Servidores do INSS em Sergipe podem entrar em greve na quinta, 18

Reunião que aconteceu ontem em Brasília com o representante do MGI, José Feijóo (Foto: Sindiprev)

Os servidores técnicos-previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social em Sergipe (INSS) podem seguir o comando nacional da categoria e deflagrar greve por tempo indeterminado a partir da quinta-feira, 18.

A informação foi confirmada nesta quarta-feira, 17, pelo Coordenador Geral do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social (Sindprev-SE), Deivid Christian, em entrevista ao Portal Infonet. Segundo ele, a mobilização não atinge a perícia médica.

“Amanhã à tarde nós iremos realizar uma assembleia para deliberar sobre a greve. No momento, há um indicativo forte para que ela seja deflagrada”, disse o Coordenador Geral do Sindiprev. Christian também informou que está em Brasília, onde se reuniu ontem com o secretário de Relações de Trabalho do Ministério da Gestação e Inovação em Serviços Públicos (MGI), José Lopez Feijóo.

Na reunião, José Feijóo apresentou a proposta do Governo Federal, mas não agradou completamente a categoria (Foto: Sindiprev)

“Na reunião, José Feijóo nos apresentou a proposta do Governo Federal, mas muitos pontos que reivindicamos não foram completamente contemplados. Vou levar a proposta amanhã para debater com a categoria durante a assembleia”, destacou Cristian.

Ainda segundo ele, as reinvindicações do Sindiprev giram em torno de três eixos principais. São eles: melhores condições de trabalho nas agências do INSS, reestruturação da carreira dos técnicos-previdenciários e reajuste salarial que possa corrigir as perdas inflacionárias que a categoria vem enfrentados nos últimos 7 anos. 

Caso a categoria deflagre a greve amanhã após a assembleia, seguirá o comando nacional, que deflagrou a paralisação por tempo indeterminado nesta quarta-feira, 17. A paralisação foi aprovada em plenária nacional realizada neste sábado, 13, convocada pela Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps). A entidade já havia notificado o Ministério da Gestão e Inovação sobre a possibilidade de paralisação.

Proposta do MGI

O Ministério da Gestão e Inovação informou que apresentou uma proposta à categoria que prevê ganho acumulado de 24,8% entre 2023 e 2026 para os servidores ativos e inativos. De acordo com a pasta, esse ganho cobre as perdas inflacionárias do governo atual e parte das perdas de gestões anteriores.

A atual proposta também prevê alongamento da carreira de 17 padrões para 20 padrões; manutenção da remuneração de ingresso do nível superior e nível intermediário com valorização do vencimento básico e criação de gratificação de atividade em substituição à Gratificação de Atividade Executiva (GAE).

“O governo tem realizado um grande esforço para atender as reivindicações de reestruturação das carreiras de todos os servidores federais, respeitando os limites orçamentários”, diz a nota do ministério.

Meu INSS

O INSS informou que mais de 100 serviços do órgão podem ser realizados pela plataforma Meu INSS, disponível para download em celulares com conexão com a internet e para acesso via computador. A Central de Atendimento 135 também funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

Os segurados que necessitarem de algum serviço do INSS, como requerimento, cumprir exigência, solicitar auxílio-doença, por exemplo, podem usar esses meios.

Ainda assim, a paralisação pode afetar os processos de concessão de benefícios como aposentadoria, pensões, Benefício de Prestação Continuada (BPC), atendimento presencial e análise de recursos e revisões.

por João Paulo Schneider

Com informações da Agência Brasil 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais