Aracaju: Jackson definirá apoio em maio

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Nos últimos dias o governador Jackson Barreto conversou com várias lideranças sobre a disputa eleitoral em Aracaju. Jackson vem monitorando todo o processo pré-eleitoral através de diversas pesquisas internas. O grupo tem até o momento três pré-candidatos: Zezinho Sobral, Edvaldo Nogueira e Valadares Filho.

Jackson esperará até maio para ter uma posição mais concreta, porque entende que a eleição municipal este ano estará sintonizada com o quadro atual da política brasileira.

Se fosse para escolher pelo coração Jackson cravaria a candidatura de Zezinho Sobral do partido dele, o PMDB. Porém, apesar do bom trabalho à frente da pasta da saúde e de uma grande exposição na mídia nas últimas semanas, o nome de Zezinho Sobral não decolou nas pesquisas internas. E os que torcem pela candidatura achavam que em março os índices melhorariam, mas isso não aconteceu.

Hoje o blog apostaria, sem dúvida, que Zezinho Sobral não seria candidato a prefeito.

Já o nome do ex-prefeito Edvaldo Nogueira não aparece mal nas pesquisas internas. Porém, além da maré baixa com os índices de rejeição ao governo Dilma, que afeta os partidos aliados, PCdoB e PT, o ex-prefeito não se enquadra no que Jackson vem pregando: a necessidade de renovação política em Sergipe.

E o pré-candidato Valadares Filho, do PSB, apesar de liderar todas as pesquisas internas que o governador tem em mãos, ter um índice de rejeição baixíssimo e ser um nome novo para administrar tem um problema: Jackson e o senador Valadares, apesar das conversas ainda não quebraram todas as arestas de um passado recente.

Apesar do gesto recente do senador Valadares, de que não será candidato em 2018, ter agradado o governador e os partidos aliados, ele (o senador) e Jackson Barreto ainda não conversaram “olho no olho” para que o caminho fosse aberto.

Engana-se quem anunciar agora que Jackson já tem candidato. Até maio Jackson continuará conversando, analisando índices para “bater o martelo”.

O blog arrisca a afirmar que dificilmente Edvaldo e Valadares Filho deixarão suas candidaturas. Porém, o apoio de Jackson pode definir a ida para o segundo turno eleitoral.

E o lixo em AJU: TCE terá coragem de pedir apoio a Deotap e MPE para investigar empresas?
Não basta apenas o TCE querer que a PMA realize um novo contrato emergencial. Este não vai demorar. Será que Clóvis Barbosa terá coragem de pedir um “pente fino” nas empresas? A começar pela aquela, a Via Norte, que os políticos nos bastidores dizem que é de uma autoridade. Ou seja, tem laranja no meio. É só pedir a Deotap, ao MPE e quebrar os sigilos telefônicos dos envolvidos. Vixe Maria, aí muita gente não dormiria…

Grupo Juristas Pela Democracia. Nota reunião hoje, 21, às 18h
Nota: Amigos advogados e juristas de Sergipe em  virtude do posicionamento na última sexta feira da OAB/SE e CFOAB ,em declarar apoio ao processo de impedimento da presidente legitimamente eleita pela maioria do povo brasileiro, de forma açodada, sem o mínimo de debate ou deliberação prévia da maioria das seccionais, abnegados colegas da profissão em todo o país estão indignados, aqui em Sergipe, estamos convocando uma plenária para próxima hoje, 21, às 18h no Sindicato dos Bancários, que fica localizado na avenida Gonçalo Rollemberg, próximo ao sala 1 visão. Compareça, vamos fazer parte do grupo que luta pela manutenção do estado democrático de direito. #naovaitergolpe.

Manifestação da sexta-feira
Pelas redes sociais o ex-deputado João Fontes avaliou que o ex-prefeito Edvaldo Nogueira fugiu do ato de apoio a Dilma na última sexta-feira. “Edvaldo com medo do apoio a Dilma e Lula Mergulhou! Não apareceu nas manifestações do seu partido!”, escreveu Fontes. Já um petista histórico disse que o não comparecimento do ex-prefeito será cobrado publicamente.

MP realiza hoje audiência: combate à intolerância religiosa
Hoje, 21 de março, dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial,às 9h, na sede do MP de Sergipe o promotor de Justiça Luís Fausti Valois realizará audiência pública para tratar de ações que visem garantir a liberdade de crença e ações de combate à intolerância religiosa.

Marcélio Bomfim na Comissão da Verdade hoje,21
O ex-vereador e ex-preso político Marcélio Bomfim fará depoimento hoje, 21, em audiência pública da Comissão Estadual da Verdade, a partir das 9h, no Museu da Gente Sergipana. Marcélio foi preso durante a Operação Cajueiro, realizada em fevereiro de 1976 pelo Exército. Os presos políticos de Sergipe foram encaminhado para as dependências do 28º Batalhão dos Caçadores, unidade militar do Exército Brasileiro, em Sergipe,. onde sofreram torturas.

Viagem
Por não encontra-se em Sergipe o titular deste espaço não comparecerá a ao depoimento de Marcélio Bomfim. Na primeira audiência, que foi transferida, estava presente. Mas pedirá a gravação de toda audiência. Será um relato histórico sobre a opressão no Brasil, não apenas no período da Operação Cajueiro.

As chapas começam a se formar no interior sergipano
No município de Porto da Folha com as articulações do deputado estadual, Zezinho Guimarães, PMDB, foi possível unir o seu partido com o Rede Sustentabilidade (partido de Marina Silva) na formação de uma chapa majoritária competitiva com reais possibilidades de alcançar a vitória nas urnas. O peemedebista Gilmar Xavier agora definido com sua pré-candidatura a prefeito, terá como companheiro de chapa o membro do Rede e ex-petista Ancelmo Rito. A duas pré-candidaturas receberam a simpatia e aval do governador Jackson Barreto.

Lançamento
O juiz José Marcelo Barreto Pimenta lança nesta segunda-feira, 21, na livraria Escariz, da avenida Jorge Amado, o livro de sua autoria: Reserva do Possível e a A Força Dirigente dos Direitos Fundamentais Sociais. O evento está previsto para começar às 18hs30m. O autor da obra explica que a escolha do tema deveu-se a uma grande preocupação com o tratamento dispensado às questões relacionadas à efetivação dos direitos fundamentais sociais no Brasil.

Maria da Taiçoca: disputada por todos em Socorro
A vereadora Maria da Taiçoca do município de Nossa Senhora do Socorro, vem sendo disputada por todos os

pré-candidatos a prefeito. Numa solenidade na semana passada no plenário da Câmara de Aracaju o fotojornalista César de Oliveira tirou as fotos ao lado. Numa o prefeito Fábio Henrique beija a cabeça da vereadora e em outra o ex-deputado José Franco. Maria da Taiçoca, por enquanto observa tudo e espera o momento certo para anunciar o caminho eleitoral este ano.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Pontifex_pt  Quanto maior for o pecado maior deve ser o amor que a Igreja manifesta em relação àqueles que se convertem.

www.twitter.com/BlogClaudioNun  O ódio é a vingança do covarde. B. Shaw.Não odeie a defesa da Democracia. Querem Poder com Luta entre Irmãos.Querem Fatricídio

www.twitter.com/chicoandradef  A Globo é um bando de……(escolham o adjetivo)!

www.twitter.com/emirsader  Aceleração recorde do cancelamento de assinaturas de jornais e revistas. Passaralhos de abril prometem também ser recordes.

www.twitter.com/j_livres  O Brasil é meu também! Eu quero que acabe a minha corrupção e a sua corrupção!

www.twitter.com/markuz_rocha "O judiciário tem q exercer seu papel c/ prudência,serenidade, racionalidade,s/ protagonismos, pq é isso que a sociedade espera de um juiz"

NOTA PÚBLICA

Frei Paulo: Opositores do Prefeito Desmentem Boato

O  grupo que faz oposição ao prefeito de Frei Paulo vem desmentir o boato criado por pessoas ligadas ao prefeito. Dizendo que uma pesquisa que estava sendo feita na última sexta não tinha o nome da madrasta do prefeito pelo fato de que tinha sido encomendada pelos opositores.Tudo começou pelo fato de que tinha um Instituto na última sexta, 18, fazendo pesquisa eleitoral na cidade.E na pesquisa não constava o nome da tia e madrasta de Arinaldo Filho, Ducelina Modesto.”

Os nomes citados pelo instituto foram Anderson de Zé das Canas e Mércia Dantas pela oposição e Tita, Guga, Zé Paulo e Gabriel pela situação.O engraçado é que tinha uma pergunta sobre o grau de satisfação da atual administração. Daí nos perguntamos: Para que  serviria encomendar uma pesquisa e incluir o grau de satisfação da atual administração já que o prefeito não disputará as eleições deste ano?

CONSELHO DE LEIGOS NA ARQUIDIOCESE DE ARACAJU

Carta Aberta

“A sabedoria completa é o temor do Senhor; na sabedoria completa há a observância da Lei” (Eclo 19,20-21).

O Brasil vive um período de grande tensão. Nós, católicos, leigos e leigas, não devemos estar inertes neste momento. Não devemos aceitar que a democracia pela qual tanto lutamos seja destroçada por aqueles que não querem respeitar a vontade soberana do povo, manifestada nas urnas. Não devemos permitir que as conquistas sociais das camadas mais necessitadas do nosso povo sejam substituídas pela ganância de capitalistas, que, agora, decoram os seus prédios com cores de efeito e palavras de ordem, quando os deveriam decorar com responsabilidade social.

Tentar a derrubada da presidente da República é apenas o pano de fundo para uma operação malsinada, que políticos conservadores, aliados a empresários insatisfeitos com os direitos conquistados por aqueles considerados mais fragilizados social e economicamente, tentam perpetrar.
O jogo sujo do conservadorismo retrógrado tem o apoio dos principais meios de comunicação social, que lhe dão guarida, informam como querem e o que querem, distorcendo e induzindo. Que entre eles e entre todos nós, a ética seja preservada.

É necessário que nós tenhamos a devida cautela para analisar todos os fatos, vendo o que se esconde por trás deles e enxergando além dos mesmos. Ninguém, em sã consciência, é a favor da corrupção. E nós não somos. Ao contrário, queremos que todos, sem exceção, e não apenas alguns, sejam processados com obediência ao ordenamento jurídico. E que ninguém seja julgado com base no espetáculo que ora se vê, para atender ao clamor das ruas que se levanta insuflado pelas forças que somente encontram ânimo na penumbra de gabinetes e escritórios luxuosos. Enfim, que todos os verdadeiramente culpados sejam rigorosamente punidos. Todos.

Devemos dizer “NÃO” aos justiceiros de plantão. Aos que empunham a Bandeira Nacional para defender arranjos que lhes favorecem em prejuízo das parcelas menos favorecidas do povo brasileiro. Dizer “NÃO” significa não calar a voz. Significa anunciar e denunciar. Não ter medo de ir em frente. Jamais aceitar o retrocesso.

O momento é de oração e de luta. É de continuar seguindo o caminho de JESUS, que não temeu os poderosos do seu tempo.

Portanto, o Conselho de Leigos – CONAL na Arquidiocese de Aracaju repudia toda e qualquer forma de destruir a democracia arduamente conquistada. Que a Constituição seja respeitada. Que as Leis sejam cumpridas. Que o Direito triunfe. E que a Justiça se faça. Com todos. E para todos.

A DIRETORIA

ARTIGO

A hipocrisia no país da boca limpa por Moacir Poconé*

Após a divulgação das controversas escutas telefônicas promovidas pelo juiz Sérgio Moro, vimos surgir nas redes sociais, em programas de rádio e TV, ou mesmo em conversas entre amigos, uma atitude de surpresa diante do vocabulário utilizado pelo ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Como poderia um ex-presidente falar tantos palavrões ou usar tantos termos de calão em suas conversas? Um verdadeiro absurdo, segundo o espanto das pessoas.

Esqueceram que ali estava o Lula cidadão comum, em conversas particulares com pessoas próximas. Trataram a fala do ex-presidente como um pronunciamento oficial. “Estamos vendo agora quem ele realmente é”, disseram alguns desses comentaristas, surpreso muito mais pela forma do que pelo conteúdo dos diálogos. Certamente, são pessoas que não xingam no seu dia a dia e por isso se surpreenderam com as divulgações. São pessoas que jamais seriam chamadas de “boca suja”.

Interessante a relação que se pode fazer com outro evento. Só que esse, público e de alcance mundial. Trata-se da abertura da Copa do Mundo, no ano de 2014, aqui no Brasil. A torcida, formada em sua imensa maioria por pessoas de boa posição econômica e social, mandou em alto e bom som a presidente Dilma, que naquele ato representava o país, “ir tomar no c…”. É irônico que naquele momento, esse ato grosseiro tenha sido tratado por muitos como natural e um exemplo da liberdade da expressão das pessoas. E agora, provavelmente muitas dessas pessoas, condenem Lula por seu vocabulário numa ligação reservada.

Não entrarei no mérito do teor dos grampos realizados. Mas a hipocrisia no país da boca limpa sem dúvida merece uma análise mais detalhada. O que provoca o assombro realmente é o teor das palavras ou a vontade de condenar aquele que as profere? Fica a reflexão.

*professor e funcionário público.

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“O preconceito da raça é injusto e causa grande sofrimento às pessoas.” Voltaire. Hoje, 21 de Março,Dia Internacional Contra a Discriminação Racial.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais