Exposição dos 43 anos da Galeria de Arte J. Inácio segue até este mês

Mostra reúne obras de artistas que marcaram a história do espaço (Foto: Marco Ferro)

A exposição ‘Vamos Celebrar a Galeria’, em comemoração aos 43 anos da Galeria de Arte J. Inácio, segue disponível para visitação gratuita até o dia 28 de fevereiro. Promovida pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), a mostra reúne obras de artistas que ajudaram a construir a trajetória do espaço ao longo das décadas.

Ao todo, 28 artistas participam da exposição: Adauto Machado, Adriana Dantas, Alan Adi, Alef Freire, Alessandra Cunha, Antônio da Cruz, Antônio Maia (in memoriam), Crec Leão, Bené Santana, Elias Santos, Éverton, Fábio Sampaio, Flávio Antonini, Gabi Etinger, J. Inácio (in memoriam), Leonardo Alencar (in memoriam), Jacira Moura, Márcio Garcez, Maria Francisca, Mozart Daltro, Ofá Mode, Otávio Luiz, Renata Voss, Roberto Muller, Sueli Nielsen, Vilma Rebouças, Wagner Kuroiwa e Zeus.

Na parede, em destaque, a obra do patrono J. Inácio, produzida em 1984, intitulada “Chapéu de Couro” e que utiliza técnica de acrílico sobre eucatex. A peça traz elementos que são característicos do artista, como assuntos tropicais das terras sergipanas, representado pelas bananeiras, além das cores verde e amarelo que permeiam suas obras expressionistas.

A diversidade artística é um dos destaques, com trabalhos que vão da pintura à escultura, passando por técnicas como fotografia, gravura, bordado e colagem. Como explica a curadora da exposição e coordenadora da Galeria, Jane Junqueira, a proposta é reforçar a identidade plural do espaço, consolidado como um ponto de referência para a arte no estado.

“Aqui é um lugar de valorização da arte e do artista que a produz, lugar que está de braços abertos para a diversidade de linguagens e formas de expressão, e essa exposição comemorativa é justamente sobre essa celebração”, destacou Jane Junqueira.

A exposição está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na Galeria J. Inácio, anexa à Biblioteca Pública Epiphânio Dória, localizada na rua Vila Cristina, bairro Treze de Julho, em Aracaju. A visitação é gratuita e não requer agendamento.

Sobre a Galeria

Inaugurada em 10 de dezembro de 1981, a Galeria de Arte J. Inácio é um espaço dedicado à promoção da arte em suas diversas formas. Ao longo de seus 43 anos, ela tem sido palco de exposições de artistas locais, nacionais e internacionais, incluindo artes plásticas, visuais, lançamentos de livros e apresentações artísticas.

Com uma média de 100 artistas expostos por ano, entre mostras individuais e coletivas, a Galeria J. Inácio é um importante centro de fomento à arte e à cultura em Sergipe.

Fonte: Governo de Sergipe

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais