
A Polícia Federal e o Ibama encerraram, nesta sexta-feira, 28, a Operação Carrancas, ação voltada à fiscalização das margens do Rio São Francisco e ao combate a crimes ambientais, especialmente a pesca ilegal durante o período de defeso. A operação ocorreu entre os dias 24 e 28 de fevereiro.
Durante as ações, cerca de 1.000 covos irregulares foram apreendidos e destruídos. Essas armadilhas, usadas para capturar pitu, também retêm espécies como traíra, tilápia, tucunaré e siri, comprometendo a biodiversidade do rio. Aproximadamente 5.000 pitus foram resgatados e devolvidos ao habitat natural.

O período de defeso no Rio São Francisco, em Sergipe, ocorre de 1º de novembro a 28 de fevereiro, proibindo a pesca de algumas espécies para garantir a reprodução e sustentabilidade dos estoques pesqueiros. O pitu (Macrobrachium carcinus) segue com captura e comercialização proibidas por tempo indeterminado devido ao risco de extinção.
A Operação Carrancas reforça a importância da fiscalização para coibir práticas predatórias e incentivar a pesca sustentável. A Polícia Federal manterá ações de monitoramento ao longo do rio. Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas anonimamente pelo canal Comunica PF, disponível no site da PF.
por João Paulo Schneider
Com informações da PF/SE
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B