Movimento Imprensa Livre contra censura prévia

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Há muito tempo que  Sergipe não vive um momento de tamanha tentativa de tolher a liberdade de imprensa de uma forma que os meios de comunicação tenham apenas uma linha, aquela que agrada aqueles que entendem que a comunicação tem de servi-los e não servir para informar a população.

Infelizmente, alguns membros do Judiciário sergipano estão dando respaldo para processos retrógrados que desejam restabelecer o silêncio da imprensa do período da ditadura militar.

A censura prévia, concedida a um grupo político, contra o Jornal do Dia, o programa de George Magalhães, entre outros, demonstra que algo está errado. Somam-se aos processos as tentativas de intimidações de profissionais através das ameaças de dezenas de processos.

É necessária uma união de todos. Além dos sindicatos da área, o apoio da OAB-SE, da Fenaj e os segmentos organizados que sabem da importância da liberdade de imprensa para fortalecimento da democracia.

Aliás, justiça seja feita, além deste blog e meia dúzia de profissionais da comunicação, a OAB/SE, através do presidente, Carlos Augusto, teve uma posição importante contra a invasão da rádio Xodó, comandada pelo deputado João Daniel.

Naquele momento o blog alertou para o perigo. Agora quem se calou diante da invasão percebe que aquele foi apenas o primeiro degrau e como muitos silenciaram a opressão continuou subindo a escada.

É preciso criar o Movimento Imprensa Livre em Sergipe levando tudo que está acontecendo para todo país e principalmente para o CNJ.

A censura prévia depõe contra o estado democrático de direito. É uma herança da ditadura.

SINDIJOR-SE publica nota, mas blog achou leve demais
Na parte final do blog de hoje tem uma nota do Sindicato dos Jornalistas repudiando as decisões judiciais. No início, o titular deste espaço se assustou pensou que o SINDIJOR estava dando um “carão” nos jornalistas, mas depois a nota foi ficando mais veemente. Porém, o blog queira mais: uma nota mais forte, citando os meios de comunicação que estão sofrendo as perseguições e os políticos responsáveis, conclamando também a sociedade organizada, a OAB/SE as entidades sindicais, por exemplo.

Conclamar a OAB, levar o caso a FENAJ e ao CNJ
É preciso também  que o SINDIJOR-SE leve o caso para a FENAJ que pos sua vez ecoe no CNJ e na imprensa nacional. É preciso a somação de todos neste momento. Antes que seja tarde, como o blog já alertou já roubaram a rosa, pisaram no jardim e agora estão invadindo a casa…

Zé Maria, presidenciável pelo PSTU, vem a Sergipe neste fim de semana
José Maria de Almeida, o Zé Maria, candidato a presidência da República pelo PSTU, vem a Sergipe neste fim de semana. No domingo, dia 10, às 8h, o candidato realizará uma caminhada na cidade de Carmópolis. Na ocasião será inaugurado na cidade um comitê de campanha das candidaturas do PSTU.

Panfletagem
Na segunda-feira, dia 11, às 6h30, o presidenciável realiza panfletagem na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (FAFEN/Petrobrás), no município de Laranjeiras. À tarde, Zé Maria retorna a São Paulo.

Ayres Britto: "petista" indicado por Déda para STF, protagonista do midiático julgamento do mensalão, agora a serviço do tucanato
Brasil 247: Custou R$ 56 mil o parecer, de apenas uma folha, produzido por Carlos Ayres Britto, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, que atesta a legalidade da construção do aeródromo de Cláudio (MG). A informação é da coluna Painel, de Bernardo Mello Franco. Eis a matéria:http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/149271/Ayres-ganhou-R$-56-mil-por-parecer-sobre-Cl%C3%A1udio.htm

Juliano César Faria Souto é eleito vice presidente da Abad
Via Whatsapp, choveram mensagens ao empresário Juliano César Faria Souto, Fasouto Distribuidor, no grupo do Fórum Empresarial de Sergipe. É que Juliano foi eleito, nesta quinta(7), vice presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad) – biênio 2015/2016, durante a 34ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor. O evento, realizado em Curitiba (Expotrade Convention Center), iniciou na segunda(4) e terminou ontem(7).

Juliano César Faria Souto é eleito vice presidente da Abad II
“Colaborar com o setor/sociedade é nossa obrigação. Tenho feito grandes amizades, o que me deixa feliz. Vamos à luta para engrandecer o atacado como elo fundamental no desenvolvimento pequeno e médio varejo independente", comenta Faria Souto. Ainda durante a Convenção, a Fasouto recebeu o Prêmio de Melhor Atacadista Distribuidor Estadual, com base em uma pesquisa realizada pela Nielsen junto aos varejistas. Nesta categoria são premiadas 27 empresas que se destacaram como as melhores do ano e foram as mais citadas em cada Estado, considerando somente os participantes do Ranking Abad. A Convenção Anual do Atacadista Distribuidor é reconhecida como um dos principais encontros do trade do Brasil e considerada o maior evento do segmento na América Latina. Informações:http://www.abad2014curitiba.com.br.

7ª Edição: Festival Danças Árabes de Sergipe
No próximo dia 23 de Agosto de 2014, Aracaju será palco da 7ª Edição do Festival de Danças Árabes de Sergipe. O evento ocorrerá no Teatro Tobias Barreto, onde terá performances do bailarino ALI KHALIH (SP), reconhecido internacionalmente. Somando-se a eles haverá apresentações belíssimas de vários grupos de dança do Estado e de outras regiões do país. Este ano a Cia de Dança Carpe Diem (SE), existente há 14 anos, estará homenageando o nosso Estado com o espetáculo “Minha terra é Sergipe”, em comemoração ao mês do folclore, trabalhando fusão de estilos e inovação. O trabalho será composto por músicas de artistas locais com movimentos do folclore sergipano unidos a arte oriental, através das coreografias dinâmicas da coreógrafa Flavia Kahyna(SE).

Agenda
09 de agosto, sábado. Dia internacional dos povos indígenas.
O governo brasileiro acaba de fechar a compra de 36 aviões Gripen, da fábrica sueca Saab. Crise de água em São Paulo é a mais séria já ocorrida no mais importante Estado brasileiro. Agrava-se conflito no Iraque. Debate enfoca o avanço tecnológico da radiodifusão. PMA prepara-se para instalar as Organizações Sociais na área da saúde. Ainda continua fria a campanha eleitoral em Sergipe. Pesquisa do IBOPE aponta: Dilma – 38; Aécio – 23 e Campos – 09.

Curtas
EUA FAZEM ATAQUE AÉREO CONTRA RADICAIS ISLÂMICOS NO IRAQUE. /// INFLAÇÃO DESACELERA EM JULHO E VOLTA PARA O TETO DA META DO GOVERNO. /// BRASIL IMPLANTA ALERTA EM AEROPORTOS SOBRE EBOLA APÓS EMERGÊNCIA GLOBAL. /// CONSELHEIROS REAFIRMAM GRAÇA FOSTER NA PRESIDÊNCIA DA PETROBRAS. /// HAMAS NÃO PRORROGA TRÉGUA, LANÇA FOGUETE, E ISRAEL RETOMA ATAQUES. /// ANTES DE INFORME, SANTANDER FEZ DOAÇÃO DE 1,1 MILHÃO PARA O PSB.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

A Volta do passe
Com o adiamento de sua votação, a Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte voltará a ser debatida no Congresso Nacional somente após a eleição de outubro. Sabe-se, entretanto, de antemão, que é pretensão dos clubes fazer vigorar uma nova normatização do vínculo entre atleta e clube, que foi, durante muito tempo, regulamentado pela “Lei do Passe”. Como se vê, haverá uma verdadeira batalha entre os clubes e o Bom Senso Futebol Clube. Espera-se que o bom senso prevaleça.

Convocação
Confirmada para o próximo dia 19 de agosto a primeira convocação da seleção brasileira pelo técnico Dunga.

Amistosos 
A seleção terá, ainda este ano, vários amistosos: 05 de setembro – contra a Colômbia, em Miami; 09 de setembro – diante do Equador, em Nova Jersey; 11 de outubro – em Pequim, contra a Argentina (o chamado superclássico das Américas) e em 14 de outubro, o adversário será o Japão, em Cingapura.

Madureira
O simpático clube tricolor suburbano, do Rio de Janeiro, vai completar 100 anos pensando na série B. O clube da Rua Conselheiro Galvão detém um recorde interessante. Em 1961, passou 144 dias excursionando pela Europa, Ásia e Estados Unidos. Em 36 jogos, registrou 23 vitórias, 3 empates e 10 derrotas. Assinalou 107 gols, com média de quase 3 gols por partida.

Robinho estreia
De volta ao Santos, Robinho estreia, amanhã, na Vila Belmiro, contra o Corinthians.

Proletários otimistas
Confiança, fé, otimismo, motivação. O clima no Dragão do Bairro Industrial é bastante favorável à obtenção de um novo resultado positivo fora de casa. O obstáculo de amanhã, às 16 horas, em Ceará-Mirim (RN), é a equipe do GLOBO, atual líder do grupo A-4 da série D. Em caso de triunfo, o Confiança assumirá a liderança de sua chave. O técnico Betinho armou a sua equipe e espera, realmente, um bom resultado, na tarde de amanhã.

PELO TWITTER

www.twitter.com/revinhogama Os invejosos não sofrem pelo que  vêem, eles sofrem pelo que imaginam…

www.twitter.com/zehdeabreu  Inacreditável uma clinica se recusar a fazer ultra-som numa gravida porque o pedido de exame foi assinado por um médico cubano! Cadeia!

www.twitter.com/glauco_vinicius  Sobre o #secret: o aplicativo é para compartilhar os SEUS segredos, não os alheios.

www.twitter.com/esmeraldoleal  Pesquisas eleitoreiras – O IBOPE não está na margem de erro. O IBOBE é imagem do erro.

www.twitter.com/chicoandradef  "Nada na vida deve ser temido,somente compreendido.Agora é hora de compreender mais para temer menos".Marie Curie.Bon jour.

www.twitter.com/ComsensoWeb  103FM: @prheleno diz q país parou d crescer e afirma q prefeitos são verdadeiros heróis pq receita quase nem dá p/ pagar folha.

NOTA

SINDIJOR-SE repudia decisões judiciais que afrontam a liberdade de imprensa

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR/SE), entidade de representação dos jornalistas sergipanos, preocupado com o momento pré-eleitoral, orienta os profissionais da imprensa a se atentarem ao que determina a legislação eleitoral em vigor, como forma de evitar transgressões às normas eleitorais vigentes e possíveis punições que a lei preveja.

Também orientamos aos jornalistas a diária aplicação do Código de Ética da profissão, prezando sempre pela informação precisa e correta, independentemente da linha política de seus proprietários e diretores ou da natureza econômica de suas empresas.

Ao mesmo tempo, o SINDIJOR/SE repudia, veementemente, a censura aplicada pela Justiça a alguns jornalistas sergipanos, vítimas da arrogância, prepotência e perseguição de grupos políticos, geralmente ligados à direita em Sergipe, que não aceitam a investigação jornalística, críticas e muito menos o livre exercício da profissão.

Tais práticas, que tentam retroagir ao período ditatorial, prejudicam o exercício do Jornalismo e comprometem a liberdade de imprensa em Sergipe. A função precípua do jornalista é apurar os fatos e informá-los de forma ética, responsável e independente, tendo sempre por finalidade o interesse público.

Lamentamos que o Poder Judiciário, que deve zelar pela liberdade de expressão e respeitar o trabalho dos jornalistas, adote uma postura que vai contra um dos principais pilares da democracia: a liberdade de imprensa.

O SINDIJOR/SE se solidariza com os colegas e espera que o Poder Judiciário reveja tal medida que fere os princípios basilares da democracia.

Diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Estado de Sergipe

SINDISCOSE: NOTA DE REPÚDIO

O Sindicato dos Servidores em Conselhos e Ordens de Fiscalização do Exercício Profissional do Estado de Sergipe (SINDISCOSE), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), junto aos demais 91 sindicatos filiados,  e o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (SEESE) repudiam, de forma veemente, a deliberação do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (COREN/SE) de demitir o trabalhador e dirigente sindical Evaldo Lima de Oliveira Filho.

A investigação aberta pela direção do COREN/SE para apurar a acusação de envolvimento do funcionário, em denúncias veiculadas nas mídias sociais e na imprensa contra o Conselho, desrespeitou as Leis do Processo Administrativo e a que assegura a estabilidade no emprego aos dirigentes sindicais.

No dia 7 de abril, ao chegar ao trabalho, Evaldo foi informado do seu afastamento cautelar, sem se quer haver notificação no momento e, publicamente, condenou o funcionário ao veicular o nome dele no Diário Oficial da União (DOU) como acusado por infração gravíssima, antes de qualquer julgamento.

Durante toda a investigação, os integrantes da referida comissão arrolaram apenas uma testemunha de acusação e as três testemunhas de defesa, apresentadas pelo funcionário, não foram convocadas pela comissão para prestar qualquer esclarecimento.

Evaldo Lima teve negado até o direito de se defender após a conclusão do processo administrativo, visto que não foi sequer apresentado o relatório final da comissão. No dia 4 de agosto, ele foi sumariamente exonerado das funções que desempenhava no Coren/SE e ainda sofre ameaças de sanções éticas.

O movimento sindical organizado no Estado de Sergipe entende que o trabalhador foi acusado, julgado e condenado injustamente e exige que o mesmo seja reintegrado ao quadro de pessoal do órgão, e que o caso seja julgado por quem de direito.

Aracaju, 08 de agosto de 2014

NOTA DO COREN/SE

O Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe – através de sua plenária, que é soberana em suas decisões de natureza administrativa, sobmeteu para análise profunda e circunstanciada um processo administrativo disciplinar grave, direcionado a um servidor enfermeiro concursado, cujo conteúdo da ação é de cunho interno do órgão. Para a continuidade e conclusão do procedimento foi dado todo e qualquer direito de defesa ao citado, tendo sido no curso desse procedimento administrativo, ofertada sua ampla defesa dentro dos prazos legais que cabem à tese. Todavia, o funcionário servidor indiciado não fez uso de tais prerrogativas dentro dos prazos cabíveis.
Se no curso desse procedimento o servidor não se valeu de suas diretrizes de defesa é um assunto interno ao citado, porque o procedimento administrativo disciplinar encontra-se perfeito, acabado e acobertado por todas as prerrogativas legais.
As afirmativas que estão sendo veiculadas em redes sociais e meios de comunicação estão sendo direcionadas a inverdades e adentrando em assuntos que, por sua própria natureza cabe a procedimentos internos administrativos de uma Autarquia Federal e servidor de seu quadro funcional e não a assuntos abertos ao público externo.

Coren Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe.

ARTIGO

A maior vitória dos Corretores de Seguros em 50 anos por Érico J. Melo Nery

Colegas Corretores e Corretoras de Seguros,

Ontem foi um dia histórico para nossa profissão. A inclusão dos Corretores de Seguros no SuperSimples, em uma tabela que realmente traz uma grande redução nos impostos que a esmagadora maioria de nós é obrigado a pagar é um divisor de águas para a nossa categoria. Agora poderemos investir mais nas nossas empresas, gerar mais empregos, e o melhor, dar mais conforto às nossas famílias.

Finalmente, depois de 12 anos de luta e persistência, nossa categoria, que assegura os sonhos de milhões de brasileiros, teve o seu sonho realizado. Nessa hora não podemos deixar de enaltecer a condução magistral do nosso maior expoente, o deputado federal e presidente licenciado da Fenacor Armando Vergilio que soube nos conduzir para a maior vitória da categoria desde a promulgação da lei 4594, há 50 anos.  Enaltecer também o empenho e denodo do vice-presidente da Fenacor Robert Bittar e dos sindicatos que contribuíram para a mobilização da classe que, com certeza, foi de extrema importância para sensibilizar a nossa presidente da importância do nosso pleito.

Na cerimônia de sansão presidencial, nossa categoria teve uma participação marcante, mais de 70% da plateia era formada por nós, Corretores de Seguros, sendo inclusive motivo de citação por parte da presidenta Dilma Rousseff e do ministro Afif.

Começa agora um novo tempo!

Prezados e prezadas colegas, nessa luta vimos o quão importante é sermos bem representados, não somente na área sindical, mas também na área política, essa vitória não seria possível se não tivessemos a presença de um representante forte, disposto, incansável  e que não mede esforços na luta por dias melhores para nossa categoria.

importante agora é ficarmos atentos para não perder a oportunidade de ingressar no SuperSimples e unificar oito impostos (IRPJ, IPI, CSLL, Cofins, PIS/PASEP, INSS, ISS, ICMS) com um tributação que vai de 6% a 17,42%, dependendo do faturamento da empresa. Para sua avaliação e conhecimento segue em anexo a tabela III.

A nova carga tributária começará a valer a partir de 1º de janeiro de 2015, mas  a adesão ao SuperSimples começa no primeiro dia útil de novembro e se encerra no penúltimo dia útil de dezembro desse ano e para o ingresso as empresas terão que estar quites com o pagamento dos impostos, então é importante ficar atento ao prazo final para aderir ao Refis da Copa que é 25 de agosto.

Enfim vencemos e você pode continuar contando com o seu SINCOR-SE!

Grande abraço! Simples assim!

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frase do Dia
“Entre nós e as palavras, os emparedados / E entre nós e as palavras, o nosso dever falar.” Mário Cesariny, poeta e pintor português, nasceu em 09 de Agosto de 1923 e morreu em 2006.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais