Desabafo: Brasil sendo subtraído em tenebrosas transações

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O Desabafo do “Zé Povinho”:

O sítio da instituição "Presidência da República" virou lugar comum, onde o golpista e traidor do povo brasileiro se utiliza da cara-de-pau, para distilar

mentira contra o Brasil, os trabalhadores e o povo pobre deste país!

Faz-se urgente denunciar para a população que sãos os mantenedores dessa gente imunda e nefasta que usurpa o comando das decisões políticas e administrativas do Brasil, cujos atos são atentatórios à soberania nacional, haja vista a "venda" das jazidas do pré-sal e a entrega descarada das tecnologias desenvolvidas pela Petrobras em conjunto com as Universidades Públicas do Brasil.

Então, aí vão os nomes dos apoiadores do golpe, dos golpistas e de seus desmandos que configuram crimes de lesa-pátria: Maçonaria, Ingejas Católica e Evangélicas, o PMDB, PSDB, os partidos de aluguel que abrigam “homens de bens”, os meios de comunicação, encabeçados pelas redes Globo, Record e tantos outros veículos hospedados na Internet…

Mas o maior culpado de toda essa roubalheira é o povo que, apesar de deter a força de um touro, descuida de sua consciência de classe e permite de ladrões, piores do que os que ocupam o sistema prisional vistam-se de paletós e gravatas para assaltar o País de hoje e do amanhã, em tenebrosas transações…. Como já nos havia o Chico Buarque, em memorável canção…

Aliás, em Sergipe, JB havia bradados aos quatro cantos que, se os golpistas derrubassem o governo Dilma Rousseff, iriam encontrá-lo do outro lado. Arrepare, Osmário! Realmente, JB foi encontrado do lado em que sempre esteve, dos poderosos, haja vista que nunca disse um: Uí, contra  Michel Temer e seus comparsas do PMDB, pelo contrário volta e meia está nos palácios a lamber os sapatos do vampirão!

Mas tudo isso é só um desabafo de um “Zé Povinho,” pois o povo amestrado pela rede Globo merece, ah como merece, ter o governo que está aí, entregando o País para interesses criminosos por 30 moedas de prata, com o financiamento do próprio BNDES….

Que o Detran/SE se prepara para a lei que começará a vigorar em junho de 2018 O Congresso Nacional aprovou a Lei 13.460, de 26 de junho de 2017, que estabelece normas de simplicação da  burocracia para a proteção e defesa dos usuários dos serviços públicos, pela qual impôs aos órgãos da administração a proibição de exigir de seu usuários obrigações não previstas na legislação.  De acordo com o artigo 25 da Lei 13.460/2017, essa lei entra em vigor somente 360 dias a sua publicação para a União, Estados e Distrito Federal.

Sem cópias Quando entrar em vigor o contribuinte que paga as taxas de renovação anual do licenciamento de seu veículo e que só recebe o CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo se apresentar o original do RG e/ou da CNH, acompanhado de cópia, para deixar de lembrança para o atendente do Detran vai acabar, não só em Sergipe, mas em todo o país. Ou seja, diante desta nova lei e dos avanços da tecnologia se o Detran já tem acesso ao original do RG e/ou da CNH do contribuinte, porque não se adiantar e começar a utiliza  scaners eletrônicos para reproduzir a "cópia de recordação" desse documento?                                                                                                                                                                        

Menores em todas os sinais: PMA não tem uma política eficaz. 

Eliane Aquino candidata a deputada federal? Pura especulação! Como vice-prefeita já passou a hora de mostrar a que veio  A imprensa sergipana começa a ventilar que a vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino pensa em disputar um mandato de deputada federal em 2018. Sinceramente? O blog prefere acreditar que é especulação. Este ano ela participou mais de reuniões e viagens do que mostrou na prática algo concreto. Aliás, Aracaju está cheia de crianças sendo exploradas nos semáforos em todos os cantos. De Norte a Sul. A foto ao lado mostra duas crianças, ontem,19, a tarde, às 15h, no semáforo ao lado do restaurante Miguel.

Laércio libera 1,5 milhão para saúde Foi liberado 1,5 milhão em emendas parlamentares do deputado federal Laércio Oliveira para manutenção de postos de saúde dos municípios de Barra dos Coqueiros, Boquim, Poço Redondo, Itabaianinha, Porto da Folha, Indiaroba, Itabi, Carira, Monte Alegre, Santo Amaro e Riachão. Com os recursos, além de manutenção dos postos de saúde, podem ser comprados equipamentos de uso médico, como tensiômetros, estetoscópios, manômetros, materiais para nebulização, centrífugas laboratoriais, para dar agilidade aos exames realizados nos postos de saúde, cadeira de dentista, cadeiras de rodas, macas e mesas para exames simples, complexos e ginecológicos, entre outros.

Cenário com Valadares Filho Entre lideranças e prefeitos do interior que têm acesso às diversas pesquisas recentes, o burburinho é por conta do alto crescimento do nome do deputado federal Valadares Filho para o governo do Estado. Como a política é dinâmica, tudo é possível. Dentro desse cenário o senador Valadares teria que repensar a candidatura à reeleição ao Senado tendo o desprendimento de abrir mão de uma disputa onde aparece confortavelmente em primeiro na disputa por duas vagas.                                         

Atenção fiscalização Sefaz: loja Esquina do Queijo em Aracaju merece uma “visita” urgente!  Na loja Esquina do Queijo, localizada na 

Os dois preços diferentes no mesmo produto. Funcionário queria que consumidor pagasse o mais caro. Vergonha!

Avenida Desembargador Maynard, esquina com Porto da Folha, um total desrespeito com o consumidor ontem, 19, pela manhã. A comprar algumas tapiocas crocantes uma consumidora descobriu dois preços: um de R$ 10,95 e outro de R$ 14,45 (Veja foto ao lado). É lógico que a consumidora preferiu o mais barato. No caixa o funcionário disse que era para pagar o mais caro e insinou que alguém tinha trocado o preço. Se a consumidora não cobrasse seus direitos o caixa não iria cobrar o preço mais barato. E nem nota fiscal saiu. Fica a dica para a Sefaz fazer uma visita. Aliás, como tem produto perecível também, que tal a vigilância sanitária de Aracaju aparecer por lá? 

ASEOPP encerra ano com esperança para 2018 A confraternização deste fim de ano da Associação Sergipana de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP foi diferente. Não foi um ato festivo como sempre ocorre, mas a tradicional reunião-almoço onde foi feito um balanço do ano 2017, projeções para 2018 e, principalmente definição de alguns pontos para que a entidade continue lutando para o aprimoramento das obras públicas e privadas que beneficiem todos os setores envolvidos.

Perpectivas concretas Abrindo a reunião, o presidente da ASEOPP, Luciano Barreto passou uma mensagem positiva de esperança já que os governos, tanto nas esferas federal, estadual e municipal em Aracaju, estão com perspectivas concretas de obras através de convênios.  “Pela primeira estou sentindo que a CEBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) está deixando a imagem de ser uma igrejinha voltada apenas para os elogios, para somar-se algumas propostas que lutamos há muito tempo”, disse Luciano, citando a luta pelos acordos irreais do TCU e critérios para que não ocorram descontos exagerados.

Parcerias em 2017 Coube ao vice-presidente de Obras Privadas da ASEOPP, Geraldo Majela Neto expor para os associados à parte administrativa. Mesmo com todas as dificuldades do ano de 2017, a entidade realizou vários eventos, como fóruns, palestras e reuniões com dirigentes de órgãos públicos envolvidos na área da construção civil.  Majela destacou a importante parceria com o CREA/SE e o SEBRAE/SE que deve continuar em 2018. Ele conclamou aos associados para uma participação mais efetiva na discussão dos problemas. “O momento é de somação”, alertou. Geraldo Majela destacou a pauta de ações para 2018 sugeridas pelos associados Francisco Barreto Júnior e pelo associado Emerson Carvalho. A ideia é a formação de grupos de trabalho para alguns temas importantes.

Revindicações da entidade Já Francisco Costa, vice-presidente de Obras Públicas, fez uma exposição da parte técnica com as reivindicações da entidade. Deu como exemplo a cobrança por várias prefeituras de 5% do ISS da obra, como todo o serviço, quando já existe jurisprudência no STF deixando claro que a tributação deve ser apenas no serviço excluindo-se o valor dos materiais empregados nas obras. Ele deu como sugestão pedir o apoio do TCE, que já tem portaria sobre o assunto, para que as prefeituras sejam notificadas para não cometerem o erro atual que vem prejudicando as pequenas e médias empresas. “Não sou pessimista, mas continuo acreditando que o ano 2018 será difícil, principalmente no início”, concluiu Francisco Costa.

Capitania dos Portos de Sergipe promove ação beneficente junto ao SAME A Capitania dos Portos do Sergipe em conjunto com a Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR/SE), com patrocínio da Caixa Econômica Federal, promoveu no dia 16 de dezembro o Festival Cultural Beneficente do Marinheiro, em alusão ao Dia do Marinheiro comemorado no último dia 13.

Exposição O Festival foi realizado no Salão Nobre do Iate Clube de Aracaju e contou com a participação de militares da Marinha do Brasil e de outras Forças, além de diversos Soamarinos.O evento contou com a exposição de miniaturas de embarcações tipicas de Sergipe como barcos de pesca e as Tototós, bem como destaque ao famoso Prático Zé Peixe, a exposição foi capitaneada pela miniatura de uma Corveta da Marinha do Brasil, criadas pelo artesão Mestre Passos, de São Cristóvão.

Ações sociais Mantendo a forte relação da Capitania dos Portos com as ações sociais, os ingressos para o Festival foram entregues mediante a doação de alimentos não perecíveis. No total, o Festival arrecadou 394 kg de alimentos que serão doados ao Serviço de Assistência à Mendicância (SAME) nesta quarta-feira, 20 de dezembro, as 08:30h.

Patrocínio Caixa Notável destaque é devido a Caixa Econômica Federal,  como patrocinadora, sem a qual a realização deste Festival não seria possível, cuja contribuição e apoio foram fundamentalmente inequívocas na realização de mais essa ação beneficente.

Repasse ICMS Sergipe debatido no BC A divergência entre valores arrecadados pelo Governo de Sergipe com o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o repasse aos municípios sergipanos através do Banco do Estado de Sergipe (Banese) foi motivo de encontro ontem, 19, entre o líder no Congresso Nacional André Moura (PSC) e o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn. Também participaram da audiência o senador Eduardo Amorim (PSDB), 13 prefeitos e três deputados estaduais sergipanos.

Situação de penúria Os parlamentares estaduais apresentaram ao presidente da autoridade monetária nacional a situação de penúria vivida pelos municípios sergipanos e pediram uma solução para a retenção. De acordo com o deputado Georgeo Passos (PTC), autor de requerimento ao Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE) para investigar a diferença dos valores arrecadados pelo Estado e o montante de fato oferecido aos municípios, o Banese não cumpre determinação da Constituição Brasileira acerca do repasse obrigatório de 25% do valor total do ICMS arrecadado.

Auditoria TCE Segundo auditoria realizada pelo TCE, entre 2013 e 2014 algo como R$ 10 milhões deixaram de ser recebidos pelos municípios sergipanos; em 2015, foram R$ 20 milhões; e em 2016, o valor chegou a R$ 27 milhões. Para André Moura, a situação causa estranheza e necessita de solução urgente. “Os dados mostram a arrecadação estadual com o ICMS cada vez maior, porém, mesmo diante desse cenário, os valores repassados aos municípios não seguiram a mesma tendência de crescimento. Pedimos que o Banco Central intervenha e cobre explicações do Banese sobre esses recursos e, se for o caso, que haja o reembolso dos valores devidos aos municípios”, explicou.

Medidas cabíveis Ilan Goldfajn disse aos presentes que em casos assim pode haver a solicitação de informação ao banco, no caso o Banese, e saudou a iniciativa do líder. “A presença maciça de tantos prefeitos mostra a importância e sensibilidade da questão para todos. Vale destacar o papel do líder André Moura neste caso, ao liderar essa caravana e trazer o problema ao nosso conhecimento. Cabe esclarecer que a atuação do Banco Central se dá na esfera econômica. Comprometo-me a convocar a direção do Banco do Estado de Sergipe para prestar os devidos esclarecimentos e, a partir daí, tomar as medidas cabíveis ao caso”.

Proibida comercialização de carne previamente triturada A Câmara de Vereadores de Aracaju aprovou, por unanimidade, na terça-feira (19), o Projeto de Lei, de autoria do vereador, Vinícius Porto (DEM) que proíbe a comercialização de carne previamente triturada. O PL obriga que os estabelecimentos possuam um moedor e que o processo de moagem somente seja feito na presença do consumidor, sendo vedada a cobrança de taxas ou acréscimo pelo serviço.

Mistura de várias carnes O parlamentar alerta que a carne previamente moída pode conter uma mistura de várias categorias de carne, sobretudo, as mais baratas que são vendidas com rótulos de nobres, enganando o consumidor. “É preciso saber o que estamos comprando e o que estamos pagando. Do ponto de vista econômico, a legislação garante ao consumidor o direito de saber que está pagando pelo produto que, realmente, está levando para casa,” ressalta Vinícius.

Justiça atende pedido do MP e condena Valmir Monteiro e servidor “fantasma” por improbidade administrativa Infonet: O Poder Judiciário Sergipano atendeu os pedidos do Ministério Público de Sergipe e condenou o ex-deputado estadual e atual prefeito do Município de Lagarto, José Valmir Monteiro, e o servidor José Joaquim Santana de Souza por improbidade administrativa.

Proveito próprio Segundo o MP, os citados usaram dinheiro público para proveito próprio. José Joaquim foi indicado por Valmir Monteiro para ocupar cargo em comissão de Adjunto de Gabinete III, no Quadro de Pessoal da Assembleia Legislativa, servindo formalmente em seu gabinete no período 1º de abril de 2002 a 1º de fevereiro de 2003, com a remuneração de R$ 500,00 (quinhentos reais). Na época, Valmir era deputado estadual. Além desse cargo, José Joaquim ocupou, também por indicação de Valmir, o cargo de Diretor de Articulação no Governo do Estado, com a remuneração de R$ 1.600,00 (mil e seiscentos reais).

Enriquecimento ilícito De acordo com depoimento prestado ao Juízo da 1ª Vara Cível da Comarca de Lagarto, uma das remunerações era utilizada para efetuar o pagamento mensal de prestações de um veículo Fiat Uno, ano 2001, modelo Smart, cor azul. O automóvel seria do então deputado estadual. A outra remuneração no valor de R$ 1.600,00 era devolvida a Valmir, que foi utilizada para aquisição de um automóvel e fins particulares. Tais condutas configuram ato de improbidade administrativa e enriquecimento ilícito.

Ressarcimento A Justiça condenou José Valmir Monteiro e José Joaquim Santana de Souza, a obrigação de ressarcir o dano, no que se refere aos valores pagos indevidamente a título de remuneração do servidor nomeado, relativo a todo o período inerente à nomeação e posterior exoneração dos cargos citados, devidamente atualizada, com incidência de correção monetária pelo INPC e juros de 1%, contados desde a citação.

Direitos políticos suspensos O condenado Valmir Monteiro teve os direitos políticos suspensos por cinco anos e foi proibido de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos. O segundo condenado José Joaquim Santana de Souza também teve os direitos políticos

Convênios beneficiará jornalistas sindicalizados no próximo ano. 

suspensos por três anos e foi proibido de contratar com o Poder Público pelo mesmo prazo.

SINDIJOR/SE assina convênio com a FGV E no próximo ano os jornalistas sindicalizados terão uma oferta de cursos especialização em Jornalismo e Mídias Sociais, todos com diplomas emitidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O Sindicato assinou um convênio com a FGV e em breve divulgará os cursos.

Fórum em defesa do SUAS realiza reunião nesta sexta-feira Diante do desmonte do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que está em curso no país e seus reflexos nos estados e municípios, a Frente Estadual em Defesa do SUAS realiza mais uma reunião. O encontro acontece nesta sexta-feira, 22, às 17h na sede do CRESS Sergipe, localizada na Rua Dom José Thomaz, 683, bairro São José.

Repasses Durante a reunião, serão feitos os repasses do Encontro Nacional de Resistência e Luta em Defesa do SUAS e da XI Conferência Nacional de Assistência Social, realizada em dezembro deste ano. A reunião também será marcada pela construção da Agenda de Atividades e Lutas das Frentes Nacional e Estadual em Defesa do SUAS e da Seguridade Social para 2018.
`
Grupo A frente é um grupo de entidades e movimentos que tem se organizado para lutar contra o desfinanciamento, o desmonte do SUAS a retirada de direitos sociais. O encontro é aberto às entidades que integram a Frente e a entidades, profissionais e usuários que desejam ingressar no movimento.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018         

Barra: O que está por trás  Pelo zap: “O aumento de críticas à gestão de Airton Martins (PMDB) na Barra dos Coqueiros não tem a ver com sua administração, que é uma das de maior sucesso em Sergipe e segue como a mais transparente no estado. O fato é que a pré-candidatura de seu irmão, Adailton Martins, a deputado estadual tem deixado muita gente preocupada com a possibilidade real dele se eleger, devido a crescente força e liderança que Airton vem demonstrando. Ou seja: na tentativa de parar Adailton, tem gente tentando desmerecer Airton. Essa estratégia, no que diz respeito ao povo da Barra, não funcionará, já que a população segue reconhecendo o bom trabalho do prefeito.”                                                                                                                                   

Tem jeito não, em todos os cantos aparecem lixões com o apoio de parte da população. 

Avenida São Paulo: mais uma lixeira. Até quando a população e carroceiros não terão consciência? A maior parte da população é contra e não joga lixo e entulhos nos terrenos e calçadas, mas uma parte, principalmente a que paga o carroceiro sem saber onde o entulho vai é cumplice. “Toma que o lixo é seu”. É a frase de quem contrata um carroceiro para tirar o lixo ou entulho de sua porta e não se preocupa onde ele será jogado. A foto é na Avenida São Paulo, no Bairro Siqueira Campos. Aí junta-se ratos, baratas e todos os tipos de doenças. Um verdadeiro lixão a ceu aberto.

Terceirizada do HUSE, Embrapes não paga férias E os funcionários da empresa Embrapes que tiraram férias agora e que presta serviço ao governo estadual no HUSE ainda não receberam o salário  que têm direito. Até quando?

Em Aparecida, Garis, margaridas e agentes de serviços gerais não receberão 13° Diretores da empresa 3B Locações, que presta serviços urbanos em Aparecida, informou aos seus funcionários que não receberão o 13° salário. A atitude gerou revolta entre os empregados que já estão se preparando para ir ao Ministério Público. Ainda de acordo com um empregado que pede para não ser identificado, um homem de prenome Nicácio é o responsável pela empresa e está desrespeitando um direito garantido em lei. A prefeita Vera também não acionou a empresa a fim de cumprir o contrato que há entre o poder público e a prestadora de serviço.

PELO E-MAIL E FACEBOOK

Jornal O GLOBO: Aracaju tem a terceira maior redução de homicídios do Brasil Um levantamento divulgado pelo Jornal O Globo coloca Aracaju como a terceira capital que mais reduziu os casos de homicídios dolosos no Brasil em 2017, atrás apenas de Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT). A comparação é baseada nos dez primeiros meses do ano.

As informações foram levantadas pelos jornalistas Gabriela Viana, Luís Guilherme e Marlen Couto do Blog "É isso mesmo?", do Jornal Carioca.
Na tabela, divulgada pelo Jornal, Aracaju apresenta uma redução de 29,97%, tendo Campo Grande com uma diminuição de 30,08% e Cuiabá com 32,9%. No topo do ranking, divulgado pelo O Globo, estão capitais como aumentos consideráveis: Florianópolis (+109,80), Vitória (+45,83), Manaus (+26,21), São Luís (+23,03), Rio de Janeiro (+20,43) e Recife (+19,86). Do Nordeste, Aracaju é disparada a capital mais bem posicionada, pois apenas Teresina (-10,95) estabeleceu uma redução.
A equipe de checagem do GLOBO levantou os dados de homicídios dolosos de 20 capitais do Brasil e encontrou situações bem distintas.
Na comparação com o mesmo período de 2016, o número de homicídios varia de uma redução de 32% (em Cuiabá) para uma alta de 109% (em Florianópolis). Desse conjunto, houve aumento no número de homicídios em sete capitais e queda em outras 13.
Os dados de Aracaju e atestados pelo O Globo já são divulgados periodicamente pela Secretaria da Segurança Pública de Sergipe.

O coronel Rocha em seguida fez o seguinte comentário: Pois é, imagine se tivéssemos uma política de combate às drogas e redução de violência.Mas já é um começo.Esperemos que se mantenha assim é que o governo reconheça o trabalho das polícias.E conclui o coronel Rocha:Quem sabe como reconhecimento o governo aumente o valor da refeição dos PMs para um valor que seja compatível com o custo real de uma alimentação.Oito reais não dá pra nada.Quem sabe também não pague o salário em dia, ou pague o 13 salário, ou ainda melhor, aprenda com a secretária de saúde e pague um 14 salário.

PELO TWITTER                                                                                                                                                                                                                  

Excelente oportunidade no Bairro Luzia. 

www.twitter.com/Joaocorrrea O acessório da moda entre os bandidos famosos esse ano foi a tornozeleira eletrônica. Que em 2018 elas não saiam da moda.

www.twitter.com/ComsensoWeb Periscópio: "Zum zum zum no PT dá conta de que a vice-prefeita de Aracaju, @Eliane_Aquino, tem seu nome articulado pela tendência a que está ligada a ser candidata a deputada federal"

www.twitter.com/frednavarro Ainda bem que o dia só tem 24 horas. Se tivesse 48, Gilmar Mendes soltava o dobro de suspeitos.

Frase do Dia
“Saber muito não lhe torna inteligente. A inteligência se traduz na forma que você recolhe, julga, maneja e, sobretudo, onde e como aplica esta informação.” Carl Sagan, astrônomo e biólogo norte-americano, morreu em 20 de Dezembro de 1996 (n. 1934).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais