Polícia Civil intima 160 pessoas em posse de celulares roubados

(Foto: SSP/SE)

A Secretaria de Segurança Pública (SSP/SE) divulgou nesta quinta-feira, 19, que 160 em posse de aparelhos roubado ou furtados foram intimadas para comparecer à Delegacia de Turismo (Detur).  A ação faz parte do Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares. Até o momento, 44 celulares já foram recuperados.

Segundo a delegada Luciana Pereira, responsável pelo caso, além de recuperar os aparelhos, a Polícia Civil está atuando na responsabilização criminal por receptação. “Nos casos em que identificamos que a pessoa sabia da origem ilícita ou não tomou os cuidados necessários, como na receptação culposa, elas responderão criminalmente”, explicou.

A delegada destacou que o reforço nas investigações não apenas recupera bens das vítimas, mas também previne crimes mais graves, como fraudes em redes sociais e aplicativos bancários. “Através desses aparelhos, criminosos podem acessar informações das vítimas. Nosso objetivo é minimizar esses prejuízos”, salientou.

Luciana informou que a operação terá continuidade, ampliando as chances de recuperar mais celulares roubados ou furtados no estado. “Queremos mostrar às vítimas que estamos combatendo efetivamente os crimes patrimoniais que têm como alvo os celulares”, afirmou.

Recomendações aos consumidores

A SSP alerta para a importância de verificar a procedência dos aparelhos antes da compra, evitando a prática de receptação, seja dolosa (quando há ciência da origem ilícita) ou culposa (por negligência). “É essencial conferir a loja, a caixa do aparelho, e desconfiar de preços muito abaixo do mercado”, orientou a delegada.

Com informações da SSP/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais