Famílias de invasões na Barra dos Coqueiros ganharão casas

Moradores e autoridades federais ouviram atentamente a Prefeitura (Fotos: Portal Infonet)

Uma reunião nesta segunda-feira, 2, contou com a presença de diversos órgãos responsáveis para discutir a situação de cerca de 400 famílias que há anos vivem em áreas de preservação ambiental da União nas invasões da Portelinha; invasão do Canal do Guaxinin; Atalainha e Suvaco do Cão no município da Barra dos Coqueiros.

No encontro a Prefeitura da Barra dos Coqueiros apresentou uma proposta em parceria com o Governo do Estado para a construção de 560 casas para essas famílias.

Estiveram presentes representantes do Ministério Público Federal, Ibama, Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Defensoria Pública da União e Secretaria de Estado do Planejamento, além dos próprios moradores das invasões.

De acordo com o prefeito da Barra, Gilson dos Anjos, a preocupação do município é que essas famílias não fiquem abandonadas. “Depois da derrubada das casas, elas não têm um segundo plano

Gilson pediu o prazo de um ano para a resolução da vida dos moradores
de aguardar uma nova construção. Então com essa realidade, o próprio Estado ,através da Secretaria de Planejamento, possui um projeto em andamento que está em fase de assinatura contratual com a Caixa Econômica Federal para a realocação dessas famílias das invasões em 560 casas em uma área ao lado do canal do Guaxinin, próximo ao conjunto Prisco Viana”, explica.

O prefeito aproveitou a oportunidade para pedir o adiamento por até um ano da demolição das casas construídas em áreas irregulares. “Precisamos apenas desse período de no máximo um ano, até para a resolução dos trâmites burocráticos. Aí sim essa área da União poderia ser readaptada e replantada. O projeto já está bem avançado, faltando apenas um posicionamento da União por meio da SPU para que o Estado possa fazer a assinatura desse convênio”, ressalta.

Com relação a novas invasões, o prefeito garantiu que o município tomou providências para que sejam evitadas. “Essa invasão acontece sempre em áreas da União e nós nos colocamos a disposição com dois técnicos da Prefeitura e dois fiscais que juntamente com a população, será feita uma fiscalização para que não haja novas invasões”, afirma.

A proposta da prefeitura da Barra dos Coqueiros deverá ser formalizada e ainda está semana será enviada aos órgãos responsáveis para que uma decisão seja tomada.

Por Bruno Antunes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais