Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Ontem, 05, circulou nas redes sociais declarações pesadas do senador Rogério Carvalho contra a família Andrade, por conta de disputa eleitoral no município de Nossa Senhora de Lourdes. Lideranças e até mesmo petistas históricos ficaram abismados com a declaração de Rogério dizendo que “estes anjos que vocês escolheram para derrotar esses cães azedos que estão querendo mandar no povo de Lourdes…” Já em um vídeo que circula nas redes sociais, Rogério come milho e diz: “ Vou dar uma mordida agora na arrogância dos andrades.”
Em 2010, quando Rogério Carvalho concorreu ao cargo de deputado federal, ficou sub judice, porque tinha um processo de malversação de recursos que o TCE Sergipe tinha julgado irregular – foi uma inspeção no HUSE quando Rogério era secretário de saúde e ele foi condenado a ressarcir ao Estado mais de R$ 40 mil – passando pelo Ministério Público Eleitoral, passando pelo TRE/SE confirmando a inelegibilidade e ele recorreu ao TSE. Numa última tentativa, Rogério recorreu ao TCE, e o relato foi o conselheiro Ulices Andrade que rapidamente reconsiderou o recurso e no mesmo dia o advogado de Rogério conseguiu levar a decisão para Brasília chegando a tempo para o julgamento do TSE, que com o TCE inocentando Rogério o resultado da votação dele foi divulgada pela Justiça Eleitoral e ele foi diplomado tomando posse como deputado federal.
Se isso for arrogância e perseguição não há salvação.
A família Andrade também votou nele na vitória para o Senado e em várias eleições. Aliás, contra fatos e fotos, como a postada acima não há argumentos, como já dizia o ex-governador João Alves Filho.
Alguns petistas dizem nas conversas com o titular deste espaço que o problema maior é o desempenho pífio da esposa e candidata a prefeita em Aracaju, Candisse Carvalho, que não conseguiu aglutinar nem mesmo um vice com peso eleitoral de outro partido e teve que montar uma chapa com a ex-vereadora, também do PT, Rosangela Santana. O resultado pífio pode ser fatal para as pretensões de Rogério em 2026.
O mais engraçado desta história toda é quem é conhecido como arrogante entre os políticos e até mesmo eleitores é o senador petista. E em Sergipe, como diz o ex-governador Albano Franco, todos se conhecem. E a arrogância na política de Sergipe tem nome e número: Rogério Carvalho, 13. Aliás, que o diga o eterno professor Marcelo Déda, quando vivo, e este jornalista, no final de 2021, por conta do voto dele decisivo no orçamento secreto e a “imposição” pedida (a um amigo em comum) acabou com uma amizade de cerca de 20 anos.
A sabedoria e a honestidade de ser grato são sentimentos para poucos. Já a arrogância e a maldade permeiam as mentes dos que são dissimulados e ingratos.
De 14 a 16 de agosto será realizado em Aracaju o XII Fórum Nacional do Ministério Público de Contas A Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), o Tribunal de Contas e o Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe promovem, na cidade de Aracaju, de 14 a 16 de agosto de 2024, o XII Fórum Nacional do Ministério Público de Contas, que tem como tema: nosso trabalho transformando vidas.
Inscrições abertas As inscrições para o XII Fórum Nacional do Ministério Público de Contas continuam abertas no site da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon). O evento acontece de 14 a 16 de agosto de 2024 e está sendo idealizado pela Ampcon, Tribunal de Contas e o Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe (MPC/SE). Toda programação está também no site da Ampon.
Tema Nesta edição, o tema será “Nosso Trabalho Transformando Vidas” e visa engajar ideias e pessoas acerca da importância das políticas públicas que concretizam direitos fundamentais. Além disso, na oportunidade, o evento irá destacar o trabalho dos servidores públicos, viabilizando e fazendo reais tais políticas no dia a dia da sociedade, transformando a vida das pessoas – principalmente as mais vulneráveis.
Debates No fórum, os participantes irão debater sobre educação, assistência social, acessibilidade e meio ambiente. Segundo a direção da Ampcon, a ideia é levar o olhar do protagonismo, da cidadania, da busca contínua da excelência nos serviços públicos, e da máxima eficiência e integridade no uso dos recursos do erário, em prol da sociedade e de cada brasileiro que precisa da atuação da máquina estatal para a garantia do seu presente e da construção do seu futuro.
Justiça Eleitoral reafirma liberdade de imprensa em decisão pioneira Em uma decisão que fortalece a integridade e a imparcialidade do sistema judicial brasileiro, a 28ª Zona Eleitoral de Canindé de São Francisco, Sergipe, julgou improcedente a representação movida pelo Diretório Municipal do União Brasil contra José Dimas dos Santos Roque. O caso envolvia acusações de propaganda eleitoral antecipada negativa, supostamente veiculada no blog jornalístico de Dimas, que alegava abuso de poder econômico por parte do pré-candidato José Machado Feitosa Neto, conhecido como “Machadinho”.
Provas materiais A defesa de Dimas Roque conseguiu apresentar provas materiais suficientes, incluindo vídeos que mostravam veículos com adesivos de Machadinho sendo abastecidos gratuitamente e um carro de som convidando os jovens para o evento. Esses elementos evidenciaram um possível abuso de poder econômico por parte do pré-candidato. Toda matéria aqui no site do jornalista Dimas Roque.
Reflexões finais A sentença proferida pela 28ª Zona Eleitoral de Canindé de São Francisco nos autos da Representação n° 0600061-77.2024.6.25.0028 é um marco na defesa da liberdade de imprensa no Brasil. Ela reforça que o jornalismo investigativo, quando feito com seriedade e compromisso com a verdade, tem um papel crucial na fiscalização dos poderes e na garantia de eleições justas e transparentes. Em tempos onde a informação é uma poderosa ferramenta de cidadania, decisões como esta fortalecem a democracia e a confiança pública no sistema eleitoral.
Homologado A candidatura do vereador Sargento Byron-Estrelas do Mar (MDB) foi homologada No domingo, 04, em convenção do MDB. Com serviços prestados nas áreas de inclusão, segurança pública, educação, saúde, infraestrutura, além de propostas que visam a geração de emprego e renda, Byron disputará o segundo mandato como nome forte do partido. “Sei do meu compromisso e da responsabilidade junto à população aracajuana. Os trabalhos seguem a todo vapor neste segundo semestre dentro e fora da Câmara Municipal de Aracaju”, afirmou.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br
ESPECIAL
Documentário sergipano é o único representante do Nordeste na Mostra Competitiva do 52º Festival de Cinema de Gramado
O longa documental terá exibição inédita na quarta-feira, 14 de agosto, no horário das 20h20, via Canal Brasil ou Globo Play
Velho Chico, a Alma do Povo Xokó é o único representante do Nordeste na Mostra Competitiva de Longas Documentais do 52º Festival de Cinema de Gramado, que acontece entre os dias 9 e 17 de agosto, na serra gaúcha. Dos 158 títulos submetidos para a mostra, a curadoria do mais respeitado festival de cinema brasileiro escolheu cinco para compor a competição, dentre eles, o documentário sergipano. A mostra terá exibição exclusiva pela grade linear do Canal Brasil ou pela Globo Play, de 12 a 16 de agosto, no horário das 20h20. Velho Chico a alma do povo Xokó será exibido na quarta-feira, dia 14 de agosto, neste mesmo horário.
Na avaliação do Cacique Bá, a escolha do documentário para integrar a mostra competitiva, em Gramado, é considerada uma vitória. “É muito emocionante tudo isso. Desde as filmagens que isso mexe com a gente. As falas marcantes, profundas, nos inspiram. Nós já somos vitoriosos, porque essa produção mostra que nós temos uma história, temos uma alma, a alma Xokó, e temos a nossa fonte de existência que é o Velho Chico, mas eu acredito que podemos subir mais um degrau e trazer o troféu para casa”, diz a liderança indígena referindo-se ao Kikito de Ouro, principal troféu do cinema brasileiro.
Já a produtora executiva do documentário, Cacilda de Jesus, lembra que, pela primeira vez, um longa-metragem sergipano é indicado para o Festival de Cinema de Gramado. “É um filme que fala do Brasil e deve ser visto por todos os brasileiros. Sua temática é adequada para estudantes, portanto, interessa também aos professores. Sua linguagem é construída para ser compreendida por pessoas de todas as faixas etárias e de diferentes classes sociais”, acrescenta.
Ambientado na Terra Indígena Caiçara, localizada na região do Alto Sertão sergipano, o filme de não ficção narra, de forma poética, a história de um rio e de um povo. Duas histórias que se fundem: a do povo Xokó, uma etnia indígena existente no estado de Sergipe, e a do rio São Francisco, sua razão de existir. Trata das suas lutas e conquistas, da retomada de suas terras, da cultura da cerâmica e dos rituais indígenas, a exemplo do Ouricuri (espaço sagrado) e do Toré (dança circular).
Velho Chico, a alma do povo Xokó é uma realização da WG Produções, com direção de Caco Souza, roteiro de Lelê Teles, produção executiva de Cacilda de Jesus, pesquisa e produção de Michele Amorim Becker. A obra obteve recursos da Agência Nacional de Cinema (Ancine), por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).
O documentário também conta com o apoio do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), principal parceira na produção e primeira janela de exibição da obra (conforme Edital de Chamada BRDE/FSA Fluxo Contínuo para TV 2018). Vale enfatizar ainda que a delegação representante de Sergipe, em Gramado, dispõe de apoio do Governo de Sergipe mediante a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) e a Funcap, bem como da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI).
Além do documentário sergipano, competirão na categoria Longas Documentais, do 52º Festival de Cinema de Gramado: Mestras de Roberta Carvalho (PA); Clarice Niskier, Teatro dos Pés à Cabeça de Renata Paschoal (RJ); Poemaria de Davi Kinski (SP); e Toquinho Maravilhoso de Alejandro Berger Parrado (SP).
Ficha Técnica
Empresa Produtora: WG Produções e Publicidade
Direção: Caco Souza
Roteiro: Lelê Teles
Produção: Michele Amorim Becker
Produção Executiva: Cacilda de Jesus
Direção de Fotografia: Maila Louback Gonçalves e Marcus Vinicius de Melo Soares
Direção de Arte: Jorge Oliveira
Trilha Musical: Ricardo Vieira
Trilha Sonora Original: Ricardo Vieira
Montagem: Jorge Oliveira e Thais Ramos
Desenho de Som: Marcelinho Porto
PELO TWITTER
www.x.com/vaticannews_pt
#Carta sobre o papel da literatura na #educação”, é o título do texto do #PapaFrancisco, que pretende incentivar o amor pela leitura e propõe uma mudança no currículo dos seminários, para incluir mais obras literárias
www.x.com/david_coperfied
Gente, estudem pra não virar comissionado de prefeitura. O prefeito da minha cidade já avisou: comissionado que não for na convenção do partido hj será exonerado na segunda.
A Palestina é a régua moral da contemporaneidade como os horrores do Holocausto foram na Segunda Guerra.
A história não vai perdoar quem apoiou o genocídio palestino.
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.” Mateus 15:11. Mateus 15:11, excelente para o artigo do blog de hoje.
Em sua homilia, o Santo Padre fez “uma breve reflexão a partir de dois sinais que marcam esta celebração”. O primeiro sinal, é a “neve”, e o segundo, é o ícone da Salus Populi Romani. “Estes dois sinais, corretamente interpretados, podem nos ajudar a colher a mensagem da Palavra de Deus”, disse o Papa. Aqui: