Grupo prioritário pode emitir nova carteira de identidade na Seasic

A emissão do documento pode ser feita na Secretaria de Estado da Assistência Social (Foto: SSP/SE)

O processo de emissão da CIN (Carteira de Identificação Nacional) é essencial para o registro do indivíduo como cidadão e o quanto mais tranquilo for, melhor para o usuário do serviço. Desta forma, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) oferece em sua estrutura este serviço com a CIN Inclusiva, substituindo o RG (Registro Geral) para novas emissões do documento.

“Criamos esse espaço na sede da Seasic para as pessoas com deficiência, idosas, pacientes em tratamento oncológicas, autistas e pessoas com fibromialgia conseguirem um atendimento humanizado ao obter o seu novo documento de identidade. Esse público precisa e merece ser bem acolhido e ter seus direitos garantidos”, explica a Secretária de Assistência Social, Cidadania e Inclusão, Érica Mitidieri. Vale ressaltar que a CIN, como uma carteira nacional, tem as informações principais de seu cidadão(ã), contendo as demais informações em um QR Code que contempla dados como, se a pessoa é doadora de órgãos ou possui alguma condição de saúde específica.

A mãe atípica Maria Carolina Oliveira compareceu ao espaço com o seu filho para realizar a CIN e caracterizou a experiência como muito útil diante da correria do dia a dia. “Eu escolhi vir aqui na Seasic fazer a CIN pela comodidade, porque é uma boa localização e nós, mães atípicas, temos pouco tempo para resolver as nossas coisas, dessa forma a secretária nos proporciona uma forma de agilizar na nossa rotina e ter o documento com tranquilidade”, afirmou.

Maria Carolina conclui avaliando o atendimento: “a recepção é muito boa, tem um espaço para o meu filho esperar durante o processo. Então, parabéns, ampliar o atendimento para as famílias atípicas facilita muito a nossa vida”, finaliza.

Já Janaína Silva Santos, conseguiu emitir a CIN do seu filho Caleb e também avalia o atendimento como humanizado. “Fui tirar o RG do meu filho, que é autista e avalio como nota mil, foi super confortável, fui atendida de forma humana e empática, além de estar em um local acolhedor onde vejo meu filho confortável e tranquilo”, descreve a mãe.

Espaço Acolher

Desde que a secretaria mudou de sede em fevereiro deste ano, o espaço da CIN recebeu 3.506 pessoas para a emissão do documento e foi criado o Espaço Acolher, um local diferenciado, dedicado às crianças autistas, sendo um ambiente seguro para elas brincarem e interagirem enquanto aguardam as etapas do atendimento para a CIN Inclusiva. Dessa maneira, o espaço tem uma recepção com brinquedos, quadro sensorial e demais ferramentas que entretém a criança, tornando o atendimento ainda mais humanizado.

Como fazer a CIN?

O serviço é gratuito e funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h, na sede da secretaria, Av. Hermes Fontes, 2120, anexo a Caixa Econômica do bairro Luzia, onde todos serão atendidos com o máximo de cuidado. Para emitir o documento, é necessário o CPF e a Certidão de Nascimento ou outras certidões caso a pessoa seja casada, divorciada ou viúva.

Ainda, destaca-se que na Seasic há um posto com um atendimento inclusivo, mas que nos demais postos da SSP, inclusive nos municípios, pode ser realizada a emissão da CIN. Os atendimentos no espaço ainda tem destinação específica para as pessoas em situação de rua encaminhadas pela Casa de Passagem, nas quintas-feiras das 13h às 17h, no mesmo local.

 

Fonte: Ascom/Seasic

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