Novos municípios e a velha politicagem

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

A maioria dos prefeitos de Sergipe que realizou uma audiência pública no início desta semana e promete fechar as portas das Prefeituras amanhã, 01, em protesto pela queda da receita, precisa cobrar dos parlamentares federais e estaduais que não apoiem a criação de mais 15 municípios em Sergipe como alguns desejam.

Novos mantém baixa qualidade de vida – Em uma excelente matéria publicada esta semana a Folha de São Paulo realizou um levantamento com auxílio do IBGE mostrando quea maioria dos 595 municípios brasileiros criados desde 1997 nasceu com baixa qualidade de vida e até hoje se mantém abaixo da média dos Estados.

A Confederação Nacional dos Municípios defende a emancipação em locais afastados da sede, como ocorre no Norte, no extremo Sul ou no Centro-Oeste: trazer estrutura para esses distritos combate o êxodo rural, afirma. O que não é o caso de Sergipe, onde o menor problema é a distância e o maior interesse é a busca do voto fácil.

Entre povoados que desejam desmembramentos estão a Colônia 13 e Brasília, ambos em Lagarto. Os dois são próximos a sede e a criação vai apenas gerar mais cargos e despesas. Dificilmente estes dois povoados como municípios poderão dar qualidade de vida para suas populações.

Os atuais prefeitos precisam lembrar que com a criação de novos municípios a cota do ICMS é readequada pelo TCE. Ficarão apenas com o FPM e serão mais alguns prefeitos com pires na mão.

É preciso que os atuais prefeitos, da mesma forma que estão juntos cobrando uma solução para a queda da receita e providências do Governo Federal, também cobrem e denunciem os parlamentares que querem novos municípios.

Estes parlamentares estão preocupados apenas com as eleições, com novos cargos no Executivo e no Legislativo. Ou seja, mais voto, mesmo que o sacrifício seja maior para os moradores destes povoados.

A “luta” pelos novos municípios não passa da velha politicagem eleitoral.

Unidades Medidas Socioeducativas
O blog já alertou neste espaço por várias vezes a situação das Medidas Socioeducativas em Sergipe. O momento é estarrecedor e nesta crise está quase que todo o governo atual. O blog relembra que o governo já teve o controle da situação, mas preferiu outro caminho. Nem São Paulo com toda sua grandeza vive tanta tormenta.

Lúcia Falcón e 2014
O blog foi informado que alguns amigos e correligionário da secretária de Estado do Desenvolvimento Urbano, Lúcia Falcón, encomendaram uma pesquisa sobre o nome dela e as eleições 2014. Embora pequena, a pesquisa surpreendeu os amigos com a excelente performance do nome dela.

Lúcia Falcón e 2014 II
Alguns avaliam que deve-se as conferências regionais que ela esteve à frente em todo o Estado e a maneira de tomar decisões, como por exemplo, o caso da reforma da rodoviária Velha, onde ouviu todos os setores envolvidos.

Demitidos da CCP lutam pela rescisão
O que pode ser pior para um trabalhador do que perder o emprego? É ficar desempregado e sem receber sequer o pagamento das verbas rescisórias. Esta é a realidade de mais de 176 trabalhadores demitidos pela empresa CCP Soluções em Tecnologia Ltda, que prestava serviços para a Secretaria de Estado da Fazenda.

Protesto
Na manhã da última terça-feira, 29, os trabalhadores demitidos levaram panelas, colheres de pau, apitos e faixas para a frente da empresa para cobrar o pagamento do FGTS, da liberação do formulário de seguro desemprego e o pagamento das verbas rescisórias.

Bittencourt assume presidência do PcdoB em Aracaju
O professor Antônio Bittencourt, que foi secretário municipal da educação e candidato a vereador, ficando na suplência com 2.347 votos é o novo presidente municipal do PcdoB de Aracaju.

Sementeira: Frequentadores pedem que parque seja aberto mais cedo
Um dos melhores locais para a pratica da caminhada e outros esportes em Arecaju é o Parque Augusto Franco, conhecido como Parque da Sementeira. Diariamente são centenas de pessoas que usufruem do local para praticar atividades fisicas. O parque abre os portões às 5h. Frequentadores pedem que o parque seja aberto mais cedo, às 4h40, já que muitos (principalmente idosos) ficam aguardando abrir. Uma sugestão para a Emsurb analisar.

Taxa de iluminação: isenção até 150KWh
Os vereadores de Aracaju aprovaram ontem projeto de lei que institui a contribuição para custeio do serviço de iluminação

pública no Município de Aracaju. De acordo com o projeto a contribuição será empregada em diversas despesas como a energia elétrica destinada à iluminação de vias, logradouros e demais bens públicos municipais, assim como a instalação, manutenção, melhoramento e expansão da rede de iluminação pública. Os consumidores até 150KWh serão isentos. Veja a tabela ao lado.

Voto contra TIP tirou Samarone do PT
Só para lembrar: na primeira administração de Déda na Prefeitura de Aracaju ele apresentou o projeto para criar a Taxa de Iluminação Pública – TIP, que foi derrotado. Antônio Samarone, então vereador do PT, foi voto contrário e com isso começou a ser perseguido dentro do partido e teve que sair.

Licenciamento ambiental em Aracaju
Os vereadores aprovaram também projeto de lei que institui as normas sobre o Licenciamento Ambiental no Município de Aracaju e sobre a criação da Taxa de Licenciamento Ambiental. A propositura decorre da necessidade de dotar a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de uma legislação que possibilite a efetiva fiscalização dos empreendimentos e atividades consideradas efetiva ou potencialmente causadores de poluição local, bem como os capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental local.

Resíduos da construção civil
Outro projeto aprovado pelos vereadores de Aracaju institui o sistema de gestão sustentável de resíduos da construção civil e resíduos volumosos.  O PL tem a intenção de instituir e fixar as normas gerais do sistema sustentável de resíduos da construção civil e resíduos volumosos estabelecendo as diretrizes para o programa municipal de gerenciamento de resíduos da construção civil, no caso de pequenos geradores e para a elaboração dos planos de gerenciamento de resíduos da construção civil.

Santos Dumont quer “rodando no macio”
Na sessão da Câmara de Aracaju de ontem, 30, o vereador Valdir Santos (PTdoB) cobrou a inclusão do bairro Santos Dumont no programa do Poder Executivo ‘rodando no macio’. “A população da localidade merece ser contemplada com a iniciativa, disse o vereador revelando que em algumas ruas por contas dos buracos õnibus estão mudando o itinerário.

Plebiscito Zona de Expansão
A população precisa ser ouvida e decidir, através de plebiscito, se a região da Zona de Expansão deve ou não fazer parte do município de Aracaju”, defendeu o vereador Max Prejuízo (PSB) ontem, 30, na Câmara de Aracaju ao tomar conhecimento da decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) pelo reconhecimento da Zona de Expansão como parte do município de São Cristovão.

Apelo
O parlamentar diz “respeitar a decisão do TRF5” mas, defende e faz um apelo a Assembleia Legislativa para que, além da região do Mosqueiro, Areia branca, São José, Robalo e Santa Maria, a região localizada nos limites do bairro Jabutiana, em território já pertencente ao município de São Cristovão, que considera como a nova Zona de Expansão “de Aracaju”, também entre no plebiscito.

Obras na 13 de Julho
A Procuradoria Geral do Município de Aracaju em reunião ontem, 30, com o Ministério Público Federal apresentou as informações que apontaram a urgência na realização das obras da balaustrada. O procurador-geral
do município, Carlos Pinna Júnior demonstrou confiança no entendimento do MPF em não barra a obra, , já que já foram evidenciados os riscos que a não realização da obra pode causar à população.

Laudos técnicos. Obra no rio Poxim
"Reunimos um arsenal de informações e laudos técnicos que comprovam a urgência da realização e conclusão da obra", afirmou Pinna, acrescentando que Uum dos pontos levantados durante reunião é de que a obra vai atingir diretamente o rio Sergipe, que pertence à União e a área é formada por terrenos de Marinha. No entanto, o parecer dado pela PGM, juntamente com os demais órgãos municipais presentes, é de que a obra está concentrada na área do rio Poxim.

Estudos
"O rio Sergipe não será afetado e nem mesmo o Poxim. A Prefeitura contratou empresas para fazer os estudos e eles serão feitos paralelamente à obra. O que nós estamos tentando deixar claro é a necessidade da intervenção em caráter de urgência", frisou o procurador-geral de Aracaju.

Bom senso vai continuar prevalecendo
O blog não tem dúvida que após ter recebido as informações necessárias o MPF vai mais uma vez entender pela necessidade da urgência da obra.  O MPF em Sergipe vem sendo exemplo de ações norteadas principalmente na defesa dos anseios da sociedade.

Defensoria não é omissa
A Defensoria Pública do Estado de Sergipe, por intermédio do Núcleo da Criança e do Adolescente, rechaçou as declarações feitas pela juíza do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, Marina Gurgel da Costa, em entrevista concedida à imprensa na quarta-feira, 29, a qual cita a ausência da instituição na questão da assistência aos menores da Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (USIP) que estão com prazo de internação expirado.

Defensoria não é omissa II
A coordenadora do Núcleo, defensora pública Andreza Tavares, afirmou que a Defensoria Pública nunca foi omissa aos interesses da população, bem como na preservação dos direitos da criança e do adolescente. A instituição ingressou com inúmeros habeas corpus assim que foi constatado o extrapolamento do prazo de internação provisória.

Defensoria não é omissa III
Ainda, de acordo com Andreza Tavares, a Defensoria Pública tem se preocupado não só com os adolescentes de internação provisória, como também aqueles em cumprimento de medida socioeducativa que se encontram recolhidos no Centro de Atendimento ao Menor (Cenam). Recentemente, a Defensoria impetrou uma Ação Civil Pública (ACP) para interditar o Cenam e transferir os internos para um local adequado às normas preconizadas pelo Sinase  tendo a liminar deferida pelo juiz da 17ª Vara Cível.

Parceria para Campeonato Pan-Americano Juvenil de Ginástica Artística em Aracaju
A presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CGB), Luciene Resende, recebeu, na tarde de ontem,30, na sede da entidade em Aracaju, o presidente do Aracaju Convention & Visitors Bureau (ACVB), Sérgio Lima Oliveira. O objetivo do encontro foi a parceria do ACVB para a realização do Campeonato Pan-Americano Juvenil de Ginástica Artística, em março de 2014, na capital sergipana. A competição é classificatória para os Jogos Olímpicos da Juventude, que serão realizados em agosto do mesmo ano, na China.

Parceria para Campeonato Pan-Americano Juvenil de Ginástica Artística em Aracaju II
O campeonato deverá atrair em torno de 20 delegações de outros países, inclusive com a presença da imprensa que fará a cobertura das atuações dos seus respectivos atletas. Como cada uma das delegações vem com o mínimo de 20 participantes, a expectativa é que mais de 300 estrangeiros deverão aportar por terras sergipanas no período. No Brasil, o evento deverá ter a cobertura da Rede Globo. Participaram da reunião, Gilson Dória, da CGB, e Fabiana Silveira, Coordenadora de Captação de Eventos do Aracaju Convention.

Turismo religioso
A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara aprovou ontem, 30, requerimento de autoria do deputado Valadares Filho (PSB-SE), que propõe a realização de audiência pública para discutir as perspectivas do turismo religioso no Brasil. Valadares Filho argumentou que o turismo religioso tem crescido de forma significativa.

344 municípios
De acordo com dados do Ministério do Turismo, 344 municípios possuem oferta de turismo religioso; desses, 176 apresentam calendário de eventos religiosos, com cerca de 190 milhões de viagens nacionais motivadas por esse segmento turístico, gerando uma demanda de serviços ligados ao setor turístico como deslocamento, mobilidade urbana, alimentação, hospedagem, entre outros.

Bem-estar dos fiéis
Valadares Filho destacou que é necessário assegurar a segurança e o bem-estar dos fiéis. “O turismo religioso tem sido uma realidade no país, tem atraído turistas nacionais e até mesmo internacionais, assim, precisamos assegurar serviços de qualidade para esse segmento”.

Políticas Públicas de Segurança
Com o intuito de aprimorar a capacitação técnico-profissional dos oficiais da Polícia Militar do Estado de Sergipe, o Comando da Corporação promove, na próxima sexta-feira, dia 1º, às 08h, a palestra “Políticas Públicas de Segurança”, a ser proferida pelo Prof. Dr. Laécio Noronha Xavier, autor de um livro que leva o mesmo título. O evento acontece no Auditório Abaís, no Centro de Convenções de Sergipe, na avenida Tancredo Neves s/nº, ao lado de Teatro Tobias Barreto, em Aracaju.

Senado
Ao participar da sessão do Senado na última terça-feira, 291, o prefeito de Socorro, Fábio Henrique, foi saudado por vários senadores pela luta em defesa dos municípios e a luta para acabar com a crise financeira que passa a maioria das prefeituras.

Registro

A senadora Ana Amélia (PP-RS) não só registrou a presença de Fábio Henrique – que é presidente da Associação dos Municípios da Barra do Cotinguiba e do Vale do Japaratuba – mas lembrou a PEC de sua autoria, que pede o aumento em 2% do repasse do Fundo de Participação dos Municípios – FPM. “Prefeito Fábio Henrique, quero agradecer à sua presença e dizer que a minha Proposta de Emenda Constitucional – PEC – de nº 39 prevê o aumento de 2% do IPI e do IR, na composição do FPM, que é a receita mais importante para a maior parte dos Municípios mais significativos”, concluiu Ana Amélia.

Ajuda
Sobre a manifestação, o prefeito Fábio Henrique declarou: “Não fizemos um movimento contra ninguém. No movimento, que englobou 60 prefeitoD, solicitamos aos parlamentares sergipanos que se engajem nas pautas e ajudem os municípios, com a aprovação, por exemplo, da PEC 39, que seria o alívio esperado pelos gestores”, disse Fábio.

Incentivo à pesquisas na área da cultura
A pesquisa acadêmica na área da cultura ganhou incentivos inéditos do Governo de Sergipe a partir de 2007. Entendendo a importância desses trabalhos para a construção de políticas públicas mais consistentes para a área, a gestão do governador Marcelo Déda desenvolveu mecanismos de apoio a trabalhos desta natureza.

Ações
Entre as diversas ações com foco no público acadêmico, é possível destacar três: a criação do Núcleo de Apoio à Pesquisa na área da Cultura (Napec), o fortalecimento do Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras e o Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural, que beneficiam a pesquisa e também a difusão e divulgação dela.

Conquistando editais
Na última semana a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC) do Ministério da Cultura (MinC) divulgou o resultado do Prêmio Culturas Populares – Edição 100 anos de Mazzaropi – A cultura popular no cinema. O prêmio, lançado em novembro de 2012, teve 1.467 inscrições, sendo destas 831 habilitadas a receber o prêmio. Deste número, Sergipe alcançou 15 contemplados, de diversas regiões do Estado, e cada um deles receberá o valor de R$ 10 mil. A

Chances
conquista de mais este edital por agentes culturais sergipanos só reforça o incentivo que é dado pela Secretaria de Estado da Cultura, incentivando que aqueles que fazem a cultura em Sergipe, entrem cada vez mais nas seleções via editais, e tenham chances de garantir recursos para os seus projetos.

Sergipanos realizam bons contatos na OTC
Integrantes da missão técnica que participam da OTC Brasil 2013 estão satisfeitos com o evento. Realizada no Centro de Convenções do Rio de Janeiro, a OTC prossegue até sexta feira, 1 de novembro. O grupo, formado por cinco empresários, está interessado em divulgar seus produtos e serviços, firmar novas parcerias comerciais e ter acesso às novidades tecnológicas que estão sendo apresentadas no Congresso, como produtos que evitam a corrosão.

Novas tecnologias
Para o empresário Ivaldo Mesquita Ferreira, que trabalha nas áreas de consultoria de perfuração, serviços de automação e integração, monitoramento da atividade de perfuração, participar da OTC é importante pois permite conhecer as novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas. “Estou aqui para rever amigos e prospectar possibilidades de desenvolvimentos de novas tecnologias que possam ser desenvolvidas para a nossa empresa. Temos um projeto em parceria com uma grande empresa para a Petrobras na área do Pré-Sal e estamos aguardando o resultado. É um projeto de alta resolução em termos de desenvolvimento e tecnologia, e estou tendo oportunidade de me reunir com eles aqui”, destaca.

Presenças
Já Sandro Tojal, empreendedor que atua no setor de metal mecânica e serviços na área de produção, participa da OTC pois acredita na possibilidade de parcerias. “Várias empresas internacionais estão presentes na OTC Brasil e nossa empresa está cada vez mais investindo no mercado externo, sendo procurada por ser uma alternativa brasileira para atender o conteúdo local. Recentemente recebemos uma visita em Sergipe de uma empresa da Rússia, e estou tendo oportunidade de me reunir aqui na OTC para discutir negócios. Essa possibilidade de parceria nasceu na Rede PetroGás Sergipe”, diz Sandro.

Iniciativa
A OTC Brasil é uma feira onde estão presentes as principais empresas mundiais que trabalham com produção offshore de petróleo e gás. É um evento onde estão presentes empreendimentos ligados ao primeiro e segundo níveis da cadeia produtiva de petróleo e gás.  A missão para OTC Brasil é uma iniciativa da Rede Petro Sergipe, em parceria com o Sebrae e Petrobras, que desenvolvem juntos o projeto petróleo e gás.

Sucesso
A segunda edição da promoção “Mega Oferta Cosil” foi sucesso absoluto de público e de vendas. Os stands da Cosil receberam clientes interessados em comprar um imóvel com vantagens nunca antes vistas no mercado sergipano. "A procura foi tamanha que tivemos stand aberto até meia noite. O resultado foi bem interessante e superou nossas expectativas", conta Fernanda Lima, coordenadora de Marketing.

Workshop de Atendimento e Relacionamento
Com objetivo de desenvolver e preparar todas as equipes que forneçam atendimento, desde os clientes a parceiros e fornecedores, a Nassal persegue a meta de excelência e visa padronizar o nível do atendimento de seus colaboradores. Por isso, a construtora promove de 30/10 a 26/11 um Workshop de Atendimento e Relacionamento.

Treinamento
O treinamento, ministrado pelo professor e palestrante Fabio Azevedo, utilizará técnicas vivenciais e dinâmicas que contribuirão para a melhoria da comunicação e relacionamento entre os envolvidos no atendimento. O evento terá cinco encontros para envolver funcionários estratégicos do escritório, obras e assistência técnica da Nassal.

Agenda
31 de outubro – Hoje é o dia das BRUXAS.  Na verdade, as bruxas estão por aí, soltas, há muito tempo. Sobre bruxas e diabos, assim escreveu Goethe, em sua obra “Fausto”: Se não houvesse bruxas, diabo / Algum ser diabo ainda quisera?” – Em alemão: “Denn wenn es keine Hexen gabe, / Wer Teufel mochte Teufel sein!”. Há vários anos a festa americana denominada Halloween também ocorre no Brasil, geralmente promovida por camadas sofisticadas de nossa sociedade. Inclusive em Sergipe.
Aconteceu em 2003, portanto há dez anos: Janeiro – Lula toma posse como presidente do Brasil. Outubro – É lançado o programa Bolsa Família, que reúne programas anteriores, em especial o Bolsa-Escola. Dezembro – O PT expulsa a senadora Heloísa Helena e os deputados Babá, João Fontes e Luciana Genro. É criado o programa de rádio “Café com o Presidente”. Lula anuncia que a usina nuclear Angra III custará 1,8 bilhão.
Fatos atuais – Levantamento do Banco Mundial aponta que o Brasil melhora no ranking da burocracia. Greves de servidores duram 3,5 vezes mais. O socialista Hollande é o presidente francês menos popular em 32 anos. Decisão judicial sobre a zona de expansão volta a causar muita polêmica. Greenpeace blinda brasileira na prisão. O anúncio de “gatilho” para gasolina eleva ações da Petrobras. O Brasil deverá passar a Alemanha em número de turistas nos Estados Unidos.

Curtas
AÇÃO DA OGX FECHA DIA VALENDO 99 POR CENTO MENOS QUE SUA MARCA HISTÓRICA. /// OGX CHEGOU A SER A OITAVA EMPRESA MAIS VALIOSA DO BRASIL. /// DILMA DIZ QUE AÇÃO DE MASCARADOS É BARBÁRIE E PEDE AÇÃO DA JUSTIÇA. /// ALEMANHA É O PRIMEIRO PAÍS EUROPEU A RECONHECER TERCEIRO GÊNERO. /// GOVERNO DE SÃO PAULO PUBLICA LEI QUE CONCEDE PASSE LIVRE PARA IDOSOS COM 60 ANOS OU MAIS. /// PAPA FRANCISCO TAMBÉM FOI MONITORADO PELA NSA, DIZ REVISTA. /// OGX DE EIKE PEDE RECUPERAÇÃO JUDICIAL. /// USP IDENTIFICA GENE QUE ALASTRA CÂNCER NO CORPO.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

O Futebol e a política
A ligação entre a política e o futebol é coisa antiga, no futebol brasileiro. O nosso esporte mais popular é frequentemente utilizado pelos governantes como fator de estímulo para despertar o patriotismo do povo brasileiro. É preciso distinguir o verdadeiro patriotismo, o amor à pátria, daquele que só se revela de quatro em quatro anos, quando da disputa da Copa do Mundo. Em 1970, no auge do regime militar, o presidente Médici não perdia os jogos no Maracanã, sempre com um radinho colado no ouvido. A marchinha “Pra Frente, Brasil” emocionava os torcedores, de norte a sul e de leste a oeste deste país de dimensões continentais, que é o Brasil. Enquanto isso, vários brasileiros eram massacrados, nos porões da ditadura. Nos últimos anos, leis foram aprovadas em vários Estados obrigando a execução do hino nacional brasileiro. Com raríssimas exceções, não há um clima patriótico durante a apresentação do hino, um dos símbolos da nação, ao lado da bandeira. Então chega-se à clara conclusão de que é inócua a execução do hino brasileiro antes dos jogos. Aqui em Aracaju, há uma lei municipal que obriga essa mesma rotina: jogadores perfilados, cantando o hino nacional. E o que é pior: como a quantidade de torcedores é sempre pequena, os efeitos são realmente bastante reduzidos. Somos de opinião que apenas em competições internacionais, como a Copa do Mundo ou as Olimpíadas, por exemplo, cabe a execução de hinos antes das partidas.

Amadense x Coritiba
Será neste domingo, no Estádio Brejeirão, em Tobias Barreto, a partida final válida pela decisão da série A-2 de 2013.

Argentinos na feira
Depois do Brasil, a maior quantidade de empresas inscritas para participar da SOCCEREX, principal feira de futebol, que acontecerá no final de novembro, no Rio de Janeiro, é oriunda da Argentina. Até o momento, 72 empresas portenhas já confirmaram sua presença na feira. Os “hermanos” virão com tudo para o grande acontecimento do mundo do futebol.

A CBF confirma
1. Os clubes brasileiros não poderão realizar excursões para o exterior durante o campeonato brasileiro. 2. Somente em 2015, os clubes terão um mês de pré-temporada. 3. A partir de 2015, as férias serão de um mês (meados de dezembro até janeiro) e haverá um mês de pré-temporada.

Campeonato da OAB
Aracaju sedia as competições de âmbito nacional entre advogados, nas modalidades futebol e vôlei de praia. Os jogos estão sendo realizados na AABB, UNIT e complexo do SESI. 23 unidades da Federação estão representadas nos jogos promovidos pela OAB. O presidente da seccional de Sergipe, Carlos Augusto Monteiro Nascimento está plenamente satisfeito com o sucesso dos Jogos, que se estenderão até o próximo domingo (03.11).

Decisão acertada
A maior parte dos desportistas sergipanos parece estar de acordo com a escolha feita por Diego Costa, no sentido de defender a seleção espanhola na Copa do Mundo de 2014.

Felipão
O treinador da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolári, deverá pronunciar-se amanhã, quando do anúncio dos demais jogadores convocados para os próximos dois amistosos, a respeito da atitude tomada pelo atleta sergipano, natural da cidade de Lagarto e atualmente um dos maiores nomes do futebol da Espanha.

Jogos do Brasil
Dia 16, contra o Chile e 19.11, diante da seleção de Honduras.

Fiscalização
Foi só o governo anunciar que vai fiscalizar a venda de ingressos para a Copa do Mundo e imediatamente a FIFA adiou o início da venda de entradas, antes prevista para o dia 5. Agora o processo só será iniciado no dia 11.

Copa do Brasil
Resultados de ontem: Flamengo 2 X 1 Goiás e Atlético do Paraná 1 X 0 Grêmio.

Copa Sul-Americana
São Paulo 3 X 2 Atlético Nacional (COL)

Memória esportiva
31 de outubro – Em 1987, o América de Cali, da Colômbia, perde sua terceira final consecutiva da Libertadores. Dessa feita, o título ficou com o Peñarol, do Uruguai, que vence o jogo-desempate por 1 a zero, no Estádio Nacional de Santiago do Chile. Em 1990, no jogo-festa para os 50 anos de Pelé, a seleção brasileira, treinada por Falcão, perde para o combinado do resto do mundo, em Milão (Itália), por 2 X 1. Pelé jogou o primeiro tempo e foi substituído por Neto – o autor do gol do Brasil. Foi a última partrida do Rei Pelé.

Jogo rápido
Protestos no Brasil podem mudar postura de patrocinadores. Afirma a FIFA. /// “Sinto-me valorizado na Espanha”. – Palavras de Diego Costa. /// Relação de “desertores” da seleção brasileira inclui os nomes de AMAURI, ARILSON, PAULO VÍTOR, LEANDRO, LUIZ HENRIQUE, CARECA e TAFFAREL.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Gilbertotv  A chuva lava a gente por dentro mas lava também os caminhos por onde passamos. É o poder da água !

www.twitter.com/esmeraldoleal  Enquanto houver concentração dos Meios de Comunicações, tb haverá concentração de terras, de riqueza e de poder. Diga NÃO aos latifúndios!

www.twitter.com/sargentoedgard  Não perco tempo pra falar mal das pessoas, prefiro mostrar minhas qualidades.

www.twitter.com/revinhogama Nada melhor do que abrir aquele sorriso pra alguém que não suporta ver a nossa felicidade…

www.twitter.com/solemiohotel  O inesperado positivo,  é uma da coisa que pode acontecer!

DO LEITOR

"Ludwig, professor, roteirista e diretor
Texto de José Dantas de Santana: “Conquanto carregue consigo uma certa semelhança com James Cagney e Edward G. Robinson, atores americanos que representavam em filmes de gangster, o professor Ludwig Oliveira é uma pessoa doce, terna e simpática. Com essas qualidades e um invulgar conhecimento da música brasileira e estrangeira, é autor do argumento, roteirista e diretor dos momentos de felicidade que proporciona às pessoas com o seu programa de rádio, com os saraus que realiza em sua chácara, com os encontros de amigos de uma cidade e outra, com as serenatas que faz acontecer nas cidades de nosso Estado. É como se ele fizesse com que as pessoas rebuscassem em seus baús as fotografias de suas vidas e, uma vez juntadas de forma lógica e num processo fílmico, revissem os filmes dos momentos felizes de suas vidas, sob a direção, roteiro e argumento dele."

ARTIGO

Jornadas de Junho, Segurança Pública e  dinamismo social Por Eduardo Marcelo Silva Rocha*

O ano em curso provavelmente figurará nos livros de história. O recuo da maior potência do mundo frente a países do BRIC´s – Rússia e China –  por ocasião da pretensa invasão à Síria e o povo nas ruas a protestar contra a classe política e as instituições, são marcas indeléveis das mudanças geopolíticas no  mundo e democráticas no Brasil.

É a humanidade movimentando-se, algo natural, mas de difícil percepção por sua complexidade. Afinal, a mudança é algo desafiador para o ser humano, pois o desconhecido amedronta, alterando a percepção dos fatos.

Em nosso caso, podemos entender a dificuldade de se lidar com a ida do povo às ruas. Existem problemas, protagonistas e antagonistas de ambos os lados.

Sabemos que o modelo estabelecido ontem não serve mais amanhã, é assim a sociedade.

As dificuldades dão-se exatamente em tais contextos.

Paradoxalmente, o desconhecido não é algo exatamente novo, pelo contrário. As ações e técnicas policiais estão em vigor há tempos e normalizadas em manuais. A única novidade – segundo alguns analistas –  foi a sua descoberta pela classe média: “[…]Mas o que houve de diferente na operação da PM paulista, no caso atual, em relação a tantas outras ações da polícia pelo Brasil afora?[…]Afinal, o brasileiro não está acostumado a ver um aglomerado de brancos de classe média apanhando em bairros centrais. Diferente do que ocorreu, por exemplo, na desapropriação Pinheirinho, [ …]em que milhares de pessoas foram desalojadas de suas casas com balas e bombas pela PM.” (Gabriel Allegrinni, revista Caros Amigos, ed. Nº 196/13.

Ou seja, nada de novo na essência da coisa, apenas na oportunidade. Se ocorreram da mesma forma como sempre e apenas agora – ao atingir a classe  média, esta se indignou ao vive-la, já que pela TV não causava espécie – temos o fim da letargia, pra não usar termo mais duro.

A polícia age da forma como é treinada e o seu treinamento é público, em regra, como tudo o é na administração pública. Por mais reservas que sejam necessárias, a capacitação é registrada oficialmente. Vivemos em um país em que não se pode alegar desconhecimento de leis em defesa criminal.  Se o policial faz o que lhe é ensinado e, principalmente cobrado e exigido, sob pena de prisão administrativa ou criminal militares, parece  não ser perfeito sua criminalização, não sozinho em casos como esse.

“O pau que dá em Chico é o mesmo que dá em Francisco.”, diz o dito popular.

Não esqueçamos, que nas manifestações, desde o seu início no mês de Maio e que agigantou-se no mês de junho, os excessos foram registrados de todos os lados, poucas foram as manifestações que não descambaram para o vandalismo. A ação policial repressiva foi necessária, legítima e legal. Via de regra.

Logo, vemos que neste “script” os protagonistas (não todos, é claro) em algum momento viraram antagonistas e os antagonistas (não todos, é claro) também tornaram-se vítimas. Difícil situação, situação nova.

Os protestos de rua fazem parte da democracia, protegidos, inclusive pela Constituição. Os abusos dos manifestantes, apesar de serem reporváveis, em muitos casos queriam mesmo expressar a revolta. Esse tipo de ação não se justifica, é claro, mas cabe ao poder público buscar entender o que está acontecendo de fato para tomar a medida adequada.

Recentemente, Luiz Eduardo Soares, em manifestação ao Governador do Rio de Janeiro, disse que (http://www.luizeduardosoares.com/?portfolio=mensagem-ao-governador-sergio-cabral ) “[…]como é que eu posso deixar de reconhecer a legitimidade (não estou falando de legalidade) humana e social  destas demanda  por transformação[…]é preciso reconhecer a legitimidade  humana, afetiva, valorativa desse ódio que eclode. Ódio que está presente nos policiais do outro lado, eles se sentem humilhados, se sentem reprimidos, se sentem tratados com indignidade, se sentem aviltados, explorados até pelos salários que recebem, esse ódio é um só[…] que se comunicam e que flui[…] e que acabam se voltando contra alvos artificiais[…] esses (manifestantes e policiais) são atores de uma luta fraticida[…] que saída o sr. vai ter pra garantir os grandes eventos[…]só existe uma possibilidade, mudar de diálogo, abertura, reconhecimento da legitimidade desse grito e dessa dor, recuo imediato do uso ditatorial, autoritária e arbitrária de recursos pseudo-legais pra calar essa juventude e criminalizar o movimento social.”

As dinâmicas sociais impõem ao poder público a  obrigação de estar atento aos movimentos de mudança, pois eles são naturais. e naturalmente cabe-o solucioná-los. Mas também, não é correto exigir que se tenha resposta imediata a tudo de novo que se apresenta. É impossível conseguir prever os movimentos mutatórios da sociedade. As jornadas de junho nos trouxeram (de volta) uma nova situação na democracia brasileira. Ao que parece, o aparato estatal não estava (ou está) preparado para tais alterações. Sem maiores delongas, cabe ao poder público promover a busca das respostas necessárias, jogar na conta exclusiva das polícias militares a responsabilidade por essa resposta é buscar, ao invés de uma solução, um culpado a arcar com toda a responsabilidade.

Todos os atores ligados ao problema  – tal qual stakeholders – precisam ser ouvidos. Os setores afins à todo processo dessas manifestações precisam envolver-se na construção dessa solução. É um problema “novo” e precisa de uma solução à altura. Tal qual um mantra, repito: o maniqueísmo e o açodamento são os principais inimigos das possibilidades de construção de uma nova alternativa. Necessária e urgente.

Cap PM e Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública*

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frase do Dia
“O prazer visita-nos muitas vezes; mas a mágoa agarra-se cruelmente a nós.” John Keats, um dos principais poetas do movimento romântico inglês, nasceu em 31 de Outubro de 1795 e morreu em 1821.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais