Déda: recapeamento de verdade 400 kms. E a “meia sola” de Edvaldo

   “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.                                                               

Hoje são apenas 2 fotos de várias. Essa é na frente do Hospital Primavera, no Bairro Jardins, com fissuras no asfalto recentemente colocado. Basta uma chuva para se transformar em buracos. 

                  

Não precisa ser muito “velho”. Basta a lembrança da primeira gestão Déda na prefeitura de Aracaju, quando ele fez o maior programa de recapeamento nas principais avenidas e ruas da cidade.

Foram quatrocentos quilômetros com recapeamento de verdade, onde foi feita fresagem do asfalto desgastado e com a colocação de asfalto de qualidade com alguns centímetros de espessura que chamaram a atenção de todos. E a pavimentação foi também de qualidade, sem ondulações 

O que se vê em Aracaju hoje (as fotos não negam) é uma pressa demasiada da Prefeitura em recapear algumas avenidas e ruas e, em algumas delas, estão usando não a máquina apropriada para nivelar o asfalto, mas a patrol, que não tem a mesma qualidade. A camada é pequena e parece que a máquina de rolamento é torta, porque não está ficando plano e sim tortuoso. O asfalto novo está cheio de ondulações e falhas. Nota-se em todos os locais já recapeados o desnível do asfalto e o pior, a péssima qualidade do mesmo que já está desmanchando. 

Parece que tudo está sendo feito às pressas para filmarem e pagarem rios de dinheiro público aos meios de comunicação para mostrarem um 

Essa na Rua Santa Luzia mostra o recente recapeamento todo frisado e nos cantos já desgastado e pequenos pedaços soltos.  Desrespeito com o dinheiro público, o asfalto já está deteriorado. 

grande “programa de recapeamento”, que na verdade é uma verdadeira “meia sola.” Espere janeiro chegar para o leitor vê o dinheiro que foi economizado com a péssima qualidade do recapeamento se “torrado” na mídia.

A estrela de Déda, de lá, com certeza deve pensar como Edvaldo nem isso aprendeu. Um recapeamento improvisado. Dinheiro público jogado fora. Nem asfalto de verdade o prefeito consegue dispor para os aracajuanos.

Para quem duvida, o recapeamento de Déda durou cerca de nove anos, esse de Edvaldo no próximo ano já vai precisar de reparos.

Essa é a diferença entre um estadista que pensa além do governo dele, e de um político qualquer que só pensa na próxima eleição…

A foto do recapeamento na gestão Marcelo Déda A foto ao lado é do recapeamento realizado pela gestão Marcelo Déda de 2001 a 2005. O leitor 

Uma foto do recapeamento de Déda. Foram 400 kms com qualidade. Veja na foto a espessura do asfalto e a qualidade. Bem diferente da atual. (Foto PMA/2001 a 2004)

pode comprovar a qualidade do asfalto, a pavimentação sem ondulações e o tamanho da camada que foi colocada. Asfalto de verdade, não a meia sola de hoje.

Marina reapareceu Marina Silva, aquela que vive em outro Mundo reapareceu e diz que será candidata  presidência. Deveria ser candidata lá, onde ela se escondeu esse tempo todo. Tem gente que pensa que o eleitorado é Besta! Como bem escreveu Samarone pelo twiter: “A omissão interesseira de Marina Silva quebrou o seu encanto.”

Sobre os 4 anos sem Marcelo Déda No sábado, o blog publicou um artigo do jornalista e amigo Edson Júnior sobre Marcelo Déda. Essa manifestação de Edson e algumas outras foram verdadeiras e saíram dos corações. Porém, no mesmo sábado teve político postando foto com Déda que não segue o principal legado dele: a honestidade. Vergonhoso! Aliás, em Sergipe, contam-se nos dedos apenas de uma mão os políticos que realmente tem Déda como referência. Os outros só lembram em tempo de eleição e no aniversário da Morte. “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois como sepulcros caiados…”

Processo cabeludo. Advogado tido como renomado é expulso pela justiça do empreendimento de família por fraude O blog teve acesso a um processo, com acusação de fraude, onde um advogado num empreendimento virou proprietário do mesmo, deixando à família a ver navios na Praia. Em decisão, em novembro, a Justiça determinou a falência da empresa, a suspensão de outras ações judiciais e o bloqueio das contas bancárias da empresa falida. Uma bomba! Nos meios jurídicos só se fala nisso.

“Laranjas” Começa como advogado das famílias e de repente se torna “dono”, usando investidores laranjas. Conhecido na nossa sociedade pelas suas falcatruas, o blog está aguardando mais notícias de fraudes processuais do seu escritório. Vem bomba pra ele! Acreditem, é o que garantem autoridades judiciais…

Licitação Alese para fornecimento de combustível  E a Assembleia Legislativa de Sergipe publicou o aviso de edital (licitação 024/2017) através do pregão presencial 019/2017, para contratar empresa para o fornecimento mensal e parcelado de combustível (gasolina comum, etanol e diesel S10) para abastecimento da frota do Poder Legislativo. A sessão pública para recebimento dos envelopes será no próximo dia 18 às 8h30 na sala da Comissão Permanente de Licitação da Alese.  O edital completo pode ser adquirido em http://www.al.se.gov.br

Suicídio de reitor põe PF sob suspeita. Caso envolve delegada que comandará PF em Sergipe O  Ministério da Justiça manda apurar atuação de delegada que pediu prisão de professor da UFSC em operação de desvios de recursos. Leia matéria do Estadão: http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,suicidio-de-reitor-poe-pf-sob-suspeita,70002105813

Hoje, 04, tem homenagem da Alese ao médico Nivaldo Vieira Hoje, 04, receberá o título de cidadão sergipano, o médico Nivaldo Vieira. Será às 17h, no plenário da Assembleia. Uma justa homenagem a um médico abnegado e humanista. Em tempos de graves problemas na saúde e de profissionais que se comportam como máquinas, graças a Deus sempre tem alguns que preservam a essência da profissão, em tratar o paciente, não como mais um, mas como um ser humano que precisa de uma solução para sua doença e que deve ser tratado com respeito e carinho. Nivaldo Vieira é um deles. Que sabe dizer a verdade, passando segurança e atenção para o paciente.

Pré-candidatura Amanhã, 05, o jovem Hebert Pereira da REDE Sustentabilidade lançará sua pré-candidatura a Deputado Federal em 2018 no evento que ocorrerá na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (AEASE).

Direitos Hebert Pereira é servidor concursado do Tribunal de Justiça de Sergipe, integrante do Movimento Atitude Sergipe (MOVA-SE) e tem destacada atuação na defesa dos direitos dos cidadãos, contra a corrupção e as regalias de políticos e autoridades.

Casos  E este Blog foi informado que a “irmã” de uma autoridade policial foi exonerada da Assembleia Legislativa. Ela acumulava um cargo comissionado. Era caso de improbidade!

Casos II Porém, o Blog aguarda, da mesma fonte, a informação sobre o “filho” de outra autoridade de órgão diferente que recebe sem trabalhar. E ganha muito bem! E pode? Não se fala em outra coisa nas rodas de conversa na capital sergipana.E deveriam fazer uma limpeza geral no Estado sobre a existência de funcionários “fantasmas” e “laranjas” que rondam as repartições públicas. Será que existem?

Focco/SE realiza Seminário Todos Contra a Corrupção no TCE O Fórum Permanente de Combate à Corrupção de Sergipe (Focco/SE) irá 

realizar o Seminário Todos Contra a Corrupção, no dia 7 de dezembro, a partir das 8h30min, no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. No evento, que comemorará o Dia Internacional Contra a Corrupção, celebrado no dia 9 de dezembro, haverá o lançamento da Campanha “Todos juntos contra a Corrupção”.

Mobilização A campanha visa mobilizar a sociedade no combate à corrupção por meio de ações de conscientização e de projetos educacionais que contribuam para a formação de cidadãos mais conscientes, íntegros e engajados. A iniciativa partiu da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), que reúne mais de 70 órgãos e entidades no país. Por meio da Ação 6 de 2017, coordenada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e pela Secretaria de Governo da Presidência da República (Segov), a rede busca consolidar propostas de prevenção à prática da corrupção, fomentando a integridade social e a educação para a cidadania.

Participação As pessoas que tiverem interesse em participar do Seminário Todos Contra a Corrupção poderá fazer a inscrição através do site: www.tce.se.gov.br/ecojan.

Comemorações dos 10 anos da JUSPREV A AMASE – Associação dos Magistrados de Sergipe – foi homenageada durante as comemorações dos 10 anos da JUSPREV. O presidente Antônio Henrique de Almeida Santos representou a associação e recebeu o troféu na noite desta sexta-feira, 1 de dezembro, em grande evento realizado na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, no Rio de Janeiro.

Reconhecimento "Nosso reconhecimento pela participação na instituição JUSPREV, formando uma verdadeira rede de proteção associativa", está escrito no troféu que a AMASE foi agraciada, no evento comemorativo dos 10 anos da história de um dos maiores fundos de pensão instituídos do país.

Natal Beach será dia 23 de dezembro  Na antevéspera do Natal, a turma dos dispostos em Aracaju tem balada com o pé na areia. No dia 23 de dezembro, a Augustus Produções promove mais uma edição do Natal Beach. A promessa é de uma noite especial com o cantor Nando Reis, o cantor Jau e a banda The Baggios.

O Natal Beach vai rolar a partir das 21h, no espaço praiano mais disputado da cidade: o Com Amor Beach Bar, que fica localizado na antiga Rodovia José Sarney.Os ingressos já estão à venda na Central do Ticket, no RioMar Shopping. Mais informações através do telefone (79) 3219-2069. Programe-se!

Nando Reis – O ruivo mais conhecido do país volta à capital sergipana com o seu 12º disco, Jardim Pomar. O álbum foi gravado parte em Seattle, com o produtor Jack Endino, que conduziu o primeiro álbum do Nirvana, e parte em São Paulo, com o Barrett Martin, ex-baterista da banda norte-americana Screaming Trees.

Jau – Um dos mais prestigiados compositores baianos da atualidade com canções gravadas pelos grandes nomes da música baiana, Jau se supera a cada projeto. O artista já dividiu e divide o palco com vários artistas nacionais, como: Caetano Veloso, Jorge Aragão, Ana Carolina, Maria Rita, Margareth Menezes, Maria Gadú, Zeca Baleiro, Jorge BenJor e Zé Ramalho entre outros. Emprestando sua voz para projetos como a trilha sonora do filme Ó Paí, Ó (ao lado de Caetano Veloso), Jau se firma também como um cantor baiano que passeia pelo universo do cinema brasileiro, esta outra arte que avassala e surpreende o mundo como, aliás, a voz de Jau.

The Baggios – Uma das bandas mais inventivas da atualidade, tanto pelo blues rock cheio de personalidade como pela curiosa formação – Julio Andrade (guitarra e voz) e Gabriel Carvalho (bateria).

MAIS UMA DO GOVERNADOR DE FATO DE SERGIPE

A empáfia de Almeida Lima que só atende paciente renal por determinação do presidente do TJSE e ignora associação

Relato Do presidente da Associação de Renais Crônicos e Transplantados de Sergipe, Lúcio Alves:

Na última sexta feira, dia 01 de dezembro tivemos uma reunião na presidência do Tribunal de Justiça de Sergipe com o Desembargador Cezario Siqueira Neto.

Na ocasião, discutimos uma pauta importante referente aos renais e na oportunidade, relatamos ao Desembargador o problema de uma paciente renal transplantada que corre sério risco de vir a óbito se não receber uma medicação de alto custo fornecida pelo Ministério da Saúde. De imediato, o Presidente do TJ entrou em contato com o Secretário Estadual de Saúde José Almeida Lima, relatando o problema. Em seguida o Dr. Cezario Siqueira, solicitou que o Presidente da Arcrese acompanhasse a referida paciente ao gabinete do secretário que já aguardava a nossa presença e ao termino, o posicionasse sobre a situação.

Ao chegarmos ao gabinete, fomos enfaticamente informados que só teria acesso ao gabinete a paciente, numa clara retaliação ao Presidente da Arcrese e também conselheiro do Conselho Estadual de Saúde, Lucio Alves.
Essa atitude apenas corrobora que falta ao secretário de saúde pre requesitos fundamentais a um gestor público tais como:

01 – Educação em receber com gentileza quem adentra aquele ambiente público.
02 – Respeito a um Presidente de uma entidade da Sociedade Civil organizada, que por acaso também é Conselheiro Estadual de Saúde, que vem prestando um importante serviço aos renais de nosso Estado.
03 – Inteligência pois destratar o presidente de uma entidade que representa mais de 2400 pacientes renais, com grande capilaridade em todo o Estado e da qual essa gestão se beneficia quando faltam medicamentos no CASE.
Vale enfatizar que o acompanhamento do Presidente da Arcrese à paciente, foi uma solicitação do Presidente do TJ para que o mesmo o posicionasse sobre o andamento da situação.
Lamentável a qualidade de homens públicos à frente de instituições do porte da Secretaria de Estado da Saúde.

ESPECIAL

“Terra Serigy”. Depois do caso Vladimir Britcha, mas um eivado de erros, onde o escritório de advocacia pertence à família da juíza titular, que está sendo considerada suspeita. Busca e apreensão de um adolescente e uma pré-adolescente que não querem morar com a mãe.

Quem se lembra do caso do ator global, Vladimir Britcha que teve que fazer uma “campanha nacional” pra ter sua filha de volta tomada “à força” e de forma arbitrária por uma decisão judicial sem sentido que foi revista de forma “urgente” pelo TJSE após o “escândalo”permitindo o direito do pai a ter o acesso de direito a sua filha que era bem pequena à época?

Novamente a história se repete na “Terra Serigy” e um advogado conhecido sofreu uma “grande e estranho golpe” no dia 30.11.2017 quando a Juíza substituta da 23a Vara Cível de Aracaju-SE determinou de forma “estranha” e contrariando os “interesses” dos menores ( 01 adolescente de 14 anos prestes a completar 15 anos e sua irmã de 11 anos prestes a completar 12 anos ) a BUSCA E APREENSÃO de um adolescente e uma pré-adolescente que não querem morar com a mãe. Na verdade são 03 filhos ( 22, 14 e 11 anos ) que querem estar juntos e já declararam na Polícia Civil e em cartas ao Juiz que não querem morar com a mãe, isto é, “para filhos não quererem morar com a mãe no mínimo enseja cautela de um Juiz”!

Os processos tramitam faz anos sendo a mãe destes representadas pelo escritório de advocacia pertencente à família da Juíza Titular da mesma Vara que está sendo considerada Suspeita, mas que logicamente continua a interferir “por trás” por ser a titular daquele Juízo!

A determinação absurda da Justiça “atropela” o Art. 227 da Carta Política Federal, haja vista, que obriga a menina a sair do convívio dos únicos irmãos e sair da escola onde estuda em Aracaju ( Colégio do Salvador e Cultura Inglesa )  desde o maternal estando atualmente matriculada e aprovada para o 6º ano em 2018 para morar com a mãe na cidade de Gararu-SE, isto posto, nos enormes prejuízos de ordem pessoal para a criança que será afastada do convívio de seus colegas de infância e irmãos!

Até a presente data nenhum dos Juízes realiza estudo psicossocial na família  e nem tampouco avaliação psicológica e psiquiátrica na genitora dos menores permitindo tamanho absurdo de se realizar BUSCA E APREENSÃO em adolescentes quando os mesmos temem morar com a genitora e consequentemente serem separados e ficar prejudicados na questão educacional e pessoal! Os menores e o único filho maior do ex-casal relataram ao Juiz e à Policia que foram vítimas de “maus-tratos” por parte da mãe e que a mesma nunca se importou com eles!

O advogado tentou de todas as formas lutar pela vontade de seus filhos levando o caso à Corregedoria do TJSE e CNJ, mas no entanto, todos os processos são arquivados sob alegação de que a questão é processual e não disciplinar! São 03 anos de luta que não findam para esse Advogado ficar com seus filhos e mesmo com pareceres favoráveis do Ministério Público Estadual sempre é prejudicado por decisões do Judiciário em face da influência da Juíza Titular e o escritório de advocacia de sua família e em momento algum se vê respeitado o “bem-estar” dos filhos como previsto no Art. 227 da CF que prevê: “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. (Redação dada Pela Emenda Constitucional nº 65, de 2010)”, bem como, dos artigos 3o, 4o, 15 e 18 do Estatuto da Criança e do Adolescente que preveem o seguinte: “Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.

Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.

Art. 18-A. A criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los.      (Incluído pela Lei nº 13.010, de 2014)

Ora, determinar de forma “abrupta” uma BUSCA E APREENSÃO de adolescentes sem a realização de exames psicossociais, sem oitiva dos filhos em Juízo e diante do “grave quadro apresentado” quando os menores não querem morar com a mãe e relatam os fatos ao Juízo de que não querem se separar e que sofreram “maus-tratos” por parte da mãe “soa muito estranho” quando sabe-se que o advogado pai das crianças é “inimigo capital” da Juíza Titular e que a mãe dos menores tem os serviços do escritório de advocacia da companheira da referida Juíza denota claramente que uma família está inteiramente sendo usada como “instrumento de vingança”, valendo ressaltar, que o Juízo quer que a criança largue a sua casa e os seus estudos de alto nível  para morar no “baixo sertão” afastando-se de uma boa educação, de seus irmãos e de seus amigos para satisfazer o “poder do sistema” e em momento algum podemos entender que diante de tais fatos o Judiciário está interessado na dignidade e vontade dessa menor pouco importando a sua vontade e o seu prejuízo moral, afetivo, social e educacional!

O advogado pai das crianças está desesperado pela possível destruição de sua família e não sabe mais o que fazer além de lutar de forma “inglória” pela preservação de sua família unida!

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018                                                                                                                                          

Lúcia e Henrique Batista. 

Gente sergipana Por Antônio Samarone: Henrique Batista – Pensador humanista, historiador e médico.Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em 1970, concluiu mestrado em Cardiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1976. Lecionou Cardiologia, Clínica Médica e História da Medicina. Entre seus cargos, foi presidente da Sociedade Médica de Sergipe (1999-2002), diretor do Hospital Universitário do estado e presidente do Conselho Diretor da UFS. Desde 2004, tem representado Sergipe junto ao CFM. De 2006 a 2009, foi 1º secretário da entidade. Desde 2009, ocupa a Secretaria-Geral da entidade, além de ter participado de várias câmaras técnicas e comissões, entre elas a que acompanha o ensino médico no país. Nasceu em Aracaju (SE), em 1943.

PELO E-MAIL E FACEBOOK

Qual a mensagem a prefeitura de Aracaju passa ao turista e ao cidadão ao deixar a praia formosa, no Bairro 13 de julho nestas condições? Esgoto a céu aberto, canal sujo e fétido, obstrução da sua saída para o rio, praia cheia de lixo, 

As fotos mostram o descaso da PMA com a praia Formosa

itens de lazer sem manutenção. Tanto dinheiro gasto sem o correto aproveitamento.

Câmara de Municipal de Propriá reconheceu o Instituto São Peregrino como entidade de utilidade pública Os parlamentares propriaenses se uniram na criação do Projeto de Lei nº 057 de 2017, que torna de Utilidade Pública o Instituto São Peregrino de Assistência Social e Educacional, na noite da última quinta-feira, 30, culminou na sua aprovação por unanimidade. A concessão de Utilidade Pública à entidade, fundações ou associações civis significa o reconhecimento do poder público de que as instituições, em consonância com o seu objetivo social, são sem fins lucrativos e prestadoras de serviços essenciais à coletividade.

Missionário O diretor-presidente do Instituto São Peregrino, o missionário Carlos David, elencou a missão do entidade. “Existimos a mais de 30 anos para servir aos mais pobres, e temos por finalidade a defesa dos portadores do câncer e o desenvolvimento da nossa comunidade. Buscamos desenvolver relações sadias, considerando seus aspectos econômicos, sociais e suas diferenças culturais, em um ambiente de acolhimento, trabalho e oração no Povoado Boa Esperança”.

Trabalho “Eles têm um trabalho belíssimo, fazem um atendimento com a maior atenção do mundo e enorme carinho aos portadores de câncer. Esta aprovação é muito importante para o instituto, se tornando de utilidade pública vão aparecer mais parceiros além de receber isenção de alguns impostos”, defendeu o vereador Samuel da Cunha (PSC).

Depoimentos Completou o vereador Heldes Guimarães (PT),“O Instituto São Peregrino já deu certo e será uma referência não apenas para Propriá, mas para todo o baixo São Francisco.” O vereador Pequeno (PPS) aproveitou o ensejo para parabenizar a iniciativa e se colocou a disposição dos membros do Instituto. Já o vereador Jairo do Bairro Matadouro (SD) ressaltou a boa vontade do Missionário Carlos David em vir implantar o projeto em Propriá com o apoio da Beata Lídia. “Esse projeto é uma riqueza para nosso município e toda região, que vem beneficiar as pessoas que tem suas molestas e, às vezes, por falta de boa vontade do Poder Público fica à mercê”.

Trabalho O Presidente da Câmara Municipal, Aelson dos Santos (PSD) enalteceu que o Instituto não precisa apenas de apoio do Poder Público, mas também de toda sociedade. Comprometeu-se, em nome de todos os parlamentares, a disponibilizar emenda impositiva para contribuir com o projeto.  “Este instituto vai tirar o peso de cima do município, referente a ações que o município deveria fazer e não vem executando. Neste sentindo, o município deveria fazer uma parceria com o instituto, poderia colocar profissionais para acompanhar e fazer atendimento junto ao instituto, seria um grande beneficio para toda sociedade”, finalizou Aelson.

Ações Dentro das ações solidárias executadas pelo instituto estão: entrega de cestas básicas e kit’s de higiene pessoal; construção de casas para famílias carentes; mutirão de saúde com visitas e atendimento médico e encaminhamentos para exames e cirurgias; cursos de corte, costura e bordados; por fim, palestras de orientação social, educacional e religiosa. Ao final da sessão o empresário, Lealdo Bonfim de Souza, agradeceu ao presidente pela condução dos trabalhos e aos parlamentares pelo empenho na aprovação do projeto, também solicitou ajuda de toda comunidade propriaense para esta causa imensamente importante e humana.O vídeo:

PELO TWITTER

www.twitter.com/Frednavarro Peixe morre pela boca. Trump ainda vai ser impinchado por causa de um tuíte abestalhado.

www.twitter.com/AlberthoJorge1 PREPAREM-SE:  depois da prisão de Ana Alves,  tudo pode acontecer na terra SERIGY !!

www.twitter.com/igormangueira Pior que o fim do mundo é o fim do mês

www.twitter.com/ISMARVIANA "A vocação para homem público deve ter como essência ver em cada pai seu próprio pai, em cada mãe a sua mãe, em cada filho os seus e em cada ser humano o seu irmão."Jean Carlos Sestrem.

SINDIJOR denuncia TV Sergipe ao MTE por assédio moral

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE), entidade de classe que representa os Jornalistas e o Jornalismo em Sergipe, protocolou nesta sexta-feira, dia 01, no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), uma denúncia de assédio moral na TV Sergipe (afiliada Rede Globo). A intenção é que o órgão fiscalizador verifique a condição precária de trabalho e, logo em seguida, multe a empresa de comunicação.

O caso de assédio na TV Sergipe ocorre desde o início do ano quando a empresa passou a exigir que jornalistas trabalhassem sem a ventilação adequada no ambiente de trabalho. Inclusive, nesta sexta-feira, uma repórter chegou a falar ao vivo sobre o calor na redação.

Entenda o caso de assédio

Os empregados chegam para trabalhar às 5h da manhã. O ar-condicionado funciona das 5h20 às 5h40. Como forma de economia, a empresa volta a ligar o aparelho de ar-condicionado às 10h20 e desliga uma hora depois. Ao meio-dia liga novamente e desliga às 13h. Retoma das 14h às 16h. Um absurdo!

Importante salientar que o Sindicato não é contra os procedimentos de economia da empresa, desde que haja uma maneira que não submeta os funcionários a trabalharem em condições precárias, como vem ocorrendo na TV Sergipe.

Ressalta-se que o SINDIJOR, a pedido dos jornalistas, teve uma reunião com a diretoria em maio deste ano, sugeriu a instalação de ventiladores de teto, porém os patrões responderam que não havia qualquer situação degradante, conforme documento anexado na denúncia ao órgão ministerial.

Necessário informar a este órgão fiscalizador que há uma sala dentro da redação de Jornalismo – chamado de ilha de edição – que não dispõe de janelas, e ainda assim a empresa mantém a rotina de ligar e desligar o ar-condicionado como forma de economia.

Também se faz necessário registrar o abuso da diretoria contra jornalistas que levam pequenos ventiladores que são ligados nos computadores por meio de cabos usb. Estes minúsculos equipamentos foram confiscados pela empresa, pois segundo a direção também gastavam energia. E o pior: alguns funcionários que insistiram em usar tais ventiladores receberam advertência informal, evidenciando o assédio moral.

O SINDIJOR entende a crise financeira dos veículos de comunicação do estado, contudo não pode concordar, em hipótese alguma, com as medidas adotadas pela direção da TV Sergipe.

Aracaju, 01 de dezembro de 2017.

SINDIJOR
Em Defesa dos Jornalistas e do Jornalismo

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Frase do Dia
“Se as pessoas não tiverem o poder de dizer as coisas, eu vou dizer por elas. Quando eu era jogador, minhas pernas amplificavam a minha voz”
Sócrates, jogador, morreu em 04 de Dezembro de 2011. (n. 1954).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais