Ao fim do período de carnaval, os católicos começam os preparativos para a Páscoa. Isso porque a ‘Quarta-feira de Cinzas’ marca entre os religiosos o início do período de Quaresma, que corresponde aos quarenta dias que antecedem a paixão e morte de Cristo. Em Aracaju todas as igrejas já têm pronta a programação da cerimônia. Nas missas os fiéis são ungidos com óleo e recebem na testa uma marca em formato de cruz feita com cinzas. Celebrações na “Quarta-feira de Cinzas” abre o período de Quaresma
O ritual, de acordo com Frei Anilson, da Igreja São Judas Tadeu – ou Capuchinhos, como é popularmente conhecida – é um chamado à conversão. “As cinzas mostram a nossa fragilidade perante Deus. É o pó, de onde viemos e para onde voltaremos. Uma amostra da limitação humana”, explica. A tradição, segundo ele, vem dos povos mais antigos da Bíblia, que em penitência carregavam sacos de cinzas na cabeça.
Na mesma data a Igreja Católica também dá início a Campanha da Fraternidade. Segundo o religioso, em 2010 a instituição terá como aliadas as igrejas que compõem o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic). O tema, ‘Economia e Vida’, baseado no lema ‘Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro’, trecho do livro bíblico de Mateus, é considerado ecumênico, por isso haverá a ação conjunta entre as religiões. Frei Anilson explica que as cinzas utilizadas no ritual marcam fragilidade
“O principal propósito é sensibilizar a sociedade. A Igreja não vai resolver todos os problemas, mas nós trabalhamos com a conscientização das pessoas”, afirma o Frei.
Jejum
Fazer jejum na ‘quarta-feira de cinzas’ em sinal de sacrifício é a principal conduta dos católicos na data. Frei Anilson esclarece, entretanto, que a abstinência não se reduz apenas à alimentação. “Recomenda-se que o irmão dê uma freada nos excessos. Que tire esse dia para tentar se libertar de um vício. O jejum pode ser um dia sem fumar, sem beber e até de controlar a língua, para aqueles que falam demais”, acrescenta.
Igreja dos Capuchinhos terá duas missas: às 7h e às 19h30
Carnaval
Enquanto a maioria das pessoas estará curtindo blocos e shows, cristãos católicos e evangélicos aproveitam o carnaval para um momento de reflexão. A programação mais comum são os retiros e acampamentos, onde a espiritualidade é trabalhada com orações, músicas e atividades recreativas.
Frei Anilson diz, no entanto, que nem todos os fiéis participam desses encontros, preferindo aproveitar as mesmas festas que a maioria das pessoas. “O carnaval, em si, não é uma coisa má. É diversão, uma maneira de levantar o ânimo, mas onde não pode faltar o respeito, a moderação e o pudor”, comenta.
Programação Igreja São José celebrará a data em três missas
Nas principais igrejas da capital, haverá missas em alusão à data. Na Catedral Metropolitana de Aracaju as missas ocorrerão às 8h, às 12h15, às 16h30 e às 19h30. O sermão ficará a cargo dos Padres Dácio, Givanildo e do Bispo Auxiliar de Aracaju Dom Henrique Soares da Costa.
Na Igreja do bairro São José, haverá missa às 6h30, às 17h e às 19h30. As celebrações ficarão a cargo dos Padres José Bispo e Manoel. Na Igreja de São Judas Tadeu, a dos Capuchinhos, as missas ocorrem às 7h e às 19h30.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B