Aterro Itaporanga: comunidade e ambientalista pedem SOS

                             Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
         “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

 

 

 

 

 

E continua funcionando o aterro da Termoclave (grupo Torre) no Povoado Rio Fundo em Itaporanga D`Ajuda mesmo depois de todas irregularidades apontadas pelo Ibama. Agora a comunidade e os ambientalistas esperam o laudo – conforme divulgou o presidente da Adema, George trindade – feito em parceria com o ITPS depois das fortes chuvas e com o soterramento, pelo aterro, de nascentes do Rio Fundo e outros dois mananciais essenciais para a região.

 Comunidade desesperada. Estará a água mineral de qualidade contaminada?

 Depois de assistir várias reportagens da TV Atalaia (inclusive uma no telejornal nacional da Record) sobre o problema e depoimento de moradores, o blog conseguiu conversar rapidamente com dois deles para saber como está a situação.

 O depoimento de uma senhora, dona Maria Genolita Couto Santos que tem uma propriedade na região foi de doer o coração. Com o mau cheiro que sobe quando chove na região é preciso trancar as portas. Há mais de 40 anos no local, Gina, como é conhecida a senhora, disse algo gravíssimo: foi abrir um novo poço artesiano nos últimos dias e descobriu que depois destes anos todos usando a água de qualidade para tudo não pode utilizar, segundo o técnico que abriu o poço. Vai esperar para setembro tentar novamente. “Nunca pensei em passar o que estou passando aqui. Só Deus e a Justiça para nos ajudar”, disse emocionada a moradora. Gina, informou que sempre usou a água para tudo pela qualidade que era. Já o caseiro Antônio de Almeida Santos, disse que a água do rio não retornou à coloração normal. E além do fedor forte quando chove os rios da região não são os mesmos.

Visão técnica: contaminação ambiental, mau cheiro, poluição visual, dificuldade na operação do aterro e riscos à segurança de todos

Já o engenheiro sanitarista e ambiental, Eduardo de Castro Gonzaga, fez uma exposição numa linguagem técnica fácil para entendimento de todos. Segundo ele a presença de rachaduras (voçoroca) no terreno inclinado (talude) do aterro pode gerar diversas consequências negativas, tanto para o meio ambiente quanto para a operação do aterro.

Algumas das principais consequências são: a instabilidade do talude, com o aumento do risco de deslizamentos de terra e ruptura da célula do aterro, levando à liberação de resíduos e chorume para o ambiente, causando contaminação do solo, da água e do ar; A contaminação ambiental, com a exposição do lixo e do chorume, facilitando a infiltração no solo e contaminando as águas subterrâneas, além da água da chuva carregar o material para rios e córrego; A proliferação de vetores de doenças porque foi criado um ambiente propício para ratos, baratas e mosquitos que podem transmitir doenças para toda população; o mau cheiro e a poluição visual, fato que já é relatado pelos moradores; a dificuldade para própria operação do aterro com as rachaduras e os riscos à segurança, não só da população do entorno, mas também aos trabalhadores do aterro.

Está claro o antes e depois! Justiça Federal precisa criar força tarefa para ir in loco colher depoimentos e conferir o antes e depois

 Não tem como fugir da realidade atual do aterro sanitário de Itaporanga. A comunidade clama por socorro. A Justiça Federal, que está sendo célere e atuante neste caso precisa criar uma força tarefa com todos os órgãos envolvidos para ouvir a comunidade e ver in loco a realidade do meio ambiente afetado e qualidade de vida das comunidades que dependem dessas águas. Nesta força tarefa, além de técnicos de cada área necessária é preciso incluir o Ministério Público Estadual, o Ministério Público de Contas (ligado ao TCE/SE) e a própria polícia. Porque está claro que este caso é de polícia, inclusive já teve inquérito aberto para apurar as condutas dos servidores envolvidos na aprovação da licença.

 Parabéns a TV Atalaia pelo debate. Especialista defende suspensão urgente da licença ambiental

 E o blog volta a parabenizar a TV Atalaia e todos que fazem o jornalismo da emissora pela divulgação constante de matérias mostrando o desespero dos moradores, como também debates para discutir o que realmente é um aterro sanitário e os novos “lixões” disfarçados de aterros. Na última quinta-feira, 11, foi realizado um debate no Balanço Geral Sergipe com dois especialistas no assunto. Nela, após um debate esclarecedor sobre aterro e lixões, os especialistas defenderam urgentemente a suspensão da licença ambiental do aterro de Itaporanga pela Adema, para que seja realizado um estudo minucioso, inclusive ouvindo a comunidade através de uma audiência pública. Aqui o debate:

 

E por falar em lixões: dentro da cidade de POÇO VERDE e próximo a Nascente do Rio Real! Cadê o MPSE e o MPF para  acionarem judicialmente o prefeito Iggor Oliveira q abandonou a cidade após reeleição? E o pior: é do PSD presidido pelo governador Fábio Mitidieri deveria ser punido exemplarmente pelo Governo do Estado, através dos órgãos competentes, como a vigilância sanitária e Adema, para dar exemplo. O vídeo:

 

PMA só persegue os pequenos que não têm padrinhos A Prefeitura de Aracaju, através da Emsurb, só persegue e notifica os pequenos. Os apadrinhados, principalmente em toda extensão do centro de Aracaju tomam as calçadas, as ruas que vários carrinhos com mercadorias e a Prefeitura, através da Emsurb fecha os olhos. Agora quando é um pequeno, que vende caldo de cana e pastel para sobreviver, numa pequena pracinha – Eniceu Dantas – próximo ao termina da Atalaia num instante notifica. O cidadão está lá há sete anos vendendo caldo e pastel – única via de sustento da família – e numa criou problema. A comunidade da região está revoltada.

 Na Alese A última sessão na Assembleia Legislativa de Sergipe, antes do recesso legislativo de 15 dias, acontece na próxima quinta-feira, 18. Os deputados devem votar o Projeto de Lei que autoriza a isenção parcial do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para pessoas com síndrome de Down, autistas, deficiência física, visual e intelectual severa, bem como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Audiências A partir da próxima terça-feira, 16, a Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) vai realizar uma série de audiências públicas nas regiões do estado com o objetivo de ouvir e dialogar com a população sobre a construção do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o próximo ano.

Locais As audiências públicas vão se estender por todo o mês de julho, passando pelas regiões sul (Estância – 16/07), alto e médio sertão (Nossa Senhora da Glória – 17/07), leste e baixo sertão (Capela – 18/07), agreste (Itabaiana – 23/07), centro-sul (Tobias Barreto – 24/07) e a Grande Aracaju (Aracaju – 25/07).

 

 

 

 

 

 

 

 

Missa em comemoração ao aniversário de Valmir da Madeireira Na manhã de ontem, 14, André Moura, acompanhado do secretário de Estado da Agricultura de Sergipe, Zeca da Silva, dirigiu-se à Sítio Boa Vista, no município de Lagarto. O motivo foi a participação na missa em celebração ao aniversário de 62 anos de Valmir Monteiro, conhecido como Valmir da Madeireira. Também estavam presentes, esposa Andressa e seus filhos, dep estadual Ibrain, Rafael, Hayla Macyelle, Vanessa Macyelle e João Matheus.

Devoção O evento foi um momento de grande devoção, coincidindo com o mês dedicado a Nossa Senhora do Carmo, santa de especial devoção de Valmir. A missa foi celebrada pelo padre Pedro Vidal. André Moura destacou que Valmir sempre foi sua referência em Lagarto, sendo seu líder político com quem caminhou, ouviu e se orientou ao longo dos anos. Valmir para André disse que não sabia que ele viria e estava muito agradecido e disse: “André é meu irmão”.

Vice de Assisinho em Malhador será do União Brasil Ontem, 14, o presidente estadual do União Brasil, André Moura, esteve no município de Malhador para prestigiar a Casamento Caipira, a convite do prefeito e pré-candidato à reeleição Assisinho. Durante o evento, em que André foi bastante cumprimentado pelos malhadorenses, Assisinho informou que a junção de forças está trazendo bons frutos e que, por decisão de seu grupo, a escolha de seu futuro vice sairá do União Brasil Sergipe.

Compromisso André, que estava ao lado do deputado estadual do União Brasil, Luizão Donald Trump, agradeceu e disse que este grupo surge graças à gestão de um dos melhores prefeitos que Sergipe tem, pelos excelentes índices de aprovação. Luizão comentou que esta união “topada” só fará Malhador crescer. Assisinho ratificou o compromisso com André e o União Brasil Sergipe.

 

 

 

 

 

 

 

João Hora Neto lançará livro na próxima quinta-feira, 18 Acontecerá na próxima quinta-feira, 18, às 17h , no Museu da Gente Sergipana, o lançamento do livro “A Força Normativa da Boa-Fé Objetiva”, do desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), João Hora Neto. A publicação é fruto da tese de doutorado do magistrado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com o prefácio de Rodolfo Pamplona Filho e a apresentação de Flávio Tartuce, renomados juristas da área do Direito Civil brasileiro.

 “A Força Normativa da Boa-Fé Objetiva” A obra faz uma abordagem, de forma ampla e profunda, sobre a boa-fé objetiva, originária na contratualística romana (bona fides) e que perpassou diversos ordenamentos jurídicos ocidentais. Mediante diversos exemplos, o livro demonstra a força normativa da boa-fé objetiva, a atingir o ordenamento jurídico em geral, e que, em sendo uma norma-princípio – mandamento de conduta/lealdade/honestidade – faz gerar um conteúdo essencial caso a caso, razão por que deve ser operacionalizada com base na autoridade do argumento e não no argumento de autoridade (arbitrário, sentimental, ideológico).

O autor O desembargador João Hora Neto é professor da cadeira de Direito Civil da Universidade Federal de Sergipe (UFS), membro-fundador do Instituto Brasileiro de Direito Contratual (IBDCONT), presidente do IBDCONT/SE e professor da Escola Judicial do Estado de Sergipe (Ejuse), autor de Capítulo de Obra Coletiva (Livro), bem como de diversos artigos publicados em Revistas Jurídicas nacionais.

Boquim ferve No intuito de macular a imagem do pré-candidato a prefeito Juquinha das Plantas (Solidariedade), apoiado pelo prefeito Eraldo (PP), a oposição do município se aproveitou de uma multa eleitoral que o vereador recebeu onde cometeu em suas redes sociais ao insinuar pedido de voto. Mas o que chama a atenção é que o agrupamento de oposição de Boquim, liderado por Jorge Mitidieri, também já cometeu algumas falhas, entre elas publicações equivocadas em suas redes sociais.

Justiça eleitoral A Justiça Eleitoral em Sergipe está firme e atenta, mantendo uma linha dura nas falhas que os pré-candidatos vêm cometendo durante nesse período que antecede a data limite da Campanha Eleitoral 2024. De acordo com a Lei, apenas a partir do dia 16 de agosto que serão permitidos os pedidos explícitos de votos, assim como outras ações que envolvam, realmente, a disputa eleitoral.

Desfecho O que chama a atenção que o agrupamento de oposição do Boquim, também já cometeu algumas falhas, entre elas publicações equivocadas em suas redes sociais, respondendo inclusive a processos similares e enfrenta as próprias condenações, sendo uma delas já em fase de cumprimento de sentença, que houve pagamento de multa. O que resta agora é aguardar a corrida eleitoral até o dia 05 de outubro. Ou seja, muita coisa vai rolar até o final das eleições na ‘Cidade da Laranja’ e das Plantas Ornamentais´.

9º CONGRESSO ESPÍRITA DE SERGIPE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAROL MEDEIROS

 Série temas: 12

 Nascida em lar espírita, desde pequena tem o mundo dos espíritos como assunto familiar. Vivência a arte espírita desde pequena, quando em sua casa espírita, Discípulos de Jesus, participava de saraus, peças e comemorações com arte e cultura espírita. Diretora Multimídia por formação atua pelo movimento espírita como evangelizadora com a arte desde seus 15 anos de idade, é produtora cultural, artista plástica, compositora, poetisa, cantora, artista audiovisual e já escreveu esquetes teatrais como Jesus e o Espiritismo, Origens e Jesus no Leme e No quintal do vizinho. Como compositora traz canções como Xote da Felicidade, Terra planeta amor, Abrace a Arte, Capela, Jesus e o Espiritismo entre outras produções.

 Atualmente contribuir com o movimento nacional de arte espírita como associada a ABRARTE- Associação Brasileira de Artistas Espíritas e é uma das coordenadoras do CAPELA – COLETIVO DE ARTE E PRODUÇÃO ESPÍRITA LUZES DO AMANHÃ.

 “Uma viagem pelo mundo espiritual” é tema do 9º Congresso Espírita de Sergipe de 20 a 22 de setembro de 2024.

 Como vim?

Onde Estou?

Quem Sou?

Para onde vou e como vou?

  Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/9-congresso-espirita-de-sergipe/2322408?referrer=www.google.com Contatos: (79) 3249-2896 | 99999-2167 (whatsapp) / fees.congrese@gmail.com

 

PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PELO TWITTER

 www.twitter.com/Espiritismo

 Se pretende a paz, distribui a tranquilidade, inspirando confiança e coragem. Se deseja a graça da alegria, espalha o calor da fé viva e do bem-estar. Se tenta ter a bênção do progresso, auxilia, dando de ti mesmo, quanto possa, a benefício da elevação e do aprimoramento de todos

 www.twitter.com/ayres_britto

 A voz da razão anda se queixando destes novos tempos de tampões nos ouvidos.

www.twitter.com/jornalnota

 “Cego é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria.Surdo é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão.”

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/profanselmo

 Israel continua matando refugiados em zona humanitária. Como podemos chamar isso?

 www.twitter.com/valquiriamiron  

  Valorizem os profissionais de verdade. Tem muita gente no mercado que nem é formado, mas cobra barato e aí consegue trabalho facilmente. Alô, contratantes, o barato pode ficar bem mais caro depois. Esse é o meu desabafo de hoje. Bom dia!!!

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 

 

 

 

 

Instragram

Twitter

 Frase do Dia

“…Tão gostosos a claridade e o ar – morno cá fora, fresco nas narinas e feliz lá dentro –  que eu ia do mais esquecido, tropica-e-cai levanta-e-sai…” Guimarães Rosa em São Marcos (Sagarana).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais