Independente do Hexa, Brasil já ganhou a Copa

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Independente do jogo do Brasil de ontem, 12, onde venceu, mas não convenceu, o país já é o vencedor da Copa do Mundo. Para desespero de alguns gatos pingados frustrados na vida a Copa já é um sucesso. Cerca de um bilhão de pessoas voltadas para a Zona Leste de São Paulo.

“Um mês de exposição mundial paga com sobra os custos dos investimentos feitos para uso na Copa”. A frase foi tirada de um artigo  do economista do BNDES, Marcelo Miterhof, publicado na Folha de São Paulo. Com o título “A Copa e o investimento”, o economista escreveu um artigo sensato, claro e objetivo.

Para o economista há o risco de que os estádios não sejam bem explorados após o evento. Contudo, nem prejuízo isso deve dar. “Um mês de exposição mediática mundial para bilhões de pessoas paga com sobra os custos dos investimentos feitos para uso quase exclusivo na Copa. Exemplo disso foram as imagens da chegada da seleção alemã –depois de tomar avião, ônibus e balsa– na Vila de Santo André no litoral baiano.”

Marcelo questiona ainda: Então, por que nos últimos meses houve tanto mau humor com a Copa? “Meu palpite é que, para além da tentativa de atingir o governo, há no Brasil uma má vontade contra os investimentos públicos. Parece que somos incapazes de empreendê-los. O diabo é que há algum fundamento nisso. O país ficou décadas sem grandes programas de investimento. Retomá-los não é tarefa simples.”

O economista deu como exemplo o PAC, o Minha Casa Minha Vida, o PIL (Programa de Investimento em Logística) e os grandes eventos internacionais só vão encontrar um paralelo na década de 1970, com o 2º PND. Em ambiente democrático, o único caso parecido é o Plano de Metas nos anos 1950.

Alguns trechos do amplo artigo: Tendo a acreditar que o excesso de desejo também levou o governo a aceitar sem negociação o tal "padrão Fifa" para todos os estádios. O governo federal e o BNDES limitaram os financiamentos a R$ 400 milhões por arena, numa tentativa de induzir o comedimento dos projetos, porém o país poderia ter recusado algumas exigências. Quem tentou comprar ingressos pela internet viu que o tal rigor de excelência não vale para a própria entidade.

Mas também é certo que muito foi feito. Os aeroportos de Guarulhos, Campinas, Brasília e Natal estão entre os casos mais visíveis. Alguns projetos ficarão prontos depois do evento, o que não chega a ser um grande problema.

Tudo isso faz parte do ônus de retomar o investimento público. Discutir suas dificuldades é fundamental, mas sem criar uma convenção contra ele. Torço para que depois da euforia pela escolha para sediar o evento e do mau humor dos últimos meses, a constatação de que a Copa nos terá trazido um imenso prazer venha a contribuir para um debate mais equilibrado.

Isso será relevante não só para propor soluções que façam frente às dificuldades do investimento público como também para discutir a apropriação que cada cidade fará dos estádios. Será preciso criatividade, bem como avaliar a experiência internacional, para que eles não fiquem sem uso ou restritos ao futebol duas ou três vezes na semana, além de alguns shows musicais.

Por hoje, quero fazer como grande parte do mundo, que voltará sua atenção para a zona leste de São Paulo. Tem como não achar isso bom?

Bica
A prefeita de São Cristóvão, Rivanda Batalha, o governador do Estado de Sergipe, Jackson  Barreto e os vereadores do município, farão uma grande festa hoje, às 17h, com a assinatura da Ordem de Serviço da reforma total da “ Bica dos Pintos”.

Apoio em Itabaiana
O candidato a deputado federal, Fábio Mitidieri é o candidato do ex-prefeito Luciano Bispo de Itabaiana. O grupo está unido em torno da candidatura dele.

Débito em Areia Branca
Perguntar não ofende: é verdade que a prefeita Acácia Souza, que assumiu recentemente a prefeitura de Areia Branca, encontrou uma dívida de cerca de R$ 500 mil com Teo Santana produções, por conta dos festejos juninos antecipados?

Nota de Falecimento – Iêda Garcez de Castro Doria
Comunicamos o falecimento de Iêda Garcez de Castro Doria, filha de José Garcez Doria e Naná Garcez, prima do prefeito de Poço Verde, Thiago Doria e do ex-prefeito Toinho de Dorinha. Ela faleceu em Brasília ontem, 12, o  velório será no cemitério Colina da Saudade e o enterro será nesta sexta-feira, às 10h, no mesmo local. A família enlutada agradece aos votos de pesar enviados por tão triste e prematura perda.

Jackson mostra atitude com agentes prisionais
Tomara que o governador Jackson Barreto não volte atrás e continue com os inquéritos policiais e administrativos contra os agentes prisionais que praticaram um ato de vandalismo ao deixarem seus postos no presídio de Tobias Barreto colocando a população da região em pânico. Greve, justa ou não, tem limite. O que eles fizeram foi um ato de vandalismo. E a punição deve ser rigorosa.

Jackson mostra atitude com agentes prisionais II
Ontem, 12, ao conceder entrevista ao programa Hora da Verdade, da Atalaia Mix FM, 93,5, comandado pelo radialista George Magalhães, Jackson mostrou disposição para manter a decisão sobre os agentes e falou também sobre plano de cargos e salários e outros assuntos. Ele deixou claro que vai punir os responsáveis pela fuga dos presos. É o que a sociedade sergipana espera.

Terceirização dos presídios. Contra concurso
Para deixar claro: o blog é favorável a terceirização dos presídios e contra concurso para agentes prisionais. O governo tem que ter concurso para professores, delegados, escrivães, policiais, médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde. Tem que cuidar da saúde, da educação e segurança. Vigilância de escola, merendeira, serviços gerais e outros deve ser terceirizado.

Centro-Dia para pessoa com deficiência
O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, inaugura às 8h da manhã de hoje, 13, o Centro-Dia Josevaldo Bezerra de Andrade, unidade da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), referência para pessoas com deficiência. A solenidade acontece na travessa Canaã, S/N, localizada entre as avenidas Edézio Vieira de Melo e Rio de Janeiro.

Serviços
O Centro-dia é uma unidade do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que irá ofertar serviços às pessoas com deficiência, que devido à situação de dependência de terceiros, necessitam de apoio para a realização de cuidados básicos da vida diária. São usuários do serviço, prioritariamente jovens e adultos, em situação de dependência, pessoas e famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), ou aqueles em situação de pobreza inseridos no Cadastro Único (CadÚnico).

Uma ideia genial
Iniciado no dia três de junho, será encerrado hoje no Arquivo Judiciário o evento denominado “Arraiá Limpa Nome”, iniciativa do Tribunal de Justiça de Sergipe, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL). Objetivo da Feira? Que as pessoas pudessem negociar e conciliar seus problemas financeiros com  a predisposição  do resgate da Ficha Limpa junto ao CDL e Serasa. Resultado: mais de cinco mil pessoas negativadas negociaram suas dívidas com  as empresas credoras.

Uma ideia genial II
Além da oportunidade de negociar a dívida com dez empresas e bancos (Americanas, G.Barbosa, Unit, Banese, Banese Card, Banco do Brasil, Tyressoles, Ceape, Polishop e Submarino), quem compareceu ao Arquivo Judiciário assistiu apresentações teatrais e palestras sobre diversos temas, especialmente direito do consumidor. Na oportunidade foram distribuídas cartilhas para adultos e crianças, confeccionadas pela Diretoria de Comunicação do TJSE em parceria com a CDL, que falam sobre os cuidados com o orçamento doméstico.

Uma ideia genial III
A Juíza Dauquíria Ferreira, uma das coordenadoras do Centro Judiciário de Resolução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do TJSE, revelou que o resultado da Feira foi muito positivo, tanto que ela admite a possibilidade  de uma segunda edição do evento no final do ano, “possivelmente em novembro”, lembrando que o Judiciário fez uma negociação prévia de condições de pagamento e parcelamento com as empresas. As juízas-coordenadoras do evento, Dauquíria de Melo Ferreira e Maria Luíza Mendonça, realizaram com as empresas participantes uma pré-negociação, para delimitação de condições mínimas a serem ofertadas nos dias do mutirão, deixando claro que  as referidas empresas poderiam, inclusive,  oferecer  mais vantagens para que os créditos fossem satisfeitos.

Uma ideia genial IV
Entusiasmado com a Feira, o Presidente da CDL, Samuel Shuster, disse que o resultado foi bom para as empresas e para o consumidor. Em muitos casos, as dívidas foram abatidas em 90%. Para o Presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Soluções de Conflitos e Cidadania – Nupemec, desembargador Luiz Mendonça,  a Feira foi muita proveitosa, uma vez que os casos não solucionados podem ser judicializados, aumentando a demanda de processos.

Uma ideia genial V
No ano passado, um repórter da Folha de São Paulo perguntou a  ex-Ministra do Superior Tribunal de Justiça, Eliana Calmon: “por que a senhora considera o Tribunal de Justiça de Sergipe  o melhor do país”? – A resposta veio curta e rápida: “Porque lá tudo funciona bem”.  – Na verdade, projetos como o “Arraiá Limpa Nome” só ajuda a fortalecer a boa imagem que o judiciário sergipano tem em todo ao país. Parabéns, em particular, ao desembargador Luiz Mendonça e às excepcionais coordenadoras do evento, juízas Dauquiria de Melo Ferreira e Maria Luiza Mendonça.

Reforma do Batistão
O secretário Valmor Barbosa esteve recentemente frequentando o Batistão e ficou bastante satisfeito com andamento das obras. Na oportunidade, ele afirmou que ao fim das obras, previstas para novembro, o estádio passará a ter capacidade para 15.500 torcedores – antes cabiam 13.400. Serão todos em cadeiras, uma novidade para o futebol sergipano.

Centro de treinamento
Além disto, o espaço esportivo contará com novos e modernos vestiários, salas de aquecimento, banheiras de hidromassagem e vidros temperados separarão o público do campo. Atualmente, o local tem servido de Centro de Treinamento a seleção da Grécia na sua preparação para a Copa do Mundo e todos os equipamentos que estão sendo utilizados pelos europeus ficarão a disposição dos atletas sergipanos ao fim do torneio.

Agenda
13 de junho, sexta-feira. Hoje é o dia de Santo Antônio. E também do turista.
Começou ontem, a vigésima Copa do Mundo. O seu encerramento dar-se-á no dia 13 de julho. A abertura ocorreu em São Paulo. Já a partida final será disputada no Rio de Janeiro. Realizada, com grande sucesso, a Festa do Caminhoneiro, em Itabaiana. Área do Parque Augusto Franco (Sementeira), vai ter área aumentada em três hectares. A EMBRAPA e a PMA assinaram contrato de comodato que formaliza a cessão, pelo órgão federal à Prefeitura de Aracaju. Greve nos transportes está afetando cidades da Europa. Banco Central lança aplicativo sobre cédulas.

Curtas
EXPERIÊNCIA DO CIENTISTA BRASILEIRO MIGUEL NICOLELIS FOI  APRESENTADA DE FORMA MUITO DISCRETA, NA ABERTURA DA COPA. /// IMPEDIDOS DE FAZER GREVE, POLICIAIS FEDERAIS PLANEJAM MANIFESTAÇÕES. /// VAREJO DE ABRIL CAIU 0,4 POR CENTO NA COMPARAÇÃO COM MARÇO. /// UCRÂNIA DENUNCIA INVASÃO POR TANQUES RUSSOS E LIGA PARA PUTIN. /// DILMA E BACHELET ASSINAM ACORDO DE TROCA DE DADOS SOBRE A DITADURA DOS DOIS PAÍSES. /// CONFRONTO COM A PM DEIXA 5 FERIDOS EM SÃO PAULO.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Brasil estreia com vitória
Um erro gritante do árbitro japonês Iuichi Nishimura, que assinalou um penalty absolutamente inexistente a favor da seleção brasileira, possibilitou que o Brasil começasse sua participação na Copa do Mundo de forma vitoriosa. O atacante Fred simulou uma falta e caiu dentro da área. Neymar cobrou e converteu, num lance em que o goleiro croata ainda chegou a tocar na bola. E não foi somente esse penalty inventado pelo árbitro nipônico. Houve outros lances em que a seleção da CBF foi, nitidamente, beneficiada pela arbitragem. Sinceramente, a verdade é que, se não tivesse acontecido a atitude do árbitro ao marcar penalty contra a Croácia, muito dificilmente o Brasil venceria a partida. O time de Felipão voltou a repetir erros flagrantes. A vitória terminou por acontecer graças a atuações individuais, como as de Neymar, Oscar e Luiz Gustavo. Neymar fez dois gols e Oscar, que cresceu de forma estupenda na etapa final, foi o autor do terceiro gol, já no final da partida. Voltamos a frisar que o triunfo no primeiro jogo de nossa seleção foi maculado pela participação parcial do árbitro Nishimura. A TV mostrou, após a partida, torcedores comemorando e afirmando: O JUIZ É NOSSO. Marcelo contra fez o gol da Croácia. Para o Brasil, marcaram Neymar (2) e Oscar. 62.103 torcedores assistiram a Brasil 3 X 1 Croácia.

Jogos de hoje
Pelo Grupo A – México X Camarões, às 13 horas, em Natal.
Pelo Grupo B –  Espanha X Holanda, às 16 horas, em Salvador.
Pelo Grupo B –  Chile X Austrália, às 19 horas, em Cuiabá.

PELO TWITTER

www.twitter.com/brsamba  Acordei comovido… Hoje o Brasil é o centro do mundo. Eu não imaginava que fosse sentir o que sinto agora. Amo o meu país! #CopaDasCopas

www.twitter.com/olivaluiz Em 1958 superamos nosso complexo de vira-latas!2014 vamos jogar na lata este orgulho nacional que une a nação e eleva o país?Viva a Seleção!

‏www.twitter.com/@Pontifex_pt  (Papa Francisco) A todos desejo uma esplêndida Copa do Mundo, jogada com espírito de verdadeira fraternidade.

www.twitter.com/thiagodhatt  Vc percebe que tá ficando velho quando se emociona por bobagens.

www.twitter.com/LucianoAbreu_  Se não concorda com a copa não assista uai.

www.twitter.com/glauco_ Vem pro Twitter reclamar da corrupção, mas sonega imposto. É pra dizer que tem consciência política? Que tal praticar a honestidade também?

ARTIGO

A vaia e os xingamentos na abertura da copa  Amael Oliveira*

Não vou colocar aqui o xingamento que a torcida brasileira direcionou à nossa chefe de estado, porque tenho vergonha. E é sobre isso que gostaria de falar agora, sobre o que senti na abertura dessa copa em relação ao comportamento da torcida. Para isso, usarei somente três argumentos simples para demonstrar o quanto precisamos crescer em termos de desenvolvimento humano.

Primeiro: Não significou nada em termos políticos, já que a parcela da população ali representada (aqueles que tem mais de 2 mil reais para pagar por um ingresso na área VIP, onde teria começado os manifestos) não são os eleitores de Dilma. Eles ainda não perceberam que o verdadeiro protesto é feito nas urnas. A maioria vaiou por achar bonito o gesto, símbolo de rebeldia, revolta, e, em tempos de Gigante Acordado, é sempre um convite ao "sou politizado". Os verdadeiros manifestantes estavam fora do estádio, não compraram ingressos, não compactuaram com o circo. Esses que vaiam e xingam, mas compram o fuleco e erguem cartazes como "Mãe, estou na Globo" são rebeldes sem causa, sem engajamento, sem consciência política. Quantos aos que estavam fora com os cartazes e bandeiras, sobre esses nada tenho a dizer agora que já não tenha sido dito antes.

Segundo: Achei de uma extrema falta de educação, mal gosto e grosseiro. Não falo do ato em si, mas do que foi dito, que em tudo vai de encontro ao típico humor brasileiro de criticar via piada. Foi um xingamento horroroso, em cadeia nacional e – meu Deus, que vergonha! – também em cadeia internacional, para o mundo ver. Fico imaginando as outras nações vendo essa palhaçada sem entender direito o que está acontecendo, e ainda mais a tentativa tosca e, de certo frustrada, de tentar traduzir o xingamento. Sem falar da vaia dada à entrada da equipe croata, que somente demonstrou o tacanhismo do povo tupiniquim.

Terceiro: Fiquei feliz – e ainda não acredito nisso – pelo que a Globo fez: comentar discretamente o fato, sem abrir o áudio, nem especificar o que estava sendo dito, sem supervalorizá-lo. Ao vaiar Dilma, os croatas e também a Fifa, a torcida brasileira não percebe que a grande vaia internacional acaba recaindo sobre eles mesmos, palhaços do grande circo. Impediram a chefe de estado brasileiro e o presidente da Fifa de falar – nunca isso havia ocorrido na história das copas – e daí? O que isso significou em termos de mudança a curto e longo prazo? Quebramos uma tradição da competição, que é o discurso do chefe de estado do país sede, dando boas vindas aos atletas estrangeiros e abrindo oficialmente o evento. Isso tudo para quê, meu Deus?

Enquanto outros povos recebem esse tipo de evento com classe, demonstrando toda sua polidez e educação, verdadeira mostra de desenvolvimento humano, maior patrimônio de uma nação, os brasileiros seguem com os traços infantis de torcedores que acabaram de descer das árvores. Não aprendemos nada com a África do Sul, Alemanha, Japão e Coreia do Sul, apenas para citar os últimos países sede. Resta somente a esperança de que, assim como a abertura desastrosa, essa copa seja rápida e passe logo. Em 2018, será na Rússia e, então, veremos um verdadeiro espetáculo de educação e civilidade.

*Mestre em Letras (UFS)

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
“Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo…” Fernando Pessoa, poeta português, nasceu em 13 de Junho de 1888 e morreu em 1935.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais