A Polícia Civil de Sergipe, em conjunto com as polícias civis da Bahia e Pernambuco, deflagrou na manhã desta terça-feira, 11, a Operação Tela Fria. O objetivo da ação é desarticular grupos criminosos especializados no furto de celulares durante grandes eventos realizados na Orla de Aracaju.
Ao todo, estão sendo cumpridos 43 mandados de prisão e 55 mandados de busca e apreensão, sendo que a maioria das ordens estão sendo cumpridas em Salvador. A investigação teve início após mais de 650 boletins de ocorrência registrados por vítimas desses furtos durante as festas.
A investigação foi conduzida pela Delegacia de Turismo (Detur) da Polícia Civil de Sergipe, com apoio da Divisão de Inteligência (Dipol). Durante a apuração, foi identificado que a maioria dos criminosos era oriunda da Bahia, com foco principal nos bairros de Massaranduba, Uruguai, Fazenda Coutos, Sussuarana e Valéria, em Salvador.
Segundo a delegada Luciana Pereira, os criminosos atuavam de forma organizada, com profissionais especializados em furtar celulares, desbloquear dispositivos e realizar movimentações financeiras ilegais. “Os criminosos recrutavam pessoas habilidosas para furtar celulares durante os eventos, e, em seguida, entravam em contato com as vítimas enviando mensagens ameaçadoras para forçá-las a fornecer as senhas dos aparelhos e das contas na nuvem. Com isso, desbloqueavam os dispositivos e acessavam redes sociais, contatos e, principalmente, contas bancárias. Realizavam compras fraudulentas e transferências bancárias antes de revender os celulares no mercado paralelo”, explicou a delegada.
Durante as investigações, a Detur, com o apoio da Dipol, intensificou os esforços para identificar os suspeitos, compreender a forma de atuação da quadrilha e rastrear os aparelhos roubados. A delegada também mencionou que a polícia rastreou as contas e transações financeiras feitas pelos envolvidos.
Com o avanço da investigação, a Polícia Civil de Sergipe representou pelas prisões, as quais foram deferidas pela Justiça Sergipana, que expediu 43 mandados de prisão preventiva e 55 mandados de busca e apreensão, que estão sendo cumpridos simultaneamente em Sergipe, Bahia e Pernambuco.
A operação mobiliza cerca de 130 policiais e conta com o apoio do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e das polícias civis baiana e pernambucana. Nesta fase da operação, os esforços estão concentrados nos suspeitos do bairro Massaranduba e em parte dos envolvidos do bairro Uruguai, considerados peças-chave da organização criminosa.
A Polícia Civil reforça a importância do registro de boletins de ocorrência para contribuir com as investigações e destaca que novas fases da Operação Tela Fria serão realizadas para desarticular completamente o esquema criminoso.
*Com informações da SSP/SE
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B