Mercado prevê maior SELIC dos últimos 20 anos
A previsão do mercado financeiro para a SELIC neste ano de 2025 é de 15%. Algo inimaginável, num país que já sofre com acesso ao crédito e, principalmente, depois do governo Lula trocar Campos Neto por Galipolo com a justificativa que o presidente do BC anterior olhava somente para o mercado, abandonando o lado social. Virou a dilema do cobertor curto… cobre a cabeça e descobre os pés.
Alta da inflação
Na prévia divulgada pelo IBGE para o mês de janeiro, o IPCA-15 apurou alta de 0,11% nos preços para o período. Uma preocupação a mais para o governo, uma vez que esta alta está concentrada principalmente nos preços dos alimentos e transportes. Contudo, se analisarmos a série histórica, percebe-se uma queda se comparado aos meses de Novembro e Dezembro do ano passado que tiveram alta de 0,62 e 0,34% respectivamente.
Deportações começam nos EUA
Como prometido em campanha, o governo americano iniciou o processo de deportação de milhares de imigrantes ilegais. A medida vem sendo denunciada por governos da América Latina, que tem insistentemente cobrado tratamento digno aos repatriados. Pórem, essa batalha não é só política, ela é econômica. Como prometido, países que não aceitarem os termos acordados terão tarifas emergenciais de 25% sobre produtos importados pelos EUA e estas mesmas tarifas poderão chegar à 50%, algo não sustentável para ambos os países.