Em terra de surdo quem tem ouvido não ouve…

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O bom senso por parte da Justiça continua no sentido do andamento da obra da defesa litorânea no bairro 13 de Julho. Algo necessário e urgente. Aliás, o blog desde 2012, quando o então prefeito Edvaldo Nogueira, apresentou um projeto, o blog foi favorável. Até porque o local já sofreu uma intervenção urbana e a obra é apenas para evitar uma tragédia.

Ontem, 29, o juiz federal Ronivon de Aragão negou ação cautelar para suspensão da obra pedida pelo Ministério Público Federal. O juiz deixou claro na sentença a urgência da obra, mas determinou também que a parte da obra que será urbanizada, não tenha construções definitivas que não possam ser retiradas depois da decisão final. Ou seja, a obra que encontra-se em mais de 60% na parte de cima pode colocar arborização e jardins, mas não equipamentos que não possam ser removidos.

Na decisão o juiz Ronivon de Aragão citou o estudo morfodinâmico realizado pela empresa Planave, relatando que noss últimos anos, tem-se observado, constantemente, uma forte incidência de ondas elevadas sobre a murada e muro de contenção da praia Treze de Julho, que margeia o rio Sergipe em Aracaju… Desta foram, a murada da Av. Beira Mar encontra-se parcialmente avariada e vem sendo objeto de pareceres técnicos e análises de proposições para sua proteção. Uma das soluções propostas consiste na implantação de um aterro em berma de cerca de 500 metros de extensão e 40 metros de avanço, acompanhado de espigões na margem direita do rio Sergipe. Diante desses estudos, realizados com a finalidade específica de averiguar as condições atuais da murada de contenção da Av. Beira Mar, não se pode olvidar a iminência do risco de desabamento do refiro muro. As fotografias que ilustram os laudos técnicos demonstram, claramente, que a estrutura original do muro encontra-se frágil, deteriorada, rachada, com real situação de desgastes, derivado do impacto das ondas quando a maré se encontra alta.”

O juiz deixa claro também que a decisão não se pretende minorar a importância fiscalizadores dos órgãos de proteção ambiental, mas vai de acordo com a legislação federal que dispensa a autorização do órgão ambiental competente para realização de obra em caráter de urgência, , de atividades de segurança nacional e obras de interesse da defesa civil destinadas à prevenção e mitigação de acidentes em áreas urbanas.

É o que o blog vem defendendo desde o início. Aliás, em terra de surdo quem tem ouvido não ouve…

Falta de água no interior: em vários casos a responsável é a Energisa
Nos últimos meses a Deso tem realizado um trabalho grande na rede de abastecimento. Melhorou muito, mas a Energisa, como não é sergipana, parece que não tem compromisso com os sergipanos.

Deso vai acionar judicialmente a empresa
Na semana passada faltou água em Japaratuba por falta de energia. O que a população não sabe é que quando a energia retorna, a rede de bombeamento leva muito tempo para ser restabelecida. Na segunda-feira, faltou energia no semi-árido. E o sistema de bombeamento demora para ser restabelecido. Vários municípios prejudicados por conta da Energisa. Aliás, parece que a Deso vai acionar judicialmente a empresa.

Comando da PMSE de olho em companhia fazendária
O blog recebeu a informação do corredor do cúpula da PM que a Companhia Fazendária tem um comandante que não aparece. Resolve tudo por telefone e que o comandante geral, coronel Yunes já recebeu várias informações, inclusive que o responsável pela Companhia fazendária passou num concurso em Alagoas e foi fazer os cursos usando viatura e motorista da PMSE.

Carnalita: Ezequiel promete uma resposta até segunda, 3
Secretários acreditam que acordo está quase selado. O blog torce para que o bom senso prevaleça. Leia matéria da Infonet sobre a reunião de ontem: https://.infonet.com.br/politica/ler.asp?id=154073&pagina=1

PT de Sergipe reúne presidentes municipais no SINDIPREV
O Diretório Estadual de Sergipe reúne nesta quinta-feira, 30, presidentes dos Diretórios Municipais do PT/SE. O Encontro é um convite do presidente, Rogério Carvalho e acontece no auditório do SINDIPREV, às 14h.

Reunião PSB
Aconteceu ontem, 29, uma reunião preparatório do PSB de Sergipe com várias lideranças para o encontro que será realizado na sexta-feira da próxima semana, dia 7. As lideranças vêm discutindo o quadro político atual e as possibilidades de aliança para este ano. O que se nota é que todos os partidos, tanto da situação e oposição estão com cautela, até porque somente em março acontece de verdade as definições políticas.

Professores de Canindé recebem o aumento de 8,32% do piso salarial
Assim como em 2013, a cidade de Canindé de São Francisco em Sergipe será a primeira a pagar o aumento do Piso Nacional, que será incorporado ao salário. Hoje, 28, em reunião com a categoria no auditório da secretária de agricultura, o Prefeito Heleno Silva anunciou a todos que o município estará “pagando ainda este mês”.

Cumprindo a lei
Ele lembrou a todos que mais uma vez esta cumprindo com a categoria o que determina a Lei, sem que tenha havido qualquer problema com o sindicato. “Estamos pagando porque acreditamos que vocês merecem, e também porque a nossa política é a de valorização dos professores em nosso município”. No passado a categoria fez greve para reivindicar os seus direito.

Ações
Heleno também aproveitou da oportunidade para falar de ações positivas que foram feitas pelo governo municipal no ano passado. Um slide foi apresentado onde estavam informações da melhoria das estradas rurais, com mais de 300 quilômetros cascalhados, melhoria da barragem do Caqueiro, hoje a maior do município. O Prefeito ainda falou do Carnaval e do Forró Sertão de 2013, que atraiu milhares de turistas, movimentando a economia local. Lembrou ainda a todos da festa do Dia da Criança, quando foram distribuídos 8 mil brinquedos a todas as crianças do município, e do Nata do Povo, onde foram entregues 9 mil brinquedos.

Normas de segurança mais rígidas em Casas de Espetáculos
Passado um ano da tragédia ocorrida na Boate Kiss em Santa Maria, Rio Grande do Sul, que vitimou 242 jovens, no dia 27 de janeiro de 2013, o líder do PSC, deputado federal  André Moura, relembra o sentimento de luto vivido no Brasil e fala sobre o Projeto de Lei de sua autoria, 4952/13, que dispõe sobre a obrigatoriedade de equipe de primeiros socorros e define as normas de segurança em Casas de Espetáculos.

Saídas
Além dessas medidas, de acordo com o PL, fica proibido também qualquer show pirotécnico em ambientes fechados, a obrigatoriedade de duas saídas de emergência e o uso de material não inflamável para o efeito de acústica.Para o deputado a data ficou marcada e fez com que todos atentassem para a falta de medidas de segurança que ocorria também em diversos outros locais pelo Brasil.

Contribuição
"O PL é uma forma de contribuir para que hajam medidas preventivas e tragédias como esta não ocorram mais. Temos que discutir mudanças visando a segurança no funcionamento de casas de espetáculos e similares", enfatiza.

Odebrecht é a que mais ganha obras no exterior
Deu na coluna de Cláudio Humberto: Em dez anos, cresceram 1185% os financiamentos do BNDES para empreiteiras brasileiras no exterior, escolhidas a dedo e isentas de fiscalização de órgãos de controle. Amiga do ex-presidente Lula, que utiliza seus jatinhos, a baiana Odebrecht faturou 26 dos 48 projetos de infraestrutura na América Latina até 2012. Somente em Angola, a empreiteira teve financiamento do BNDES para 35 grandes projetos.

Reposicionamento de marca
A ArtStand passou, no final de 2013, por uma reestruturação e um reposicionamento de marca e se tornou Êxito Stands, como forma de trazer ao mercado uma nova identidade e se expandir para novos projetos. Essa inovação já é marca registrada do Grupo Êxito, do empresário e presidente da Acese, Alexandre Porto, que possui mais de 20 anos dedicados ao segmento de eventos em Sergipe.

Prêmio Prefeito Empreendedor está com inscrições abertas
Estão abertas as inscrições para a oitava edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A proposta é reconhecer os gestores que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o crescimento do município. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 17 de fevereiro no site https://.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br.

Magazine
O Primeiro dia do Liquida Prêmio, 29, bombou e contou com a  visita da empresária Luíza Trajano, presidente do grupo Magazine Luíza. Simpaticíssima, ela conversou e posou para fotos com a equipe do departamento de marketing do Shopping Prêmio.

Agenda
30 de janeiro, quinta-feira. Hoje é o dia da SAUDADE e também da HISTÓRIA EM QUADRINHOS.
“Saudade é ser, depois de ter.” – João Guimarães Rosa (1908/1967). “Saudade, saudade! / palavra tão triste/ E ouvi-la faz bem.” – Antonio Nobre (1867/1900).
MPF e MPE patrocinam ação civil pública que visa à intervenção na saúde em Sergipe. Associação Comercial homenageia Josias Passos pelo transcurso de seus 100 anos de existência. Instituto Luciano Barreto Júnior continua desenvolvendo nobre causa: quase mil jovens formaram-se neste começo de 2014. SINDIMED e OAB visitam o Nestor Piva. Associação Atlética BANESE faz 45 anos com muita festa. Governo federal amplia esquema de segurança para a Copa do Mundo. Agora são 15 Estados cobertos pelo programa. Aracaju, Maceió e Vitória, que hospedarão delegações, foram incluídas. Campo de concentração de Auschwitz completa 69 anos. Pico de consumo de energia elétrica agora é no meio da tarde, das 14,30 às 15,30 h. O Planalto informa que vai observar protestos a distância. Gilberto Gil poderá ser uma das grandes atrações do carnaval pernambucano. Deverá desfilar no Galo da Madrugada. Movimento White Bloc surge como oposição aos Black Blocs.
“Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.” – Mahatma Gandhi.

Curtas
AÇÕES POLICIAIS NA CRACOLÂNDIA SERÃO FEITAS COM CAUTELA, DIZ O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DE SÃO PAULO, FERNANDO GRELLA. /// CHANCELER BRASILEIRO IRÁ AOS ESTADOS UNIDOS PARA OUVIR EXPLICAÇÕES SOBRE ESPIONAGEM. /// DILMA INICIA SUA TERCEIRA REFORMA MINISTERIAL. /// COMISSÃO DE ÉTICA ARQUIVA PEDIDO DE INVESTIGAÇÃO SOBRE VIAGEM DE DILMA. /// SÃO PAULO REGISTRA 31 ÔNIBUS INCENDIADOS SOMENTE DURANTE O MÊS DE JANEIRO. /// DÍVIDA PÚBLICA BATE RECORDE E FECHA EM 2,12 TRILHÕES DE REAIS. /// NEYMAR DIVULGA CARTA DE 2011 EM QUE O SANTOS O LIBERA PARA NEGOCIAR SAÍDA.

DENÚNCIA DE CRIME AMBIENTAL

Assassinato na Aruana

Cadê os ambientalistas e as autoridades responsáveis pela preservação do meio ambiente em Aracaju? A degradação

Fotos de lagoas sendo aterradas no bairro Aruana. (enviada pelo leitor)

 ambiental na Zona de Expansão é feita diariamente a olho nu. Ninguém faz nada.

A imprensa denúncia, faz a parte dela, mas as autoridades dizem que vão fiscalizar, tomar providências e depois nada fazem. As lagoas naturais da Zona de Expansão estão sendo aterradas. Um crime ambiental com graves implicações para os moradores e o futuro da área em alguns anos.

Abaixo o e-mail desabafo do morador Jôfre Tarquínio da Aruana (é Aruana mesmo, quem inventou mudar o nome para Aruanda não tem o que fazer) e as fotos enviadas por ele:

“Venho com muito pesar informar o assassinato das lagoas da Zona de Expansão de Aracaju, já efetuei várias denuncias sobre tais aterramentos, todavia nenhuma autoridade competente foi tão competente assim ao ponto de punir e/ou impedir que tais crimes continue acontecendo.

Conforme fotografias enviadas se verifica que os crimes estão em plena expansão e não aparece ninguém para conter esses mal feitores. Nesses momentos os famosos defensores do meio ambiente estão ausentes, pois não lhe rendem bônus eleitoral. Por onde andam o Fórum em Defesa da Grande Aracaju que vivia a defender a 13 de Julho, não que eu seja a favor daquele crime ambiental, mas bem que eles poderiam buscar outras causas também, por onde anda o Ministério Público, a ADEMA, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a EMURB, o IBAMA, lembro aos senhores gestores que as lagoas também são áreas de Preservação Permanente (APP), visto que, o lençol freático da região está muito próximo a superfície, então se faz necessário à preservação das lagoas.
Se alguma autoridade quiser constatar o crime, essa lagoa está localizada no Residencial Águas Belas, mais precisamente, em atrás da Associação de Moradores.” 

Com a palavra as autoridades responsáveis, os ambientalistas…

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Suspeita de suborno
O caldeirão do futebol brasileiro poderá esquentar muito mais ainda. A pouco mais de 60 dias do início do campeonato brasileiro da série A, previsto para o mês de abril, não há uma definição para o caso que, no STJD, culminou com o rebaixamento da Portuguesa e a manutenção do Fluminense na principal série do certame nacional. O promotor público Roberto Senise, de São Paulo, está investigando o episódio da escalação do jogador Héverton, da lusa e afirmou, recentemente, que há indícios de crime na escalação irregular de Héverton. A diretoria da Portuguesa desconfia de que dois funcionários do clube teriam sido subornados para passar informações erradas para o departamento de futebol sobre a suspensão do meia.

Publicação da tabela
A CBF precisa publicar a tabela do brasileirão nos próximos dias, a fim de cumprir o que determina o Estatuto do Torcedor. Mas como fazê-lo antes do pronunciamento final da Justiça a respeito das liminares já concedidas?

Nova liminar
Na última segunda-feira, o torcedor Daniel José de Souza conseguiu mais uma liminar para que o STJD devolva os pontos à Portuguesa.

Segurança aumenta
O governo federal decidiu aumentar a segurança em mais 3 Estados, no período da Copa do Mundo. Além das 12 sedes, Alagoas, Sergipe e Espírito Santo terão plano especial. Agora são 15 Estados que terão segurança reforçada no campeonato mundial.

Aracaju confirmada
A seleção grega ficará, mesmo, em nossa capital. A delegação ficará hospedada no Hotel Radisson e a equipe realizará seus treinamentos no Batistão.

São Paulo
É o Estado que mais vai exigir policiamento. Além das partidas, 15 cidades paulistas foram escolhidas como centro de treinamento.

Fato inédito
O presidente da FIFA, Joseph Blatter, considerou o caso do Brasil um fato inédito na história das copas. Decorridos sete anos da escolha do país para sediar a Copa 2014, a situação das obras é mais preocupante que a da África do Sul.

Diego Costa

O sergipano que brilha intensamente no Atlético de Madrid está nos planos da equipe inglesa do Chelsea.

Jogo rápido
Resultados de ontem – Copa do Nordeste – Em Carmópolis, Confiança 1 X 1 América de Natal. Em Salvador, Vitória 5 X 1 Sergipe. /// Taça Governo de Sergipe – Itabaiana 4 X Coritiba – Socorrense 1 X 0 Canindé – Amadense 3 X 1 Estanciano. /// Classificados para as semifinais: Estanciano, Itabaiana, Socorrense e Amadense.

PELO TWITTER

www.twitter.com/emerson_social  Bom dia! Merece o melhor aquele que faz o bem.

www.twitter.com/valter_jornal  Os sergipanos não merecem uma eleição de baixo nível. Será que os protestos do ano passado nada ensinaram aos nossos políticos?

www.twitter.com/braynerr  E se o PT em Sergipe não tiver problemas em participar de uma aliança que inclui o DEM na chapa majoritária?

www.twitter.com/erico_melo  Em campanha, até acompanhar alguém ao hospital vira motivo para marketing pessoal.

www.twitter.com/higorfb  Político ser dono de meios de comunicação ñ é nada bom..

www.twitter.com/esmeraldoleal  Para a burguesia, o problema não é passagem de Dilma por Portugal. Pior é saber que seu escravo de outrora, hoje pode passar na Europa.

DO LEITOR

Sobre as trapalhadas ao redor do Projeto Carnalita
Antônio de Pádua Melo, economista: “Vou ser curto e grosso:1) Um município não pode ferir o interesse de desenvolvimento econômico de todo um Estado e também da Federação Brasileira (uma vez que o projeto Carnalita permitirá a redução da nossa dependência de fertilizantes importados, aumentando nossa disponibilidade de moeda estrangeira, sua implantação é de interesse do povo brasileiro).
2) Já passou da hora do Governador pedir à PGE que consulte o STF (que possui, entre outras prerrogativas, a capacidade de arbitrar conflitos federativos, o que é o caso) sobre esse conflito (isso é que algo que pode, em última instância, ser usado como ameaça). O direito à autonomia política do ente federativo (no caso, o município) não é maior (também não é menor!) do que o objetivo fundamental da República Federativa Brasileira de garantir o desenvolvimento nacional, carecendo portanto de uma análise jurisdicional que equilibre a pressão entre esses direitos. Nenhum direito fundamental pode ser interpretado de forma absoluta a ponto de abolir instantaneamente o exercício de outros direitos fundamentais. O que dizer então do direito ao trabalho que poderá ser gozado por milhares de sergipanos e sergipanas nas fases de construção e operação do empreendimento? Esse direito – que é fundamental – é menor do que o direito à autonomia política do município de Capela? Lembrando também que autonomia política não é equivalente à soberania. Apenas a Federação brasileira, em seu conjunto, é soberana!
3) O comportamento do prefeito de Capela é claramente "rent-seeking", ou seja, a ele só interessa o quanto de impostos irá arrecadar. Contudo, a boa macroeconomia keynesiana básica nos ensina que os impostos, enquanto renda do Estado, são apenas uma parte da renda agregada total. O prefeito de Capela se esquece que os salários pagos aos funcionários e as compras de insumos feitas pela empresa têm um potencial provavelmente maior para multiplicar a renda nos dois municípios e no Estado de Sergipe do que a arrecadação direta de impostos (que é muito importante, é claro, mas não é responsável por 100% do efeito-expansão sobre a renda agregada). Para medir seriamente esses efeitos, careceríamos de uma matriz insumo-produto para o Estado de Sergipe e a posterior simulação dos efeitos do investimento da Vale no consumo intermediário e no valor adicionado da economia sergipana. Contudo, paralelos históricos pode ser usados para nos aproximar da ideia do impacto de um investimento desse porte: o que seria da economia baiana se Camaçari tivesse rejeitado a instalação do Pólo Petroqúmico nos anos 70? Provavelmente ainda seria uma economia agrícola de baixíssima produtividade com um setor de serviços e um comércio pouco desenvolvidos. O que seria da economia pernambucana se Ipojuca tivesse rejeitado a instalação da Refinaria Abreu e Lima a partir de 2007? Provavelmente não teríamos visto o boom da construção civil e da indústria e serviços em Pernambuco, tão alardeado pelo governo do Estado.
O povo sergipano não pode ficar refém do oportunismo, o futuro do nosso desenvolvimento sócio-econômico não pode ser rifado na feira das vaidades.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frases do Dia
"…Por mais longe que um homem vá, jamais fugirá de si…"

"A autencidade é a maior diferença entre os que são,e os que tentam ser"

Jayme Caetano Braun, poeta brasileiro, nasceu em 30 de Janeiro de 1924 e morreu em 1999.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais