PSDB: Walter Franco não apoia desejo da filha

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

A decisão de Grace Franco, se lançar pré-candidata ao governo de Sergipe pelo PSDB, não passou pela decisão da família, leia-se o empresário Walter Franco. O blog teve a informação ontem, 05, após consultar quatro pessoas ligadas a família.

A pré-candidatura de Grace Franco tem como principal mentor o marido, o médico Ricardo Scandian de Melo, que foi candidato a deputado federal pelo PV em 2010, obtendo minguados cinco mil votos e deseja ser candidato novamente. Inclusive teve a prestação da conta eleitoral rejeitada por unanimidade pelo TRE. Ricardo se desincompatibilizou da vice-presidência do CRM/SE e quer ser candidato este ano.  Ele é contra o Programa  “Mais Médicos”.

Augusto Neto é o cotado – E mais: Aécio Neves não sabe quem é Grace Franco. Em Sergipe, além do ex-governador Albano Franco ele tem uma amizade sólida com os ex-deputados federais Augusto Neto e José Carlos Machado, dos quais foi colega na Câmara.  Nos bastidores comenta-se que Augusto Neto tem o nome cogitado para compor uma chapa majoritária.

E ninguém duvide, Walter Franco vai deixar clara a posição dele nos próximos dias. Não tem papas na língua.

José Franco anuncia caminho político até o dia 16
O deputado estadual José Franco, do PDT, deve anunciar o caminho que seguirá nas eleições deste ano até o próximo dia 16. José Franco deve ser candidato à reeleição. Ele é o vice-presidente da ALESE e está calado sobre este assunto, mas quem está próximo dele não tem duvidas que o deputado está magoado com todo processo.

Brejo Grande: Pleno TRE julga hoje pedido de cassação de prefeita
Na pauta hoje, 06, do pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe os pedidos, dos Ministérios Público Federal e Eleitoral (32ª Zona) da cassação da prefeita e do vice-prefeito de Brejo Grande, respectivamente, Fernanda Tenório Ribeiro e Yedo Anderson de Resende Brandão, por conta da denúncia de captação ilícita de votos. Está envolvida no processo também a empresa PROADI.

Aulas tinham como garantia votar nos investigados
A denúncia é que o candidato a vice-prefeito, Yedo Anderson, abriu no povoado Brejão uma escola de inclusão digital, oferecendo cursos gratuitos, a qual seria na verdade uma forma de arregimentar votos para a candidatura dele e de Fernanda Tenório. Segundo a denúncia do MPF, a “escolinha do Yedo”, como ficou conhecida a escola, tinha como sócio-gerente Warney Nascimento que conclamavam aos alunos a votarem nos investigados como única garantia dos serviços ofertados. Os cursos eram rápidos e chegaram a atender 600 pessoas, cerca de 10% do eleitorado local.

Cassação e inelegibilidade por oito anos
Além da cassação dos registros e dos diplomas de Fernanda Tenório e Yedo Anderson o MPF e o MPE pedem também a inelegibilidade dos envolvidos por oito anos, subsequentes a eleição em que se verificou a captação ilícita.

Abrahão Crispim recebe alta da depois de 26 dias em coma
O ex-vereador Abrahão Crispim, no início da noite de ontem, 5, foi transferido da UTI para um apartamento, com proibição médica de visitas, ficando as mesmas liberadas apenas para familiares, devido ao risco de adquirir infecções por conta da baixa imunidade. A família entende que muitos amigos (as) gostariam de poder visitar o mesmo, mas é solicitado pela família que aguardem a liberação das visitas e que todos serão avisados e aproveitam para agradecer o apoio e orações de todos.

Esclarecimentos Emsurb. Mutirão na Coroa do Meio e Atalaia

Da Ascom/Emsurb: “Sobre nota publicada em sua coluna ontem, 5 de maio de 2014, informo que já está programado um mutirão de limpeza na Coroa do Meio e Atalaia logo após a conclusão do serviço no bairro Santa Maria, que está prevista para quarta-feira, 9. Quanto ao recolhimento de entulho, ressalto a constância do trabalho, que acontece três vezes por semana. Mas reitero que a responsabilidade sobre a destinação do entulho proveniente de obras e demolições é do proprietário do imóvel, que deve contratar empresa especializada no serviço. Esclareço ainda que as avenidas e vias de acesso dos bairros recebem uma limpeza diferenciada por conta do fluxo intenso de pedestres e veículos.”

Investimentos em Estância
Mais uma vez, os recursos do Proinveste estão proporcionando iniciativas que vão mudar a vida dos sergipanos para melhor através do desenvolvimento que proporcionam. O governador Jackson Barreto assinou ontem, 5, as ordens de serviço autorizando a construção das vias de acesso ao Pólo Têxtil e a construção de seis galpões no Distrito industrial de Estância, num investimento superior a R$ 4,2 milhões. A iniciativa do Governo do Estado ocorreu durante as comemorações do aniversário de 166 anos do da cidade do Sul sergipano, celebrados no último domingo, 4.

CEAC itinerante estará presente em, Lagarto de 9 a 16 deste mês
Em mais uma iniciativa de promover o amparo social, a Prefeitura de Lagarto, através das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e do Trabalho (Sedest) e Industria, Comércio e Turismo (Semict) em parceria com o Governo do Estado, disponibilizará durante os dias 9, 12, 13, 14, 15 e 16 no Colégio Municipal Frei Cristóvão de Santo Hilário, os serviços do Centro de Atendimento ao Cidadão Itinerante (CEAC), que envolve 17 órgãos e mais de 87 serviços que serão oferecidos para a população lagartense.

Máquinas agrícolas em Poço Redondo
Na manhã da última sexta-feira, 02, o deputado federal Valadares Filho (PSB) esteve no município de Poço Redondo, no Alto Sertão Sergipano, para entregar quatro tratores e implementos agrícolas (arado, roçadeira, carreta agrícola, plantadeira e adubadeira), junto ao senador Valadares (PSB), adquiridas com recursos do Ministério da Integração Nacional, através de emenda parlamentar individual do deputado.

Qualidade
“Mais um investimento que o nosso mandato traz para melhorar a qualidade de vida do povo de Poço Redondo. As máquinas irão beneficiar diretamente 780 produtores situados no Perímetro Irrigado Jacaré – Curituba e 620 produtores dos assentamentos Curralinho, Jacaré, Lagoa das Areias e Bonsucesso”, explicou o deputado.

Investimentos
Na oportunidade, o prefeito Roberto Araújo agradeceu os investimentos já aplicados em favor do município. “Tanto o deputado Valadares Filho quanto o senador Valadares demonstram preocupação com o nosso povo, principalmente da zona rural, que representa 74% dos moradores em nosso município, essas máquinas e outros recursos já empenhados ajudam no crescimento da agricultura familiar do nosso município”.

Maranata
Aconteceu um grande evento de evangelização neste último domingo 4, no SESI da cidade de Itabaiana realizado pela Igreja Cristã Maranata. O senador Eduardo Amorim foi acompanhado do prefeito da cidade, Valmir de Francisquinho e da deputada estadual, Maria Mendonça. “Momento de fé e palavra de esperança sempre são muito bem vindos para todos nós que somos cristãos. Os missionários estão de parabéns pela organização e quantidade de fies que aqui estão. Como o termo bem diz, Maranata é a composição de duas palavras, que significa "O Senhor vem!" ou ainda "Nosso Senhor vem!", sendo assim, é necessário que verdadeiramente  exista essa reflexão contínua”, disse Eduardo.

Concerto marca encerramento das festividades em Maruim
O concerto com a tradicional Orquestra Sinfônica de Sergipe marcou o encerramento das festividades alusivas aos 160 anos de emancipação política de Maruim na noite de ontem, 5, na Igreja Matriz de Senhor dos Passos.
Sob a regência do diretor artístico Guilherme Mannis, cerca de sessenta músicos apresentou diversas peças, como a Sinfonia de Mozart e de Beethoven.

Festividades
Segundo o prefeito Jeferson Santana, a orquestra finaliza em grande estilo as festividades do município. “Poder ouvir a orquestra é um privilégio que temos, hoje, aqui em Maruim”, destacou.O vice-prefeito, Murilo Mota, e diversos secretários municipais participaram das homenagens. O ex-deputado estadual, Jorge Araújo, filho ilustre de Maruim, também participou da solenidade, que se iniciou com uma missa em ação de graças celebrada pelo Pe. Saulo Costa.

Emancipação 
Prestigiando a comemoração dos 160 anos de Emancipação Política de Maruim, o deputado federal André Moura participou, acompanhado do deputado estadual Capitão Samuel da 20ª Benção do Vaqueiro de Maruim a convite do prefeito Jéferson Santana e da vereadora Arlinda Vieira. A festa contou com várias bandas e o ponto alto da noite foi o show do Harmonia do Samba.

Emsetur participará da ABAV Bahia
A Empresa Sergipana de Turismo estará participando da 4ª Feira de Turismo ABAV Bahia, que será realizada nos dias 08, 09 e 10 de Maio de 2014, no Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções da Bahia, na cidade de Salvador, juntamente com a Expo Hotel ABIH Bahia e Expo Alimentos e Bebidas ABRASEL Bahia, todas ao lado do Governo do Estado no 3º Salão Baiano de Turismo e em paralelo ao Fórum Internacional de Turismo e Gastronomia.

Turistas
Segundo dados do setor de pesquisa da Emsetur, a Bahia é o estado que mais emite turistas para Sergipe. Desse modo, o Governo de Sergipe entende ser de extrema importância a participação no referido evento, com a divulgação dos principais destinos turísticos de Sergipe.

Parceria
O SINCOR-SE apóia a II Semana Municipal de Trânsito, que acontecerá de 5 a 9 de maio em Aracaju. O evento é organizado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e realizado na capital pela Prefeitura Municipal de Aracaju, em parceria com o Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito (Comsepat).

Parceria II
"Temos uma grande parceria com a SMTT e fazemos parte do Comsepat desde a sua criação, por entender que somos todos responsáveis na missão de contribuir para um trânsito mais seguro e que garanta maior mobilidade", afirma Érico Melo, presidente do SINCOR-SE, que é representante da Seguradora Líder e presta gratuitamente atendimento às vítimas e beneficiários do seguro DPVAT.

SINDIJOR defende democratização das comunicações e PEC dos Jornalistas
O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Sergipe (SINDIJOR-SE), Paulo Sousa, participou ontem, 05, da sessão especial em homenagem ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, promovido pela Câmara Municipal de Aracaju.
De iniciativa da vereadora Lucimara Passos (PCdoB), a sessão destacou a importância da defesa da liberdade de imprensa no Brasil, em Sergipe e em Aracaju, para o fortalecimento da democracia e da própria sociedade.Para o presidente do SINDIJOR, Paulo Sousa, a liberdade de imprensa passa por várias ações, entre elas, o combate à violência contra jornalistas, a democratização das comunicações e o respeito à regulamentação profissional.

Pluralidade
“Para alcançarmos a plena democracia e a liberdade de imprensa é preciso que aprovemos uma nova e democrática lei de imprensa que respeite a pluralidade, que proíba o uso de concessões públicas para grupos políticos, que se utilizam desta concessão para perseguir adversários e transformar os veículos de comunicação, principalmente o rádio e a TV, em verdadeiros palanques políticos, fugindo totalmente de sua finalidade social como veículo de comunicação. Mas é preciso também que o Congresso Nacional aprove o projeto de lei que federaliza crimes contra jornalistas, que passarão a ter a investigação feita pela Polícia Federal, com isso, tornando a investigação mais isenta possível”, explica Paulo, acrescentando que a liberdade de imprensa também passa pela aprovação da PEC dos Jornalistas na Câmara Federal, já aprovada pelo Senado da República.

Rodrigo Lama vence MX1 e MX2 na abertura do Brasil Nordeste de MX
A cidade de Glória, na Bahia, recebeu nesse fim de semana, dias 3 e 4 de maio, a abertura do Campeonato Brasil Nordeste de Motocross. Ao todo foram realizadas 98 inscrições. “A competição atingiu nossa expectativa, tanto de pilotos quanto de organização”, ressalta o vice-presidente da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), Juvenal Alves.

Destaque    
O destaque foi para o piloto Rodrigo Lama, que venceu as duas principais categorias, a MX1 e MX2. “O campeonato foi perfeito. A corrida muito bonita. Fui preparado para a competição, estava bem treinado, então a vitória era esperada. Vou tentar ser campeão invicto do Campeonato”, aponta o piloto.Já na Força Livre Nacional, Lama ficou em segundo. O piloto teve duas quedas no final, problemas com óculos, mas fez uma boa disputa com Alex Lucena que conseguiu a vitória. Alex ainda venceu na 230cc.

65cc   
Na 65cc, a vitória foi de Athalo Brito. Na Junior, o mais rápido foi o alagoano Pedro Patrick Melo, que venceu com facilidade. Outro paulista que mora no nordeste, em Juazeiro-BA, se destacou na abertura do Campeonato, Bruno Alencar venceu na MX3. Francisco Calixto foi o nome na MX4. Na Nacional Open, Israel Feitosa levou a melhor. A 2ª Etapa da competição será nos dias 7 e 8 de junho em Triunfo, na Paraíba.

Anos Dourados de Estância em Aracaju
Será o "Encontro de Filhos & Amigos de Estância em Aracaju dia 30 de maio no Iate Clube a partir das 21h. Teremos 02 atrações musicais, Orquestra Big Band Carlos Gomes e Odir Caius e Grupo. O encontro tem a assinatura de Eugênia Teixeira e Ludwig Oliveira, "será um evento de tamanho glamour, pois os estancianos sempre buscaram imprimir esta marca, este evento ficará marcado como um dos maiores já realizados por seus filhos", disse Eugênia. Mesas limitadas, você pode adquirir a sua no Restaurante Nacib do Riomar, no Iate Clube, na Academia Dance Center ou através dos telefones (79) 9133-8178 / (79) 9977-3304. Em benefício do asilo santo Antônio.

Curtas
IBGE VOLTA ATRÁS E DECIDE MANTER O CALENDÁRIO ORIGINAL DE PESQUISA NACIONAL SOBRE EMPREGO. /// OPOSIÇÃO QUER QUE TSE MULTE DILMA POR CAMPANHA ANTECIPADA. /// PRESO O SUSPEITO DE ATIRAR PRIVADA QUE MATOU TORCEDOR NO RECIFE. /// PLANO DE DEMISSÃO DA PETROBRAS ATRAI 12,4 POR CENTO DOS FUNCIONÁRIOS. /// EDUARDO CAMPOS AFIRMA QUE MANIFESTO DO PSB SERÁ ALTERADO ATÉ JUNHO. /// DILMA BUSCA RETOMAR PROTAGONISMO ATÉ A COPA.

Agenda
06 de maio, terça-feira. Hoje é o dia do TAQUÍGRAFO e do CARTÓGRAFO.
SMTT promove vários eventos para marcar a Semana do Trânsito. Governador Jackson Barreto completa 70 anos hoje. É, sem dúvida, uma das mais importantes figuras da política sergipana das últimas quatro décadas. João Daniel confirma que pretende ser candidato a deputado federal. PSOL ratifica candidatura de Randolfe Rodrigues à presidência. No Estado de Tocantins, renúncia do governador e do vice força a realização de pleito indireto para o mandato tampão até o final do ano. Sandoval Cardoso, presidente da Assembleia Legislativa, foi eleito. Observação: os titulares renunciaram para concorrer a outros cargos executivos. 15 de maio é a data prevista para abertura da Beira Mar na 13 de julho. Trânsito de Aracaju piora a cada dia.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Campeonato sergipano – Rodada de número 17: Três jogos na quarta-feira:  Estanciano X Sergipe, no Francão – Coritiba X Canindé, no Presidente Médici e Amadense X Itabaiana, no Brejeirão. Na quinta-feira, o Confiança enfrentará o Socorrense, no Sabino Ribeiro.

Lagarto
O Lagarto viaja hoje para o Recife, onde vai enfrentar o Santa Cruz, no jogo de volta da Copa do Brasil. A partida será realizada com portões fechados, no Estádio dos Aflitos.

Convocação
Felipão convoca, amanhã, os jogadores que defenderão o Brasil na Copa do Mundo.

Reta final
Faltando duas rodadas para a conclusão da segunda fase, a expectativa é enorme quanto aos quatro classificados para o cruzamento olímpico. Também será definida a equipe que será atingida pelo descenso, além, é claro do Olímpico de Itabaianinha, que desistiu de disputar o campeonato.

PELO TWITTER

www.twitter.com/chicoandradef  Se a fonte que jorra felicidade não está dentro de você,por que procurar seus rios lá fora?

www.twitter.com/zehdeabreu  E a História se repete: 55, 64… só que, com a internet, vai virar farsa. Aguardem a campanha!

www.twitter.com/Gladston_SE  Bom dia @gilmarcarvalho tive a oportunidade de conversar com uma médica cubana e fique pasmo com a humildade e humanidade!

www.twitter.com/PauloDaltro  Quem fica de joelhos diante de Deus, fica de pé diante de qualquer coisa…

DO LEITOR

Jackson Barreto e Correios: histórias que se confundem
Por Geraldo Lima Feitosa, oGeraldo dos Correios: “Parece redundante associar o nome de Jackson Barreto ao dos Correios e Telégrafos, mas é que sua origem de família interiorana, filho de professora e bodegueiro, tendo passado pelo quadro funcional da centenária instituição da comunicação, no exercício da função de carteiro, nos remete a imaginar que a vocação política do líder popular de Sergipe, natural de Santa Rosa, nasceu ou se acentuou a partir da atividade de entrega de cartas e telegramas pelos logradouros de Aracaju, pois não existe quem conheça melhor os problemas de uma cidade do que o próprio carteiro, que já está literalmente na rua, no corpo a corpo com o povo. Mas a associação do nome de JB aos Correios deve-se também ao fato do político ter defendido com nem um outro a não privatização, contra a quebra do monopólio postal da estatal, além de outros temas de interesse da categoria. Coincidentemente, nesta terça-feira, 06/05, dia do aniversário de Jackson Barreto de Lima, os Correios do Brasil está lançando sua nova logomarca, após 350 anos de existência. Nossos parabéns ao ilustre Governador de Sergipe e eterno ex-carteiro pelo aniversário, com de paz, saúde e vitórias.”

ARTIGO

A Antropóloga Beatriz Góis Dantas   por Gilfrancisco*

Professora emérita da cadeira de Antropologia da Universidade Federal de Sergipe-UFS, pesquisadora do folclore e da cultura popular, Beatriz Góis Dantas acaba de lançar Mensageiros do Lúdico – Mestres de Brincadeiras em Laranjeiras, livro que reúne dois ensaios: no primeiro descreve a participação dos mestres e brincantes de folguedos e danças populares de Laranjeira, no segundo a pesquisadora homenageia Bráulio do Nascimento, grande pesquisador do folclore nacional, que muito contribuiu para consolidar o Encontro Cultural de Laranjeiras.

     ***
Professora Titular aposentada da Universidade Federal de Sergipe – UFS, mestre em ciências sociais, nos anos 70 foi presidente do Conselho Estadual de Cultura e diretora do Departamento de Cultura e Patrimônio Histórico da Secretaria de Educação do Estado, além de professora de Antropologia na então Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe (1966-1968) e na UFS, no período de 1968 a 1991, foi Consultora dos Cadernos do CENDOP – Centro de Documentação e Pesquisa do Baixo São Francisco. Em 2004 a professora Beatriz Góis foi homenageada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc/SE), durante a 5ª edição do Projeto Mulheres do Século XX. A escolha do seu nome resultado de uma pesquisa de opinião pública realizada durante a edição do projeto e do Festival Sescanção.

De origem interiorana, nascida em Lagarto, uma das cidades onde a taieira permanece viva até hoje, filha de Antonio Germano de Góis e Ana Ribeiro de Góis, iniciou os estudos em sua cidade natal, dando continuidade em Boquim, Itabaiana e Aracaju onde se graduou em Geografia e História pela antiga Faculdade Católica de Sergipe em 1963. Beatriz Góis Dantas é uma pessoa de grande integridade e intensidade, sempre exerceu intensa atividade profissional: professora, conferencista, pesquisadora, coordenadora, consultora e diretora soube fazer da história e da memória cultural uma forma de inspiração. Intelectual requintada, de fala mansa, olhares atentos, gestos generosos, uma mulher forte apesar da aparente fragilidade, sempre atenciosa e pronta para atender a qualquer solicitação, vinda de um colega ou aluno. É enorme a sua contribuição, dedicação e pertinência para as coisas de Sergipe, por vários anos dedicou-se a pesquisar temas variados.

A pesquisadora desenvolveu sua vida acadêmica nas áreas de religiões afro-brasileiras, etno-história indígena, cultura popular e patrimônio imaterial, tem publicados em jornais e revistas: Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, Cadernos – UFS, Revista Alvorada, Jornal da Cidade, revista Dédalo, revista Religião e Sociedade, além de trabalhos publicados em obras coletivas: Candomblé Desvendando Identidade – novos escritos sobre a religião dos orixás (1987), Textos para a História de Sergipe (1992), História dos Índios no Brasil (1992), Caminhos da Alma – Memórias afro-brasileiras (2002). A professora Beatriz Góis Dantas tem publicado vários trabalhos de grande importância para a antropologia Sergipana, como A Taieira de Sergipe – uma dança folclórica (1972), Editora Vozes, reeditado pela Editora UFS/ IHGSE (2003), Taieira. Cadernos de Folclore nº4, Dança de São Gonçalo. Cadernos de Folclore nº9, Chegança. Cadernos de Folclore nº14, Índios e Brancos em Conflitos pela Posse da Terra – Separata, todos publicados em 1976, Terras dos Índios Xocó (estudo e documentos) (1980), Xokó Grupo Indígena de Sergipe (1997). Outro livro que marcou a trajetória da antropóloga foi Vovô Nagô e Papai Branco, usos e abusos da África no Brasil (Dissertação de Mestrado – Unicamp, 1982), teve publicação em forma de livro somente em 1988 pela Editora Graal, Renda de Divina Pastora, Funart/CNFCP (2001), Rendeiras de Poço Redondo – vida e arte de mulher que batem bilros no Sertão do São Francisco, Cadernos do Cendop nº3 (2002), Destinatário: Felte Bezerra – cartas a um antropólogo sergipano  (com Verônica M.M. Nunes, 2009) e recentemente Mensageiros do Lúdico – Mestres de brincadeiras em Laranjeiras (2013).

Beatriz Góis Dantas tem participação de destaque em várias edições dos Encontros Culturais de Laranjeiras, que na qualidade de debatedora, moderadora ou conferencista. Vejamos algumas das comunicações de grande repercussão apresentadas durante os Encontros, as quais foram publicadas nos Anais dos eventos: 1991 – XVI, Rito de Passagem na Cultura Rural Tradicional; 1995 – XX, Projeção e Religiosidade entre a Forma e o Significado; e 1999 – XXIV, O Sagrado e o Profano na Festa de São Bendito em Laranjeiras.

A Taieira de Sergipe

Meu São Benedito
Não tem mais coroa,
Tem uma toalha
Vinda de Lisboa.

Segundo Câmara Cascudo, “Grupos feminino que vestido tradicionalmente de baianas acompanhava a festa de Nossa Senhora do Rosário, em Lagarto, Sergipe, na celebração de São Benedito, 6 de janeiro, dançando e cantando”. Informa o historiador, ensaísta e médico baiano Alexandre José de Melo Morais Filho (1844-1919) em seu livro Festas e Tradições Populares do Brasil (1901), capítulo, A Procissão de São Benedito no Lagarto: “De Nossa Senhora do Rosário o formoso séquito eram as taieiras. Este grupo, encantador e original, compunha-se de faceiras e lindas mulatas, vestidas de saias brancas, entremeadas de rendas, de camisas finíssima e de elevado preço, deixando transparecer os seios morenos, ardentes e lascivos. Um torço de cassa alvejava-lhe a fronte trigueira, enfeitado de argolões de ouro e lacinhos de fita; ao colo, viam-se-lhes trêmulos, colares de ouro; e grossos cordões do mesmo metal volteavam-lhes, com elegância e mimo, os dois antebraços, desde os punhos até ao terço superior. E uma das taieiras, girando no ar a sua varinha enfeitada, acompanhando o andor, cantava”. (…) A Taieira, folguedo (XVI) ligado ao ciclo folclórico do Rei do Congo, é uma espécie de patuscada, folia animada, divertida e barulhenta. Mas tudo isso se deve a Silvio Romero, primeiro sistematizador do nosso folclore, quando publicou Cantos Populares do Brasil (1882) em Portugal com um estudo introdutório e notas comparativas de Teófilo Bragra.

A Taieira de Sergipe: uma dança folclórica, apresentação da professora Eufrázia Cristina Menezes Santos, para a 2ª edição, e a manutenção do Prefácio de José Calasans escrito para a 1ª edição, encontra-se dividido em três partes: A atual Taieira de Laranjeiras; A antiga Taieira de Lagarto e São Cristovão; e A dinâmica da Taieira. Escrito com o objetivo de documentar a dança da Taieira em Sergipe, utilizando pesquisa de campo em Laranjeiras, entrevistas realizadas em Lagarto e São Cristovão aos organizadores da Taieira e escritos publicados ou não sobre a realização do festejo em outras épocas. O historiador e folclorista José Calasans, ao prefaciar a pesquisa de Beatriz Góis Dantas, observa que a autora descreve com bastante intimidade a música, as cantigas e os passos coreográficos da dança, afirmando ser um “trabalho original e sério, uma das melhores contribuições do folclorismo sergipano, nos últimos tempos”.

O escritor e pesquisador Jackson da Silva Lima n’Os estudos antropológicos, etnográficos e folclóricos em Sergipe (1984), sobre o livro diz: “Os trabalhos dos folcloristas sergipanos, até a chegada de Beatriz Dantas, [ressentem-se] da mesma falha qual seja, a ausência de documentação fotográfica, musical e coreográfica no âmbito da pesquisa propriamente dita e a exígua interpretação e confrontos nos domínios científicos da exegese”.

Vovô Nagô e Papai Branco

Neste livro “desmistificador, polêmico e iconoclasta”, segundo seu prefaciador, Peter Fry, Beatriz Góis Dantas mostra que a configuração das religiões afro-brasileiras se dá no confronto das posições, político, policiais, poderosos homens de negócio, padres, pais e mães-de-santo, psiquiatra etc. Por exemplo, no Capítulo 3, a autora compara a narrativa da Mãe de Santo com elementos históricos sobre o trato com os escravos pós-abolição da escravatura, pois grande parte dos escravos alforriados, principalmente os que trabalhavam nas casas grandes, se mantiveram em seus trabalhos em troca de benefícios, tais como: “escola para os filhos, garantia de médicos e outras regalias que dificilmente seriam mantidas caso decidissem sair dos cuidados de seus antigos senhores, dada as condições precárias que os negros enfrentavam pós abolição em uma sociedade racista”.

Vovó Nagô e Papai Branco, lançado em setembro de 2009 nos Estados Unidos, traduzido em língua inglesa por Stephen Berg, em parceria com a Universidade da Carolina do Norte, fato que contribuiu para ampliar o seu reconhecimento através da crítica estrangeira. Vovô Nagô e Papai Branco – usos e abusos da África no Brasil, de autoria da professora-antropóloga Beatriz Góis Dantas, publicação citada na bibliografia de vários cursos de graduação e pós-graduação retrata as religiões afro-brasileiras no estado de Sergipe de uma forma inovadora, é livro obrigatório para quem deseja aprofundar os estudos sobre a História das Religiões Africanas no Brasil.

Mensageiros do Lúdico

Lançado no inicio deste ano durante o XXX Encontro Cultural de Laranjeiras, Mensageiros do Lúdico – Mestres de Brincadeiras em Laranjeiras. Aracaju, Impressão Gráfica e Editora, 97 p. de autoria da professora beatriz Góis Dantas. Edição bem cuidada ilustrada com mais de quarenta fotos, creditadas a vários fotógrafos profissionais: Márcio Garcez, Cesar Macieira, Marcel Nauer, Jairo Andrade, Lineu Lins, Ewerton Aragão e da própria autora, além de notas explicativas.
Mensageiro do Lúdico é um livro indispensável à formação e atuação de todos aqueles que se interessam pela preservação da memória cultural das manifestações folclóricas no nosso Estado. Percebemos que sua leitura nos transporta para o espaço mágico e nos faz refletir sobre a importância e a necessidade de partilhar experiências dos Mestres brincantes, além do mais, nenhum outro estudo tematizou de forma tão marcante a questão.
Este estudo fundamental, valiosa fonte de informações do processo evolutivo da sociedade laranjeirense, cidade bastante familiar da pesquisadora, cujo caráter didático é realçado pela própria autora na Nota Introdutória: “Este livro reúne dois textos que evocam e homenageiam figuras exponenciais da vida cultural de Laranjeiras: os  mestres de algumas expressões populares da cidade e um intelectual radicado no Rio de Janeiro cuja atuação como gestos de políticas de folclore no âmbito nacional produziu efeitos duradouros e mercantes na terra de João Ribeiro”.

Este livro, Mensageiros do Lúdico um dos mais importantes na área da pesquisa antropológica das últimas décadas, que vem em boa hora, fiel ao que se propôs a autora, que ficará inclusive pela nitidez de suas linhas e correção absoluta de estilo, procurando reunir o máximo de elementos críticos e biobibliográficos, de modo a contribuir para a orientação do leitor, como também proporcionar subsídios a pesquisas ou estudos nos cursos de Antropologia. Trata-se, realmente de um esforço pertinaz e de uma pesquisa infatigável, de que resultaram conhecimentos até agora inéditos em torno da vida cultura de Laranjeiras, desenvolvendo com empenho e seriedade com a mesma dosagem que coloca em toda a sua atividade que eu já acompanhava de longe, mas com a maior atenção.

Considerada como uma das pesquisadoras mais sérias do Estado possui uma obra valiosa e de grande contribuição prestada à comunidade acadêmica, por isso é considerada uma das mais expressivas antropólogas nordestina, que ocupa espaço expressivo e renovador na historiografia brasileira, apesar do número reduzido de publicações. Apesar da má-vontade de colegas que continuam insistindo em não escrever sobre as publicações dos colegas, preferindo pontificar nas suas “Manhattans Literárias”, o livro da professora Beatriz Góis Dantas, vem a cada vez se firmando pela crítica especializada fora do Estado, que lhe dá sustento, ampliação do público que a lê.

* jornalista, professor universitário, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. E-mail: gilfrancisco.santos@gmail

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun 

Frases do Dia
“Quanto maiores somos em humildade, tanto mais próximos estamos da grandeza.”

“Onde o espírito não teme, a fronte não se curva.”

Rabindranath Tagore, escritor, poeta e músico indiano, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, nasceu em 06 de Maio de 1861 e morreu em 1941.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais