
Desde o dia 15 de março, aracajuanos e turistas que passeiam pela capital contam com os patinetes elétricos, trazidos pela Prefeitura de Aracaju por meio da empresa JET. No entanto, o uso dos patinetes elétricos requer que algumas regras sejam respeitadas, e a sua má utilização pode acarretar na suspensão do cadastro do usuário.
De acordo com JET, em Aracaju, desde o primeiro dia de funcionamento até o final do mês de março, 89 usuários já tiveram os seus cadastros bloqueados pelo uso indevido do novo modal.
Atualmente são 600 patinetes espalhados em diversos pontos da cidade, e desde que foram inaugurados, mais de 22 mil usuários já se cadastraram e aproveitaram o novo modal, tanto para lazer, quanto para locomoção.
De acordo com Lincoln Silva, assessor da JET, algumas situações foram mais frequentes para gerar os bloqueios. “Em Aracaju, os bloqueios se deram principalmente quando o usuário estava circulando no meio dos carros ou na contramão, nas ruas. Outra razão também foi quando pessoas menores de 18 anos foram flagradas utilizando os patinetes. No caso de quem andar em duplas ou infrações de outras regras de trânsito, eles são notificados para encerrar a viagem e, em reincidência, aí terão as contas bloqueadas”, explicou.
O assessor da JET explica que pessoas menores de idade flagrados com patinetes elétricos violam as condições de identidade dos termos de uso e, por isso, os bloqueios são permanentes. É possível denunciar o uso inadequado dos patinetes pelo aplicativo para usuários cadastrados.
Regras
Para garantir a segurança dos usuários é essencial seguir algumas regras ao utilizar os patinetes elétricos. O uso de capacete é recomendado, e apenas maiores de 18 anos podem utilizá-los. Cada patinete deve ser usado por uma única pessoa, pois foi projetado para suportar apenas um usuário. Além disso, não é permitido conduzir o patinete sob efeito de álcool, nem transportar cargas durante o uso.
A JET, empresa responsável pelos patinetes elétricos, possui equipes de monitoramento que verificam se os usuários estão cometendo imprudências. A empresa também oferece aulas gratuitas para quem quiser aprender a utilizar os patinetes. As aulas acontecem todos os sábados, das 10h às 14h, no Mirante da 13 de Julho, onde as pessoas têm a oportunidade de aprender mais sobre a direção segura.
Os patinetes elétricos, cuja velocidade máxima é de 20 km/h, devem ser utilizados em locais específicos para garantir a segurança dos usuários e pedestres, como ciclovias e ciclofaixas. Equipados com GPS, eles seguem um sistema de controle de áreas. Em zonas permitidas, o usuário pode se deslocar livremente, e nas zonas proibidas, o equipamento para automaticamente. Se o patinete for deixado em uma dessas áreas restritas, a conta do usuário pode ser suspensa. Para retomar o trajeto, será necessário empurrar o veículo até uma zona liberada. Atualmente existem 160 estações de estacionamento espalhados pela cidade, onde os usuários podem pegar e deixar os patinetes. Para localizar as estações, o usuário pode consultar no próprio aplicativo da JET.
Fonte: PMA
*A matéria foi alterada às 10h31 do dia 02/04 para alteração de informações
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B