho), e a vice-presidente da Funcaju, a professora Aglaé Fontes, prestigiaram, ao lado de autoridades, o Desfile Cívico do Município de Aracaju.  Na ocasião, o secretário falou sobre o seu comprometimento em relação a preservação da cultura, sobretudo as ações cívicas. “É um dos nossos maiores compromissos manter viva entre os jovens as nossas tradições, mesmo com a chegada da modernidade”, destacou.

Modernização da Biblioteca de Santo Amaro
Graças a um convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Cultura e o Ministério da Cultura, o Governo do Estado pôde, na última quinta-feira, 29 de agosto, entregar a população de Santo Amaro das Brotas, diversos equipamentos que a partir de agora, fazem parte da estrutura da Biblioteca Municipal Manoel Messias dos Santos.

Estrutura
São cerca de 15 computadores, aparelho de TV LED, câmeras fotográficas, máquinas filmadoras, impressoras, condicionadores de ar, equipamento de som, entre outros equipamentos que servirão para melhorar as atividades da Biblioteca, que há algum tempo também recebeu uma grande doação de livros da Fundação Biblioteca Nacional.

Emsurb esclarece limpeza das praias
Sobre a nota publicada ontem, com foto: A Emsurb realiza a limpeza na areia das praias de Aracaju três vezes por semana, na véspera e no dia posterior a feriados. Na área de maior circulação de pessoas, entre a Coroa do Meio e o final da Passarela do Caranguejo, a máquina saneadora é utilizada diariamente na manutenção da limpeza. Sobre o fato citado pela coluna, iremos intensificar a fiscalização do serviço.

Itabaiana: Eduardo Abril é reconhecido com título de cidadania
Poucas vezes o blog publicou notas sobre títulos de cidadania. Nos últimos tempos são concedidos muitas vezes por interesses políticos e empresariais e deixaram de ter a liturgia de uma homenagem prestada a quem realmente merece. Ontem, 02, por exemplo, a Câmara de Itabaiana, concedeu uma justa homenagem ao radialista José Eduardo Anastácio Abril.

Polêmico, mas sempre com o compromisso com a verdade
Eduardo Abril já passou por várias emissoras de rádio, mas foi na cidade de Itabaiana que continua fazendo história há oito anos. Aliás, polêmico, Eduardo Abril tem uma das maiores audiências da região Agreste. Sempre com o compromisso com a verdade, o blog rende homenagem a Eduardo Abril. Justa homenagem a quem diariamente tem como prioridade a defesa dos direitos dos cidadãos.

Sergipano de Santa Luzia do Itanhy
Filho de Jesualdo Ajones Santos Abril, professor universitário, economista e presidente do sindicato dos economistas do estado da Bahia por dois mandatos e da servidora pública do estado da Bahia Maria de Lourdes Anastácio.Eduardo Abril como todos conhecem, nasceu na cidade de Santa Luzia do Itanhy, uma pequena cidade no interior do estado de Sergipe. Onde foi criado por seus avós maternos, Brasilino Anastácio homem que, sobrevivia da agricultura um homem honrado e de coragem, Eduardo Abril aprendeu com o mesmo a falar somente a verdade tendo coragem diante de toda e qualquer situação, sua avó a senhora Joana Maria de Jesus, domestica lutou junto com seu marido para educar a criança levada que veio hoje a ter o título do homem que não tem, “ Medo de Falar a verdade”.

Começou com Reinaldo Moura
Eduardo é publicitário e Radialista por convicção, casado com Silvia Fernanda Silveira Abril, há 18 anos com quem teve duas filhas maravilhosas: Victória Silveira Abril e Bárbara Silveira Abril, seus xodós. Além delas tem três filhos de outro relacionamento: Verônica, Vanessa e Eduardo júnior. Toda historia no Rádio começou, com Reinaldo Moura, de quem foi repórter por mais de 10 anos, substituindo no programa Jogo Aberto com quem aprendeu a disciplina de respeito ao ouvinte e a dignidade na hora de informar.

Credibilidade e audiência
É um apaixonado por rádio, onde já esta a 34 anos de muita credibilidade e líder em audiência, nos programas que a frente já esteve e ao que esta. Veículos de comunicações importantes como, a FM Sergipe, rádio jornal AM, FM Itabaiana e na rádio capital do Agreste, onde hoje tem um programa jornalístico líder em audiência. E não para por aí, trabalhou ainda, em grandes emissoras de televisões do país, como a extinta Tv Manchete e a Tv Bandeirantes onde foi correspondente de rede.

Assessoria
Eduardo Abril, ainda prestou assessoria de comunicação ao governo do estado de Sergipe, tendo á frente também da coordenação das campanhas para governador do estado em 1994 que tinha como candidato a época o governador em exercício Jackson Barreto de Lima e da ex- prefeita de Ribeiropólis Uyta Barreto.Foi também, repórter esportivo, cronista, repórter policial, locutor noticiarista, disk jóquei, além de liderar movimentos sindicalistas em favor da sociedade sergipana.

Energisa: demissões no callcenter deixa trabalhadores apreensivos
A diretoria do Sindicato dos Eletricitários do Estado de Sergipe (Sinergia) está preocupada com as constantes demissões de atendentes do callcenter da empresa de distribuição de energia elétrica de Sergipe (Energisa). O setor, que já concentrou 60 trabalhadores, atualmente está operando com 45, com perspectivas de novas demissões. Hoje, 3, às 16h, sindicalistas estarão se reunindo com a diretoria da empresa para discutir sobre o assunto. O encontro será na sede na sede da Energisa.

Atendimento funcionava 24 horas e hoje das 6h às 20h. Desrespeito ao consumidor
Nos últimos 20 dias, seis atendentes foram demitidos. O horário de atendimento do callcenter em Sergipe está reduzido. Há dois anos, o setor funcionava 24 horas. Atualmente, os serviços são realizados das 6h às 20h. Cogita-se entre a categoria que novas demissões deverão acontecer. Departamentos importantes da empresa foram transferidos, a exemplo de informática, faturamento, oficina e, ao que parece, na visão dos trabalhadores e sindicalistas, será a vez do callcenter.

Diálogo
Sindicalistas se reunirão com a diretoria da Energisa. “Vamos tentar sensibilizar a empresa e tentar fazê-la entender que o callcenter em Sergipe é o mais viável para o povo sergipano e, sobretudo, para os trabalhadores”, afirmou o presidente do Sinergia, Sérgio Alves.Alves, lembrou que a Energisa é uma empresa que tem uma concessão pública e que  pouco investe no Estado. “Entendemos que uma empresa do porte da Energisa, deveria valorizar mais o povo sergipano que paga uma energia cara, onde o Estado cresce aumentando o número de clientes residenciais, industriais e comerciais com o consumo em ascendência”, comentou.

Apoio dos políticos
Alves informou que várias ligações já estão sendo transferidas para os Estados de Minas Gerais e Paraiba. “Com o callcenter mantido em Sergipe, o serviço tem uma melhor qualidade porque os atendentes estão dentro da nossa realidade, o que difere dos outros Estados”, disse.Na oportunidade, o sindicalista conclama as autoridades do Estado, principalmente os deputados e vereadores. “Estaremos nos dirigindo aqueles poderes para solicitar que analisem essa questão. Afinal, estão sendo reduzidos postos de trabalho em Sergipe”, destacou, acrescentando que as demissões representam um fechamento do setor “maquiado”, gradativo.

Prevenção de acidentes
Prevenir o risco de acidentes envolvendo fogo e saber como agir em casos de incêndio foram as principais orientações passadas durante o Curso de Combate a Incêndio promovido pela Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal da Saúde. A atividade foi realizada pela Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) e reuniu servidores de vários setores da secretaria.

Situação
A engenheira ambiental e de Segurança do Trabalho da VISAT, Kênia Marcatti, foi uma das facilitadoras do curso. Ela destacou que “preparar os trabalhadores para combater princípios de incêndio, prevenindo que o fogo se alastre pode evitar prejuízos, e até mesmo salvar vidas em situações de risco”.  Durante o curso foram abordados temas como a teoria e a propagação do fogo, as classes de incêndio, os métodos de extinção, os agentes extintores, equipamento de combate a incêndio e abandono de área.

Atividade prática
A tecnóloga de Saúde e Segurança do Trabalho da VISAT, Mariana Andrade Santos, também orientou os servidores. O curso ainda teve atividade prática a respeito do uso dos vários tipos de extintores e as técnicas de combate a incêndio. “Tão importante quanto ter esses equipamentos disponíveis em locais estratégicos e de circulação de pessoas é saber quando e como usá-los”, enfatizou.

Aribé no McDia Feliz
No último sábado, 31, o vereador Lucas Aribé (PSB) participou mais uma vez do McDia Feliz, em Aracaju. McAmigo desde a primeira edição em Aracaju, Lucas se apresentou duas vezes com cantor e músico, fazendo parte da programação cultural do Mc Donald's Shoping Jardins. Na 25ª edição da campanha coordenada nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald, Aribé ressaltou a importância de ajudar ao próximo. "É um gesto pequeno para alguns, mas ajuda a muita gente. Participo desde o primeiro aqui na nossa Capital e estarei disposto a ajudar sempre", ressaltou. Em Aracaju, a verba das vendas do sanduíche Big Mac será revertido para a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe, Avosos.

Front in Aracaju
A participação do vereador Lucas Aribé (PSB) no Front In Aracaju, evento que discutiu as tecnologias de front end, na manhã do último sábado, 31, foi um sucesso. Aribé falou sobre a acessibilidade na web e procurou conscientizar o público presente, turma que trabalha com desenvolvimento web, sobre a importância de tornar o espaço na internet acessível. "Nosso sonho é um mundo totalmente acessível e o espaço que já deve ter total acessibilidade é a web. São novas tecnologias que podem ser utilizadas por todos contanto que vocês (desenvolvedores) pensem nisso na hora de criar", explicou. Muito aplaudido, Aribé ficou feliz com a participação no evento. "Agradeço o convite de Julio Cezar Barreto e Ítalo Waman e estou sempre à disposição para falar sobre um tema tão relevante e que faço questão de conhecer cada vez mais", afirmou. O tema da palestra de Lucas aribé foi "O Paradigma de Unir Usabilidade, Acessibilidade e Padrões Web".

Prêmio Setransp de jornalismo será adiado
O V Prêmio Setransp de Jornalismo, que homenageia os profissionais de comunicação de Sergipe por seus trabalhos informativos de grande contribuição com a responsabilidade social, será adiado. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju – Setransp – comunica que a edição de 2013 do prêmio precisará ser adiada para 2014 tendo em vista que o sistema de transporte encontra-se em um ano onde as atenções estão voltadas para o replanejamento do transporte coletivo na capital. O Setransp está, portanto, somando todos os esforços para que o serviço seja prestado de maneira mais eficiente à população, e, com isso, fica limitado para dedicar-se ao prêmio de jornalismo, que é tão estimado por aqueles que fazem o Setransp.

Voltará com novidades
No entanto, a 5ª edição do Prêmio Setransp de Jornalismo volta em 2014, e contará com muitas novidades para continuar valorizando a imprensa sergipana. Adiantamos que em 2014 o prêmio contará com a participação exclusiva de jurados profissionais da comunicação e será aberta a oportunidade para concorrência com tema livre, enfocando, contudo, a relevância social de cada reportagem.  Agradecendo o apoio da imprensa que ajuda a estreitar a comunicação entre o Setransp e a sociedade, o sindicato aguarda os jornalistas e radialistas de nosso estado para o V Prêmio Setransp de Jornalismo 2014, que deve ser lançado ainda no primeiro semestre do próximo ano.

Só elogios
A formatura da turma de Medicina 2013.01 da Universidade Federal de Sergipe (UFS), realizada no último final de semana, rendeu excelentes comentários. As solenidades foram promovidas pela KGB Formaturas e Eventos, empresa liderada pela competente dupla Márcio Brayner e Geraldinho Krauss.

Mega estrutura
Além de uma mega estrutura de segurança nunca vista no Estado composta por uma equipe de seguranças, brigadistas de incêndio, ambulância 24h e posto médico, a festa contou com a animação da banda baiana Psirico, Maysa Reis e Banda Baille. Com uma série de eventos de muito sucesso, a KGB já conquistou os sergipanos e vem crescendo e se destacando cada vez mais.

João Oliva lança novo livro
Será na próxima quinta-feira, 5 de setembro, às 17 horas, no Museu da Gente Sergipana, o lançamento do livro “Mural de Impressões”, de autoria do escritor e jornalista João Oliva Alves. Natural de Riachão do Dantas, João Oliva nasceu em 1922. Aos 90 anos de idade, o conhecido intelectual e líder da Igreja Católica em Sergipe marcou época como editor do jornal A CRUZADA, foi redator da Gazeta de Sergipe e do Diário de Aracaju. Colaborou, durante anos, como integrante da equipe redatorial da Rádio Cultura (programa Nossa Opinião), foi presidente da Associação Sergipana de Imprensa e é membro da Academia Sergipana de Letras, ocupando a cadeira de número 24 daquele sodalício. Foi secretário de imprensa do governo Seixas Dória e assessor de comunicação da Associação Comercial e da Universidade Federal. Bacharel em Direito, sua primeira obra literária, “Sobretudo a Imprensa”, foi publicada no ano de 2004. Funcionário aposentado do IBGE,colaborou, em 1959, quando ainda servia ao IBGE, na produção de monografias sobre os municípios do Estado de Sergipe.

Agenda
03 DE SETEMBRO – Hoje é o DIA DO GUARDA CIVIL e do BIÓLOGO. A expectativa é muito grande, em todo o mundo, em torno da possível intervenção militar dos Estados Unidos na Síria. O Papa Francisco posta mensagem em que afirma GUERRA, NUNCA MAIS. Decisão dependerá do Congresso dos EUA. Prefeitura de São Paulo discute implantação de faixas exclusivas para ônibus no centro da capital paulista. Cubana afirma que seu salário no Brasil será 40 vezes o que ganha. O plano de carreira dos médicos está emperrado. Frases que marcaram a última semana: 1. “Eu sentia como se tivesse um DOI-CODI ao lado da minha sala de trabalho.” – Eduardo Saboia, diplomata, encarregado de negócios da embaixada brasileira em La Paz. 2. “Não podemos aceitar um mundo onde mulheres e crianças sejam vítimas de gás.” – Barack Obama, presidente dos Estados Unidos. 3. “Não somos escravos. Seremos escravos da saúde, dos pacientes doentes.” – Juan Delgado, médico cubano que foi vaiado em Fortaleza por um grupo de médicos brasileiros.

Curtas
DILMA REÚNE MINISTROS APÓS DENÚNCIAS DE ESPIONAGEM. /// STF SUSPENDE SESSÃO QUE LIVROU O DEPUTADO DONADON DA CASSAÇÃO. /// CABRAL AFIRMA QUE MARACANÃ NÃO VOLTARÁ A SER GERIDO PELO ESTADO. /// DILMA COGITA CANCELAR VIAGEM AOS ESTADOS UNIDOS. /// RECONSTITUIÇÃO DO CASO AMARILDO DUROU 16 HORAS. /// GOVERNO PEDE RESPOSTA POR ESCRITO DOS EUA SOBRE ESPIONAGEM A DILMA. /// REVISTA FORBES RETIRA O NOME DE EIKE BATISTA DA LISTA DE BILIONÁRIOS DO MUNDO. /// EMPRESAS DRIBLAM LEI PARA TRANSMITIR TV VIA SATÉLITE. /// ROBERTO AZEVEDO ASSUME OMC COM A MISSÃO DE IMPEDIR SEU NEUFRÁGIO. /// PRESIDENTE DILMA PREPARA REAÇÃO DURA AOS ESTADOS UNIDOS NA SEDE DA ONU.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

A Luta continua
Digna do apoio de toda a torcida sergipana, e não apenas do Sergipe, prossegue a luta do Mais Querido pelo acesso à Série C do Campeonato Brasileiro de Futebol. Mais um sério obstáculo está no caminho do clube campeão estadual de 2013. Trata-se do Tiradentes, de Fortaleza, clube com o qual o representante sergipano vai medir forças, no próximo dia 10, terça-feira, no PV – o tradicional Estádio Presidente Vargas – na capital alencarina. É inegável que as maiores possibilidades apontam para a classificação do Tiradentes no mata-mata. A princípio, logicamente, as probabilidades são iguais, porque a equipe que vencer por qualquer resultado ganhará a vaga. Quando, porém, observa-se a hipótese de um empate, não é novidade que, estatisticamente, os resultados mais comuns são 0 X 0 e 1 X 1. Estas duas hipóteses beneficiam a equipe local, o Tiradentes. Um 2 a 2 levará a decisão para a cobrança de penalidades. De 3 X 3 em diante, a vaga fica com o Mais Querido sergipano.

Tributo à torcida
Uma grande quantidade de torcedores do Sergipe foi a Arapiraca para prestigiar a equipe rubra. Foi uma verdadeira festa, no Coaracy da Mata Fonseca. Já com relação a Fortaleza, fica mais difícil a presença de um grande número de torcedores.

Indefinição
O conselheiro Reinaldo Moura, principal figura do comitê gestor, afirmou, em entrevista antes da partida em Arapiraca, que o clube ainda não se definiu quanto ao local da segunda sequência do mata-mata, na hipótese de o Sergipe passar pelo Tiradentes.

SEINFRA
A respeito de tópico que inserimos em nossa coluna de sábado, que se refere às obras de reforma dos estádios do Confiança e do Sergipe, transcrevemos mensagem oriunda da assessoria de comunicação da Secretaria de Infraestrutura do Estado, assinada pelo companheiro Flávio Lima: “Caro Alceu, sobre a nota ‘Proletário e João Hora’, o secretário de Estado da Infraestrura, Valmor Barbosa, informa que já está com os projetos e orçamentos para as melhorias nos dois estádios concluídos para apresentá-los ao governador em exercício Jackson Barreto, a quem compete autorizar todo o processo. A entrega só não aconteceu ainda em função da agenda que o chefe do executivo estadual tem cumprido nos últimos dias em Brasília em busca de melhorias para o nosso Estado.”

Solução à vista
Como se vê, o secretário Walmor Barbosa sinaliza para a execução das obras mencionadas em um curto espaço de tempo, mostrando, mais uma vez, porque é considerado um dos melhores auxiliares do governo estadual. A importância dessas providências é justificada face às obras de reforma do Batistão. Como é sabido, a capital sergipana está, no momento, desprovida de um local em condições normais para a realização de jogos de futebol. A recuperação do Sabino Rieiro e do João Hora de Oliveira é, portanto, algo que se impõe. O secretário Walmor, através de sua manifestação, tranqüiliza os dirigentes dos clubes de Aracaju (Sergipe e Confiança) e, de um modo geral, os torcedores. O governador Jackson Barreto deverá assinar a autorização competente nos próximos dias.

As melancias do Robério
O mais dinâmico dos presidentes que passaram pela atual Federação Sergipana de Futebol foi Robério Garcia. Na época em que a entidade da rua Itabaianinha chamava-se FSD – Federação Sergipana de Desportos – Robério Garcia presidiu os destinos do futebol sergipano no período de 1959 a 1964. Quando ninguém sabia o que era “marketing”, RG esbanjava em criação para promover o futebol sergipano. Havia um intercâmbio intenso com os estados vizinhos, Alagoas e Bahia, além de Pernambuco. Eram promovidos torneios quadrangulares com equipes de outros estados da federação. Dentre outras grandes equipes, Robério trouxe o Santos de Pelé, em 1963, para jogar em Aracaju. A equipe santista acabara de conquistar o campeonato mundial de clubes. Foi uma festa que atraiu desportistas de várias cidades nordestinas. Foi, também, Robério Garcia o introdutor de um novo regime em nosso futebol. Inicialmente, o misto-profissional. E logo depois, o regime profissional. Em 1964, em razão de sua militância política no PCB, Robério foi afastado do cargo. Robério era muito amigo de Vicente Bertulino, comerciante alagoano. Muitos anos depois, um amigo, que ia viajar para Maceió, perguntou-lhe se queria mandar alguma coisa para lá. O Robério então perguntou se ele se incomodaria de levar umas melancias que ele cultivava em seu sítio na Atalaia. O amigo, prontamente, disse que em absoluto. Levaria as melancias com muito prazer. O destino do presente de Robério Garcia era o Vicente Bertulino. Só que o presente não pôde ser entregue a quem de direito, pois Vicente Bertulino, dirigente do CSA, de Maceió, havia falecido há uns 10 anos. Até hoje não se sabe com quem ficaram as saborosas melancias do Robério.

Gasto público
O gasto público com a Copa de 2014 aumentou 857 milhões de reais após a bronca dada pelo secretário-geral da FIFA, Jerome Valcke, em março de 2012. Metade das arenas ainda não foram concluídas. Estamos a nove meses do início da Copa. O prazo fatal para entrega dos estádios é dezembro. De 4,6 bilhões em janeiro de 2010, o total registrado em agosto de 2013 passou para 5,5 bilhões.

Leônidas da Silva
O maior jogador de futebol do Brasil antes de Pelé, Leônidas, o inventor da “bicileta”, foi o primeiro a ganhar com o marketing fora de campo. O genial craque faria, se fosse vivo, na próxima sexta-feira, um século de existência. A empresa LACTA lançou, inspirada em Leônidas, o chocolate Diamante Negro, no ano de 1938. Leônidas da Silva também exerceu, com grande competência, a função de comentarista esportivo, no rádio e na televisão.

Memória do esporte
03 DE SETEMBRO – Em 1969, o Atlético Mineiro vence a seleção brasileira por 2 a 1, no Mineirão, em Belo Horizonte. Amauri e Dadá Maravilha marcam os gols do Atlético, enquanto que Pelé assinala o tento da seleção nacional. Foi a primeira vez que a seleção perdeu para um clube brasileiro. 20 anos depois, em 1989, realiza-se, no Maracanã, o jogo da fogueteira, Brasil 1 X 0 Chile, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1990. O goleiro Roberto Rojas simula que foi atingido por um foguete, atirado das arquibancadas. Dias depois, Rojas é banido do futebol, pela FIFA. O Chile foi suspenso de competições internacionais, só voltando a participar delas nas eliminatórias da Copa de 1998. A torcedora Rosenery Mello, que disparou o rojão para dentro de campo, virou capa da revista PLAYBOY, em novembro daquele ano.

Jogo rápido
Leandro Kivel e Rodrigo serão julgados amanhã à tarde, às 17 horas, pelo STJD. /// Termina hoje o prazo para que as equipes inscritas paguem a taxa respectiva à FSF (participação no campeonato sub-17). O certame vai começar no dia 13 de outubro. /// FUTSAL: O Real Moitense reforça-se para disputar o torneio regional da Liga: Alex Maradona, Neto Negão, Fabinho, Dieguinho e Juliano são os novos integrantes do elenco do Real. /// Kaká retorna ao Milan, da Itália. /// Felipão convoca Pato para o lugar de Fred, do Fluminense, que está contundido. /// Seleção brasileira apresentou-se em Brasília e vai treinar a semana inteira. /// Hoje, foi recebida pela presidente Dilma, no Palácio do Planalto. /// Sábado, jogará amistoso contra a seleção da Austrália, no Estádio Mané Garrincha.

PELO TWITTER

www.twitter.com/esmeraldoleal  Se a espionagem pegou até a Dilma, você está querendo esconder o quê!?

www.twitter.com/FelipeUFO  O álcool é a segunda maior invenção pra transformar retardados em valentões. Só perde para a Internet.

www.twitter.com/AlberthoJorge1  Sou "careta"! Já nasci com a "cabeça feita"!

www.twitter.com/rosangeladoria  Até pra reconhecer um erro, o Jornal Nacional puxa o saco de Roberto Marinho!

www.twitter.com/RodrigoPaixaoSE  Médico, advogado, político e tão pouco eu, somos Deuses. A necessidade existe e a população precisa. Para salvar vidas todos são bem vindos.

www.twitter.com/emirsader  Mais de mil medicos assumira hoje em cidades em que não havia nenhum médico. E os fdp do Uol destacam 2 medicos que não assumiram.

DO LEITOR

Resgate das antigas serenatas
Do professor Ludwig Oliveira: “O Resgate das antigas Serenatas também é cultura e para tanto é preciso que organismos públicos e privados fomentem, incentivem, participem com total apoio para que coloquemos o projeto em prática, há diversas maneiras de inserções por parte de que assim deseje imputar atenção ao projeto, Empresários, Secretaria de Cultura do Estado e do município onde quer que levemos o projeto, Secretaria de Turismos do Estado e do Município, Banese, Banco do Brasil local, Caixa Econômica local, Deputados Estadual e Federal, Senadores, Lei Rouanet e várias outras formas, mas se não o fizerem nós o faremos, faremos sim com meia dúzia de abnegados que sempre nutriram esta idéia. Destarte disseco aqui detalhes pertinentes ao projeto "Serenata na Rua"… É um projeto muito simples, levaremos 04 seresteiros daqui de Aracaju com violões e mais algumas pessoas que nos acompanharão, para tanto os músicos precisam de um "pro labore" que pode ser da prefeitura ou de alguns comerciantes, pois há custos e necessário se faz arcar também com despesas de transportes e lanches. A previsão é de começarmos por volta de meia-noite em cortejo pelas principais ruas e praças. Devemos convidar algumas pessoas saudosistas da cidade para engrossarem o cortejo e a liberação por parte do delegado de dois agentes policiais para nos acompanharem inibindo assim possíveis gritos, algazarras e/ou desrespeito… Em linhas gerais este é o projeto "Serenata na Rua".

Perda de tempo
Do leitor Gilvan: “No dia 02/09/2013, o Jornalista Adiberto de Souza, no site Infonet, escreveu o seguinte: “Mais uma vez o governo de Sergipe tenta receber impostos atrasados através do Programa de Regularização Fiscal (Refis). Ora, se essa medida surtisse efeito, o governo não tinha um xibilhão de tributos para receber. Na verdade, o Refis só beneficia maus pagadores, que aderem ao Programa, conseguem certidões negativas e deixam de honrar o acertado para aguardar um novo benefício”. Quem discorda do que ele escreveu? Com a palavra a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda.”

ARTIGO

Onde erramos na formação dos nossos médicos?  por Sydnei Ulisses

Penso que erramos no endeusamento da categoria. Estou bem próximo do cinquentenário e me recordo que ter atendimento médico na década de 70 era tão sofrível ou pior que hoje. Filho de sergipano, criado no extremo sul da capital paulista, vivendo as limitações das famílias pobres, saia de casa na madrugada para chegar a um posto do INPS antes das 5h30, sob pena de voltar sem qualquer atendimento. Esse era o martírio das mães pobres que queriam ver os filhos minimamente atendidos e cuidados.

Ainda bem pequeno, via mamãe insistir em chamar e ensinar a chamar médico de doutor. Como sempre foi, independente de conhecimento especifico e titulado, a sociedade convencionou chamar de doutor os considerados superiores, assim os mais endinheirados, os médicos, os advogados, todos poderosos aos olhos dos menos instruídos e pobres, são “doutores”.

Já nos anos 70, assim como hoje, os “deuses” da saúde, na sua maioria, são incapazes de cumprir horário no atendimentos dos seus súditos. Mesmo nas clínicas particulares, planos de saúde, com horário marcado ou ordem de chegada, os literalmente pacientes precisam esperar a vontade dos doutores. Ao contrário de sugerir agendas lotadas, percebemos arrogância, prepotência e desrespeito flagrante aos simples mortais que dependem dos “deuses” de jaleco branco.

Imaginem o absurdo: Existe legislação que obriga o profissional a preencher de forma legível com clareza e precisão as receitas de medicamentos. Historicamente   a arrogância parece exigir que estes profissionais desrespeitem seus pacientes escrevendo de forma ilegível e criando mais uma atribuição ao atendentes e farmacêuticos, ler letra de médico. Absurdo!

Depois das denúncias de dedos de silicone para registrar ponto, de médico esvaziando UTI acelerando óbito e tantos esquemas para receber dinheiro público sem prestar serviço, estou convencido que os “doutores” estão longe de se diferenciarem de outras categorias. São todos iguais, os que se diferenciam o fazem por mérito próprio, boa formação de caráter e base familiar sólida, e não acredito serem estes os opositores aos médicos estrangeiros que estão se dispondo a vir ocupar os postos de trabalho recusados pelos nossos.

Estou otimista, espero que os que estão chegando para trabalhar sejam oriundos de países que não tenham cometido os mesmo erros na formação de seus médicos e que possam contribuir para a melhoria da saúde e da qualidade de vida, sobretudo dos mais pobres.  E aí, a sincera e comprometida mobilização destes profissionais ecoará na sociedade recebendo apoio de todos. Que venham os mais médicos!

*foi conselheiro de saúde em Ribeirão Preto

Blog no twitter:   www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
“Este é o único país onde Jornalista chama patrão de colega”.

“Jornalismo é uma maneira de expressar como somos”.

Mino Carta, jornalista ítalo-brasileiro, nasceu em 03 de Setembro de 1933.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais