O “inefável” auxilio-moradia

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O desembargador do TJ/SE, que hoje ocupa o cargo de presidente do TRE/SE, Cezário Siqueira, está certo em exigir do governo do Estado que pague os salários dos aposentados dentro do mês. Ele fez o desabafo durante o julgamento de um dos processos do caso das subvenções.

Porém, estaria mais certo ainda se fizesse um manifesto no sentido de acabar com privilégios injustificáveis de algumas categorias de servidores, a exemplo dos magistrados e membros do Ministério Público, Tribunal de Contas que recebem o “inefável” auxílio moradia, ainda que possuam imóveis próprios e residam no local onde trabalham. E este manifesto deveria ter o respaldo da Amase, que, com justiça, também está preocupada com o atraso do pagamento dos aposentados.

A critica não pode ser seletiva. O judiciário, a exemplo dos outros poderes, também precisa ser passado a limpo!

Abaixo-assinado contra ‘”auxilio-moradia” – Término do pagamento do "auxílio-moradia" para juízes federais e estaduais, promotores e procuradores do Brasil. A meta é conseguir 50.000 assinaturas e precisamos de mais apoio. Você pode ler mais sobre este assunto e assinar o abaixo-assinado aqui:https://www.change.org/p/fim-do-pagamento-do-aux%C3%ADlio-moradia-para-ju%C3%ADzes-federais-e-estaduais-promotores-e-procuradores-do-brasil?recruiter=false&utm_source=share_petition&utm_medium=email&utm_campaign=share_email_responsive

Delegados usam veículo da SSP e se envolvem em acidente

A Infonet publicou a informação detalhada que um delegado da SSP, Fábio dos Santos Santana se envolveu num acidente de trânsito ontem com uma caminhonete locada da SSP e que estava acompanhado de mais dois delegados da Bahia. A informação é que ele deixou o local, mas esqueceu q carteira  e por isso foi identificado por uma mulher vitima no acidente que postou no Facebook (https://.infonet.com.br/cidade//ler.asp?id=179954). Se fugiu é porque devia. Aliás, se ficasse e estivesse bêbado, teria que ser preso. Ou não?

Chefe de captura da Detur tentou limpar o acidente do delegado
E mais um detalhe:  A Hilux da SSP estava na contramão e colidiu de frente com outro veículo. O blog teve acesso aos PM´s que cobriram o acidente e descobriu que o chefe de capturada Detur, de nome Ubirajara, foi ao local, mas foi colocado “pra correr”.  A ocorrência foi finalizada pela CPRV. De parabéns a PM. Mendonça: “vai fechar os olhos para esse acidente?” Será que o delegado-geral Everton Santos vai fechar os olhos também? E de talhe: após o acidente o delegado pegou o sentido norte/sul. Ou seja, se estivesse ferido tomaria o sentido contrário em direção aos hospitais. Se fosse PM já estavam querendo prender e tirar a farda.

Uso dos carros da SSP nos fins de semana
Além do acidente com o envolvimento do delegado tem mais um problema grave: qual o motivo que o secretário Mendonça Prado deixa nos fins de semana cerca de mais de 100 veículos locados com combustível liberado não mão de policiais que vão para suas casas? Que economia enorme o governo faria se estes veículos ficassem nas delegacias.

Ações para cassar concessões de rádio e TV de Congressistas
FSP: O Ministério Público Federal, por meio de suas sedes estaduais, promete desencadear ações contra 32 deputados federais e oito senadores que aparecem nos registros oficiais como sócios de emissoras de rádio ou TV pelo país.Entre os alvos da iniciativa inédita – lançada com aval do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e coautoria do Coletivo Intervozes-, estão alguns dos mais influentes políticos do país, como os senadores Aécio Neves (MG), presidente do PSDB, Edison Lobão (PMDB-MA), José Agripino Maia (DEM-RN), Fernando Collor de Mello (PTB-AL), Jader Barbalho (PMDB-PA) e Tasso Jereissati (PSDB-CE).

Tomará que esses ventos cheguem em SE. Ações para cassar concessões de congressistas
Como fica Ricardo Franco e os outros políticos de Sergipe que são donos ou detêm cotas em meios de comunicação no Estado? A PGR em Sergipe fará alguma coisa, como por exemplo, sobre a TV Sergipe?

Robson Viana  e o Dever de Casa
O deputado estadual Robson Viana, PMDB, foi  um dos nomes mais citados na imprensa sergipana nos últimos dias. Envolvendo a polêmica gerada por ele ao dizer que se o PMDB não tiver candidatura própria, ele irá apoiar a candidatura à reeleição de João Alves, algo que não seria estranho.Robson Viana chegou a dizer na imprensa que o governador Jackson Barreto deveria ter cuidado para não ser conhecido como o pior governador do estado.

Robson Viana  e o Dever de Casa II
O deputado tem andado em algumas cidades do interior para tratar de assuntos políticos, segundo dito pelo deputado  em um programa  rádio foi lideranças políticas do interior  não estão tendo a atenção necessária de Jackson Barreto. Mas daí vem a pergunta: Robson Viana está dando a devida atenção a todos os grupos políticos que ajudaram a elegê-lo?

44 Médicos na ALESE. É verdade?
O blog recebeu uma relação com 44 nomes. Quem enviou denuncia que todos são médicos lotados na ALESE. O blog está verificando e já pediu informações a um amigo de um órgão fiscalizador. Se comprovado, é mais um escândalo.

Perícia do INSS. Até quando os trabalhadores ficarão prejudicados?
E outro problema é a greve da perícia do INSS. Os trabalhadores afastados ficam sem receber seus salários. Os que querem retornar, não podem porque os peritos estão em greve. Estão marcando o retorno para Março de 2016. Tem gente que acabou a licença e não pode retornar porque precisa passar na pericia. Até quando?

Morre o ex-prefeito de Boquim Horácio Fontes
Faleceu e foi sepultado no último fim de semana, o ex-prefeito de Boquim Horácio Fontes.Ele estava com 85 anos e estava internado em um hospital em Aracaju. O corpo foi sepultado no domingo, no cemitério de Boquim.  Horácio deixou como marca a seriedade e o compromisso com o dinheiro público como administrador. Foi um dos responsáveis pelo fortalecimento da citricultura não só em Boquim, mas na região Centro-Sul.

Missa de um ano de falecimento de Marquinhos
Em Areia Branca, foi realizada ontem, 22, às 18h, na paróquia São João Batista, a Missa de um ano de falecimento do jovem Marcos Virgilio Nascimento de Souza,conhecido como Marquinhos. Filho da atual prefeita Acácia e do ex-prefeito Souza, Marquinhos era querido por todos. A dor da perda é imensa, mas o casal Souza vem superando com o apoio dos amigos e num trabalho diário beneficiando o próximo. A satisfação de saber que muitos jovens estão tendo oportunidades de um futuro melhor, com o trabalho que vem sendo desenvolvido é a certeza que Marquinhos está no outro plano torcendo e guiando os passos da família.

Nova diretoria da ASCORSEG/SE será empossada sexta-feira, 27
A Associação de Corretores de Seguros de Sergipe – ASCORSEG/SE – vai empossar a sua nova diretoria para o biênio 2016/2017 no próximo dia 27. O evento será realizado no Mercury Aracaju Del Mar Hotel, localizado na Orla de Atalaia a partir das 19h30.Quem assumirá o comando da entidade será o Corretor de Seguros, Antonino Alcântara, que ocupará o cargo de Diretor Presidente, aliado a Max Dosea e Igor Nunes, respectivamente, Diretor secretário e Diretor Tesoureiro.

Missão
Segundo o novo presidente, Antonino Alcântara, sua missão na liderança da associação será buscar ferramentas que impulsionem o desenvolvimento profissional dos associados.O presidente em exercício, Thiago Dosea, informou está muito gratificado em cumprir a missão inicial de consolidação e fundação da entidade e afirma “hoje vejo com orgulho a realização e concretização de tudo que sonhamos para ASCORSEG/SE”. (Fonte/Ascom)

Sindicato dos garçons de SE? Cadê você?
Cadê o Sindicato dos garçons e outras profissões ligadas a restaurantes e bares de Sergipe? Ultimamente vários restaurantes fecharam e a categoria está precisando da atuação firme do sindicato para receber o que tem direito.  O blog já recebeu reclamações de profissionais de quatro restaurantes.

Semana Nacional de Conciliação
Acontece de segunda a sexta-feira, 23 a 27/11, a Semana Nacional de Conciliação. Em Sergipe, estão marcadas 1.605 audiências, que serão realizadas em Aracaju, Itabaiana, Estância, Lagarto, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Cedro de São João e Carmópolis. Estão envolvidos na ação 19 Juízes, 13 Defensores Públicos, quatro Promotores de Justiça, 25 conciliadores e 22 servidores que trabalham em secretarias.

Caminho mais curto
Em Aracaju, a maior quantidade de audiências ocorrerá no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), localizado no Fórum Gumersindo Bessa. Com o slogan ‘Conciliação, o caminho mais curto para resolver seus problemas’, a Semana tem como objetivo disseminar a pacificação social, o respeito entre as partes e a celeridade da Justiça.

Campanha nacional
A campanha, realizada anualmente, envolve todos os Tribunais brasileiros, que selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas para solucionarem o conflito. É uma das principais ações institucionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que atua padronizando a campanha, apoiando as ações dos Tribunais e promovendo a divulgação.

Homenagem a Claudomir Andrade Vieira pelo seu centenário

Como forma de lembrar o centenário de Claudomir Andrade Vieira, o Cotinguiba Esporte Clube e a deputada estadual Ana Lúcia prestam uma homenagem a este desportista sergipano. A homenagem acontece hoje, 23, às 19h, no Cotinguiba Esporte Clube, na Av. Augusto Maynard, no. 13, Bairro São José, em Aracaju.

Exposição
Como parte da programação da homenagem, será aberta uma exposição ilustrativa que resgata a memória deste grande cidadão. Composta por dezenas de fotografias, a mostra em banners destaca sobretudo a trajetória de Claudomir como desportista e comerciante, sua dedicação à família e sua relação com seu filho, o poeta Mário Jorge.

Memória
“Ele é reconhecido por ter sido um homem muito íntegro, honesto, muito inteligente e criativo. Bem humorado e extremamente afetivo, ele era uma pessoa muito querida por todos que conviveram com ele. Tenho muito orgulho de ser filha de Claudomir”, rememorou a deputada estadual Ana Lúcia sobre o homenageado.

Pedalaço pede nova ciclovia na av. Heráclito Rollemberg
Infonet/Ascom; Um pedalaço foi realizado na manha deste sábado, 21, com o objetivo de alertar a Secretaria Municipal de Transportes Terrestres (SMTT), para a necessidade da construção de uma ciclovia na Avenida Heráclito Rollemberg. A ação foi realizada por integrantes do pedal Amigos da Bike e Pedal do AF e contou com o apoio do vereador Max Prejuízo.O vereador Max Prejuízo destaca que a avenida Heráclito Rollemberg  é uma das via mais importantes da capital, recebendo diversos ciclistas.

Pedalaço pede nova ciclovia na av. Heráclito Rollemberg II
“Esta avenida é importante para os trabalhadores. Muitos passam por aqui de bicicleta em direção ao seu trabalho e tem muitas fatalidades acontecendo. A ciclovia é um jeito de garantir mais segurança para essas pessoas e nos últimos três anos, não houve a apresentação de nenhum projeto desse tipo.Aproximadamente 80 ciclistas participaram do pedalaço que se iniciou na Praça da Juventude, no Augusto Franco, e percorreu toda a extensão da avenida Heráclito Rollemberg.

4ª Feijoada do Projeto Estrelas do Mar
Está chegando mais uma edição da Feijoada do Projeto Estrelas do Mar – dia 28 a partir das 12h, no bar e restaurante Solarium na praia de Aruana –  que tem sido um grande sucesso a cada ano. O projeto

Feijoada do projeto Estrela do Mar: faça a sua parte.

 filantrópico Estrelas do Mar ensina a prática de  bodyboarding e vem transformando a vida de dezenas de crianças e adolescentes com deficiência. Hoje atende a 85 deficientes e mais 20 crianças e adolescentes sem deficiência que participam e ajudam na inclusão e socialização.Adquira o seu ingresso no valor de R$25,00, com os voluntários ou nos Pontos de vendas no cartaz ao lado. Mais informações:https://www.facebook.com/estrelasdomar/

Encontro dos ex-alunos do Salesiano. Evento filantrópico para ajudar Oratório
Com o intuito de arrecadar recursos para  o prédio do Oratório Nossa Senhora Auxiliadora (que precisa de uma reforma, após passar um tempo cedido ao estado através de convênio), em frente ao Colégio Salesiano e de saudosas lembranças para todos ex-alunos será realizado no próximo dia 28, às 16h, o Encontro dos Ex-alunos do Salesiano no oratório.  O show será com a banda Água Viva e custa apenas R$ 25,00. Ingressos na Paróquia, no Colégio e com alguns ex-alunos Voluntários. Um deles, que está na organização, é o professor Mário Jorge Cruz, um profissional respeitado e de credibilidade na sociedade. Pode ligar: 3214-2589 – Paróquia/99191-1928 – Pe. Alfredo/98824-5523 – Mário Jorge.

Filantrópico

O evento é totalmente filantrópico para ajudar na reforma de várias áreas do oratório para que ele possa voltar a atuar com a

 Missão de formar Jovens carentes da sociedade, transformando-os em Bons Cristãos e Honestos Cidadãos, conforme Dom Bosco pregava. Mário Jorge explica  que a direção do oratório está reconstruindo e criando alternativas para que o mesmo possa se manter e caminhar com as próprias pernas. Já foram realizados os contatos para a Formação Profissionalizante em parceria com outras Instituições assim como a utilização de Estagiários da Universidade Tiradentes. “Porém, só podemos iniciar em 2016 se tivermos a mínima condição necessária de funcionamento”, explica.

III Corrida da Academia da Praia: apenas R$ 35,00 com medalha e camisa
Uma corrida na areia da praia, às 16h30 (concentração às 16h). Um horário excelente, acompanhado de uma ótima turma, numa grande confraternização. É assim que pode ser definida a Corrida da Academia da Praia, que este ano vai para a terceira edição. É no dia às 18h30 saindo da areia da praia em frente ao estacionamento da Passarela do Caranguejo, num percurso de 5 km. A inscrição, com direito a camisa e medalha, é apenas R$ 35,00 para não alunos e R$ 30,00 para alunos da Academia.  Os três primeiros, tanto no masculino como no feminino, recebem troféus. Mais informações 3243-2888.

Ginástica Rítmica
A técnica e empresária sergipana Cristina Vital, dirigiu brilhantemente o quinto Meeting Internacional de Ginástica Rítmica que aconteceu ontem no estado do Espírito Santo.O evento promovido pela Confederação Brasileira de Ginástica, em parceria com a Rede Globo, reuniu atletas de cinco países. A confiança depositada em Cristina Vital é fruto de uma carreira construída com muita dedicação e competência. Cristina, além de formar grandes atletas, entrou para a história da modalidade como a primeira brasileira a fazer parte de uma banca de arbitragem em uma olimpíada, a de Londres em 2012. Parabéns Cristina Vital, você orgulha a Ginástica Rítmica do estado de Sergipe.

Fest Verão Sergipe vem com tudo!
De 22 a 24 de janeiro, Aracaju será o cenário nacional da música com o Fest Verão Sergipe – festival que promete reunir, por noite, cerca de 40 mil pessoas de Sergipe e de todo país. Durante os dias de festa, mais de 30 dos maiores nomes nacionais do pop rock, axé, pagode, forró e sertanejo, além da música eletrônica, estarão se revezando nos palcos, trios e tenda eletrônica para garantir diversão aos foliões do evento, que vai rolar na Arena de Shows. Entre os artistas confirmados: Jota Quest, Capital Inicial, Ivete Sangalo, Bell Marques, Oito7Nove4, Harmonia do Samba, Bruno & Marrone, Aviões do Forró, Wesley Safadão, Fernando & Sorocaba, Dorgival, Chicabana, Samyra Show, Forró da Pegação, Pablo e Timbalada.

Fest Verão Sergipe vem com tudo! II
Promovido pelo Augustu’s Produções, o festival de música contará ainda com camarote coorporativos, Camarote AJU, Camarote Backstage Open Bar, tenda eletrônica, praça de alimentação e postos de atendimento ao público.Os ingressos estão sendo vendidos, individualmente ou pacote para os três dias, na Central do Ticket, no RioMar Shopping. Mais informações pelos telefones (79) 3219-2069 e 99198-2069. Antecipe-se para não ficar de fora!

Desafio 42K:  Sergipe terá evento de trail run
Foi lançado, neste sábado, 21, o Desafio 42K, uma modalidade de trail run, que será realizada no município de Areia Branca, em Sergipe.  A prova acontecerá no dia 10 de julho de 2016, no Parque Nacional Serra de Itabaiana, com percursos de 5km, 10km, 21km e 42km.O trail run é uma modalidade de atletismo que proporciona contato direto com a natureza em diferentes graus de dificuldade, características que a difere das tradicionais corridas de ruas. A corrida acontece em terreno com desníveis acentuados, em trilhas e caminhos rurais, proporcionando uma atividade física diferenciada, com segurança e harmonia com a natureza.
“É, sem dúvidas, uma prova para todos aqueles que gostam de superar desafios”, conta o idealizador da proposta, César Santos.

Alternativa diferenciada
Por ser a primeira prova da modalidade realizada com 42km em Sergipe, o coordenador do projeto, Mário Eugênio de Paula, garante que o desafio é uma alternativa diferenciada, que permitirá aos corredores a possibilidade de ultrapassar todos os limites. “Os desportistas são movidos por desafios. Naturalmente, eles traçam metas para poder alcançar os resultados. Com o Desafio 42k, todas as metas pessoais poderão ser ultrapassadas”.

Inscrições
As inscrições poderão ser feitas através do site https://.focoradical.com.br . Homens e mulheres poderão se inscrever desde que tenham idade igual ou superior a 16 anos. O primeiro lote das inscrições segue até o dia 31 de dezembro. Os valores iniciais, são: R$89 (5km), R$99 (10km), R$109 (21km), R$119 (42km). A entrega dos kits acontecerá no dia 9 de junho, à partir das 13h. Toda a estrutura do evento será montada no forródromo da cidade de Areia Branca. Mais informações poderão ser obtidas no site do desafio: https://.desafio42k.com.br/

PELO TWITTER

www.twitter.com/dmauromorelli Vamos subir as montanhas para oxigenar a vida atribulada no corre e corre de cada dia. Paz e bem..frutos da justiça.

www.twitter.com/WilliamFonseca  Lembranças são como um filme antigo que guardamos numa estante. Às vezes parece tão irreal como uma ficção. Mas tá lá.

www.twitter.com/Abrahao_Filho  Desemprego: Itália 11.8%, França 10.7%, Turquia 10.1%, Canada 7%, Alemanha 6.4%, Russia 5.5%, USA 5.3%, BRASIL FHC 12.2%. BRASIL atual 7.6%.

www.twitter.com/gildasio2002  o avanço da internet tem tirado os barões da mídia de dentro da zona de conforto do capitalismo. via observatoriodaimprensa.

www.twitter.com/AntonioJMoraes  Todos priorizam a política partidária. Por isso que os serviços públicos são tão deficientes. DESGOVERNO.

EVENTO

I ENCONTRO DOS ESCRITORES MONTE-ALEGRENSES & CONVIDADOS
O município de Monte Alegre de Sergipe comemora os seus 62 anos de existência no próximo dia 25 de novembro, mas quem ganha o presente são os cidadãos deste alegre lugar.
Sabemos que a liberdade de escrever impulsiona homens e mulheres a adentrarem em um mundo desconhecido, porém estimulante. Seguindo este pensamento, resolvemos criar o I Encontro dos Escritores Monte-Alegrenses & Convidados, edição 2015, com o intuito de possibilitarmos aos nobres escritores (as) um espaço para a apresentação das suas produções, pois percebemos que alguns escrevem e depositam os seus textos em uma gaveta ou uma pasta, não ousam divulgar, talvez por medo ou por não terem a oportunidade. A reunião das produções concretizou a I Antologia do referido Encontro que será lançada no próximo dia 25 no Colégio Estadual 28 de Janeiro, conforme programação.
Finalmente, a oportunidade chega a todos os escritores com os diversos encontros que vêm ocorrendo em nosso estado, graças ao semeador, Domingos Pascoal (Membro da Academia Sergipana de Letras). Este ser organizou o I Encontro dos Escritores Sergipanos em 2012 e de lá para cá novos sonhadores e amantes da arte de escrever empenharam-se com o intuito de organizar os movimentos municipais.
Assim, o canto do galo vai ecoando e novos galos começam a cantar, unificando as vozes, sonhos e realizações pessoais. É nesse sentido que nós, os organizadores, resolvemos reunir os cantares dos novos e renomados escritores em uma obra. Almejamos que o eco se espalhe pelas gerações atuais e as vindouras, contagiando os leitores admiradores das palavras. Sinta-se convidado (a) para embarcar em uma viagem repleta de alegrias, tristezas, sonhos, realizações, amor, ódio, história, números e encantos, porque todos nós somos escritores (autor e leitor).
Atenciosamente,
Comissão organizadora

ARTIGO

Carlos Garcia Redator do Correio de Aracaju
   – entrevista o comendador Firmino Alves, sergipano que fundou  a cidade de Itabuna, no sul da Bahia –

GILFRANCISCO: Jornalista, pesquisador, professor universitário, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.

Como redator do Correio de Aracaju desde 1938, Carlos Garcia, representou o jornal sergipano na 3ª Concentração Econômica e Municípios, realizada em Ilhéus, no Estado da Bahia no final do mês de junho de 1940. Especialmente convidado pelo Interventor Federal Landulfo Alves e do secretário da Agricultura Joaquim da Rocha Medeiros daquele Estado para acompanhar os trabalhos da Concentração. Ao retornar a capital sergipana no trem noturno do dia 26 de julho, Carlos Garcia começou a preparar edição especial para publicação uma semana depois no Correio de Aracaju, sobre as solenidades realizadas naquela cidade, ilustrado por vários clichês que focalizam flagrantes oportunos, onde mostra suas atividades no Sul da Bahia, principalmente em Ilhéus e Itabuna.

A série de matérias foram publicadas na edição do Correio de Aracaju, de 3 de agosto, todas preparadas por Carlos Garcia.

Uma das matérias que nos chama à atenção é sobre o “Recenseamento na Bahia”, assunto muito bem observado pelo experiente redator Carlos Garcia, impressionante atividade do Delegado Regional do Recenseamento, Rubem Gueiros e dos seus auxiliares na capital e no interior, no sentido de realizar a grande obra nacional que será o Centro Brasileiro de 1940. Segundo Garcia;

“É de notar, também o apoio da imprensa baiana ao grande empreendimento.
Já está feito o arrolamento predial da Capital e das principais cidades do interior,
obedecendo aos trabalhos a uma técnica realmente proveitosa.
Correio de Aracaju observou de perto o que tem sido o trabalho e organização pelo Censo na Bahia e se sente invicto bem em registra nesta edição especial dedicada ao Estado irmão a sua impressão, que é a de todos quantos queiram ver”.

Esta edição especial recheada de publicidades de empresas, de profissionais autônomos e de associações classistas baianas, sobretudo dos municípios de Ilhéus e Itabuna.  Na página 3 do matutino aracajuano, encontramos em destaque a matéria, “O Governo da Bahia em contato com os problemas econômicos e sociais do Estado”, que ocupa toda a página. O fogo abordado por Carlos Garcia discorre em torno do interventor Landulfo Alves de Almeida, que dirige os destinos da Bahia desde 1937, quando uma nova ordem política se estabeleceu no país. Impressionado com a grande obra que se realizava na Bahia, viu e analisou o surto de progresso por que passava o Estado irmão, dando enfoque à situação financeira, os campos de cooperação, o estádio municipal, estradas, campos de experimentação e sistematização.

Foram muitos os assuntos tratados nesta edição pelo Redator Carlos Garcia, alguns como: Na vanguarda das causas da lavoura; Passa por uma fase de intenso progresso a grande e bela cidade de Itabuna; A cruzada do bem pelo bem, de Ilhéus; Ilhéus, capital do sul baiano.

Entrevistando o prefeito de Ilhéus, Mário Pessoa, enumera as suas realizações, algumas como: colocação de tubos de concretos para esgotos na Avenida Dois de Julho; abertura da Avenida Missael Tavares, ligando às Docas a Praça Caiu, que dá acesso mais próximo do porto à estação ferroviária da cidade; obras diversas para saneamento do Gameleiro nas Ruas Sete de setembro e Carneiro da Rocha.

Durante sua permanência em ambas as cidades baianas, o redator sergipano conheceu vários intelectuais de destaque na sociedade, entre eles o poeta pavônico de Belmonte, Sosígenes Costa (1901-1968), autor de Obra Poética (1958), de sua autoria publicou o poema Prometeu e reencontrou o ex- juiz sergipano, Enoch Matusalém Santiago (1892-1957) e seu filho o jovem e talentoso poeta, Enoch Santiago Filho (1919-1945), autor de um livro póstumo Poemas (1946).

Enoch Santiago fora aposentado compulsoriamente do cargo de juiz de Direito por questões políticas, e resolveu transferir-se para o Sul da Bahia, onde passa a advogar e exercendo a função de Secretário da OAB, daquela cidade. Em 1942 retorna ao Estado  Sergipe a convite do interventor Maynard Gomes, sendo nomeado primeiramente, como membro do Conselho Regional de Trânsito e depois (1943) nomeado Juiz de Direito da 1ª Vara da Comarca de Aracaju. Nesta edição são publicados dois poemas: No Convento de São Francisco, de Enoch Matusalém e Itabuna de Enoch Santiago Filho. Vejamos:

No Convento de S. Francisco

Eu entrei na igreja,

Sem alma, sem fé, sem contrição.
Não me benzi, nem rezei.
Nem sequer me ajoelhei,
Não fiz uma oração.
E ora veja
Entrei na certa,
Porque a porta estava aberta…

Tirei apenas o chapéu,
Indistintamente,
Lembrado muito vagamente,
Que há um Deus no céu.

E com ares de turista
Como se fosse um artista,
Pus-me a olhar, examinar
Os doirados, as imagens, o altar
De Jesus
Descendo o braço da cruz
E abraçando S. Francisco.

Como eu ando, tão fora do aprisco!

Daí a pouco entrou uma mulher perdida.
Muito minha conhecida,
Porque a via sempre na cidade;
De unhas bem vermelhas,
Quase sem sobrancelhas,
Uma destas abelhas
Sem feitiço
Saídas do cortiço…
Mulher de pouca idade,
Oxigenada,
De ruge e de batom,
Penteada, preparada, exagerada,
Para não perder o tom.

Ela foi ao altar, benzer-se, ajoelhou-se
Eu vi que ela rezou,
E até, parece, que chorou.
Não sei que foi que ela pediu a Deus!
Pediu o quer que fosse
Paz bálsamo na ferida
De sua vida.

Eu que entrara no templo, indiferente,
Sem alma, sem fé, sem contrição,
Entrara, apenas com o chapéu na mão,
Tão frio e tão descrente,
Tão esquecido dos céus,
Sai com inveja da mulher perdida,
Que chora, que reza e crê em Deus!

        Bahia, setembro de 1938.

  ***

Itabuna

Ao meu pai

Cidade vibrante,
Animada, radiante,
Cidade do útil.
Ao teu céu inconsútil
Se evola incessante,
O perfume embriagante
Do moreno cacau.

O teu campo vil
Tem o segredo subili
Do eterno verdor,
Que abrilhanta o esplendor
Do teu céu sempre lindo,
E tu vives sorrindo
Colhendo cacau.

Tua aurora de luz,
Que encanta e seduz
Desperta ao tímido
O instante ruído
Da tropa oscilante,
Que vem molamanta
Trazendo cacau.

Nas longas estradas,
Que vivem banhadas
De um sol fulgurante,
Desliza incessante
O teu sangue, a tua vida,
A torrente incontida,
Levando cacau.

Nas tuas avenidas,
Nas praças floridas,
Passeiam serenos,
Brejeiros e finos:
Jardins pequeninos
Cheirando a cacau.

Cidade menina,
Hás de ser a grã fina,
A encantada alegria
Do sul da Bahia,
Com a crescente riqueza
De tua grandeza
Que vem do cacau.

Junho de 1939.

A longa entrevista Saiu de Sergipe menino e fundou uma grande cidade na Bahia, concedida a Carlos Garcia pelo comendador Firmino Alves, um senhor de 83 anos, conta a saga dos sergipanos em busca de trabalho no sul do estado baiano. Vejamos um trecho do depoimento:

Vou lhe contar como vim bater por estas terras. Delas quem ouviu falar primeiro
em nossa família foi meu avô José Severiano de Oliveira, que sempre viajava para a vila de Abadia, onde foi informado de que havia terrenos incultos e bons  em grandes quantidade, no sul deste grande Estado, todos de Chapada dos índios, hoje Vila Cristina, e falta de terrenos para trabalhar meu avô resolveu partir, em companhia dos filhos. Destes, só ficou em Chapada meu pai, José Alves da Silva com minha mãe Maria do Carmo da Silva e nós, seus filhos, mas por pouco tempo. Porque não resistimos também à tentação de partir e em 1867 deixamos a terrinha.

Nesse tempo, eu tinha 15 anos de idade. Meu pai comprou algum terreno dos caboclos que nesse tempo aqui viviam e começamos a trabalhar nas duas margens do rio que hoje chamam Cachoeira quando o verdadeiro nome é Itabuna, nome que depois eu dei à cidade. Em 1867 só existiam aqui os caboclos cultivando cacau.

Nada… Quando aqui chegamos não os trabalhava. Uns cultivavam 10 pés, outros 20, muito pouca coisa durante o ano. Mas trabalhamos, e trabalhamos muito. E dentro de alguns anos eu já estava independente trabalhando na Burundanga, que fica há uma légua daqui e também na minha fazendinha, Boa Lembrança, por onde passa hoje a Estrada de Ferro.

– Mas acontece que eu precisei fazer uns balcões para a minha casa de comércio de Boa Lembrança. Operário aqui não existia, e assim eu tive uma ideia, cuja grandeza só depois compreendi: ir a Sergipe e de lá trazer os carpinas. Foi em 1892. Cheguei em minha terra e lá num dia de feira fiz tal propaganda do que  era isso aqui, a fertilidade do solo e as possibilidades de fazer fortuna que na minha volta trouxe não somente os operários de que precisava, mas também cerca de 40 patrícios.

– Foram, porém, muitos, inúmeros, os que desejaram, e não puderam vir logo comigo. Precisavam antes se arrumar, acertar as coisas. Eu então lhe disse que, logo pudessem, viajassem, e aos que não tinham recursos autorizei a se apresentarem na Bahia aos meus correspondentes Bessa Ribeiro & Cia proprietário da Luva de Ouro, pois estes lhes dariam o dinheiro para passagem. Na volta, tudo acertei com os meus correspondentes, e o senhor acredita: não veio para Ilhéus mais uns barquinho ou vapor que não trouxessem sergipano.

– Não, absolutamente. Eu apenas os guiava. E eles encontrados pelo que viam, compreendendo a fertilidade do solo pelos colossais cedros, vinháticos, jequitibás de cento e tantos palmos que aqui se encontravam em quantidade, começavam a plantar e estavam bem em pouco tempo. Ai, já fazia gosto ver o povoado, com uma porção de casas levantadas, muitas outras se fazendo, o comércio em desenvolvimento, todos alegres e trabalhando, os meninos frequentando uma escola cuja criação eu conseguira numa viagem a Ilhéus.

     ***
A repercussão do caderno especial do Correio de Aracaju motivou a que o leitor Inácio Soares, alto comerciante na cidade de Maruim, escrevesse o comentário Itabuna, vista na sua formação, publicado no mesmo jornal em 19 de agosto:

“Exmo. Sns. Diretor do Correio de Aracaju – O número de 3 do corrente chegou retardado em minhas mãos. Li com especial atenção a palavra do comendador Firmino Alves para esse jornal. A história de fundação de Itabuna é para mim objeto de grandes recordações. A Bahia deve a colheita daquele colosso à intrepidez do Sergipano. Destacaram-se na demanda pelo desenvolvimento daquele grande empório os caboclos dos arrabaldes de chapada dos índios, comandados por Firmino Alves ou Firmino Caboclo, como  era conhecido, e  Paulino Vieira de Nascimento.
E a Bahia soube reconhecer o mérito desses heróis de 1867 Paulino Vieira morreu cercado de prestígios e coberto de glória nos braços do povo da Bahia Firmino Alves desfruta uma velhice tranquila, repousado nos colchões de seda do cultivo de suas boas ações. Sei alguma cousa da vida da Tabocas, essa grande cidade de Itabuna. Transitei por ali 24 anos depois da imigração dos nossos conterrâneos acima referidos, na data de 1891.
Posso dizer que a luta do bravo povo Cearense nas plagas inóspitas do Amazonas não foi mais penosa de que a tarefa dos nossos heróis nas margens do Cachoeira, Ilhéus, e brilhante cidade e opulento comércio da atualidade, eu a vi naquele tempo pior, porque era menos cuidada, de que as nossas cidades litorais do interior. Itabuna ou Tabocas nada representava. Apenas um pequeno trecho de casinhas sombreadas pelas árvores que pendiam os seus galhos do barranco dos rios, e nada mais.
Servia, porém, de posto de diversão aos desordeiros procedentes do sertão, que ali ficavam armados até os dentes, espancando e matando por qualquer arreda-palha. O transporte de Ilhéus a Tabocas se fazia rompendo as mais duras dificuldades nos tempos normais. Quando havia enchentes, o refego paralisava. A começar de Tabocas e além, tudo era vasto e escuro. De qualquer lugar que se estivesse daquelas aberturas no meio das matas intituladas de Fazendas, ouvia-se os gritos dos macacos e encontrava-se toda espécie de bichos.
A mulher que podia consolar o homem em meio de tanta peripécia custava ao solteiro os olhos da cara, ou o individuo casava-se, quase sempre sem consultar a voz do coração, ou teria de importar a sua predileta. E casava mesmo, porque cada mulher tinha o seu homem e cada homem o seu rifle.
Nem polícia nem Justiça imperavam naquela terra. Nunca vi chegar um sacerdote naquele lugar. Também não tinha médico nem Farmácia. O pão importado de Ilhéus, quando era possível, chegava ali retardado e intragável. O tifo assolava e dizimava vidas.
Através de tantas dificuldades o Sergipano audacioso via o futuro promissor, não esmoreceu, lutou e venceu.
Maruim, 11 de agosto de 1940.
             Ignácio Soares

Blog no twitter: https://.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“O amor vive de dar e perdoar e o egoísmo vive de tomar e esquecer."Sathya Sai Baba, educador e líder espiritual indianom nasceu em 23 de Novembro de 1926 e morreu em 2011.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais