Não tá nada fácil para os brasileiros, o preço do ovo subiu 20% no mês de março e um dos itens indispensáveis na alimentação da população passou de “artigo de segunda linha” passou a ser item de “luxo”. No ano, a alta do preço do ovo já ultrapassa os 25% e não há no horizonte próximo perspectiva de queda nos preços, muito influenciado pela alta dos insumos de produção, calor e o período de Páscoa que aumenta a demanda.
Preparem o bolso
A partir de 1º, por decisão do Comsefaz (Comitê de Secretários da Fazenda), irá vigorar a nova alíquota de ICMS para importação, saindo dos atuais 17% para a casa dos 20%. Se não estava fácil, agora ficará mais difícil ainda. Das brincadeiras na internet para vida real e o caso que já rendia memes nas redes sociais com a famosa “taxa das blusinhas”, deixará de ser meme e se tornará realidade.
PIB 2025
O BC (Banco Central) diminuiu a previsão de crescimento do PIB deste ano em 0,2%, saindo dos 2,1 para os 1,9%. Como um dos principais fatores, o BC aponta para a alta da inflação que nas previsões oficiais, irá fechar o ano fora da meta. Esses indicadores vem na contramão do que foi o ano de 2024, com um PIB de 3,4% e arrecadação recorde pelo governo.