Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Alguns segmentos da imprensa sergipana vem informando esta semana que o governador Fábio Mitidieri recuou de uma possível reforma administrativa e que manterá toda equipe, inclusive com Luiz Roberto no comando da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura – Sedurbi.
Confirmada a informação o governador Fábio Mitidieri mostra que está realmente interessado na reeleição e está costurando nos bastidores o alinhamento de todo o grupo que sempre lhe apoiou, após os percalços das eleições municipais, principalmente em Aracaju.
Nomear Edvaldo Nogueira para a pasta de obras governamentais seria arranjar problema e não solução, já que o ex-prefeito não tem um histórico de afinco a entregar obras nos prazos estabelecidos, sem contar os calotes que deixou na fracassada gestão que findou no ano passado. Se quer contemplar Edvaldo, coloque ele na nova pasta da Cultura, já que pelo menos, de shows, palcos e zabumba ninguém entende melhor do que ele.
Por fim, é só o governador combinar com Edvaldo: “diga que lhe convidei e que você não aceitou o convite.” Com isso a vaidade edvaldiana continuará intacta...
Nota de Esclarecimento A Associação dos Magistrados de Sergipe – AMASE, entidade de classe representativa da Magistratura sergipana, vem a público informar e esclarecer o que segue: A instituição da licença compensatória pela Lei Complementar 406/2024, atende à determinação contida na Resolução 528/2023 do CNJ – Conselho Nacional de Justiça e ao comando constitucional do caráter unitário da Magistratura nacional, estendendo aos Magistrados sergipanos direito assegurado aos integrantes de outros ramos da Justiça ou de carreiras simétricas ou similares, a exemplo de Defensorias Públicas, Ministérios Públicos e Tribunal de Contas da União. Tal política remuneratória proporciona o fortalecimento do Poder Judiciário, ampliando sua independência e freando a evasão de Magistrados e a redução da atratividade do cargo de Juiz de Direito, na medida que institui, de modo semelhante ao que ocorre com os trabalhadores em geral, compensação pela carga de trabalho excessiva a que submetido o Magistrado brasileiro, muitas vezes superior ao parâmetro trazido pela Lei Orgânica da Magistratura e à média verificada nas demais democracias ocidentais. O gozo do direito anotado, todavia, está atrelado ao atendimento ao interesse superior do serviço público, não sendo verdadeiro, portanto, que resultará na redução do lapso laboral dos magistrados sergipanos a patamar próximo do propagado. Desta sorte, a Magistratura sergipana seguirá prestando serviço judicial de excelência à população, reiteradamente destacado como um dos mais céleres do Brasil. Pablo Moreno Carvalho da Luz, Presidente da AMASE.
Futebol Classificado como o maior patrocínio da história, os clubes sergipanos da série A receberam o investimento de R$ 3 milhões do Governo Estadual, por meio do Banese – valor 25% maior que em 2024. O anúncio foi feito ontem, 9, pelo governador Fábio Mitidieri, durante solenidade de lançamento do Campeonato Sergipano de Futebol, que começa sábado, 11. As mulheres também foram lembradas e levaram R$ 100 mil para o caixa do Juventude de Estância, o dobro do valor que receberam ano passado. As atletas representarão o Estado na série C do Campeonato Brasileiro em 2025.
Aracaju: empresário Adierson Monteiro pede que vereadores abram a CPI da SMTT e quer acareação com ex-prefeito Edvaldo. “Meu novo amigo é Alberto (empresa Atalaia)”, disse Edvaldo a Adierson. Ação pública do MP denunciou licitação viciada. “Por favor Edvaldo, você que era meu amigo não vá agora falar da minha filha também”, disse Adierson criticando a falta de caráter, honradez e gratidão do ex-prefeito com o ex-deputado André Moura Será que o ex-prefeito Edvaldo Nogueira apoiará a CPI da SMTT, proposta pelo empresário Adierson Monteiro aos vereadores de Aracaju? Ontem, , ao conceder entrevista ao radialista Focca, Adierson Monteiro falou de corpo e alma assumindo os erros da empresa com atrasos salariais – por conta da pandemia e a falta de subsídios em Aracaju como ocorreu em outros 400 municípios. “Como você pode colocar 80% da frota na pandemia e ter apenas 200% de usuários?”, a conta não fechou desabafou Adierson lembrando o histórico de mais de 700 anos do Grupo Progresso criado pelo pai dele e hoje é genuinamente sergipano.
Perseguição Adierson disse que foi perseguido pela SMTT, através do superintendente Renato Teles e o próprio prefeito, por ir a imprensa cobrar os subsídios como eram repassados em outros municípios. Segundo ele, toda vez que ia a imprensa reivindicar subsídios era chamado na SMTT e perdia uma linha para a empresa Atalaia. “Fui cobrar do amigo Edvaldo e ele sorrindo cinicamente e disse que o amigo novo dele era Alberto (empresa Atalaia)”, disse lembrando que a empresa sempre cumpriu tudo no auge da pandemia e depois vieram os problemas. “Choro junto com meus colaboradores”, disse afirmando que o ex-prefeito é corresponsável pelo que ocorreu tentando destruir a história do grupo Progresso.
Tramoia para a licitação conforme relatório do MPSE Adierson citou o relatório do MPSE cuja ação derrubou o processo licitatório cheio de vícios. “Nunca quis uma licitação séria porque quando o empresário vence e tem segurança jurídica pode ser qualquer prefeito que não vai tirar a legalidade”, explicou lamentando que no caso de Aracaju o cinismo e a canalhice da autoridade definia quem operav as linhas ou não. “Peço aos vereadores que abram a CPI da SMTT. Se eu tiver mentindo que Edvaldo ligue para rádio. Aliás, não precisam me convocar irei naturalmente e se quiserem podem colocar um detector de mentiras para uma acareação minha com Edvaldo”, reforçou.
Setransp sem representatividade Adierson disse que hoje o Setransp só tem uma empresa: a Atalaia. Todas as outras deixaram o sindicato porque foi omisso na cobrança dos subsídios a Prefeitura. Ele informou que a Prefeitura começou a pagar subsídios no fim de 2023 até o ano passado.
“Não toque no nome da minha filha”, por favor Lembrando que após ser reeleito, ouviu por várias vezes Edvaldo Nogueira afirmar que a ajuda de André Moura, através de obras, então deputado federal e líder do governo federal na Câmara, foi fundamental e que não acreditou quando na campanha eleitoral o mesmo Edvaldo xingar a filha de André, a candidata Yandra Moura. “Por favor Edvaldo, você que era meu amigo não vá agora falar da minha filha também”, disse criticando a falta de caráter, honradez e gratidão do ex-prefeito.
Emília se reúne com prefeitos e define primeiras ações para o Consórcio do Transporte Coletivo Na tarde de ontem, 9, a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, se reuniu com os prefeitos dos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão, integrantes do Consórcio Metropolitano da Grande Aracaju, para discutir a destituição do diretor executivo, Renato Telles. A reunião também contou com a presença do vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques.
Reunião produtiva Apesar de ter feito um alinhamento com os prefeitos antes da coletiva da última terça-feira, 7, que culminou na decisão de anulação da licitação do transporte público da Grande Aracaju, essa foi a primeira reunião presencial de Emília com os prefeitos após suas posses. “Foi uma reunião bastante produtiva, na qual todos puderam expor seus pensamentos sobre a decisão de anulação da licitação, bem como os próximos passos que serão dados para que a gente consiga caminhar rumo a um processo licitatório transparente e sem equívocos”, disse a prefeita Emília Corrêa.
Nova licitação “Debatemos nessa reunião a ampliação das linhas, uma tarifa justa, a melhoria na qualidade do transporte, na questão da renovação das frotas. Eu fiz o registro da importância da nova licitação, nós termos a integração temporal, o que acaba facilitando também, e falei também da importância de discutirmos a mobilidade urbana da Grande Aracaju como um todo, inclusive sem esquecer dos táxis lotação”, destacou o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Samuel Carvalho.
Destituição de Renato Telles Outro ponto discutido foi a destituição do diretor executivo do Consórcio Metropolitano, Renato Telles. Durante a reunião, Samuel Carvalho, prefeito de Nossa Senhora do Socorro, concordou com a saída de Renato e também por um novo processo licitatório. O gestor comentou sobre a importância de uma nova licitação. O prefeito de Barra dos Coqueiros, Airton Martins, também se colocou favorável à destituição de Renato Telles. “Nós estamos no presente e vamos para o futuro. Então, nada mais justo do que elegermos o diretor-presidente do consórcio, para que Aracaju, que vai indicar o novo presidente, que indique uma pessoa que tenha bom relacionamento com todos, que tenha vontade de trabalhar e que cuide do transporte da Grande Aracaju”, pontuou o gestor. Uma nova reunião para tratar do assunto será realizada, em breve, com a presença de todos os municípios integrantes do Consórcio Metropolitano, bem como o Governo do Estado.
Obras aceleradas Dois centros de excelência e um colégio da rede pública estadual de ensino localizados em Aracaju estão em ritmo acelerado em suas obras de modernização e ampliação, e devem ser entregues ainda neste início de semestre. São eles: os centros de excelência José Rollemberg Leite (José Conrado de Araújo) e Professora Maria Ivanda de Carvalho Nascimento (18 do Forte) e Colégio Estadual Ivo do Prado (18 do Forte). Os centros de excelência Vitória de Santa Maria, Acrísio Cruz, Francisco Portugal e Gonçalo Rollemberg também estão em obras.
Obras aceleradas II “Cada unidade de ensino dessas que sofre intervenção tem suas histórias, tem relação com a comunidade, e o que está sendo feito aqui é com muito zelo, com qualidade. São intervenções positivas que transformam em equipamentos de última geração, em estruturas de excelência em comparação a qualquer escola do país, pública ou particular”, avalia o vice-governador e secretário de Estado da Educação e Cultura, Zezinho Sobral.
Decisão de Sergio em Lagarto de decretar estado de emergência e não aceitar as fake news da gestão passada sobre as contas do município é acertada, afinal, traição é marca registrada da turma que o povo tirou do poder. Entenda Deu no AndersonsBlog: É preciso lembrar pra não esquecer, né assim? Então, vamos lá: no ano de 18, diante do afastamento do então prefeito de Lagarto, o saudoso Valmir Monteiro, o que fez a sua vice, Hilda Ribeiro (Republicanos), para defendê-lo? Nada! Já no início de 19, quando retornou à prefeitura, Valmir acabou sendo preso – injustamente, como a Justiça só veio a pontuar após o seu falecimento – e o que foi que Hilda e sua gestão fizeram para defender Valmir? Novamente, nadica de nada!
Traição histórica Aliás, a administração do agrupamento do deputado federal Gustinho Ribeiro, também do Republicanos, fez foi piorar as coisas, já que estava, naquele momento, aboletada no poder e se refestelando diante do sofrimento de quem os tinha levado justamente até esse mesmo poder e, com o poder da caneta nas mãos, humilhou e tirou da gestão todo mundo que fosse ligado a Valmir. Uma covardia, baseada na traição que entrou para a história como um dos momentos mais tristes da política lagartense. E aí chegamos em 25, com o prefeito Sérgio Reis (PSD) encontrando as contas bancárias da prefeitura de Lagarto em um caos absoluto, com a ex-prefeita Hilda tendo movimentado, em menos de uma semana, mais de R$ 40 milhões de reais da Deso. Aqui toda matéria.
Areia Branca: população preocupada com a derrubada excessiva de jaqueiras e mangueiras para transformação em móveis. MP precisa agir rápido Quem passa pela BR-235, ao lado do município de Areia Branca, percebe a quantidade de vendedores de móveis artesanais feitos com madeiras de jaqueiras e mangueiras. São bonitos, trabalhados e caros. Por isso vêm aumentando o comércio a cada dia e, as antigas jaqueiras e mangueiras estão sendo derrubadas sem um controle para serem transformadas em dinheiro pelos moradores que são assediados pelos marceneiros.
Jaqueira pode dar frutos por 100 anos É preciso que o MP local chame toda a cadeia envolvida e faça um TAC para começar a preservar as árvores frutíferas que são uma tradição na região. A jaqueira é a maior árvore frutífera do mundo e começar a dar frutos após 4 anos e pode dar frutos, pasme caro leitor, por 100 anos. É preciso preservar a tradição, a natureza e também aproveitá-la de maneira sustentável para que não acabe ficando apenas nas recordações.
SOS Ceasa Aracaju São muitas reclamações sobre a atual situação da Central de Abastecimento de Sergipe (Ceasa) localizada em Aracaju, no Bairro Getúlio Vargas. A imundice e a sujeira tomaram conta do local. Quem está na gestão do Ceasa agora? A quem cobrar?
Posse A solenidade de posse dos 55 novos servidores públicos aprovados no concurso da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) acontece nesta sexta-feira, 10, no auditório da Faculdade de Direito 8 de Julho, às 9h. A inclusão desses profissionais visa reforçar as ações de fiscalização, preservação ambiental e desenvolvimento sustentável no estado. A solenidade de posse contará com a presença do governador Fábio Mitidieri, além de secretários de Estado e presidentes de autarquias.
Diretores das Federações são recebidos no Palácio do Planalto Na última terça-feira, no Ministério da Secretaria Geral da Presidência da República, por intermédio da secretaria executiva, foi realizada mais uma reunião, para a implementação do Grupo de Trabalho (GT), que irá discutir temas relevantes sobre as funções que compõem a profissão de Radialista. No encontro estiveram representando o governo federal, Usiel Rios, Secretário-Executivo Adjunto da Secretária-geral da Presidência da República, Marcelo Barreto, Diretor de Articulação e Políticas Públicas da Secretária Nacional de Diálogo Sociais. Representando a FITERT, os radialistas Fernando Cabral – coordenador nacional e Alex Carvalho secretário de politica institucional e ainda representando a FENARTE, o radialista e presidente Expedito Monteiro.
Criação do GT A reunião foi produtiva, onde as duas entidades classistas, concordaram com os critérios apresentados pelos representantes governamentais, para criação do GT, bem como, houve acordo também, para que as duas entidades apresentem um documento, que irá balizar o debate sobre o Decreto nº 9.329/2018, do governo Temer, que trouxe em seu contexto grandes prejuízos para os radialistas brasileiros, no que tange as funções e a valorização dos profissionais.
Compromisso Após a reunião, os representantes do mistério da secretaria geral e da FITERT, foram recebidos pelo Ministro Radialista Marcio Macedo, onde foi feito relato das tratativas em torno da criação do GT. Mais uma vez o Ministro Márcio reafirmou o compromisso do governo federal na implementação do grupo em prol de novas diretrizes e regulamento que venha beneficiar a categoria. “A Fitert tem feito a sua parte, provocando o Executivo Federal em criar mecanismos benefícios para a categoria e ao mesmo tempo respeitando todas as representatividades classistas, com o objetivo do bem comum”, argumentou Fernando Cabral.
Boletos Detran Os boletos para quitação do Licenciamento Anual 2025 com desconto do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e vencimento até 31 de março já estão disponíveis desde o dia 1º de janeiro para consulta e impressão no site do Detran/SE. O usuário pode emitir a taxa por meio do site www.detran.se.gov.br , na opção ‘Veículo’, ‘Licenciamento Anual (CRLV)’. Além disso, todos os boletos começaram a ser enviados neste mês de janeiro para os proprietários de veículos em Sergipe nos endereços cadastrados no órgão.
Feira da Agricultura Familiar ganha espaço fixo no Ipesaúde Ontem, 9, o Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) recebeu mais uma vez a Feira da Agricultura Familiar Itinerante e, desta vez, com uma novidade. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), passa agora a contar com uma edição fixa na instituição, sendo realizada toda segunda quinta-feira de cada mês.
Visibilidade Com o objetivo de dar mais visibilidade à produção agrícola sergipana e facilitar o acesso da população a alimentos saudáveis, o Governo de Sergipe, por meio da Seasic, promove a Feira da Agricultura Familiar toda primeira quarta-feira do mês na sede da pasta. E, desde setembro de 2024, a ação circula por vários órgãos públicos estaduais com o intuito de diversificar os espaços de comercialização para ampliar as oportunidades de renda dos produtores – alimentos orgânicos, biscoitos, doces, tapioca, produtos da apicultura, queijos, artesanatos, entre outros produtos – de várias regiões do estado.
Alimentação saudável Assessora da Diretoria de Promoção à Saúde (Dirpros), Roberta Barbosa destaca que o projeto da Seasic contribui para o acesso da população a alimentos saudáveis, além de impulsionar a geração de renda e a promoção da cultura. “Fizemos uma parceria com a Seasic e, a partir de agora, para a nossa alegria, a Feira acontecerá todo mês aqui no Ipes. Somos o primeiro órgão estadual a ter a feirinha de forma fixa, além da Assistência. É uma forma de valorizarmos o trabalho dos agricultores familiares e também de prestigiarmos os nossos beneficiários e colaboradores, proporcionando saúde e qualidade de vida para eles com produtos naturais, orgânicos e lanches saudáveis. É o Ipes reforçando o seu compromisso com o bem-estar de seus usuários”, informa.
Sucesso de público A coordenadora da feira, Laila Maciel, reforça que a decisão de manter o projeto uma vez no mês no Ipesaúde surgiu após o sucesso da edição anterior no instituto, ocorrida em 14 de novembro. “Estamos aqui de novo com a Feira, que tem o propósito da inclusão produtiva não só de agricultores familiares, mas também de pequenos empreendedores, por conta do sucesso que foi a outra edição. E, agora, conseguimos fazer esse acordo de voltar mensalmente para um ambiente que trata justamente da saúde”, afirma.
Comercialização Para os expositores, a Feira tem um papel fundamental na divulgação e comercialização dos produtos. Maria Patricia de Santos ressalta os benefícios do evento itinerante. “Já participo da Feira fixa na Secretaria, onde cativamos nossos clientes. Com a versão itinerante, conseguimos divulgar ainda mais nossos produtos. Aqui na Feira, represento vários companheiros do estado, trazendo itens como cuscuz orgânico, ovos caipiras, mel e queijo de cabra”, relata.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).
50º Encontro Cultural de Laranjeiras Desde o último dia 5, até o próximo domingo está sendo realizado no município de Laranjeiras, berço da cultura sergipana, o 50ª Encontro Cultural do município que acontece entre os dias 5 e 12 de janeiro de 2025. Além das homenagens e debates que marcam a edição comemorativa do evento, o Encontro Cultural tem uma programação com cantores locais e nacionais no Palco Mundo, sendo três dias de muita música, cultura e animação que prometem agitar a cidade. Hoje, 10, entre as atrações na Praça da Matriz, no palco Dona Lalinha, a partir das 17h, o fantástico cantor sergipano, Luiz Fontinelli.
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br
OPINIÃO
A Cultura é mais que Artes. Por Carlos Nascimento*
Há dois temas que, quando um novo governo assume, mais me chamam a atenção: cultura e turismo. Na verdade, desde a campanha eleitoral, procuro me informar sobre as propostas de cada candidato para essas áreas. Para muitos, podem parecer áreas sem importância, especialmente a cultura, pois a maioria das pessoas a vê como um conjunto limitado de expressões. O turismo, por sua vez, tem ganhado mais destaque ultimamente, mas poucos governos adotam políticas consistentes para o setor, concentrando-se quase exclusivamente na promoção, sem desenvolver um plano de marketing turístico.
Tradicionalmente, as pessoas têm uma visão compartimentalizada do governo. Em um modelo de gestão matricial, as áreas se comunicam e se interdependem. Dentre as diversas áreas da gestão pública, o turismo e a cultura são as que apresentam maior transversalidade.
A relação entre cultura e turismo vai além da transversalidade, sendo simbiótica. Além disso, a relação entre essas áreas e outras da gestão pública é indissociável, seja direta ou indiretamente, especialmente pelo impacto econômico, não apenas na geração de empregos e renda, mas também na criação de produtos e serviços.
A cultura, como expressão da identidade de um povo que permeia todos os aspectos da sociedade, deve ser vista além da perspectiva econômica. Ela é parte fundamental da política social e de saúde, especialmente a saúde mental.
Assisti à uma entrevista da prefeita Emília Corrêa em um telejornal, na qual ela explicou os motivos para ainda não ter nomeado um responsável pela Funcaju. Acertadamente, ela afirmou que a questão da cultura passa pela Secretaria de Turismo, mas concentrou-se na valorização de artistas e artesãos, apesar de ter falado genericamente sobre a valorização da cultura. Segundo ela, está estudando a criação de uma Secretaria de Cultura para propor na reforma administrativa.
Por certo a prefeita tem no irmão Paulo Corrêa, criador da Marinete do Forró e do Fórum do Forró de Aracaju, um consultor dos mais qualificados para a área de cultura. Mas é preciso pensar que hoje a Cultura em Aracaju, para além do olhar sobre a classe artística, tem outras questões urgentes a serem enfrentadas, como o patrimônio cultural, tanto o material quanto imaterial, e não é de hoje que falo sobre esta premência dos governos em cuidar do patrimônio cultural.
“Nossa cidade, cenário da ponte
Entre o houvera e o haverá”
Assim canta Paulo Lobo a nossa capital em Ruas de Ará. Caminhamos para sermos uma cidade em que nem mesmo o passado será lembrado, e o que um dia houvera será esquecido.
Por toda a cidade a memória histórica vai sendo apagada. O rico acervo de construções estilo art déco do Bairro São José, algumas obras do alemão Hermann Arendt Von Altenesch, são descaracterizadas, quando não derrubado para dar lugar a edificações tipo caixa, sem nenhuma personalidade. Um exemplo atual é a edificação de autoria dele na Avenida João Ribeiro que desaparecerá junto com a fachada da antiga Saboaria Celeste para dar lugar a edifícios.
No centro histórico placas além de poluir visualmente escondem fachadas, algumas já alteradas. O grande exemplo é o Edifício Cidade de Aracaju que foi mutilado das cerâmicas que revestiam toda sua fachada e cuja escultura na marquise desapareceu por trás de uma placa horrorosa, quem sabe até foi removida. Não muito longe dali o Palácio Inácio Barbosa, que um dia foi sede da Prefeitura Municipal de Aracaju, mantem-se de pé – até quando? – como monumento à desídia com o nosso patrimônio histórico, e ele não é, infelizmente, o único edifício público histórico que revela este descaso.
Mas fazer o que em um estado cuja Assembleia Legislativa se incumbiu de distribuir títulos de patrimônio histórico, cultural, ou bem de interesse cultural a rodo, sem nenhum estudo, sem estabelecer salvaguardas.
Entretanto, muito mais que a proteção do patrimônio cultural, uma Secretaria de Cultura deve atuar na educação patrimonial. Porém patrimônio cultural e artes, não devem ser as únicas áreas pensadas dentro de uma política cultural e por um órgão de cultura. A gestão de políticas públicas de cultura atualmente deve pensar para além destas áreas, deve entendê-la dentro do contexto da Economia Laranja.
Segundo estudo do Observatório da Cultura do Itaú Cultural em 2020 a economia da cultura e das indústrias criativas (ECIC) do Brasil movimentou R$ 230,14 bilhões, equivalente a 3,11% do Produto Interno Bruto (PIB), superando o índice da indústria automobilística que registrou um valor de 2,1% do PIB no mesmo período. Estes dados são importantes para reforçar a importância e o impacto da cultura na sociedade sob o ponto de vista econômico uma vez que investimentos em cultura, por menor que sejam se comparados a outras áreas, são vistos por parte da sociedade como despesas desnecessárias. E até há quem negue que a cultura gera emprego e renda.
Na cidade em que fiz meu mestrado, Girona, na Espanha, Cultura e Serviços era o mote da administração municipal que se via por toda a cidade. E a cultura foi um dos motores para o desenvolvimento de Girona, especialmente a gastronomia – às vezes as pessoas nem lembram que a gastronomia é expressão cultural. A cidade de pouco mais de 100 mil habitantes, e 39km², tem três restaurantes com estrelas Michelin, dentre eles o El Celler de Can Roca, com três estrelas no prestigiado guia. Em 2023 a província de Girona, que abrange não só a cidade, recebeu 8.514.972 turistas, quase metade destes estrangeiros, que buscam não só as praias da Costa Brava, mas o patrimônio cultural, e a gastronomia, com um gasto médio diário de € 227,00.
Por estas razões, ao se pensar a cultura deve-se pensar todos os impactos positivos que pode o setor trazer para o município e isto depende de uma política cultural consistente e uma gestão cultural com um olhar amplo. A economia criativa representa uma oportunidade significativa para o desenvolvimento de Aracaju. Setores como a gastronomia, o artesanato e as artes visuais, sem esquecer o patrimônio cultural e outras áreas da economia criativa, possuem um grande potencial para gerar emprego e renda, além de fortalecer a identidade cultural da cidade. Investindo na cultura, a cidade pode atrair turistas, estimular a economia local e promover a qualidade de vida da população.
*Mestre em Gestão de Cultural, UdG
PELO TWITTER
Ser profissional n é uma questão de títulos, mas de escolhas. Escolham ser a luz nos dias nublados dos outros. Escolham ser o sorriso em meio à dor. Escolham ser a presença que transforma e inspira. Pq no final das contas, não é o diploma que nos define, mas o que fazemos com ele.
Medida Provisória institui apoio financeiro de R$ 60 mil reais à pessoa com deficiência decorrente de síndrome congênita associada a infecção pelo vírus Zika. Aqui em Sergipe houve um surto em 2016 de crianças que nasceram com microcefalia em decorrência do Zika.
Siga Cláudio Nunes no Instagram
https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/
Siga Cláudio Nunes no Twitter
Siga Cláudio nunes no Blueskay
https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social
Frase do Dia
“A ganância insaciável é um dos tristes fenômenos que apressam a autodestruição do homem.” Textos Judaicos.