Como no início do ano é comum ocorrer chuvas intensas e esparsas, típicas do verão, a Defesa Civil Municipal vem planejando e executando ações no sentido de evitar acidentes envolvendo residências construídas nas áreas de risco de Aracaju. As ações preventivas são desenvolvidas em parceria com a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), responsáveis por uma série de intervenções nos bairros (limpeza, drenagem, contenção, entre outras), e também junto à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), com a realização de palestras educativas destinada aos moradores de áreas vulneráveis. Área do bairro América é uma das mais problemáticas / Foto: Arquivo Infonet
Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Nicanor Moura, entre as áreas mais críticas, merecem atenção especial os bairros Cidade Nova, Jetimana, Olaria, Jardim Centenário, Porto D” Anta, Soledade, Industrial, América (sobretudo nas proximidades do antigo presídio), Santo Antônio, Jabotiana, Santa Maria (principalmente o morro do Avião), Manuel Preto, Coqueiral e Cirurgia.
“Por conta das mudanças climáticas, os desastres podem ser extremos. Quando chove, o volume de água é enorme e por isso o perigo é maior, então a preocupação da Defesa Civil é, fundamentalmente, a prevenção”, informa Nicanor, acrescentando que, além da prevenção, a Defesa Civil também atua na preparação para emergências, resposta a desastres e reconstrução.
Socorro
Para o devido atendimento às áreas de risco, o município dispõe de uma rede de atendimento, formada com auxílio de órgãos estaduais. Corpo de Bombeiros, Emurb, Emsurb, Defesa Civil Estadual, Guarda Municipal, Energisa e Deso unem esforços nesse sentido.
De acordo com Nicanor, se houver afundamento no terreno, fissura, rachadura ou estalo na estrutura da casa, tombamento de poste ou árvore, o morador deve abandonar imediatamente o recinto.
Se houver a necessidade de deixar a casa, a pessoa deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros (via Centro Integrado de Operações em Segurança Pública – Ciosp 190) e a Defesa Civil (3218-7817).
Confira o que é preciso fazer para evitar transtornos com as chuvas:
Antes
– Não jogue lixo ou entulho no córrego, para não obstruir a passagem da água;
– Não construa próximo a córregos que possam inundar;
– Não construa em cima de barrancos que possam deslizar;
– Não construa embaixo de barrancos que possam deslizar, soterrando sua casa.
Durante
– Se o nível de água estiver subindo, vá com sua família para um lugar seguro;
– Não deixe crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contaminar-se, contraindo graves doenças, como hepatite e leptospirose.
Depois
– Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito;
– Cuidado com a água que for beber: veja se não foi contaminada pela inundação, o que traz sérios riscos à saúde;
– Cuidado também com os alimentos: os atingidos pela água ficam contaminados;
– Em caso de febre, vômitos, diarréia, dores de cabeça ou no corpo, se tiver qualquer outro sintoma de doenças ou alguma dúvida sobre os procedimentos seguros para sua saúde, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B