Um peixe da espécie Epinephelus Itajara, conhecido popularmente como mero e ameaçado de extinção, foi encontrado encalhado. O animal foi resgatado pelo Projeto de Monitoramento de Praias Sergipe-Alagoas (PMP SEAL) nesta sexta-feira, 12, no litoral sul de Sergipe.
De acordo com a Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA), o animal foi encontrado vivo pela equipe do Projeto Tamar, que acionou a fundação. Em trabalho conjunto, as equipes do Tamar e da FMA, orientados pelo Projeto Meros do Brasil, reconduziram o peixe para uma área mais profunda, onde conseguiu se estabilizar e voltar a nadar.
A espécie do peixe Mero está ameaçada de extinção e é uma das maiores de peixes ósseos. O animal resgatado, por exemplo, apresentou 210 cm de comprimento total.
Projeto de Monitoramento de Praias Sergipe-Alagoas
O PMP SEAL é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural.
O projeto é realizado desde o município de Conde (Bahia) até Piaçabuçu (Alagoas), dividido em três áreas. Em Sergipe, o monitoramento é realizado pela FMA e pelo Projeto Tamar.
Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 079 3434 (horário comercial) ou diretamente pelo telefone: (79) 99130-0016.
Com informações da FMA
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B