Posse de Donald Trump
O mercado tem esperado com grande expectativa a posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump. Quais decisões Washington deve tomar em questões como taxa de juros internos, relação com parceiros comerciais, “super tarifas” para importação, conflitos na Europa e oriente médio a tensão comercial com a China. Todos estes elementos anteriormente citados podem afetar sobremaneira a economia mundial. Toda e qualquer ação tomada nos EUA impactarão mesmo àqueles que estiverem a milhares de quilômetros de distância. Outro fator que gera incerteza é a desaceleração da economia chinesa. Grande compradora de matéria-prima, os mercados ao redor do mundo estão apreensivos com essa queda e já se preparam em busca de novos mercados.
Boletim Focus
O ano mal começou e o primeiro Boletim Focus estima inflação para 2025 na casa dos 5%, além da alta na taxa de juros. Medida ortodoxa de combate a inflação, a alta na taxa de juros no Brasil impacta nos investimentos e encarece o crédito, fragilizando ainda mais nossa economia que cambaleia carecendo de grandes investimentos. O setor privado é um dos que mais sofrem, tendo que buscar crédito à juros altos e, de alguma forma, repassando esse valor para o consumidor final.
Expectativa de mercado x realidade
O ano de 2024 era um daqueles que muitos atores jogavam contra e apostavam em números ruins para economia. Contudo não foi o que ocorreu. Em 2024 o PIB projetado pelo mercado era de algo em torno de 1.5% e o apurado foi de mais de 3%. O jogo de expectativa x realidade tem atrapalhado o país e jogado o “tempero” da política na economia, afastado investimentos por conta de uma má interpretação dos números. Obviamente, há de se atestar que a população não vem “sentindo” esses números em suas vidas, o que de algum modo coloca ainda mais pressão sobre o governo.