Fevereiro Laranja: campanha conscientiza sobre leucemia em gatos

Médica veterinária Candice Garcia (Foto: divulgação)

O mês de fevereiro é marcado pela campanha de conscientização sobre a leucemia, um tipo de câncer que afeta a medula óssea e o sangue. No mundo felino não é diferente. O “Fevereiro Laranja” conscientiza os tutores sobre a leucemia viral felina (FeLV), uma doença grave e altamente contagiosa que afeta exclusivamente os gatos. Durante esse período, acontece também a campanha #Miou,testou, uma ação para prevenir, diagnosticar e tratar a doença que pode trazer sérias complicações à saúde dos felinos.

A médica veterinária Candice Garcia, especialista em medicina preventiva felina e diretora clínica da Toca dos Gatos, explica que a Leucemia Viral Felina é uma infecção causada por um vírus específico de gato, que pode causar desde anemias até tumores linfáticos. O vírus é transmitido principalmente através do contato direto pela saliva, como quando um gato lambe o outro, tornando a transmissão muito fácil. “É uma doença que não tem cura. Uma vez positivo, o gato permanece com o vírus, embora haja tratamentos que podem ajudar, mas nem todos os gatos respondem a esses tratamentos”, relata.

Os sintomas da FeLV são variados e podem ser difíceis de detectar sem um teste. Segundo a veterinária, os gatinhos com FeLV podem precisar de transfusões de sangue e, em casos de tumores, a quimioterapia pode ser uma opção. Mas, infelizmente, há um momento em que o tratamento deixa de ser eficaz e o animal acaba falecendo.

Por isso, Candice enfatiza a importância do diagnóstico precoce. A melhor maneira de saber se o gato tem a doença é através do teste, que pode ser realizado com duas gotas de sangue. “Esse teste é rápido e simples, ele é a maneira mais eficaz de detectar a doença de antemão”, conta. É devido a isso, que ela destaca a campanha “#MiouTestou”, para sempre incentivar os tutores a levarem seus gatos para fazer os exames.

Conscientização e prevenção

A prevenção começa com o teste, mas também inclui práticas como evitar que gatos positivos tenham contato com gatos negativos. “Se você adotar um novo gato, leve-o ao veterinário para realizar o teste. É importante garantir a saúde do animal desde cedo”, orienta Candice.

Embora a FeLV não tenha cura, a doença pode ser evitada. Existem vacinas disponíveis que ajudam a proteger os gatos contra a infecção. “A vacina é a melhor forma de prevenção. A FeLV é uma doença prevenível, e as instruções sobre o teste e a vacinação podem salvar muitas vidas felinas”, explica a veterinária.

Por isso, a conscientização durante o mês de fevereiro é tão importante. “Na Toca dos Gatos, oferecemos atendimento especializado, oferecemos o teste e damos toda a orientação necessária para os tutores. Com o teste e a vacina, podemos evitar a disseminação da doença e garantir que mais gatos vivam com saúde e qualidade de vida”, conclui Candice Garcia.

Sobre a Toca dos Gatos

A Toca dos Gatos é a única clínica exclusiva para felinos em Sergipe, fundada e comandada pela veterinária Candice Garcia. Localizada na Avenida Acrísio Cruz, nº 90, no bairro Salgado Filho, em Aracaju, a clínica oferece atendimento especializado para gatos, com horário de funcionamento diferenciado: de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 20h.

Além das consultas de rotina e do atendimento de emergência, a Toca dos Gatos também oferece serviços de internamento e possui um laboratório próprio. Reconhecida como referência em medicina felina no estado, a clínica se destaca ainda por ser pioneira no Brasil no clube preventivo para gatos.

Para mais informações e agendamentos, os tutores podem entrar em contato pelos telefones (79) 3211-2988 ou (79) 98856-2863 (WhatsApp).

Fonte: Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais