Brasil começa a exportar soja por Sergipe

Reuters/Brasil Por Gustavo Bonato  – O Brasil começou a exportar soja não transgênica por um terminal na costa de Sergipe, em uma rota inédita aberta pela operadora logística VLI e pela trading Multigrain, com dois navios deixando o porto do Nordeste recentemente, mostram dados de escalas analisados pela Reuters.
 
A operação por Sergipe se inicia em um ano de embarques recordes do grão, o principal produto da pauta de exportação do agronegócio do país, e de diversificação dos terminais em uso por grandes empresas exportadoras, que buscam evitar gargalos logísticos no Sul e Sudeste.
 
Além disso, o porto sergipano garante que a exportação é de soja convencional, que costuma ter um prêmio sobre o produto transgênico, que ocupa a maior parte da área plantada no Brasil.
 
"Cerca de dois anos atrás começamos a discutir um projeto com a Multigrain para escoamento de soja não transgênica do oeste baiano", revelou à Reuters o diretor comercial da VLI Fabiano Lorenzi.
 
A VLI faz a operação, enquanto a Multigrain detém exclusividade na originação da soja exportada pelo terminal, explicou o executivo.
 
Um terceiro navio graneleiro está ancorado na área do terminal Barra dos Coqueiros, próximo a Aracaju, o único em Sergipe, para carregamento da soja, segundo dados de agências marítimas e do rastreamento de embarcações do serviço Eikon, da Thomson Reuters.
 
O primeiro navio partiu em maio, levando 28,7 mil toneladas de soja para a Rússia adquiridas pela Sodrugestvo. A segunda carga, de 26 mil toneladas, foi exportada em julho para a Mitsui, no Japão.
 
A terceira embarcação, contratada diretamente pela Multigrain, deverá carregar 27,8 mil toneladas, ainda sem previsão de partida e destino.
 
O terminal de Barra dos Coqueiros, também conhecido como Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), consiste em um píer de concreto instalado mais de 2 quilômetros mar adentro, protegido por um quebra-mar e ligado ao continente por uma ponte para acesso dos produtos.
 
Tradicionalmente, o terminal opera cargas como coque, ureia e cimento, muito focado em importações, além de receber barcos de apoio de plataformas petrolíferas da Petrobras em operação naquela região.
 
Dados alfandegários da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostram que praticamente apenas soja foi exportada no porto neste ano até junho, totalizando faturamento de 23,9 milhões de dólares.
 
Segundo a VLI, o objetivo é embarcar 150 mil toneladas de soja em 2015, com possibilidade de aumentar "um pouco" este volume nos próximos anos.
 
"O projeto nasceu para fazer operação específica… Ele não tem ambição de buscar grandes volumes", afirmou Lorenzi.
 
Compradores internacionais costumam pagar valores maiores por soja convencional, mas os canais logísticos de escoamento precisam ser totalmente segregados da soja transgênica.
 
Apenas 6,5 por cento da soja plantada na safra 2014/15 foi de sementes não transgênicas, segundo dados da consultoria Céleres.
 
Quinze milhões de reais foram investidos pela VLI e pela Multigrain para adaptar Barra dos Coqueiros para o escoamento de soja.
 
A VLI tem como acionistas a Vale (37,6 por cento), Brookfield (26,5 por cento), Mitsui (20 por cento) e FI-FGTS (15,9 por cento) e já movimenta grandes volumes de grãos por sua malha de ferrovias e terminais interligados, que inclui portos em São Luís (MA) e Vitória/Tubarão (ES).
 
Desde 2011, a japonesa Mitsui detém o controle da Multigrain, que não respondeu imediatamente pedidos para comentar a operação do terminal em Sergipe.
 
 
DIVERSIFICAÇÃO
 
Os volumes são relativamente pequenos, mas a operação em Barra dos Coqueiros, onde a soja chega por rodovia, está em linha com o movimento de diversificação do escoamento da safra brasileira, em um momento de embarques recordes.
 
Diversas multinacionais estão investindo em terminais no Norte do país, na região de influência do Rio Amazonas, buscando alternativas para os congestionados portos do Sul e do Sudeste.
 
O Tegram, inaugurado em março em São Luís (MA) por um consórcio formado por NovaAgri, Glencore, CGG Trading, Amaggi e Louis Dreyfus, acaba de completar 1,4 milhão de toneladas de soja embarcadas, com operação de mais de 20 navios.
 
Ainda no ano passado, as gigantes Bunge e ADM despacharam seus primeiros navios de soja por terminais localizados em Barcarena (PA).
 
A nova capacidade dos portos no Norte ajudou o Brasil a evitar congestionamentos em um momento de embarques recordes da oleaginosa.
 
Após uma safra recorde em 2014/15, o país quebrou dois recordes sucessivos de exportação de soja em maio e junho.
 
Em julho, passado o pico, o movimento nos portos continua acelerado, segundo dados da Secex.

Crea fará relatório sobre acidente que matou dois operários
Fiscais do  Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) visitaram  na manhã da sexta-feira, 24, o canteiro de obras onde ocorreu um acidente com uma grua que matou dois operários e deixou quatro hospitalizados. O fato ocorreu na tarde da quinta-feira (23/7) no bairro Jabotiana, zona sul da capital.

Levantamentos
Com base nos primeiros levantamentos, a gerente de fiscalização do Crea-SE, Liliana Pereira Filho, que participou da visita com o fiscal Danilo Silva, afirma que  a empresa S.M Engenharia responsável pela obra está regularizada perante o Crea, inclusive com a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) da grua. A ART  é um instrumento através do qual o profissional registra as atividades técnicas solicitadas através de contratos (escritos ou verbais) para o qual o mesmo foi contratado.

Providências
O presidente do Crea-SE, engenheiro agrônomo Arício Resende reforça que todas as providências estão sendo tomadas para esclarecer os fatos. “ Vamos acompanhar todo o processo. Temos alguns pontos a avaliar.  Vamos fazer um relatório com as nossas constatações", disse Arício.

Coleta de lixo regularizada
O serviço de coleta domiciliar que esteve suspenso durante a sexta-feira,24, por conta de problemas burocráticos para execução de pagamento com a Torre foi regularizado e no período da noite do dia de hoje, a coleta volta a ser desenvolvida nas seguintes regiões : Centro, São José, 13 de Julho, Suíssa, Siqueira Campos e Getúlio Vargas. Até a próxima segunda -feira,27, a coleta domiciliar estará totalmente regularizada.

PRTB começa a se fortalecer para 2016
A executiva estadual do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), que tem à frente, o vereador por Aracaju, Anderson de Tuca, já começou as tratativas para o fortalecimento do partido em todo o Estado. De acordo com o presidente, a sigla está buscando o crescimento para o pleito eleitoral do próximo ano.

Diferencial
Anderson, que esteve na semana passada em São Paulo, ao lado do presidente nacional do PRTB, Levy Fidélix, afirmou que o partido tem como principal meta ser o diferencial e apresentar opções que possam ajudar na transformação do Estado e do País.

Eleições
Ainda de acordo com Anderson, uma das orientações passadas pela executiva nacional foi para que o PRTB tenha candidatura própria na majoritária nas principais cidades do Estado. “Iremos analisar todas as opções para que o partido seja fortalecido”, afirmou o presidente estadual do PRTB, Anderson de Tuca.  
 
Universidade do Sertão
O sonho de estudantes do sertão sergipano foi realizado na sexta-feira, 24, na apresentação dos 200 alunos aprovados para ingressar no novo Campus da Universidade Federal de Sergipe no Município de Glória. O deputado federal Jony Marcos (PRB) e o prefeito de Canindé do São Francisco, Heleno Silva (PRB), que acompanharam toda luta desses alunos até a conquista da chamada Universidade do Sertão, prestigiaram o momento de comemoração no Campus.

Cursos
Foram apresentados pelo vice-reitor da universidade, André Maurício, estudantes para os cursos de zootecnia, agronomia, veterinária e agroindústria. Cada turma com 50 alunos e composta em sua grande maioria por jovens naturais de Sergipe. “É realmente a realização de um sonho para nós e para todos os sertanejos que fizeram passeatas, apresentaram abaixo-assinado e reivindicaram junto ao Governo Federal esse Campus”, comentou o prefeito Heleno Silva.

Emendas
Na oportunidade, o deputado federal Jony Marcos reafirmou seu compromisso em buscar a liberação de emendas parlamentares para melhorar a infraestrutura da Universidade do Sertão. “Foi o povo do sertão que me fez um dos mais votados para Câmara Federal, então podem ter certeza que estarei dedicando atenção especial à valorização desse Campus que vai contribuir com a educação e capacitação do povo sertanejo”, disse o deputado.

Demandas
A procuradora-geral do Estado de Sergipe, Maria Aparecida Gama, recebeu a visita do secretário de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), Valmor Barbosa e do assessor jurídico da Seinfra, Manoel Alfredo Lima. O encontro teve intuito de discutir as demandas atuais da Secretaria e estreitar as relações entre os órgãos. Na oportunidade, o Secretário parabenizou a Procuradora-Geral pela posse e desejou boa sorte nas atividades que a competem.

Advogados discutem piso salarial da categoria
Um audiência pública dentro “Caravana Novo CPC”, realizada na cidade de Lagarto, na última quarta-feira,22, debateu as conquistas do novo Código para a advocacia, além de outros temas ligados à classe, como o piso salarial do advogado.

Realidade local
No tocante à remuneração básica, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil optou por delegar a solução do imbróglio às seccionais, levando em conta a realidade local. Mesmo com o tema sendo debatido na pauta no Conselho Federal da OAB desde 2013, somente na semana passada, em Itabaiana, a seccional sergipana da OAB promoveu a primeira audiência pública para tratar da questão.

Prioridade
De acordo com o conselheiro federal da OAB Maurício Gentil, a discussão acerca do piso salarial do advogado precisa ser priorizada. “Lamentavelmente, a advocacia tem sido pauperizada e, muitas vezes, explorada por grandes empresas, pelo poder público e até mesmo por alguns megaescritórios”, denunciou o conselheiro durante a audiência em Lagarto.

Piso salarial nacional
Para Maurício Gentil, a OAB deveria apoiar a aprovação de um projeto de lei (PL 6689/2013) em tramitação na Câmara dos Deputados, estabelecendo um piso salarial nacional escalonado: 2,5 mil reais para advogados com até um ano de inscrição na OAB e com jornada semanal de 20 horas; 3,1 mil reais para os com dois anos de inscrição e jornada semanal de 20 horas; 3,7 mil reais para os com dois a quatro anos de inscrição e jornada semanal de 20 horas e 4,5 mil reais para advogados com mais de quatro anos de OAB e jornada de 20 horas semanais.

Proletarização
O conselheiro federal e diretor da Escola Nacional de Advocacia da OAB, Henri Clay Andrade, também criticou na audiência pública a proletarização da carreira de advogado e defendeu a necessidade e a urgência de se estabelecer o piso salarial da advocacia sergipana. “Vivemos um momento dramático para a advocacia, com a desvalorização profissional. Basta de omissão. É preciso combater a espoliação dos jovens advogados de Sergipe”, disse. Acrescentou ainda, que,  “se o mercado está fazendo isso, faz-se necessária a regulamentação e o combate a quem paga mal, porque isso é exploração”.

Workshop sobre energia elétrica
As pessoas já estão sentindo no bolso tendo que pagar mais caro quando a conta de luz chega. Preocupada com o cenário atual, a Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) em parceria com a ENERGISA realizam na próxima terça-feira (28), o Workshop: Cenário do Setor Elétrico e impactos sobre o seu negócio. O encontro tem como tema “A crise no setor elétrico, seus efeitos sobre as tarifas de energia e a eficiência energética como alternativa para a redução de custos”.

Evento gratuito
O evento é gratuito e aberto a todos os públicos. As inscrições devem ser realizadas, previamente, através do site www.fies.org.br/inscricao. O Workshop tem por objetivo principal, orientar e dar dicas aos consumidores quanto ao uso eficiente da energia elétrica a fim de diminuir o consumo, bem como, a redução no valor da fatura a ser paga no fim do mês.

ENCONTRO
O ex-presidente Lula deseja um encontro com FHC. O objetivo principal é tratar da crise e evitar impeachment.

NOVO MODELO DE SEGURANÇA
Será adotado na USP, a partir de setembro, novo modelo japonês de policiamento.

SÍNDROME
GUILLAN-BARRÉ, uma doença paralisante rara avança no Nordeste.

APPLE
Após balanço divulgado na terça-feira, o valor de mercado da companhia recua o equivalente a 122 bilhões de reais.

GUANTÁNAMO
Casa Branca anuncia que já tem plano para fechar a prisão de Guantánamo.

ABORTO
Vídeos acirram debate sobre o tema, nos Estados Unidos.

HILLARY ENFRENTA QUEDA
Pesquisas recentes apontam que a candidata republicana Hillary Clinton está perdendo em Estados-chave.

EDUARDO PAES
Prefeito do Rio de Janeiro diz ser contra ruptura do PMDB com o governo.

GASTO MENOR
Despesa de turistas brasileiros no exterior registraram queda de 20 por cento no primeiro semestre de 2015.

INFLAÇÃO
A prévia da inflação chega a 9,,25 por cento (em 12 meses).

ERRAR É HUMANO
Agradecemos ao atento leitor Luiz Anselmo Aragão (Piquet) pela correção. A campanha “Vamos subir, Dragão” foi em 2008 e não em 2007.

SÉRIE D
No domingo, jogarão Serrano X  Lagarto, em Porto Seguro.

SÉRIE C
O Dragão vai enfrentar, no Batistão, em Aracaju, o Salgueiro de Pernambuco. Se vencer, manterá acesa a esperança de alcançar o G-4. Os pontos perdidos no começo da campanha, quando não conseguia vencer jogando em casa, dificultam bastante a situação do Dragão. Certamente, teremos um bom público, hoje, diante do Salgueiro.

FUTEBOL NO PAN
A seleção brasileira masculina voltou a fazer um papelão. Perde, novamente, para o Uruguai, e é eliminada do torneio.

FRANCA RECUPERAÇÃO
O decano de nossa crônica esportiva, José Eugênio,   apresenta uma franca recuperação de seu estado de saúde. Com 97 anos a serem completados em outubro, Eugênio está lendo o livro de ATILIO GARRIDO, escritor e jornalista uruguaio, sobre o MARACANAZO.

LEITOR ASSÍDUO
De nosso blog, Cristiano Prado, um verdadeiro “gentleman”, continua exercendo, com destaque, seu trabalho na Fundação São Lucas. No rádio, na Aperipê e na Liberdade 930.

DO LEITOR

Esclarecimentos sobre texto do leitor:

Gostaria de fazer algumas considerações acerca da nota atribuída hoje, 24/07, em sua coluna, na sessão “Do Leitor”, a um servidor público não identificado. Inicialmente, não costumo responder a críticas de pessoas que se escodem sob o manto do anonimato, mas diante do fato de, mesmo sem identificação, ter sido publicada num portal de grande audiência, informo:

1 – Em relação à denúncia que tramita no STF atendendo solicitação do MP, são ações penais derivadas das ações civis por mim já vencidas junto ao STJ em dezembro do ano passado e que me permitiram exercer o atual mandato sem ressalvas.

2 – Quanto a integrar o “séquito de Eduardo Cunha”, vejo como algo muito positivo. Faço mesmo questão de acompanhá-lo em todos os momentos porque, para mim, aliado de verdade não é aquele que na hora boa elogia e marca presença, e quando o calo aperta sai de fininho, como se não tivesse nada a ver. Estou com o presidente da Câmara dos Deputados para o que der e vier porque é um grande homem público e faz um trabalho em prol do Brasil que, no devido tempo, quando essa poeira baixar, terá seu devido reconhecimento, disso não tenho a mínima dúvida.

3 – Quanto aos tais “olhos críticos e mais contundentes da imprensa nacional”, eles não me metem medo. Sou bem crescidinho para ficar horrorizado diante de “fantasmas”. Desde o início desta semana, fui alertado por colegas no Congresso Nacional e através da imprensa sergipana sobre essa campanha insidiosa de pessoas ligadas ao PT, cujo objetivo é tentar me intimidar por causa do meu apoio ao presidente Eduardo Cunha, e especialmente pela minha atuação como sub-relator da CPI da Petrobras.

Quero deixar claro que nada temo. Podem vasculhar a minha vida de cabo a rabo, pois como homem público há mais de 20 anos, sempre enfrentei grandes desafios, e venci a todos. Meu mandato, como Sergipe inteiro sabe, foi conquistado com muita luta, e graças a Deus e à generosidade do nosso povo, estou em Brasília, exercendo a missão a mim confiada. No entanto, caso eu ou algum membro de minha família venha a sofrer qualquer tipo de retaliação para tenta impedir meu trabalho, minha atuação parlamentar, vocês já sabem a quem responsabilizar.

Grato pela atenção,

André Moura
Deputado Federal (PSC-SE)

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
 
Frase do Dia
Às vezes o que falta é apenas um empurrão da mão verdadeiramente amiga, na hora certa.Dia de Santiago de Compostela, 25 de Julho, Espanha

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais