2024: Edvaldo sepulta 2026. “Efeito dominó” leva Cauê, JB e Valadares

                                 Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
    “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O 2º turno eleitoral em Sergipe ficará marcado na história não apenas pela eleição da primeira mulher prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, mas pelo chamado “efeito dominó” o efeito cascata que não leva apenas o candidato Luiz Roberto, mas, principalmente o mentor dele, Edvaldo Nogueira, o marqueteiro Cauê e os governadores Jackson (pior da história) e Valadares.

Em Aracaju muita gente metida acordo de ressaca, não moral, porque nunca teve, mas compreendendo a força que o Poder não se compra, não só com dinheiro mas, sobretudo, com pressões de todos os tipos. A derrota de Luiz de Edvaldo é um sinal para o governador Fábio escolher melhor suas companhias e repensar quem são os verdadeiros aliados e com quem poderá contar em 2026.

 Por exemplo, o senador Laércio Oliveira – que indiciou o vice do derrotado Luiz de Edvaldo  e tem interesses empresariais na Prefeitura de Aracaju – não tem nada a perder em 2026 disputando o governo do Estado como arquitetou se aliando a Edvaldo.

 E Edvaldo? Pra onde vai com a sazonalidade de 2 anos?

 Se Mitidieri arrumar uma “boquinha” pra ele no estado é sabendo que tem um escorpião brabo só esperando o momento para dar a picada. Mitidieri precisa se livrar de Edvaldo pra não comprometer sua reeleição.

Luiz nunca foi o melhor candidato. Foi uma imposição de Edvaldo e que colocou o governador de joelhos. Mitidieri, com o discurso da lealdade a Edvaldo errou com o grupo e o resultado foi a implosão com 3 candidaturas e fraturas complicadas para 2026.

 Edvaldo não elege ninguém e é um figura que o grupo quer distância. E mais: que moeda política Edvaldo oferecerá em 2026 depois do resultado desastroso de agora? O melhor é Edvaldo reconhecer que seu tempo já passou. Bota um pijama ou crie um grupo musical pra dizer que é seu, onde possa tocar sua zabumba mal batida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma coisa é certa: Edvaldo deve botar o pijama. Já deu. Cansou. No “efeito dominó” caíram também além de Edvaldo, Laércio e Alessandro, Jackson Barreto, Cauê, Valadares, Daniella Garcia, Valadares Filho, entre outros.

Tchau, Edvaldo. Foi um “efeito dominó” no arbítrio, na arrogância e na ganância política.

 

Sergipe del Rey! Aracaju 2º turno: dos 416.605 eleitores aptos, quase 104.938 Não foram às urnas. Mais de 30% do eleitorado que somados aos 15.464 votos nulos e 7.537 votos brancos, chegam a quase 128 MIL Eleitores que disseram Não aos 2 candidatos. Serve de Reflexão para os políticos sergipanos.

 Governador Fábio Mitidieri, também derrotado tem dois anos para ficar esperto escolher melhor suas companhias para não ter em 2026 o mesmo fim de Edvaldo hoje.  Em 2022, Edvaldo desdenhou candidatura de Fábio.  Fábio deve “colocar as barbas de molho”, antes que seja tarde demais “O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que estão à sua volta”. A frase de Maquiavel caí bem agora para Fábio. Se quiser “ajeitar” Edvaldo no secretariado será a prova que não está preocupado com 2026.  Em 2022, com a negativa do grupo para candidatura ao governo de Edvaldo, ficou clara a contrariedade  dele se comportando de forma isolada e oportunista cruzando os braços no 1º turno estadual. Desdenhou a candidatura de Fábio, torcendo por uma derrota a prova maior foi não aceitar indicar a esposa, Danusa, como vice de Fábio. Agora, em 2024, montou uma chapa com Luiz/Fabiano/Laércio onde os interesses empresariais se confundiram com os interesses do povo .  Fábio deve “colocar as barbas de molho”, antes que seja tarde demais.

 “Boquinha” para o concunhado foi sinal da derrota Há poucos dias do 2º turno Edvaldo deu um recado que tinha jogado a toalha: a exoneração do “eficiente” Renato da SMTT e nomeação do mesmo para diretoria do consórcio de transportes. Garantiu o emprego para o concunhado. Como dizia o eterno Osmário: Arrepare!

Marqueteiro Cauê foi outro grade derrotado, ao lado de Edvaldo. Provou do próprio veneno com a desconstrução do candidato Luiz de Edvaldo Na eleição de Fábio Mitidieri, o marqueteiro Cauê pouco contribuiu com sérios problemas na equipe. Na vitória do 2º turno, nas comemorações a cara de Cauê era de “o que que eu estou fazendo aqui.” Ele sabe que pouco fez e pouca influencia teve. Agora vestiu a camisa com todas as forças, mas não é mais o mesmo. Pegou um candidato com uma enorme vidraça e, provou do próprio veneno, com todos adversários destruindo uma candidatura fraca, sem carisma e que mesmo com duas máquinas públicas foi fadada ao insucesso. Cauê construiu a trajetória dele como marqueteiro destruindo candidaturas e provou do próprio veneno. Tinha anunciado que não faria mais campanha. Seria uma saída mais honrosa agora sai como um grande perdedor ao lado de Edvaldo Perdeu o “time” por não ter se aposentado. Seria uma vingança, ironia ou justiça do destino?

Votação de Yandra e migração de votos para Emília Corrêa A maior parte dos vereadores eleitos e não eleitos que apoiaram Yandra migraram diretamente para Emília Corrêa, expressando um voto de revolta contra o sistema montado pelo governador Fábio Mitidieri e o atual prefeito Edvaldo Nogueira. Essa movimentação reflete uma insatisfação crescente com as lideranças políticas locais.

 A gestão edvaldiana não foi péssima. A votação de Waneska é o tamanho eleitoral de Edvaldo.  Edvaldo não faz uma péssima gestão, como o blog já disse. Mas nada fez ou faz que se possa dizer que seja relevante para o desenvolvimento sustentável, para o crescimento econômico do terceiro milênio. Nadica de nada! Não tem projeto de gestão nem planejamento para os próximos 20 anos. Faz o feijão com arroz do almoço e o cuscuz com manteiga do jantar e sempre teve a sorte de não ter uma oposição tática e estratégica nas outras disputas. Não conseguiu eleger uma vereadora. Vestiu a camisa, tirou lideranças de aliados, como Bittencourt, para Waneska Barbosa de nada adiantou. A votação de Waneska é o tamanho eleitoral de Edvaldo.  

Laércio, o subserviente Bolsonarista já deve ter pedido arrego para a prefeita eleita Emília Corrêa O senador Laércio Oliveira que foi chacota nacional segurando Bolsonaro pela barriga numa carreata em Aracaju já deve ter pedido arrego para Emília ontem mesmo após o resultado eleitoral. Laércio tem interesses empresariais encrustados na Prefeitura de Aracaju – aliás, recentemente teve até uma licitação emergencial – e, com certeza é outro que em 2026 não estará no palanque de Fábio Mitidieri.

Alessandro vai lutar muito para ser deputado federal Já o senador Alessandro Vieira sonhava que a delegada Danielle seria a tábua de salvação para ele em 2026, se vencesse a eleição em Aracaju ou chegasse ao 2º turno. Com o resultado pífio de Daniella (3 derrota consecutiva – AJU, 2020/22 e senado 2024), o senador Alexandro relembra a ressaca pífia quando foi candidato ao governo em 2022. Um sinal claro que se desejar algo na política terá que lutar muito para ser deputado federal. E olhe lá.

Com a caneta na mão Emília pode desnudar o que chama de sistemão:  auditoria externa na Prefeitura como um dos primeiros atos em janeiro A certeza é que a partir de janeiro a Prefeitura de Aracaju passará por uma auditoria externa para desnudar e mostrar para a sociedade tudo, tudo mesmo, principalmente este último ano da gestão edvaldiana cheia de licitações emergenciais.

Fortalecimento As forças de segurança de Sergipe receberam, na última sexta-feira, 25, mais de R$ 3,3 milhões em investimentos por parte do Governo do Estado, além da valorização profissional por meio das promoções de 254 oficiais e praças. Na solenidade, que contou com a presença de centenas de servidores e secretários, foram entregues 25 novas motocicletas modelo BMW ao Getam, visando reforçar a atuação na capital e interior. Além disso, foram entregues vans e micro ônibus para o Centro de Ensino e Instrução (CEI) da PM.

Fortalecimento II Em relação às promoções dos policiais militares, o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, afirmou que representa a valorização profissional dos servidores, e mais um compromisso sendo realizado pela gestão Mitidieri. “É o governo cumprindo tudo aquilo que foi prometido para a segurança pública, não só em termos de equipamentos, mas também em termos de promoção e reconhecimento do trabalho dos servidores”, ressaltou.

 

 

 

 

 

 

Eleições OAB/SE: Lançamento da campanha de Danniel Costa e Edênia Mendonça reúne mais de 1500 advogados O lançamento da campanha de reeleição de Danniel Costa e sua vice, Edênia Mendonça, à presidência da OAB/SE reuniu mais de 1.500 advogados no Hotel Del Mar, em Aracaju, em uma significativa demonstração de apoio da advocacia sergipana ao projeto aprovado por quase 70% da classe – recente pesquisa do Instituto W1 revelou que 25,3% dos advogados consideram a gestão “ótima”, enquanto 44% a classificaram como “boa”, totalizando uma aprovação de 69,3%. A eleição da OAB/SE ocorrerá dia 19 de novembro, na modalidade on-line

Momento decisivo Realizado na noite de quinta-feira, 24, o evento reforçou a unidade e o apoio à Chapa 2 – Conexão Nova OAB e foi marcado por aplausos e discursos emocionados, sinalizando um momento decisivo para o futuro da advocacia sergipana. Danniel Costa agradeceu aos colegas que compõem a direção da instituição, destacando o projeto de uma OAB mais inclusiva e próxima dos advogados.

Conquistas O presidente ressaltou as conquistas dos últimos dois anos e nove meses e o papel essencial de cada advogado no sucesso da gestão, renovando seu compromisso para o futuro. “Esse apoio massivo demonstra que estamos no caminho certo. Nossa gestão foi pautada no compromisso de fortalecer a advocacia. Hoje, mais do que nunca, tenho a convicção de que precisamos continuar trabalhando juntos para alcançar novos avanços”, afirmou Danniel Costa, emocionado com a adesão da classe.

Inclusão e valorização Edênia Mendonça também destacou o compromisso da chapa com a inclusão e valorização da advocacia feminina, da advocacia jovem e a do interior. “Assumimos o compromisso de lutar por uma OAB mais justa, inclusiva e representativa, onde todos se sintam ouvidos e valorizados. Continuaremos juntos nessa caminhada, por uma Ordem que acolhe e representa cada advogada e advogado sergipano, estejam na capital e do interior. É o nosso compromisso”, declarou.

Mudança do ponto facultativo Hoje é Dia dos Servidores, mas os funcionários públicos do Poder Executivo estadual não terão ponto facultativo na presente data, justamente porque o governo decidiu transferir para a próxima sexta-feira, 1° de novembro, véspera do feriado de Finados. Portanto, o governo deixou claro aos funcionários públicos e a toda a população que os serviços administrativos do Estado funcionarão normalmente nesta segunda-feira, 28.

Jogos dos Servidores Hoje, dia 28 de outubro, terá início os Jogos dos Servidores Estaduais. Sem dúvida, essa é uma ação significativa do Governador Fábio Mitidieri, que retoma um evento há muito aguardado – foram 14 anos de espera até que essa celebração esportiva voltasse a acontecer. Mais do que uma simples competição, os Jogos dos Servidores são uma oportunidade valiosa para fortalecer o bem-estar, a saúde e o convívio entre os servidores. A prática esportiva não apenas promove benefícios físicos e mentais, mas também reforça laços de cooperação e amizade, essenciais para um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Além disso, esses jogos proporcionam um momento de descontração e integração, criando um espaço em que o compromisso com o trabalho e o espírito esportivo se encontram.

Avon convida público a participar do Outubro Rosa ativamente Como incentivo às mulheres a cuidarem de suas mamas e receberem informação de qualidade, a marca lançou a campanha #EstarComElas apresentando versão exclusiva da Loção Corporal Avon Care, com 100% do lucro revertido em saúde e direito das mulheres

 Projeto social Com a chegada de outubro, a Avon deu início a divulgação de um de seus principais projetos sociais em prol da saúde da mulher, público-alvo de grande parte de seu portfólio, na campanha de conscientização sobre o câncer de mama. Reconhecida por suas campanhas no tema, pela oferta de materiais de apoio com informação de qualidade e investimentos para ampliar o acesso ao diagnóstico precoce em todo o país a empresa tem trabalhado junto a seu instituto para que as mulheres conheçam seus riscos, sinais e sintomas, e saibam como agir em caso de diagnóstico da doença. É a partir dessa iniciativa que surge a campanha #EstarComElas, que apoia mulheres de todo o país a terem acesso facilitado a todas as informações necessárias sobre o câncer de mama.

Tendência A Avon não se limita ao Outubro Rosa em suas iniciativas, porém, acompanha a tendência do movimento mundial do mês para potencializar as campanhas, através de produtos exclusivos e comunicações mais massivas. Em 2024, a empresa retornou com o lançamento da embalagem exclusiva de Avon Care Óleo de Coco Loção Decorada Corporal 700ml, famoso por seu alto poder de hidratação restauradora. Para incluir o público consumidor como agente de mudança, o lançamento especial está disponível com preço promocional (R$39,90), fazendo parte da iniciativa Oferta do Bem, em que 100% do lucro da venda dos produtos participantes é investido em saúde e direito das mulheres.

Parceria A proposta da Oferta do Bem estabelece uma troca mútua entre cliente e empresa, incentivando a compra de produtos ícones do portfólio Avon, e que já possuem grande adesão do público, de forma que inclua o consumidor às iniciativas sociais promovidas pela Avon. Movimentos como esse criam uma parceria entre ambas as partes, e vão além do incentivo ao consumo, engajando o consumidor a atuar coletivamente em prol de um bem maior. Assim como outros produtos do portfólio da marca, a Loção Corporal Avon Care pode ser adquirida com uma consultora de beleza ou através do e-commerce https://www.avon.com.br/

 

 

 

 

 

 

 

 

 A Campanha #EstarComElas Neste ano, no Outubro Rosa, a Avon, por meio da causa da atenção ao Câncer de Mama promove a campanha #EstarComElas, que visa destacar e promover o cuidado com as mamas. Para maximizar o alcance e a qualidade da informação, a campanha está sendo veiculada nas plataformas digitais do Instituto Avon, recentemente incorporado pelo Instituto Natura. Além das redes sociais, uma landing page exclusiva foi criada, oferecendo uma variedade de recursos informativos, incluindo os guias de bolso “Jornada das Mamas” e “Câncer de Mama”, que contém informações básicas como sintomas, direitos das pacientes, onde buscar orientação e dicas sobre a saúde das mamas. A página também apresenta um mapa detalhando locais e datas para as Carretas da Mamografia, um projeto do Hospital de Amor, que oferece exames gratuitos à população.

A Campanha #EstarComElas II “Nossa missão diária é fornecer informações precisas e promover a conscientização sobre o câncer de mama, com foco no que é verdadeiramente essencial: o bem-estar das mulheres, a adoção de hábitos saudáveis e a garantia de seus direitos. Queremos ser uma rede de suporte para inúmeras mulheres que precisam exercer seus direitos à saúde e, para isso, é fundamental que eles sejam conhecidos”, destaca Daniela Grelin, Diretora Executiva de Direitos e Saúde das Mulheres e Comunicação Institucional do Instituto Natura.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).

 PELO E-MAIL  claudionunes@infonet.com.br 

 OPINIÃO

 SERGIPANIDADE NÃO EXISTE SEM  A GENTE, ESPECIALMENTE GENTE COMO MAGUILA   Por Carlos Nascimento*

 Quando no ano 2000 ao elaborar o calendário em homenagem ao Ano do Folclore, 2001, a ser lançado pela então SEC – Secretaria de Estado da Cultura eu e Ilma Fontes decidimos colocar o Dia da Sergipanidade no lugar da segunda data de celebração de nossa emancipação, que acabara de ser revogada pela Assembleia, imaginávamos uma data para celebrar a nós mesmo, a nossa gente, a nossa identidade múltipla. De lá para cá a data foi se firmando, teve até quem assumisse a sua criação como obra própria, por sorte há registros que provam o contrário.

 Este ano cansado dos depoimentos vazios de muitos que só se descobrem sergipano no 24 de outubro decidi não escrever nada, não me manifestar, conforme fazia todos os anos. Não sou sergipano em só uma data. Coloco desde sempre em meu perfil no twitter, vulgo X, sou sergipaníssimo. Mas eis que morre Maguila, para mim alguém que sempre representou a minha terra, um aracajuano como eu. Mais que vibrar com as suas vitórias, eu vibrava quando ele falava de Aracaju, numa época em que havia sergipano se passando por baiano esperando reconhecimento mais rápido.

 Sempre que tive oportunidade de falar à uma autoridade dizia que Sergipe devia uma homenagem a Maguila. Nossos políticos tão pródigos em homenagear com títulos e comendas pessoas que mal puseram os pés por aqui nunca endossaram isto. Antes de Duda Lisboa ser medalhista de Ouro em Paris,  aqui neste mesmo espaço escrevi um artigo intitulado UMA MEDALHA DE SERGIPE PARA DUDA, E OUTRA PARA A MÃE. Nele falei sobre a criação da medalha do bicentenário e que eu havia sugerido que para agraciar  “se dividisse em categorias, e uma delas seria esportes, e nesta categoria sugeri dois nomes Duda e MAGUILA, UM GIGANTE DO BOXE ESQUECIDO POR SEUS CONTERRÂNEOS MAS QUE NUNCA ESQUECEU DE ONDE VEIO.

 Ele merecia, há muito tempo, ser condecorado com as Ordens do Mérito Aperipê, Serigy, Legislativo e tantas outras condecorações sergipanas. Não quero acreditar que o esqueciam por preconceito, o ignoravam por não ser, como ele disse em uma entrevista uma pessoa “sem estudo”. Agora Maguila se foi, pedi em todos os canais possíveis que fosse ao menos decretado luto oficial. A esta hora que escrevo, 18h, não sei se o foi. Mas aproveito o espaço para lançar aqui um apelo ao Governador Fábio Mitidieri. Erga na frente do Ginásio Constâncio Vieira uma estátua em tamanho natural de Adilson “Maguila” Rodrigues, encarnação da sergipanidade.

 *Carlos Nascimento. Sergipanísismo. Mestre em Gestão Cultural pela UdG.

Siga Cláudio Nunes no Instagram

https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/

Siga Cláudio Nunes no Twitter

https://x.com/BlogClaudioNun

Siga Cláudio nunes no Blueskay

https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social

  Frase do Dia

“É para tirar o couro, espichar e colocar ao sol a pino do meio dia para Secar”! Cláudio Nunes, Sobre o “efeito dominó” que sepultou eleitoralmente uma cambada de políticos em Sergipe com a derrota no 2º turno em Aracaju.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Papa Francisco, em seus apelos, após a oração mariana do Angelus deste domingo (27/10), insistiu no compromisso internacional para que sejam dados passos concretos pela paz, especialmente onde as consequências da guerra afetam menores, civis e lugares de culto. “A vida é sagrada”, repetiu incansavelmente o Sucessor de Pedro. Aqui: 

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2024-10/apelos-papa-francisco-angelus-27-10-2024.html

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais