JB: agir com a razão e não com o coração

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Hoje são 21 de Janeiro e ninguém sabe ainda quem serão os novos ocupantes do segundo e terceiro escalões do governo estadual.

Tem novo secretário que assumiu e na outra semana sumiu para uma viagem a Europa numa pasta delicada como a da Justiça.

Já a ex-primeira-dama Eliane Aquino foi convidada para assumir uma pasta “meia-sola” onde quase toda diretoria seria indicada por outros. Já agradeceu.

O anúncio de parte da equipe de Mendonça Prado ontem deixou aliados de Jackson na SSP decepcionados: a sensação foi que Amorim saiu-se vitorioso com os nomes da Adepol que estavam no palanque dele.

Mesmo contra todos as análises juridicas de que Luciano Bispo não conseguirá segurar o mandato por muito tempo, muitos insistem em dizer que ele  é o preferido do governador.

Ontem o deputado Luciano Bispo já convidava os amigos para a posse na presidência da ALESE. A eleição será no dia 01, mas ele tem a certeza que Jackson vai elegê-lo.

É certo que o governador Jackson Barreto tem uma missão difícil pela frente, principalmente pelos cortes que fez na área administrativa.

É certo também que Jackson está buscando mais problemas ao invés de resolver os outros. Lideranças reclamam que tudo tem que passar por Gama, antes de chegar em Jackson.

Se optar por Luciano Bispo ele estará agindo com o coração, deixando de lado a razão reforçada por todos que o cercam.

Tomará que a preocupação de Jackson seja apenas com o povo e que a maioria dos deputados escolha o que deseja realmente.

Vice para Garibalde
Nos bastidores ontem o comentário era que o deputado estadual Garibalde Mendonça tinha sido convidado para ser o vice de Luciano Bispo. Parecem que não conhecem a indole de Garibalde. Só pode!

Preocupação com a segurança pública
A Segurança Pública é uma pasta muito importante, para não dizer a mais importante. Por isso toda construção de políticas públicas nesta área deve ser feita a muitas mãos, incluindo ai o poder público, através das instituições policiais e de defesa social, agregados ao poder judiciário e ministério público, todos eles juntos e somados ao mais importante ator desta complexa construção: A Sociedade.

Preocupação com a segurança pública II
O futuro Secretário de Segurança Pública tornou pública sua equipe de trabalho da polícia civil ontem, dia 20 de janeiro, pois a PM e o BM o governador já havia decidido antes mesmo da escolha do SSP pela permanência dos atuais comandantes, e estes determinam as funções estratégicas dentro das respectivas instituições.

Preocupação com a segurança pública III
O fato mais importante percebido por este jornalista foi a afirmação do futuro Secretário de que ele já possui um "plano emergencial" para a segurança pública. a primeira, e talvez a única pergunta que o blog gostaria de conhecer a resposta é: quem elaborou esse plano? Sugere-se ao leitor retornar a leitura do tópico "Preocupação I"

Detran no Ceac do Riomar
Algo anda errado pelas bandas do Detran. Alguns servidores que atendem no Ceac do Sopping Riomar atende os usuários como se estivessem em casa, com sandálias havaianas. Outro problema é o sistema de ar-condicionado do Shopping Riomar na área do Ceac. É péssimo!

Praia do Forte (BA): R$ 20,00 para veículos no fim de semana
E quem for a praia do Forte (BA) no fim de semana com seu veículo terá que desembolsar R$ 20,00 para entrar na cidade.

Reinauguração do Batistão. É preciso venda antecipada dos ingressos
A preocupação de muitos desportistas é com a reinauguração do Batistão no jogo pela Copa do Nordeste do Confiança contra o Vitória. Sabe-se que que tem muita gente que não perde uma oportunidade de está na mídia e tá junto – Puxando o saco – do povernador. Nessa hora vão amigos, vizinhos, (Piriquito, Papagaio), todo mundo querendo entrar de graça e nisso quem perde é o clube, no caso o Confiança.

Reinauguração do Batistão. É preciso venda antecipada dos ingressos II
Vai uma dica, para que os ingressos do jogo sejam vendidos – Todos – por antecipação e não no dia da partida, pois com isso evitária uma série de problemas, tais como: Confusão e Aglomeração dos torcedores ávidos querendo assistir o derby e também para vê as novas dependências do estádio. E os equipamentos novos já foram todos testados?

Padre sergipano é nomeado novo cura da Catedral Metropolitana de São Paulo
O Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, nomeou no último sábado, 17, o Padre Luiz Eduardo Baronto como novo cura da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo. Padre Baronto é natural de Aracaju e filho do economista Luiz Daniel Baronto e irmão do delegado André Baronto.A posse do novo cura vai acontecer durante a missa das 12h do próximo dia 31 de janeiro. Na mesma ocasião, Padre Helmo Faccioli assumirá a função de Auxiliar do Cura.

Ordenação
Baronto foi ordenado sacerdote em 13 de dezembro de 1997 pela Congregação Salesiana.Desde agosto de 2012, quando começou uma experiência no clero secular da Arquidiocese de São Paulo, é auxiliar do cura da Catedral. Em novembro de 2014, foi nomeado membro do Conselho de Assuntos Econômicos da Catedral.

Formação acadêmica
Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1993); Bacharel em Teologia no Instituto Pio XI (1994-1997);Especialização em Liturgia pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção (1990-1991);Mestrado em educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1999-2000).

Obra da quadra poliesportiva de Vila Pedras
A prefeitura de Capela iniciou a construção da quadra poliesportiva de Vila Pedras, anexa a Escola Municipal Major Honorino Leal. A obra está sendo erguida com recursos provenientes do Ministério da Educação/FNDE no valor de R$ 510 mil, e contrapartida do município no valor de R$ 135 mil. Os serviços estão sob orientação da equipe da Secretaria de Obras.

Carnaval Pirambu: MP normatiza uso de som em mala de carro e paredões
Paredões e carros de som não podem ter volume superior a 50 decibéis durante o dia e 45 decibéis no período noturno. A decisão foi tomada na ontem, 20, pelo promotor de Justiça, Jarbas Adelino, em reunião no Ministério Público do Município de Pirambu, para definir o uso de aparelhos de som durante o período do carnaval. Durante a reunião o promotor ponderou primeiro para o bom senso por parte dos proprietários de som e também por parte da Policia Militar. “Caso não haja o bom senso por parte dos proprietários de som se faz necessário fazer uso do que determina a Lei”, frisou.

Momento
O promotor Jarbas Adelino disse entender o momento em que os jovens vivem hoje, o momento da festa, a sua adrenalina até pela própria idade, mas que esse momento e o seu desejo de querer curtir a festa, não pode perturbar o sossego alheio. “Entendo tudo isso mais o sossego alheio não pode ser perturbado”, disse, observando que, e alguém se sentir incomodado deve procurar valer o seu direito.

Participantes
A reunião que teve como objetivo definir regras para o Carnaval, contou com a presença do prefeito de Pirambu, Élio Martins (PSC), o secretário de Municipal de Turismo, Kennedy Fonseca, a vereadora Deiviane Alves (PMDB), o coronel Luiz, o capital Jorge, o militar Josenilton, da Policia Ambiental, o professor Claudomir Tavares, o representante do Fórum Poder Popular de Pirambu, Antônio Edson, além de outros representantes.

Jucese recebe visita do Procurador-Geral do Estado
O presidente da Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), George da Trindade Gois, recebeu ontem, 20, a visita de cortesia do procurador-geral do Estado, Arthur Cezar Azevedo Borba, que estava acompanhado do procurador Vladimir de Oliveira Macedo. Participou do encontro também o secretário-geral da Jucese, Marcelo Passos Silva.

Visitas
Arthur Cesar Azevedo assumiu recentemente a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e está realizando uma série de visitas. “Viemos aqui informar que a PGE se encontra a inteira disposição da Junta Comercial para todo e qualquer problema. Nosso intuito é estreitar ainda mais as relações com o órgão”, ressalta o procurador-geral.

Procuradoria
Atualmente, três procuradores da PGE fazem parte da Procuradoria da Jucese: Maria Edilene Conrado, Edson Wander de Almeida Costa e Eugênia Maria Nascimento Freire. Eles são os responsáveis por fiscalizar e prestar consultoria jurídica ao órgão. “Com um clima de paz e de harmonia, a Junta Comercial e a Procuradoria realizam uma parceria prazerosa e salutar para o nosso desenvolvimento”, destaca George Gois.

Televisão digital. Livro de Luciano Correia
Amanhã,22, a Edise – Editora Diário Oficial do Estado de Sergipe – lança o livro do jornalista Luciano Correia, "Entre Promessas e a Realidade da Televisão Digital”. O evento acontece na livraria Escariz, localizada no bairro Garcia, às 17 horas, onde o autor autografa a obra. No livro, Luciano Correia faz um panorama do setor televisivo, com sua vasta oferta audiovisual, fragmentação das audiências, a competitividade do mercado, entre outras particularidades do tema.

Televisão digital. Livro de Luciano Correia II
Além disso questiona as estratégias de adaptação da principal rede aberta e comercial de distribuição de conteúdos televisivos no gigante sulamericano. A Rede Globo de televisão , uma das instituições chaves na construção  do Brasil contemporâneo, opera em um convulsivo cenário de mudanças tecnológicas, tecno-estéticas e mercadológicas. Luciano Correia é jornalista, formado pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Desenvolvimento e Relações Internacionais pela Universidade de Havana. Mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor da Universidade Federal de Sergipe e atuou em vários jornais. Esta obra é fruto do seu trabalho de tese de doutorado desenvolvido durante 2008 e 2011, nas áreas de comunicação das universidades do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e da Carlos III de Madrid.

Especialização em Telejornalismo chega a Aracaju
Aracaju recebe a partir de março o curso de pós-graduação em Telejornalismo, numa parceria das Faculdades Integradas de Patos (FIP) e do Centro de Ensino Profissionalizante e Preparatório (C&E). A especialização é destinada a profissionais diplomados em Comunicação Social, em qualquer habilitação, ou graduados em outras áreas interessados em ampliar conhecimentos no segmento de Telejornalismo.O curso tem duração de 15 meses, e mais quatro meses para a entrega do TCC, numa carga horária de 405 horas-aula.  Mais informações e inscrições pelo site do C&E:http://www.centroensino.com.br

Secretário prestigia início de obras
Na última segunda-feira, 19, o secretário municipal da Articulação Política e das Relações Institucionais, Juvêncio Oliveira, prestigiou o início das obras o Calçadão da Praia Formosa, no bairro 13 de Julho, após o prefeito João Alves Filho assinar a ordem de serviço, orçada em aproximadamente R$ 4 milhões. Sobre a construção, o secretário afirma ser mais um marco da atual gestão. “Começamos 2015 a todo vapor, colocando em prática nossos projetos e sonhos para nossa capital. Tenho certeza que os aracajuanos que, assim como eu, têm o privilégio de passar por aqui todos os dias, já estão ansiosos pelos benefícios que o projeto trará”, declarou.

Reforma do Estádio Adolpho Rollemberg
O vereador Emmanuel Nascimento (PT) faz um apelo ao governador Jackson Barreto (PMDB) em nome dos desportistas e moradores do Conjunto Agamenon Magalhães, bairro José Conrado de Araújo. O parlamentar pede que o estádio Adolpho Rollemberg, conhecido na região como "Carequinha", seja reformado.

Gramado
Segundo Emmanuel, os moradores da área pedem que seja feita uma reforma no gramado do estádio. Nascimento revela que o gramado do estádio vive uma situação catastrófica, impossível de ser utilizado. "O estádio é conhecido como Carequinha porque ele não tem grama, mas já foi palco de grandes jogos do futebol sergipano” explicou.

PELO TWITTER

www.twitter.com/joaocorrrea  A rapadura é doce, mas não é mole não .

www.twitter.com/higorfb  Deus me proteja desse povo esperto e enrolado. #Figa

www.twitter.com/gilmarcarvalho  Alese – Jackson: 'Estou preocupado é em atender ao povo'. Os deputados 'façam como desejem”

www.twitter.com/FalaSergipe  Parabéns aos Conselheiros do Tribunal de contas pela aquisição de  uma caminhoneta de R$ 175 mil reais. Vocês ''merecem''

www.twitter.com/RicMarquesTV Um apelo aos novos gestores da SSP. Necessitamos com urgência de uma "Força Tarefa" contra os homicídios.  #PactoPelaVidaemSergipe #redeRM

ARTIGO

21 DE JANEIRO DIA NACIONAL DE COMBATE A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Por Liberdade religiosa, por direito à inclusão por Pejigan Irivan de Assis*

Na segunda metade do século XIX, surgiram no Brasil diversos grupos organizados que recriaram no Brasil cultos religiosos que reproduziam não somente a religião africana, mas também outros aspectos da sua cultura na África. Nascia à religião afro-brasileira dos Orixás, Voduns e Inquices, chamada de Candomblé primeiro na Bahia e depois pelo país afora, tendo também recebido nomes locais, como xangô em Pernambuco, Tambor-de-Mina no Maranhão, Batuque no Rio Grande do Sul. Os principais criadores dessas religiões foram os negros das naçõesYorubás ou Nagôs, especialmente os provenientes de Oió, Lagos, Keto, Ijexá, Abeocutá e Ikiti, e os Mahis e os Daomeanos. Floresceu na Bahia, Pernambuco, Maranhão, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Sul e nos demais Estados do Brasil.

No Estado de Sergipe, desde o final do século XIX na zona açucareira do cotinguiba na Vila de Laranjeiras, encontram-se os referenciais das mais antigas formas de culto afro-brasileiros em terras sergipanas. Neste período há uma predominância do culto nagô e do toré. Já na primeira década do século XX a cidade de Aracaju atraiu seus primeiros sacerdotes baianos para a introdução do culto Candomblé em nossa capital com grande concentração dos terreiros mais antigo no antigo bairro aribé atualmente Siqueira Campos.

Durante muito tempo, em lugar de respeito tolerância para com o candomblé, a política pública foi norteada pela repressão. O candomblé foi reprimido, principalmente durante a época de Vargas e do Estado novo. Entre 1930 e 1950, as reuniões eram frequentemente reprimidas pela polícia e os praticantes do culto eram presos, humilhados e discriminados. Nenhum terreiro esteve salvo das batidas da polícia, inclusive os mais antigos e respeitados passaram por este constrangimento e por essa agressão consumada pela apreensão dos objetos sagrados. Apesar dessa atitude repressiva que se estendeu por séculos, mantiveram o culto aos Orixás e as tradições africanas.

As religiões de matriz africana são as mais vulneráveis ao preconceito e a intolerância aplicada por uma parcela da sociedade que não tem nenhum respeito por outras religiões, além de ser racista e homofobica. A religião africana não pode ser vista como folclore ou fantasia e sim como um espaço de resistência cultural, política, social, religiosa e de preservação da memória, do conhecimento e da tradição dos negros na luta contra o racismo.

Segundo Nei Lopes em junho de 1993, a Suprema Corte dos Estados Unidos garantiu aos praticantes de cultos de origem africana o direito de sacrificar animais em suas cerimônias religiosas. Esse relevante fato histórico deveu-se, certamente, à articulação das casas de culto de origem cubana estabelecidas no país a partir da década de 1950, as quais na década de 1970 já tinham, entre si, a Church of The Lukumi Babalu Ayé, a qual se propunha, quando de sua fundação, a ter sede, escola, centro cultural e museu, para sua comunidade e público em geral. Na contramão de conquistas como essa, no Brasil atual chega-se a negar aos cultos afro-originados até mesmo a condição de religiões.

Nesse momento histórico em que a sociedade brasileira se mobiliza para o enfrentamento e o combate a intolerância religiosa o debate que se coloca em pauta não é ser tolerado e sim do desrespeito a liberdade religiosa, visto que, “tolerar significa conviver com algo que você não suporta, que você não aceita, que você não respeita por isso você apenas tolera. Logo a intolerância seria algo daqueles que não são tolerantes. Até aí tudo bem, o problema é que nós, como religiosos de matriz africana não queremos ser tolerados. Nós queremos ser respeitados e queremos que nossa fé tenha o mesmo nível de aceitação e de entendimento que temos pela fé dos outros”. Assim não queremos tolerância queremos respeito e o direito à liberdade religiosa.

Sendo assim, é fundamental nesse processo a formação, a organização coletiva e o aprofundamento do debate da religião de matriz africana como mecanismo indispensável para a tradição Orixá. Conhecer a existência da religião que professamos e dos Deuses que adoramos e antes de tudo, uma condição para desvendar segredos e preservar a ética. Não basta a história do Orixá; é necessária uma interpretação que ressalte elementos que possam ajudar as pessoas a viver melhor.  Em outros termos, é preciso mostrar que a organização do culto orixá pode servir de exemplo para a construção de uma vida melhor e de uma sociedade mais igual.

Desta forma, o povo da religião africana do Estado de Sergipe tem um sentimento comum de respeito a nossa ancestralidade e de defesa do direito a livre manifestação da fé, de culto e de religiosidade negro africana para a construção de políticas que possam reconhecer amplamente a importância da cultura religiosa e o seu direito a inclusão social.

Nesse processo, as comunidades de terreiros constituem-se em redutos de conhecimento ancestral africano e afirmam a sobrevivência de uma identidade negra, no intuito de garantir a subsistência de uma sociedade diversificada como a sergipana. Assim as comunidades de religiosos de matriz africana precisam contar com políticas de ações afirmativas e de reparação como mecanismos de construção de uma sociedade plural e igualitária. Vale ressaltar nesse contexto que o Estado de Sergipe é laico, e por ser laico, deve permanecer imparcial pela garantia de igualdade de direitos entre todos os cidadãos. O que inclui as liberdades de expressão e culto religioso. Todos os indivíduos têm o direito de adotar uma crença de mudar de crença ou de não ter nenhuma.

A religião de matriz africana assim como sua festa se constitui num espaço de representação cultural. Este é um momento em que a comunidade se reúne e apresenta sua cultura por meio da dança, música e cantos. Sendo assim, os terreiros se configuram como uma forma de organização, onde se reconstruíram as crenças africanas e mantiveram vivas as tradições ancestrais. O terreiro proporciona o que o Estado moderno oferece aos seus cidadãos e o que foi secularmente negado as populações negras. No terreiro, o povo do candomblé encontra assistência, comida, um lugar onde ficar em caso de necessidade e um sentido para a vida, no complexo culto aos orixás.

Desta forma, o movimento das Religiões de Matriz Africana do Estado de Sergipe – através do Fórum Sergipano das Religiões de Matriz Africana elabora ações estratégicas e políticas de combate à intolerância, pela liberdade religiosa e pelo direito a inclusão social, política, econômica e cultural. Essas ações são imprescindíveis como forma de mobilização, articulação e planejamento para garantir a democracia, a cidadania e a igualdade racial.

A intolerância religiosa que agride os cultos, aos guias, entidades (umbanda e quimbanda), orixás, inkices e voduns (candomblé), bem como os templos afro e aos adeptos em logradouros públicos identificados por sua insígnias, distintivos e/ou adereços afro, precisa ser combatida mediante uma luta organizada e qualificada do povo do axé, dentro de uma articulação política com toda sociedade.

A constituição Federal garante a liberdade de culto e religião, porém dentro do imaginário popular, ainda hoje se percebe a influência do discurso colonial racista e de intolerância praticados por conta da desinformação e do conhecimento. Poucas pessoas sabem o que se passam dentro de um terreiro, muitos acreditam ser casa de magia, do diabo e outras balelas, mas na verdade é que ninguém procura estudar as origens dessas religiões por questões de desrespeito a liberdade religiosa. A maioria não sabe o que é o candomblé e a umbanda – por motivos óbvios o preconceito e a discriminação religiosa. O candomblé é uma religião de manifestação à natureza, é pura energia, é o equilíbrio: água, terra, fogo e ar – é um espaço de unidade e sentidos, é um sistema social cujas tradições negras africanas tendem a se perpetuar.

A religião africana foi o primeiro e o principal símbolo da resistência a escravidão, inclusive reestruturando outros setores da resistência ao escravismo e desenvolvendo campos como: música, dança e da arte. Neste sentido, podemos citar que a história é passado e presente, reflexão e ação. Hoje a religião incorpora o passado e acrescenta novas significações culturais, planos e estratégias como: seminários, encontros, palestras, procedimentos administrativos, dentre tantas outras que fortalecem a organização e apontam para o embate social e a luta por direitos a inclusão.

A participação do movimento religioso sergipano através do Fórum é essencial nesse processo de organização e fundamentação de uma proposta política que aponte para o combate a intolerância religiosa e ao racismo. Sendo assim, a educação se apresenta como principal bandeira de combate ao desrespeito religioso, mesmo por que a educação tem dado o norte ao nosso projeto através do curso de formação que executamos e pela elaboração da cartilha educativa para as escolas públicas.

Para concluir esse processo de luta, de combate a intolerância religiosa, de busca da ancestralidade africana e de nossa identidade o movimento de religião de matriz africana em Sergipe através do Fórum Sergipano das Religiões de Matriz Africana – reafirma o seu compromisso com a luta por direitos humanos e pela liberdade de expressão. E por princípio propomos uma coisa bem singela, simplesmente o cumprimento do capitulo III, da Lei 12.288 de 20 de julho de 2010, do Estatuto da Igualdade Racial, que diz respeito ao direito à liberdade de consciência e de crença e ao livre exercício dos cultos religiosos do Art. 23 que diz o seguinte: É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.

*COORDENADOR ESTADUAL DO FÓRUM SERGIPANO DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICA /GRADUADO EM PEDAGOGIA /PÓS GRADUANDO EM HISTÓRIA

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun 

Frase do Dia
" Se os extraterrestres não vai vir aqui, vamos para lá "  Paul Allen, um dos fundadores da Microsoft, nasceu em 21 de Janeiro de 1953.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
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