2º turno: querem tirar JB das ruas

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Depois da divulgação da pesquisa do Dataform e de pesquisas internas que comprovam que foi mantida a distância de cerca de 8% do candidato Valadares Filho para o candidato Edvaldo Nogueira, coordenadores da campanha do ex-prefeito querem retirar Jackson Barreto da campanha. Para quem não sabe Jackson começou a ir para as ruas na semana passada, antes ajudava apenas nos bastidores.

Os coordenadores alegam que com a exposição de Jackson o alto índice de reprovação do governo está colando mais ainda em Edvaldo fazendo que aumentem os percentuais de rejeição do candidato.

Os coordenadores têm como base a análise do Cinform que publicou: “Com os dados analisados, é possível aferir que, nesta reta final, há uma tendência  a cristalização do voto dos aracajuanos, conforme identificado pela pesquisa do mesmo instituto já no final de setembro, nas vésperas da eleição do primeiro turno. Com poucos dias de televisão pela frente e apenas mais um debate, além das ações de rua, só mesmo um fato novo de extrema importância teria o poder de modificar a tendência observada ao longo do tempo pela pesquisa Dataform…

Alguém pensaria um dia que a ida de Jackson às ruas derrubaria de vez um candidato em Aracaju?

Luciano Barreto participa do FinancIES na Unit
O empresário e presidente da Construtora Celi, Luciano Franco Barreto, esteve na tarde da última sexta-feira, 21 de outubro, na Universidade Tiradentes (Unit) para participar da 9° edição do Fórum dos Executivos Financeiros para as instituições de Ensino Privadas do Brasil (FinancIES).

Trajetória
Durante Talk Show – Empresários de Sucesso, Luciano Barreto, ao lado do reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, relatou para o público um pouco sobre a sua trajetória no setor da construção civil e respondeu algumas perguntas sobre como obteve sucesso ao longo dos 48 anos que está à frente da Construtora Celi.

Liderança
“O mais importante é exercer o papel de líder. Uma empresa só consegue alcançar o sucesso se o empreendedor dá o exemplo”, respondeu Luciano Barreto, que dedicou o seu sucesso tanto à sua família, representada no momento por Luciano Franco Barreto Neto, quanto aos seus colaboradores. Ao final do evento, o empresário recebeu uma escultura do artista plástico Rodrigo Bittencourt.

MP implanta “Operação Antidesmonte”
A fim de combater a desorganização administrativa e a dilapidação do patrimônio público, o chamado “desmonte” neste ano de eleições, o Ministério Público de Sergipe, por intermédio do seu Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público e Ordem Tributária – CAOPPOT estruturou a “Operação Antidesmonte”.

Dilapidação
Coordenada pelo CAOp do Patrimônio Público com o apoio das Promotorias de Justiça da Defesa do Patrimônio Público e com o eventual acompanhamento do Grupo de Combate à Improbidade Administrativa do MP, a “Operação Antidesmonte” visa assegurar a legalidade do processo de transição da gestão municipal em todo o Estado de Sergipe. O objetivo da operação é evitar a dilapidação do Patrimônio Público em prefeituras cujos gestores não conseguiram se reeleger ou fazer sucessor.

Desempenhos
É mister reconhecer que, historicamente, as transições de poder nos municípios são marcadas por ocorrências de irregularidades e de práticas atentatórias aos princípios da Administração Pública, produzindo efeitos perniciosos para toda a sociedade e gravames financeiros aos cofres públicos dos municípios, além da perda ou destruição do acervo documental do ente, especialmente no final dos respectivos mandatos de Prefeitos, dificultando ou inviabilizando os desempenhos por parte dos novos gestores.

Reuniões
Para elaborar a operação, os Promotores que exercem a função do Patrimônio Público em Sergipe realizaram diversas reuniões com o CAOPPOT, que culminaram com uma Recomendação expedida no bojo do inquérito civil instaurado pelo MP, para acompanhar a transição das gestões municipais. Na Recomendação, pautada nas normas do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, o MP ressalta que é dever dos atuais Prefeitos e demais servidores municipais assegurarem a continuidade dos atos da Administração Pública, em especial com a permanência dos serviços essenciais prestados à população e com a manutenção do seu quadro funcional, com a guarda e manutenção dos bens, arquivos, livros e documentos públicos em seu poder.

Comissão
Além disso, somando esforços a outros órgãos e instituições que atuam no controle da Administração Pública, o MP recomendou aos Municípios sergipanos, a criação de “Comissão de Transição”, que deverá ser composta por membros da gestão atual e da futura gestão. A Comissão deverá ser fiscalizada pelo MP e pelo TCE, no âmbito dos Poderes Executivo e Legislativo para assegurar a legalidade do processo de transição de em toda gestão municipal.

Medidas
A Recomendação enumera, também, várias medidas necessárias a serem adotadas para a devida prestação de contas, tais quais, a disponibilização de documentos e informações de interesse público, a continuidade dos serviços públicos prestados à população e o pagamento da folha dos servidores públicos. O documento enumera, ainda, medidas proibitivas, a exemplo da que trata que os atuais gestores não devem assumir obrigações cujas despesas não possam ser pagas no atual exercício financeiro e que para isso, devem observar a ordem cronológica de pagamentos.

Infrações
O descumprimento da Recomendação ensejará a atuação do Ministério Público na rápida responsabilização dos infratores, com a promoção das ações penais e de improbidade administrativa cabíveis. “Queremos uma transição na gestão municipal transparente, uma conduta adequada dos agentes públicos com observação dos princípios jurídicos e éticos aplicáveis à Administração. Cada gestor deverá ser responsável em alcançar os melhores resultados na gestão dos recursos postos sob sua responsabilidade. Nenhum gestor poderá alegar desconhecimento de seus deveres para fins de responsabilização futura”, salientou o Promotor de Justiça Henrique Ribeiro Cardoso, Diretor do CAOp do Patrimônio Público e Ordem Tributária.

Ato no Hospital Fernando Franco
Os médicos, auxiliares e técnicos de enfermagem, e servidores do setor administrativo da Saúde fizeram uma manifestação ontem, 24, na frente do Hospital Municipal Zona Sul Desembargador Fernando Franco, no conjunto Farolândia, em Aracaju. O ato fez parte do 24º dia de greve das categorias que ainda não receberam o salário de setembro, terço de férias e parcela do 13º salário. A próxima manifestação será quinta-feira, 27, na frente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), quando deverá ser levado à sessão do Pleno o protocolo do procurador do Ministério Público Especial de Contas, Sérgio Monte Alegre, pedindo o bloqueio das contas do município de Aracaju.

Movimento
“O movimento grevista está forte, crescendo a cada dia. Hoje (segunda), muitos servidores estiveram presentes aqui no ato no Hospital Fernando Franco, e juntamente com a adesão dos médicos nesta manifestação iremos pressionar ainda mais os gestores. Iremos fazer uma grande mobilização na próxima quinta-feira no TCE para acompanhar o protocolo que pede o bloqueio das contas do município”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), Augusto Couto.

Pagamento
A direção do Sintasa não concorda com a forma que a Prefeitura Municipal de Aracaju começou a fazer o pagamento salarial. Na sexta-feira, 21, a PMA pagou os servidores da Saúde com iniciais de letra A e B, e nos próximos dias o pagamento continuaria de acordo com a ordem alfabética. “Não aceitamos isto que os gestores municipais estão fazendo. É uma forma de tentar enfraquecer o movimento grevista, mas eles não irão conseguir. A greve continua e mesmo depois de pagarem todos os servidores iremos fazer assembleia no primeiro dia útil para fazer uma avaliação da continuidade ou não da greve”, explica Augusto Couto.

Suspensão do transporte de estudantes em Itaporanga
A conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), Susana Azevedo, recebeu cinco universitários de Itaporanga D’Ajuda ontem, 24, e ouviu o relato da suspensão de oito ônibus que conduziam os alunos dos municípios para universidades e cursos técnicos na capital e São Cristóvão.

Motivos
A conselheira vai marcar uma reunião com a prefeita Maria das Graças Garcez, a Gracinha, ainda esta semana para saber da gestora sobre os motivos que a levaram suspender os transportes dos estudantes e buscará uma solução para este problema. “Tentamos conversar com a prefeita, mas ela não nos atende, e já entramos com um processo no Ministério Público Estadual”, adianta o estudante de Farmácia e Letras, Rafael Samarone, alegando que motivação da suspensão teria sido a perda das eleições.

Matriculas
Os estudantes, que fazem parte do Movimento ‘Itaporanga por mais Educação’, contam que mais de 440 estudantes estariam sendo prejudicados e muitos já trancaram a matrícula na universidade, visto que a suspensão ocorreu poucos dias depois das eleições municipais, comprometendo o transporte neste mês de outubro. “Apenas 10% dos estudantes estão conseguindo estudar porque vão para capital de carona”, explica. .

Amanhã é dia de Passeioterapia no Oceanário de Aracaju
Hoje  (25) será mais um dia de alegria no Oceanário de Aracaju. É que 30 crianças assistidas pela Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) estarão participando, a partir das 15h, de mais uma edição do Passeioterapia. O momento de relaxamento e descontração visa fornecer mais qualidade de vida às crianças que estão enfrentando o tratamento contra o câncer. Ao final do evento será servido um lanche à criançada por voluntários da casa e profissionais da equipe multidisciplinar (psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta, pedagoga, assistente social e outros).

Sergipanos presentes em mais uma edição da Rio Oil & Gas
Apesar do momento econômico mais delicado, seis empresas de Sergipe aproveitaram a oportunidade e estão participando da Rio Oil & Gas 2016, que acontece de 24 a 27 de outubro no RioCentro –  Rio de Janeiro. São empreendimentos que atuam nas áreas de controle de poços, engenharia do petróleo, operadora de campos terrestres, química do petróleo, tecnologias educacionais e universidade setorial de petróleo.

Produtos e serviços
Estão presentes na missão empreendedores como Homero Pessoa, da Engepet, que já está há 16 anos no mercado e não perde a oportunidade de participar da Rio Oil & Gas. “A proposta é divulgar produtos e serviços da empresa, além de tentar firmar novas parcerias. Meu foco principal é tentar fazer contatos com grandes operadoras de campos de petróleo”, destaca o empresário.

Oportunidade
Para a analista do Sebrae Sergipe, Ana Nunes, gestora do Projeto Petróleo e Gás, é mais uma oportunidade das empresas estarem mostrando suas tecnologias. Apesar da feira estar menor, existe uma concentração de empreendimentos e instituições com um maior desenvolvimento tecnológico, com objetivos mais focados”, explica.

Ambiente
Na visão do SEBRAE a Rio Oil & Gas é o melhor ambiente do ano para identificar tendências tecnológicas de determinados produtos/equipamentos/sistemas aplicados à indústria de petróleo, fazer benchmarking comercial – analisar produtos de empresas concorrentes, principalmente as internacionais, identificar parceiros, encontrar clientes atuais e fazer prospecção.

Empresas
A Rio Oil &Gas conta com a participação de 540 empresas expositoras de toda a cadeia produtiva do setor, distribuídos numa área de 18.000 metros quadrados. O evento acontece desde 1982 e está na Décima Oitava edição. São mais de 3 mil congressistas, 140 palestrantes, 12 eventos simultâneos, 800 apresentações de conteúdo, com a participação de 22 países.

PELO TWITTER

www.twitter.com/ComsensoWeb  MixFM @gilmarcarvalho recomenda @tcese seja fechado.Afirma q é o tribunal d contas mais caro do país.

www.twitter.com/ajudantedmagico  Eu rasgo o verbo, porque não posso rasgar o sujeito.

www.twitter.com/joaocorrrea  Tudo o que se alcança por trapaça e canalhice lhe será cobrado em algum momento. Com humildade e suor se constrói a sólida vitória pessoal.

www.twitter.com/RicMarquesTV  Transforme-se pela renovação da sua mente. Leia, estude, escreva. Estabeleça metas, foque nos seus objetivos. Experimente a vontade de Deus.

www.twitter.com/Thiago_Reis_Aju Qual @mendoncaprado fala a verdade? O de hoje que faz política Pró PT, ou o de outrora que esculhambava @JacksonBarreto? Discurso leviano!

NOTA DE ESCLARECIMENTO – App do Imóvel

O App do Imóvel solicita direito de resposta a nota de repúdio enviada pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (CRECI-SE)
O App do Imóvel é um serviço gratuito e regularizado que, inclusive, já foi fiscalizado pelo CRECI-SP e classificado como inovador e inteligente, capaz de conectar pessoas com interesses recíprocos para que possam realizar negócios sem intermediários. A lei não impede que particulares façam negócios sem intermediários, tanto é que essa é uma prática comum.

O App do Imóvel, em nenhum momento, veiculou propaganda intitulada "Corretor de imóveis com os dias contados". Na verdade, trata-se de um material jornalístico assinada pelo jornal “O Hoje.com” que tem o objetivo de levar informação e prestação de serviço para a população que, em meio a situação político-econômica do País, pode se livrar ou reduzir as taxas de corretagem de um patrimônio que, na maioria das vezes, levou-se anos para conseguir. Por ser isento e não ter interesse na comissão, a taxa média de corretagem pelo país de 6% ficará muito menor para o particular. No caso de um apartamento de R$1 milhão de reais, por exemplo, o comprador consegue economizar R$60.000 reais, que seriam desembolsados para remunerar o corretor ou a imobiliária que fizesse a intermediação do negócio.

Os atuais modelos de compra, venda e troca de imóveis no Brasil estão tão sucateados que o principal concorrente dos corretores e imobiliárias acabam sendo porteiros de prédios que muitas vezes fazem a indicação. Lamentamos que alguns intermediadores insatisfeitos e o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (CRECI-SE) publiquem afirmações levianas para amedrontar e desencorajar pessoas a realizar negócios sem intermediários.

Em nenhum momento o App do Imóvel dispensa a consulta de profissionais capacitados para os trâmites burocráticos necessários para a efetuação de compra, venda ou troca de imóvel. Caso o usuários deseje segurança jurídica, fazemos a recomendação de que, à exemplo das imobiliárias que possuem seus advogados para dar segurança jurídica, os particulares podem e devem utilizar o mesmo procedimento de segurança: consultar um advogado especialista em direito imobiliário. Em nosso site, o usuário tem a possibilidade de consultar dicas de especialistas ou contatar advogados especializados em direito imobiliário que podem ajudá-lo. Acesse: http://www.appdoimovel.com/

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“O que vem fácil, vai fácil.” Geoffrey Chaucer, poeta inglês, morreu em 25 de Outubro de 1400 (n. 1343).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais