A Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe (SES) já deu início a distribuição de uma nova remessa da vacina contra a Covid-19, atualizada para a cepa XBB 1.5, subtipo da variante Ômicron. No total, 16.800 doses foram recebidas e estão sendo encaminhadas de forma gradual para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 75 municípios sergipanos.
Nesta etapa, a campanha é direcionada a crianças e grupos prioritários. De acordo com a gerente interina do Programa de Imunização da SES, Ilani Paulina, a quantidade de vacinas recebida ainda não é suficiente para atender toda a demanda dos municípios de uma só vez. “Nenhum município deixará de receber a vacina”, garantiu Ilani, explicando que o envio será gradual para otimizar a validade do imunizante, que dura 30 dias após ser retirado do ultracongelamento.
Os grupos prioritários incluem crianças de 6 meses a menores de 5 anos e pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença, como idosos acima de 60 anos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas. As doses para esses grupos serão aplicadas a cada seis meses.
Para prevenir o aumento de casos, a SES reforça a importância de ampliar a cobertura vacinal e lembra que a vacina será disponibilizada em todas as UBSs dos municípios.
por João Paulo Schneider
Com informações da SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B