10 Mandamentos dos frustrados contra a Copa

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

1 – Se você critica a Copa, faz manifestação, xinga a presidente da República e vai ao campo ou assisti pela televisão só tem um sintoma: é masoquista frustrado com a Vida.

2 –  Não suporta vê os antes pobres viajarem de avião, terem carros e filhos nas universidades. É contra a inclusão social.

3 –  É adorador da tortura e da ditadura. Sonha com um país amordaçado onde a elite é cada vez mais rica e o pobre cada vez mais pobre.

4 –  Abusa da liberdade de expressão xingando até a presidente, mas torce para que a ditadura acabe com a opinião da imprensa livre.

5 – Faz parte de uma elite que homofóbica, racista e preconceituosa.

6 – Critica a corrupção, mas vota em político corrupto e ainda diz que está preocupado com o país.

7 –  Tem raiva porque a empregada doméstica hoje tem direitos, o filho dela pode estudar na mesma universidade do seu e nas férias pode viajar até para o exterior.

8 – Odeia a maioria do povo brasileiro  e tem inveja porque o investimento da Copa está sendo pago por milhares de turistas e a exposição mundial de um mês.

9 –  Quando mandou a presidente para aquele lugar no fundo do coração estava mandando também todo o brasileiro que torce para que o Brasil dê certo. Não aguenta vê o Brasil na Copa como o centro do mundo.

10 – Cobiça a alegria de uma classe que era excluída e hoje tem acesso as viagens, as universidades e bens de consumo que eram privilégios para poucos.

Denúncia piloto da Azul Linhas Aéreas. Um mês depois cadê  a investigação da FAB?
No último sábado, 14, completou um mês que um piloto da Azul Linhas Aéreas denunciou que teve que abortar a decolagem porque poderia colidir o avião com uma aeronave que se aproximava. A Infraero chegou a dizer que não corria risco de colisão por conta do helicóptero que se aproximava. A Força Aérea Brasileira – FAB, anunciou que faria uma investigação sobre o incidente. E até agora não divulgou nada. Os sergipanos querem saber quem tinha razão: o piloto ou a Infraero.

Depois de Agripino em Areia Branca, será a vez de Zé de Francisquinho
Pode anotar: o atual prefeito de Umbaúba, José Silveira Guimarães, o Zé de Francisquinho só continuará no cargo se algum “peixe grande” atrapalhar o andamento do processo federal onde ele e diversas pessoas são acusados de desvio de recursos federais na gestão nos anos 2006 e 2007.

Pelo fortalecimento dos comunicadores
Um texto para reflexo dos comunicadores de Sergipe, do jornalista Gilson Sousa, publicado no Jornal do Dia do último domingo, 15;  Toda solidariedade aos trabalhadores jornalistas do portal Infonet é merecida diante dos fatos truculentos provocados pelo policial civil Raimundo Nascimento Rodrigues, vulgo “Raimundoão de Salgado”, no último dia 03 de junho. Este cidadão legalmente armado, que se diz a serviço da sociedade, agrediu e ameaçou de morte uma equipe da Infonet que trabalhava no município de Salgado em busca de informações sobre Ítalo Bruno Araújo Fonseca, o enteado do secretário João Eloy, da Segurança Pública.

Pelo fortalecimento dos comunicadores II
E finaliza Gilson Sousa: E é justamente nessa hora, diante de episódios como esse, que os jornalistas sergipanos de sã consciência deveriam exercer seu direito de corporação e cobrar mais respeito por parte de certas “autoridades”. Não dá para calar. Nossa voz e nossa caneta  também podem se mostrar  amargas quando necessário. (http://gilson.sousa@ig.com.br)

Em Sergipe – Uma terceira via pode se transformar numa viela
Coluna Eugênio Nascimento do Jornal da Cidade de domingo, 15:Como projeto coletivo, a criação de uma terceira via para as eleições deste ano em Sergipe não tem futuro. Mas ela pode ser usada para atender aos interesses de um ou dois candidatos a deputados estadual e federal, que sabem que não têm como obter sucesso nas urnas sem que aqueles mais fracos trabalhem e lhes “ofereçam” condições de vitória na somação da legenda do grupamento.

Em Sergipe – Uma terceira via pode se transformar numa viela II
E continua o colunista: Os candidatos a governador e a senador desse segmento, caso venha a ser viabilizado, têm pleno conhecimento de que não há como ser eleitos, mas podem prejudicar o bloco governista, liderado pelo peemedebista Jackson Barreto, principalmente se o candidato a governador for o senador Antônio Carlos Valadares (PSB), que anda se jogando para as bandas daqueles que não querem JB reeleito. A terceira via não interessa a Jackson e nem ao senador Eduardo Amorim (PSC), mas poderá favorecer ao social-cristão (seria um outro braço do PSC usando o disfarce de grupamento independente), isso se Valadares topar ser candidato a governador, o que faria com que se tornasse um via de fato, puxando 10% a 12% dos votos majoritários. Com nomes fracos e pouco representativos para os cargos majoritários, não seria uma via, mas sim uma viela.

Eduardo Abril em dose dupla
E o radialista Eduardo Abril a partir do dia 30 estará em dose dupla em dois municípios de Sergipe. Pela manhã, das 12 às 14h na Ilha FM de Estância e pela tarde, das 16h às 18h, na Capital do Agreste em Itabaiana.

Forró Caju 2014
Nesta segunda-feira, dia 16, representantes oficiais da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania irão anunciar o plano integrado de segurança montado especialmente para o Forró Caju 2014. O evento acontece às 8h no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, localizado na rua Frei Luís Canolo de Noronha, 42.

Ministério Público arquiva denúncia da AMESE sobre situação operacional do 2º Grupamento de Bombeiros
O Conselho Superior do Ministério Público de Sergipe (CSMP/SE) determinou, no último mês de abril, o arquivamento do Procedimento Preparatório de Inquérito Civil convertido da Reclamação nº 43.11.01.0039 iniciada através de denúncia encaminhada em 2011 pela Associação dos Militares do Estado de Sergipe (AMESE) sobre possíveis irregularidades no serviço operacional do 2º Grupamento de Bombeiros Militares (2º GBM), sediado na cidade de Estância, distante 68 km da Capital. Na denúncia formulada pela AMESE, foi reclamada a ausência de ambulância, número insuficiente de viaturas e contingente reduzido de militares. A Promotoria de Justiça de Estância, através do promotor Francisco José de Oliveira Góis, realizou várias diligências visando apurar os fatos narrados na denúncia.

Dados
O comandante geral do CBMSE, Coronel Nailson Melo Santos, refutou a denúncia apresentada pela AMESE e, embora tenha reconhecido que a corporação encontre-se com quadro reduzido, explicou nos autos do procedimento que todo o serviço operacional do CBMSE é planejado com base nos dados estatísticos fornecidos pelo CIOSP, o que possibilita uma melhor distribuição dos recursos humanos e materiais. Destacou ainda que a unidade de Estância atua em 15 municípios, sendo seis deles  atendidos pelo 1º Destacamento de Bombeiros Militares (1ºDBM) sediado em Tobias Barreto.

Apuração
Durante a apuração, o Promotor de Justiça acompanhado de um técnico do Ministério Público também realizou inspeção na sede do 2º GBM, onde verificou que unidade dispunha de 04 viaturas, dentre elas, uma unidade de resgate (UR/Ambulância) e um Auto Bomba Tanque (ABT) com capacidade para 5 mil litros d’água, tendo sido informado ainda pelo comando do Grupamento a existência de 45 (quarenta e cinco) militares à disposição da unidade.

Arquivamento
Segundo parecer do Ministério Público, o pedido de arquivamento do procedimento administrativo se deu pelo fato de, embora o efetivo e os recursos materiais disponíveis no Grupamento de Estância não serem o ideal, a unidade tem atendido adequadamente sua finalidade, não se constatando, portanto, as irregularidades apontadas na denúncia.

Candidatura PSDB
A Pré-candidata ao governo do estado pelo PSDB, Grace Franco, está determinada com relação o seu intento, em entrevista ao Programa Entre Amigos ela disse: "Eu não vejo o mínimo alinhamento de uma possível fusão em nosso estado entre o PSDB e o PT, é como água e óleo, não se misturam". O Programa Entre Amigos tem como apoiadores a Nova Schin, Toldos Deda, Rede de Postos Presidente, Gleide's Buffet, Vange Produções, Sergipe Eventos e este Blog. Clique no link e acompanhe entrevista: https://www.youtube.com/watch?v=Z8LlMTEj6aE

Agenda
Novo shopping vai ser construído na cidade baiana de Feira de Santana. Empresários locais investirão 310 milhões de reais. O governo federal amplia pela terceira vez o prazo para adesão ao REFIS, que poderá ser feita até 31 de julho. Fundo dos Estados Unidos tenta barrar fusão do Banco Itaú no Chile. Xingamentos dirigidos à presidente Dilma são repudiados pela expressiva maioria da população. Haddad aprova aumento aos participantes do programa Mais Médicos. No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor foi iluminado com as cores das 32 seleções da Copa. Durante transmissão ao vivo, um torcedor croata beijou uma repórter da Rede Globo. O presidente Obama afirmou que o Iraque vai precisar de ajuda.

Curtas
MARINA CRITICA COLIGAÇÕES A POUCOS DIAS DE SELAR A ALIANÇA PSB/PSDB EM SÃO PAULO. /// MEC DIVULGA A PRIMEIRA CHAMADA DO PROUNI. /// SÃO PAULO NÃO PODE MAIS CONFIAR EM VOLUME MORTO. DECLARA DILMA, SOBRE A CRISE DE ÁGUA EM SÃO PAULO. /// EXÉRCITO DO IRAQUE DECLARA TER MATADO 279 TERRORISTAS EM 24 HORAS. /// FISCAIS DA RECEITA FEDERAL TEMEM AUMENTO DE CONTRABANDO NA COPA. /// SKAF DEFENDE INDEPENDÊNCIA TOTAL CONTRA O PT. /// IMPRENSA DA EUROPA LAMENTA BREVIDADE DA CERIMÔNIA DE ABERTURA DA COPA. /// LAÉRCIO OLIVEIRA EMPENHA-SE NA APROVAÇÃO DA PEC QUE EXTINGUE A CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS. /// PARTIDOS POLÍTICOS MOVIMENTAM-SE VISANDO À REALIZAÇÃO DAS CONVENÇÕES. PRAZO FATAL É 30 DE JUNHO. /// CONCURSO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA FOI REALIZADO ONTEM.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Copa do Mundo
Resultados de jogos realizados no último sábado:
Grupo C – Colômbia 3 X 0 Grécia – Costa do Marfim 2 X 1 Japão
Grupo D –   Costa Rica 3 X 1 Uruguai – Itália 2 X 1 Inglaterra

Jogos de ontem, domingo:
Grupo E –    Suíça 2 X 1 Equador – França 3 X 0 Honduras
Grupo F –     Argentina 2 X 1 Bósnia

Jogos de hoje
Grupo F – Irã X Nigéria – Em Curitiba – 16 horas.
Grupo G –  Alemanha X Portugal – Salvador – 13 horas. E em Natal – Gana X Estados Unidos.

Seleção brasileira
Vai enfrentar o México, amanhã, em Fortaleza.

Hulk
Informou que está em condições de enfrentar a equipe mexicana. Se não puder atuar, deverá ser substituído por Willian ou Bernard.

Árbitro
O árbitro turco Cuneyt Cakir, de 37 anos, dirigirá Brasil X México, amanhã.

Tecnologia
O segundo gol da França diante de Honduras foi validado pelo novo sistema colocado em prática pela FIFA. O primeiro árbitro a ter o auxílio dessa nova ferramenta foi o brasileiro Sandro Meira Ricci.

Zebra
A primeira zebra da Copa foi a vitória da Costa Rica sobre o Uruguai.

Beckenbauer
Mudou de ideia e agora afirma que vai colaborar nas investigações de irregularidades no âmbito da FIFA.

Reeleição
Praticamente definida a recondução de Joseph Blatter para mais um mandato à frente da FIFA.

PELO TWITTER

www.twitter.com/clovis_silveira  Se você acredita que é capaz, ignore a opinião dos outros e siga em frente. Nem sempre é bom saber o que os outros pensam!

www.twitter.com/ClovisCBMelo  Aécio e Campos comemoram a turba ignara do Itaquerão mandar Dilma tomar no .. Ficaram eufóricos e solidários. Que país é este?

www.twitter.com/chicoandradef  Os caras são tão burros,tão burros,que ao xingarem a Presidente,ofenderam a nação e despertaram de vez o sentimento do brasileiro!

www.twitter.com/Dep_Conceicao  Todas as lideranças políticas nacionais e parte das regionais desejavam a copa no Brasil inclusive a Marina Silva.Depois silenciaram.

www.twitter.com/marliandrade  O melhor dessa Copa do Mundo no Brasil está sendo assistir esses "jornalistas" falando bem do Brasil. Naaada como um dia após o outro

ARTIGO

A Medicina do Capital por Antonio Samarone*

Em outros tempos, os médicos cuidavam dos doentes, sua principal missão era aliviar o sofrimento humano. Estabelecia com a sua clientela uma relação fraterna e de confiança, chamada pretensiosamente de “colóquio singular”. A recompensa não era pagamento, remuneração, salário, vencimento, nada que parecesse comércio, poeticamente, os médicos recebiam honorários, aquilo que honra a quem recebe. Era comum o “Deus lhe pague”, o “abaixo de Deus, o senhor”, e todo o médico tinha um horário em sua agenda para a filantropia. Com freqüência, os pacientes demonstravam sua gratidão com mimos: – “doutor, engordei esse capão para o senhor”.

A profissão médica era essencialmente uma atividade liberal. O segredo, a livre escolha, a confiança e a autonomia do médico eram intocáveis. Os remédios eram dosados individualmente e a clínica soberana. O foco do cuidado era o ser humano, em sua individualidade. Após a segunda guerra, com os avanços do conhecimento, o trabalho médico cresceu em complexidade, surgiram às especializações médicas, novas tecnologias e a indústria farmacêutica.  A tecnologia médica foi concentrada nos hospitais.

Uma mudança positiva: a intervenção médica passou a ter eficácia, em especial, contra as doenças infecciosas. Deixou de ser apenas psicoterapia. O conhecimento permitiu grande resolutividade nos atendimentos de urgência. A expansão da cobertura passou a ser uma exigência democrática. Cresceu o número de escolas médicas, leitos hospitalares, clínicas, redes públicas (PIASS), INAMPS, SUDS e, finalmente, a assistência médica tornou-se universal (SUS).

Nesse momento estabeleceu-se uma polêmica. Com a contratação pelos governos, órgãos de previdência, empresas médicas, etc., os médicos passaram a condição de empregados, a compor o exército de trabalhadores assalariados. Um grupo entendeu que isso era um avanço, e passou a organizar os sindicatos, e a se preparar para as disputas sindicais, greves, mobilizações, etc. Outro grupo, sediado na Associação Médica Brasileira (AMB), entendia que essa mudança seria a derrocada, os médicos deveriam continuar liberais, que essa relação patrão/empregado acabaria com a livre escolha, com a autonomia, e seria nefasta para a relação médico paciente. Os médicos sempre resistiram à condição de assalariados, foram empurrados pela força das relações econômicas.

O crescimento dos serviços médicos, indústria farmacêutica, insumos, novos equipamentos, os crescentes investimentos públicos com saúde, transformaram a atenção a saúde num poderoso ramo dos negócios capitalistas. Além da consolidação do complexo médico industrial, importante componente do PIB, o Capital financeiro se encarregou de monopolizar as operadoras dos planos de saúde. A saúde, como qualquer outro campo de atividade, submete-se as regras do mercado, e o cuidado médico se transforma em mercadoria.

A medicalização da vida social se impõe. O trabalho médico foi fragmentado em 4.600 intervenções distintas, realizadas sem coordenação, com o consumo orientado pela oferta. O cuidado médico foi repartido em “procedimentos”, denominação que a atividade médica transformada em mercadoria, passou a receber em seu consumo pelos pacientes. Os médicos vendem procedimentos. Em parte, os procedimentos são úteis, possuem “valor de uso”; mas o que determina o seu consumo são os “valores de troca”, como qualquer mercadoria. A indicação, a freqüência a oportunidade da realização dos procedimentos saíram do controle do médico, são condicionados pelo tipo de plano de saúde, pelo poder aquisitivo do paciente, pela cobertura dos serviços públicos, pela necessidade de amortização do equipamento, etc. etc. Para tranqüilizar a redução de importância do trabalho médico, a ciência elaborou protocolos, e o consumo passou a ser legitimado pela ciência…

A maioria desses procedimentos são exames, implantes e intervenções realizados por equipamentos (trabalho morto), os mais valorizados, de maior custo. A consulta, forma dominante de trabalho na fase dos cuidados, passou a ser secundária, mal paga, muitas vezes apenas uma etapa para viabilização do consumo de outros procedimentos. Como acontece em outros ramos da atividade econômica, o trabalho foi expropriado do trabalhador, cabendo-lhe uma pequena tarefa na linha de montagem da vida.

O medico que insistir em cuidar de seus pacientes de forma holística, humana, integral, voltada para o seu bem estar e para o alivio do seu sofrimento, enfrentará a barreira inexpugnável da medicina do Capital. A falência do Programa de Saúde da Família deve-se, entre outras mazelas, a invasão desta lógica mercantil no trabalho médico, inclusive no SUS. No Brasil, a medicina foi subjugada pela regras de mercado, e talvez estejam aí a sua grande inadequação as necessidades de saúde da população.

O médico transformou-se num executor de tarefas de um negócio cada vez mais lucrativo, mesmo os assalariados dos serviços públicos padecem dessa servidão. Restam-lhes transformar-se num pequeno empresário, adestrar-se na realização de um ou dois procedimentos, integrar-se no mercado, e contentar-se com as migalhas que sobrarem do bolo. Não é possível entender a progressiva perda de prestígio da categoria médica, a desconfiança da opinião pública e as hostilidades do governo, se não aprofundarmos na discussão do trabalho médico no atual estágio da acumulação capitalista.

*Médico sanitarista, ex-vereador, membro da Academia Sergipana de Medicina. Blog: http://blogdesamarone.blogspot.com.br/

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frases do Dia
“As ligações de amizade são mais fortes que as do sangue da família.”

“Os ignorantes julgam a interioridade a partir da exterioridade.”

Giovanni Boccaccio, escritor e poeta italiano, nasceu em 16 de Junho de 1313 e morreu em 1375.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais